Caldeirão da Bolsa

History's Hidden Engine: documentário na Net

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

E esse Gann é que é o meu novo fã?! ;-)

por leprechaun » 19/4/2006 20:59

Ó rico Cem...

...isso é que é discursar bem! :)

Mas olha que é fraude e dolo tentar confundir o micro-miolo de um Gnomito tão parolo... e com cara de ser tolo!!! :mrgreen:

Ai... e que fominha de bolo... eu quero é colo!!! :lol:

OK... OK! Depois da auto-psicanálise, vamos cá ver o que é que eu (não) percebi lá do tal Gann mai-lo o quadrado do nove que o mercado assim comove!

Ou seja... e como é que eu faço essa rabiscada pró alto céu apontada?! Mas se for queda danada 'inda levo é sarrafada!!! :shock:

Hum... o melhor é 'tar quieto, não me meto nesse aperto! :roll:

Pauta e ciclos... ainda vá... mas magias e feitiço!... sape gato lá com isso!!! :twisted:

Ora enfim, é o que sei, e com esse saber ganhei a vender o que comprei...

...ouro fino e de lei...

Rui leprechaun

(...que nos inline sou rei!!! :))

PS: Yeah!!! Levo nisso a palma ao Gann...

...vou ganhar mais amanhã!!! :clap:

E já não são 6... mas 10!... :!:

...sempre a lucrar sem revés!!!!! :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por JAOR » 19/4/2006 14:17

Obrigado pela resposta Cem .

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Resposta

por Cem » 19/4/2006 14:01

Amigo JAOR:
No caso em questão o valor em causa baseou-se num pequeno estudo que encontrou valores coincidentes entre um retracement importante de Fibonacci, levando em conta o máximo e mínimo do DAX atingidos este século, e os diagramas da Square of Nine de Gann.
Convém enquadrar o valor citado como mera curiosidade e não dar-lhe uma importância excessiva, até porque ainda não vi referido esse target por ninguém até hoje.
Portanto este target terá certamente um valor praticamente nulo no chamado mundo dos Analistas, aproveitando mais uma vez para acrescentar que me considero um trader e não um Analista.
Fico no entanto deveras surpreendido por ninguém ter divulgado estas conclusões no DAX sabendo-se que há muitos milhares de traders na Europa que se guiam apenas pelos gráficos de Gann. Ou se nada dizem é porque querem manter secretos os seus targets de trading!
Não serei eu certamente nenhum bruxo se acertar, até porque o estudo é baseado numa teoria que não desenvolvi e se portanto isso acontecesse o crédito seria na totalidade de Gann, mas era giro ver até que ponto os estudos da maior lenda dos mercados do século passado batem certo com os seus cálculos matemáticos...
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Re: History's Hidden Engine: documentário na Net

por JAOR » 19/4/2006 13:04

Cem Escreveu:
Cem Escreveu:..........
Segundo esta teoria, aplicando uma das suas quadraturas de tempo e preços, é possível que o DAX possa encontrar um topo importante neste ano nos 6670 pontos.
:mrgreen: Vale o que vale, pode ser uma previsão arrojada ou até irrealisata nesta altura do campeonato, mas era bonito ver se esta importante pesquisa de equilíbrios emocionais pode ou não ser confirmada!
Faço notar que o valor em causa nada tem a ver com o seguimento ou aplicação do sistema de trading que utilizo no caso do índice em causa.

Cem

Boa tarde, como chegou a esse valor ???

Desde já o meu muito obrigado .

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Re: History's Hidden Engine: documentário na Net

por Cem » 19/4/2006 10:57

leprechaun Escreveu:O premiado realizador norte-americano, David Edmond Moore, realizou um documentário com cerca de 1 hora de duração, focado nas teorias de Ralph Elliot e Robert Pretcher acerca do denominado "Wave Principle".

Essencialmente, a tese central do Wave Principle e da novel ciência da Socionomics é que os acontecimentos sociais, incluindo as oscilações do mercado, são uma consequência directa do humor (mood) melhor ou pior da sociedade, e não o inverso, como mais comumente é aceite.
Quite interesting stuff, indeed! Deveras, aquilo que desde logo me cativou para o estudo e aprofundamento deste controverso tema das Elliot Waves foram justamente as considerações teóricas a ele subjacentes, ou seja, para mim também sempre foi evidente e intuitivo que os acontecimentos exteriores são uma consequência do estado interior do indivíduo e não o contrário. É de dentro que tudo parte e aquilo que somos reflecte-se e modifica o ambiente em que nos movimentamos. E à escala social esse fenómeno é ainda mais visível.

PS: Ah! E não seguir o espírito da manada (herd behaviour)... dizem Pretcher e cambada! :mrgreen:

Esqueci-me de dizer que o Fibonnaci também está lá... nice, que eu simpatizo com o moço... oh yeah! :lol:

Amigo Gnomo cantor: (gostei particularmente da parte da música do Jimmy Cliff, diz-me muito acerca da minha juventude passada em Moçambique e África do Sul!)

O assunto focado é uma parte muito interessante acerca do que tenho vindo a batalhar ultimamente acerca do comportamento das multidões nos mercados.
Se soubermos o que os actores activos pensam em qualquer altura dentro de determinadas escalas temporais é estatisticamente possível colocarmos as probabilidades do nosso lado para que o dinheiro flua no sentido da aposta especulativa.
Um passo muito mais avançado acerca das Elliott Waves e ricochetes de Fibonacci pode ser dado com a teoria de W. D. Gann na matéria que se relaciona com as quadraturas de tempo e preços. Poucos avançam nestes meandros devido à reputação negativa esotérica do seu autor, só que esquecem a quantidade excepcional de previsões ininterruptas publicamente levadas a cabo por Gann entre os anos dez a trinta do século passado antes de se "retirar" para as suas congeminações cósmicas misteriosas.
Este tema quase impenetrável para a esmagadora maioria das pessoas e traders tem tudo a ver com "moods" e emoções sazonais probabilísticas onde se podem projectar zonas de fortes equilíbrios que prenunciam viragens de mercado importantes.
Segundo esta teoria, aplicando uma das suas quadraturas de tempo e preços, é possível que o DAX possa encontrar um topo importante neste ano nos 6670 pontos.
:mrgreen: Vale o que vale, pode ser uma previsão arrojada ou até irrealisata nesta altura do campeonato, mas era bonito ver se esta importante pesquisa de equilíbrios emocionais pode ou não ser confirmada!
Faço notar que o valor em causa nada tem a ver com o seguimento ou aplicação do sistema de trading que utilizo no caso do índice em causa.

Também não podes exagerar nos retornos :shock: , um aumento de 6 vezes do capital em cada ano é sempre possível, sim, mas à custa de um risco de ruína quase certo! :cry: Retornos grandes implicam riscos enormes, o balanço equilibrado deste binómio (tendo sempre o risco debaixo de olho permanente) devia ser a preocupação de cada especulador que aspira a ganhar muito dinheiro nos mercados. Fixa bem isto que acabei de dizer, quem avisa amigo é! :roll:
Abraço e boa sorte.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Here comes the Sun... oh finally!!! :-)

por leprechaun » 19/4/2006 2:41

Here Comes the Sun

Beatles

Here comes the sun
Here comes the sun, and I say
It's all right

Little darling, it's been a long cold lonely winter
Little darling, it feels like years since it's been here
Here comes the sun,
It's all right

Little darling, the smiles returning to the faces
Little darling, it seems like years since it's been here
Here comes the sun,
It's all right

Sun, sun, sun, here it comes

Little darling, I feel that ice is slowly melting
Little darling, it seems like years since it's been clear
Here comes the sun,
It's all right

Here comes the sun,
It's all right
It's all right

Listen to it! :P
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Waiting for the Sun!!!

por leprechaun » 19/4/2006 2:33

Waiting for the sun

The Doors

At first flash of eden, we race down to the sea
Standing there on freedom’s shore

Waiting for the sun
Waiting for the sun
Waiting for the sun

Can you feel it now that spring has come.
And it’s time to live in the scattered sun.

Waiting for the sun
Waiting for the sun
Waiting for the sun

Waiting... waiting... waiting.... waiting!
Waiting for you to - come along
Waiting for you to - hear my song
Waiting for you to - come along
Waiting for you to - tell me what went wrong

This is the strangest life I’ve ever known

Waiting for the sun
Waiting for the sun
Waiting for the sun

Vendinho... e o 1º lucrinho! :-)

por leprechaun » 11/4/2006 16:14

Pois bem, com esta queda algo súbita do DAX e companhia, o meu inline atingiu há pouco a cotação máxima possível - 0.99-1.00 - pelo que o considero vendido a 0.99.

Feitas as contas: 1037 * 0.99 - 4,16 = 1022,47

Logo, no total aumentei agora o meu pecúlio para 1022,79€ já que ainda sobraram 0,32 da compra do inline.

Bem, este mês parece não haver mais oportunidades de negociar nenhum padrão sazonal, mas ainda tenho de ver se existe algum por aí muito escondido... ;)

Na negociação real optei, de novo, mal. Não comprei logo o inline à espera de uma recuperação do DAX até perto dos 6000 e a oportunidade esboroou-se com esta descida algo violenta.

Aliás, o cenário agora não tem que se lhe diga: é evidente e está à vista.

2º trimestre do "Ciclo dos Presidentes" in full play...

...time to "sell and go away"...

Rui leprechaun

(...hard to do!... easy to say! :))

E já tem animação esse inline... pois então! :-)

por leprechaun » 11/4/2006 10:34

Logo que acabei de colocar o anúncio da venda, alguém comprou 10.000 deste inline a 0.98.

Pessoalmente, eu nunca faria esse trade nestas circusntâncias. Em 1º lugar, o lucro agora é mínimo e, de resto, ele ainda cotou a 0.96-0.97 no início da sessão, logo pode muito bem lá voltar... and I hope so!

Depois, ainda que o risco seja diminuto, há sempre a possibilidade do DAX atingir a barreira superior dos 6200 pontos, até ao dia da maturidade, 19 de Abril, já que se encontra a apenas 4% dessa marca e se os índices americanos ainda tiverem alguma arrancada fulgurante, uma tal hipótese, se bem que remota, não deve ser inteiramente posta de lado.

Por fim, se o comprador não acredita nesta possibilidade - nem eu, aliás! - talvez fosse então melhor apostar no 7983Z (5500-6200) para Maio, que este ainda tem bom espaço para se mexer um bocadinho! É que, pelo que tenho observado, não é lá grande ideia deixar ir os warrants até à maturidade. Uma vez que não se pode negociá-los nas 4 últimas sessões, fica-se inteiramente dependente do que possa suceder então, e com o capital imobilizado ainda mais 3 dias até ser creditado na conta. Desvantagens demasiadas para o meu gosto, diga-se...

Bem, é claro que há ainda a possbilidade do comprador os pôr à venda a 0.99 como eu, mas repito que me parece risco demasiado para tão exíguo lucro.

Entretanto, o DAX não recupera, agora que isso me convinha! Eu bem digo que os trades de baixo risco são os melhores e não vejo nada tão seguro e compensador como esse belo inline 7983Z. Vamos lá ver se lhe chego ainda hoje...

...ai que se o moço me foge...

Rui leprechaun

(...não há ninguém que me aloje!:))

PS: E já vão 40.000 :!: que comprador tão baril !!!

Venda a 0.99... se lá chegar! :-)

por leprechaun » 11/4/2006 10:02

Para animar aqui o tema... e pq pela sua natueza não haverá muitos trades, aí uns 15 até Outubro e depois talvez apenas só um até final do ano... veremos!... ponho à venda ao preço de 0.99 os 1037 inline 7978Z (5200-6200) comprados ontem a 0.96.

Trata-se simultaneamente de uma questão de prudência e baixo risco, já que é esse o espírito que anima esta negociação... lentíssima!

Ainda assim, 3 cêntimos ou 3% num só dia não está nada mal! Seria, aliás, bastante mais numa conta real, já que uma tal compra deveria ter sido efectuada antes do fim de semana, obviamente, mas como só ontem tive a ideia, fica mesmo assim!

Anyway, vou ainda continuar a estudar mais alguns destes mini-padrões - como os que o Cem nos trouxe ontem - e talvez até os aplique aqui... e na conta real, quem sabe!

Para já, apenas conto voltar a negociar no final-início do mês, para aquele mínimo de 10% que a "magia do 1º dia" sempre tem dado... até ver!

Entretanto, na conta real arrisquei um pouco mais, tendo comprado há pouco um call para o trocar mais tarde pelo inline 7983Z (5500-6200), já para Maio, que é a melhor aposta do momento.

Ora veremos se aumento o rendimento...

Rui leprechaun

(...ou então, não me sustento! :))

Está lançado o desafio... 6:1 vou ganhar com muito brio! :-)

por leprechaun » 10/4/2006 18:22

Pois bem, acabo de ter agora uma ideia para concretizar tudo quanto venho dizendo acerca dos tais trades de alta probabilidade de sucesso, aproveitando simples padrões sazonais... dos tais institucionais! :P

Começando com um capital virtual de 1000 euros, vou procurar atingir a marca dos 6000 :!: no final do ano, negociando exclusivamente os padrões especiais de um só dia e também a última semana de negociação dos inline.

Deste modo, e para começar desde já, compro 1037 inline 7978Z (5200-6200) a 0,96. Total: 1037 * 0,96 + 4,16 = 999,68€ (aplico as comissões mais favoráveis da CDI).

Começo até por um trade não isento de algum risco, embora na prática eu procedesse de outra forma, comprando o inline uma semana antes para o vender no último dia de negociação ou qd ele alcançasse os 0,99 como várias vezes tem sucedido.

So... let's go on... come on... come on! \:D/

Até ao último trimestre do ano é só isto que eu faço: padrões de 1 dia e inline perto da maturidade. Depois, lá para Outubro se verá como decorrem as modas...

37 euritos de ganho é o que me espera...

Rui leprechaun

(...e já dá p'ra festejar a Primavera! :))

PS: Ah! De acordo com o que disse acima, NÃO vou reinvistir os lucros, excepto para a compra final do call com o qual devo mais que duplicar a soma conseguida até então...

...se o "Presidente" não me estragar o padrão!!! :mrgreen:

I Can See Clearly Now

por leprechaun » 10/4/2006 2:53

I Can See Clearly Now

Jimmy Cliff

I can see clearly now the rain has gone
I can see all obstacles in my way
Gone are the dark clouds that had me blind
It's going to be a bright, bright sunshiny day

I think I can make it now the pain has gone
And all of the bad feelings have disappeared
Here is the rainbow I've been praying for
It's gonna be a bright, bright sunshiny day

Look all around
There's nothing but blue skies
Look straight ahead nothing but blue skies

I think I can make it now the pain has gone
And all of the bad feelings have disappeared
I can see clearly now the rain has gone

Só vê o documentário quem quiser ser milionário! :-)

por leprechaun » 10/4/2006 2:48

Eu já o vi e tenho-o gravado aqui!

Aproveito para reavivar este tópico, já que "History's Hidden Engine" vem de novo referido num interessante artigo What's With All The Long Faces? focado essencialmente no actual "mood" social europeu.

Bem, quem se interessa um pouco por estas teorias do "Wave Principle" e a novel ciência... ou candidata a tal!... da Socionomics sabe bem o que é que esse artigo pretende indiciar...

Apesar do clima económico na Europa ter registado alguma melhoria nos últimos trimestres, um "mood" social negativo ou sorumbático indica o caminho do retorno ao Bear market, eis o que dizem os teóricos das Elliot Waves. Bem, com o Ciclo dos Presidentes - 2º e 3º trimestres negativos no 2º ano de mandato - a ser confirmado pelos estudos sazonais dos Hirsh... sinal de venda a 3 de Abril... este cenário parece-me merecedor de bastante atenção. Assim, talvez tenhamos aqui o início da pluri-anunciada queda que nunca mais aparecia!

OK... podem os cépticos dizer que de tanta vez gritar "Lobo!" alguma vez o bicho há-de aparecer. Será desta? Talvez...

Mas, e já que enveredei por este tema, é importante manter a perspectiva correcta dos números, ou seja, que queda será essa... se a houver?!

Deveras, e falando somente em termos estatísticos, não se trata de nada dramático, já que, tomando os últimos 60 anos, o S&P teve um declínio médio de 4,2% no total dos 2 trimestres. Ou seja, e tendo como referência os 1300 actuais, teríamos o índice ligeiramente abaixo dos 1250 daqui a 6 meses. Nada de especial... para já!

Mas atenção!... e por isso é que não convém talvez dramatizar muito... é que esses mesmos dados indicam que o último trimestre do 2º ano - justamente 2006! - tem o mais elevado ganho de TODOS os trimestres do ciclo, com uma espantosa valorização média de 7,6%!!! :!:

Logo, tudo somado, ainda acabávamos o ano nos 1350 pontos... bem acima do valor onde o começámos.

Já agora, entretive-me a fazer umas pequenas contas, muito por alto e logo com pouco rigor, que me dariam o resultado mais que apetecível de 6:1! :shock:

Explicando melhor... Se tudo decorresse na perfeição matemática destes dados estatísticos, e extrapolando-os para os índices europeus, o aproveitamento dos padrões sazonais típicos desde agora até ao final do ano poderia resultar num ganho terrífico de uns 500%!!! :!: Mais concretamente, 1000 euros hoje talvez se pudessem transformar em 6000 no dia 31 de Dezembro, negociando-os apenas em alguns dias específicos até Outubro e só então entrando longo no mercado, no ponto de inversão, tanto quanto possível. Este cálculo muito grosseiro não implica sequer o reinvestimento dos lucros - supostamente 10% em cada trade - obtidos na negociação de tão somente uma dúzia de dias nos próximos 6 meses e pressupõe que se chegaria com cerca de 2200 euros ao último trimestre, que seriam então investidos num call ligeiramente out-the-money e que, como tal, pudesse atingir a maturidade, em Dezembro, in-the-money.

Ah! E insisto que este até é um objectivo bem modesto... caso se verifique a tal valorização superior a 7% no último trimestre do ano, claro! Só que essa é sempre a suprema incógnita... cause you never know and you never will! Estava na disposição de fazer a experiência, mas confesso que ela exige demasiada disciplina e mais contenção do que aquela de que me sinto igualmente capaz. Alás, eu não resistiria a incluir aqui a negociação dos inline nas suas 2 semanas finais, o que deveria elevar a soma final em pelo menos mais 1000 euros.

Sim, já sei que os sábios logo arranjam mil argumentos para invalidar estes cáculos pueris, mas, deveras, eu conheço apenas um: discipline... or the lack of it!

Enfim, quem quiser comprovar a futurologia visionária à Nostradamus... ;)

Note-se, porém, que isto pressupõe a manutenção dos padrões bullish do 1º dia do mês, sextas-feiras de fecho de futuros e feriados americanos em que os mercados europeus estão abertos. Caso contrário... nada feito!

Por fim, quem negociar futuros e CFD talvez possa apresentar os cálculos para os ganhos percentuais que se obteriam com valorizações de 7,6% nos índices subjacentes. I guess they would be rather fat... we like that!

Tshhhh... já em Outubro e só estamos em Abril! Bem, digamos que vejo o futuro um pouco mais brilhante que o presente... I dream a lot, I do! E espero sobreviver até lá, que o cálice destes dias destila demasiado amargor para quem tanto gosta de dulçor...

But I will make it!... I will make it anyway...

Rui leprechaun

(...bright, so bright will be my day! :))

PS: Thank You, Angel... I know You still care for me!

And my back won't be broken, I promise You...

...I will make it till the end, Love!!!!!!!!!!

History's Hidden Engine: documentário na Net

por leprechaun » 2/4/2006 13:22

O premiado realizador norte-americano, David Edmond Moore, realizou um documentário com cerca de 1 hora de duração, focado nas teorias de Ralph Elliot e Robert Pretcher acerca do denominado "Wave Principle".

Esse filme pode ser visto ou gravado a partir do site Socionomics Institute onde também se encontra uma curta entrevista com o realizador.

Uma explicação prévia do projecto pode ainda ser lida no excelente e super-informativo site de Pretcher, Elliott Wave International

Essencialmente, a tese central do Wave Principle e da novel ciência da Socionomics é que os acontecimentos sociais, incluindo as oscilações do mercado, são uma consequência directa do humor (mood) melhor ou pior da sociedade, e não o inverso, como mais comumente é aceite.

É esta a base do documentário, que possui inúmeras intervenções de diversas personalidades ligadas ao estudo e divulgação da teoria das Elliot Waves, entre os quais o próprio Pretcher, naturalmente.

Note-se que o alcance destes estudos, embora focado principalmente no comportamento dos mercados financeiros, os ultrapassa, pois se centra basicamente no "mood" ou ânimo social e na sua influência sobre todos os aspectos da vida colectiva da humanidade.

Quite interesting stuff, indeed! Deveras, aquilo que desde logo me cativou para o estudo e aprofundamento deste controverso tema das Elliot Waves foram justamente as considerações teóricas a ele subjacentes, ou seja, para mim também sempre foi evidente e intuitivo que os acontecimentos exteriores são uma consequência do estado interior do indivíduo e não o contrário. É de dentro que tudo parte e aquilo que somos reflecte-se e modifica o ambiente em que nos movimentamos. E à escala social esse fenómeno é ainda mais visível.

Há, contudo, um ponto em que duvido das projecções futuras que Pretcher e seus apaniguados vêm fazendo já desde há algum tempo. Afinal, o retornar do Bear Market que eles apregoam corresponde a um certo Armagedão social que creio não se irá verificar, ou então será muito breve e com uma repercussão diminuta.

Yes! History goes UP not down!!!

Bem, mas isto daria lugar a outras divagações que não são p'ra aqui chamadas! Vejam esse documentário e se alguém está na área de estudos da Sociologia ou Economia, por exemplo, até pode encontrar aí "pano para mangas" para alguma tese ou estudo inovador sobre o assunto... go fot ir, be brave and dare!... you're almost there!

Porque sempre o caminho é desbravado...

Rui leprechaun

(...por quem for intrépido e ousado! :))

PS: Ah! E não seguir o espírito da manada (herd behaviour)... dizem Pretcher e cambada! :mrgreen:

Esqueci-me de dizer que o Fibonnaci também está lá... nice, que eu simpatizo com o moço... oh yeah! :lol:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Carrancho_, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, marijon2, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 1004 visitantes