Caldeirão da Bolsa

O Estado actual da Bolsa & A Realidade da Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Parabéns Profitaker

por Barra » 11/5/2006 19:12

Acabo de ler este artigo e achei que devería puchá-lo para o topo do caldeirão.

5 estrelas.

Registado: 19/10/2004 19:26

por nikopol » 5/5/2006 19:24

Queria só lembrar que uma das principais causas de insucesso neste negocio é a motivação errada.

Muitos querem ser milionários, ter grandes casas, grandes carros, status, não ter chefes, não ter horários,
senter a adrenalina do jogo, fugir da mediocridade do dia-a-dia, etc, etc,...

Só quem realmente tiver como principal motivação fazer dinheiro é que poderá ter sucesso.

Desde que o individuo não seja parvo, no final resume-se tudo a força de vontade, "work ethics" e "mind habits".

Nikopol

Registado: 31/1/2006 14:02

breves achegas

por p. coelho » 5/5/2006 19:03

Revejo-me neste artigo que retrata a realidade, no entanto quero deixar alguns breves , um investidor se entra só para ganhar dinheiro rapidamente ou tem sorte ou sai chamuscado , se entra para aprender e ir ganhando uns cobres tem que entrar de mansinho ir aprendendo a perder para saber ganhar , ter cabeça fria nos momentos de descida e nos de subida ir atrás da onda , investir o dinheiro que não precisa para o dia a dia e não ter medo de vender a perder, ter calma para resistir a alguns ciclos de subida e descida para depois de ter o calo poder melhor lidar com os ciclos economicos , é necessário gostar de jogar na bolsa e arriscar caso se proporcionar aproveitar os creditos que as corretoras e bancos concedem com base na carteira onde se paga só juros e amealhando com calma e não ir atrás das noticias de pseudo experts que servem como foi dito no artigo só serve para manipular os menos atentos. :!:
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

por Comentador » 5/5/2006 18:56

Caro Profitaker,

Gostei muito de ler o seu post e os respectivos desenvolvimentos. A escrita é muto boa, o conteúdo é de grande nível e nunca é demais tocar em aspectos basilares de uma forma integrada.

Sem pretender acrescentar o que quer que seja, só repito que para além do gosto e do feitio necessários para se estar nos mercados há duas bases principais que são imprescindíveis: a primeira, estudar muito e estar sempre numa atitude de aprendizagem (e fazer muito research sobre os produtos em que negociamos). Em segundo lugar, efectuar um outro tipo de aprendizagem - a da disciplina, que embora não pareça é sempre o mais difícil.

Ainda bem que fica sempre muito para dizer. Eu fico a aguardar!

Um abraço
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

Re: É assim a vida!

por Profitaker » 5/5/2006 18:22

Cem Escreveu:Apenas uma pequena ressalva para acrescentar que obviamente o amigo Profitaker procurou simplificar o retrato geral quando se refere a grupos comprados e vendidos.
Quero dizer com isto dizer que na prática, dependendo da time-frame média que cada trader procura explorar em seu benefício, quando se diz que um determinado indivíduo, seja grande ou pequeno investidor, está comprado ou vendido significa que se trata da resultante das suas trades no período de tempo que se pretende avaliar ou do somatório da performance da sua carteira.

Foi com prazer que recebi o comentário do Cem ao meu texto queria agradecer-lhe e agradecer também todos os outros comentários, que só servem para enriquecer o debate de ideias.

É evidente que o meu texto, apesar de longo, ainda assim, é apenas uma simplificação da complexa realidade da bolsa. Eu coloquei inclusivamente essa ressalva no fim, referindo que muito mais haveria para dizer. O Cem referiu a questão importante de que a qualquer momento, dois investidores diferentes poderão ter posições contrárias no mercado e ambos estarem certos ao mesmo tempo. Isto porque, um deles poderá estar a apostar num time-frame de curto-prazo num determinado sentido, e o outro investidor/especulador, poderá estar a apostar num time-frame de longo-prazo de sentido oposto. E ambos poderão fechar os seus negócios a ganhar dinheiro, isto porque, não possuem a mesma meta temporal para fechar os seus negócios, nem estão focados no mesmo padrão de desenvolvimento dos preços (concretizando: um deles poderá estar apenas a analizar o gráfico de barras diárias, e o outro poderá estar apenas a analisar o gráfico de barras semanais ou mensais).

E nós já sabemos que os mercados podem ter quedas de curto-prazo, sem que isso signifique que se anule a sua tendência de longo-prazo de subida! Sendo assim, nada impede os investidores de muito curto-prazo (normalmente quem se dedica a isto são profissionais como os daytraders) que podem ganhar com essa descida temporária de curto-prazo e que pode durar alguns dias, fechando de imediato a sua posição (com lucro) antes de o mercado retomar a sua longa tendência de subida. Isto é perfeitamente legítimo e possível. Portanto, quando eu falava no texto original sobre as trocas de posições entre investidores institucionais e pequenos investidores, referia-me às posições que se assumem tendo em vista um ciclo temporal de longo-prazo, pois é nesse ciclo que o grosso do capital institucional se concentra (eles possuem uma dimensão demasiado grande para movimentar a totalidade do seu capital em curtos espaços de tempo), quanto aos pequenos e novos investidores, também investem no longo prazo, porque assim são treinados a agir e porque na sua maioria dos casos, não possuem a disponibilidade pessoal necessária (ou conhecimentos) para tomar uma atitude mais activa de curto-prazo nos mercados. Recordando, eu defendia a tese (que já é bem conhecida) de que os pequenos investidores entram a comprar nesse ciclo de longo-prazo, apenas na sua fase mais tardia, e que nessa altura, os investidores institucionais já estariam a fechar as suas posições, no topo do bullmarket. É a chamada distribuição. Em que os títulos adquiridos no início do ciclo de alta, são distribuidos aos pequenos investidores que entram atrasados nesse mesmo ciclo, e que usualmente, ficam em desvantagem probablistica para o seu investimento de longo-prazo, pois adquirem os seus títulos a um preço bastante mais alto do que aqueles que entraram no inicio do ciclo de alta, e por isso, arriscam-se muito mais, a sofrer uma severa correcção das cotações, em ciclos e sub-ciclos de descida naturais que se podem desenrolar, antes que o ciclo de longo-prazo de alta se retome (se se retomar tão cedo).

Eu gostava de vos convidar a ler um pouco mais sobre quão complexa pode ser a análise simultânea de time-frames diferentes, aplicado a um exemplo de mercado real, que eu fiz recentemente no meu blog pessoal. Apesar dele ser sobre o mercado Forex (câmbios), poderá dar uma ideia de como o nosso raciocínio pode ser treinado para abranger time-frames diferentes, com vista a integrá-los na nossa tomada de decisão de curto-prazo muito mais informada. Está aqui: http://profitaker.blogspot.com

Bons investimentos. Com os meus cumprimentos,

Profitaker
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por Cem » 5/5/2006 9:48

Profitaker Escreveu:

é a natureza humana (isto é, orientada pelas emoções) o principal factor impulsionador dos mercados, e não apenas a publicidade. O movimento do mercado acaba por ser, não um reflexo de decisões inteligentes [orientadas por equações económicas por exemplo], mas é muito mais, um reflexo dos estados emocionais das massas, e agora cada vez mais devido à sociedade de informação em que vivemos. E isto não é bom nem mau, apenas há que saber tirar partido disso, procurando analisar desapaixonadamente o panorama geral, e recusarmo-nos a ser mais uma ovelha no rebanho.

Um artigo muito bem escrito e muito didáctico, os meus parabéns Profitaker!
Para além do mais concordo em absoluto com os grandes argumentos explanados dos quais ressaltaria o extracto do parágrafo de cima, que é uma tecla que tenho vindo a realçar sempre que posso.
Nessa perspectiva, embora haja muita gente que não concorde, procurar antecipar os estados emocionais dos participantes do mercado é a chave do sucesso em termos probabilísticos.
Lá voltamos a uma antiga guerra de argumentos com os defensores da Análise Fundamental, sem tentar beliscar os defensores acérrimos da AF diria que aqui o seu timing é longínquo, num futuro incerto os mercados dar-lhe-ão razão só que infelizmente à custa de um factor importantíssimo e não desprezável, para um trader que pretenda ficar rico a longo prazo, chamado tempo.
Com recursos à AT tenta-se encontrar o ponto do ciclo correcto em que o mercado se encontra, o que só pode ser feito recorrendo a ferramentas exclusivas da Análise Técnica.
Apenas uma pequena ressalva para acrescentar que obviamente o amigo Profitaker procurou simplificar o retrato geral quando se refere a grupos comprados e vendidos.
Quero dizer com isto dizer que na prática, dependendo da time-frame média que cada trader procura explorar em seu benefício, quando se diz que um determinado indivíduo, seja grande ou pequeno investidor, está comprado ou vendido significa que se trata da resultante das suas trades no período de tempo que se pretende avaliar ou do somatório da performance da sua carteira.
Ressalta também de toda a escrita a ideia saliente de que quem gosta verdadeiramente dos mercados vive toda esta temática com uma grande paixão, sem esta adesão entusiástica ao alucinante e vibrante mundo da especulação creio que muito dificilmente se conseguirá triunfar a prazo porque estou convencido que a aprendizagem diária que fazemos ao confrontar as nossas estratégias com o mercado são uma das grandes lições para tentarmos interiorizar as regras básicas de sucesso e de adesão a uma grande disciplina que é preciso seguir de uma forma bastante rígida e alheada do vector emocional que no fundo procuramos explorar a nosso favor.
Parabéns e espero mais artigos interessantes como este.

Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Pata-Hari » 5/5/2006 7:28

Zel, isso é uma ideia genérica, correcta, sim mas de quem não tem lá o dinheiro metido em cada momento. Ser, ao longo do tempo um bom investimento não te consola nada quando meteres dinheiro no mercado e te demorar 20 anos a recuperar o investimento. Se alguém me der o argumento de que a média de retorno dos ultimos 100 anos é X, francamente, como investidor individual, diz-me "bola". Penso que para ti também te seria indiferente. Há muitos periodos históricos largos e importantes na vida humana - 15 anos é extremamente largo numa vida util humana, imagina que investiste parte significativa das tuas poupanças entre os 35 e os 50 anos - em que o investimento teria sido dificilmente muito bom.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Profitaker » 5/5/2006 0:19

LPP Escreveu:Profitket afirma,

Existe também um certo oportunismo, deliberado ou acidental (isto deixo à vossa imaginação), por parte dos grandes investidores e dos media, que criam a publicidade necessária a atrair o "peixe miúdo" a comprar (as suas) acções quando estas estão elevadas, e posteriormente os assustam e precipitam a vendê-las ao desbarato quando sai qualquer notícia mais assustadora.

Porque lhe chama oportunismo?

Veja esta ampla e crua perspectiva!

Cumpts e felicidades.

Caro LPP,

Estamos em sintonia.

O seu anexo resume todas as minhas palavras. Num mundo ideal, ele deveria ser distribuido em conjunto com as brochuras de aberturas de conta de trading e de subscrição de fundos de investimento. :)

Suspeitamos que os "interesses" desejam manter o actual estado lucrativo de coisas e por isso não lhes interessa educar demasiado os seus clientes. Mas a pergunta mais interessante que se poderia colocar é esta: se todos os pequenos investidores tivéssem noção desta realidade das coisas, deixariam de se formar longos ciclos de alta e de baixa nos mercados? Deixariam de se deixar seduzir pela bolsa? A conclusão que eu chego é que não. Porque não são verdadeiramente as notícias nem a publicidade dos institucionais o principal impulsionador dos ciclos. Eles formam-se por si próprios e espontâneamente, porque eles acontecem devido à natureza humana - são raros os que conseguem resistir ao apelo da bolsa, quando a vêm subir todos os dias, a principio paulatinamente, e mais tarde, a um ritmo crescente (porque os ciclos possuem um crescimento de natureza exponencial - e as descidas também são uma curva exponencial onde as "assimptotas" são também chamadas de "crash da bolsa"). Sendo assim, torna-se próprio da natureza humana, ser difícil resistir principalmente na parte final da curva exponencial, quando os ganhos são mirabolantes, e nessa altura, esquecem-se todos os riscos e perigos (quando na realidade, deveriam estar mais presentes na memória de cada um, quanto mais não seja pelos exemplos da história!). Além disso, o último investidor a comprar no último dia de subida da bolsa nunca pensou que era a ele que lhe iria calhar o "azar" de ficar "pendurado" lá em cima, enquanto os preços começam a descer por vários anos apartir desse dia! As subidas no final do ciclo de alta são tão persistentes e expressivas, que criam uma falsa sensação de segurança nas massas que até então, ficaram de fora sem participar no "El Dorado" e que finalmente, são seduzidas e rendem-se a entrar também. As notícias e a publicidade institucional apenas dão um empurrãozinho, e se calhar amplificam um bocado mais este fenómeno (tanto na expressividade das subidas como das descidas) pois atraem crescentes massas populares a um mercado que antigamente era mais pequeno e exclusivo de profissionais (é o novo fenómeno do capitalismo popular inaugurado com as recentes privatizações), mas estes ciclos existiriam independentemente da publicidade sobre a bolsa, aliás, já há muitos séculos que existem ciclos fortes de alta e de baixa dos mercados e das mercadorias, muito antes do desenvolvimento dos media e das técnicas de marketing dos institucionais, tal como existem hoje em dia, e que agora chegam virtualmente a cada cidadão, seduzindo-o diáriamente a participar dessa euforia que vai crescendo. O mecanismo é o mesmo durante as descidas alimentadas por más notícias, só que o efeito da criação do medo e dos pânicos é mais rápido, pois o medo é um instinto mais forte do que a ganância. E é por isso que as quedas na bolsa são estatísticamente 2 vezes mais rápidas do que as subidas. Portanto, como estes ciclos sempre existiram independentemente dos media, essa é a prova de que é a natureza humana (isto é, orientada pelas emoções) o principal factor impulsionador dos mercados, e não apenas a publicidade. O movimento do mercado acaba por ser, não um reflexo de decisões inteligentes [orientadas por equações económicas por exemplo], mas é muito mais, um reflexo dos estados emocionais das massas, e agora cada vez mais devido à sociedade de informação em que vivemos. E isto não é bom nem mau, apenas há que saber tirar partido disso, procurando analisar desapaixonadamente o panorama geral, e recusarmo-nos a ser mais uma ovelha no rebanho.

Aprender é o melhor investimento de longo-prazo.

Cumprimentos.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

por TMS » 4/5/2006 23:27

Parabens pelo artigo.

Não é tão pessimista como uns artigos da "Consciência" que andaram por cá há uns tempinhos atrás. Está um artigo muito realista e em tempos de euforia, OPA's e contra OPA's é sempre bom alertar que o caminho não é sempre pra norte...

Tiago
O cerebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um...

Registado: 20/8/2004 1:05

por zelareka » 4/5/2006 23:09

eu so queria dizer q a bolsa nao e tao arriscada como se pensa ou diz, os investidores e q podem ser arriscados ou nao. pode parecer um truque de palavras mas olhem q nao e.

Registado: 3/1/2004 16:34

por maisum_CALD » 4/5/2006 23:03

O Profitaker está neutro, não me pareceu que estivesse a convencer ninguém dos "velhilhos" a comprar nem a vender, está numa de bons conselhos para quem está agora a dar os 1ºs passos na Bolsa, o que acho louvável...
Abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

por zelareka » 4/5/2006 22:59

em relacao a free rate claro

por Pata-Hari » 4/5/2006 22:58

zelareka, perder dinheiro relativamente a quê? ao custo de oportunidade medido como? risk free rate? inflação? ou taxa de retorno médio dos mercados accionistas...?...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por zelareka » 4/5/2006 22:53

afinal ainda nao percebi a dificuldade de fazer dinheiro na bolsa, se tivessem comprado no dia antes do crash de 1987 estavam a perder dinheiro?

mercados

por jarc » 4/5/2006 22:49

O Profitaker escreve bem. Para além disso do conteúdo do que escreve releva um hábil político em formação - daqueles que estão na prateleira a fazer intriga até que o ciclo económico seja favorável. :wink:

Registado: 23/7/2003 16:05

É assim a vida!

por LPP » 4/5/2006 22:47

Profitket afirma,

Existe também um certo oportunismo, deliberado ou acidental (isto deixo à vossa imaginação), por parte dos grandes investidores e dos media, que criam a publicidade necessária a atrair o "peixe miúdo" a comprar (as suas) acções quando estas estão elevadas, e posteriormente os assustam e precipitam a vendê-las ao desbarato quando sai qualquer notícia mais assustadora.

Porque lhe chama oportunismo?

Veja esta ampla e crua perspectiva!

Cumpts e felicidades.

[/quote]
Anexos
Points for Ponder.zip
(217.79 KiB) Transferido 181 Vezes

Registado: 2/5/2005 0:09

por zelareka » 4/5/2006 22:34

a bolsa americana da 10% ao ano nos ultimos 100 anos, este periodo inclui um choque petrolifero, 2 guerras mundiais e uma depressao.

o melhor e ter o dinheiro no banco a render 2%

por valves » 4/5/2006 20:50

Pedras tocaste num assunto muito importante e que está Ligado com uma ideia há uns dias atrás foi defendida e de que não concordo. segundo a qual As correctoras teriam interesse em que os clientes estivessem permanente a fazer ordens de compra e venda pois assim maximizariam os lucros
Ora o que interesserá mais uma correctora um cliente que tenha uma visão de longo prazo e que vá procedendo a ajustamentos da carteira mas que se mantenha na correctora durante 30/40 anos ou um cliente que anda a dar ao dedal durante uns meses até se cansar ou estoirar o respectivo patrimonio ?
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por pedras11 » 4/5/2006 20:40

O artigo está excelente, mas segundo o meu amigo o Eng. Belmiro, Paulo Teixeira Pinto, o Grupo Mello, Berardo entre outros não são investidores pioneiros, mas sim perdedores :?: Isto porque uns já fizeram grandes investimentos nos últimos tempos e outros estão em vias de o fazer. Porquê só agora, a meio da recta, como diz :?: será que não têm visão :?:

Em minha opinião as perdas dos pequenos investidores devem-se a constantes trocas de acções da carteira, sem as devidas avaliações.Esperança de ganho rápido, ás vezes em minutos já querem ganhos, isso não são investimentos, SÃO ESPECULAÇÕES. Aliás é bem visível isso aqui no caldeirão.

Apareça sempre.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por valves » 4/5/2006 20:36

E por isso, a própria bolsa é um excelente meio para o auto-conhecimento e por fim, para o auto-desenvolvimento

Excelente ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Profitaker » 4/5/2006 20:35

Obrigado amigos. Todos sabem que estas ideias não são própriamente uma novidade, mas pareceu-me por bem colocá-las por escrito mais uma vez, para estarem sempre bem frescas na nossa consciência colectiva.

E digo mais. Dou os meus parabéns a quem realmente reconhece algum sentido e valor nestas ideias, pois isso significa que já tem igualmente dentro de si, algum nível de experiência e consciência crítica sobre o mundo da bolsa, o que automáticamente o torna bastante mais bem preparado em relação à maioria daqueles que, apenas agora estão a tomar contacto com a bolsa pela primeira vez. A aprendizagem sobre a natureza da bolsa é uma tarefa interminável, porque é ao mesmo tempo uma aprendizagem sobre a própria natureza humana, a começar pela nossa própria natureza e personalidade, que a bolsa nos revela diáriamente, através dos nossos momentos de fraqueza ou de vitória, como se de um espelho da nossa alma se tratásse. E por isso, a própria bolsa é um excelente meio para o auto-conhecimento e por fim, para o auto-desenvolvimento.

Cumprimentos a todos. :wink:

Um abraço especial ao Ulisses e ao Marco.

por JAOR » 4/5/2006 19:32

Braganext Escreveu:Profitaker

razão tem...so que é uma tecla já muito batida...mas vale a pena falar sempre nestas situações...

Agora este seu discurso eu já também o interpreto enquadrando-o no seu passado aqui no Caldeirão. O seu desaparecimento e o seu regresso, a sua abordagem anterior, os motivos que o fazem voltar...

Será que o mercado ainda não está maduro e vai voltar a esticar em fortes subidas de final de ciclo??? Ou está maduro e vai prolongar o equilibrado. Os ciclos tendem a encurtam ou a aumentar? tendem a ser mais agressivos (a exemplo da mudanças climáticas) ou vão tender a ser mais suave?????

No moento actual não é possível observar apenas um e só um motivo para o mercado cair. Apenas um. Quem o tiver que me prove.

Olá Braganext, o mercado para subir/cair não precisa de motivos...o mercado é...mercado( irracional)...já agora e para entenderes..que motivos tem, actualmente, o mercado para andar onde anda ?? sabes?? eu não, meu caro amigo :wink:

Forte abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Braganext » 4/5/2006 19:24

Profitaker

razão tem...so que é uma tecla já muito batida...mas vale a pena falar sempre nestas situações...

Agora este seu discurso eu já também o interpreto enquadrando-o no seu passado aqui no Caldeirão. O seu desaparecimento e o seu regresso, a sua abordagem anterior, os motivos que o fazem voltar...

Será que o mercado ainda não está maduro e vai voltar a esticar em fortes subidas de final de ciclo??? Ou está maduro e vai prolongar o equilibrado. Os ciclos tendem a encurtam ou a aumentar? tendem a ser mais agressivos (a exemplo da mudanças climáticas) ou vão tender a ser mais suave?????

No moento actual não é possível observar apenas um e só um motivo para o mercado cair. Apenas um. Quem o tiver que me prove.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por vanparys » 4/5/2006 18:39

Excelente artigo.

Muito, mesmo muito bom. :clap:

Este artigo devia entrar na secção de Artigos Didácticos do Caldeirão.

Profitaker, obrigado pelo excelente artigo.

Abraço a todos,

Registado: 27/7/2005 17:17

por JAOR » 4/5/2006 16:41

Depois de muitas dificuldades em entrar no Caldeirão :evil: :evil: :evil: ..acabo por ler este artigo e....excelente Profitaker..

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 155 visitantes