Caldeirão da Bolsa

Patinho feio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 15/2/2006 22:22

Os analistas do Banif consideram que, mesmo que a oferta da Sonae sobre a PT não seja bem sucedida, a PT não deve manter a PT Multimédia no seu universo e irá por ser forçada a vendê-la.
É desta forma, que o Banif tem uma visão positiva a curto prazo para o mercado.

«De facto, a surpreendente oferta da Sonaecom parece ser conduzida essencialmente pela questão de não ter acesso ao laço local, enquanto a PT controla as duas principais infra-estruturas do país», afirmam.

Forçar legalmente a operadora a separar a rede do cabo parece ser difícil de justificar de uma perspectiva legal, para os analistas, uma vez que a PT Multimédia obteve as licenças regionais através da competição pública. «No entanto, a actual oferta forçou uma mudança significativa do status quo», justificam. Assim consideram que há quatro soluções possíveis para a PT Multimédia: a Sonae é bem sucedida na oferta à PT e é obrigada a vender a PT Multimédia; a Sonae é bem sucedida e decide vende a negocio da rede fiza apesar de manter a PT Multimédia, e a Sonae pode assim dar a volta a este negocio implementando uma nova estratégia de abordagem (PTM torna-se uma verdadeira operadora alternativa ao negócio da rede fixa da PT) por beneficiar de uma estrutura flexível e alavancar a oferta de triple-play; a Sonae perder a oferta, mas a PT decide separar a PT Multimédia; ou, ainda, a Sonae perder a corrida e o lançamento de ofertas sobre a PTM tenderem para o acesso a uma estratégia mais flexível a respeito da oferta de triple-play.

Quanto a uma visão a longo prazo, o Banif não define uma tendência até acabar de rever as suas estimativas.

As acções da PT Multimédia fecharam a sessão de hoje a somar 1,91% para os 10,16 euros.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por carloscarmo » 15/2/2006 20:53

olá,ulisses,
"Para mim, só são relevantes rupturas em fecho. Por isso, não a dei como concretizada, além de que está apenas marginalmente acima da resistência e carece de confirmação." fonte: Ulisses
Questão:
A dita fechou a 10.16 e segundo a tua afirmação, ainda não é consistente,até aqui não há dúvidas.Mas carece de confirmação, poderias-me explicar...será um teste ao agora suporte? será um fecho mais acima?.
Eu ficaria por aqui,mas como disseste que os teus clientes estavam longos, não posso deixar de lançar-te um repto:não poderias opinar, também, no forum da DIF,da qual eu sou cliente,já, a alguns anos, sobre ....A tua vinda para a DIF foi uma mais valia e deu-lhe maior visibilidade.
Um abraço
Carloscarmo
 
Mensagens: 28
Registado: 10/11/2004 13:30
Localização: Algarve

PTM

por Razao_Pura » 15/2/2006 18:10

Ulisses, tanscrevo-te uma notícia do Diário Económico datada de 09/02/2006. É sobre uma suposta estratégia que terá sido montada pela administração da PT de forma a que, se a OPA for para a frente, eles façam um spin off da PTM tirando-a assim das garras do SONAE.

O Maior Negócio de Sempre em Portugal > 2006-02-09 06:30

‘Spinoff’ da PT Multimedia incluído nos planos de defesa contra a Sonae

Paula A. Cordeiro



A Portugal Telecom estuda a distribuição das acções que detém na dona da TV Cabo pelos accionistas caso chumbem a OPA da Sonae. Estes poderiam vendê-las no mercado, eventualmente numa OPA da Sonae.

Uma das armas que a Portugal Telecom se prepara para brandir na batalha de defesa contra o ataque surpresa de Belmiro de Azevedo é a promessa aos accionistas de referência de que, se aceitarem manter os actuais limites de voto a 10%, receberão em troca acções da PT Multimedia a um preço ainda baixo – embora superior aos 9,03 euros oferecidos pela Sonae.
Assim, em vez de ser a Portugal Telecom a deter as acções, seriam os próprios accionistas a receber acções da participada que controla o negócio da TV Cabo.
Nessa operação, conhecida como um ‘spinoff’, a PT Multimedia poderia posteriorments ser alvo de uma OPA, a preços de mercado e com um prémio, abrindo a possibilidade dos accionistas encaixarem uma mais valia com a venda. A Sonae seria, obviamente, o candidato mais provável ao lançamento desta oferta, uma vez que, implicando a operação o fracasso da actual OPA, uma oferta sobre a PT Multimedia dar-lhe ia acesso à rede da TV Cabo, o que sempre foi o seu principal desejo e objectivo. A Portugal Telecom ficaria sem o cabo, mas assegurava a sobrevivência.
Uma das hipóteses em estudo é que a operação revestisse a forma de uma cisão de activos. A operação teria por alvo as acções que a PT detém na PTM – ou seja, mais de 180 milhões, representando 58,43% do capital. A distribuição de acções da PT Multimedia pelos accionistas da PT poderia ser feita de acordo com a capitalização bolsista de cada uma das empresas.
O BES tornar-se-ia um dos maiores accionistas, pois já possui uma posição superior a 8%. Com a venda das acções da PTM ao preço oferecido na OPA por Belmiro de Azevedo, ou seja, os 9,03 euros, o BES teria que reconhecer uma menos valia, uma vez que as acções da PTM estão registadas nas suas contas a um valor médio de 12 euros. Curiosamente, o Santander Totta – intermediário financeiro da Sonae na OPA sobre a PT – detém quase 9% do capital social da PTM. A participação do BPI, que saiu da PT em 2005, quase que chega aos 3%.
Aos preços da OPA da Sonae, a PT fica avaliada em 11,1 mil milhões de euros e a PT Multimedia em quase 2,8 mil milhões. No entanto, aos multiplos de empresas de dimensão semelhante do mesmo sector, a empresa vale quase 3,1 mil milhões de euros, referem analistas do sector.
Esta operação, nesta fase, está vedada à administração da empresa, uma vez que, enquanto é alvo de uma OPA, a equipa de gestão apenas pode efectuar operações próximas do que se considera ser a gestão corrente. Fusões, aquisições ou outras operações que alterem a estrutura da empresa estão proibidas. No entanto, a empresa pode avançar com planos para o caso da operação da Sonae fracassar. É isso que está a ser feito.
Ao que apurou o Diário Económico, a estratégia de defesa, nesta fase, não passa ainda pela dinamização de qualquer grupo de investidores capazes de fazer frente à oferta da Sonae. Essa hipótese é, no entanto, um “Plano B” inevitável se tudo o resto falhar.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Ulisses Pereira » 15/2/2006 17:42

Para mim, só são relevantes rupturas em fecho. Por isso, não a dei como concretizada, além de que está apenas marginalmente acima da resistência e carece de confirmação.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por vieira » 15/2/2006 17:31

Pois, mas já rompeu os 10,1... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1875
Registado: 9/12/2005 18:40

PTM

por josecarlosvalente » 15/2/2006 17:29

Palavras para quê? Você já disse tudo.
E adoro quando concordo com as pessoas.


Cumprimentos e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

Patinho feio

por Ulisses Pereira » 15/2/2006 17:20

No meio de todo este aceso debate em torno da questão da operação lançada pelo grupo Sonae ao grupo PT, penso que a questão da OPA à PTM tem sido subvalorizada. Poucos são os comentários a esta oferta que chega a ganhar contornos caricatos.

No âmbito da operação engendrada pelo clã Azevedo para conquistar a PT, o grupo Sonae foi obrigado a lançar também uma OPA sobre a PTM. De acordo com a legislação vigente, se alguém lança uma OPA sobre um grupo que detém outras empresas cotadas, então terá também que efectuar uma operação do mesmo tipo sobre essas outras empresas.

A Sonae, através da Sonae.com, lançou uma OPA sobre a PTM a 9,03 euros, um valor abaixo do que a acção tem estado cotada nos últimos meses. Isso significa que a Sonae não tem interesse na PTM? Não. A PTM, face ao sector que domina, tem um papel muito importante na nova estratégia da Sonae e, durante o período que antecedeu esta operação surpreendente, era vista como um potencial alvo de aquisição do grupo Sonae. Nunca se pensou foi que o Eng. Belmiro avançasse sobre todo o grupo PT.

A verdadeira razão pela qual o valor oferecido pela PTM foi tão baixo foi que, caso o grupo Sonae consiga ter sucesso na sua oferta sobre a PT, automaticamente fica maioritária na PTM, dada a posição que a PT detém nesta sua subsidiária. Ou seja, a OPA sobre a PTM foi um mero formalismo legal e, como sempre, o Eng. Belmiro não gosta de gastar dinheiro desnecessariamente.

Tecnicamente, a acção encontra-se na sua forte zona de resistência entre os 9,8 e os 10,1 euros. Esta resistência tem travado a acção nos últimos 3 anos e uma ruptura desta zona – seja por que motivo for – seria um forte sinal de compra para esta acção e colocaria como alvo desse movimento de ruptura os 12 euros.

Veremos como se desenrola toda esta operação em volta do grupo PT, mas não devemos descurar a observação do gráfico da PTM, pois a ruptura dos 10,1 euros seria sinal que algo estaria a mudar. Para melhor. Porque a PTM é tudo menos o patinho feito do grupo PT.

Um abraço,
Ulisses

Disclosure: Os meus clientes detêm posições longas em PTM.
Anexos
forum-ptm1.GIF
forum-ptm1.GIF (28.02 KiB) Visualizado 2339 vezes
forum-ptm2.GIF
forum-ptm2.GIF (22.55 KiB) Visualizado 2331 vezes
forum-ptm3.GIF
forum-ptm3.GIF (20.87 KiB) Visualizado 2322 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado: