Caldeirão da Bolsa

Altri--Movimento 2,50

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Queromais.pt » 3/5/2006 20:35

Cali Escreveu:
Enfim, tem tudo a ver com o perfil de cada um, obviamente, mas como vê, esta outra perspectiva não é nada descabida, desde que haja a possibilidade de acompanhar o mercado muito regularmente.

Nada mesmo! Eu também gosto mais deste perfil, mas o problema do trading, é que muitas vezes nem todos os trades são bem sucedidos e balanço final de trades positivos com trades negativos e o investimento a longo prazo, nem sempre favorável à primeira hipótese. Mas pronto, a sua exposição tem toda a lógica e se tudo correr pelo melhor realmente é a melhor estratégia.

Senhores Administradores e moderadores, não será possível activar a opção de "edit" de posts? Às vezes dava jeito :mrgreen:

Um abraço,
Queromais

Registado: 8/4/2006 1:05

por Cali » 3/5/2006 20:22

correcção (que chatice não se poder editar posts) :

onde está :

"dos 3 aos 4,80 (equivalente ao toque nos 2,40) são 60% de valorização, o que repartido pelos 20% de alocação da carteira, dá um lucro na carteira de 15%"

devia estar :

"dos 3 aos 4,80 (equivalente ao toque nos 2,40) são 60% de valorização, o que repartido pelos 20% de alocação da carteira, dá um lucro na carteira de 12%."

E sendo 12%, a coisa ainda fica mais vantajosa para o lado do trading.

Registado: 9/12/2002 13:40

por Cali » 3/5/2006 20:16

olá Luka!

Posso discordar um bocadito? Bem...não é bem discordar. A tendencia de longo prazo da Altri é impressionante, e felizardo de quem alocou parte da sua carteira na Altri desde o primeiro minuto. Mas como nenhum de nós é bruxo, e seria quase impossivel prever um comportamento destes no espaço de um ano, o mais provavel é que tenha havido muito poucos que as tenham mantido em carteira desde o inicio.
Assim, sobra-nos o trading, porque de facto não fazemos ideia quando é que a Altri terminará o seu periodo de estado de graça, e despencará dolorosamente (e, por muito que vos custe, quase de certeza que isso irá acontecer).
Ao nos sobrar o trading, entramos no jogo do entra e sai, ao sabor das correntes, sendo que neste caso, e ao sabor do ultimo puxão, provocado por um novo target, ou por uma divulgação de resultados acima do esperado, ou por ambas, e até por outro motivo qualquer.
Quando entramos no jogo do trading, o que passa a contar é o 'momentum', ou seja os breves periodos de euforia compradora, que a fazem galgar centimos á velocidade da luz. Se aproveitarmos esses breves periodos para efectuar uma sobre-exposição ao titulo, aliviando depois, quando começam a ser evidentes os sinais de fadiga compradora, acabamos por atingir resultados muito equivalentes ou até superiores aos que atingiriamos se tivessemos alocado, a longo prazo, uma pequena percentagem da carteira na Altri, com a vantagem adicional de não estarmos investidos a tempo inteiro, o que nos protege de surpresas, e permite rodar o capital por outros titulos durante os periodos de acalmia. É claro que isto só é verdade na Altri e em titulos com comportamentos semelhantes, que intercalam 3 ou 4 dias de euforia compradora, com 3 ou mais semanas de paragem ou correcção.

Experimente fazer a experiencia:

20% de carteira alocada á Altri a tempo inteiro, desde os 3 euros, ou 50% alocada nos picos de euforia, e desalocada aos primeiros sinais de retracção. Ainda que possamos perder os primeiros 5% de cada arranque (e foram 2 arranques grandes, ao todo), a coisa ficaria assim:

- dos 3 aos 4,80 (equivalente ao toque nos 2,40) são 60% de valorização, o que repartido pelos 20% de alocação da carteira, dá um lucro na carteira de 15%.

Agora, comparemos :

- 1º arranque, dos 3,20 para os 4,08.
entrada a preço médio de 3.35 , saída a 3.90 são 17% de valorização, o que repartido pelos 50% de alocação dá um lucro na carteira de 8,5%.

- 2º arranque, dos 4 para os 4,80.
entrada a preço médio de 4.20, saída a 4.65 são 11% de valorização, e seguindo o mesmo raciocinio, dá 5,5% de valorização.

Assim temos que, 8,5% + 5,5% = 14% de valorização.

Practicamente o mesmo que os 15% de uma posição mantida a tempo inteiro, porem estando investido apenas 5 ou 6 dias, ficando com o capital livre para outros vôos nos restantes dias, e tendo ainda a possibilidade de recomprar mais abaixo (que é o caso actual). E agora imagine que alocou, não 50% mas 60 ou mais... :wink:

(atenção! Isto não significa que eu tenha conseguido ser eficiente a este ponto, ok? Mas lá que eu saltei da primeira corrida da Altri para a corrida da Soares da Costa, e depois voltei á Altri, lá isso consegui...).

Enfim, tem tudo a ver com o perfil de cada um, obviamente, mas como vê, esta outra perspectiva não é nada descabida, desde que haja a possibilidade de acompanhar o mercado muito regularmente.

Registado: 9/12/2002 13:40

AS SUBIDAS SAO MAIS INESPERADAS QUE AS DESCIDAS

por Luka! » 3/5/2006 19:31

Muitas vezes o comportamento de un titulo é feito pelo perfil de investidores que nele ivestem.

na altri as subidas sempre foram muito mais brutais e inesperadas que as descidas.

Assim estando simplesmente quieto a e fazendo confianca à tendencia estrutural, ganha-se mais que com entradas e saidas bruscas onde se perde uma parte significativa do 'upside'...

O grafico diz tudo...
Anexos
alt.png
alt.png (15.98 KiB) Visualizado 1974 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por 654235 » 3/5/2006 15:04

Kid_A Escreveu: Ao contrário do que muitos defendem, a regra de ouro não é comprar em baixa para vender em alta mas comprar em alta para vender ainda mais em alta. Em vez de tentar adivinhar fundos ou finais de correcções, é ou não mais seguro quando o título retoma o sentido ascendente?!
Kid_A

Um exemplo prático foi a Soares da Costa :mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Queromais.pt » 3/5/2006 14:26

Ulisses, eu sei disso, eu estava a brincar :P , uma pessoa tem de estar sempre preparada para tudo, a acção que sobe rápido pode também perfeitamente descer rápido, há que aceitar com naturaldiade e sem grandes stresses.

Kid_A, realmente tentar encontrar o fundo por vezes é um grande enigma e muitas vezes uma questão de sorte, por isso mesmo eu sou adepto dessa filosofia que referiste.

Um abraço

por ppferreira » 3/5/2006 14:17

Eu não negoceio o mercado português e como tal não acompanho em pormenor a Altri. Mas existe uma regra que é aplicavél a todo e qualquer título. Ao contrário do que muitos defendem, a regra de ouro não é comprar em baixa para vender em alta mas comprar em alta para vender ainda mais em alta. Em vez de tentar adivinhar fundos ou finais de correcções, é ou não mais seguro quando o título retoma o sentido ascendente?!

Parece-me um erro crasso colocarem em causa o excelente desempenho da Altri por uma simples correcção. Mas ela avisa quando retomar o sentido ascendente...

Abrço e bons trades,
Kid_A
"Don´t take tips before tips take you"

Registado: 8/11/2002 2:03

por Ulisses Pereira » 3/5/2006 14:14

Queromais, mas acho que as pessoas se esquecem que os papéis bvoláteis, como a Altri tem revelado ser, pode perfeitamente ter esses movimentos, mesmo sem estar cotado nos States. Apenas quero alertar para isso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Queromais.pt » 3/5/2006 14:11

Ulisses Pereira Escreveu:Imagino o que se poderá dizer caso a Altri corrija mesmo a sério e caia 20 ou 30%.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, -20% ou -30% para ti era normal como estás habituado às américas, mas para o pessoal daqui, uma coisa dessas era o descalabro, era muito andamento, muita gente ia parar ao hospital :mrgreen: O pessoal só "conhece" as grandes subidas, não querem saber de descidas :mrgreen:

por autentico » 3/5/2006 14:10

Adi Escreveu:Depois dos 2,40 de ontem de manhã tinha que corrigir e esteve em 2,15
(30 minutos atrás) mas já saltou para 2,19/2,20

Acho que até 6ª volta aos 2,30 e é capaz de andar por ali a marinar mas mantenho que os 2,50 serão o futuro suporte (muito em breve) esta puxadinha para baixo é só para espantar a raia miúda, até porque nos próximos resultados a biomassa já se vai fazer notar...

o foguetão não pára e hoje é um óptimo dia para comprar (reentrar)

eu já o fiz - a quanto?

boa sorte e bons negócios

Registado: 29/4/2006 22:11

por Adi » 3/5/2006 14:07

Depois dos 2,40 de ontem de manhã tinha que corrigir e esteve em 2,15
(30 minutos atrás) mas já saltou para 2,19/2,20

Acho que até 6ª volta aos 2,30 e é capaz de andar por ali a marinar mas mantenho que os 2,50 serão o futuro suporte (muito em breve) esta puxadinha para baixo é só para espantar a raia miúda, até porque nos próximos resultados a biomassa já se vai fazer notar...

o foguetão não pára e hoje é um óptimo dia para comprar (reentrar)

eu já o fiz

boa sorte e bons negócios

Registado: 3/5/2006 14:05

por bolsa » 3/5/2006 13:53

Estive a observar desde cedo e fundamento a ideia no seguinte: Abriu a subir, embora pouco, e assim que alguém decidiu fazer uns lucrositos desatou tudo a vender, eu já tinha desde 6ª feira um stop loss a 2.24 e nem lhe tocaram, ficaram todas por vender, depois a velocidade de pequenas ordens era tanta que ninguém sabia se ia subir ou descer.Atenção que o meu raciocínio é apena válido para "pequenos", se os grandes quisessem era um descalabro, mas esses estão quietinhos, porque sabem o que estão a fazer.

Cump.s

Registado: 7/2/2005 18:06

por Ulisses Pereira » 3/5/2006 13:42

Bolsa, não percebi a ideia. Então a Altri quadriplica o seu valor em menos de um ano e quando cai 3 ou 4 % diz que está tudo a fugir e a vender a qualquer custo?

Imagino o que se poderá dizer caso a Altri corrija mesmo a sério e caia 20 ou 30%.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por npatriarca » 3/5/2006 13:39

Eu ainda cá estou meu caro :) Entrei a 1,90 (ainda a 3,80€) e não penso sair antes dela voltar a dar sinais de subida.
Para mais há a notícia que li num destes fóruns já hoje, sobre a qual o preço da pasta de papel tem tendência para aumentar... ora isso são boas notícias para a Altri e para o seu negócio neste trimestre e nos próximos.
É uma acção para estar no médio prazo, embora atento... pois desde há um ano, com uma pequena correcção ou outra, só tem subido.

Registado: 7/3/2006 1:13

por bolsa » 3/5/2006 13:35

Parece que os medrosos já fugiram todos, será que está tudo doido? Um papel que não pára de subir há meses e vendem a todo o custo, enfim, cada vez percebo menos disto.

Cumprimentos

Registado: 7/2/2005 18:06

por autentico » 3/5/2006 13:23

Ulisses Pereira Escreveu:Autêntico, aqui no Caldeirão a liberdade termina quando não se consegue respeitar os direitos dos outros e as normas do espaço. Por isso, pedia-te que atendesses aos pedidos efectuados neste tópico por alguns membros do Caldeirão (não escreveres em CAPS e não transformares isto num relato de futebol).

Um abraço,
Ulisses

P.S. Como és novo por cá, apresento-me: Sou o criador e Administrador deste fórum.

peço imensas desculpas, e não volta aconteçer.obrigado

por Ulisses Pereira » 3/5/2006 13:07

Autêntico, aqui no Caldeirão a liberdade termina quando não se consegue respeitar os direitos dos outros e as normas do espaço. Por isso, pedia-te que atendesses aos pedidos efectuados neste tópico por alguns membros do Caldeirão (não escreveres em CAPS e não transformares isto num relato de futebol).

Um abraço,
Ulisses

P.S. Como és novo por cá, apresento-me: Sou o criador e Administrador deste fórum.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: ia ): e amnaha deve ir para os 2,22

por npatriarca » 3/5/2006 12:44

autentico Escreveu:
autentico Escreveu:
autentico Escreveu:ia ): e amnaha deve ir para os 2,22

foram aos 2,19

ISTO POR ESTA LEVA, VAI CHEGAR AOS 2,10

ó Autêntico !!!

Que parte do português da mensagem do Milestone é que não percebes ???

"""
Caro companheiro de forum isto não é uma sala de chat. Logo ou escreves algo realmente importante, opiniões bem fundamentadas ou dúvidas relativamente a opiniões expressas ou estás quieto a ler e a aprender.

E tira sff os caps. Já te disseram por mais de uma vez que é uma falta grosseira."""

Que raio ! Não escrevas em maiúsculas e pára com os comentários de "sobe", "desceu x", "se calhar vai descer"..... irra, ou é algo de fundamental ou importante ou então esses comentários são desnecessários !

Registado: 7/3/2006 1:13

Re: ia ): e amnaha deve ir para os 2,22

por autentico » 3/5/2006 12:36

autentico Escreveu:
autentico Escreveu:ia ): e amnaha deve ir para os 2,22

foram aos 2,19

ISTO POR ESTA LEVA, VAI CHEGAR AOS 2,10

por Milestones » 3/5/2006 11:36

Caro companheiro de forum isto não é uma sala de chat. Logo ou escreves algo realmente importante, opiniões bem fundamentadas ou dúvidas relativamente a opiniões expressas ou estás quieto a ler e a aprender.

E tira sff os caps. Já te disseram por mais de uma vez que é uma falta grosseira.

Abraço

Registado: 15/3/2006 11:04

por autentico » 3/5/2006 11:34

bolinha Escreveu:Peço desculpas, mas acho que todos temos acesso a um streamer online. O que ajuda dizer que a acção caiu ou desceu ou sei lá o quê ? Para ouvir relatos de futebol ligo a rádio...

DESCULPA LÁ,MAS TODOS TEM O DIREITO DE SE EXPRESSAR,ACHO MUITO BEM
VIVA A DEMOCRACIA

por bolinha » 3/5/2006 11:28

Peço desculpas, mas acho que todos temos acesso a um streamer online. O que ajuda dizer que a acção caiu ou desceu ou sei lá o quê ? Para ouvir relatos de futebol ligo a rádio...

Registado: 26/7/2005 20:28

por srosa » 3/5/2006 11:26

alguém limpou-as a 2.20... +- 80000 accoes

Registado: 19/10/2005 15:48

por autentico » 3/5/2006 11:21

srosa Escreveu:uma boa oportunidade para reforçar!!! :) n sei se irá cair mt mais... penso eu de k.....!

ESPEREMOS QUE NÃO,MAS AMANHA,AINDA PODE DESCER

por srosa » 3/5/2006 11:17

uma boa oportunidade para reforçar!!! :) n sei se irá cair mt mais... penso eu de k.....!

Registado: 19/10/2005 15:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado: