Face ao comportamento do BCP .....
Re: BCP parece-me puramente especulativo...
rnbc Escreveu:No BCP não me parece que seja bom entrar, o movimento de subida brusca recente não faz sentido nenhum.
Para os que gastaram ontem milhões de euros a comprar esta subida faz sentido... para si é que não faz mas os mercados têm pouco de racionalidade aparente!
BCP parece-me puramente especulativo...
Em primeiro lugar, saudações ao Forum, que esta é a minha primeira mensagem aqui.
Relativamente ao BCP e ao comportamento surreal da cotação parece-me um caso tipico de cópia do comportamento da Sonae-SGPS. O mercado (incluindo gestores de fundos e afins) acreditou que o comportamento das acções envolvidas neste negócio seria idêntico, apostou nisso e agora está a sustentar-se na sua própria crença.
Tinha e tenho acções do BPI e na segunda feira a ideia que me ocorreu foi "vendo tudo no fim da sessão e ponho uma ordem de compra ao melhor já para amanhã de manhã no BCP que o mercado vai repetir o padrão anterior". Acabei por não fazer isso porque pensei que a racionalidade fria imperasse, mas pelos vistos imperou a AT... o mercado nestes momentos cada vez mais parece negociado por robots em vez de humanos
Como ainda tenho as acções do BPI acho que vou esperar, porque pela distribuição das ordens no fecho não parece que vá descer muito mais, ou pelo menos abaixo do preço da proposta de OPA. Eventualmente estou convencido que o BPI vai voltar a subir acima dos €6. Veremos...
No BCP não me parece que seja bom entrar, o movimento de subida brusca recente não faz sentido nenhum. Lá no cimo da subida deve estar uma escarpa. O facto de haver muitos tubarões a comprar não quer dizer que sejam tubarões espertos
Relativamente ao BCP e ao comportamento surreal da cotação parece-me um caso tipico de cópia do comportamento da Sonae-SGPS. O mercado (incluindo gestores de fundos e afins) acreditou que o comportamento das acções envolvidas neste negócio seria idêntico, apostou nisso e agora está a sustentar-se na sua própria crença.
Tinha e tenho acções do BPI e na segunda feira a ideia que me ocorreu foi "vendo tudo no fim da sessão e ponho uma ordem de compra ao melhor já para amanhã de manhã no BCP que o mercado vai repetir o padrão anterior". Acabei por não fazer isso porque pensei que a racionalidade fria imperasse, mas pelos vistos imperou a AT... o mercado nestes momentos cada vez mais parece negociado por robots em vez de humanos
Como ainda tenho as acções do BPI acho que vou esperar, porque pela distribuição das ordens no fecho não parece que vá descer muito mais, ou pelo menos abaixo do preço da proposta de OPA. Eventualmente estou convencido que o BPI vai voltar a subir acima dos €6. Veremos...
No BCP não me parece que seja bom entrar, o movimento de subida brusca recente não faz sentido nenhum. Lá no cimo da subida deve estar uma escarpa. O facto de haver muitos tubarões a comprar não quer dizer que sejam tubarões espertos
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Re: Se bem entendi ....
Xanax Escreveu:a tua opinião Jas é que esta subida do BCP é meramente circunstancial não existindo aqui qualquer tipo de inside. Correcto?
Sim, não acredito, por exemplo, que os 120M de acções tenham sido comprados pelo BPI ou seus associados para efeitos de contra-opa.
Acredito que tenham sido comprados por institucionais que acreditam no sucesso da OPA e no valor acrescentado.
Xanax Escreveu:Ou seja a CMVM deve continuar serena a assobiar para o lado, correcto
Isso já não disse.
Até disse que a CMVM deve averiguar muito bem a subida do BPI antes de ser anunciada a OPA e, nomeadamente, a compra de 4M por parte do BPI na manhã da OPA.
Quanto às OPAS em si pode assobiar para o lado enquanto for cumprido o Código.
Só tem que intervir se houver infracções.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Sinceramente acrdito que esta OPA possa ter sido apressada como medida de emergencia no entanto acho que o governo não hesitirá em usar a Bomba atomica se o maior banco privado Português tivesse em perigo de passar para mãos não portugueses mais uma vez o tão importante conceito de centros de decisão Portuguesa a vir á baila.
O BPI já há muitos anos que era uma das empresas do PSI20 mais sujeitas a serem OPADAS e o BCP já há muitos anos que vem fazendo uma aproximação natural ao BPI ao contrario da OPA da Sonae sobre a PT esta é uma OPA esperavel pois segue o curso natural
O BPI já há muitos anos que era uma das empresas do PSI20 mais sujeitas a serem OPADAS e o BCP já há muitos anos que vem fazendo uma aproximação natural ao BPI ao contrario da OPA da Sonae sobre a PT esta é uma OPA esperavel pois segue o curso natural
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Se bem entendi ....
a tua opinião Jas é que esta subida do BCP é meramente circunstancial não existindo aqui qualquer tipo de inside. Correcto ????
Ou seja o mercado tuga no seu melhor ?????
Ou seja a CMVM deve continuar serena a assobiar para o lado, correcto ??
Ou seja o mercado tuga no seu melhor ?????
Ou seja a CMVM deve continuar serena a assobiar para o lado, correcto ??
Xanax
Cumps
Cumps
Re
Bond, Yeld Bond Escreveu:A prova disso é que o conceito de "gestão corrente" não é claro e permite muita discussão. A prova disso é que o tema já foi abordado em algumas teses.
Esperemos que a questão jurídica não se coloque, porque aí, garanto-lhe, passarão muitos anos até que uma eventual OPA fique decidida.
Sim, mas daí resultaria que a CMVM até decisão em contrário de um tribunal, comunicava logo a não aceitação da contra-opa.
Um abraço,
JAS
Eu não me interessa que os analistas sejam analfabetos e não saibam ler o Código...
JAS
Sem me querer alongar muito no comentário deixe-me dizer-lhe que quem se dedica à interpretação do Direito não se limita a ler...
Não digo que não tenha razão no seu comentário, note. Só que as coisas não são tão lineares quanto parecem. A prova disso é que o conceito de "gestão corrente" não é claro e permite muita discussão. A prova disso é que o tema já foi abordado em algumas teses.
Esperemos que a questão jurídica não se coloque, porque aí, garanto-lhe, passarão muitos anos até que uma eventual OPA fique decidida.
Um abraço
“Nenhum vencedor acredita no acaso"
Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900
Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900
Re
Eu não me interessa que os analistas sejam analfabetos e não saibam ler o Código...
De qualquer forma há que ter em atenção que o BPI pode tomar essa deliberação convocando uma AG especial para o efeito tal como descrito no 3.b).
Só que precisariam de conseguir 2/3 dos votos nessa AG o que me parece difícil...
Um abraço,
JAS
Artigo 182.º
Limitação dos poderes da sociedade visada
1. A partir do momento em que tome conhecimento da decisão de lançamento de oferta pública de aquisição que incida sobre mais de um terço dos valores mobiliários da respectiva categoria e até ao apuramento do resultado ou até à cessação, em momento anterior, do respectivo processo, o órgão de administração da sociedade visada não pode praticar actos susceptíveis de alterar de modo relevante a situação patrimonial da sociedade visada que não se reconduzam à gestão normal da sociedade e que possam afectar de modo significativo os objectivos anunciados pelo oferente.
2. Para efeitos do número anterior:
a) Equipara-se ao conhecimento do lançamento da oferta a recepção pela sociedade visada do anúncio preliminar;
b) Consideram-se alterações relevantes da situação patrimonial da sociedade visada, nomeadamente, a emissão de acções ou de outros valores mobiliários que confiram direito à sua subscrição ou aquisição e a celebração de contratos que visem a alienação de parcelas importantes do activo social.
3. Exceptuam-se do disposto nos números anteriores:
a) Os actos que resultem do cumprimento de obrigações assumidas antes do conhecimento do lançamento da oferta;
b) Os actos autorizados por deliberação de assembleia geral convocada especificamente para o efeito durante o prazo da oferta.
4. Durante o período referido no n.º 1, as deliberações da assembleia geral previstas na alínea b) do n.º 3, bem como as relativas à distribuição antecipada de dividendos e de outros rendimentos, apenas podem ser tomadas pela maioria exigida para a alteração dos estatutos.
5. O oferente é responsável pelos danos causados por decisão de lançamento de oferta pública de aquisição tomada com o objectivo principal de colocar a sociedade visada na situação prevista neste artigo.
De qualquer forma há que ter em atenção que o BPI pode tomar essa deliberação convocando uma AG especial para o efeito tal como descrito no 3.b).
Só que precisariam de conseguir 2/3 dos votos nessa AG o que me parece difícil...
Um abraço,
JAS
Re: Re
JAS Escreveu:pedras11 Escreveu:Jas os movimentos especulativos costumam acabar mesmo com o aumento do volume
A especulação faz-se com 1 ou 2M de acções não com volumes destes.
E aqui começou, julgo que ainda não acabou...
(Nota que hoje não acompanhei as transações durante a tarde pelo que não vi se houve distribuição ou a acumulação)
Um abraço,
JAS
Eu não estive a ver muito tempo a movimentação do BCP mas pelo que vi os volumes apesar de serem enormes eram na maioria de pequenos, médios investidores numa perspectiva global.(valor de cada acção(+-2.75€) x numero de acções).
JAS Escreveu:
Quanto a uma contra-opa do BPI esqueçam, pois está em gestão corrente.
E gestão corrente para uma PTC, exactamente na mesma situação, significa, por exemplo, que nem pode patrocinar o Open do Estoril que foi cancelado por causa disso...
JAS
Jas o que é certo é que fontes credíveis continuam alimentar essa possibilidade. E toda a gente sabe que é uma forma de defesa em Opas hostis.
MERCADOS Publicado 15 Março 2006 17:18
Animação estende-se à EDP
BCP dispara 8% e atira PSI-20 para cima dos 10 mil pontos (act.)
A bolsa nacional fechou a negociar acima dos 10 mil pontos pela primeira vez desde Abril de 2001, impulsionada principalmente pelo Banco Comercial Português que disparou mais de 8% perante rumores de uma contra OPA do BPI. O PSI-20 subiu 2,10%, registando o maior ganho e a liquidez mais elevada desde a OPA sobre a PT.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
pedras11 Escreveu:Jas os movimentos especulativos costumam acabar mesmo com o aumento do volume
A especulação faz-se com 1 ou 2M de acções não com volumes destes.
E aqui começou, julgo que ainda não acabou...
(Nota que hoje não acompanhei as transações durante a tarde pelo que não vi se houve distribuição ou a acumulação)
Um abraço,
JAS
JAS Escreveu:
Mas vocês acham mesmo que os tubarões que andaram a limpar 128 milhões de acções (qualquer coisa como 320 milhões de euros = 65 milhões de contos) estão enganados?
Os tubarões fazem mover o mercado, os ATzinhos limitam-se a ir atrás.
Mass uma coisa é certa, estar contra os tubarões nunca deu lucro a ninguém.
Jas os movimentos especulativos costumam acabar mesmo com o aumento do volume
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Re
Acho graça aos comentários dos que "wempre embirraram com o BCP", dos que "ficaram de fora" e ainda dos que acharam que o previsto AC ia "derreter a cotação do BCP".
Ontem foi 1,75% do capital do BCP a mudar de mãos, hoje foi 2,25%.
Mas vocês acham mesmo que os tubarões que andaram a limpar 128 milhões de acções (qualquer coisa como 320 milhões de euros = 65 milhões de contos) estão enganados?
E gestão corrente para uma PTC, exactamente na mesma situação, significa, por exemplo, que nem pode patrocinar o Open do Estoril que foi cancelado por causa disso...
JAS
Ontem foi 1,75% do capital do BCP a mudar de mãos, hoje foi 2,25%.
JAS
Além disso só se entala quem quer, quem entra hoje deve saber que está a correr riscos elevados, está a apanhar o comboio no meio de uma viagem que pode continuar ainda mais mas que tb pode acabar já aqui... entrar hoje só com stops bem definidos!
Quem tem não tem razões para vender mas entrar... enfim cada um sabe de si!
Quem tem não tem razões para vender mas entrar... enfim cada um sabe de si!
Xanax, não estamos a falar de uma puxadinha com meia dúzia de acções. Estamos a falar de volumes astronómicos... E só se consegue puxar uma acção como esta com muitos miljões de acções. E pergunto eu... como é que depois se conseguem livrar delas?
Acho que às vezes as pessoas falam como se fosse possível despachar facilmente grandes posições, quando tal é extremamente complicado.
Um abraço,
Ulisses
Acho que às vezes as pessoas falam como se fosse possível despachar facilmente grandes posições, quando tal é extremamente complicado.
Um abraço,
Ulisses
Sabem que mais .....
desconfio que mais uma vez vai haver muita gentinha entalada, já repararam que este cenário é o mais vantajoso para os instituicionais do BCP que não querem acompanhar o Aumento de Capital decorrente da opa !!!Por um lado especulam por outro livram-se do papel. E a CMVM a vê-las passar.
Xanax
Cumps
Cumps
re
sobre a notícia tranc. rcarvalho
há sempre a possibilidade de opas amigáveis... no caso da la caixa ou itaú seria uma boa opção....se quiserem
mas nas opas... por norma quem quer opar não tem lá muito boas relações comerciais com a entidade opável(normalmente divergência de interesses dos vários acionistas de cada entidade)
.... então é usar a "força bruta"... infelizmente
há sempre a possibilidade de opas amigáveis... no caso da la caixa ou itaú seria uma boa opção....se quiserem
mas nas opas... por norma quem quer opar não tem lá muito boas relações comerciais com a entidade opável(normalmente divergência de interesses dos vários acionistas de cada entidade)
.... então é usar a "força bruta"... infelizmente
- Registado: 17/11/2005 1:02
caro informador
será
eles lorpao ... ( lerpam)
abraço
mcarvalho
eles lorpao ... ( lerpam)
abraço
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
La Caixa na encruzilhada
15/03/2006 14:01
Teixeira Pinto sabe que La Caixa, que já tentou controlar o BPI, não quer vender: ontem, na sede do banco, torcia-se abertamente o nariz à operação. O Itaú também não está para aí virado, diz-se que por influência de Câmara Pestana junto dos accionistas. A Allianz é uma incógnita. La Caixa está numa encruzilhada. Gosta de mandar, mas sabe que o BCP não a deixaria chegar à gestão, mesmo se vendesse (talvez ao conselho superior, mas aí pode haver conflito de interesses: já lá está o Sabadell, onde La Caixa tem 15% do capital). Por outro lado, se inviabilizar a OPA continuará com uma posição pequena em Portugal. Pode lançar uma OPA sobre o BPI, mas era preciso que o Banco de España deixasse. E para além do custo da OPA, teria de marchetar de balcões o espaço da Catalunha até à Estremadura, para garantir a continuidade geográfica até Portugal. São 500 balcões, a um preço de 300 milhões de euros. Se vender a sua participação, o que daria grande vantagem ao BCP, fica com 6% do capital do novo banco. Venha o diabo e escolha.
15/03/2006 14:01
Teixeira Pinto sabe que La Caixa, que já tentou controlar o BPI, não quer vender: ontem, na sede do banco, torcia-se abertamente o nariz à operação. O Itaú também não está para aí virado, diz-se que por influência de Câmara Pestana junto dos accionistas. A Allianz é uma incógnita. La Caixa está numa encruzilhada. Gosta de mandar, mas sabe que o BCP não a deixaria chegar à gestão, mesmo se vendesse (talvez ao conselho superior, mas aí pode haver conflito de interesses: já lá está o Sabadell, onde La Caixa tem 15% do capital). Por outro lado, se inviabilizar a OPA continuará com uma posição pequena em Portugal. Pode lançar uma OPA sobre o BPI, mas era preciso que o Banco de España deixasse. E para além do custo da OPA, teria de marchetar de balcões o espaço da Catalunha até à Estremadura, para garantir a continuidade geográfica até Portugal. São 500 balcões, a um preço de 300 milhões de euros. Se vender a sua participação, o que daria grande vantagem ao BCP, fica com 6% do capital do novo banco. Venha o diabo e escolha.
- Registado: 17/2/2004 1:38
re
Jornal de Negócios Online :
Fonte da CMVM explicou que, apesar da dimensão da subida, as acções do BCP não foram suspensas, pois as informações divulgadas pela imprensa são sustentadas em especulações, sem especificação de fontes.
bem, até têm razão... vão pedir explicações a quem?... por enquanto é mais questão de verbo
eu opo
tu opas
ele opa
nós opamos
vós opais
eles opam
a euforia opa está ao rubro... como disse faz uns tempitos.... vamos chegar ao caricato de uma empresa se auto-opar por narcisismo...ou por estar na moda... eheheh canecú... ´
será que o BCE está a tremer com tanta massa monetária que anda por aí? Bem, eu estaria... búúúuú
mas há quem tenha de opar e não ope.... tertir... coisas
Fonte da CMVM explicou que, apesar da dimensão da subida, as acções do BCP não foram suspensas, pois as informações divulgadas pela imprensa são sustentadas em especulações, sem especificação de fontes.
bem, até têm razão... vão pedir explicações a quem?... por enquanto é mais questão de verbo
eu opo
tu opas
ele opa
nós opamos
vós opais
eles opam
a euforia opa está ao rubro... como disse faz uns tempitos.... vamos chegar ao caricato de uma empresa se auto-opar por narcisismo...ou por estar na moda... eheheh canecú... ´
será que o BCE está a tremer com tanta massa monetária que anda por aí? Bem, eu estaria... búúúuú
mas há quem tenha de opar e não ope.... tertir... coisas
- Registado: 17/11/2005 1:02
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, SerCyc, Sertorio, Simplório e 985 visitantes