Caldeirão da Bolsa

Forex

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 2/3/2006 20:22

Pois bem, qualquer corretora normal deste mundo tem de fechar automaticamente uma posição uma vez esgotada a margem.

Aliás, muitas usam isso na sua publicidade, ou seja, o facto de nunca se poder perder mais do que a verba depositada na conta.

Qualquer outra situação é de fugir a 7 pés !! E é tão simples como isto.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 20:15

Esclarecido. Neste momento, em Portugal, decorrerm 3 processos (pelo menos que eu conheça) em tribunais portugueses por situações dessas. nenhuma é relacionado com Forex mas sim com CFD`s ou futuros sobre acções que, como sabemos, é bem mais fácil ter "gaps" violentos durante a noite.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por wolfmen » 2/3/2006 20:14

Boas,

A margem é o valor que tens de ter para comprares/venderes um par, por exemplo se a alavancagem (margem ou € que tens de ter na conta) for de 100:1 significa que por cada 1.000 € podes fazer uma compra venda de 100.000€

:arrow: Daqui para a frente, não tenho tanta certeza, corrijam-me se estiver errado

Quando o equilíbrio de 100:1 for quebrado, por exemplo compraste 1 lote (100.000€) de EUR ( tinhas na conta 1.100€) e o euro começa a cair, logo a tua conta tbm fica mais pequena, quando passar dos 1.000€ para baixo tens uma “Margin Call”

Agora aqui é que eu não sei Jack:

Jack Escreveu:Qd chgas ao valor de margin call, fecham-te as posições automaticamente (no caso de teres vários lotes, ou contractos, vão fechando gradualmente para que respeites sempre a margem).

No meu exemplo, e em forex eu penso que a posição só e fechada quando se aproximar de um limite , talvez 10%, dos 1.000€ e não automaticamente aos 999€

Ulisses a CMS tanto quanto eu sei está fechada ao fim-de-semana, mas o FX não fecha para fim-de-semana

Wolf,

Registado: 14/12/2004 18:21

por Camisa Roxa » 2/3/2006 20:06

Ulisses, a corretora CMS encerra ao fim de semana...

como nunca rebentei 1 conta por margin call durante a paragem do final de semana não garanto nada...

de qq forma coloquei essa mesma questão so suporte técnico e garantiram-me que não há saldos negativos na CMS:

"Igor: Hello. How may I assist you?
you: hi, i want to know if i can get a margin call during weekend in result of an opening gap on sunday night
you: in the case of a severe gap, is it possible in a severe case for me to owe yu oney?
Igor: yes
you: or you always close the position on the minimum margn?
Igor: if you don't lock the position
you: with a stop loss?
Igor: you are secure
you: so if i enter a stop loss friday night before market closes, no matter if sunday opens 50 pips against me if i have a stop loss 20 pips away you will respect those 20 pips of my stop loss?
Igor: order will execute once the market price reaches your price
you: let's use a pratical example
you: if market closes at 1.7000 and i'm long and i enter a stop loss at 1.6980
you: now if the market opens on sunday night at 1.6950 will my position be stopped at 1.6980 or 1.6950?
Igor: it will trigger at 1.6980
you: ok, thanks, you respect stop losses to the pip correct then?
Igor: it will trigger at 1.6950
you: ?
Igor: that's how it works
you: so if my margin call is at 1.6979 and my position is sold at 1.6950 this means i can end up with a negative account?
you: ?
you: my point is: can a client run into a negative capital with CMS?
Igor: no, you can only loose what you have in your account
Igor: if your account goes into negative balance, we will bring it back up to $0.0
you: ok, that's what i wanted to know
you: thank you for your time"
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Jack » 2/3/2006 20:00

De uma forma muito sucinta, Margin Call é uma expressão usada quando tens uma conta margem (negoceias mais dinheiro do que na realidade tens) em que só te exigem que disponhas uma percentagem do valor total que estás a negociar.

Se a margem for, por exemplo, 10% (genericamente, em futuros) significa que se um contracto custar $4.000, só exigem que tenhas na conta $400. Obviamente não terás na conta $400, terás mais. No entanto, se abrires posições que se revelaram desfavoráveis, quando a tua carteira chegar aos $400 "levas" com um margin call. Diz-se margin call porque antigamente telefonavam-te a avisar que não estavas a respeitar o mínimo de margem exigida para manteres a posição. Hoje em dia usa-se a mesma expressão mas já não há o telefonema dado que está tudo automatizado. Qd chgas ao valor de margin call, fecham-te as posições automaticamente (no caso de teres vários lotes, ou contractos, vão fechando gradualmente para que respeites sempre a margem).

Esta questão dos margin calls poderem levar-te o dinheiro todo e ainda mais algum, prende-se na negociação de futuros que não são contínuos, associados aos gaps. No forex esta questão não se coloca dado que é um mercado aberto 24/7/365, ou seja, é extremamente difícil um movimento de mercado não te permitir fecharem-te a posição por margin call.

Abraço

Registado: 2/10/2005 12:32

por Tecnoboy » 2/3/2006 19:20

Ok, "Margin Call", quem é que me explica o que isto é sff ? ;)

Sra. professora chamada À recepção ! :lol:

Já agora, pensava que se um trade fosse mau, poderia perder-se a totalidade do dinheiro na conta por causa da alavancagem elevada, afinal não é assim ? :?

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

por Stratega » 2/3/2006 18:14

Pois, eu tb tenho Oanda à ano e meio e isso ñ acontece. Plas "leis" do Forex isso nunca acontece. É a razão de existir do Margin Call. Ñ dá pra ficar sem a totalidade do valor da conta.

E na Oanda a negociação ao fim de semana existe, mas é extremamente reduzida, de qq maneira a plataforma está sempre operacional, o q ñ acontecia na minha demo na CMS.
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Jack » 2/3/2006 17:58

A Oanda está aberta 24/7/365. A única diferença é que no fim de semana o spread é superior.

Dito isto, e tentando responder à questão inicial, na Oanda não perdes mais do que o valor da Margin Call, portanto nem sequer perdes a totalidade da conta.

Mas, faço uma salvaguarda, dado que "ainda" não assisti a uma Guerra Nuclear ou algo do género...

Registado: 2/10/2005 12:32

por nikopol » 2/3/2006 17:53

A maior parte das corretoras tem mecanismos automaticos de fecho de posições que impedem a perca total dos teus fundos.
Deverás investigar isso na corretora escolhida.

De qualquer forma, a combinação de 1) contas muito pequenas, 2) "alavancagens" muito altas e 3) não utilização de ordens stop-loss,
são uma receita para o desastre.

Pessoalmente, limito as minhas perdas a 1% ou 2% do balanço da conta.
Nikopol

Registado: 31/1/2006 14:02

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 17:47

A mesma pergunta que fiz ao camisa Roxa dirijo-a ao PLPinto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por FPC » 2/3/2006 17:44

Mais uma achega. Li os termos do contrato da ACM e além de me parecerem bastante penalizadores para o cliente 8regem-se pelo Direito Suíço) dão de alguma forma a entender que se pode perder mais do que aquilo que se depositou. Atenção, não sou jurista, mas parecem-me muito dúbias certas cláusulas
FPC

Registado: 11/11/2002 13:07

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 17:37

Camisa, antes de me pronunciar sobre esta questão delicada coloco-te outra questão: A tua corretora negoceia 24 horas/7 dias por semana ou há alguma altura em que a negociação do Forex, não existe? (fim-de-semana)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por PLPINTO » 2/3/2006 17:37

Podes perder o total dos depositos feitos mas mais que isso não porque a corretora fecha automaticamente o trade quando se esgota a margem. No entanto nunca chegas a ficar inteiramente a zero porque sempre sobra uma parte da margem que estava a ser utilizada.
Antigamente chegou a haver casos desses no Forex e futuros mas agora com os computadores rapidos que elas possuem isso já não acontece.

Na minha corretora, a CMS, se tiveres varias posições abertas e atingires o limite ela fecha a mais pequena que houver... e por ai adiante, podendo chegar a fechar todas.
Convem acompanhar pois já me aconteceu e ela fechou a mais pequena... que era precisamente aquela que não devia ser fechada. Depois acabou por fechar a grande pois era ela que estava a dar cabo da minha carteria :lol:
Se estivesse a acompanhar teria fechado logo a grande e evitava perdas tão fortes :evil:

Registado: 22/5/2003 15:08

por Camisa Roxa » 2/3/2006 17:32

na minha corretora (CMS) não é possivel perdermos mais $ do que o que investimos, nem sequer a totalidade do que investimos

Isto porque quando a margem mínima é atingida a posição é fechada automaticamente pela corretora
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Forex

por FPC » 2/3/2006 17:21

Será possível em algum caso que um investidor em forex percamais do que os fundos depositados? Ou seja, imagine-se que use fez um depósito de 1000 € que servem de margem. De repente o mercado inverte relativamente à posiçao assumida e os 1000 € são insuficientes para a margem. Será que neste caso a correctora além de fechar a posição pode ainda exigir um depósito suplementar?

Esta dúvida ocorreu-me depois de ler no Portaldebolsa o seguinte excerto que transcrevo:
"A possibilidade de alavancar o trading no FOREX pode funcionar a favor e contra o trader, pois os resultados são reflectidos imediatamente na conta do mesmo. Existe a possibilidade de se incorrer numa perda total da margem inicial e pode ser que seja exigido o reestabelecimento dos fundos de forma a manter as posições abertas. Caso esta "margin call" não seja efectuada, a sua posição será liquidada a poderá ser responsabilizado por qualquer perda daí resultante. Os investidores podem e devem reduzir os riscos em que incorrem através do estabelecimento de ordens stop e limite."

Agradeço que os "experts" me esclareçam esta dúvida.
FPC

Registado: 11/11/2002 13:07

Anterior

Quem está ligado: