Caldeirão da Bolsa

credibolsa - opiniao

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Agradecimentos

por Sestercio » 8/3/2006 0:27

Agradeço a quem foi capaz de aqui colocar as sus experiências pessoais. Estou a pensar no Cali e no Bolsa.
Foram reflexões muito úteis e podem crer que já ajudaram alguém a questionar-se e a decidir-se (a ficar quieto, claro :twisted: )
É por estas e por outras que o Caldeirão parece uma família...
Paulatim sed firmiter.

Registado: 7/2/2006 2:21

por valves » 7/3/2006 22:36

Marco, ao pedir-se emprestimo para investir em bolsa esta-se a alavancar mas com duas agravantes. Tempo limitado e juros.

Quanto a Juros qualquer capital alavancado que seja de posições longas dará dto ao pagamento de juros quanto ao facto de o emprestimo ter uma duração limitada penso ser uma interpretação algo abusiva daquilo que está escrito
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por JN » 7/3/2006 22:28

Marco, ao pedir-se emprestimo para investir em bolsa esta-se a alavancar mas com duas agravantes. Tempo limitado e juros.

Já que apagaste a 1ª parte, vou tentar repetir o que tinha escrito.

Naquela altura vivia-se um clima de bolha, quem conhecia os mercados estava a sair e a cotaçao do BCP começou a cair, tal como outras. Os senhores do BCP sabiam disso e sabiam de certo muito mais do que eu que até já tinha vendido as minhas.
Se o BCP e a CGD que são sócios compraram acçoes do BCP isso não quer dizaer que estavam convencidos de que o preço ia subir. Eu lembro que há muitas outras razões para se comprar acçoes, uma delas é para sustentar quedas fortes que se preveem fácilamente quando se é dono do mercado.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por bolsa » 7/3/2006 22:17

Como já passei por isso, e embora não tenha os vossos conhecimentos bolsistas adianto ainda que a credibolsa é sem dúvida um bom produto, mas apenas para quem tem noção do que vai fazer, e não fazer como alguns amigos meus que depois de saberem que a bolsa não pára de subir correram bara o banco comprar aquilo que o empregado lhes aconselha, evidentemente aconselham aquelas ligadas ao grupo em que trabalham, quando dão pelo erro já é tarde.Também aconselho a quem fala insistentemente nos stop.s a informar-se melhor como funcionam, pois eles não são a ferramenta perfeita que imaginam.A credibolsa é para quem saiba interpretar as subidas cíclicas de títulos, aproveitar o momento e sair com as mais valias e aproveitar novo momento.

Cump.s

Registado: 7/2/2005 18:06

por César » 7/3/2006 21:42

valves Escreveu:apenas me disseram no começo perde-se quase sempre faz parte da aprendizagem funciona como uma especie de despesa com formação :wink:

Certo!
Também é verdade! :wink:
Um abraço! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

por MarcoAntonio » 7/3/2006 21:12

JN Escreveu:...

VALVES, não se trata de alavancagem nenhuma. Pedir dinheiro emprestado para comprar accoes é muito diferente e muito mais arriscado do que alavancar. Trata-se de colocar em risco capital que não e´nosso e teremos de o pagar em devido tempo com os devidos juros.

JN, isso constitui igualmente uma alavancagem (na realidade está até mais próximo da definição de alavancagem do que o recurso a warrants, por exemplo).

PS: Peço imensa desculpa mas por lapso em vez de clicar em Quote cliquei em Edit e acabei por apagar inadvertidamente a primeira parte do teu post.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por valves » 7/3/2006 21:04

Vasco, quando se subscreve o credibolsa não é pedido certificado de "profissional"!
Um abraço

eu percebo o que queres dizer no entanto acho mesmo que desde que se venda o produto de uma forma sensata ... por exemplo na Lj carregosa quando comecei com este tipo de produtos também levei no pelo :mrgreen: especialmente no forex no entanto quando me lamentava das perdas eles apenas me disseram no começo perde-se quase sempre faz parte da aprendizagem funciona como uma especie de despesa com formação :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por JN » 7/3/2006 21:01

...

VALVES, não se trata de alavancagem nenhuma. Pedir dinheiro emprestado para comprar accoes é muito diferente e muito mais arriscado do que alavancar. Trata-se de colocar em risco capital que não e´nosso e teremos de o pagar em devido tempo com os devidos juros.
Um abraço
JN

por Cali » 7/3/2006 20:56

grato pela correcção Marco Antonio. Não fiz as contas em rigor, e tive por referencia os 1,6x. Em termos percentuais daria qualquer coisa proxima dos 400%, portanto.

Para aqueles que acusam os bancos de enganar os clientes com o credito para Bolsa, ou incentivando a compra de determinado produto financeiro, relembro :

- os Bancos estão no mercado para fazer dinheiro. Eles propõem, e compete ao cliente avaliar a proposta. Se não tem condições para poder avaliar, não deve 'emprenhar' pelos ouvidos. Eu sei que ainda é fácil ao comum, pouco formado e crédulo cidadão confiar no senhor da gravata que trabalha no Banco. Agora pergunto: e porquê? É uma questão histórica e cultural, mas ainda bem que está a mudar. O senhor da gravata, actualmente a maior parte das vezes não faz a menor ideia do que está a vender. Não tem vinculo laboral permanente com o Banco, não tem experiencia, não tem conhecimento do negocio bancário. Faz apenas o que lhe mandam, o que lhe impõem, está esmagado pela opressão de obter resultados. Quem trabalha num Banco sabe o que eu quero dizer. A competição é entre agencias, e entre os proprios colegas da mesma agencia: "ou vendes, ou lixaste, pois há quem venda melhor que tu".

O cliente tem cabeça, é suposto usá-la. Se sente que não consegue compreender o que lhe estão a propôr, não deve aceitar. Se aceita, é otário, desculpem lá a franqueza. Salvaguardo nesta analise o conjunto de idosos iletrados, que infelizmente já não conseguem pensar ou agir de outra forma que não aquela em que sempre viveram: o clima da porta sempre aberta, mesmo quando não está ninguem em casa, os meus vizinhos são familia, o senhor do Banco podia ser meu filho, etc.

Registado: 9/12/2002 13:40

por César » 7/3/2006 20:20

valves Escreveu:
o que me parece sim é efectivamente um instrumento de alavacagem financeira que poderá ser bastante util para quem lida de perto com os mercados financeiros ...

Vasco, quando se subscreve o credibolsa não é pedido certificado de "profissional"!
Um abraço! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

por valves » 7/3/2006 19:56

Quem tem experiencia de negociaçao em bolsas sabe bem o que eu quero dizer. Quem não tem experiencia suficiente é o peixinho que vai morder o isco.

É escandaloso que aos bancos seja permitido burlar os clientes! e este tipo de ofertas aperce sempre em momentos destes.

Boas, não me parece sinceramente que a credibolsa seja uma burla o que me parece sim é efectivamente um instrumento de alavacagem financeira que poderá ser bastante util para quem lida de perto com os mercados financeiros ...

Abraço e BN

Vasco

por pedras11 » 7/3/2006 19:56

Caro JN, que seja contra o produto até concordo. Agora insinuar que o banco já previa as quedas posteriores é surreal. Lembro-lhe que a CGD comprou nessa altura acções BCP acima dos 5€. O próprio BCP comprou acções próprias acima dos 4.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por MarcoAntonio » 7/3/2006 19:30

Em relação ao produto em si, pessoalmente (é a minha opinião pessoal) desaconselho a compra de acções com recurso a qualquer tipo de crédito exceptuando os casos em que o investidor é experiente e tem um registo de vários anos da sua própria performance (estando portanto bem conhecedor da sua própria performance e em posição de avaliar o tipo de risco em que se está a envolver).

O recurso ao crédito (no fundo, uma alavancagem) faz crescer o risco de forma exponencial (como crescem de forma exponencial os finais tristes de investimentos em bolsa quando com recurso a crédito).

Se correr bem, é excelente. Se correr mal, é uma enorme dor de cabeça (onde os investidores além de perderem o que investiram ainda ficam muitas vezes com dívidas à instituição de crédito).

Portanto, na maior parte dos casos, eu desaconselharía.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/3/2006 19:25

Cali Escreveu:rectificação : onde digo 1200% queria dizer 900% (a SON valorizou cerca de 300%).

Pelo contrário, a Son valorizou virtualmente dos 0.40 euros para os 1.90 euros sensivelmente (para quem manteve o papel desde os mínimos).

Tem de ser contabilizada quer as correcções técnicas quer os ajustes dos dividendos dado que os investidores receberam também essas mais valias.

Ou seja, neste período, a SON quase quintoplicou de valor.
Imagem

Administrador Fórum

re

por Infoo » 7/3/2006 19:13

para o Bolsa... e ao fim ao cabo para todos:

e isto que vou escrever mais ênfase tem ao se estar a alavancar:

mesmo que depois venham a dizer: "po&%a pá... podia ter ganho mais isto e aquilo".... metam nessa cabeça, por mais casmurra que seja, que ao iniciar uma posição, seja ela longa ou curta, devem estipular valores stop, sejam eles de lucros ou de perdas...

... e senão têm oportunidade de seguir o mercado de forma intensa, mais importante é.

e isto para quê? para uma coisa muito importante: preservação do capital

Cump.

Registado: 17/11/2005 1:02

por netbolsa » 7/3/2006 18:55

realmente é também a opinião que tenho, este tipo de produto é sempre colocado em determinadas alturas, caso fosse todo o ano, talvez fosse mais viável e mais "honesto", de qualquer das formas a bolsa é sempre um risco, mas ninguém comenta as condições das taxas inerentes a este produto, seram estas aceitáveis ou longe disso?

Registado: 11/3/2005 9:32

por Camisa Roxa » 7/3/2006 13:14

porque não investem em forex???

Emprestam-lhes até 400x o valor investido e não cobram juros...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por bolsa » 7/3/2006 12:32

Uso esso produto há vários anos (activobanco7), na altura 1999 ou 2000, não me lembro bem, achei muito bom, até aquele fatídico dia 13 de setembro, caíram , caíram e caíram, de 60000 euros (35000 credibolsa) passados poucos pouco tempo nem 20000 tinha, sempre na esperança de uma recuperação que apenas chegou o ano passado, não desejo a ninguém aquilo que passei, tive de arranjar mais um emprego de noite num mercado para onde ia depois de dar explicações escolares aos meus filhos, voltava cerca das 4 da manhã e foi assim que arranjei dinheiro para ir pagando a dívida ao activobanco7, pois fiz um acordo de amortizações uma vez que as acções não garantiam o empréstimo devido à desvalorização repentina, isso além dos juros que venciam trimestralmente.tenho pena que não consigam ver a emoção que sinto ao escrever isto.Actualmente já recuperei tudo devido à teimosia em manter as acções (era quase tudo sonae sgps), continuo a usar a credibolsa, mas agora calejado pelas rasteiras da vida com calma o sempre com protecções, espero ajudar alguém.

Cump.s

Registado: 7/2/2005 18:06

por JN » 7/3/2006 9:54

Cali Escreveu:Jn,
Se você tivesse negociado um Crebibolsa na devida altura, alavancado a 3 vezes (o seu capital + o dobro em credito) e tivesse metido o dinheiro todo em Sonae.SGPS (supostamente um investimento sério e fundamentado) quando ela arrancou dos minimos a 0,40, teria multiplicado o seu capital 1200%, sendo que, daqui, teria que retirar uns 'trocos' para pagar os juros e as despesas ao Banco). Tentador, não ?

São ideias destas que me movem a voltar a este tema e sabendo eu que é neste forum que muitos investidores começam as suas carreiras.

Caro Cali,

Negoceio accções desde os tempos do "gato por lebre". Sou cliente de vários bancos desde o tempo em que pedir dinheiro emprestado era quase impossivel para um cliente normal.
Sou cliente BCP desde praticamente o seu início. Foi nessa instituição que comecei a dar as minhas primeiras ordens de compra e venda de acções.
Nestas ocasioes lembro-me sempre de um belo dia, inícios de 2001 quando o meu gerente de conta me telefonou a oferecer credito para comprar acções BCP. Nessa altura andaram a telefonar a todos os clientes.Quase garantiam que a acção iria ultrapassar largamente os 6 €. A minha resposta foi;
Obrigadinha mas acabei de vender as minhas, que comprei com o meu dinheiro e se voçê fosse mais atento nem sequer me colocava uma proposta dessas.

Para terminar.

Se os bancos tivessem alguma consideração pelo cliente e não tivessem apenas como único interesse realizar mais e mais lucos, a sua atitude deveria ser a de alertarem os clientes para nunca colocarem todas as suas poupanças na bolsa.
Um abraço
JN

por Resina » 7/3/2006 1:03

Não era preciso a Sonae, há tantos titulos! que subiram este ano, sim falo em 2006! Rico só fica quem te cabeça e corre o risco, não vai ser a brincar que se ganha muito! De qualquer maneira só é aconselhado a quem tem experiencia e tem "tomates" para enfrentar o mercado, e o mercado tem sempre razão! Deixem-se de ser proteccionistas, basta sim saber alarmar as pessoas para os riscos que correm com estes creditos, poderam perder, mas tambem poderão ganhar! Porque será que as pessoas pensam sempre no mal, quando tambem poderá haver o bom! Se não fossem estes creditos os bancos não teriam o capital que hoje em dia tem! Se calhar ha muitos edificios, obras, monumentos e outros que graças as bancos que financiou os diversos empresarios!
Entretanto investir com recurso a credito deverá ser utilizado só para prós, mas tambem digo...
Ós prós não teram capital suficiente para investir??? :?:

Registado: 9/11/2005 17:56

por Cali » 7/3/2006 0:49

rectificação : onde digo 1200% queria dizer 900% (a SON valorizou cerca de 300%).

por Cali » 7/3/2006 0:47

Jn,

o investimento em acções a longo prazo não tem elevado risco. É 'apenas' o mais seguro e rentável modo de aplicar capital. Desde que se saiba o que se está a fazer, claro.

Emprestar dinheiro é o negócio dos Bancos. Saber rentabilizá-lo é a obrigação e objectivo do bom gestor financeiro. Regra geral, só com dinheiro emprestado, e investido com risco mas com cabeça, se fazem fortunas.

A publicidade a esses produtos é recorrente. Tem ocorrido todos os anos. Se você tivesse negociado um Crebibolsa na devida altura, alavancado a 3 vezes (o seu capital + o dobro em credito) e tivesse metido o dinheiro todo em Sonae.SGPS (supostamente um investimento sério e fundamentado) quando ela arrancou dos minimos a 0,40, teria multiplicado o seu capital 1200%, sendo que, daqui, teria que retirar uns 'trocos' para pagar os juros e as despesas ao Banco). Tentador, não ?

por JN » 7/3/2006 0:31

Tao simples quanto isto:

O investimento em acções e seus derivados, mesmo que a longo prazo, é um negócio de elevado risco.

Emprestar dinheiro para colocar em invetimentos de alto risco é aproveitar-se da inexperiencia e ou da ganacia dos investidores.

O momento em que surge a publicidade a esse tipo de productos é sempre o mais oportuno...
Um abraço
JN

por Cali » 6/3/2006 23:55

Caro Jn, gostaria que fundamentasse a sua afirmação. Uma burla porquê? As regras estão bem explicitas, o pessoal é que tem tendencia a não as querer ler e entender em pormenor. E o Credibolsa não veio para o mercado agora. Foi introduzido no Bull anterior, e tem-se mantido até agora!

Eu usei o Credibolsa do AB7 durante 2 anos. Deixei de o fazer salvo erro em 2002. Porquê? Porque, como já disseram outros intervenientes, lembrei-me de alavancar as minhas posições em acções na altura errada: quando o mercado entrou em fase de queda. Fiz contas, abri uma posição longa em Outubro, em vários titulos, com intenção de me manter quieto até Fevereiro. Passado pouco mais de um mês, quando me dei ao trabalho de começar a fazer contas, estava a levar uma 'talhada' tal, que desfiz de imediato toda a posição, e fui tentando recuperar o prejuizo nos pullbacks do periodo Bear. Fi-lo sempre mal, porque as probabilidades não estavam a meu favor. Entretanto, o coração não aguentava o stress de uma carteira alavancada 5 vezes (naquela altura isso era permitido), e os erros repetiam-se. Depois parei durante meses (ainda não se pagava comissão de imobilização, felizmente). Quando regressei, já estava mais calmo, e com uma maior capacidade para saber usar o crédito apenas em oportunidades especiais, em vez de querer usá-lo sempre, E ESSE É SEGREDO! É fundamental perceber que o crédito é uma ferramenta fantastica quando usado nos periodos ideais, e este que temos atravessado, desde Dezembro até agora, tem essas caracteristicas.

Desisti do Credibolsa quando já tinha recuperado practicamente tudo o que tinha perdido. Foi uma decisão consciente, embora me tenha custado ao perceber pouco depois que o mercado acelerou o ritmo das subidas precisamente nessa altura.
Passados estes anos todos, não me arrependo do que fiz. Desisti de querer ficar rico de um ano para outro, mas pacientemente acabei por construir, com o meu capital apenas, uma conta-titulos que atinge já 2/3 desse Credibolsa. Só que agora faço muito menos asneiras, porque o dinheiro é meu, e não do Banco.

Repito: é preciso saber usar uma ferramenta dessas no momento certo, mas para isso é fundamental prever qual será o momento, ou o periodo certo.

Um Crédibolsa bem gerido nos ultimos 3 meses teria dado um retorno fantástico.

por JN » 6/3/2006 22:24

Eu considero o Credibolsa uma burla!

Quem tem experiencia de negociaçao em bolsas sabe bem o que eu quero dizer. Quem não tem experiencia suficiente é o peixinho que vai morder o isco.

É escandaloso que aos bancos seja permitido burlar os clientes! e este tipo de ofertas aperce sempre em momentos destes.

Ok é a lei da selva no seu estado puro.

Esta é a minha opinião.
Um abraço
JN

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Kiko_463, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mmmartins, MP65, Mr.Warrior, MR32, nbms2012, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SerCyc, tami, trend=friend, vaskom1973, vimioso99, yggy e 980 visitantes