Caldeirão da Bolsa

Nascidos antes de 1986

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 15/5/2006 9:28

julgo que só renega as memorias de infancia, quem não a teve. O sentimento de orfandade nacional, contudo, tambem é bem apanhada, sim senhor. É que eu cresci a comer produtos da minha terra, a vestir roupas feitas na minha terra, a jogar jogos da minha terra, a brincar com os brinquedos da minha terra, (até ter aparecido o Spectrum...) . Agora, até já nos restaurantes têm a lata de me servir agua mineral engarrafada...espanhola (bem merdosa, por sinal). Sinto-me cada vez mais orfão de pátria, sim senhor. E provavelmente isso introduz um elemento saudosista adicional. :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

por OLDMAN » 15/5/2006 2:17

:clap: Sim Senhor! Bem português... nostalgias... lágrimas ao canto do olho... :cry:
Agora que me impressionou, e muito, ler comentários de pessoas na casa dos vinte e dos trinta como se tivessem setenta, oitenta, noventa...uma (desagradável) surpresa!
A idade é (também :mrgreen: ) psicológica, meus amigos!... :evil:
Sinais dos tempos (insegurança, sentimento de orfandade nacional, falta de rumo, ...) ou simplesmente: tudo isto é triste, tudo isto é fado!?... :(

Abraços
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por zé povinho » 15/5/2006 0:07

parabéns ao AC por se ter lembrado desta viagem ao passado.

eu nasci em 1949

e para que possam fazer SÓ uma pequena ideia de como na década de 50 r primeiros anos da de 60 as coisas eram diferentes...

na cidade onde vivia, boa parte das ruas não eram alcatroadas e a miudagem jogava à bola no meio da rua, tão rara era haver um carro a querer passar :)

e quando aparecia algum quase sempre TINHA que esperar que se fizesse uma paragem no jogo para que ele podesse seguir viagem :wink:

e para brincar não havia brinquedos, havia imaginação: faziam-se corridas; joga-se ao prego, ou com tampas de gasosas ou cervejas; iam-se ver os ninhos da passarada; "roubava-se" fruta mesmo que estivesse ainda verde

seguramente que hoje nos chamariam de "selvagens" :lol:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Shenron » 15/5/2006 0:06

* Um sorriso e uma lágrima ao canto do olho *

Recordo com saudade aquilo porque passei e voltava atrás se pudesse.
O texto é brilhante.

Já agora... o spectrum tinha só 48k mas era a cores. :mrgreen:

Registado: 15/2/2005 19:02

por Ertai » 14/5/2006 23:40

Eu via os meus amigos com o 48k e tive de esperar uns anos para ter o meu spectrum..

Mas ao menos quando o recebi foi um belo e novo 128k ! :)

Apesar de me fazer impressão ao ver crianças de 8 e 9 anos a pedirem telemóvel aos pais não podemos denegrir as novas gerações.

Têm mais acesso a coisas de todo o mundo, mais brinquedos e até melhores condições de vida, mas não deixam de ser crianças como nós..

Não podemos fazer o papel de Velho do Restelo... aposto que as gerações do início do Século XX diziam o mesmo da geração nascida em 50, que por sua vez diz o mesmo da geração de 80, que diz o mesmo desta nova geração.

É mais uma questão humana do que geracional

Registado: 11/5/2003 12:11

por lazarus » 14/5/2006 20:55

essa coisa do Spectrum era mto fraquinha! pc q era pc era o Amstrad!!! Isso sim!!! 64Kb e a cores!!! tomem lá! :lol:

e melhor q tudo era a certeza que dp de rotações e rotações de espera, a porra do jogo entrava d certeza... aquele leitor de K7 incorporado fazia milagres!!!

imaginem la a qualidade da maquina... o meu ainda funciona!!! :shock: ja só tenho o chuckie egg mas da smpre pra matar saudades... :)

ah... não há colheita como a de oitenta e um :wink:

PS: para kem n conheça fica o link para uma foto do Amstrad 64K Colour - http://cgi.ebay.co.uk/Amstrad-64K-Colou ... otohosting
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por vieira » 14/5/2006 20:43

Nunca pensei que a malta aqui do caldeirão fosse tão... como é que hei-de dizer... experiente! :shock: É que escrevem todos de uma forma tão jovial :wink: Eu que pensava que o cubillas estava ainda na casa dos vintes (aliás, como eu) e nasceu na decada de 50! :shock:

Registado: 9/12/2005 18:40

por Cali » 14/5/2006 20:21

quase perfeito, quase perfeito,mas... ainda ninguem falou da XINXADA, caraças! Para mim, a imagem de marca dessa geração (á qual orgulhosamente pertenço) era a xinxada, juntamente com os grandes arraiais de porrada nas lutas tribais entre ruas! Nada de gangs como hoje os conhecemos, mas sim belos arraiais de porrada entre os grupos de ruas rivais, e a noção de lealdade ao grupo que isso trazia. Se alguem batia no 'canina' lá rua, levava dos outros todos! Mai'nada! Agora? Lealdade? Espirito de grupo? Que é isso?

Registado: 9/12/2002 13:40

por pvg80713 » 14/5/2006 17:55

mas nunca imaginei nem sonhei que pudesse ser tão feliz.hoje. amanha é um outro dia e logo se vê.

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 14/5/2006 17:51

e tinha mais saude e conheci a minha mulher e ela tambem tinha mais saude.... um abraço a todos

por pvg80713 » 14/5/2006 17:48

canetas molin foram uma grande inovaçao eu lembro-me de so haver bic cristal e bic laranja (de escrita fina) bic bic bic...bic bic bic dizia o reclame da televisão. E realmente em 1986 eu fiz 20 anos e andava no 3º do tecnico... Estou cota !!!!

por pvg80713 » 14/5/2006 17:36

E na altura eu achava que o máximo na vida era um dia poder vir a ser funcionário da Caixa Geral de Depósitos, um dia poder ter um T2 em Massamá e depois quando já tivesse o andar quase pago, comprar um Renault 5.
Eu era um autentico megalomano....

por pvg80713 » 14/5/2006 17:32

nao ptmasters esse era o ZX81 ... eu estou a falar do Spectrum mas só com 16k de ram. Quando surgiu era assim. Só uma loja no pais em Campo de Ourique é que vendia. Era a 'Computerland' que hoje é marca registada, mas esta so tinha o mesmo nome.
So passado um ano e tal e que ja so havia o 48k...
o Bill Gates pensave que 640K de endereços nunca poderiam vir a ser esgotados. Alias nem nos que achavamos que 48k eram infinitos.
No verao tirava o L123 e ia para a Costa...
E sonhava um dia poder viajar...andar de aviao...

por Rainmaker » 14/5/2006 14:36

Eu sou de 80 (ano do baby boom), mas ainda apanhei as pastilhas pirata, as canetas molin e o ZX Spectrum (48k).
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.

Registado: 7/6/2005 11:12

por ptmasters » 14/5/2006 13:11

pvg80713 Escreveu:Caro ptmasters, em 74 nao me lembro de haver bicicletas bmx, só me lembro de bicicletas Vilar.
E tive uma comprada com dinheiro dos meus pais a que se juntou dinheiro dos meus padrinhos e avós. O gozo que aquilo me deu. Tambem tive o meu primeiro Spectrum, ganho na OTL, Ocupação de tempos Livres, nas ambulancias dos bombeiros onde com 16 anos ganhava quase dois mil e quinhentos escudos por mes. 12 euros e cinquenta centimos por mes (passe L1 à minha conta).
À dias numa festa, contava às pessoas esta coisa da gente 'L1', completamente suburbana. Quando uma médica tipo 15k€/mes me diz : Eu era L123.
E qual Spectrum 48k ? Qual carapuça ! Você era milionário ! Eu com isto tudo só comprei o 16k. Ainda algúem se lembra que havia a versão 16k. Custava menos sete contos e quinhentos !Só fiz o upgrade no ano seguinte !
E com esta conversa, sei que estou a ficar cota.
Mas jotabil, por favor leia a mp que lhe mandei e saiba que ainda só vou a centros comerciais se precisar comprar alguma coisa, entro vou à loja directamente e fujo.
E já saí da rat race. E vou sair daqui. E vou fazer o que me apetece. Um abraço
há esperança !!!!

Hehe, de facto em 1974 não havia as BMX's - nem eu sabia o que era uma bicicleta - surgem por aí nos anos 80 e muitos.

E não me havia de lembrar do 16k? Claro que me lembro. Era um todo cinzento!!!!

pvg80713, não está nada a ficar cota. Se você estivesse, eu também estaria, e como eu não quero estar, logo você também não está :lol: :lol: :lol:

Um grande abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por charles » 14/5/2006 12:41

pois é....quem se lembra da qualidade...... os police, ac-dc, doors, scorpions, bruce springsteen, wihtesnake,u2, simple minds, trhiller de michael jacson primeiro video clip que vi na escola tinha na altura 14 anitos ,cure, b52, ub40,dire staits, pink floyd, os rollig stones.....os delfins, os herois do mar, quem se lembra dos doutores e engenheiros, uhf, xutos,gnr....a pink panter, o mister magoo, o bipi bip, o mutlley hehheheh...., o espaço 1999 o tal canal....a festa do avante no monsanto o pao com chouriço, :mrgreen: o chalana o néné, o bento....o europeu de frança.....a final do mundial de sub 21 na luz contra o brasil.....as idas á boleia para a praia da costa (ainda era possivel naquele tempo), o algarve, as escaladas da serra em pleno pico do inverno hehheheh....as directas e noitadas , as roulotes na marginal para depois da festa...as bejecas e as bifanas...a feira popular , o cinema restelo, os pubs no estoril :mrgreen:, as matines de meia noite, as namoradas......as daldas á escola :mrgreen: ...muita coisa ainda hoje esta a actual mas muita coisa perdeu qualidade, na musica entao é dificil para mim ter uma referencia hoje em dia.....

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por buli » 14/5/2006 10:52

Nasci em 1949, sou da epoca dos gatos negros, da canção da saudade, de jogar á volta a portugal com caricas na beira dos passeios, de jogar hoquem em patins cujas balizas eram os buracos dos canos, da agua da chuva que desciam pelos prédios, sou do tempo em que brincávamos ao carnaval, atando uma corda por cima do poste e na ponta uma mola para atar aos chapeus dos velhinhos, e faze-los andar ás voltas, enfim foi bom ler tudo o que disseram, pois tinha mais para dizer mas por agora chega, gostei muito de participar, bem hajam.BomFimSemana

Registado: 13/11/2004 11:43

por pvg80713 » 14/5/2006 9:07

Caro ptmasters, em 74 nao me lembro de haver bicicletas bmx, só me lembro de bicicletas Vilar.
E tive uma comprada com dinheiro dos meus pais a que se juntou dinheiro dos meus padrinhos e avós. O gozo que aquilo me deu. Tambem tive o meu primeiro Spectrum, ganho na OTL, Ocupação de tempos Livres, nas ambulancias dos bombeiros onde com 16 anos ganhava quase dois mil e quinhentos escudos por mes. 12 euros e cinquenta centimos por mes (passe L1 à minha conta).
À dias numa festa, contava às pessoas esta coisa da gente 'L1', completamente suburbana. Quando uma médica tipo 15k€/mes me diz : Eu era L123.
E qual Spectrum 48k ? Qual carapuça ! Você era milionário ! Eu com isto tudo só comprei o 16k. Ainda algúem se lembra que havia a versão 16k. Custava menos sete contos e quinhentos !Só fiz o upgrade no ano seguinte !
E com esta conversa, sei que estou a ficar cota.
Mas jotabil, por favor leia a mp que lhe mandei e saiba que ainda só vou a centros comerciais se precisar comprar alguma coisa, entro vou à loja directamente e fujo.
E já saí da rat race. E vou sair daqui. E vou fazer o que me apetece. Um abraço
há esperança !!!!

por ptmasters » 14/5/2006 4:22

Boas,

1974 e como me revejo igualmente em tudo isso.

Os cross de BMX com as respectivas quedas!!!

basebol jogava na preparatória com paus: paus para o taco e... paus para a bola!!!

Jogava ao "mata", ao "mundo" e à "cirumba"

Fartava-me de criar bichos da seda e andar a trepar amoreiras no hospital do rego, para apanhar folhas para os bichos.

Vou também acrescentar duas séries de TV, que adorei na altura: Espaço 1999 e Galáctica (salvo erro domingo ao fim da tarde :lol: :lol: :lol: )

E tanto mais que havia para contar....

Um abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Baco » 14/5/2006 2:12

Também me revejo com prazer nesta nostalgia.

Mas não tenham tentações de comparar gerações. Os putos serão sempre putos, os jovens sempre jovens, os adultos sempre adultos e os velhos sempre velhos. Cada idade com as suas qualidades e os seus defeitos. Nem uns melhores nem outros piores. O que as gerações mais recentes perderam nalgumas vivências, ganharam noutras.
O ser humano evolui sempre, e sempre para melhor, mesmo que às vezes nos custe a entender certas retracções no evoluir da cotação.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

por arnie » 13/5/2006 20:39

oh que nostalgia se abateu sobre minha pessoa :cry:

1976 não foi assim à tanto tempo mas pensando nos termos em que o AC referiu, to mesmo velho :shock:

as brincadeiras na altura eram dias inteiros a construir autenticas cidades no meio do quintal para os carrinhos, aqueles pequenos. Faziamos grandes pinturas, tipo 3 dukes

depois apareceram os bonecos da playmobil. Aqui era uma correria intensa para a serração mais perto para encontrar madeira e afins para construir, carros, barcos, casas tal como aqueles pequenos catalogos que cada caixa trazia pois os meus pais apenas me davam os bonecos pelos anos e pelo natal mas sempre as caixas pequenas, nunca as grandes, aqueles que traziam montes de acessorios

depois foi a tv e o aparecimento massivo do video. Eram dias inteiros a ver filmes (ainda hoje mas em formato diferente :wink: ) e fazer copias deles. Chegava a trazer 4 do clube de video e gravava-os todos, pedindo o video do vizinho emprestado. Rouber imenso dinheiro do mealheiro da minha mãe para poder pagar tantos alugures :mrgreen:

antes disto tudo, eram noites inteiras a jogar futebol aos fins de semana lá na rua, então ainda em terra batida, com o ppl que ia passar lá os fins de semana.

o PC veio já bastante tarde, comecei com o Pentium a 120MB :lol: dá para ver como o pc foi descoberto

veio o interesse, sabe deus da onde, nos negocios e empresas, comecei a ler a exame onde descobri o nome do saudoso bolsapt e comecei a dar uso ao pc

veio depois a euforia das novas tecnologias, as quais foram rapidamente absorvidas

hoje, não imagino viver sem pc, sem telemovel, sem tv, sem net, sem carro e naturalmente, sem casa :P

amigos meus vão para um fim de semana fora, muitos fazer campismo e eu fico em estado de choque :lol: dormir numa tenda no chão? sem uns lencois e uma almofada, sem um colchão, sem a tv ali ao lado e o leitor de dvd, sem o pc, sem o telele pois muitas vezes não há rede naqueles sitios :?:

DEUS ME LIVRE

já lhes disse, vão fazer campismo? porreiro, vão para um sitio onde tenha um bom hotel ao lado que à noite to com vocês na pandega no parque de campismo mas à noite vou para o hotel, vou para o conforto

tão mas é malucos

VIVA O LUXO
VIVA O SEC XXI

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por aa » 13/5/2006 20:20

TRSM Escreveu:Nasci na década de 50 e revejo-me neste texto.

Apenas acrescentaria 3 particularidades

1) o meu primeiro brinquedo, que me lembro, e que sempre fiz questão de o ter, foi uma sertã(frigideira). Amarrei-lhe uma corda à pega e passava horas em frente da minha casa a correr como se tratasse de um cachorro.
2) Cheguei a ser conhecido no meu Lugar como o "rebenta piões". Primeiro vinha a época da "sameirinha" e no final da época era rebentar com os piões dos outros. Lembro-me de ter na altura um pião enorme só para esse final da época.
3) Durante muitos anos o mer grupo de rock preferido foram os DEEP PURPLE, lembram-se destes?

bfs

Lembro-me perfeitamente de tudo. Primeiro, da rua, de jogar ao berlinde, ao pião e à bola. E depois, mais velho, da cine-esplanada de Odivelas, dos bailes das associações musicais, das festas espontâneas de rua com fogueiras durante os Santos Populares e da música dos Slade, dos Pink Floyd e dos Deep Purple.

TRSM, já somos dois da mesma década....bom, mas eu tive a sorte de ter uns carritos e bonecos de chumbo para brincar...ehehehe!

Um abraço,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por arocha » 13/5/2006 20:14

AC fizeste-me retroceder no tempo......Os carrinhos de rolamentos.....Nasci, ainda, na década de 50.

Registado: 12/12/2002 13:10

por cayenne » 13/5/2006 18:53

Nasci em 1978, mas felizmente ainda passei por tudo isso que o AC descreveu.

Ok, já não sou do tempo do carrinho a rolamentos, nem das "vitórias" (alguém se lembra?), mas sou do tempo que ter um computador spectrum 48k era uma coisa do outro mundo e que durante 15 dias até dormíamos com ele.
Sou do tempo que para jogar um jogo de vídeo, tinhamos que esperar umas dezenas de minutos largas e muitas vezes tínhamos a "sorte" de ver a fita chegar ao fim e o jogo não ter sido carregado.

Sou do tempo que a rapaziada jogava futebol no logradouro dos prédios, em que a balizas eram os portões dos mesmos e que um chuto mais desequilibrado, levava a bola a atravessar a rua, sempre sob pena de a mesma ser atropelada por um bólide qualquer e a jogatana acabar nesse momente e a nossa felicidade se esvanecer.

Sou do tempo que as máquinas calculadoras serviam apenas as actividades profissionais e que computadores eram coisas de extraterrestres.

Sou ainda do tempo (por um curto período) que as pessoas apareciam na TV sempre da mesma cor.

Sou do tempo em que a minha avó só me conseguia dar a papa, contando as cores dos carros que passavam na rua, dado o intenso tráfego que havia na altura :mrgreen:

E muito mais coisas havia para dizer

Enfim, BONS VELHOS TEMPOS

Caro AC, felicito-o por ter trazido um tópico que nos remete às lembranças da nossa infância, à nossa felicidade inocente, às nossas ilusões, no fundo às nossas origens.

Um abraço

Registado: 17/4/2004 10:24

por jotabil » 13/5/2006 18:27

Sim....isso é um grito para a liberdade.

Os jovens de agora...são formatados nos jardins de infância para reagirem aos estímulos do mesmo modo....e para aceitarem os ditames de uma sociedade desenhada para a escravatura não aparente.
Os fihos dos que não vão ao hiper nem se cruzam connosco num shoping....vivem vidas fantásticas e não vão a jardins de infância.....são professores que vão a sua casa para os treinarem a ser donos.
Nós....os da masssas ignaras.....condicionados que somos....apenas deixamos os filhos nos jardins de infância porque não nos deixam vivê-los....temos de dar a nossa mais valia num trabalho qualquer...os putos decerto vão aprender a mesmas lengas-lengas a almoçar à uma mesma hora....a dormir programadamente.....a habituarem-se a ir ao shoping....a serem sujeitos a testes para melhoria da ciência pedagógica....que é deterministica....e deixa de ser arte....de ser liberdade.
Essa liberdade só deve ser pertença dos recolectores das mais valias que produzimos...os seus filhos têm a oportunidade para pensarem....para serem, por isso, livres de pensarem os processos que nos iludam a nós a ser escravos sem revolta.
Pertencemos a um tempo de transição...ainda conseguimos...por uns tempos....fugir às tecnicas de presuação que a psicologia e a sociologia determinaram para domínio do suburbanos......e ainda vimos o sol....e a neve.....e a bola....e os carinhos de rolamentos.....mas hoje já não existem calçadas propícias....e a escola não nos deixa alternativa.
Temos de ir a uma piscina....temos de ir a um health club....temos de respirar o eucalipto de um banho turco.....ou a secura de uma sauna......e comer pizas que vêm de motoreta à hora requerida.....e vai um filme.....agora no plasma....sonhamos com paint ball e umas habilidades em escapar à tinta....antes jogava-se aos tiros sinceramente...e hoje vi um reclamo desses e pensei que os organizadores apenas queriam tirar uns réditos....deve ser uma pessegada...de vez em quando os shopins ficam cheios de magotes de putos...com bonès amarelos ....e outros de azul....os bibes são axadrezados...como sempre.....as educadoras testam as suas grades de requisitos....e fazem os relatórios consequentes....sobre o comportamento dos putos....para a próxima vez as acções serão mais eficazes em vista de uma formatação mais eficaz ainda.....e com isto tiram a liberdade aos filhos dos suburbanos.....que no fim de semana...vão aplaudir a selecção no campeonato do mundo....e depois na semana que vem a seguir ...pensar no dia de greve por mais uns tostões com que hão-de assegurar a sua lealdade à escravidão...sem que disso saibam.....
O Nada ri-se disto tudo.....por tanta cegueira......por nem sequer pensarmos na liberdade do homem.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Google [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 162 visitantes