Caldeirão da Bolsa

OPA - PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 9/3/2006 20:27

Muitos não venderam ainda pois estão esperançados numa OPA mais alta... Mas se isso não se verificar, repensarão a sua posição.

Sim aliás este ameaço de descida do preço da OPA é feito numa posição de quem tem o tabuleiro do Xadrez na mão temos que ver que na estrutura accionista da PT muitas das mãos ditas particulares são na verdade fundos de investimento ... Este é um negocio com um numero demasiado grande de interessados para poder falhar ... mas pode eventualmente falhar embora seja um cenário longinquo. Outra coisa : é uma ilusão pensarmos que o mundo da bolsa seja povoado exclusivamente por pessoas que queiram ganhar dinheiro ainda hoje estava a falar com um familiar de um funcionario da PT que me disse que não venderia e estou convencido que nem que lhe oferecessem 20 euros ele as venderia ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ulisses Pereira » 9/3/2006 18:58

Manu, em relação às tuas dúvidas sobre a composição da estrutura accionista da PT e sobre o que depende o sucesso da OPA sugiro-te que leias o meu artigo "O ponta de lança", onde nos últimos parágrafos abordo essa questão:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=486

Restam os pequenos investidores e para atingir o objectivo, tem que haver mais de 50% a querer vender à Sonae a 9,5 cada, não consigo compreender como será isso possível se as podem vender agora por mais?

Muitos não venderam ainda pois estão esperançados numa OPA mais alta... Mas se isso não se verificar, repensarão a sua posição.

Sei que existem regras na Bolsa e não as conheço, mas se antes da OPA, as acções estavam mais baratas, não era preferível a Sonae ter comprado nessa altura?

Além das questões legais, se a Sonae comprasse centenas de milhões de acções no mercado, podes crer que terminaria a comprar acções perto dos 20 euros...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por alexandre7ias » 9/3/2006 17:41

Restam os pequenos investidores e para atingir o objectivo, tem que haver mais de 50% a querer vender à Sonae a 9,5 cada, não consigo compreender como será isso possível se as podem vender agora por mais?

+ Dividendo que pode dar o valor da cotação actual ou mais um pouco acima, mas tambem pode não haver Opa e ela descer abaixo dos 9.50E
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

OPA - PT

por Manu » 9/3/2006 16:57

Obrigado pela resposta pronta e esclarecedora.

E sendo assim, vou colocando as minhas dúvidas.

Tirando os representantes do Estado, via goldenshare, os membros do Conselho de Administração, são colocados lá pelos accionistas, tendo em conta a percentagem que cada um detém.

O facto de mostrarem tanto medo que a OPA tenha sucesso, leva-me a pensar que o grupo maioritário de accionistas, que permite controlar o CA da PT, tem menos de 50% das acções, estando a maioria das acções nas mãos de pequenos investidores.

Este grupo maioritário, quase de certeza não vende as suas acções, porque as quer para influenciar as decisões na PT e não para fins especulativos.

Sei que existem regras na Bolsa e não as conheço, mas se antes da OPA, as acções estavam mais baratas, não era preferível a Sonae ter comprado nessa altura?

Registado: 17/1/2006 20:25

Ah!! Ganda ULISSES!!!

por mcarvalho » 9/3/2006 14:11

Sempre disponível

Um grande abraço para si

mario

Registado: 17/2/2004 1:38

por Ulisses Pereira » 9/3/2006 13:52

Manu, nunca tenhas problemas em colocar as tuas dúvidas no Caldeirão por mais básicas que julgues ser.

A PT é uma empresa, em que os seus donos são quem detém as suas acções?

Uma OPA, significa que alguém vai tentar comparar um determinado número de acções, que possibilite controlar e ter poder de decisão, na empresa alvo.

Se as acções estão noutras mãos, quem as tem só as vende se quiser.

Exactamente.

De quem são as acções que a Sonae quer comprar e porquê o valor de 9,5?

A Sonae propõe-se a comprar todas as acções da PT, independentemente dos seus donos. Contudo, apenas se conseguir mais de 50% dessas acções é que a OPA será válida. O valor de 9,5 euros foi o valor necontrado pela Sonae que considera uma avaliação justa da empresa e que dá um premio de mais de 20% face à cotação das acções antes da OPA, o que servirá de motivação para os accionistas venderem na OPA.

Se a Sonae oferece 9,5 por acção e essas acções estão cotadas em bolsa por um valor mais alto, se eu tenho acções PT vendo em bolsa e não à Sonae

Aqui há duas questões a considerar. Por um lado, com o arrastar do processo é bem provável que a OPA só decorra depois da distribuição do dividendo,que será de 0,385 ou 0,475 euros (desde que a CMVM aprove este último). Isso faz com que aos 9,5 devas somar este valor.
Mas a outra questão tem a ver com a especulação. Por que é que, nestes casos, muitas vezes as acções negoceiam um pouco acima do preço oferecido se, como tu bem dizes, o investidor pode vender mais caro no mercado do que numa OPA que só ocorrerá uns meses depois? Tem a ver com a especulação de poderem hqaver outras OPAS ou até a revisão, em alta, do preço da mesma.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

OPA - PT

por Manu » 9/3/2006 13:24

A alguém que tenha paciência a explicar estas coisas a um leigo na matéria.

Tenho algumas dúvidas como estas coisas funcionam.

A PT é uma empresa, em que os seus donos são quem detém as suas acções?

Uma OPA, significa que alguém vai tentar comparar um determinado número de acções, que possibilite controlar e ter poder de decisão, na empresa alvo.

Se as acções estão noutras mãos, quem as tem só as vende se quiser.

Se a Sonae oferece 9,5 por acção e essas acções estão cotadas em bolsa por um valor mais alto, se eu tenho acções PT vendo em bolsa e não à Sonae.
Ou então nem vendo.

De quem são as acções que a Sonae quer comprar e porquê o valor de 9,5?

Registado: 17/1/2006 20:25

Quem está ligado: