Caldeirão da Bolsa

espantoso !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por daviddias » 15/3/2006 23:04

charles Escreveu:
daviddias Escreveu:eu normalmente lanco as ordens ao melhor so por mera comodidade, pois antes de vender acompanho a profundidade e já sei ao preco k kero vender e é provavel k venda. Não gosto k me aconteca, uma coisa k me aconteceu varias vezes, k é vender ao preco da "compra" e dps ficar pendurado, pq entretanto mudou um centimo para baixo.. quanto aos warrants e´preciso ter cuidado, pq a cotacao pode ja ter varios dias e o bid/ask podem já estar mt longe desses valores.. mas como tudo, é preciso ter cuidado e analisar bem a situacao e kanto está a ser posto à disposição das compras como das vendas..
bye

companheiro estamos a falar de w e tw, que podem variar 500 % por cento num dia , onde tens um market maker que se pode ausentar, não é como nas acçoes ond e tens profundidade normalmente sempre preenchida , e mesmo ai cuidado pois se tiveres uma ordem dessa em titulos como a jmt media capital etc... podes ter surpresas de sagradaveis na mesma e hé sempre quem ponha compras a 0.01 e vendas a 999 e ai a ordem é executada, e depois nada a fazer.

cumpt

charles

ya, eu tou ao corrente disso, mas normalmente o MM tem smp la as ordens dele com o spread de dois ou tres centimos dependendo do titulo.. claro k nao me meto ai a mandar ordens ao melhor sem olhar bem para como akilo tava pq senao acontece isso k voces têm tado a falar.. bye
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

por Sestercio » 15/3/2006 22:45

charles Escreveu:
entao se ele deu uma ordem e vamos imaginar que o mm nao estava la e que era um particular que vendeu a um preço absurdo, o movimento é anulado?
charles

Sim, em certas condições a Euronext pode anular esse tipo de negócio.
Paulatim sed firmiter.

Registado: 7/2/2006 2:21

por PLPINTO » 15/3/2006 9:38

Com essa historia do "melhor" já me aconteceu uma coisa que rebentou com a minha carteira... e foi em acções!
Trabalhava com o Big e usava os favoritos para acompanhar as minhas acções no streamer e dei uma ordem de, salvo erro, 2000 acções do BCP ao melhor, clicando no mome que aparecia nos favoritos e acabei comprando 2000 acções de um banco dos açores... daquelas sem liquidez nenhuma que com os cofres vazios acabei por entrar a preços exorbitantes.
E para sair perdi outra vez muito dinheiro porque continuava a não haver ordens para 2000... os cofres registavam ordens na casa dos 100 e menos.

Concluindo: a culpa foi de alguma má ligação do software da corretora pois esse banco não existia nos meus favoritos mas eu não pude reclamar porque eu confirmei a ordem sem ler... sinceramente, não faço ideia de qual o nome que apareceu na janela de confirmação.

A ideia que retive bem foi que tinha que passar a ler a janela de confirmação com atenção :lol:

Registado: 22/5/2003 15:08

por charles » 15/3/2006 2:16

Sestercio Escreveu:
charles Escreveu:apresentar provas de quÊ?

charles

Provas de que a ordem foi executada e em que condições. Bastam os documentos da corretora ou intermediário.

entao se ele deu uma ordem e vamos imaginar que o mm nao estava la e que era um particular que vendeu a um preço absurdo, o movimento é anulado?

cumpt

charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Sestercio » 15/3/2006 1:15

charles Escreveu:apresentar provas de quÊ?

charles

Provas de que a ordem foi executada e em que condições. Bastam os documentos da corretora ou intermediário.
Paulatim sed firmiter.

por josecarlosvalente » 15/3/2006 1:01

Nunca comprei ou vendi ao melhor, e sabem que mais nunca o irei fazer! E ainda bem, lembro-me de quando foi a opa da Sonae SGPS que estava tudo a sair a preços de saldo e eu a querer entrar, e anulei ordens a 1.17/1.15/1.13, até que meti uma a 1.12 que foi executada a 1.11€. Se tivesse feito ao melhor teria comprado logo, nós é que decidimos o preço a que queremos comprar a segurança assim é total, ao contrário da ordem ao melhor que pode dar "barraca".

Abraços e até amanhã

Registado: 6/2/2006 13:23

por charles » 15/3/2006 0:59

apresentar provas de quÊ?

cumpt

charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Sestercio » 15/3/2006 0:49

charles Escreveu:companheiro estamos a falar de w e tw, que podem variar 500 % por cento num dia , onde tens um market maker que se pode ausentar, não é como nas acçoes ond e tens profundidade normalmente sempre preenchida , e mesmo ai cuidado pois se tiveres uma ordem dessa em titulos como a jmt media capital etc... podes ter surpresas de sagradaveis na mesma e hé sempre quem ponha compras a 0.01 e vendas a 999 e ai a ordem é executada, e depois nada a fazer.
charles

Charles, há uma coisa a fazer. A Euronext pode anular essas ordens executadas "a preços aberrantes". Aberrante é uma ordem executada com um desvio de 15%, em relação ao preço de referência do momento, dentro de certos limites de preços. É uma questão de o investidor se queixar, apresentar provas e não esperar obviamente pela liquidação financeira.
Paulatim sed firmiter.

por charles » 14/3/2006 23:44

daviddias Escreveu:eu normalmente lanco as ordens ao melhor so por mera comodidade, pois antes de vender acompanho a profundidade e já sei ao preco k kero vender e é provavel k venda. Não gosto k me aconteca, uma coisa k me aconteceu varias vezes, k é vender ao preco da "compra" e dps ficar pendurado, pq entretanto mudou um centimo para baixo.. quanto aos warrants e´preciso ter cuidado, pq a cotacao pode ja ter varios dias e o bid/ask podem já estar mt longe desses valores.. mas como tudo, é preciso ter cuidado e analisar bem a situacao e kanto está a ser posto à disposição das compras como das vendas..
bye

companheiro estamos a falar de w e tw, que podem variar 500 % por cento num dia , onde tens um market maker que se pode ausentar, não é como nas acçoes ond e tens profundidade normalmente sempre preenchida , e mesmo ai cuidado pois se tiveres uma ordem dessa em titulos como a jmt media capital etc... podes ter surpresas de sagradaveis na mesma e hé sempre quem ponha compras a 0.01 e vendas a 999 e ai a ordem é executada, e depois nada a fazer.

cumpt

charles
Cumpt

por daviddias » 14/3/2006 23:38

eu normalmente lanco as ordens ao melhor so por mera comodidade, pois antes de vender acompanho a profundidade e já sei ao preco k kero vender e é provavel k venda. Não gosto k me aconteca, uma coisa k me aconteceu varias vezes, k é vender ao preco da "compra" e dps ficar pendurado, pq entretanto mudou um centimo para baixo.. quanto aos warrants e´preciso ter cuidado, pq a cotacao pode ja ter varios dias e o bid/ask podem já estar mt longe desses valores.. mas como tudo, é preciso ter cuidado e analisar bem a situacao e kanto está a ser posto à disposição das compras como das vendas..
bye
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

...............

por AC » 14/3/2006 23:24

É um erro tremendo dar ordens ao MELHOR !!! :evil:

As pessoas q o fazem nem imaginam naquilo que por coincidência lhes pode acontecer, o q foi o caso.

AC
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por BOV » 14/3/2006 23:19

" Deverá dar ordens a um preço limite com validade de um dia. A cotação de um warrant pode variar fortemente durante o dia ou de um dia para o outro. Se der uma ordem a qualquer preço ou sem limite de tempo, arrisca-se a ser surpreendido pelo preço e momento em que a sua ordem foi executada."

In 10Mand.pdf do BigOnline

Cpts
BOV (RJF)
Há por aí avarentos que se fossem relógios nem horas davam!!

Registado: 15/6/2004 11:15

por charles » 14/3/2006 21:19

dudu pois essa questao da ordem ao melhor neste tipo de produto nunca deve ser utilizado, o big avisa se o preço for superior em 15% no entanto eu acho que só é executavel o que estiver coberto pelo saldo, por outro lado tambem te digo falas-te no best e eu até me arrepiei, eles tem um sistema de actualizaçao de saldos muito estranho e por vezes se ainda nao tiver descontado o saldo de uma compra, pelo que me lembro acho que podes fazer outra compra sem teres saldo contabilistico.

eu no que contas estou a estranhar uma coisa eu lembro-me que nos tw houve valorizaçoes pertod os 600 % como nao disponho de dados tome estes 600 % como base e nao entendo como é que esse warrant veio de 0.07 a 1.25, mas seja como for há um erro tremendo da pessoa que deu essa ordem quer por a dar ao melhor quer por a deixar a dormir de um dia para o outro.

diz se souberes qual foi o warrant.

cumpt

charles
Cumpt

por Cali » 14/3/2006 20:54

caro amigo Dudu, eu posso opinocar :

fiquei estupefacto como deves imaginar. Se bem que uma ordem ao melhor é isso mesmo, ao melhor, não sopunha possivel executá-la sem que houvesse algum tipo de controlo sobre estas situações. No AB7 , por exemplo, quando defino preço, e este é superior em 15% ao ultimo negocio (ou é ao ultimo fecho?) ele pode confirmação extra. O facto é que eu nunca insiro ordens ao melhor (para evitar coisas impensáveis dessas...) e portanto não faço ideia de como a coisa funcionará no AB7. Mas lá que isso é um buraco na segurança, isso é.

Registado: 9/12/2002 13:40

por dudu » 14/3/2006 20:00

volto a puxar isto para cima, pq me parece estar aqui um bom tema de discussão, e está quase a sair da 1ª página

se isto for assim, esta informação está muito bem camuflada...

ou estarei a ver mal o filme ??? e isto é normal, porque as plataformas não permitem comprovativos depois de terem executado as operações ?

conhecedores dos meandros INTERNOS da bolsa, alguém opina ?

obrigado

Registado: 4/11/2003 14:49

espantoso !!!

por dudu » 14/3/2006 16:34

estou estonteado com uma coisa que soube agora ao almoço e que não sei se pode ou não ser verdade ou se é possível acontecer !!!

a ser, é um grande buraco na segurança dos bancos...

e uma grande dor de cabeça para os seus clientes menos esclarecidos !!!

trata-se da possibilidade de dar uma ordem de compra ao melhor sobre produtos de risco de grande volatilidade (exemplo warrants), os bancos SÓ VALIDAM O SALDO DISPONIVEL no momento do envio para a bolsa e depois a ordem pode ser executada A QUALQUER PREÇO, sendo feito o chamado DÉBITO INCONDICIONAL !!!

o exemplo que conheço foi feito num banco do Grupo BES, o BEST

na noite da OPA, um determinado warrant estava a 0.07, o saldo disponível era praí 700€, e a ordem erradamente, ou por distracção ou por ganancia ou por desconhecimento, entrou assim

no dia da OPA a PT abriu a 10.25 e este W. abriu a 1.25 (cerca de 17.85 vezes mais) TENDO SIDO EXECUTADO NA MESMA, contra qualquer esquema de segurança INEXISTENTE por parte do banco

ou seja, sem saber ler nem escrever, inadvertidamente, alguem ficou "AGARRADO" em mais de 12500€ a descoberto...

QUESTÃO :

ISTO È LEGAL ???

O BP e a CMVM autorizam estes procedimentos da parte dos bancos ???

os brokers AB7, carregosa e bigonline tb trabalham assim ?

quem controla este tipo de erros ? parece-me que se em vez de 10000 tivessem entrado 100 000 ou 1 milhão de W. os bancos fariam tb este tipo de operações ???

QUEM DEFENDE os UTILIZADORES ???

alguém quer opinar ???

Registado: 4/11/2003 14:49

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, SerCyc, Sertorio, Simplório e 982 visitantes