Caldeirão da Bolsa

PTM,Ulisses e Arnie

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 5/3/2006 19:41

Segundo li no Expresso ou SE a CMVM considera o preço oferecido pela Ptm baixo e poderá obrigar a sonae a fazer outra oferta. Não sei até que ponto é verdade.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por pedras11 » 5/3/2006 19:38

Segundo li no Expresso ou SE a CMVM considera o preço oferecido pela Ptm baixo e poderá obrigar a sonae a fazer outra oferta. Não sei até que ponto é verdade.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Ulisses Pereira » 5/3/2006 18:09

jarc, há muito que isso é público, pois faz parte da OPA lançada pelo Grupo Sonae ao Grupo PT.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ptm

por jarc » 5/3/2006 16:07

Será verdade que Belmiro ofereceu pela Ptm pouco mais que 9euros por acção?

Registado: 23/7/2003 16:05

por Ulisses Pereira » 5/3/2006 13:56

Carlos, é evidente que pode. O que é crucial é que vamos acompanhando a evolução da cotação para percebermos sinais de que isso possa vir a acontecer.

A minha análise mantém-se desde que a acção quebrou os 10,1 euros e considero que ela está "bullish" em todos os horizontes temporais. Mas, tal como o Arnie sublinhou, uma quebra em baixa da zona dos 10/10,1 euros coloca a acção fragilizada em termos de curto prazo.

Deixo aqui os gráficos actualizados.

Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições longas sobre a PTM.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptm1.GIF
forum-ptm1.GIF (28.06 KiB) Visualizado 614 vezes
forum-ptm2.GIF
forum-ptm2.GIF (18.14 KiB) Visualizado 623 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por arnie » 4/3/2006 23:10

olá carlos

No grafico diario podemos ver 2 dos anteriores ciclos de 128 dias e o actual.

É interessante neste momento olharmos para o grafico semanal pois dá-nos uma melhor leitura em termos de preços onde o titulo se situa.
Temos um uptrend no qual se pode contar 5 ondas concluidas.
O titulo encontrou resistencia nos 12.5% de extensão do anterior range o que é perfeitamente natural.
Para já, a leitura é obviamente bullish pois o topo do range, nos 10.10 euros está a ser suportado, agora, como suporte, deixando o titulo numa forte posição para resumir o uptrend. A resistencia que se segue são os 10.77 euros, ou seja, os 25% de extensão.

A barra semanal apesar de o fecho acima do midpoint da semana ser considerado positivo, é necessário existir uma continuação dessa pressão de compra esta semana sob pena de o titulo confirmar uma inversão de medio prazo. Ao falar de uma continuação da pressão de compra, falo de existir novo maximo acima dos 10.50 euros já esta semana que se inicia.

Mas voltemos ao grafico diario. Temos o titulo esta 6ª feira a tentar resumir o uptrend. Esta ultima queda demorou 3 dias e já leva 2 dias de rallie. Se esta 2ª feira não existir um novo high acima dos 10.50 euros temos a indicação de perda de momentum e isto será um sinal de alerta.

Naturalmente que é impossivel não ter em conta que a PTM neste momento está a ser afectada por uma OPA o que a deixa vulneravel a qualquer tipo de noticia.
Tecnicamente, o facto de ter terminado o ciclo de 128 dias, podiamos dizer que uma má noticia está para sair, confirmando o ciclo. No entanto, os ciclos temporais dá-nos probabilidades, não certezas. Ou seja, em termos de preços, enquanto os 10.10 euros se se mantiverem suportados a tendencia é claramente de alta. A quebra destes deixa o titulo livre para vir testar valores abaixo dos 9.40 euros.

Acredito que a grande batalha no futuro estará no controlo da PTM. Será aqui que qualquer contra opa se irá concentrar.
No entanto a pergunta que se faz é, e como posso eu participar ou melhor ainda, qual o meu risco nessa participação?
Em termos tecnicos, o risco neste momento é demasiado elevado devido à probabilidade de topo que os graficos indicacam. Mesmo uma reacção em alta, os 10.77 euros não dão grande margem de ganhos.

Uma entrada com o intuito de antecipar uma contra opa é o pior negocio que se pode fazer. Apesar de acreditar no potencial da PTM, não posso esquecer que existe uma opa a 9.03 euros, que +5% são 9.50 euros e o titulo cota a 10.35 euros. Aliás, a actual cotação mostra bem como se acredita na potencial "guerra" para obter o seu controle.

Conclusão - Quem está longo apenas uma vinda abaixo dos 10.10 euros deixará essas mesmas posições em risco. Quem está fora, fora deverá ficar pois o risco neste momento é demasiado alto. O melhor é aguardar por um retracement, ver a sua amplitude e comparar com as anterior.

um abraço
arnie

PS: peço desculpa pelo tamanho dos graficos mas não me foi possivel edita-los
Anexos
PTM_w.png
PTM_w.png (12.94 KiB) Visualizado 743 vezes
PTM_d.png
PTM_d.png (22.21 KiB) Visualizado 738 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

PTM,Ulisses e Arnie

por carloscarmo » 3/3/2006 23:58

Boas,
Ulisses,se por acaso a opa não for conseguida,haverá espaço para uma queda acentuada da acção.
A retracção do psi20 só agora começou com uns avanços e recuos ou já aconteceu.

Arnie,não seria possivel depois do ciclo de 128 dias ter passado, a tua perspectiva sobre a PTM .Tu até fazias umas análises de fim-de-semana muito gostosas,por acaso,não hà ai um tempinho para este foum.
Um abraço
Carloscarmo

Registado: 10/11/2004 13:30

Quem está ligado: