Caldeirão da Bolsa

Dax problemático?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOR » 15/5/2006 9:59

Midas Escreveu:Aqui está a quebra dos fortes 5865 que mais pareceram manteiga hoje... Vamos no 2º Gap, será de esperar que o 3º Gap surja e seja o chamado Gap de exaustão em que se esperará um rebound. Próximos suportes 5760 e o target da Rising Wedge aproximadamente nos 5700.

Meu caro Midas, o gap de exaustão é sempre em máximos..o de sexta feira pode(??) ser ..e digo pode porque depois é sempre a cair( exustão), mas só mais para a frente é que podemos avaliar..o de hoje é um normalíssimo gap..runaway que só confirma o sentimento negativo de curtíssimo/curto prazo...é como os( gaps) entendo..

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Midas » 15/5/2006 9:52

Aqui está a quebra dos fortes 5865 que mais pareceram manteiga hoje... Vamos no 2º Gap, será de esperar que o 3º Gap surja e seja o chamado Gap de exaustão em que se esperará um rebound. Próximos suportes 5760 e o target da Rising Wedge aproximadamente nos 5700.
Anexos
dax.png
dax.png (19.07 KiB) Visualizado 973 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 12/5/2006 10:54

E lá quebrou... Fica o gráfico.
Anexos
dax.png
dax.png (18.48 KiB) Visualizado 1059 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Entrar "longo" no DAX só depois de...

por Esbanjador » 12/5/2006 1:03

... a última barra semanal do histograma do MACD estar 1 "tick" acima da anterior e de o Estocástico lento estar nos 25 a 35.

É o que se me oferece dizer em complemento do antecedente post.

Esbanjador
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

Repetiu-se a história... do dia 11 de Abril!!

por Esbanjador » 12/5/2006 0:49

Hoje, dia 11 de Maio, como se previa e aguardava, o DAX corrigiu.

2ª feira, como referi na altura, já se verificava uma divergência baixista ligeira entre o histograma do MACD semanal e os preços do DAX. A referida divergência, inferior a 1 ponto entre as duas últimas barras do histograma, manteve-se até ontem (dia 10).
Essa divergência, porque inferior a 1 ponto, apenas servia como "um semáforo amarelo" para nos pôr em estado de alerta.

Ontem, após o fecho, a divergência já era superior a 1 ponto do histograma.
Estavam, assim, verificadas 2 condições técnicas para o semáforo passar a vermelho - estado de alerta máximo -, como sejam, a última barra semanal inferior em mais de 1 ponto relativamente à anterior barra (+/- 1,4) e ocorrência desta situação após o fecho.

Impunha-se seguir a sessão de hoje com «olhos de ver», em busca de um sinal relevante de fraqueza do DAX para "shortar". 8-)

Como aguardado, após a hora de almoço, a queda acelerou e tivemos o DAX a retrair 61,8% Fibo do último "move" de subida (5.961 - 6.163). Tal-qualmente se passou no passado dia 11 de Abril em que a retracção foi milimetricamente tb. de 61,8%, ao atingir os 5.895 como mínimo dessa sessão.

Será natural amanhã - tal como em 12 de Abril -, o DAX cair mais um pouco até +/- 6.009, o que corresponderá à retracção de 76,4% Fibo.
Depois, mais 1-2 dias um pouco acima dos 6.009 e, na 3ª ou 4ª feira, recomecará paulatinamente a subida em direcção ao topo do canal, em direcção aos máximos.

É o cenário que prevejo como mais provável.

Admitindo a hipótese da cunha ascendente, em formação, do amigo Midas, acho que, quando ela estivesse acabada - dentro de +/- 1 mês (em Junho) -, a sua quebra em baixa projectaria, então, o DAX bem mais para baixo dos 5.700, atendendo ao ponto em que se situaria o vértice, o ponto do seu início e o ponto da sua quebra. Aí, talvez então ocorra uma correcção do DAX de amplitude mais acentuada do que a das últimas correcções, incluindo a presente em curso.

Conclusão: se hoje no "shortar" é que esteve o ganho \:D/ , a partir de 3ª-4ª feira no "alongar" é que será "facturar" :wink:

É a minha visão actual da "coisa".

Cumps.
Esbanjador

por Midas » 11/5/2006 19:30

Parece que está tudo a conjugar-se para o Dax activar a Rising Wedge com projecção nos 5700 pontos.
Anexos
dax.png
dax.png (19.23 KiB) Visualizado 1179 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 8/5/2006 10:17

Bem visto:) Por acaso a parte do stochastic tem respondido bem no Dax, vou agora estudar essa possibilidade do MACD e sua aplicação na estratégia de trade. É bom haver partilha de ideias e métodos.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Exemplo... do referido no post anterior!

por Esbanjador » 8/5/2006 10:08

Às 09h05, a última barra semanal do Dax marcava como valor de fecho 6.140,85 e a barra anterior 6.113,29, sendo que a última barra semanal do histograma do MACD marcava 1,39 e a anterior 1,48.
Ou seja, enquanto os valores do Dax semanal subiram de 6113,29 para 6140,85, os do histograma baixaram de 1,48 para 1,39 = divergência baixista do histograma.

Mas antes, com o Dax a 6148, o histograma marcava 1,82 = convergiam.

Não se entra já curto. Mas vai-se observando.
Após o fecho do Dax é que se vai ver se existirá, ou não, divergência. E, segundo as regras, a última barra do histograma deverá estar mais baixa 1 ponto.

Supondo que o Dax sobe aos 6150, o Dax e o histograma irão convergir.
Mas se após o fecho ficarem a divergir e o estocástico lento, p.ex., estiver acima de 80 - 90 e tal, a situação afigura-se madura para eventual queda.

A ideia é esta. Agora há que ter sensibilidade para tomar uma decisão oportuna e acertada.

Agora, temos o DAX a +/-6133. A divergência será maior. Mas esperemos pelo fecho. A sessão está no início, poderá bem acontecer vir-se a verificar no final da sessão uma puxada por aí acima. Aguarde-se o fecho.

O mais importante do MACD - o histograma... e divergências!

por Esbanjador » 8/5/2006 5:21

É curioso ninguém se ter referido ao precioso e simples indicador, o histograma do MACD em semanal (que funciona como um indicador de seguimento de tendência mas como indicador avançado e não atrasado).

Eu faço assim. Utilizo o histograma do MACD, com os parâmetros tradicionais, para detectar divergências entre as suas barras semanais e os preços do Dax.

E elas vêm acontecendo: p.ex., nos passados dias 6 e 7 de Abril, a última barra semanal do histograma do MACD (num gráfico semanal, obviamente) era inferior à anterior (não chegava bem a 1 ponto) enquanto a última barra semanal do Dax marcava um valor superior.
Logo, verificava-se uma divergência baixista do MACD relativamente aos preços do Dax.
Um dos principais sinais em Análise Técnica estava a ser dado. Aí, entra-se em alerta! E no dia 7 de Abril, cerca das 14h45, o Dax veio dar razão à divergência, caindo como se viu.
Recupera um pouco na 2ª feira seguinte, mas a divergência continua e, no dia 11, voltou a queda do Dax.

Mais recentemente, antes da última queda, lá estava outra vez a referida divergência.

Esperemos agora até se verificar nova divergência.
Quando ocorrer, o sinal é de "encurtar". É estar-se alerta e, ao mínimo indício de fraqueza do Dax no intraday, mantendo-se a referida divergência, entrar-se curto.

Depois, é ter-se atenção. Pode ocorrer a situação conhecida pelo nome do "cão de Baskerville". Para isso, dever-se-á colocar o pertinente "stop loss".

Contudo, dever-se-ão filtrar as situações. Mas, suponhamos que a divergência vem a ocorrer aquando da ida a novos máximos, quando se formar um 2º topo: aí a situação é negociável.
O Dax estará a aparentar força bull mas por detrás afinal ocorre uma fraqueza dos bull detectada pela tal divergência.

Qua assim seja, na próxima vez...!

P.S.: atenção é de todo conveniente atentar-se num oscilador. O estocástico lento diário, p.ex., que deverá estar nos máximos = Dax sobrecomprado. Mas nos máximos do Dax este indicador apontará com certeza tb. máximos (+ de 80 - 90 e tal).

por fiódor » 5/5/2006 14:14

JAOR Escreveu:...e por falar em actualizar..mete aí a menina, ou não dá :roll:

Abraço e

Cmpts

Agora já dá... Fui ao tacho... :lol:

Cá vai ela a ver vamos se se aguenta...

1 Abraço

Fiódor
Anexos
dax.png
dax.png (25.13 KiB) Visualizado 1446 vezes

Registado: 11/9/2004 15:25

Re: Conclusão

por Dwer » 5/5/2006 13:07

Cem Escreveu:Concluindo o que atrás afirmei é óbvio que as regras de um sistema de trading simplificado com as regras que sugeri teriam de ser efectuadas mediante o indicador normal diário e o semanal simulado, que é o original com as sessões multiplicadas por 5.
Cumprimentos.
Cem

Obrigado Cem
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por JAOR » 5/5/2006 12:38

Claro fiódor, por isso é eu tenho dois gráficos trabalhados, um semanal e um outro diário( o que aparece aqui), mas quando actualizo a Xetra ambos ficam actualizados...e por falar em actualizar..mete aí a menina, ou não dá :roll:

Abraço e

Cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

por fiódor » 5/5/2006 12:22

JAOR Escreveu:fiódor, não seria mais fácil abrir o meta no diário e guardar, abrir o meta em semanal guardar?? afinal o que ele usa no semanal são os dados de 5 diários, ou não?? eu faço isso...nada de pastas diferentes...o gráfico é que é guardado em diário ou semanal...vê lá..ok??

Abraço e

Cmpts

Sim Jaor, eu sei que podia fazer isso.
Optei por pastas diferentes porque tudo o que seja introduzido no gráfico, Lt's, MM, etc; fica alterado quando passa de diário para semanal.

Eu dou grande importância a Lt's e suportes/resistências, e as Lt's e principalmente os suportes/resistências não são os mesmos do gráfico diário e semanal.
Os dados são os mesmos, as análises é que são ou podem ser diferentes.

No longo prazo essas diferenças diminuem porque por ex., os pontos de grandes inversões notam-se logo tanto no semanal como no diário, até correcções de maior relevância se notam, mas pequenas inversões/correcções de curto/médio prazo, podem parecer uma grande coisa no gráfico diário e no semanal por vezes parece que nem beliscou.

Cumps

Fiódor

Conclusão

por Cem » 5/5/2006 12:16

Concluindo o que atrás afirmei é óbvio que as regras de um sistema de trading simplificado com as regras que sugeri teriam de ser efectuadas mediante o indicador normal diário e o semanal simulado, que é o original com as sessões multiplicadas por 5.
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Dwer » 5/5/2006 12:07

fiódor Escreveu:Bem, eu acho que só o podes fazer separadamente, 2 gráficos diferentes.
É natural que haja outra forma de introduzir esse cálculo, mas eu desconheço.
Programação do Meta não é o meu forte...

Fiódor

ok, gráficos diferentes.
Mas se se quiser construir um sistema automático com as regras que o Cem apresentou terá que se referenciar, num mesmo sistema, os dados diários e os dados semanais.
Há maneiras de construir os dados semanais a partir dos dados diários: http://www.metastocktools.com/MetaStock/WklyOHLC.txt
o que eu queria saber era se era possível referenciar dois ficheiro de meta com periodicidades diferentes.
Abraço,
Dwer

Esclarecimento

por Cem » 5/5/2006 12:07

Na prática costumo usar um gráfico diário e outro semanal com o mesmo indicador sem lhe alterar o parâmetro do número de sessões ou ticks, como quiserem.
Pode-se no entanto e de uma forma muito aproximada usar o indicador em causa no gráfico diário através do seu indicador normal e de um outro novo indicador, que simularia o comportamento do semanal, onde todos os parâmetros de médias e sessões são multiplicados por 5 (nas semanas com feriados estraga um pouco o esquema), o que dá uma aproximação mais que suficiente para o objectivo pretendido.
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por fiódor » 5/5/2006 11:59

Bem, eu acho que só o podes fazer separadamente, 2 gráficos diferentes.
É natural que haja outra forma de introduzir esse cálculo, mas eu desconheço.
Programação do Meta não é o meu forte...

Fiódor

por JAOR » 5/5/2006 11:56

fiódor, não seria mais fácil abrir o meta no diário e guardar, abrir o meta em semanal guardar?? afinal o que ele usa no semanal são os dados de 5 diários, ou não?? eu faço isso...nada de pastas diferentes...o gráfico é que é guardado em diário ou semanal...vê lá..ok??

Abraço e

Cmpts

por Dwer » 5/5/2006 11:49

fiódor Escreveu:Não tenho assim como dizes Dwer.
Tenho as duas Bd's em pastas diferentes mas o ticker é o mesmo.

O trabalho que tens é de guardar todos os dias os ficheiros com que actualizas a bd diária e ao fim da semana, com esses mesmos ficheiros actualizas a bd semanal.

Apenas pastas diferentes, tickers iguais e os dados iguais aos diários.

Bem, este é o meu método, agora se existe um mais prático...

Cumps

Fiódor

Percebi. Mesmo ticker pastas diferentes. Mas volto a perguntar: como referencias um ticker com uma periodicidade diferente num indicador, por exemplo?

Um caso prático: queres plotar no diário um média móvel simples de 200 sessões (dados do diário) e uma outra de 40 semanas baseada nos dados do semanal.
Como escreves o código?
Abraço,
Dwer

por fiódor » 5/5/2006 11:44

Não tenho assim como dizes Dwer.
Tenho as duas Bd's em pastas diferentes mas o ticker é o mesmo.

O trabalho que tens é de guardar todos os dias os ficheiros com que actualizas a bd diária e ao fim da semana, com esses mesmos ficheiros actualizas a bd semanal.

Apenas pastas diferentes, tickers iguais e os dados iguais aos diários.

Bem, este é o meu método, agora se existe um mais prático...

Cumps

Fiódor

por Dwer » 5/5/2006 11:33

fiódor Escreveu:Eu acho que o cálculo dos indicadores é feito através dos periodos. Num gráfico semanal tens uma vela por semana em vez de 5 velas,e é nesse range (OHLC) que os indicadores se baseiam, o que vai dar um resultado completamente diferente.
Os dados são os mesmos, com os 5 dias e tudo, a amplitude do movimento é que é diferente.

Não sei se era a isto que te referias, mas fica a resposta.

Cumps

Fiódor

Desculpa, mas não percebi. Os teus dados estão divididos em semanal e diário. Terás então um ticker por exemplo para o DAX diário que será ^GDAXI e outro para o DAX semanal que será (p.e.) ^GDAXIw. Confirmas?
Abraço,
Dwer

por JAOR » 5/5/2006 11:23

Cem Escreveu:Espero ter dado uma ideia interessante a quem a quiser aproveitar em seu benefício.

meu caro Cem, claro que o é e vai ser motivo de estudo.

Obrigado :!:

charles Escreveu:para day trade qual o indicador que acham melhor?

eu ando a observar a largos meses o dax com ajuda deste indicador assim como por vezes olho para outros o rsi, o stoch, a mim parece-me que o macd acompanhe muito bem o dax e de sinais muito seguros de subida ou descida durante todo o dia, no entanto tambem é certo que por vezes se geram falsos sinais de oversold e overboght, mas nestes casos quais sao os indicadore sonde isso nao sucede?!

p.s. eu sou um leigo e um autodidacta, anadamos cá paa aprender :wink: .

cumpt

Qualquer indicador pode servir, é preciso é ver qual é o histórico do mesmo no preço.Pessoalmente, no intraday, só olho as velas e as figuras resultantes..zonas de resistência/suporte e o volume( sempre que disponível)...

charles, essas zonas não dão sinais falsos, o facto de lá entrar não diz nada..NADA..a saída, sim..ok??

O volume, que pouca gente segue, é um "indicador de tendência" :shock: ..é( a meu ver)..o volume anda sempre do lado da tendência :wink:

Cmpts

por fiódor » 5/5/2006 11:20

Eu acho que o cálculo dos indicadores é feito através dos periodos. Num gráfico semanal tens uma vela por semana em vez de 5 velas,e é nesse range (OHLC) que os indicadores se baseiam, o que vai dar um resultado completamente diferente.
Os dados são os mesmos, com os 5 dias e tudo, a amplitude do movimento é que é diferente.

Não sei se era a isto que te referias, mas fica a resposta.

Cumps

Fiódor

por Dwer » 5/5/2006 11:12

fiódor Escreveu:Dwer,

não sou o Cem mas vou responder pq tb já fiquei com essa dúvida.

Eu tenho uma Bd para diários e outra para semanais, mas os dados introduzidos são os mesmos, para não andar sempre a mudar as Lt's e coisas assim, e até para os analisar separadamente.

Cumps

Fiódor

E como referencias, num indicador ou num sistema com base no diário, os dados semanis?
Abraço,
Dwer

por fiódor » 5/5/2006 11:09

Dwer,

não sou o Cem mas vou responder pq tb já fiquei com essa dúvida.

Eu tenho uma Bd para diários e outra para semanais, mas os dados introduzidos são os mesmos, para não andar sempre a mudar as Lt's e coisas assim, e até para os analisar separadamente.

Cumps

Fiódor

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, RXD, SerCyc, Simplório, Zecadiabo, Àlvaro e 163 visitantes