Caldeirão da Bolsa

Governo quer penalizar casais sem filhos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 8/5/2006 20:22

Lamento trancar este tópico, mas não é admissível que se ultrapassem certos limites.

Acho que as brincadeiras, as piadas sem gosto, o gozo com os outros e a agressividade têm limites. Noutros fóruns fazem um sucesso, no Caldeirão não.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 8/5/2006 20:21

the mechanic escreveu:

...faz um filho que isso passa-te !

mas, para isso precisa dum "lobo " ou dum "tigre"

E amor. Não esqueçer este ingrediente, é muito importante.

Meus caros (e caras) já imaginaram explicar o funcionamento de um microndas a um habitante do Darfour? ou o mercado de capitais a um pigmeu do Botswana?
è o mesmo que explicar o que é ter filhos (1, 2 os que forem, filho é filho) a quem não os tem. Falta a base, o fundamento, a "sapata" onde a explicação assente.

Abraços aos papás

Registado: 6/11/2004 17:26

Realmente é verdade!!!;.::.....

por mcarvalho » 8/5/2006 20:21

Quando os infelizes não têm ninguém em casa que os preocupe ou, se preocupe com eles vêm desabafar para o fórum... que frustração estéril de histerismo

Registado: 17/2/2004 1:38

por The Mechanic » 8/5/2006 20:17

mrs.bird :
Aprenda a comportar-se, porque já parece ter idade para saber estar em sociedade.

Eu ainda não tenho idade pra me comportar em sociedade . Arroto ...falo alto...e odores estranhos ocorrem com frequência à minha volta ...
...mas obrigado pela tua preocupação sobre o meu comportamento em sociedade !! :wink:

Aprenda a debater com argumentos fundamentados e não com exemplos de boçalidade.

De tí nem argumento , nem fundamentos ...pois não boçalidade que defina a tua linha de pensamento .Parece que saís-te agora das Mónicas furiosa com a vida . A atacar tudo e todos .
( Isso de Boçal ..quer dizer o quê ?! Vou passar a chamar isso ás pessoas da sociedade "...Ó Boçal !!" Soa bem , não soa ... ?! )

Como pensava , não tens filhos . O que me leva a dizer :

Não fale do que não sabe , Senhora !!

Nada do que lês-te nos livros , nada do que aprendes-te na escola de dá legitimidade de conhecimento para falares em ter ou não filhos , se não os tens .
Não passas de uma académica que baseia os seus argumentos em teoria .

Beijinhos fofos ,

The Mechanic

ps - ... ainda bem que apareceste que o doutor diz que eu tinha de " desabafar e deitar tudo cá pra fora " ...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por mcarvalho » 8/5/2006 20:16

the mechanic escreveu:

...faz um filho que isso passa-te ! :)

mas, para isso precisa dum "lobo " ou dum "tigre"

um abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por OLDMAN » 8/5/2006 19:32

pedras11 Escreveu:
Jabreu Escreveu:claro... assim como o encerramento das maternidades... um escandalo... a mim não me afecta pois sou do Porto... mas como o pai entendo a revolta desta gente que vive em cidades interiores.
É só para poupar dinheiro..

E mesmo que não tivesse condições o caminho não deveria ser o fecho, mas sim a criação de condições...senão de caminho não pago impostos porque não tenho condições :mrgreen:

O problema das maternidades, (como também dos hospitais embora nestes de forma menos "aguda"), é que embora muitas até tenham boas ou mesmo razoáveis (também as há más...)condições físicas não terão condições clínicas.

O que é isto?

É o seguinte: na ordem dos médicos existem comissões técnicas que definem quais devem ser as composições mínimas de funcionamento das equipas (médicos e enfermeiros) para garantia técnica da qualidade assistencial. Ora, o problema é que não existem no país médicos (neste caso da especialidade de obstetrícia)e também enfermeiros suficientes para cumprir os tais mínimos exigidos técnicamente. Deste modo, a única solução enquanto não forem formados os médicos (leva muitos anos, embora na vigência do governo anterior se tenham criado as necessárias condições para reduzir o tempo de formação eliminando sobreposições e tempos "mortos"), e enfermeiros especializados suficientes, passa incontornavelmente pela concentração dos escassos recursos humanos disponíveis (Nota: já cá trabalham muitos estrangeiros, particularmente espanhóis e brasileiros, e mesmo assim não chega!).

Nestes casos há sempre uma dose muito elevada de subjectivismo, já que todos gstaríamos de ter um centro de saúde, um hospital e até uma maternidade "ao virar da esquina" mas tal não é possível.

O que me surpreende não é a solução apontada pelo governo para as maternidades, e que infelizmente, mais tarde ou mais cedo, terá de adoptar medidas semelhantes de concentração de recursos noutras áreas da saúde. Não se trata de uma medida economicista mas antes de um imperativo de gestão.

O que me surpreende, isso sim, é a absoluta inabilidade (que por vezes até toca as raias da incapacidade...), para explicar a realidade às populações com toda a clareza. É o diálogo que se escolheu...
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Mrs Bird » 8/5/2006 19:28

The Mechanic Escreveu:...isso de leres muitos livros , está-te a fazer mal à cabeça ...

Aprenda a comportar-se, porque já parece ter idade para saber estar em sociedade.

Aprenda a debater com argumentos fundamentados e não com exemplos de boçalidade.
Carl Jung: «As pessoas não suportam realismo em excesso.»

Registado: 22/12/2005 11:53

A Questão

por Mrs Bird » 8/5/2006 19:09

Não será por acaso que o Bloco de Esquerda se tem oposto ao aumento da idade da reforma para os 70 ou 75 anos, ao mesmo tempo que defende medidas que visam facilitar a legalização dos imigrantes que se encontram no nosso país.

Não será por acaso, porque um objectivo não se atinge sem o outro.

Explicando melhor: se queremos manter a idade da reforma nos 65 anos, precisamos de mais pessoas a contribuir para o sistema… e precisamos delas agora.

Precisamos dessas pessoas agora, porque não podemos esperar vinte anos por uma solução que só terá efeitos positivos se os bebés resultantes dos pseudo incentivos à natalidade do actual governo conseguirem arranjar emprego em Portugal.

Se alguém acredita que um aumento da natalidade originará um verdadeiro milagre da multiplicação de vagas para doutores e engenheiros, dentro de vinte anos, por favor, explique-nos como prevê que isso possa acontecer e, já agora, explique também ao Governo.

Colocando a questão em moldes muito simples, a pergunta que se nos apresenta é a seguinte:
Preferimos deixar cair a casa, ou partilhá-la com um estranho que nos ajude a repará-la?
Carl Jung: «As pessoas não suportam realismo em excesso.»

Registado: 22/12/2005 11:53

re

por Infoo » 8/5/2006 18:47

ó pessoal... eles vão fechar as maternidades em causa para baixar a tx de mortalidade e porque não há pediatras e enfermeiros suficientes para se manterem abeitas as portas

além daquela de alterar as Tx para a Seg. Social, este é um incentivo à natalidade.... agora as maternidades vão ser concentradas em hospitais que inspirem segurança, para as mamãs se sentirem mais seguras...

(esta é a mensagem subliminar que o governo transmite)

mais, daqui a uns anos vão-se criar até zonas de acolhimento nos arredores das cidades-maternidade para preparação pré-parto... tal a quantidade de parturientes que ali se irão dirigir

coff cofff

claro que eles as vão fechar porque aquilo gasta $$$$ que vai ter de se deixar de gastar pela coisa da exigência da UE de se atingir 3% de défice no máximo.....

epá... eu ainda tou sóbrio.... só bebi água hoje

aumentar a tx de natalidade?
tentar colmatar o problema de pirâmide invertida?

com esta das maternidades e com a da Tx para Seg. Social.... assim não se vai lá

Registado: 17/11/2005 1:02

por pedras11 » 8/5/2006 18:22

Jabreu Escreveu:claro... assim como o encerramento das maternidades... um escandalo... a mim não me afecta pois sou do Porto... mas como o pai entendo a revolta desta gente que vive em cidades interiores.
É só para poupar dinheiro..

E mesmo que não tivesse condições o caminho não deveria ser o fecho, mas sim a criação de condições...senão de caminho não pago impostos porque não tenho condições :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por jabreu » 8/5/2006 18:16

claro... assim como o encerramento das maternidades... um escandalo... a mim não me afecta pois sou do Porto... mas como o pai entendo a revolta desta gente que vive em cidades interiores.
É só para poupar dinheiro.. Tenho uma pediatra, na familia, que trabalha no hospital de barcelos e diz que o hospital tem boas condições para partos e no entanto vai fechar. É só para não gastar dinheiro com os desgraçados... Mas para eles ( politicos e comanditas e afilhados ) próprios não há poupanças...é tudo a grande
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

re

por Infoo » 8/5/2006 17:46

rmachado, mas tu não estás a ver o ponto-de-vista "invisível" do governo:
isto não é para promover a natalidade.... isto é mais um imposto onde há potencial para ele.... em casais (ou pais solteiros ou divorciados ou...) que tenham 1 filho ou nenhum

por que se fosse para incentivar... o que tu escreves seria muito mais claro e óbvio, mas infelizmente as iniciativas vão em sentido contrário

por rmachado » 8/5/2006 17:33

Desculpem lá...

Mas nem era preciso penalizar ng...

Basta aumentar e permitir que seja deduzidas as despesas com os filhos no IRS.

E só isto era mais que suficiente.

Se eu conseguisse colocar as fraldas, os leites, o infantário (sem limites tão apertados...), as papas, e por ai em diante... não era preciso mais nada..

Isto e a reforma das pensões e pronto...

Registado: 24/8/2004 10:42

por jabreu » 8/5/2006 17:21

The Mechanic, estás a menosprezar o lado psicológico da coisa... Eu tenho uma filha e não foi por ter ou não previlégios que ela nasceu. Mas existem pequenos sinais que estimulam e propiciam resultados maiores... e isto é precisamente o contrário

por scpnuno » 8/5/2006 17:19

Corrector não tenho. Pus o dedo em cima, quando puder tirar, avisem que me faz falta para teclar

(P.S. tava eu farta de dar tratos á imaginação a pensar em quê que teria por sigla BCP)

Registado: 6/11/2004 17:26

re

por Infoo » 8/5/2006 17:14

lol... bem, como não dá para editar.... nem sei como foi ali parar um BCP... alguém que ponha aí corrector no ecrâ :)

re

por Infoo » 8/5/2006 17:12

Mechanic... mas foi o governo que colocou isso nesses moldes... não fui eu

eu acho é uma piada enorme eles quererem "subliminarmente" impor a ideia de que isto é pelo problema do envelhecimento da população, da pirâmide invertida.. e assim se vai resolver o problema... blá blá blá

não é nada... a maioria da população tem 1 filho e é aí que está o potencial de "ch**** mais um imposto"

não é com isto que se vai incentivar a natalidade... isto vai é ter o efeito perverso de ir no sentido contrário... e o problema vai continuar...e se for por esta iniciativa, vai é piorar

por The Mechanic » 8/5/2006 16:56

Infoo e demais ...

Não deixem que se confundam as coisas ..!!

Isto de ter filhos , não tem nada a ver com incentivos do Governo !!!

Se eu quiser ter um filho não é por ganhar mais 15 Euros ou menos 15 Euros do Governo que eu o vou ou não deixar de fazer ...

Isto de ter filhos , não tem a ver com dinheiro ...

Obviamente se eu não tiver nada pra comer e tiver 15 filhos as coisas já piam mais fininho .

Mas !!! SE eu ganhar um ordenado minimo e decidir ter um filho ...não são mais 7,50 Euros que me vão incentivar ou impedir ...

Não é por medidas destas que as pessoas desatam a ter filhos ou os evitam !!
É apenas uma medida Governamental a que estão a dar demasiada importância ...

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

cnt

por Infoo » 8/5/2006 16:46

bem... multipliquem por 2 os incentivos e penalizações considerando o dito ordenado médio de 750 para ambos no casal.... 1500 os dois

+15
+30
-15
-30

cont

por Infoo » 8/5/2006 16:42

ora bem.... para os que consideram isto um incentivo e não uma penalização

para os que têm já acesso aos pormenores... rectifiquem aqui o cenário de % para SegSoc:

ora bem 2 filhos 11%
se tiveres 3 filhos pagas 10%
se tiveres 4 filhos pagas 9%
se tens 1 filho pagas 12%
se não tiveres pagas 13%

ora bem, como somos um país rico, vou ser mãos largas e vamos a um ordenado médio do país de 500 euros? ná, ricos.. vamos por baixo e vamos a 750 euros (tsss..tsss)

ora bem... + 1% são 7,5 euros de penalização mês para quem tem 1 filho

ora bem... -1% são 7,5 euros de incentivo mês para o 3º filho

ora bem... -2% são 15 euros de incentivo mês para o 4º filho

com estas contas em cima do joelho... e tomando em atenção que por cá, no país rico onde aquele ordenado médio que coloco é uma miragem para a maioria das pessoas sem filhos ou com um, e onde ter mais um outro filho estouraria com as finanças familiares... digam-me lá onde é que raio esta "lógica" de incentivar a natalidade irá ter resultados visíveis?

Mas pensam que a maioria do "público alvo" irá ter um 3º filho por mais 7,5 euros mês ou ter mais 2 filhos por 15 euros mês, ou pensam que alguém vai termais um filho para evitar pagar mais 7,5 euros mês?

Que eles utilizem isto para angariar mais uns euros para a SegSoc .. se a justificação fosse essa acreditava.... agora ser um "incentivo à natalidade"?
Creio que por aqui não vamos lá....

por artista_ » 8/5/2006 16:32

A discussão deste tema (e de outros que aqui se têm agudizado, como a função pública versos privado) fazem-me lembrar do ditado, "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão..."

Registado: 17/3/2003 22:51

por The Mechanic » 8/5/2006 16:11

mrs. bird

A forma como, depois, educamos os nossos filhos, o quanto investimos neles, emocional e economicamente, tem uma componente cultural, mas o impulso reprodutivo é estritamente biológico. Não resulta de qualquer elaborado pensamento filosófico. Afecta os seres humanos e os lobos de igual forma – apenas acontece que, tanto quanto se sabe, os lobos não perdem muito tempo a tentar filosofar sobre o assunto.

Um Lobo não perde tempo a filosofar ....

Mas um Lobo é capaz de ter mais humanidade em si do que tu tens em ti .

Alguem que perde tempo a filosofar e citar livros e autores e o caneco , pra argumentar que ter filhos é meramente um designio da natureza como se fossemos tudo uma cambada de animais acéfalos condenados a procriar porque nos está nos genes , a mim ... faz-me confusão ...

Tu não deves concerteza ter filhos ...

Não sabes o que isso é ... e nem deves querer saber .
Não quero nem saber o que te leva a não querer ter filhos e nem querer saber ...tal como não me interessa saber o que te leva a pensar que as pessoas tem filhos porque são meros animais destinados a procriar ...

... mas preocupa-me que pessoas como tu , numa simples medida que premeia a natalidade , revejas algo que não tem pés nem cabeça ...!

...nós somos 10 Milhões de Portugueses desde que eu me lembro ...!! ..somos é bastante mais ...velhos ! A velhice é uma coisa maravilhosa . A idade dá-nos sabedoria , experiências...mas ! SE não houver gente nova ... !

...isso de leres muitos livros , está-te a fazer mal à cabeça ...

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

re

por Infoo » 8/5/2006 14:22

bem, no dia que se soube isto já tinha puxado pela ideia que o governo tem de que os seus concidadãos são "ricos":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... =off+topic

e atenção que a Soky Team chama a isto incentivo à natalidade.... não é uma penalização ;)

ponham-se mas é a parir os 3 da praxe senão a SegSoc manda-vos o "incentivo" todos os meses... a penalização vem depois, nos anos seguintes, quando os petizes forem crescendo... aí verão a penalização que a Soky Team tem para os concidadãos

digamos que por vezes este governo perde um pouco a noção da realidade do país que governa....

... tentar obter algo com penalizações em vez de incentivos.... nunca se consegue o objectivo pretendido
o "público alvo" cria ainda mais aversão a quem lhe quer colocar o corretivo.

por jabreu » 8/5/2006 13:16

Este país é uma vergonha...
Vou ter que pagar mais pq tenho um filho??!! é assim que fomentam a natalidade...com ameaças??!! Como a dizer " Tem outro senão ...pagas mais".. Enquanto podiam dizer " Se tiveres outro filho ...tens este beneficio". A mensagem é transmitida de outra forma e os resultados são outros... custaria algum dinheiro??!! Claro mas a prazo compensava... Um país não é um tasco... tem que se gerir a curto, médio e longo prazo. Os nossos politicos são uns taberneiros é os portugueses os bebados que frequentam os tascos... Faz-nos mal mas continuamos a lá ir.

Legalizem os ilegais que trabalham e são honestos.
Deportem os malandros e sanguessugas do nosso sistema.

por Verdinho » 8/5/2006 12:48

mas sera que o governo nos atira areia para os olhos e o povo não os limpa...
então mas alguem acha que se o estado obrigar a pagar por exemplo 10€ de imposto a alguem que não tem filhos seja porque motivo for, este vai dizer, epá temos de ter um filho porque senão vamos á bancarrota...
isto é um argumento ridiculo da parte do governo e a desculpa mais esfarrapada pada aumentar a receita do estado.
quando se diz que as reformas mirabolantes de alguns parasitas são uns tostões no orçamento de estado o que dizer deste posivel aumento de impostos a pessoas sem filhos...
mais uma coisa...depois do aumento a pessoas sem filhos vem o aumento a pessoas so com 1 e 2 filhos, esses egoistas que só pensam neles...enfim o governo governa-se

Registado: 15/3/2004 21:30

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, RXD, SerCyc, Simplório, xabregas da calçada, Zecadiabo, Àlvaro e 164 visitantes