Caldeirão da Bolsa

Atenção á Cimpor !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DOW » 15/5/2006 14:16

DOW Escreveu:
Cimpor paga dividendo de 0,19 euros a partir de 2 de Junho
A Cimpor vai começar a pagar o dividendo de 0,19 euros por acção referente ao exercício de 2005 a partir do dia 2 de Junho.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Cimpor vai começar a pagar o dividendo de 0,19 euros por acção referente ao exercício de 2005 a partir do dia 2 de Junho.

A construtora anunciou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que «a partir do dia 2 de Junho de 2006, estão a pagamento os dividendos relativos ao exercício de 2005».

Com base na data avançada pela Cimpor, as acções começam a negociar sem direito ao dividendo a 30 de Maio.

Pois é Ulisses, ela lá vai seguindo o seu caminho solido que até parece betão, sem se importar com nada...

Bem... retiro o que disse... :)

A Cimpor é uma das que mais está a sofrer com esta queda dos mercados, em três dias já perdeu 6%... depois de quebrar os 5.50 onde pensei que se segurasse, disparou o meu stop e lá se foram elas com uma menos valia engraçada... :lol:
Vou ficar atento até onde vai a queda para tentar reentrar num possivel ponto de viragem.

Registado: 29/12/2005 1:10

por ptmasters » 15/5/2006 13:05

Boas,

Bom, pensei que a zona dos [5,50 - 5,54] fosse uma zona "interessante", onde a cotação parasse por aí.

Ainda ponderei uma entrada nos 5,52, mas fiquei-me pelas intenções.

Mas o "aparente" sentimento negativo geral, parece estar a ter as suas consequências.

Não obstante, parece-me importante e para que a CIMPOR continuasse no seu canal, um fecho acima dos 5,52 recomendava-se.

Os vossos comentários, desde já agradeço igualmente.

Um abraço e bn
Anexos
cimpor.png
cimpor.png (21.4 KiB) Visualizado 1013 vezes
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por pcsilva » 9/5/2006 20:11

Elias,

boa análise. Vou pensar em manter a posição, até porque acredito no valor da Cimpor.

Obrigado.

Registado: 9/9/2004 19:36

por Elias » 9/5/2006 19:51

pcsilva Escreveu:Ulisses,

eu entrei na Cimpor a 5,22 depois de ler as suas análises. Não estou nada arrependido, já vou com uma valorização superior a 11% desde Março.

Em principio vou largá-las antes do ex-dividendo.

Segundo a minha lógica, e corrija-me se estiver errado, pago 20% sobre os dividendos. Se decidir vendê-las antes do ex-dividendo, pago apens 10% de mais valias no IRS de 2006. Sempre se ganha 10% das mais valias, certo?

Abraço.

Não me parece assim tão óbvio, por duas razões.

Primeiro, porque a tendência é de alta e provavelmente em poucos dias volta ao valor a que estava antes do dividendo - foi o que aconteceu com diversas outras acções, como Mota, Jerónimo, Brisa e Sonae, por exemplo.

Segundo, porque se o dividendo é de 19 cêntimos, os 20% só incidem sobre esses 19 cêntimos, ou seja o imposto será de cerca de 3,8 cêntimos. Ora se o último dia com direito a dividendo fosse hoje e tivesses vendido a 5,80 tinhas uma valorização de 58 cêntimos desde os 5,22 ou seja o imposto ia ser de 5,8 centimos por acção - mas não recebias o dividendo. Se o ex-dividendo fosse amanhã e vendesses amanhã (a 5,61) ias pagar 3,8 de imposto dos dividendos mais 3,9 sobre os 39 cêntimos da valorização restante (5,22 a 5,61). Ou seja no total pagavas 7,7 cêntimos por acção. Contas feitas, a diferença entre vender e não vender antes do dividendo seria de 1,9 cêntimos, ou seja 0,3% do valor da cotação actual, o que me parece pouco expressivo. Tendo em conta a tendência bull que referi, acho que essa diferença se recupera em muito pouco tempo (aliás é frequente as variações diárias serem superiores a 1%).

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por daviddias » 9/5/2006 19:34

mas se o teu escalão marginal de IRS for mt elevado nao compensa.. tens de fazer bem as contitas.. bye..
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

por vieira » 9/5/2006 19:25

Errado, porque só se engloba no IRS, 50% do valor dos dividendos recebidos. :wink:

Registado: 9/12/2005 18:40

por pcsilva » 9/5/2006 19:21

Ulisses,

eu entrei na Cimpor a 5,22 depois de ler as suas análises. Não estou nada arrependido, já vou com uma valorização superior a 11% desde Março.

Em principio vou largá-las antes do ex-dividendo.

Segundo a minha lógica, e corrija-me se estiver errado, pago 20% sobre os dividendos. Se decidir vendê-las antes do ex-dividendo, pago apens 10% de mais valias no IRS de 2006. Sempre se ganha 10% das mais valias, certo?

Abraço.

Registado: 9/9/2004 19:36

por DOW » 9/5/2006 14:12

Cimpor paga dividendo de 0,19 euros a partir de 2 de Junho

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A construtora anunciou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que «a partir do dia 2 de Junho de 2006, estão a pagamento os dividendos relativos ao exercício de 2005».

Com base na data avançada pela Cimpor, as acções começam a negociar sem direito ao dividendo a 30 de Maio.

Pois é Ulisses, ela lá vai seguindo o seu caminho solido que até parece betão, sem se importar com nada...

Registado: 29/12/2005 1:10

por Ulisses Pereira » 9/5/2006 13:23

O PSI continua a corrigir e a Cimpor continua, indiferente a tudo, a sua escalada ascendente. Mantenho a mesma opinião que há largos meses venho defendendo em relação à Cimpor e que não vejo razões para alterar.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições longa ssobre a Cimpor.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-cimpor1.GIF
forum-cimpor1.GIF (21.01 KiB) Visualizado 1308 vezes
forum-cimpor2.GIF
forum-cimpor2.GIF (22.97 KiB) Visualizado 1287 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 2/5/2006 14:07

agoudal, as regras clássicas da At dizem-te que para traçares um canal ascendente, deves começar por encontrar a parte inferior do canal e não o oposto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Agoudal » 2/5/2006 14:00

agoudal Escreveu:Já agora uma dúvida sobre AT:

Cem Escreveu:Isto é, nos casos gerais a inclinação e o limite inferior da LTAscendente é dado pela união de 2 mínimos de swings significativos. A banda superior seria então paralela, como foi o caso, devendo abarcar nesse caso os máximos de todas as cotações.
Cem

Fazer o contrário, isto é, desenhar primeiro a banda superior da LTA e traçar depois a paralela, é tecnicamente incorrecto?

É que a paralela da banda superior desenhada pelo Lincan cruza os 5.53 do fecho de 6ª feira...

Era isto que queria dizer: ver em baixo.

Tecnicamente é aceitável esta forma de desenhar canais?

Obrigado
Anexos
CIMPOR.bmp
CIMPOR.bmp (241.25 KiB) Visualizado 1489 vezes
Ainda estou com dúvidas. Mesmo assim corro o risco.

Registado: 15/2/2006 23:08

por StockGalaxy » 30/4/2006 23:08

agoudal Escreveu:É que a paralela da banda superior desenhada pelo Lincan cruza os 5.53 do fecho de 6ª feira...

Epá eu sou muito novo em AT pelo que não me guio ainda muito pelo que manda a biblia da AT (ainda estou a aprender o básico).
A sensação que tenho é que aCimpor andou colada ao topo do canal, agora a linha de suporte do canal... se é paralela ou não... nõa me parece que seja ciência exacta. Eu desenho conforme me faz mais sentido e não como manda a AT.
Agora lá que os indicadores estão negativos estão e tem a MA50 por perto.
Penso que não chega lá a não ser que se dê uma grande correcção do mercado já na 3ª feira.
Cimpor ainda vai entregar dividendos a 31 Maio... se bem que ainda falta 1 mês mas há sempre alguma acumulação antes do ex-div.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Agoudal » 29/4/2006 22:58

Boas a todos,

No Expresso deste fim-de-semana é referido, no caderno principal (1ª página, coluna da esquerda), que a "CIMPOR aposta na China", querendo "comprar empresas na China, Índia e América Latina... "que permitam aumentar a capacidade produtiva em 6MM de toneladas por ciclo de 5 anos"...

... Esta notícia é nova? Poderá ter impacto na cotação?...

Já agora uma dúvida sobre AT:

Cem Escreveu:Isto é, nos casos gerais a inclinação e o limite inferior da LTAscendente é dado pela união de 2 mínimos de swings significativos. A banda superior seria então paralela, como foi o caso, devendo abarcar nesse caso os máximos de todas as cotações.
Cem

Fazer o contrário, isto é, desenhar primeiro a banda superior da LTA e traçar depois a paralela, é tecnicamente incorrecto?

É que a paralela da banda superior desenhada pelo Lincan cruza os 5.53 do fecho de 6ª feira...

Não sou entendido de AT, mas estou interessado em perceber o máximo...

(e já percebi que o Cem é um dos entendidos cá do sítio)

Obrigado pelos esclarecimentos.
Ainda estou com dúvidas. Mesmo assim corro o risco.

Registado: 15/2/2006 23:08

por StockGalaxy » 29/4/2006 17:28

MACD a enfraquecer.
Quebra em baixa da LTA no RSI.
Poderá ainda vir tocar a base do canal ascendente?
Anexos
CPR.PNG
CPR.PNG (49.05 KiB) Visualizado 1696 vezes
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por valves » 28/4/2006 22:58

basicamente deve estar a fazer um movimento de retração/consolidação em torno desses valores ( depois há que descontar o dividendo )e provavelmente ficará assim um par de meses ...

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por ptmasters » 28/4/2006 22:54

Boas,

Aqui vai a "minha visão" sobre a CIMPOR.

Continua a ser uma das acções que mais tenho negociado, apesar de ter diminuído a minha exposição desde 11/04.

Parece-me que a zona dos 5,41 - 5,44 funcionem como suporte, pois representam neste período temporal o limite inferior da LTa como também 61,8% de retracement.

Comentários agradecem-se

Um abraço e bom fim de semana
Anexos
cimpor.png
cimpor.png (23.5 KiB) Visualizado 1792 vezes
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

por Menor_Valia » 12/4/2006 14:18

Saudações!!

ilustre Cem Escreveu:Para o caso o que sobressai é o óptimo aspecto técnico da Cimpor, o resto são detalhes!

Não gostei de ver a Cimpor a bater naquele limite superior do canal... se o limite inferior fosse mais inclinado(parece-me plausível) o titulo ficava ainda com melhor aspecto... :wink:

Um abraço,

JR

Registado: 3/12/2005 16:58

por Cem » 12/4/2006 13:44

Amigo Minus:
É óbvio que há muitas maneiras de traçar canais, aqui ajusta-se bem o ditado de cada cabeça sua sentença!
Eu creio que o nosso amigo Portugamestre quis seguir a forma tradicional e consensual de traçar um canal ascendente conforme mandam os bons cânones da Análise Técnica.
Isto é, nos casos gerais a inclinação e o limite inferior da LTAscendente é dado pela união de 2 mínimos de swings significativos. A banda superior seria então paralela, como foi o caso, devendo abarcar nesse caso os máximos de todas as cotações. Aqui talvez a banda superior pudesse ser arrastada paralelamente um pouco mais para cima, só que provavelmente a banda em causa foi traçada anteriormente quando todas as cotações se encontravam lá "dentro" do range.
Para o caso o que sobressai é o óptimo aspecto técnico da Cimpor, o resto são detalhes!
Abraço.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Menor_Valia » 12/4/2006 13:15

Saudações!!

ilustre ptmasters Escreveu:Fica aqui também, a minha "visão" :lol: , que agradeço desde já, os vossos comentários à mesma, e especificamente aos valores que dei.

Desculpe a minha ignorância, mas não percebi bem o limite superior do canal ascendente... o canal não deveria ser todo ele um pouco mais inclinado para cima?

Um abraço,

JR

por ptmasters » 12/4/2006 11:59

Boas,

Sendo um dos títulos que mais negoceio, está na hora de puxar isto para cima.

Os últimos máximos têm vindo a ser feitos com diminuição de volume, o que parece apontar para uma pequena correcção.

A descida de ontem, com algum volume, despoletou igualmente um sinal bear no MACD.

Os valores que encontro de referência são:

zona dos 5,27 - 5,28 (para já, base do canal ascendente)
zona dos 5,34 - 5,36 (50,0% Fin Ret)
zona dos 5,40 - 5,43 (61,8% Fin Ret)

Gostava que o ulisses desse igualmente a sua opinião quanto valores de referência para uma "ligeira" correcção.

Fica aqui também, a minha "visão" :lol: , que agradeço desde já, os vossos comentários à mesma, e especificamente aos valores que dei.

1 abraço

por j.pinto » 3/4/2006 16:46

Parece que ainda não se acabou o gás!!
Lá vai outra vez.

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

por Ulisses Pereira » 24/3/2006 14:04

Caro Menor Valia, quando nada se altera na análise que fiz sobre a Cimpor, não escrevo nada. Acho que, por vezes, as pessoas escrevem demais.

Respondendo à tua questão, não há resistências relevantes pela frente da Cimpor. Mantenho a análise que fiz neste mesmo tópico sem nada alterar.

Disclosure: Os meus clientes continuam a manter posições longas sobre a Cimpor.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próxima resistência relevante nos 5,85-5,90?

por Menor_Valia » 24/3/2006 11:57

Saudações!!

Caros Ulisses e demais entendidos, qual é a próxima resistência relevante da Cimpor? Muito se tem escrito sobre a Semapa, mas julgo que o comportamento recente da Cimpor também merece um breve comentário. Desde já, o meu obrigado.

Um abraço,

JR

ao melhor é melhor

por Barra » 7/3/2006 23:46

É por essas e por outras que já me escaparam, que tomei uma decisão importante:

Quando tenho a certeza que quero comprar ou vender, coloco ordem ao melhor. Até porque não estou o dia inteiro ao computador.

Apenas olho os cofres para ver as quantidades que satisfazem a minha ordem e vai disto....

Estou calejado de situações que acredito e deixei escapar. Chegou e bastou.

Registado: 19/10/2004 19:26

por ptmasters » 7/3/2006 18:54

Como andam meio imprevisíveis estes movimentos da CIMPOR, quer para cima, quer para baixo, ando com várias ordens por lá espalhadas, quase de 0,03 € em 0,03 €...

Algumas vêm cá parar de certeza :mrgreen: :mrgreen:
...e outras voam...

1 ab

Próximo

Quem está ligado: