Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - Capital 1,254X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 13 - Capital 1,254X

por JAS » 13/4/2006 17:40

Um dia pacato a pensar no coelhinho de Páscoa...
Para a semana terei que me preocupar com as subidas e com as descidas mas será das... marés!

SNC
Tentei acumular a 4,26 mas venderam-me poucas.

CFN
Continuei a acumular e comprei a 3,82.
O Millennium falhou no fecho e a minha ordem não entrou nos saldos...

Boa Páscoa a todos,
JAS
Anexos
cart 04-13.png
cart 04-13.png (56.65 KiB) Visualizado 2836 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

carteira

por jarc » 12/4/2006 18:57

Até que enfim cauteloso...Ora nem mais. Estive aqui a aproveitar o descanso da Páscoa com o objectivo de ganhar para as amêndoas, mas... não me palpitou. Estive quase para arriscar um call. mas cheirou-me a calimero. Ou me engano (não seria a promeira vez)ou o dow jones não descansa enquanto não vier abaixo dos 11000 pontos.

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 12 - Capital 1,254X

por JAS » 12/4/2006 18:39

Um dia tranquilo naquelas em que eu ando...
Apesar do PSI andar em queda suave a carteira não sofreu muito e mantém-se muito próxima dos máximos anuais.

SNC
Foi o único movimento que fiz hoje no PSI.
Um reforço a 4,25.

DAX
Entrei no call 7869C, na abertura dos States, com compra a 0,93 e posterior reforço a 0,83.
Vendi a primeira prestação a 0,95 (o que dava +15% para a última compra) mas acabei por vender o resto a 0,88 pois não arrisco para amanhã.

Nyk Escreveu:JAS, reparei que tem 51% da sua carteira investida no bcp, não sei se hoje reforçou ou não, eu entrei a 2,56€ pois acho que tem um bom suporte nos 2,55€ e será uma boa entrada a este valor, que previsões faz deste titulo a curto prazo? Será que tem indicadores positivos para subir ou poderá vir ainda a baixo dos 2,55€?

Eu tenho 28,9% da Carteira no BCP.
Os 51% correspondiam à percentagem do investido (descontando o cash que ontem estava elevado).

Eu acredito que o BCP não vai sofrer muito mesmo que haja uma correcção do PSI.
E acredito que ele pode subir quer a OPA seja bem sucedida (porque a compra do BPI seria um bom negócio) quer ela falhe (nesse caso haverá rumores de que vai ser vítima de OPA...).

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 04-12.png
cart 04-12.png (44.24 KiB) Visualizado 3128 vezes

por Nyk » 12/4/2006 17:42

JAS, reparei que tem 51% da sua carteira investida no bcp, não sei se hoje reforçou ou não, eu entrei a 2,56€ pois acho que tem um bom suporte nos 2,55€ e será uma boa entrada a este valor, que previsões faz deste titulo a curto prazo? Será que tem indicadores positivos para subir ou poderá vir ainda a baixo dos 2,55€?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 11 - Capital 1,254X

por leprechaun » 11/4/2006 23:56

JAS Escreveu:DAX
Já ontem não gostara da subida do crude e tinha ficado com uma posição pequenina.
Hoje vi o crude próximo dos 70 e saí, assim que tive net, com venda a 0,65.
Foi mesmo a tempo pois o DAX descambou logo que abriram os States.

Ora isso é que foi uma boa decisão, ó JAS!

É que o mais provável é irmos assistir a uma mortandade de TW call nas próximas sessões, logo é de aproveitar qq subida, mesmo pequena, para desfazer posições.

Ainda assim, e conforme os dados que estive agora a verificar, as sessões que rodeiam a interrupção da Páscoa são mais propícias a subidas que descidas. Assim sendo, e porque me parece provável uma recuperação até alguns níveis chave anteriores, acho que é melhor ficar de fora e esperar mais uma semana calmamente.

Mas atenção... excepto nos inline, é claro! Só que aqui há que ter muita atenção ao efeito do ponto médio, uma vez que ultrapassado este o carácter do inline inverte-se. O que significa que queda a mais dá valor a menos!

Falando só dos 2 mais antigos para Maio, é de notar que o 7982Z (5450-6350) já está nesse ponto médio (5900), enquanto o 7983Z (5500-6200) já lá está perto (5850). Logo, a valorização de ambos é escassa e com o DAX abaixo dos 5850... talvez só para a semana... até tendem a perder valor, já que então será determinante a barreira inferior.

O cenário ideal e que se me afigura muito possível é uma recuperação do DAX até quinta-feira, permitindo uma compra a bons preços para aproveitar 5 dias de borla e com ambos a valorizarem uns bons cêntimos.

Só neste pressuposto me parece interessante comprar qq um destes dois. Quanto aos novíssimos, ainda é cedo, creio. Amanhã começo a vigiá-los e depois vejo como se portam. À 1ª vista, o 8045Z (5700-6250) parece o mais seguro, mas já está abaixo do ponto médio (5975), pelo que na prática é um call. Aliás, o mesmo sucede com os outros 2, pelo que só têm mesmo interesse nessa óptica da habitual subida do DAX nas sessões que antecedem e se seguem à Páscoa, com o bónus do valor temporal acrescido... interessante...

Em conclusão: não vejo nada melhor nem mais seguro do que apostar nos inline de quinta até terça-feira, sendo inclusivé de considerar a compra de um par que valorize em sentido contrário, o que deve ser lucro garantido com o acréscimo da cotação nesse fim de semana prolongado... I say!

Logo... e que tal aproveitar para fazer um trade de demonstração com capital virtual? Bem, neste caso são precisos uns 2000 euros, no mínimo, pena é que eles não existam no real...

Hummm... and that gives me an idea... really! Well, I've got nothing to lose... I go for it! :)

Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por sol » 11/4/2006 22:40

Pois eu cheira-me que não sei o que vai acontecer amanhã, muito menos o que vai acontecer na Páscoa...
Nem nos mercados nem fora destes.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 11 - Capital 1,254X

por JAS » 11/4/2006 18:49

Poucos movimentos.
Uma manhã sem NetCabo nem permitiu fazer asneiras...

BPI
A entrada de ontem a 5,80 era sem riscos (igual a OPA+dividendos) e ainda tinha a hipótese de haver novidades na conferência de imprensa.
Como não houve vendi a 5,84 pois 0,04 é muito bom para 24h numa aplicação de excessos de liquidez.

COR
Tinha deixado venda das últimas a 1,97 e voaram logo de manhã.
Trade fechado.

DAX
Já ontem não gostara da subida do crude e tinha ficado com uma posição pequenina.
Hoje vi o crude próximo dos 70 e saí, assim que tive net, com venda a 0,65.
Foi mesmo a tempo pois o DAX descambou logo que abriram os States.

Não reforcei qualquer dos outros títulos em Carteira e fico com uma liquidez elevada.
Cheira-me que vamos ter saldos na Páscoa...

JAS
Anexos
cart 04-11.png
cart 04-11.png (48.03 KiB) Visualizado 3599 vezes

Pobre sim... mas cego não! :-)

por leprechaun » 11/4/2006 11:41

Ó 007! ;)

Ora então eu não vejo os excelentes resultados da estratégia AF... com uns pozitos de AT, talvez... do super-JAS?!

E olha que nem é preciso ter vista de lince... mesmo uma toupeira míope os enxerga!

É, contudo, evidente que o capital disponível para a negociação condiciona... e muito!... o tipo de estratégia que se pode seguir. Por exemplo, para se efectuar uma venda com algum lucro poucos cêntimos acima do preço de compra, não se podem ter só umas centenas de títulos, mas sim milhares, caso contrário as comissões tudo comem!

E estas continhas têm de se fazer antes... pelo menos para quem não pode... ou deve!... arriscar demasiado o pouco capital!

Eu até acredito que a necessidade aguça o engenho, mas o certo é que essa tentação do risco leva muitas vezes a melhor... como hoje! Talvez ainda me saia bem... I hope so!... mas uma estratégia prudente - à JAS, sim! - no longo prazo deve levar indubitavelmente vantagem. E é mesmo para aí que me quero inclinar... I'm leaning to the right side... and there I will soon abide!

Na impossibilidade... ou incapacidade!... de o fazer na prática, limito-me a praticá-la no papel ou negociação simulada, esperando um dia... breve!... tornar um pouco mais real o que para já é mais ou menos virtual...

Yeah! Confiança não me falta, afinal...

Rui leprechaun

(...o que não abunda é o "fluido vital"! :))

PS: Oh! but I'm really patient... I'll wait my time! :P
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Meu Caro JAS....

por 777 » 11/4/2006 10:22

No que concerne aos seus investimentos muito bem explicados nas suas "ante" nada mais possso acrescentar. Está à vista de qualquer ceguinho exceptuando gnomos pobres e afins!!!!!

Agora, essa do "Pink BCP v Millennium" Ó JAS a coisa tem um nome e até começa por C...... Telefone ao departamento de Relaçoes Públicas e será devidamente elucidado.

Ex. Mat.: (Pink + Nome Masculino= Opus Gay) o que convenhamos não é de todo o caso.

Cumprimentos
A sua indiferença em matéria de dinheiro veio, como sempre, favorecer-lhe a fortuna, evitando-lhe cometer os erros próprios de quem receia perder e aqueles de quem quer ganhar depressa e muito.

Registado: 6/2/2003 13:02

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 10 - Capital 1,254X

por JCS » 11/4/2006 0:10

JAS Escreveu:(E, no meu gráfico, ele fica tão bem com aquela cor transitória entre o "vermelho BPI" e o "pink millennium"... :lol: :lol: :lol: )

eheheheh :mrgreen: :mrgreen: Boa JAS :mrgreen:

Um abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 10 - Capital 1,254X

por JAS » 10/4/2006 23:57

Depois de um fim de semana a pensar num possível KO afinal a Carteira até fez um novo máximo anual...

DAX
Com o fecho dos States, na 6ª feira passada, o meu callzinho estava em risco de levar um KO na abertura ou logo a seguir.
Como isso não aconteceu achei que era o meu dia de sorte e resolvi mantê-lo mais umas horas apesar de não andar a gostar nada das subidas do crude.
A paciência deu bom resultado pois permitiu-me fazer vendas a 0,77 e ainda a 0,85.
Não fechei totalmente o trade, apenas por teimosia, mas agora já não aquece nem arrefece pois o prejuízo já será mínimo.

BCP
É o título de maior peso na carteira mas não fiz qualquer movimento.

CFN
Com o PSI a arrefecer resolvi reduzir a posição pois as mais valias ficam salvaguardadas.
Vendas a 3,93 e 3,92.

JMT
Tentei uma recompra a 14,31 mas não resultou.
No fecho puxaram bem por ela e até me levaram a 14,50 as que tinha à venda a 14,47...

SNC
Continuei a acumular, hoje a 4,31 e a 4,29.

BPI
Nada melhor do que este para aplicações de excessos de liquidez.
5,70 + 0,10 de dividendos líquidos dá os 5,80 a que eu o compro sem qualquer receio...
(E, no meu gráfico, ele fica tão bem com aquela cor transitória entre o "vermelho BPI" e o "pink millennium"... :lol: :lol: :lol: )

COR
A brincadeira, nesta small cap, ainda me dará para pagar o trabalho que tive para entusiasmar os ATzinhos...
Fiz vendas a 1,84-1,87-1,89-1,92.
Sobraram-me poucas dado que falhei algumas tentativas de recompra.
Anexos
cart 04-10.png
cart 04-10.png (62.63 KiB) Visualizado 4109 vezes

por pedras11 » 8/4/2006 16:08

Jas penso que para além da OPA ao BPI o BCP irá apresentar resultados extremamente fortes neste trimestre. Com a melhoria da actividade internacional e valorizações de activos "vamos" ter resultados fantásticos. Mera opinião.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

semapa-para-JAS-

por anas » 8/4/2006 14:31

o que pensa da semapa,entrei na sexta feira a 9,07 visto que o devidendo para ser pago vai ser muito bom,mas a minha admiraçao foi o (jas) ter saido a 8,90 com um pagamento de devidendo tao bom porque nao esperou pelo devidendo? :wink:

Registado: 29/2/2004 22:20

Mas 4º não é o Braga?... nós somos é d'outra saga! :-)

por leprechaun » 8/4/2006 1:51

Ó Charles...

...os inline é que são... fine! :lol:

Mas olha que ainda falta muito para atingires o tal 4º... eu até já me contentava só com mais dois zeros!

Tenho deixado os índices em paz, que me parecem pouco seguros neste sobe e desce constante, mas também não consigo perceber bem os movimentos no Forex!

Em suma: isto do Jogo é névoa e bruma! :twisted:

Mas se houvesse warrants da AAPL... ena, pá!... aí é que eu quase 'inda ia a 1º!!! :shock: Embora só tivesse ganho 100% naqueles que comprei a 0,05 e 0,06 eles chegaram a quintuplicar apenas em 3 dias... correm mais do que as enguias! :lol:

Logo, isto até é simples em retrospectiva, mas no momento em que é preciso decidir há demasiadas variáveis e não se sabe o porvir...

Mas a mim o que cada vez me seduz mais são mesmo os inline! Espero que saia nova fornada em breve e parece que o pessoal até já está a negociá-los mais! Independentemente da direcção do mercado, e caso a volatilidade não aumente drasticamente... uma condição importantíssima!... uma aposta paciente num inline de baixo risco rende quase seguramente um belo lucro, com o tempo...

Como os de Abril se estão a finar - creio que os 3 vão valer 1 € - restam os de Maio que ainda estão bem seguros e têm espaço de valorização até aos 5850-5900 pontos. Call e put são bem mais arriscados nesta altura, se bem que eu pense ser possível uma combinação positiva de algum destes com um inline de cor contrária... so to speak. Para já, continuo a matutar nisto, mas não sei ainda bem como testar esta ideia sobretudo intuitiva, diga-se.

Yeah! As minhas bases matemáticas não são fortes, trabalho por aproximações simplificadas... e sempre é melhor que nada!

Enfim, este vai ser para mim um fim-de-semana decisivo no que respeita ao meu futuro nos mercados... e muito mais! Quanto ao Jogo, faltam só 2 semanas e recuperei apenas uns magros 2% do saldo negativo com que terminei a 1ª. Ora assim, há mesmo que fazer apostas bem certeiras...

...para subir às posições primeiras...

Rui leprechaun

(...co'a fama e o proveito nas carteiras! :))

por charles » 8/4/2006 0:08

Mal te recompoes e ganhas novamente a confiança do DAX o gajo dá-te logo forte e feio, pois é foi uma descida muita bera, foi vê-lo descer a pique e dar um ko repentino num dos calls, e outro a seguir não ficou muito longe.

De manhã bem que aandei a namorar um put entre os 0.50 0.55 e chegou a tentar-me mesmo que entrasse só com uns trocos, mas a ideia era ganhar 0.10 no maximo, nunca imaginei o que se iria passar, bem se o jogo dos feijoes tivesse lá uns turbos aí podes ter a certeza que comprava uns 500 mil so desse put aquilo era melhor que o euromilhoes, saltava logo pro 4ºlugar :mrgreen: .

Como o dax tem estado alto podia ser o dia de recuar um pouco , ou seja para cima ele ta esticado e nao iria numa situaçao normal subir muito mais, embora numa situação de uma tarde com hora dourada ainda poderuiamos pensar nos 6100 mas desisti da ideia de tarde quandos os ft ai pelas 14 e picos cairam muito , e o resto da tarde foi o que se viu , o tal put só sei que em minutos dobrou e deve ter fechado ai por 1.30 +-.

quanto ao belém nao tiveste sorte levou chapa 4 do nacional....é que é nacional é bom....é preciso é que não desça.

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 07 - Capital 1,254X

por leprechaun » 7/4/2006 23:37

JAS Escreveu:Bem no PSI e mal no DAX...

(...)

Entre a opção de "sair com fortes perdas" ou de "reforçar a preços módicos" escolhi a última.
Reforços a 0,67 e ainda a 0,42.

A esses preços, trata-se de um TW com barreira a 5925, por certo. Com o DAX acima dos 6000 ainda seria razoável comprar e reforçar, mas agora é mesmo puro gambling! :shock:

Eu agora quase só olho para os inline e um ou outro call não muito out-the-money. Aliás, estou interessado em estudar estratégias tipo straddle, mas com inline + warrants put ou call, conforme a expectativa da direcção do mercado.

A seu tempo, direi alguma coisa acerca disto, se chegar a alguma conclusão com interesse, claro.

Anyway... embora eu não tenha seguido os mercados durante uma boa parte da tarde, vendo agora os gráficos e lendo alguns comentários nos meus sites favoritos, parece que já entrámos nesse período menos positivo que caracteriza o "Ciclo dos Presidentes". Como vou estar ausente no fim de semana, aproveito para dar a conhecer o que até agora reuni no site do Cárpatos e abrir o tal tema prometido.

Este padrão, que afecta os 2º e 3º trimestres, é característico do mercado americano, mas deverá ter igualmente a sua repercusão no europeu e quiçá, ainda que em menor grau, no asiático. Mas ainda é cedo para anunciar o fim do Bull, é claro. Só que desta vez, mais do que em qq outra ocasião, será bom ter presente que esta pode NÃO ser uma normal correcção, mas o início de uma onda correctiva mais pronunciada e bear.

Enfim, talvez sim ou talvez não... mente aberta e coração! :lol:

Já que falo nelas, e embora tivesse recordado há dias o target mais ambioso nos 6282, segundo as relações típicas das Elliot Waves, esta zona dos 6000 pontos era encarada também como um possível topo para a onda 5. Veremos, pois, se os 6048 de ontem marcam ou não o máximo deste avanço impulsivo que dura já desde Março de 2003.

Em termos de mais curto prazo... nunca se sabe o que pode acontecer! O fecho dos mercadoa americanos não foi de modo a serenar quem tem este ou qq outro TW call, mas uns futuros à Sporting ou um Nikkei endiabrado para o lado das subidas podem dar algum ânimo às tropas europeias. Ainda assim, numa perspectiva realista e prudente, tendo ainda em conta o carácter kamikaze dos Turbos, é de considerar fechar o trade mesmo a perder do que vê-lo inteiramente varrido caso as quedas se acentuem de novo na segunda.

Quem apostou nos inline... uma multidão hoje, acima de 300.000 negócios!... tem mais razões para estar contente. Eu até considerei essa hipótese e então com o fim de semana... Mas o capital era modesto e, deste modo, insisti nos call da AAPL baratuchos. Logo, até me interessa que isto arrebite... e muito! :P

Por fim, se o tal sinal dos Hirsch, que assinala o início do "Sell in May", se revelar correcto, então não deveremos esperar grandes recuperações nos próximos tempos. Pelo que as probabilidades de ganhos passariam agora para o lado dos put e os call hibernariam meio ano...

Bem, há muito que por cá não aparecia, pois não? Tenho-me dedicado a estudar, muito mais do que a negociar. Comigo, é sempre a mesma coisa: ideias não me faltam, capital para as negociar não abunda, método e disciplina para as pôr em prática também não se vê em quantidade que baste! Ah... e quanto a aumentos de capital... nem pó! Deveras, cheguei a uma encruzilhada em que talvez tenha é mesmo de reduzir o já pouco que possuo, caso não apareça por aí alguma valorização fulgurante que dê à conta novo alento...

...um super-trade a 100%...

Rui leprechaun

(...isso era mesmo um portento! :))

Carteira JAS*2006 - Mês 04 - dia 07 - Capital 1,254X

por JAS » 7/4/2006 20:21

Bem no PSI e mal no DAX...

CFN
Prosseguiu a subida e aliviei um pouco uma posição que andava demasiado grande.
Vendas a 3,96-3,97-3,98.

BCP
Continuei a acumular a 2,59.
Já temos BCP 1 - BPI 0...

JMT
Nenhum movimento.
Não deu para recomprar mas também não tenho pressa.

SNC
Apenas consegui umas recompras a 4,30 e 4,32.
Neste jogo já temos SNC 2 - PTC 0.

COR
Já andava de olho nela há uns tempos e hoje pareceu-me que estava propícia para se juntar ao combóio da euforia...
Compras a 1,80 e pequenas vendas a 1,83-1,84.

DAX
A posição, que já mantinha desde anteontem, estava a valorizar-se e os fut's "lá da outra banda" estavam bem positivos.
Fui almoçar muito descansado e demorei-me mais do que o previsto.
quem me manda brincar com coisas sérias, quando voltei encontrei tudo vermelhíssimo...

Entre a opção de "sair com fortes perdas" ou de "reforçar a preços módicos" escolhi a última.
Reforços a 0,67 e ainda a 0,42.
(Que o alá me proteja e não me mande mais virgens...)

Bom fim de semana
E que ganhem os azuis... de Belém.
(No outro podem empatar pois eu só preciso de bandeiras verdes na 2ª feira)

JAS
Anexos
cart 04-07a.png
cart 04-07a.png (60.86 KiB) Visualizado 1873 vezes

Re

por JAS » 7/4/2006 13:04

Sim, foi feito um 2º AC em 13 Mar só que o título inicial do post do mês 13 se manteve pois não dava para eu alterar.

JAS

por charles » 7/4/2006 13:00

Carteira JAS*2006 - Mês 03 - Capital 1,113X
Carteira JAS*2006 - Mês 04 - Capital 1,254X

eu falo do teu aumento de capital inicial , está agora diferente, é possivel que nao tenho lido algum post!!

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Re

por JAS » 7/4/2006 12:44

charles Escreveu:como nao li os ultimos post, pergunto,fizeste novo a.c.?

Não, não penso opar nenhuma das outras carteiras...
Estamos a discutir os AC's da SNC e do BCP.

um abraço,
JAS

por charles » 7/4/2006 10:02

como nao li os ultimos post, pergunto,fizeste novo a.c.?
Cumpt

Re

por JAS » 6/4/2006 23:42

Já agora lê as MP's...

JAS

por Rui Aires » 6/4/2006 23:35

Obrigado Jas pela explicação. Tenho bcp porque acredito muito na empresa e só não tenho muito mais precisamente pelo AC mas fiquei esclarecido relativamente aos ajustes que a cotação pode sofrer. obrigado

Registado: 31/8/2005 14:07

Re

por JAS » 6/4/2006 23:24

Rui Aires Escreveu:Jas, e o aumento de capital não o "assusta"? É que não vai ser nada meigo. Já agora e bcp? Tb tem um AC à perna. Que lhe parece? Será um bom momento de investir no bcp? Obrigado

Normalmente temos 2 tipos de AC's:

- Os necessários porque a empresa está "com a corda na garganta" e que geralmente ocorrem durante os Bear Markets.
É nesses períodos que as empresas têm maiores dificuldades.
Nestes casos, quase sempre, o simples anúncio de AC faz cair a cotação.
E o AC é feito, na maior parte das vezes, é feito pelo valor nominal.
Foi o caso do último AC do BCP.
(que, por acaso, foi altamente rentavel para quem acreditou...)
Até costumamos ter uma dupla correcção... Primeiro com o anúncio e depois automaticamente no dia posterior ao AC.

- Os destinados a aquisições ou a simples expansão e que, em geral, ocorrem em Bull Market.Normalmente, com o anúncio, não há qualquer queda nas cotações.
Foi isso que agora sucedeu tanto no caso da SNC como no caso do BCP.
Em Bull Market os investidores estão sequiosos de acções e tudo o que vier à rede é peixe.
E nos AC's o "peixe" sai mais barato porque o preço de venda é ligeiramente inferior à cotação.

Nota que os AC's realizados acima do valor nominal geram fortes lucros para as empresas.
No caso do BCP, por exemplo, admito que poderão vender as novas acções na ordem dos 2,40/2,50 e que elas terão valor nominal de 1,00.
O diferencial é lucro...

Tenho reparado, pelo que li noutros posts, que tu tens um certo receio dos AC's.
Não tenhas, pois se fores accionista não és obrigado a subscrever as novas acções...

Atribuiem-te direitos de subscrição, em função do número de acções que tiveres, que podes vender em bolsa ou usares para subscrever as novas acções.
O preço dos direitos corresponde, teoricamente, ao diferencial da cotação antes e depois do AC pois ela é corrigida automatica no dia seguinte.

Não vou entrar agora na explicação do cálculo do preço dos direitos pois só interesserá fazer as contas quando soubermos a percentagem em que o capital será aumentado e o preço a que serão vendidas as novas acções.
Mas garanto-te que para um accionista o "antes" e o "depois" é exactamente igual.

Um abraço,
JAS

por Rui Aires » 6/4/2006 22:43

Jas, e o aumento de capital não o "assusta"? É que não vai ser nada meigo. Já agora e bcp? Tb tem um AC à perna. Que lhe parece? Será um bom momento de investir no bcp? Obrigado

Registado: 31/8/2005 14:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 167 visitantes