Caldeirão da Bolsa

Porquê distribuir dividendos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por drivingsouth » 7/4/2006 14:47

Na minha opinião os dividendos têm que ser vistos tbm como uma remuneração aos accionistas, não nos esqueçamos que existem accionistas que são-o de empresa s não cotadas, e logo não obtêm rentabilidade pela compra/venda de acções em mercados de acções num curto/médio prazo. Esta é a forma de remonerá-los pelos investimentos.

No entanto tbm concordo ctgo em alguns casos específicos cotados em bolsa, mesmo considerando os dividendos mua forma de atrair investidores para determinado titulo.

Registado: 17/10/2005 11:04

Porquê distribuir dividendos?

por pessoa » 7/4/2006 14:02

Pode parecer uma questão sem razão de ser, mas na realidade parece-me ser merecedora de uma reflexão.
Porque razão as empresas distribuem dividendos, se têm dívidas elevadas e obtêm taxas de rentabilidade superiores aos títulos de dívida pública?
Fiz uns cálculos e cheguei às seguintes conclusões:
Os principais beneficiários da distribuição de dividendos são os bancos e as Finanças Públicas.
Porquê?
Vejamos. Partindo de números redondos as empresas do PSI obtiveram €3.000 milhões de RL em 2005 e distribuirão + de €1.000 milhões pelos seus accionistas.
Receita (aproximada) para as Finanças, supondo uma taxa de tributação média dos dividendos de 15%: € 150 milhões!
Os bancos, por sua vez cobram as suas comissões, que são de 0,25%, com mínimos de €2,50/por cada pagamento. Abstraindo da comissão mínima temos 2,5 milhões em comissões, que poderá ser mais do dobro devido Às comissões mínimas (basta ver que na EDP 400.000 accionistas dão €1.000.000!
Portanto, acho um desperdício de dinheiro a distribuição de dividendos, para muitas delas, qdo precisam de fazer um investimento maior, fazerem aumentos de capital (lá vão mais umas comissões para os bancos)
Resumindo, acho que as empresas cotadas se devem concentrar no seu negócio, na sua rentabilidade e na expansão do seu negócio, utilizando o dinheiro dos dividendos para autofinanciamento.
Esta política faria com que as acções respectivas no curto/médio prazo fossem penalizadas, mas a M/L prazo seriam recompensadas com valorizações (mais) substanciais.
Como exemplo de não distribuição de dividendos temos a empresa do Warren Buffet, que nunca distribuiu dividendos nem fez stock split e cada acção vale uns milhares de dólares.
Contudo admito a distribuição de dividendos em “cash-cows” onde a expansão do negócio não seja possível, ou onde a sua dívida bancária seja reduzida.

O que me dizem?

bons €€€
Pessoa
"GOD, give me the serenity to accept the things I can't change,
the courage to change the things I can and the wisdom to know the diference"

Da autoria de S. Francisco de Assis, mas que tb se aplica à forma como se deve lidar com os mercados

Registado: 17/12/2002 17:29