Caldeirão da Bolsa

Os mistérios das Opas e outras reflexões afins

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 14/2/2006 10:48

O Nabo??? LOLOLOL deve ser para rir!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Os mistérios das Opas e outras reflexões afins

por S. Jorge » 14/2/2006 10:41

A recente Opa da Sonae sobre a PT revestia-se até há pouco tempo como algo impensável.
Como seria possível a um grupo empresarial com uma empresa recente no negócio das telecomunicações tentar adquirir a maior operadora de telecomunicações nacional? Qual a sua estratégia? O investimento não atingirá valores incomportáveis?
Não!!
Quando surgiu a notícia da Opa fez-se finalmente luz sobre a estratégia da Sonae, Novis, Clixes e outras coisas afins.
Desde há largo tempo que a qualidade dos serviços da Novis se tem vindo a degradar sistemáticamente. São as interrupções no acesso à internet, são os acessos parciais à rede (não se conseguindo navegar por todos os sites), é a total indiferença e falta de respeito pelos clientes e pelas suas reclamações.
Diga-se que para um empresa recente no "mercado", que se diz "jovem", com alto "dinamismo", compromisso com a "qualidade", prestação de "serviços" de alto nível, com um espírito verdadeiramente "empresarial", atingir este nível de performance não é fácil....
Sobretudo quando recentemente reclamava uma espécie de 25 de Abril no "mercado" das telecomunicações.... (só dá para rir... ou melhor chorar....).
A luz surgiu com a notícia da Opa!!!
É que todas as situações acima descritas fazem sem dúvida sentido no âmbito de uma estratégia, de âmbito mais alargado, de uma grande convergência de serviços entre a Novis (que futuramente passará designar-se Oldis) e a PT. Esta convergência facilitaria a integração futura dos negócios destas duas empresas.
Tal revela a grande visão empresarial dos homens do norte, que com grande antecipação, em relação à data da publicação da Opa, já tinham colocado em prática um plano de convergência com a PT no que respeita à qualidade, âmbito dos serviços prestados, atendimento ao cliente, etc,etc,etc.
Esta estratégia, segundo fontes geralmente bem informadas, teve a sua inspiração num dos mais recentes gurus da disciplina do marketing, mas cujo mérito e significativos contributos não são reconhecidos em Portugal. No entanto, as suas teorias, cujos impactos ainda não são possíveis de determinar na sua totalidade (excepto em Portugal) estão a ser objecto de estudos aprofundados ao mais alto nível a nível internacional, por instituições como o MIT, pelas princípais universidades norte-americanas, e imagine-se pela própria Microsoft!!!
Trata-se de um Nabo colocado há alguns anos atrás na Admnistração da Pt por um governo socialista (claro!). Quem se lembra dele?
Oh! povo ingrato que não reconhece os seus maiores talentos!
Pois segundo este "autor", as tradicionais teorias de marketing defendidas por Kotler, a extensa obra denominada Mercator, encontram-se completamente obsoletas.
Segundo ele não há motivos de preocupação quando um cliente reclama. Não!!! Pelo contrário. Se o cliente reclama é porque se preocupa com a empresa, logo está fidelizado.
Revolucionário!! Mas como não nos apercebemos disto antes??? Como é possível!!!
Tantas horas gastas em análise da concorrência, a realizar planos de marketing, campanhas nos médias, relações públicas, gestão e controle de orçamentos monumentais, para quê?
Nada disso é necessário. O importante é fazer o cliente reclamar. Que verdade tão simples.
Assim, quaisquer investimentos em qualidade, marketing, apoio e atendimento ao cliente, serão objecto de cortes radicais no futuro o que rentabilizará o investimento da Opa.
Deve ser esta a razão, porque circula em circulos restritos do grupo Sonae, a ideia de que a gestão do negócio das telecomunicações não será realizada pelo filho do patrão da casa, mas por um outsider... quem será? O Nabo estará a preparar o seu regresso?
Mas não gostaria de entrar pelo domínio da futurologia...

Como dizia um grande senhor: " E esta hem?"
Bons €

S. Jorge

"The hardest thing in the world to understand is the income tax." Albert Einstein

"Pior do que os impostos só os dragões." S. Jorge
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 22/4/2004 21:23


Quem está ligado: