Caldeirão da Bolsa

AI BCP BCP, QUE SE PASSA CONTIGO??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 27/4/2006 17:28

Apenas coloquei o meu exemplo porque constantemente se fala no BCP como se fosse o "cancro" da bolsa nacional, quando na minha opinião é dos titulos com mais potencial da bolsa portuguesa. Vejam os mercados onde está inserido, os seus indicadores e seu potencial (porque não tenham duvida que a receita de portugal poderá ser "insignificante" num futuro próximo tendo em conta os resultados do grupo). Quase sempre que se fala do BCP é para "denegrir".

Pois bem, na minha opinião o facto de se perder na bolsa trata-se de estar no sitio errado à hora errada (e nesse caso de quem é a culpa senão de cada investidor?!). Poder-se-ia dizer que houve muitos (e ainda bem) que ganharam muito dinheiro nos mercado entre 2000 e 2003 (inicio do que considero o bull market), mas não possui uma unica acção nesse periodo. Melhor que estar no sitio errado à hora errada é não estar em sitio nenhum e dormir descansado. Quando senti que eu e o mercado falavamos do mesmo assunto resolvi entrar (quando começarmos cada um a defender o seu ponto de vista, serei o primeiro a sair).

PS: Nunca culpem o mercado, o mercado tem sempre razão... Notar isso está na capacidade de cada um.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista_ » 27/4/2006 17:27

Vieira Escreveu:O mercado diz "ahh e tal, esta queda é porque vão aumentar a oferta sobre o BPI". Então se aumentarem a oferta, a probabilidade de ganharem a OPA aumenta substancialmente, logo isso deveria ser bom para a cotação do BCP. Então se o mercado reagiu positivamente a uma aumento de capital de 4 mil milhões, ia reagir mal a mais um mil milhão?

Você fala de "mais mil milhões" como se isso fossem trocos!!... e ainda assim talvez nem mais mil milhões cheguem!? A mim parece-me que o mercado percebeu que ou o BCP paga muito caro pelo BPI ou não o consegue comprar... como já disse ambas as situações são más para o BCP!

Neste momento se tivesse de apostar (ainda bem que não tenho :) ) diria que o BCP não vai conseguir comprar o BPI...

AA Escreveu:- a OPA concretiza-se a 5.70 € conforme pretensão do BCP,

- a Opa não se concretiza e o BPI regressa rápidamente aos valores a que cotava antes do anúncio da mesma.

A primeira, se pudesse apostar, metia lá o meu dinheirinho todo como não se concretiza, a segunda também apostaria bastante em como não se concretizaria mas... já não apostaria nada :lol:

Registado: 17/3/2003 22:51

...

por Negocios Mendes » 27/4/2006 17:15

Vieira Escreveu:Olhem-me só estas duas operações de hoje...

Mas há tubarões interessados na acção? Então não é uma faca em queda e que não vale nada, blá blá blá?

Enfim, tudo muito estranho... :roll:

Sinceramente ainda gostava de perceber o porque de mostrar as quantidades que sao negociadas... mas quem disse que aquele 1000K ou 1500K foi comprado/vendido?
Se foi negociado, é porque alguem vendeu e alguem comprou.
Agora, uma verdade irrefutavel é que a accao desceu (mais uma vez) e isso só demonstra que há mais pressao vendedora.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por pedras11 » 27/4/2006 17:10

Vieira Escreveu:
Mas há tubarões interessados na acção? Então não é uma faca em queda e que não vale nada, blá blá blá?

Claro que há interesse no BCP Vieira :!: Mas não é para ganhar dinheiro de hoje para ontem, como vejo na maioria dos investidores do caldeirão. Tu falas em 1 milhão que é de tubarão :?: Então ainda há dias compraram 65milhões a 2,65. Isso é o quê :?: Ordens de 1 milhão no BCP é quase todos os dias.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por DOW » 27/4/2006 17:05

Vieira Escreveu:Olhem-me só estas duas operações de hoje...

se calhar foi o JCS a reforçar :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

Re: BCP

por longBlackCandle » 27/4/2006 17:00

JCS Escreveu:
Alex, sou dos poucos (unico talvez no fórum :?: ) que tenho BCP desde €1,30 e há cerca de 3 anos (sem ainda ter vendido uma unica acção e fazendo de vez um quando um reforço ou outro - principalmente porque acredito no potencial do grupo -). A mais valia está nos 7 digitos há já algum tempo e há mais de 1 ano (o que também é positivo). Como se pode dizer que é um titulo onde é dificil criar valor? Tudo depende da altura e valor a que se entram nos titulos... Não no BCP porquê?
JCS

Uauu! 7 digitos de mais valia!
Supondo que comprou todas as BCP a 1.30 significa que tem investido pelo menos 1,171,170 € (considerando o preço BCP actual de 1.42).
Não é para todos, não senhor ... ;-)

Cumprimentos.

Registado: 2/6/2005 13:54

por vieira » 27/4/2006 16:45

Olhem-me só estas duas operações de hoje...

Anexos
BCP.PNG
BCP.PNG (6.98 KiB) Visualizado 1990 vezes

Registado: 9/12/2005 18:40

por JCS » 27/4/2006 16:27

Alex Tomás Escreveu:mas quais bull markets??? só se fôr nas outras accoes, porque no BCP nao se pode dizer que tenha havido bull market...

Alex, sou dos poucos (unico talvez no fórum :?: ) que tenho BCP desde €1,30 e há cerca de 3 anos (sem ainda ter vendido uma unica acção e fazendo de vez um quando um reforço ou outro - principalmente porque acredito no potencial do grupo -). A mais valia está nos 7 digitos há já algum tempo e há mais de 1 ano (o que também é positivo). Como se pode dizer que é um titulo onde é dificil criar valor? Tudo depende da altura e valor a que se entram nos titulos... Não no BCP porquê?

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por pedras11 » 27/4/2006 16:15

Também pode estar acontecer os vendedores serem em número superior aos compradores! :mrgreen:

por aa » 27/4/2006 16:11

O curioso é o BPI estar a subir bem e com volume, como já se soubesse que vai haver subida nos valores oferecidos pelo BCP pelo BPI ou então uma OPA concorrente.

Tendo em consideração que o preço oferecido pelo BPI quase duplica a respectiva cotação nos finais de 2005, penso que o mais provável é:

- a OPA concretiza-se a 5.70 € conforme pretensão do BCP,

- a Opa não se concretiza e o BPI regressa rápidamente aos valores a que cotava antes do anúncio da mesma.

É o que penso mas posso muito bem estar enganado(acontece com frequência :mrgreen: ).

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por vieira » 27/4/2006 16:08

Quanto mais o mercado pensar que o BCP não irá conseguir comprar o BPI, mais eu penso que alguem vai tentar comprar o BCP... :roll:

Esta descida da cotação do BCP faz-me lembrar aquele rumor de Profit Warning na PT uma semana antes da OPA (a cotação passou de 8,30 para 8,10). Profit Warning, se depois a PT apresentou lucros? :?

O mercado diz "ahh e tal, esta queda é porque vão aumentar a oferta sobre o BPI". Então se aumentarem a oferta, a probabilidade de ganharem a OPA aumenta substancialmente, logo isso deveria ser bom para a cotação do BCP. Então se o mercado reagiu positivamente a uma aumento de capital de 4 mil milhões, ia reagir mal a mais um mil milhão?

Eu geralmente invisto com racionalidade, e investi quando o BCP estava a 2,57 e estou a perder muito muito dinheiro, mas continuo a achar esta queda muito muito estranha.

A prova dos nove, vou tirar para a semana quando for investigar as carteiras de Abril dos fundos de acções nacionais (suspeito que se devem ter carregado de BCP's...) :roll:

Registado: 9/12/2005 18:40

por xico » 27/4/2006 15:59

Obrigado, Ulisses e Ovos Moles, fiz provávelmente um erro crasso, estava à espera de um ponto de entrada, há uns tempos, porque acredito na acção, mas o ponto a que entrei foi nos 2.52 :shock:

O mercado não foi para o rumo que eu pretendia :? , mas continuo a achar que a acção tem interesse.

Continuo para já dentro.

Abração,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por artista_ » 27/4/2006 15:46

Duvido que as quedas se fiquem por aqui, a pressão vendedora continua a ser bastante forte e a cotação mantêm-se perto dos mínimos da sessão...

Parece-me que esta luta e a forma como a administração do BPI tem reagido faz o mercado pensar que, ou o BCP jamais conseguirá comprar o BPI ou terá de pagar muito mais do que aquilo que ofereceu (mesmo os 6.30€ deverão ser curtos)...

Qualquer um destes dois cenários é mau para o BCP!

O BCP também não ficou muito bem visto na forma como lançou a OPA, depois de ter perdido a corrida ao BCR. A imagem da administração do BCP parece-me bastante abalada, dá a entender que não sabem "fazer as coisas", talvez o FU tenha razão com o "está muito atrevido"...

por Ulisses Pereira » 27/4/2006 14:40

Um movimento de 3 anos com a cotação a ganhar 100% enquadra-se, por largem marga, em qualquer definição clássica de "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Negocios Mendes » 27/4/2006 14:38

(...)Mas isto é a minha modesta opinião, cada vez mais buy & hold nos bull markets é dos melhores cenarios de investimento que pode haver.
Cumprimentos
Ovos

Caro Ovos Moles (ai o colesterol),

Concordo com quase tudo, mas nao queria deixar de dizer isto: "buy & hold nos bull markets", mas quais bull markets??? só se fôr nas outras accoes, porque no BCP nao se pode dizer que tenha havido bull market... ou estarei enganado (costuma acontecer estar enganado).
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

BCP

por Ovos Moles » 27/4/2006 14:09

Eu acho que o problema de muitos investidores é olharem para as acções num cenário de muito curto-prazo.
O que se pode dizer sobre o BCP: sector da moda (financeiro), cerca de 700 bancos na Europa vão desaparecer, os movimentos de concentração na banca têm sido fortissimos.
BCP, qual o objectivo da OPA sobre o BPI: aproveitar a rede de balcões em Angola pq os resultados forma muito bons??(não me parece mesmo porque esses resultados foram impulados por um operação financeira que beneficiou da valorização da moeda local); será por querer crescer dentro de Portugal???(é provavel, todos os anos devem perder mais clientes do que ganham sobre a concorrencia, uma concentração deste tipo ia dar massa critica suficiente para não se chatearem durante uns tempos, para não falar do beneficio arrecadao pelas sinergias).
Na minha opinião BCP buy & hold, os racios EV/EBITDA, EPS, DCF e PER estao muito atractivos, a nivel tecnico ja teve melhores dias mas o RSI começa a identificar alguma exaustão provavelmente vem testa a MM 200 nos 2.32. Da teoria para a pratica, se vai para 2.35 buy, se vai para 2.2 tem de ser 2xbuy, se vai para 2.03 meus amigos 4xbuy e por ai adiante.
Mas isto é a minha modesta opinião, cada vez mais buy & hold nos bull markets é dos melhores cenarios de investimento que pode haver.
Cumprimentos
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

Re: bcp

por bolinha » 27/4/2006 14:07

paulo godinho Escreveu:Penso que o bcp vira tocar a mmdos 200 dias que se encontra nos 2.36 e ai sim podera haver inversao no papel

Em todos os teus posts, independentemente da empresa em questão dizes sempre que a cotação irá tocar as MM.... :roll:

Registado: 26/7/2005 20:28

bcp

por paulo godinho » 27/4/2006 13:44

Penso que o bcp vira tocar a mmdos 200 dias que se encontra nos 2.36 e ai sim podera haver inversao no papel

Registado: 7/9/2005 19:10

por Ulisses Pereira » 27/4/2006 13:18

Shevet, os movimentos nos mercados são mais simples do que parecem, mas o pessoal gosta de complicar. Gosta sempre de meter uma teoria da conspiração para apimentar a história e justificar os movimentos que vão contra as suas opiniões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por aa » 27/4/2006 13:11

pedras11 Escreveu:
ptmasters Escreveu: a julgar pelo movimento que o BPI parece estar a ter hoje, parece que o mercado acredita que haverá uma revisão do preço por acção oferecido pelo BCP sobre o BPI, o que resultaria igualmente num maior esforço por parte do BCP e consequente degradação do preço da acção.
Um ab e bn

O núcleo duro do BPI já disse tudo: NÃO VENDE, nem que seja a 10euro! Não estou a ver o BCP subir a "parada" a menos que seja para "folclore".

Eles até podiam dizer que não vendiam por 100 €...pedir não custa nada! :mrgreen:

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por pedras11 » 27/4/2006 13:05

ptmasters Escreveu: a julgar pelo movimento que o BPI parece estar a ter hoje, parece que o mercado acredita que haverá uma revisão do preço por acção oferecido pelo BCP sobre o BPI, o que resultaria igualmente num maior esforço por parte do BCP e consequente degradação do preço da acção.
Um ab e bn

O núcleo duro do BPI já disse tudo: NÃO VENDE, nem que seja a 10euro! Não estou a ver o BCP subir a "parada" a menos que seja para "folclore".

por artista_ » 27/4/2006 13:02

Ulisses Pereira Escreveu:Claro que há sempre que considerar a hipótese desta OPA - aos preços a que foi lançada - ter sucesso, mas eu não acredito nisso. Nem o mercado...

Nem o meu cão acredita... :lol: :lol:

por ptmasters » 27/4/2006 12:31

Não tendo eu qualquer acção do BCP ou BPI, a julgar pelo movimento que o BPI parece estar a ter hoje, parece que o mercado acredita que haverá uma revisão do preço por acção oferecido pelo BCP sobre o BPI, o que resultaria igualmente num maior esforço por parte do BCP e consequente degradação do preço da acção.

Por outro lado, estou curioso para ver como reage o FTP às "provocações" feitas ontem pelo FU.

Um ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Isto é tudo muuuuuito estranho!!!

por Shevet » 27/4/2006 10:46

Então o mercado fecha ontem com 1 milhão e tal a comprar a 2,46 e 300 e tal mil a vender a 2,47

se realmente a intenção era de comprar podiam ter ido buscar essas 300 e tal mil e assim fechava a 2,47

mas tal não aconteceu, eles querem mesmo partir o bcp, será que não ha por aqui uma certa manipulação??

isto não me cheira bem, até porque o Mechanic ja pôs o pé no balde de estrume, como ele proprio disse :lol:

não, falando serio isto não é assim tão simples Ulisses, isto pode ser grande jogada, até mesmo interna!!!!!

Abraços,
Shevet

Registado: 14/2/2006 15:32

por pedras11 » 27/4/2006 10:46

Há praí um post onde o Marco António com toda a razão previa uma perda de potencial no curto prazo devido á forte explosão até os 2,8. E atribuía suportes os 2,5 e os 2,4(nível testado hoje). Não consegui encontrar. Tem gráfico e tudo! :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado: