Caldeirão da Bolsa

EUR/USD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 27/2/2006 15:59

Boa tarde,

De momento não tenho muito tempo para um comentário, mas esta segunda-feira está com um duplo interesse para os mercados.

Enquanto na NYSE, o índice SPX luta para atingir máximos de mais de 4 anos, o EUR/USD está agora claramente a lutar para atingir os mínimos do ano.

Neste momento, o par viu já o seu ganho deste ano ser reduzido para meros 0.1%, pelo que o momento decisivo de que tenho falado está aí à porta, pelo menos há que esperar isso.

Abraço, até mais

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 24/2/2006 13:22

Grande CN sempre a Oriente :P

E nós aqui sempre a Ocidente. Já estive muito tempo ainda mais a Ocidente do que hoje.

Bem, realmente só o EUR/USD mexe pouco, portanto o que disse antes mantem-se válido. O JPY é que parece estar a dar sinais de vida, também porque se aproxima o fim do ano fiscal Japonês e repatriação de divisas, algo já tradicional.

Os mercados accionistas estão mesmo em momentos decisivos. Enquanto a Europa vai batendo, aqui e além, máximos de vários anos, isso só poderá continuar por muito tempo se a América continuar a subir. Neste caso, temos o SP 500 perto dos máximos recentes. Se os bater em breve, os touros vão entrar numa grande euforia, continuando o momento ascendente. Também no Japão será interessante verificar se o Nikkei vai novamente aos máximos. Se assim for, a fantástica subida ainda poderá nos surpreender. Este é o caso mais interessante, pois a subida dos últimos dois meses tem sido fortíssima.

Momentos decisivos para todos os mercados nas próximas sessões.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Mercado Accionista

por C.N. » 24/2/2006 6:16

djovarius Escreveu:...Vamos ver também o que se passa nos mercados em geral. O accionista está interessante e estes dias serão decisivos para o que pode acontecer nas próximas semanas.

Ola Djovarius,

Antes de tudo obrigado por estares a comentar diariamente a accao (ou falta dela) do "nosso" par, que, nao esquecer, representa 28% do volume total das transacoes em Forex http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#240134

Dizes que estes dias vao ser decisivos para o mercado accionista. Porque? Poderias por favor escrever umas linhas sobre a razao da tua afirmacao?
Obrigado

CN, em Saigao, a trabalhar das 8 as 20, 6 dias por semana... Que saudades da China :P

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 23/2/2006 16:11

Boas,

Continua a dar sono o EUR/USD esta semana totalmente sem tendência e a navegar em torno de 1.19 de uma forma um tanto errática !!

O tempo para o USD está a se esgotar. Se o nosso par amigo não conseguir vir por aí abaixo como se pensava nas próximas sessões (duas a três) e se se mantiver acima de 1.19 poderá voltar a atacar 1.1980 - 1.2050 - 1.2120 muito breve.

Vamos ver também o que se passa nos mercados em geral. O accionista está interessante e estes dias serão decisivos para o que pode acontecer nas próximas semanas.

Um abraço

dj

por djovarius » 22/2/2006 12:38

Bom dia,

Apesar de andar "por aí" nada tenho dito acerca do EUR/USD pois pouco há a dizer desde segunda-feira.

O par continua a ser vendido acima de 1.19, neste caso "esbarrando" em 1.1970/80, pelo que 1.19 continua a ser o valor de referência.

Hoje, sim, o par está abaixo deste valor que poderá já ser ele uma forte resistência. Veremos o comportamento nas próximas horas.

Por outro lado, os bears também não se podem rir muito já que não conseguem descidas acentuadas.

A depreciação do Eurinho face ao dólar também não passa de 1.1865, ou seja ainda acima dos minimos da semana anterior. Se isto continua, os bulls ainda poderão ter algo a dizer.

Hoje temos dados sobre os preços ao consumidor nos EUA, o que é sempre interessante. O clima do mercado continua a apontar para as subidas de juros. Resta saber até que ponto tudo isso já foi descontado pelo mercado e como.

Abraço

dj

Re: Sistema de trade.

por Paulolion » 22/2/2006 1:36

ktm450sx Escreveu:Boas.

Vou expor aqui o meu sistema de trade no forex, ficando a aguardar os vossos comentários/opiniões. Sim no forex, porque agora 90 % dos meus trades passam só por ai.

Em primeiro lugar devo referir que começei a negociar á cerca de um ano e tres meses, e que a minha disponibilidade de tempo está reduzida.

Começei por efectuar trades do género caça pips (10 a 20 pips), efectuando um a dois trades por semana quando surgia oportunidade em termos de tempo e mercado. Neste caso os trades passavam sempre pelo par Eur/Usd, sendo o resultado ligeiramente positivo.

Passados uns seis meses adoptei outro sistema que passava por todos os dias de manha colocar ordens no sistema em que defenia stops loss e profit, sempre cerca de 20 pips para cada lado. Neste altura começei a efectuar trades tambem ocasionalmente no Gbp/Usd e Usd/Jpy. Aqui o resultado piorou relativamente ao inicial.

Foi nesta altura que tambem começei a efectuar trades em outros activos (CFD e Futuros), os quais ainda mantenho alguns.

Á cerca de dois meses mudei radicalmente o meu sistema de trade no forex em que alarguei o leque de pares em que faço trades bem como outros parametros tais como:

- faço as analises em EOD das cotações dos pares que acompanho, cerca de 9 pares.

- mantenho sempre posições abertas nos 9 pares que acompanho.

- só inverto as posiçoes dos trades por volta das 2300, após analise.

- não coloco nem stops loss nem profit, deixo o trade correr.

Claro está que com esta aletração de sistema tive tambem de alterar os indicadores utilizados.

Com este sistema, apesar de ter apenas dois meses de vida, tenho obtido resultados bastante significativos, sendo que na minha opinião não acho relevante expor aqui os resultados concretos, visto não estar a aqui em causa os indicadores utilizados.

Fico a aguardar os vossos comentários.

Cumps.

Eu ainda não tenho sistema, mas penso que o motivo que permite ir ganhando com este método é o facto de apesar de usar 9 pares, os mesmos são diariamente analisados, ou seja, estás sempre em cima deles e vais percebendo o que o par fez nesse dia (e também provavelmente o que fez em comparação com outros relativamente co-relacionados).

Eu ainda não achei um método correcto de entrar, mas para sair é a trend que me indica isso, ou seja, se um determinado par, está com uma bela trend em progressão, o melhor é ir acumulando nas correcções e movendo o SL para o último swing no sentido contrário (tendo em conta a time-frame que se está a usar). Alguém disse que em mercados que mostrem uma trend clara, este método só falha normalmente uma vez, quando a trend termina ou pelo menos quando o mercado fica ligeiramente indeciso.

Já agora, acho que o fórum poderia beneficiar de uma subdivisão do mesmo por temas/mercados/activos enfim algo que desse um pouco mais de organização e evitasse que as pessoas andassem perdidos à procura de um determinado tema (eu sei que existe a pesquisa, mas por vezes esta não é muito eficaz).

Cumps

Registado: 27/12/2004 21:57

Re: Para baixo ele vai... e daqui é que não sai! :-)

por castelbranco » 20/2/2006 19:21

São as ondas... que fazer?! ;)
Ora comprar ou vender...

Rui leprechaun

(...sempre a ganhar p'ra vencer!!! :))[/quote]

Ora bem, e que ondas Leprechaun!

já olhaste para estas?
Anexos
CDW.png
CDW.png (44.79 KiB) Visualizado 2628 vezes

Registado: 10/11/2002 12:19

Para baixo ele vai... e daqui é que não sai! :-)

por leprechaun » 20/2/2006 18:36

Estas subidas episódicas do Euro são oportunidades de ouro para o vender e recomprar bem mais abaixo! Volto a insistir que o target desde movimento ainda NÃO está esgotado, e o par deverá ir visitar a zona dos 1.17xx muito em breve.

São as ondas... que fazer?! ;)

Ora comprar ou vender...

Rui leprechaun

(...sempre a ganhar p'ra vencer!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por djovarius » 20/2/2006 13:39

Apesar de feriado nos EUA, o dia do Forex já deu que falar.

No caso do EUR/USD uma tentativa de ruptura em alta, mas nem sequer atingiu 1.1980 nem a MME 21 dias logo um pouco acima.
Considero que um sinal de entrada longa pode ser encontrado pela ruptura clara da MME 100 dias, agora em 1.203x !!

Mas, por agora, o par regressou para próximo da MME 5 dias que está agora em 1.1928 - se voltar abaixo desse valor de 1.19, teremos então a manutenção da tendência que se verifica desde o fim de Janeiro.

Abraço

dj

por Camisa Roxa » 17/2/2006 22:38

bem, sexta feira RIDICULA para o cable em termos de amplitude diária: não chegou aos 100 pips!

bem, o meu trade segue para 2ª feira... a ver vamos
Anexos
bpusd.JPG
bpusd.JPG (154.44 KiB) Visualizado 4321 vezes
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Jack » 17/2/2006 19:52

djovarius Escreveu:De modo a que prevejo que a próxima semana será muito interessante, sobretudo a partir de terça-feira, pois veremos para que lado a corda se parte.

Da maneira como eu estou a ver as coisas, esta semana que passou foi inteirinha de uma brutal acumulação, terminando com o duplo fundo em velas de 3h (o sinal que me faltava para "acreditar" no que vi durante a semana...).
Foi passada toda em baixa, sem a mínima hipótese dos bears anularem o sinal, em trading range.

Espero novos mínimo em USD. Para quando é que ainda não sei, primeiro é preciso que começe a mexer :)

Bom fim de semana!
Anexos
EURUSD.JPG
EURUSD.JPG (41.86 KiB) Visualizado 4376 vezes

Registado: 2/10/2005 12:32

por djovarius » 17/2/2006 19:01

Espantosa a volatilidade das ultimas duas / três horas !!

No EUR/USD muitas posições em alteração, conjugado com o fds grande nos EUA.
Na realidade houve fortes posições curtas assumidas acima de 1.1930, ao mesmo tempo que os longos entram logo acima de 1.1870, ligeiramente acima dos mínimos da semana (onde haviam entrado previamente).

De modo a que prevejo que a próxima semana será muito interessante, sobretudo a partir de terça-feira, pois veremos para que lado a corda se parte.

Abraço

djovarius

por pescanha » 17/2/2006 18:54

o "sismógrafo" deve estar a preparar um desabamento para algum lado...espero que seja o meu...dolar ...

Registado: 14/9/2004 13:25

Um conselho...

por nikopol » 17/2/2006 16:38

Cuidado com estes picos de volatilidade nas tarde das sextas-feiras!

Esta volatilidade só acontece e só leva a tendencias fortes em determinadas
circunstancias.

O conselho que dou baseado nas minhas experiencias é que não tentem
antecipar os movimentos. Acho mais seguro esperar e reagir.

Se não formos gananciosos, ainda podemos apanhar o "comboio" em
movimento... E muitas vezes é melhor sair antes da ultima "estação"
e não esperar pelo fim da viagem...

De qualquer forma, acho que lucros resultantes destes picos "anormais"
de volatilidade devem ser considerados como bonus. O rendimento
normal de um especulador deverá ser feito em condições normais de
volatilidade durante a semana...

Bom fim de semana,
Nikopol.

Registado: 31/1/2006 14:02

por Camisa Roxa » 17/2/2006 15:47

a ver se se aguenta para cima...
Anexos
mt4.GIF
mt4.GIF (50.76 KiB) Visualizado 4495 vezes
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por djovarius » 17/2/2006 15:18

De facto assim parece.

Aliás, também no Forex é hoje dia de expiração de opções e outros contratos, para não falar de imensas opções "digitais" que sempre expiram às sextas-feiras, pelas 10 horas NY.
Por vezes, a volatilidade aumenta bastante.

Abraço

dj

por ktm450sx » 17/2/2006 15:06

A partir das 1500 assume a direcção ate ao final do dia. Digo eu.

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por Camisa Roxa » 17/2/2006 15:04

o mercado vai decidir-se apenas às 14:45 com o michigan sentiment
Imagem

por djovarius » 17/2/2006 14:54

Boa tarde,

Nesta sexta-feira o mercado anda muito hesitante, pelo menos para já, e nem sequer o indice de preços na produção (EUA) mais elevado do que o esperado veio afectar muito o mercado cambial.

Teoricamente, pode-se já contar que haverá mesmo uma elevação de juros até aos 5%, mas nada aponta ainda para valores superiores.

O USD tem tendência para se valorizar face ao JPY, mas deverá ter mais dificuldades face a outras, entre as quais o EUR.

Veremos o que sucede mais tarde, o dia ainda não acabou.

Abraço

dj

por djovarius » 16/2/2006 17:48

E o Forum está quase a chegar às 1000 páginas, o que é espantoso !!

Mas o que ia falar era do USD que continua a ter margem para subir no curto prazo perante as demais principais divisas. O tio Bernanke já não joga $$$ dos helicópteros, antes diz que os juros estão ainda historicamente baixos, discordando assim da opinião de um Congressista que colocou essa questão. Coitado, ter que aturar aqueles "bichos" :(

E o EUR/USD que já fez 1.184x poderá atacar valores mais baixos como 1.1770, mas isso já aqui foi dito e pode demorar. Para cima, teremos agora forte resistência em 1.19 e 1.1960 !!

Abraço

dj

por tava3 » 15/2/2006 17:51

O dolar está a esmagar as outras moedas.

:)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por ktm450sx » 15/2/2006 15:22

Só mais uma coisa, desde segunda feira que o meu sentimento é este.

por ktm450sx » 15/2/2006 15:21

Boas.

Na minha opinião matenho um cenário bear para o par no mais longo prazo, mas entretanto estou a apostar num cenário bull para o par.

Cumps.

por djovarius » 15/2/2006 15:06

E boa tarde !!

Temos, a balança de pagamentos dos EUA NEGATIVA em Dezembro, pois os fluxos de capital positivos da ordem de US$ 56 bil, não compensam os mais de US$ 60 bilhões de défice em conta corrente nesse mês.

Em certas ocasiões o USD deveria estar em forte queda, mas a circunstância de existir uma possibilidade de mais aumentos dos juros, que podem atrair mais capitais, acaba por atenuar e efeito da notícia.

Como o USD não tem estado em queda, pelo contrário, os nomes oficiais não têm adquirido papéis norte-americanos em forte quantidade.

Agora, é só esperar pelo nosso novo "amigo" dos "Federales", Ben S. Bernanke. Vai certamente haver algum Senador a perguntar se aquela história dos helicópteros é para valer.

Para já, muito interessante esta recuperação do EUR/USD... apesar de pouco movimento!

Abraço

dj

por djovarius » 14/2/2006 14:58

Viva amigo,

Parece-me que vai num caminho bom. Não esquecer o que dizia Jesse Livermore: "it was my sitting that made money, not my trading".

Isto quer dizer que a análise e a tomada de uma posição são tão importantes como dar tempo para que esta posição se desenvolva.

No caso, trade de 3 a 5 dias de objectivo pode ser proveitoso, quanto muito trade para 24 horas. E com menor nível de stress.

Em relação ao link de cima do "resistir.info", aquela é a tipica conversa dos goldbugs de há mais de 20 anos a esta parte.
Não quer dizer que não haja alguma verdade naquilo, mas também não exageremos...

E o EUR/USD lá saiu do torpor: finalmente cumpriu o destino de atingir 1.1870 após 1.19 !!
Acredito que os testes sérios estão em 1.1820 e 1.1770 !!

Além da queda do crude, está a fazer furor o numero das vendas a retalho de Janeiro (subiu 2.3%) nos EUA. Espera-se revisão em alta para Dezembro.
Por outro lado, dados decepcionantes da Zona Euro não ajudam ao EUR no curto prazo.

Mas, o melhor, fica para amanhã, com o discurso de Bernanke perante o Senado.

E assim vamos ver para que lado a balança cai

Abraço

djovarius

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Albertomr , Ano nimus, Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, Heldroo, iniciado1, m-m, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, SerCyc, traderh, trend=friend, yggy e 972 visitantes