Caldeirão da Bolsa

p.telecom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

re

por Infoo » 23/2/2006 1:10

uhhhahhhhhhh

finalmente alguém põe o dedo numa ferida! Mas calma...que isto é bom para todos SON, SNC, PTC, PTM, nós (estado)... no!no! lo mejor és nuestro

Pero tio... nosotros somos mucho más que vecinos.... chuap... sanguijuela ;)



Pedras... esse artigo é de onde?.... pode-se aceder às caixas.... coisa e tal?
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

por pedras11 » 23/2/2006 0:31

A compra da Portugal Telecom pela Sonae pode resultar num prejuízo fiscal para o Estado na ordem dos três mil milhões de euros nos próximos 12 anos. Isto porque os encargos financeiros resultantes da dívida contraída pela operação serão tão elevados, que o novo Grupo PT/Sonae terá resultados negativos durante vários anos e, consequentemente, não pagará um cêntimo de IRC.



Se não existisse OPA, a PT pagaria à cabeça, já em 2007, cerca de 250 milhões de euros de IRC. O prejuízo fiscal para o Estado em cada ano será o equivalente ao não pagamento de impostos por parte de 357 102 trabalhadores por conta de outrem com um salário de mil euros por mês.

Basta que a PT mantenha os resultados, uma perspectiva conservadora, porque a PT tem registado crescimentos operacionais na ordem dos cinco por cento, e o Estado perde potencialmente uma receita de 3 mil milhões de euros nos próximos 12 anos. Segundo apurou o CM, a PT iria esgotar o seu crédito fiscal no terceiro trimestre deste ano, começando a pagar IRC pela totalidade dos lucros no exercício de 2007.

Se a OPA tiver sucesso tudo mudará. Só o serviço anual da dívida deverá absorver todo o dinheiro gerado (cash-flow) pela PT.

Somando o montante da operação (11,2 mil milhões) às dívidas líquidas dos grupos envolvidos (ver caixa), chegamos a um total de 18,4 mil milhões de euros.

De acordo com o valor apurado nos últimos doze meses (até Setembro de 2005), o ‘cash-flow’ da PT foi de 1,036 mil milhões de euros, o que, segundo as contas feitas apenas daria para pagar os juros da dívida ao Santander.

Confrontado o Ministério das Finanças com este cenário, fonte oficial escusou-se a tecer qualquer comentário, referindo apenas que “todos os aspectos da operação estão a ser minuciosamente estudados pelo Governo que tomará a sua posição final na Assembleia Geral”. O Estado só tem 500 acções, mas o facto de estes títulos terem um estatuto especial (golden share) torna o Governo o agente decisivo nesta operação.

JUROS CUSTAM FORTUNA À SONAE/PT

A OPA da Sonae sobre a PT poderá revelar-se um excelente negócio para o Grupo Santander Central Hispano liderado por Emílio Botín (na foto). Para além das comissões cobradas pela montagem da operação (cerca de 10 milhões de euros), temos o financiamento de 11,2 mil milhões de euros.

Se a este montante somarmos a dívida líquida actual da PT (3,9 mil milhões) mais a dívida da Sonae (3,3 mil milhões) temos um total de 18,4 mil milhões de euros. Belmiro de Azevedo terá de pagar, só de juros, 1,1 mil milhões de euros por ano.

CONSEQUÊNCIAS

DÍVIDA

Um relatório da Standard & Poor’s mostra que o impacto da OPA da Sonae nas contas da PT potência um crescimento da dívida em sete vezes.

JUROS

Com a subida dos juros, um acréscimo de 0,25% significa um encargo suplementar de 46 milhões de euros na dívida da Sonae.

DIVIDENDOS

A Sonae não poderá contar com o dinheiro gerado (cash-flow) pela PT em 2005 e distribuído este ano, entre os quais estão 471 milhões para dividendos.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por Resina » 22/2/2006 14:05

Pelos vistos, o Belmiro vai ter de desistir! 14 euros??? :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 22/2/2006 14:02

Eu concordo com todo o artigo, com excepção da primeira frase. Aliás, confesso que a acho completamente despropositada!

Então se alguém pode tentar comprar uma empresa oferecendo 9,5 euros por ela, se não recorresse à dívida iria oferecer 50% mais? Parece que estamos a falar de tremoços...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Noticias

por Quingostas » 22/2/2006 13:58

Recurso à divida da Portugal Telecom impede Sonae de oferece 14 euros na OPA

22/02/2006 12:29

Os analistas do ABN Amro defendem que a Sonae, caso consiga avançar com a OPA nos termos propostos, poderia pagar 14 euros por cada acção da PT, em vez dos 9,50 euros anunciados. Andrew Scotland diz que a Sonae só não vai mais longe devido ao elevado grau de endividamento que vai ter de recorrer para financiar a operação.

O banco de investimento holandês defende que perante o actual cenário, é mais provável que as acções da Portugal Telecom (PT) [PTC] venham a cair do que subir. Uma subida seria despoletada por uma revisão em alta do preço da oferta pública de aquisição (OPA) ou pelo surgimento de uma oferta concorrente.

Com base neste raciocínio, e visto que as acções da PT estão a negociar em redor dos 9,80 euros, o ABN Amro aumentou o preço-alvo para as acções da PT de forma a igualar o valor da contrapartida da Sonae de 9,50 euros, sugerindo uma recomendação de «manter».

Numa análise à maior operação financeira alguma vez realizada em Portugal, o analista Andrew Scotland diz que o prémio proposto pela Sonae «é justificado» pelos riscos da operação não avançar, pelos riscos políticos e de regulação e, principalmente, pelo elevado grau de dívida que o grupo vai ter de contrair para financiar a operação.

No entanto, o banco holandês defende que caso a Sonae conseguisse a fusão nos termos propostos no anúncio preliminar da OPA, e com as sinergias e alienação de alguns activos, poderia pagar aos accionistas da PT 14 euros por cada acção detida, ou seja, mais de 47% face ao preço de 9,50 euros.

No entanto, a dívida parece ser o principal entrave a uma revisão em alta da contrapartida.

Antes da OPA, o credit default swap (CDS) - que é uma espécie de seguro para a dívida da PT a 5 anos - cotava nos 44 pontos base e desde então saltou para os 170 pontos base.

No caso da Sonae conseguir a OPA com sucesso, o valor justo para este instrumento de protecção será de 350 pontos base, segundo as contas de Scotland.

«Por agora, a maior parte dos credores está a evitar entrar na dívida da PT, ou está a tomar posições "short" na dívida», ou seja, apostar na deterioração da qualidade do endividamento ou num alargamento do «spread».

Operação rende 14% a 20% à Sonae e pode vender à France Télécom em três anos

O ABN Amro construiu um modelo de «leverage buy out» (LBO)

para a «nova» PT, ou seja, a compra da empresa com recurso ao endividamento.

O banco partiu de algumas premissas para o negócio: um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros da Sonae; a alienação da posição detida na Vivo; a venda da PT Multimédia [PTM] a preço de mercado, sendo o resto do valor da PT e o défice do fundo de pensões financiados com recurso à dívida.

Este cenário resultará num rendibilidade para a Sonae, com base no indicador na taxa do «free cash flow», de 14% a 20% por ano, até 2010.

Já o rácio da dívida liquida sobre o EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) em 2006 e após o efeito da alavancagem, passará para os 7,37 vezes, um valor que se irá abatendo ao longo dos anos para chegar a 2010 nos 6,91 vezes.

Actualmente, este rácio na PT não passa dos 1,7 vezes.

Além do potencial retorno estimado para a Sonae, o ABN Amro avança que se a OPA tiver sucesso, «acreditamos que no espaço de três ano a Sonae, se quiser, poderá delinear uma estratégia de saída, com a venda da PT à France Télécom».

A operadora gaulesa que controla mais de 20% do capital da Sonaecom [SNC].

...



--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI © 2006
 
Mensagens: 30
Registado: 12/6/2005 23:28
Localização: Portugal

por srosa » 21/2/2006 16:50

mas que mau aspecto ficou de repente!! :shock:
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

Algo vai mal no reino da PT...

por Garfield » 20/2/2006 21:41

A Portugal Telecom anunciou hoje que Peter Golob, o especialista contratado pela operadora para se defender da OPA lançada pela Sonae sobre a empresa, apresentou a sua demissão, anunciou a PT em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Portugal Telecom escusou-se a justificar a posição. Golob pertencia à banca de investimentos da Merrill Lynch, e havia sido contratado pela Portugal Telecom para se defender contra a oferta hostil da Sonae.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por srosa » 20/2/2006 17:32

n desgostei do final sessao da PT parece que houve mt gente a kerer entrar! :?
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por alexandre7ias » 19/2/2006 1:41

OPA sobre a PT depende das negociações entre Sonae e SEC
O futuro e o desfecho da OPA da Sonae sobre a PT dependem da forma como decorrerem as reuniões entre os advogados do grupo português e a SEC (Securities and Exchange Commission), entidade reguladora da Bolsa de Nova Iorque.
A posição da SEC é determinante para a permissão da compra de acções da Portugal Telecom cotadas em Wall Street.
Segundo a lei norte-americana, desde que uma OPA é lançada o oferente fica impedido de comprar acções da empresa visada.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por ptmasters » 17/2/2006 15:09

Mas isso não aplicar-se-á apenas quando existe distribuição faseada ao longo do ano (caso do BCP)?

É que no caso, quem adquire acções no último dia com direito a dividendo, vai receber o dividendo por inteiro, e no dia seguinte a cotação é corrigida para [cotação do dia anterior - dividendo].

No caso de quem tinha saído exactamente nesse dia, acabava sempre por fazer um bom negócio, pois receberia parte do dividendo e não sofria com a correcção / dedução automática do dividendo na acção.

Por outro, o dividendo quando é calculado, é pelo número total de acções, como é que se encaixam os outros?

Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por Garfield » 17/2/2006 13:18

Insistindo na ideia dos dividendos parciais frizo que tenho conhecimento de investidores que apesar de venderem no dia anterior ao ex-dividendo recebem na mesma uma parte proporcional do dividendo pelo que a pergunta tem algum fundamento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por srosa » 17/2/2006 12:40

parece não ter gostado muito dos 9.90!! :? caiu logo....
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por srosa » 17/2/2006 12:01

que eu tenha conhecimento não, será por terem revisto em alta as SONAES?? n devia! :roll:
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por daviddias » 17/2/2006 11:50

nos 9.9€ tocou mm agora.. nao saiu noticia nenhuma, pois nao? bye
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/
 
Mensagens: 418
Registado: 1/2/2005 19:30

por srosa » 17/2/2006 11:21

até onde axam que pode ir a PT? 5 sessões a subir, axam k tem pernas para andar?? :?
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por ptmasters » 17/2/2006 9:42

bolinha Escreveu:E já agora...quais são essas datas ?


Propostas em ordem de trabalhos para a Assembleia Geral e lá aprovadas.

Há-de ser convocada uma Assembleia Geral de accionistas (AGA), e com isso disponibilizado uma ordem de trabalhos com vários pontos para essa referida AGA, onde serão aí votados e aprovados os vários pontos da ordem de trabalhos.

É consultar o site da PT (http://www.telecom.pt/InternetResource/ ... estidores/ ) ou mesmo outra fonte, onde vai ser disponibilizado os próximos eventos.

1 ab e bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por bolinha » 17/2/2006 9:25

E já agora...quais são essas datas ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por ptmasters » 17/2/2006 9:21

Garfield Escreveu:Alguem me sabe confirmar a regra de calculo aplicada pela PT para pagamento de dividendos parciais aos accionistas que não detiveram as acções durante todo o periodo, ou por outras palavras até ao dia de ex-dividendo?

Existe algum periodo minimo de posse dos titulos para esse pagamento parcial? Por exemplo 6 meses?

Obrigado por toda a ajuda.


Boas Garfield,

Posso estar redondamente enganado, mas penso, salvo situação expressa, como por exemplo a não existência de dividendos parciais, que basta-lhe deter as acções no dia do ex-dividendo. Basta-lhe inclusivé comprá-las até ao último dia com direito a dividendo e mantê-las até ao dia seguinte.

Pelo menos, tem sido assim....

1 ab
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por Nyk » 17/2/2006 8:50

PT diz disponível autonomizar rede cobre

17/02/2006 07:41

LISBOA, 17 Fev (Reuters) - A Portugal Telecom (PT) está disponível para autonomizar a sua rede de cobre numa empresa grossista separada, permitindo que todos os operadores de telecomunicações a ela possam aceder em condições de igualdade, anunciou a PT.

Adiantou, em comunicado enviado à CMVM em resposta a recentes declarações do presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), que esta autonomização vai ser proposta às autoridades competentes, às organizações de consumidores e aos demais operadores de telecomunicações em Portugal.

A PT considera que através da autonomia da sua rede de cobre numa empresa grossista, que, no limite, poderá ser, igualmente, participada pelos outros operadores de telecomunicações, vai conseguir maior flexibilidade "na gestão dos seus negócios de retalho".

"A PT tem vindo a desenvolver, desde Outubro de 2005, uma reflexão estratégica sobre as suas actividades, tendo em conta a actual envolvente tecnológica e regulamentar. Uma das opções em análise é a autonomização de uma empresa grossista dentro da PT Comunicações", refere a PT.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por Garfield » 17/2/2006 3:16

Alguem me sabe confirmar a regra de calculo aplicada pela PT para pagamento de dividendos parciais aos accionistas que não detiveram as acções durante todo o periodo, ou por outras palavras até ao dia de ex-dividendo?

Existe algum periodo minimo de posse dos titulos para esse pagamento parcial? Por exemplo 6 meses?

Obrigado por toda a ajuda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por Nyk » 16/2/2006 20:55

ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje que o Estado não pensa reforçar a sua posição accionista na Portugal Telecom (PT), directa ou indirectamente.

Teixeira dos Santos, que falava na conferência de imprensa após a reunião do conselho de ministros, esclareceu que «não está equacionada qualquer intenção de reforço da participação do Estado, enquanto tal». O Estado detém directamente 1,88% do capital da PT.

O ministro acrescentou que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), integralmente detida pelo Estado e que tem uma participação de 5,14% na operadora de telecomunicações, também não apresentou qualquer proposta nesse sentido.

«[Na CGD], indirectamente, não foi colocada à consideração do accionista [o Estado] qualquer hipótese ou qualquer projecto de intenção de reforço», disse Teixeira dos Santos.

«Enquanto representante do accionista Estado na CGD, não tenho conhecimento de qualquer intenção nesse sentido», sublinhou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por pedras11 » 16/2/2006 11:22

O Governo vai dizer a Bruxelas, na próxima semana, que quer manter poderes especiais na PT. A decisão, segundo o «Diário Económico» permitirá ganhar tempo até que o processo da OPA lançado pela Sonae esteja fechado.
Contactado pela «Agência Financeira» o ministério das Finanças remeteu para a tutela qualquer comentário sobre esta matéria, no entanto, fonte oficial do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações confirmou-nos que estão, de facto, «a ultimar a resposta sobre esta matéria» para entregar em Bruxelas (o prazo termina no final do mês), mas escusa-se a comentar o eventual conteúdo da decisão tomada.

Recorde-se, contudo, que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, quando questionado sobre a posição do Governo face à OPA lançada pela Sonae à PT, reconheceu, acerca dos poderes especiais que detém na operadora, que há sectores em que se justifica que o Estado mantenha uma presença forte. No entanto, lembrou que há também outros mecanismos para conseguir tal poder sem ser através de uma «golden-share».

Seja como for, o «Diário Económico» adianta ainda na sua edição de hoje que os timings de Bruxelas podem arrastar qualquer sentença definitiva contra o Estado Português por manter uma «golden share» na Portugal Telecom até 2008 e que o Governo conta resolver a questão PT muito antes disso.

Em Lisboa, a CMVM chamou a administração da Portugal Telecom, advertindo Miguel Horta e Costa e Zeinal Bava para o dever de manter o silêncio a que estão obrigados por lei.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por srosa » 16/2/2006 11:02

vamos ter hoje mais um dia de subida?? :wink: será que vamos ficar pelo valor da OPA hoje?
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por Nyk » 15/2/2006 19:49

OPA PT > 2006-02-15 18:35

Governo vai ouvir o mercado mas pensará primeiro no país

DE com Reuters



O Governo ouvirá o mercado no que respeita à OPA lançada pela Sonae sobre a Portugal Telecom (PT) mas a decisão que tomar será com base no que pensa ser melhorar para o País e para o interesse público, disse Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças.

O ministro adiantou, durante um encontro com jornalistas, que o Governo tomará uma decisão clara sobre o assunto no momento adequado.

"No momento próprio, o Governo fa-lo-á (decisão) com toda a clareza, entretanto, há que ouvir bem o mercado", disse Teixeira dos Santos, acrescentando ainda que o Governo "tomará em conta tudo o que vier do mercado" mas "isso não quer dizer que vamos ao encontro ou contra o que vier do mercado".

Explicou que a sua decisão ponderará "aquilo que entender serem os interesses de natureza pública", afirmando que "o Governo pensará pela sua prórpia cabeça".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por pedras11 » 15/2/2006 18:54

Chamo atenção que o dividendo líquido da PT será cerca de 0,3euro, isto se houver a concretização do pagamento. Portanto o preço da OPA será nos 9.8euro. Estou vendedor na zona 9,9eur 10eur. :wink:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

AnteriorPróximo

Quem está ligado: