Caldeirão da Bolsa

Roubalheira nos Fundos de Investimento ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JN » 10/4/2006 0:21

O problema de Portugal é estar cheio de Carneiros.

Continuo a dizer que isto é

uma roubalhaeira

Meus caros, vir buscar uma fatia de 20% do que nós ganhamos, sem ter em conta o risco que corremos e sem sequer ter em conta o montante que ganhamos é no mínimo uma roubalheira.

Abram os olhos!!! é ou não roubalheira a forma como são cálculadas as maisvalias de bolsa para IRS? Então as despesas com a venda não contam?

Façam as contas e vejam quanto o estado vos rouba só nestas duas situações.

Procuro formas de fugir a estes ladrões, alguem me pode dar uma dica? Contas no estrangeiro?

Eu tinha investido várias vezes em fundos sicav, sediados no Luxemburgo e por isso nunca tinha sido vítima desta roubalheira. Alguem que conheça formas de fugir a ela, que me contacte, por favor.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por kostta » 9/4/2006 22:57

o problema é portugal estar cheio de portugueses!

Registado: 17/1/2006 23:16

fundos??? Certificados

por Ovos Moles » 9/4/2006 22:48

é por isso q quem me tira os certificados & os Warrants tira tudo, aqui a incidencia é de 10%. Já para não falar da transparencia do preço dos certificados, ai não há como enganar sobre o valor de compra e venda para alem dos custos serem bastante mais baratos, comparados com custos de subscrição, resgate e gestão inerente aos fundos.
Um abraço
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por CAFLX » 9/4/2006 21:41

Ou mais simples ainda... se o fundo(s) for(em) em moeda estrangeira, a mais/menos valia da parte cambial não é tributada.

i.e. (EXEMPLO 1)

supondo que investiu 1000€ num fundo em usd quando o cross estava nos 1,20 (tinha 1200usd) investidos.

resgata quando tem 10% de valorização no fundo (1320usd) mas o cross nesse dia estava a 1,22. Significa que vai ser tributado pelos 10% de lucro em usd no entanto o lucro efectivo ficou-se um pouco abaixo devido à desvalorização da moeda.

concretizando:

Neste caso a mais valia em usd era de 120usd. Aplicava-se a taxa liberatória (20%) = dedução de 24USD.

Valor do resgate liquido de impostos = 1296USD o que traduzido em euros é igual a (com o cross a 1,22): 1062,29€

Ou seja os "supostos" 10% (brutos) traduziram-se efectivamente em 6,229% liquidos.

Pensando ao contrário (EXEMPLO 2)

Investimos os mesmos 1000€ num fundo em USD, no dia da liquidação em conta o cross estava a 1,22. (Acabamos por investir 1220 USD.

O fundo rendeu 10%. Resgatamos... no dia da liquidação o cross está a 1,20.

1220USD+10% = 1342 USD
vamos retirar a taxa liberatória (20% de 122USD)
Temos 122-24,4 = 97,6 USD

Ou seja o valor a creditar em conta seria de 1317,6 USD (o que em euros e com o cross a 1,20 se traduz em: 1098€

Espero não vos ter confundido ainda mais...

Um abraço

Registado: 1/2/2005 10:28

Re: Roubalheira nos Fundos de Investimento ?

por TraderAT » 9/4/2006 20:45

Boa tarde

Alexandre7ias Escreveu: Devia ter lido antes de investir! Mas penso que é apenas 20%, e não ser que dependa do fundo.

Sim, até hoje nos fundos que subscrevi, sempre me foram retidos os habituais 20% de IRS...tal como em qualquer vulgar depósito bancário. Os 24% provavelmente incorporam os custos associados à gestão do fundo...

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Re: Talvez!

por Flying Turtle » 9/4/2006 20:35

Olá a todos!

Milhafrazul Escreveu:3- O "sócio estado" tributa exageradamente uma parte dos lucros mas não dá nenhuma compensação em caso de perdas

Permito-me discordar:

- Não só a taxa aplicada aos rendimentos de capitais é inferior à que se aplica a outros tipos de rendimentos, precisamente para servir de almofada ao risco associado a este tipo de rendimenos;

- Como também pode ser feito o englobamento de rendimentos e, desta forma, absorver prejuízos (com um limite temporal, parece-me de toda a razoabilidade).

Quem não quer correr certo tipo de riscos pura e simplesmente não se mete nstas aplicações...

arnie Escreveu:É engraçado como se passa exactamente o mesmo com os mercados financeiros.
Quando negociamos algo e ganhamos, vamos a publico e declaramos alto e bom som como aquele trade foi compensador, como fizemos tudo bem na nossa analise. Se o negocio correu mal, escondemos o trade ou arranjamos logo um bode espiatorio para que esse seja o culpado do prejuizo.

Exactamente arnie, temos esta malfadada tendência para sermos os únicos autores dos nossos sucessos e para haver sempre algum "malandro" responsável pelos nossos falhanços. Não andamos muito longe da gabarolice.

O pior é que à conta desta gabarolice fiscal há uns que pagam demais para que outros se vangloriem de serem os mais espertos, ainda por cima arrogando a superior justeza da sua forma de ver... É como com as contas dos condomínios dos prédios, há sempre um xico esperto que tem mil e um argumentos (do tipo "não concordo com a administração, isto e aquilo não foi feito", etc.) para não pagar as contas e viver à sombra dos imbecis que cumprem as suas obrigações atempadamente!

Enfim, temos um longo caminho a percorrer até nos transformarmos numa sociedade evoluída, justa, responsável e solidária. Claro que isto serve às mil maravilhas como desculpa para que os tais gabarolas fiscais do costume prossigam na senda da trafulhice!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por arnie » 9/4/2006 17:26

3- O "sócio estado" tributa exageradamente uma parte dos lucros mas não dá nenhuma compensação em caso de perdas.

Mas porque razão o estado tem de te compensar pelas perdas que tiveste?

Isto é giro. Se tens lucros não queres pagar, o estado não tem direito de cobrar os impostos referentes aos ganhos mas se perdes, ai jesus, preciso da ajuda do estado. Tá bonito tá.

Isto aqui é uma autentica bola de neve. O estado, com os nossos impostos, financia o país, no entanto quanto mais se foge aos impostos, mais ele necessita de aumentar os impostos para compensar a fuga.

Naturalmente que está mais que provado que não é com o aumento de impostos que se resolve os problemas do pais mas há que existir um compromisso de ambas as partes. O povo tem que ver que é sua obrigação pagar impostos pois é com estes que um pais se sustenta e o estado tem que regular de forma seria a cobrança dos mesmos, munindo a justiça de meios para uma rapida resolução dos diversos casos pendentes com varios anos até à sua prescrição.

É engraçado como se passa exactamente o mesmo com os mercados financeiros.
Quando negociamos algo e ganhamos, vamos a publico e declaramos alto e bom som como aquele trade foi compensador, como fizemos tudo bem na nossa analise. Se o negocio correu mal, escondemos o trade ou arranjamos logo um bode espiatorio para que esse seja o culpado do prejuizo.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Talvez!

por Milhafrazul » 9/4/2006 17:00

Existem valores de impostos razoaveis, e existem outros que não são razoaveis.

10% Parece-me minimamente aceitável de acordo com a escalada de impostos que temos vindo a ver.
(Apesar de que temos no estado um sócio nos ganhos mas não nas perdas.
E atente-se que aquele $ investido ja foi algo muito provavelmente de vários impostos.)

Mas esta difrenciação entre acções e fundos estrangeiros, tamvém penso que deveria ser repensada.

Pense-se:
1- Na práctica entra capital no país, logo o país enriquece. (Tb se pode alegar que é exportado temporáriamente capital! Mas o ponto de partida e chegada é Portugal)

2- É discriminação em relação aos ivestimentos nacionais, acções. Pois na práctica tenta-se forçar os investidores a investirem em produtos nacionais quando se sabe que estes muitas vezes não tem grades rentabilidades.

3- O "sócio estado" tributa exageradamente uma parte dos lucros mas não dá nenhuma compensação em caso de perdas.

4- E fundos com base na UE, será que a sua tributação excessiva não é uma restrição a livre circulação de capitais... (Não obstante haver autonomia fiscal por parte dos estados membros da UE)

Diria que são actuações "maléficas" ou talvez "maquiavélicas"...

Registado: 17/11/2004 1:08

por arnie » 9/4/2006 16:58

Vieira Escreveu:
arnie Escreveu:Nós os portugas somos mesmo demais. MAs quem foi o responsavel de colocar no nosso codigo genetico um parentesis que diz que apenas deveremos ter direito a receber e nunca a pagar :|

Gostava que me elucidasses sobre aquilo que recebemos.. :? O grande problema é esse. Um trabalhador por conta de outrém (como eu) tem de trabalhar os primeiros 15 dias do mês para pagar impostos. Para além disso, com os míseros tostões que se consegue poupar, faz-se uns investimentos. O risco pode levar a perdermos as poupanças, se a coisa correr mal. Quando se ganha, o Estado ainda tem de receber 10% (acções) e 20% (fundos estrangeiros)? Mas que fez o Estado para que eu tivesse uma mais valia? Mandou-me umas análises, umas newsletters, foi? :P Se eu perder, o Estado reembolsa-me, é?

E depois do pagar, o que se recebe em troca do Estado? sistema de saúde eficiente e rápido? Boas vias de circulação que permitam combater o trânsito quando vou para o escritório? Espectáculos culturais de borla? Garantia que vou ter reforma quando me reformar?

Eu sinceramente, não me importava de pagar, se simplesmente tivesse retorno. Pago porque sou obrigado. Se houvesse a opção do "opting out", em que as pessoas podiam optar por ficar com o que descontam (e depois não receberiam reforma) gostava de ver quem é que continuava a contribuir. :P

Esta mania que o estado tem como obrigação de ser a nossa rede em caso de queda faz-me imensa confusão.

A culpa certamente estará no rumo deste pais antes e depois do 25 de Abril. Antes, com uma ditadura em que se mantinha o povo na ignorancia e na obrigação de seguir as regras ditadas pela ditadura. Depois, com a nacionalização das empresas, com a visão que seria o estado a cuidar do povo, onde tudo dependia do estado, vindo daí a tão famosa subsidio dependencia em que este país vive. Era a politica de esquerda a ditar as regras mas que, com a direita mais tarde a tomar o leme do pais, manteve toda a mesma directiva até aos dias de hoje.

Eu concordo com a critica de que pagamos os nosso impostos e temos um serviço de saude deficiente, tal como a educação e a justiça. Mas desde quando isso serve de desculpa para se fugir aos impostos?

Quem acha que paga demasiado impostos relativamente ao seu ordenado tem uma simples solução, que vá procurar um emprego onde posso usufruir de um melhor ordenado. Mas não se esqueçam, quanto maior o ordenado, mais impostos pagam :wink:

O serviço de saude publico é mau, é para isso que existe o privado. O sistema de educação publico é mau, é por isso que existe o privado. O sistema judicial é mau, bem azar o nosso pois nao temos mais nenhum. Pagam os impostos para pagar a saude a educação e depois têm que pagar novamente pelo privado? Meus amigos, quem disse que a vida é justa?

À muito que aprendi que não posso nem devo depender do estado para sobreviver. Alias, faz-me imensa confusão saber que daqui a 35 anos irei depender de alguém para me pagar a reforma.
NÃO, o dinheiro que ganho está dependente de mim, da minha capacidade de o gerar, quer trabalhando quer investindo. Irei pagar os meus impostos sem qualquer tipo de problema.

Não há nada que justifique a fuga de impostos.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por alexandre7ias » 9/4/2006 15:50

BullPower Escreveu:Boas. Concordo plenamente com o Vieira. Se tivermos menos-valias, o estado compensa-nos?? Não. Então que justiça é esta termos de pagar impostos de mais-valias por termos arriscado a perder dinheiro?

Eu, não devo um único cêntimo ao estado em termos de IRS e IVA. Paguei sempre tudo a tempo e horas. Agora impostos de mais-valias em bolsa nunca paguei e nunca hei-de pagar enquanto não receber um aviso das finanças, simplesmente porque não concordo com a lei.

Num país onde os bancos pagam menos impostos do que os cidadãos sem qualquer razão específica nem moral, que raio, porque hei-de eu pagar ainda mais impostos? Portanto não sou eu que estou mal mas sim a lei e quem as faz.

Abraço e BN.

Sendo assim, porque raio eu tenho que trabalhar e ainda por cima pagar impostos, havia de ser como os fundos, isto é retido na fonte. E só paga impostos quem quer ganhar muito rapido, pois mais valias com mais de um ano, népia, nada, vou começar a pedir ao patrão para me pagar de ano a ano (Será que não tinha que pagar, pois grande ideia :mrgreen: ). Só investe na bolsa quem quer, pode perder pode ganhar, mas já se sabe que se tem que pagar impostos, e já muita sorte temos de eles não serem ainda mais elevados
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por JorFer » 9/4/2006 15:23

Boa tarde,

JN, eventualmente não leu toda a informação sobre a subscrição de fundo investimento, pois lá é dito que existe uma retenção de 20%, a unica diferença entre fundos nacionais e estrangeiros, é que os primeiros a cotação que aparece é já liquida de retenção, enquanto nos segundos tal não acontece.

De qualquer forma confirme os cálculos que fez porque ao reterem 24%, está errado e é grave um erro destes ocorrer.
Será que não fez mais do que uma subscrição? Logicamente que tem influência sobre o calculo da mais valia.
[b]Vieira Escreveu:[/b] [quote]Eu sinceramente, não me importava de pagar, se simplesmente tivesse retorno. Pago porque sou obrigado. Se houvesse a opção do "opting out", em que as pessoas podiam optar por ficar com o que descontam (e depois não receberiam reforma) gostava de ver quem é que continuava a contribuir[/quote]

Pois é, mas aí tens um problema não contribuis não recebes, e concerteza conheces muito boa gente neste pais que se inscreveu a correr na segurança social para receber a reforma minima, pagando um valor minimo durante um prazo minimo que não sei precisar, talvez 15 anos, para ter direito a uma reforma. Vou-me fartar de rir infelismente daqui alguns anos, quando para calculo da reforma contar toda a carreira contributiva, muito boa gente que tem possibilidade de fugir, recibos verdes por exemplo, e verifcar depois que vai receber reformas de miséria, depois não façam o choradinho do costume, como hoje já acontece a muito boa gente, quando se pergunta o que pagaram para a segurança social, dizem nada.

Obviamnete concordo contigo hà dinheiro muito mal gasto e mal aproveitado, mas parece-me que não podemos ter uma metalidade de nada pagar ao estado, se não os [b]poucos serviços que exitem [/b]como seriam suportados. Neste país temos todos a ideia de dizer mal de tudo e de todos e dos governos, e quando se pergunta o que é que elas contribuiram para melhorar a situação assobiam para o lado, muitos empresários vão a chorar para os governos, e exigem dinheiro para isto e para aquilo, quando se vai a ver, a maior parte das suas empresas nada paga de impostos sobre os lucros.

Cumprimentos

Jorge

Registado: 5/4/2005 22:30

por BullPower » 9/4/2006 14:54

Boas. Concordo plenamente com o Vieira. Se tivermos menos-valias, o estado compensa-nos?? Não. Então que justiça é esta termos de pagar impostos de mais-valias por termos arriscado a perder dinheiro?

Eu, não devo um único cêntimo ao estado em termos de IRS e IVA. Paguei sempre tudo a tempo e horas. Agora impostos de mais-valias em bolsa nunca paguei e nunca hei-de pagar enquanto não receber um aviso das finanças, simplesmente porque não concordo com a lei.

Num país onde os bancos pagam menos impostos do que os cidadãos sem qualquer razão específica nem moral, que raio, porque hei-de eu pagar ainda mais impostos? Portanto não sou eu que estou mal mas sim a lei e quem as faz.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por Sam » 9/4/2006 14:35

Vieira Escreveu:
arnie Escreveu:Nós os portugas somos mesmo demais. MAs quem foi o responsavel de colocar no nosso codigo genetico um parentesis que diz que apenas deveremos ter direito a receber e nunca a pagar :|

Gostava que me elucidasses sobre aquilo que recebemos.. :? O grande problema é esse. Um trabalhador por conta de outrém (como eu) tem de trabalhar os primeiros 15 dias do mês para pagar impostos. Para além disso, com os míseros tostões que se consegue poupar, faz-se uns investimentos. O risco pode levar a perdermos as poupanças, se a coisa correr mal. Quando se ganha, o Estado ainda tem de receber 10% (acções) e 20% (fundos estrangeiros)? Mas que fez o Estado para que eu tivesse uma mais valia? Mandou-me umas análises, umas newsletters, foi? :P Se eu perder, o Estado reembolsa-me, é?

E depois do pagar, o que se recebe em troca do Estado? sistema de saúde eficiente e rápido? Boas vias de circulação que permitam combater o trânsito quando vou para o escritório? Espectáculos culturais de borla? Garantia que vou ter reforma quando me reformar?

Eu sinceramente, não me importava de pagar, se simplesmente tivesse retorno. Pago porque sou obrigado. Se houvesse a opção do "opting out", em que as pessoas podiam optar por ficar com o que descontam (e depois não receberiam reforma) gostava de ver quem é que continuava a contribuir. :P

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Grão a grão enche a galinha o papo

Registado: 18/8/2005 14:27

por vieira » 9/4/2006 14:27

Registado: 9/12/2005 18:40

por Quico » 9/4/2006 12:03

:clap:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por arnie » 9/4/2006 10:24

É perfeitamente normal

Fundos estrangeiros têm uma retenção na fonte de 20% das mais valias

Não me digas que para alem não pagares nada na subscrição e no resgate também não querias pagar os respectivos impostos referente às mais valias

Nós os portugas somos mesmo demais. MAs quem foi o responsavel de colocar no nosso codigo genetico um parentesis que diz que apenas deveremos ter direito a receber e nunca a pagar :|

um abraço
arnie

PS: se tudo fosse retido na fonte possivelmente não existiria tanta fuga aos impostos, digo eu, pois estou certo que haveria um chico esperto que encontraria um qualquer buraco por onde fugir :P
Bons negocios,
arnie

Re: Roubalheira nos Fundos de Investimento ?

por alexandre7ias » 9/4/2006 2:11

JN Escreveu:Fui agora consulttar a minha conta e fiquei pasmado com as retenções de maisvalias que o Best me fez nos fundos que vendi. cerca de 24% de retenção! :shock:

Isto é para que? Será que ainda posso recuperar algo desta retencao ou isto é mesmo uma roubalheira?

Devia ter lido antes de investir! Mas penso que é apenas 20%, e não ser que dependa do fundo.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Roubalheira nos Fundos de Investimento ?

por JN » 9/4/2006 1:36

Fui agora consulttar a minha conta e fiquei pasmado com as retenções de maisvalias que o Best me fez nos fundos que vendi. cerca de 24% de retenção! :shock:

Isto é para que? Será que ainda posso recuperar algo desta retencao ou isto é mesmo uma roubalheira?
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Investbem, Kooc, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, MR32, Nietz19, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, yggy, ze couves, Zecadiabo e 968 visitantes