Caldeirão da Bolsa

Cimpor disponível para alienar angolana Nova Cimangola

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Moneyonfire » 28/3/2006 12:00

Alienação da participação na Nova Cimangola é «negativa» para a Cimpor
O BPI considera que a possibilidade da venda da participação da Cimpor na Nova Cimangola é «negativa» para a cimenteira nacional. O banco de investimento manteve inalterada a recomendação e o preço-alvo para a empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt



O BPI considera que a possibilidade da venda da participação da Cimpor na Nova Cimangola é «negativa» para a cimenteira nacional. O banco de investimento manteve inalterada a recomendação e o preço-alvo para a empresa.

A Cimpor anunciou ontem em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que está disponível para alienar a sua posição na companhia angolana, depois de ter celebrado com o Estado Angolano um protocolo que tem por objectivo a resolução do litígio existente entre as partes no que diz respeito à cimenteira angolana.

O BPI recorda que, segundo notícias divulgadas em Janeiro, «o supremo Tribunal de Angola estava a estudar as aquisições feitas pela Cimpor em Angola alegando que a lei daquele país tinha sido violada».

Segundo a Cimpor, «estas aquisições foram feitas legalmente e perfeitamente dentro dos parâmetros da lei. Adicionalmente, a Cimpor afirmou que iria processar as empresas controladas pelo governo angolano que detêm 51% da Nova Cimangola e que removeram a Cimpor (que detém 49%) da administração da empresa».

O analista Bruno Almeida da Silva afirma que o banco de investimento está «actualmente a avaliar o valor desta participação no modelo de avaliação da empresa, que representa 1,3% no total do nosso preço-alvo».

O BPI manteve inalterada a recomendação de «acumular», com um preço-alvo de 5,10 euros. As acções da Cimpor [Cot] seguiam a recuar 0,18% para os 5,52 euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 102
Registado: 11/11/2002 13:55
Localização: Madrid

Cimpor disponível para alienar angolana Nova Cimangola

por luiz22 » 27/3/2006 22:58

Cimpor disponível para alienar angolana Nova Cimangola

27/03/2006 22:14

A Cimpor disse hoje que está disponível para alienar a sua posição na Nova Cimangola, depois de ter celebrado com o Estado Angolano um protocolo que tem por objectivo a resolução do litigio existente entre as partes no que diz respeito à cimenteira angolana.

O Estado angolano decidiu em 29 de Novembro de 2005, anular o protocolo celebrado com a Cimpor em 23 de Junho, também do ano passado, que definia os termos essenciais da relação entre as duas partes no âmbito da nova Cimangola, cimenteira detida em 51% por vários organismos e entidades da República Popular de Angola e em 49% pela Cimpor.

Depois de ter contestado esta anulação, a Cimpor diz agora que no âmbito do novo protocolo, «manifestou disponibilidade para alienar a totalidade da participação que indirectamente detém no capital social da Nova Cimangola, a favor do Estado Angolano ou de investidores Angolanos que sejam designados por este.

Em 8 de Novembro de 2004, a Cimpor investiu cerca de 52,5 milhões de euros (na altura, cerca de 68 milhões de dólares) para controlar 49% do capital da Nova Cimangola.

Segundo a Cimpor, abriu-se um período de cento e oitenta dias para negociar com o Estado Angolano, ou com as entidades por este designadas ou nomeadas, os termos e condições da alienação da participação referida.

«Durante o período de negociação, serão suspensos todos os procedimentos judiciais intentados pelas partes», sendo que «a Cimpor acredita que, por esta via negocial, será possível resolver o problema existente em termos adequados à defesa dos melhores interesses da Cimpor».

Bpionline
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa


Quem está ligado: