Caldeirão da Bolsa

OPA à BELMIRO (PT)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ljbk » 9/5/2006 12:24

Este é o meu 1º post e uma simples chamada de atenção: a PT chegou aos 9.80(intraday) há 1 ano atrás e não só em 2000.
No entanto o mercado decidiu em poucos meses que afinal ela valia menos de 8 euros.
A empresa não mudou assim tanto nesse espaço de alguns meses para justificar essa queda de aprox. 20%.
Da mesma forma, agora com a OPA voltou bruscamente aos valores de há uma ano atrás. Não acredito em evoluções abruptas no caso da OPA não ter sucesso: será o mercado com motivos do momento a fazer variar a cotação:
- perda de clientes
- separação de redes
- reestruturação interna
- possivel nova OPA a uma valor inferior aos 9.50 + 5%
- etc ...
Quanto à Sonae baixar o preço, parece-me perfeitamente logico: avaliaram a empresa a 9.885 por acção; aumentaram o dividendo distribuido portanto o restante vale menos do que o previsto logo oferecem 9.885 - 0.475 = 9.41.
Não sei é se isto apesar de logico não terá algum efeito psicologico perverso junto de alguns accionistas que poderão ser essenciais para a Sonae chegar aos 50% + 1.

Nota: sou accionista da Sonae Com e da PT numa perspectiva de longo prazo há muitos meses.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Nick Leeson » 9/5/2006 10:26

Para os menos atentos: (no negocios.pt)

Sonaecom ainda não pediu à CMVM para baixar preço da OPA à PT
7:40 A CMVM diz ainda não ter recebido nenhuma solicitação da Sonaecom para baixar o preço da OPA à PT e quando questionada sobre se a Sonae pode baixar a contrapartida da OPA, o regulador acrescenta que «essa possibilidade só será avaliada perante um pedido concreto».

EM minha opinão:
1) a eventual redução da oferta pelo Sr Belmiro apenas iria aliciar e facilitar o aparecimento de uma OPA concorrente na medida em que o limite de preço minimo para contra opa iria ser inferior.

2) Se há declarações de um Empresário Nacional, Pais do Amaral, que afirma a preparação e apresentação proxima de consórico concorrente é natural que ele aplauda uma decisão desta por parte do Belmiro

3) se ainda não foi feito qualquer pedido neste sentido, o Belmiro estará a aproveitar para face à desvalorização recente da acção começar a comprar algumas ao abrigo da autorização para o efeito já conseguida junto da CMVM.

Será assim? E dai talvez não ? os amigos da verdade é que sabem!!!
Diversificação de carteiras? Balancear as perdas de uns titulos com os ganhos de outros? Que ideia brilhante!!
Porque não investir apenas em títulos ganhadores?

Registado: 3/5/2006 11:57

por DOW » 9/5/2006 10:25

Mais uma desistência...

Empresa dos Emirados Árabes Unidos
Etisalat desiste de OPA à PT devido a preço muito alto

A Etisalat, empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos, esteve a estudar lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom, mas desistiu da operação, depois do banco de investimento Rotshchild ter considerado o preço muito alto.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Etisalat, empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos, esteve a estudar lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom, mas desistiu da operação, depois do banco de investimento Rotshchild ter considerado o preço muito alto.

Segundo uma notícia da agência Reuters, Etisalat contratou o banco de investimento inglês Rotschild para estudar o lançamento de uma oferta pública de aquisição concorrente sobre a PT.

O lançamento de uma oferta «esteve a ser considerado até à semana passada», disse uma fonte próxima da Etisalat à agência noticiosa, referindo que a decisão de não avançar ficou a dever-se ao preço muito elevado da operação. A Sonaecom ofereceu 9,50 euros por cada acção da PT, num total superior a 11 mil milhões de euros.

Outra fonte contactada pela Reuters não exclui contudo a possibilidade da Etisalat juntar-se a outra companhia para concorrer à aquisição da PT.

Fonte oficial da companhia refere que «a Etisalat detém uma série de investimentos no sector das telecomunicações em África e no Médio Oriente e continua a avaliar todas as possibilidades, opções e oportunidades na indústria».

Ontem o «Diário Económico» tinha noticiado que a firma Telkom, da África do Sul, também tinha desistido de lançar uma OPA concorrente à PT.

Registado: 29/12/2005 1:10

por StockGalaxy » 9/5/2006 9:12

Qual é a data limite para que a CMVM aceite contra OPA's à PT?
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

OPA

por Clinico » 9/5/2006 9:00

O meu amigo COL parte dum principio que não me parece correcto. Não confunda o valor de mercado num momento duma empresa (os tais 7-8 euros da PT pré-OPA) com o valor da empresa olhando a análise fundamental. Não sei como é que a sonae calculou os 9,50 por acção, (não entendo nada disso) mas o mercado entendeu que o valor não era tão incorrecto assim. O resto são espéculações e truques anti-OPA, rumores de contra-OPA etc. Mas, no final, bem vistas as coisas, os sul-africanos retiraram-se...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Estou com o Nick

por Col » 9/5/2006 4:51

A mim parece-me que os árbitros estão todos comprados, porque estão todos a apitar para o mesmo lado. A incongruência de tudo isto è dizer-se que a PT se não fosse a OPA estaria nos 7-8 €, porque não vale mais do que isso e ao mesmo tempo a Sonaecom sobe porque o "mercado" está na expectativa que vai ter sucesso na OPA! Ora então se vâo pagar 9,50 por o que vale 7-8 € devería baixar e não subir, será assim ou sou eu que não sei fazer contas?

Registado: 6/7/2005 3:58

por Ulisses Pereira » 9/5/2006 0:59

mbg, comparar preços de 2000 com preços de 2006 faz pouco sentido. Deixo-te o gráfico do PSI para perceberes o porquê de serem incomparáveis...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (19.56 KiB) Visualizado 1351 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

sonae

por Clinico » 9/5/2006 0:55

Acho esta discussão interessante mas não percebo a razão dela: o que é que está mal? a compra da PT pela sonae.com? Simples: ou a sonae.com lançava a OPA ou a Optimus era capaz de desaparecer. Este facto já foi comentado há muito. Jogada de mestre!

Que há de mal no negócio? que o Paulo ofereceu 9,5 por acção? Este preço é calculado poe experts que avaliam o seu valor a partir de parametros instituidos nestes negócios. Há quem concorde com o preço, há quem não concorde. Serão os acionistas a decidir e o mercado a julgar. Não os analistas de mercado! Que mal há nisto?

Haverá contra OPA? se for aceite a redução da oferta para 9,41 e houver contra OPA (só uma) a sonae.com tem mais margem para subir o preço e contrariá-la. Portanto parece que vai ficar com a PT. E penso que os contra opantes tambem sabem disto,não?

Não gosto de usar o termo "jogar na bolsa" mas na realidade em circunstancias destas, há um pouco de "jogo": de que lado "apostar"! quem tinha PTs antes da OPA e as vendeu já, ganhou. Quem as comprou depois da OPA e as mantem, que tirem as suas conclusões.

Quem escolheu "jogar" na sonae ou na sonae.com que tambem tire as suas conclusões. Da maneira como eu vi e vejo o "jogo" escolhi a equipa da sonae. Já ganhei 2 vezes: com o spin off e agora. Acho que ainda vou continuar a ganhar com ela, quanto mais não seja pela AT...Para quê justificar o mercado? the trend is your friend! qual tem sido o trend da PT antes da OPA? e o da sonae? tirem as vossas conclusões e acertem o "jogo"
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por DOW » 9/5/2006 0:46

mbg Escreveu:Caros Foristas, embora esteja registado neste forum há já alguns meses, só hoje escrevo a primeira mensagem e porquê?
No forum do negocios.pt que escrevo regularmente, já alguns anos, não vi hoje ninguem pronunciar-se sobre a PT. Por isso vim aqui saber alguma notícia, e não é que o forista Nick Leeson emite a sua opinião e atiram-se logo todos a ele. Pois eu digo-te que, na minha opinião, tens toda a razão a PT está a sofrer um ataque do santander e outros acólitos tal como fizeram antes de lançar a OPA. Mas por aquilo que estou a ver, tenho a impressão que o Belmiro a vai ver por um canudo. E depois alguem fala nos prejuizos que a sonaecom tem tido. O que é feito dos 10€ que levaram pelas acções em 2000. Então onde está o tal valor para o accionista que o ti belmiro gosta de enfatizar? Há muitos accionistas que pensam como tu. Se as acções da PT valem menos de 7€ ,enão as da sonaecom valem 2€.

Em primeiro lugar bem vindo ao forum. :wink:
Penso que não interessa aqui defender a PT ou a Sonae porque é claro que cada um defende aquilo que tem em carteira. Se vocês estão tão convictos que a PT vale muito mais do que aquilo que oferece a Sonae então têm uma solução, que é não venderem as vossas acções e pronto, assunto arrumado, já que como disse o Midas e muito bem, o mercado é que manda.
Eu já tive PT em carteira algumas vezes antes da OPA e por acaso tive a sorte de ainda ter algumas quando do anuncio, penso que nessa altura a PT estava nos 8.15 e um mês antes antava ela nos 7.x, e a coisa não estava nada boa para os lados da PT que seguia em sentido descendente, o que me fez ponderar muito se não as deveria vender naquela altura.
Não tenho duvidas que se não fosse a OPA, a PT estaria neste momento a cotar entre os 7.00 e os 8.00 e não sei quanto tempo tardaria a atingir os valores actuais, se é que algum dia lá chegasse...

por zé povinho » 9/5/2006 0:44

quando a Vodafone/Telecel retirou as acções da bolsa (já lá vão uns 3 anos) também houve muita gente que jurou não vender ao preço oferecido (8,50)

.........venderam mais tarde ao mesmo preço.

não gostaram desse filme? vão poder assistir a nova sessão.

só mudam os protagonistas :)

Registado: 4/11/2002 23:38

Re: OPA à BELMIRO (PT)

por rnbc » 9/5/2006 0:36

Nick Leeson Escreveu:b) os os accionistas são racionais e não vendem a 9,50 por acreditarem que a oferta nao reflecte o valor da PT.

Errado, o mercado não funciona assim, ou raramente funciona assim. Embora pareça lógico tens que descontar o factor "especulação" ao título, o que costuma baixar o preço em caso de falha na OPA. Claro que "costuma" não é certo, mas pago-te um almoço se isso acontecer :)

DOW Escreveu:... parece que os accionistas são irracionais e estão a vender até abaixo do preço da OPA... :lol:

Errado também, visto que "cash já" é diferente de "cash daqui a 6 meses", quando a OPA for de facto concretizada. "cash já" vale mais, mesmo que os algarismos sejam iguais.

Exemplo: eu vendi PT no segundo dia de negociação pós OPA a 9.90, num pequeno pico que houve (sorte...), depois de também andar indeciso no primeiro dia. no entanto não perdi dinheiro em relação aos valores mais altos que foram depois atingidos bastante mais tarde, visto que reinvesti o capital e já ganhei mais noutros lados...
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por tiopatinhas » 9/5/2006 0:16

A sonaecom está em 5 euros :lol:
Vamos a meio... para o ano falamos :lol:

Registado: 17/3/2005 14:58

por mbg » 9/5/2006 0:00

Caros Foristas, embora esteja registado neste forum há já alguns meses, só hoje escrevo a primeira mensagem e porquê?
No forum do negocios.pt que escrevo regularmente, já alguns anos, não vi hoje ninguem pronunciar-se sobre a PT. Por isso vim aqui saber alguma notícia, e não é que o forista Nick Leeson emite a sua opinião e atiram-se logo todos a ele. Pois eu digo-te que, na minha opinião, tens toda a razão a PT está a sofrer um ataque do santander e outros acólitos tal como fizeram antes de lançar a OPA. Mas por aquilo que estou a ver, tenho a impressão que o Belmiro a vai ver por um canudo. E depois alguem fala nos prejuizos que a sonaecom tem tido. O que é feito dos 10€ que levaram pelas acções em 2000. Então onde está o tal valor para o accionista que o ti belmiro gosta de enfatizar? Há muitos accionistas que pensam como tu. Se as acções da PT valem menos de 7€ ,enão as da sonaecom valem 2€.

Registado: 16/12/2005 15:26

por Nick Leeson » 8/5/2006 22:07

A propósito cito a noticia da lusa:

"A Sonaecom ainda não decidiu se vai ajustar o valor da OPA lançada sobre a PT ao dividendo de 47,5 cêntimos que a operadora vai distribuir aos seus accionistas, revelou à Lusa o administrador da empresa Luís Reis."

Quem dá mais ?
Diversificação de carteiras? Balancear as perdas de uns titulos com os ganhos de outros? Que ideia brilhante!!

por Nick Leeson » 8/5/2006 19:54

Caros Amigos da verdade!

Apenas me limito a constatar alguns factos à semelhança de alguns de vocês.

Acredito no mercado. Mas provavelmente alguns saberão que a grande maioria das cotações não correspondem aos fundamentais da empresa.

Quanto à questão da cotação sem OPA. Se a PT só vale 8 euros porque alguem oferece 9,5?

A resposta parece-me obvia: o mercado está a subvalorizar a empresa.

Ao que foi dito pelos colegas sobre o DE, só posso dizer que não tenho qualquer relação profissional ou pessoal com o DE nem com o negócios.pt.

Apenas constatei um facto real e verdadeiro que nenhum de voces pode desmentir. A verdade é que ninguem falou do Pais do Amaral e que o DE cita com aspas o Pais do Amaral que incorre em crime caso esteja a mentir.

A mim parece-me que a transparencia no mercado e no forum é essencial é defensável a ocultação de informação ao mercado mas parece que sou o único que penso assim. Para outros será mais interessante outro tipo de comportamento.

por Midas » 8/5/2006 17:18

Só mais uma coisa. o Nick Leeson andou contra o mercado e ficou complicada a situação... Não culpar o mercado e seguir a tendência...
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

...

por Negocios Mendes » 8/5/2006 17:17

Viva,

essas conclusoes partem todas de um principio errado.
Senao responda por favor: a quanto estaria cotada a PTC se nao tivesse havido o anuncio da OPA? talvez 8 Eur.
Se ela tem vindo a recuar, é porque o mercado já deve estar a ficar convencido que nao vai haver contra-OPA. E assim sendo, os que levaram com os dividendos, agora já nao querem saber da PTC. Portanto ainda estao a ganhar bom dinheiro e vendem.
Quanto a mim, a cotacao tende a descer para niveis entre os 9.55-9.65, devido a diferenca entre o dividendo do Belmiro e o que foi/vai ser realmente distribuido.
Quanto a tudo o resto: restructuracao, etc, etc... isso é para calar muita gente e também para avisar os tachistas que tem de procurar outro poiso, porque a PTC governada pelo Belmiro, deixa de ser local de aterragem. E que se cuidem os trabalhadorzitos... porque há muitos que ou trabalham ou será mostrado cartao vermelho.
Era o que deveria acontecer a todos os funcionários publicos no país.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Midas » 8/5/2006 17:14

Uma das lições de bolsa é que o mercado tem sempre razão. Falas da manipulação de informação. Então mas quem tem $ para movimentar a sonae.com como o fez hoje não terá $ para comprar o DE? Não tentem culpar o mercado nem falem em manipulações. Sigam-no e sigam a máxima de que o mercado tem sempre razão. Se acreditas numa Opa concorrente e que será aprovada pela Adc e pelo Estado então compra muitas Pt´s mas agora não queiras que o mercado te siga pq o mercado é muito independente:)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Re: OPA à BELMIRO (PT)

por DOW » 8/5/2006 17:13

Nick Leeson Escreveu:b) os os accionistas são racionais e não vendem a 9,50 por acreditarem que a oferta nao reflecte o vamor da PT.

... parece que os accionistas são irracionais e estão a vender até abaixo do preço da OPA... :lol:

será, entre outras coisas, por isto:

Portugal Telecom está a perder 12 mil clientes por mês na rede fixa
A PT está a perder 12 mil clientes por mês na rede fixa. Foi essa a perda média durante 2005, para operadores móveis e fixos (sobretudo a Tele2). E com uma ameaça pela frente: a voz sobre IP (Internet), noticia hoje o Jornal de Negócios. Mas a PT diz que a rede fixa não é um caso perdido e quer investir na sua modernização. Para isso depende da Anacom. E do desfecho da OPA em curso.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A PT está a perder 12 mil clientes por mês na rede fixa. Foi essa a perda média durante 2005, para operadores móveis e fixos (sobretudo a Tele2). E com uma ameaça pela frente: a voz sobre IP (Internet), noticia hoje o Jornal de Negócios. Mas a PT diz que a rede fixa não é um caso perdido e quer investir na sua modernização. Para isso depende da Anacom. E do desfecho da OPA em curso.

O serviço de telecomunicações fixas já só representa 42% do total do mercado de voz em Portugal (o móvel já conquistou 58%) e, dentro dos operadores alternativos, o crescimento daTele2, que já tem 15% do mercado, trouxe uma nova concorrência, baseada em preço.

Vivo com prejuízos de 68 milhões no primeiro trimestre
A operadora brasileira Vivo reportou perdas de 68,54 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, informou a empresa.

Desta forma, a Vivo reverteu os lucros alcançados no mesmo período do ano anterior, que tinham sido de 16,1 milhões de euros.

O EBITDA caiu para os 274,29 milhões de euros, contra os 373,97 milhões de euros em 2005.

Recorde-se que a Vivo é uma empresa que a Portugal Telecom detém em conjunto com a Telefónica

PS: Ainda não vendes-te as tuas PT's?

por Nick Leeson » 8/5/2006 17:02

No dia em que durante todo o dia a "capa" do Site negocios.pt é a noticia da desistencia da telkom e do pedido de redução do preço da oferta pela SOnae, ninguem refere a notícia do DE que cita Pais do Amaral que diz que as negociações com fundos internacionais de capital de risco estão bem encaminhadas e o consórcio deverá ser anunciado nas próximas semanas.

Pois é meus amigos.

Estamos num mercado imperfeito de informação assimétrica em que até alguns sites de informação financeira, supostamente crediveis entram em jogos perigosos!

OPA à BELMIRO (PT)

por Nick Leeson » 8/5/2006 16:57

Muito resumidadmente, consequencias da OPA à PT:

1) com a Oferta da SONAE estabeleceu-se um valor mínimo de referência para PT nos 9,50 + dividendos;

2) seria irracional que o insucesso da OPA, devida à falta de adesão dos accionistas ao preço oferecido viesse a pressionar em baixo as cotações das acções, senão das duas uma:
a) ou os accionistas são todos irracionais e não vendem a 9,50 para manterem um activo a preço inferior ( não me parece);
b) os os accionistas são racionais e não vendem a 9,50 por acreditarem que a oferta nao reflecte o vamor da PT.

3) a oferta já provocou uma mudança de cultura da PT. De facto as reestruturações ao nivel interno, Administração, tachos e pelouros, e as noticias de que se prentende mexes ao nivel das regalias do Pessoal, apontam para que esteja a ser feito um trabalho de redução de custos operacionais que tera como reflexo uma melhoria dos fundamentais e uma valorização da PT.

4) O pedido da Sonae para redução do preço da oferta por seu lado é sinal da impotencia da Sonae e do Amigo Belmiro para comer um bolo tão grande. E se as reestruturações em curso fazem crescer o bolo (penso que esta é a verdadeira estratégia defensiva da administração da PT) como se justifica que o amigo Belmiro queira pagar menos por mais?

5) O aumento da remuneração dos accionistas actuais é razão para a desvalorização da empresa?

6) Bom parece-me que a ser assim, a teoria económica está há muito enganada! E segundo a teoria do Belmiro o valor da acção deixa de estar positivamente relacionado com os fluxos futuros para estar inversamente relacionado com os fluxos passados (qt mais dividendo pagas menos vales)

7) Ainda se lembram desta igualdade teorica?
O preço de uma ação é igual ao valor actualizado de todos os futuros dividendos por acção!

8) A proposta para aumento da distribuição de resultados, apresentada pela administração da PT, deveria, à luz da teoria económica potenciar a valorização das acções da PT e não o contrário.

Conclusão: O Sr. Belmiro está bem aconselhado e convencido que é mais esperto que os outros! Afinal quem não o conhece que o compre

Quem está ligado: