Caldeirão da Bolsa

Nikkei

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FRM » 14/2/2006 12:27

"Bolsa de Tóquio fecha em alta acentuada

DE

A praça nipónica encerrou a sessão de hoje em forte alta, ao ganhar 307,21 pontos face ao encerramento de segunda-feira, com a Toyota Motor Co. a liderar.

Assim, no fecho do mercado o índice Nikkei 225 ganhou 1,93% para os 16 184,87 pontos, voltando a superar a barreira psicológica dos 16 000 pontos."

Registado: 21/10/2005 14:03

Lucro é lucro.... canta o cuco! :-)

por leprechaun » 14/2/2006 12:25

jlc Escreveu:O nikkei foi bonzinho e lá resolveu subir.
Estou a ver o que fazem os futuros dos States, para ver se vendo tudo ou uma parte dos meus nikkei. Sempre são 20% de lucro. :lol:
Que pensas? O nikkei tem pernas para hj dar mais uma puxada?

20% de lucro?! Eu já o tinha metido ao bolso sem hesitar!

O curto prazo é sempre demasiado incerto para se fazerem previsões. Quanto ao médio prazo, no Nikkei talvez seja lateral.

No que se refere aos mercados americanos, cada vez menos influentes, note-se, tendo em conta o que li ontem nas actualizações intraday das Elliot Waves, e recordando a famosa teoria da "fibrilhação" do Nichols, talvez tenhamos dias alternados de subidas e descidas antes de serem definitivamente quebrados os suportes que ainda aguentam o S&P e Nasdaq à tona de água.

Vejamos como decorre a sessão de hoje, mas continuo a defender que o cenário mais natural é o da correcção dos índices... e por longos, longos meses!

A Europa deverá seguir Wall Street, por fim, mas palpita-me que o Japão se aguentará muito melhor, na tal lateralização de que venho falando. No DAX, e se estas antevisões se mostrarem correctas, o topo já não deverá exceder em muito os 5850, nos tais 61,8% de retracção de que já falei várias vezes. Logo, considero agora cada vez mais seguro o outro inline em que aposto forte - 7854Z (5200/6000). Sempre são uns 35%-40% num só mês... boa aposta! E é claro que se vai negociando no intraday ou de um dia para o outro, aproveitando as oscilações do índice, se possível.

Enfim, simples futurologia... nothing much! Mas é mesmo assim que me tenciono posicionar nos CFD... eles até nos pagam juros do dinheiro investido... viva assim quem é amigo! :P

Que o "bago" esteja contigo... ;)

Rui leprechaun

(...e a sorte ande comigo! :))

PS: Entretanto, o DAX vai cedendo e os inline valorizando... boa! E o cenário alternativo das EW bearish de curto prazo, que aqui ontem deixei, parece começar a desenrolar-se... e eu nele sempre apostei!

O gráfico intraday parece feio... beautiful to me! 8-)
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por jlc » 14/2/2006 10:31

lEPRECHAUN:

O nikkei foi bonzinho e lá resolveu subir.
Estou a ver o que fazem os futuros dos States, para ver se vendo tudo ou uma parte dos meus nikkei. Sempre são 20% de lucro. :lol:
Que pensas? O nikkei tem pernas para hj dar mais uma puxada?
Dax não tenho nada. Talvez entre num Warrant Put , mas afastado
No Nasdaq estou com 1 call e 1 put ?????
Porquê? è que comprei primeiro um call e aquilo caiu 22%(tenho um stop loss para 30%) e resolvi entrar num Put (lucro de 5%) . Amanhã os state podem dar uma esticada para cima ou para baixo e nessa altura vendo um deles.
Pirei, mas desta vez foi assim que joguei (de vez em quando lá sai uma rima :mrgreen:

cumps

Registado: 20/1/2006 22:24

Re: Too soon!... it's a Black Moon!!! :o)

por leprechaun » 14/2/2006 3:57

jlc Escreveu:Como concordava contigo entrei em Warrants sobre o Nikkei 18000 para Dezembro e Nikkei 17000 para Junho.
Espero que hj durante a noite os amarelos olhem para cima.

Bem, ó jlc, com essa maturidaded não deve haver problemas, mas parece-me que podes fazer preço médio amanhã... e talvez eu também compre alguns... se o Bigonline não pifar outra vez! :evil:

É que o Nikkei está a ouvir-me... it seems!... e depois de uma abertura em leve alta, mas sem ultrapassar convincentemente os 16.000 pontos, afunda-se agora com toda a força, mergulhando quase a pique até aos 15700, mais de 185 pontos abaixo do fecho de ontem.

Hoje, aquilo que eu teria comprado se o update informático do Bigonline não se tivesse revelado um desastre, era um TW put do Nasdaq, para o vender talvez ainda durante a sessão, que meia dúzia de pontos já me satisfazem!

Recapitulando: EUA bear... Nikkei bear... what is missing?!

Bear DAX... it's not an hoax! :shock:

Quanto ao Nikkei, e a confirmar-se outro dia negativo - mas ainda estamos no início da sessão - já lá vai uma semana só em sentido descendente, algo que não se via há muitíssimos meses... cuidado!

Nota que eu escrevi ontem, a propósito da análise das EW, que os próximos 2 meses podem ser de lateralização, já que a sazonalidade é negativa até meados de Abril. Logo, será de ponderar, nesta hipótese, apenas trades de curto prazo em warrants, de modo a evitar a desvalorização temporal, pelo menos naquele com maturidade mais próxima.

Eu creio que me vou converter aos CFD... e ao incrível Forex! Até entrei longo no Euro :!: sempre dificulta um bocadinho mais as coisas... Vamos lá ver se consigo emborcar os 10-12 pips da praxe...

Ah! Mas estou TÃO insatisfeito hoje! Não fiz um único trade... 0-0 assim insípido!... e só me desforrei no pobre Euro, claro! A minha concentração foi claramente afectada por este péssimo episódio do Bigonline e nem consegui efectuar a venda de uma penny stock que valorizou mais de 120% :!: no início da sessão, para acabar SÓ nos 20 e tal por cento...

Mas amanhã... logo!... de novo tudo correrá bem, e ganharei... I WILL WIN... AGAIN!!! :clap:

The best of luck... for you and me! 8-)

Rui leprechaun

PS: Fora o temor!... só confiança e amor...

...sou!... Sou!... SOU um Vencedor!!!!!!!!! :clap: \:D/

And every single day brings another winning play!!!
Anexos
Nikkei.png
****************************** Imita o Nikkei, DAX!... the way is... DOWN!!!!!!!! ******************************
Nikkei.png (3.09 KiB) Visualizado 830 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Re: Nikkei... probably down... and then up around! :-)

por jlc » 13/2/2006 23:37

leprechaun Escreveu:
JAOR Escreveu:Compradores e vendedores empatados :P para que lado vai cair??? aceitam-se apostas :P

Tendo em conta esse gráfico, e o que se passou numa situação similar no mês passado, a probabilidade maior aponta no sentido das quedas, em especial se a visão negativa para os mercados americanos se confirmar já esta semana, como espero! Mas essa ligeira correcção deve ficar-se só pelo gap nos 15.891-16.080 pelo que talvez apenas baste mais 1 ou 2 sessões até ao restabelecimento da tendência Bull que deve estar de pedra e cal, mesmo que Wall Street passe mal!

Em termos práticos... meaning, how can we profit from this?... e raciocinando ainda em termos de warrants, tal significaria uma oportunidade de reentrar nos call do Nikkei logo no dia seguinte ao eventual fecho desse gap, algo que até se pode verificar já na próxima sessão.

Resta ainda acrescentar que a sazonalidade NÃO é positiva desde meados de Fevereiro até finais de Abril, pelo que é bem possível que possamos assistir a uma lateralização mais prolongada do Nikkei em torno dos 16.000-17.000 pontos ou algo assim.

Uma última curiosidade ainda para referir que, desde o mínimo de 21 de Outubro (12.996), o índice japonês nunca tinha corrigido mais do que 3 dias seguidos após um novo máximo, mas desta feita leva já 4 velas pretas, se bem que a penúltima represente um fecho positivo em relação ao dia anterior. Logo, parece haver de facto alguma perda de momentum... sim senhor! :?

Em conclusão, e somando tudo p'ra concluir o sermão... 8-) segunda-feira pode terminar com uma vela branca ou confirmar então a quebra desta regra de três...

...que se aplica ao maltês... ;)

Rui leprechaun

(...que lucra mês após mês! :))

PS: Ou melhor, a minha regra é a dos 70-0!... mas vou precisar de uma GRANDE ajuda do Nikkei para conseguir ultrapassar essa marca... e só faltam 2!... já que o DAX ameaça marcar novo tento... e já vão cinco!...

...mas perca ou ganhe eu sempre brinco e arrinco... esfalfo-me e corro com genica e afinco... dele me desforro... e até a relva eu trinco!!! :mrgreen:

Como concordava contigo entrei em Warrants sobre o Nikkei 18000 para Dezembro e Nikkei 17000 para junho.
Espero que hj durante a noite os amarelos olhem para cima.
:roll:

Olha que eu não estaria tão confiante assim...

por leprechaun » 13/2/2006 3:09

devastador Escreveu:Espero já pela queda amanhã (no DAX).
Estou com warrants turbo put 5775. :? :oops:
Os 5700 não vão aguentar mais o menino...espero.

...ó Devastador!

E deixar TW tão próximos do strike de um dia para o outro... só de intrépido ou de louco! :twisted:

Presumo que os compraste já na fase final da sessão, não? Logo, com o DAX não muito acima dos 5700 pontos, talvez...

Foi também aí que eu recomprei os meus inline, um dos quais morre... hope not!... nos 5800 pontos. Quanto ao outro, creio que as hipóteses de chegar vivo ao fim do prazo, daqui a 5 semanas, estão a aumentar razoavelmente, já que talvez o DAX não tenha forças para se alcandorar aos 6000 pontos. Creio que o target dos 5864 - 61,8% desde o máximo de 2000 até ao mínimo de 2003 - é agora o mais razoável... já chega de subidas!

Bem, eu também gostaria que ele descesse bem abaixo dos 5700 pontos, amanhã, e caso o faça vendo logo os meus inline e berro de contente com um novo home run... 71-0!... that surely must be fun! :lol:

Pois, mas na passada sessão, também o Nikkei tinha descido bem e os futuros estavam ligeiramente negativos e, de manhã, ele só desceu até aos 5707 e teve forças ainda para trepar aos 5745 pontos... é de pôr os Ursos tontos! :shock:

Enfim, à cautela já tenho a ordem de venda no sistema só 1 cêntimo acima do valor da compra. É que eu prefiro ganhar só 10 a perder 50... só o lucro não me tenta... e o capital aguenta!

1ª regra de trading: Preservar o capital a TODO o custo! E então, quando ele até começa a aumentar um pouquito... é segurá-lo... agarrá-lo e NÃO largá-lo... nem um mísero eurito!!! :P

Ei!... esta também é uma boa táctica à Flinstone... para a minha "bunny girl"... drag her into my loving world! ;)

Entretanto, os índices estabilizam no Japão, cerca de 1% negativos... not that much!

Eu é que não quero saber se o DAX quebra ou não os 5700... vejo-o até com força a mais!... e hei-de despachar o inline perigoso logo que possível... que esse alemão é terrível! :evil:

A propósito... o Euro já fez um novo mínimo hoje, nos 1.1886. Se o DAX fosse tão fácil de negociar... insisto!... eu já estava milionário!

Assim, sou só um corsário...

Rui leprechaun

(...'inda é parco o meu erário! :))

PS: É verdade! Ainda temos um gap por preencher, aí um pouco mais abaixo, até aos 5676. Que ele vá lá amanhã... mas que ideia tão malsã! :clap:

E atenção, que desta vez quando for para descer... vai ser mesmo a pique e nem há JAS que Bull fique!!! :mrgreen:

And that dreadful day is coming soon... quite SOON... on a Full Moon!!! :shock:

E a queda dos futuros americanos acentua-se... o Nikkei regressa aos mínimos do dia... isto está bom para nós, ó Devastador da vacaria!!! :lol:

Call do Nikkei... uma bela incógnita!

por leprechaun » 13/2/2006 2:12

jlc Escreveu:Tenho um call a 18000 sobre o Nasdaq para Junho.
è de aguentar ou antes saltar...

Eu também já negociei esse call, no mês passado, bem como o 16500 já para Março.

E, de facto, continuo a vigiar ambos e ainda o 17000 também para Junho.

Mas a decisão de vender pode também ser influenciada pelo preço de compra, claro. Como gosto sempre de assegurar lucros, por mínimos que sejam, eu não espero que as minhas posições se degradem para além de um certo limite. Aliás, até costumo vender tudo cedo demais e então nos warrants nem se fala!

Anyway... aquilo que posso dizer é que a quebra dos máximos da passada quinta-feira, nos índices norte-americanos... 1274 no S&P e 1682 no Nasdaq100... seria um bom sinal para Nikkei, DAX e cambada!... 8-) mas eu não contaria muito com isso...

Enfim, a sessão de amanhã já nos poderá dar alguma indicação sobre o caminho futuro do mercado americano nos próximos tempos, mas repito que NÃO estou do lado dos optimistas...

Tal não significa, contudo, que o Nikkei vá atrás! Ainda assim, é de considerar a hipótese de uma lateralização algo prolongada... um par de meses... já que este é um período sazonalmente pouco favorável ao índice nipónico, até meados de Abril, aproximadamente. E se há algo muito deletério para a (des)valorização dos warrants... são justamente as temíveis lateralizações, que os meus inline tanto adoram!

Em suma: se eu estivesse a lucrar, pouco que fosse, nesses call, metia o dinheirinho ao bolso e fazia uma festa! Caso contrário, esperava ainda por um desses dias de mais de 2% no Nikkei a ver se a coisa se compunha... Afinal, se esta tendência se mantiver... e atenção que só levamos pouco mais de 1 hora de sessão!... este será o mais longo período de correcção do índice desde finais de Outubro. Logo, alguma vela bem branca deve estar aí a despontar...

...é esperar e confiar... ou saltar, mas devagar! :)

Rui leprechaun

Futuros do Nikkei

por leprechaun » 13/2/2006 1:44

Olá, Tecno! ;)

Eu agora sigo todos os mercados... e o Forex!... na excelente plataforma de negociação da LJ Carregosa. Se te inscreveres como membro - não é necessário abrir conta - podes ter acesso ao Carregosa Trader durante dois meses e efectuar vários trades numa conta demonstração. Muito fixe... estou a adorar!

E hoje já comecei nos CFD, ou melhor, tenho uma ordem de venda para 1 contrato do S&P, mas ele ainda não trepou 1 pontito até ao meu preço...

Diga-se de passagem que não me importava nada que ele o NÃO fizesse, já que isso era uma boa ajuda para os meus inline do DAX, um índice que considero dificílimo de negociar! E então agora que se está a libertar cada vez mais da tutela do S&P... pior ainda! :evil:

Bem... fácil, fácil... só o Forex, onde a táctica é... pancada no Euro e o Dólar p'ra frentex! :lol:

Neste momento, com 45 min. de trading, o Nikkei recupera um pouco... -200 nos futuros e -150 no cash... more or less!

Rui leprechaun

Ai ai....

por devastador » 13/2/2006 1:29

Espero já pela queda amanhã (no DAX).
Estou com warrants turbo put 5775. :? :oops:
Os 5700 não vão aguentar mais o menino...espero.
Um abraço.

Registado: 8/5/2003 14:26

por jlc » 13/2/2006 1:27

Leprechaun:

Tenho um call a 1800 sobre o Nasdaq para Junho.
è de aguentar ou antes saltar...

cumps

Re: O Nikkei está a ajudar... vermelho até corar! :o)

por Tecnoboy » 13/2/2006 1:25

leprechaun Escreveu:Futuros do Nikkei em forte queda... quase 1,5%... e os futuros americanos igualmente no vermelho...

...os moços das ondas parece que estão certos, mas é ainda cedo para dizer que o Urso acordou da longa hibernação de 3 anos...

Anyway... digo e repito, é nisso que eu aposto e JÁ esta semana!!!

Intrépido e ousado... sou um gnomo marado... ;)

Rui leprechaun

(...mas co'o pote recheado!!! :))

PS: Acentua-se a queda do mercado japonês... mais de 200 pontos à vez!... :!: 1,5% nos futuros... 1,25% no cash... a deep gash! :shock:

Onde é que vês a cotação dos futuros em tempo real e qual é o horário de cotação ?

Eu tou a seguir o Nikkei desde as 00h em http://www.nni.nikkei.co.jp/CF/FR/MKJ/n ... kkei%20225 +- tempo real :)

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

O Nikkei está a ajudar... vermelho até corar! :o)

por leprechaun » 13/2/2006 1:23

Futuros do Nikkei em forte queda... quase 1,5%... e os futuros americanos igualmente no vermelho...

...os moços das ondas parece que estão certos, mas é ainda cedo para dizer que o Urso acordou da longa hibernação de 3 anos...

Anyway... digo e repito, é nisso que eu aposto e JÁ esta semana!!!

Intrépido e ousado... sou um gnomo marado... ;)

Rui leprechaun

(...mas co'o pote recheado!!! :))

PS: Acentua-se a queda do mercado japonês... mais de 200 pontos à vez!... :!: 1,5% nos futuros... 1,25% no cash... a deep gash! :shock:

Re: Nikkei... probably down... and then up around! :-)

por leprechaun » 11/2/2006 23:39

JAOR Escreveu:Compradores e vendedores empatados :P para que lado vai cair??? aceitam-se apostas :P

Tendo em conta esse gráfico, e o que se passou numa situação similar no mês passado, a probabilidade maior aponta no sentido das quedas, em especial se a visão negativa para os mercados americanos se confirmar já esta semana, como espero! Mas essa ligeira correcção deve ficar-se só pelo gap nos 15.891-16.080 pelo que talvez apenas baste mais 1 ou 2 sessões até ao restabelecimento da tendência Bull que deve estar de pedra e cal, mesmo que Wall Street passe mal!

Em termos práticos... meaning, how can we profit from this?... e raciocinando ainda em termos de warrants, tal significaria uma oportunidade de reentrar nos call do Nikkei logo no dia seguinte ao eventual fecho desse gap, algo que até se pode verificar já na próxima sessão.

Resta ainda acrescentar que a sazonalidade NÃO é positiva desde meados de Fevereiro até finais de Abril, pelo que é bem possível que possamos assistir a uma lateralização mais prolongada do Nikkei em torno dos 16.000-17.000 pontos ou algo assim.

Uma última curiosidade ainda para referir que, desde o mínimo de 21 de Outubro (12.996), o índice japonês nunca tinha corrigido mais do que 3 dias seguidos após um novo máximo, mas desta feita leva já 4 velas pretas, se bem que a penúltima represente um fecho positivo em relação ao dia anterior. Logo, parece haver de facto alguma perda de momentum... sim senhor! :?

Em conclusão, e somando tudo p'ra concluir o sermão... 8-) segunda-feira pode terminar com uma vela branca ou confirmar então a quebra desta regra de três...

...que se aplica ao maltês... ;)

Rui leprechaun

(...que lucra mês após mês! :))

PS: Ou melhor, a minha regra é a dos 70-0!... mas vou precisar de uma GRANDE ajuda do Nikkei para conseguir ultrapassar essa marca... e só faltam 2!... já que o DAX ameaça marcar novo tento... e já vão cinco!...

...mas perca ou ganhe eu sempre brinco e arrinco... esfalfo-me e corro com genica e afinco... dele me desforro... e até a relva eu trinco!!! :mrgreen:
Anexos
Leprechaun playing.jpg
Enchanting the Market with my winning tune! :)
Leprechaun playing.jpg (38.57 KiB) Visualizado 1195 vezes

por JAOR » 11/2/2006 15:01

Tecnoboy Escreveu:
castelbranco Escreveu:olha isto no semanal em escala aritmectica

fez uma cabeça e ombros invertida que funcionou na perfeiçao, neste momento tem o target cumprido

E isso significa que... ? :roll: Se pudesses explicar em termos leigos agradecia... ;)

Já agora, não compreendo muito bem a análise técnica pra indices, uma vez que um índice é composto por um cabaz de acções e o subir ou descer depende de como estas se comportarem e enquanto penso que para acções a AT é uma boa forma de ver como estas se irão comportar, para índices já não percepciono a coisa da mesma forma, no entanto se me quiserem explicar os vossos pontos de vista agradecia, uma vez que nestas matérias sou apenas um mero curioso... :)

Cumprimentos

Quer dizer que a projecção do target da figura foi atingido( à cerca de 2 a 3 semanas..figura colocada pelo Scbuca( abraço emigalhaço))..não quer dizer mais nada.. :wink:

à cerca do índices...Tecnoboy, um índice tende a reflectir o sentimento das acções que representa, mas atenção, tens índices mais fiáveis e outros que não representam exactamente o sentimento glogal..tens um exemplo..o nosso PSi20..dado o peso que accões como o BCP, EDp e PT( por pouco tempo??? :roll: )têm no índice, não considero que o mesmo represente o sentimento global do nosso mercado...de resto, analisar um índice ou acção é a mesma coisa...

vai aparecendo e manda uns bitaites,,é assim que se aprende...é o que tento fazer :wink:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por stocker » 10/2/2006 21:16

penso q teremos q esperar no q diz respeito a uma analise de longo prazo...concerteza q a tendencia de longo prazo não será eternamente descendente..conforme a analise feita...acredito que no curto/medio prazo possa existir algum acumular e alguma laterelização no Nikkei...basta pensar q ele possa passar os 170000 ou 180000...embora o ritmo de crescimento latente em 2005 seja dificil de superar..

Registado: 20/1/2006 18:06

por castelbranco » 9/2/2006 12:47

há... e a escala aritmectica é uma escala baseada em pontos a semilog é percentual

Registado: 10/11/2002 12:19

por castelbranco » 9/2/2006 12:45

isto significa que o indice nikkei está a tocar numa resistencia de longo prazo (linha superior azul) e que cumpriu um target de uma cabeça e ombros invertida, quanto á diferença emtre um indice e uma acção claro que há diferenças mas em termos de analise é a mesma coisa, pois numa analise tecnica tenta-se capturar o sentimento da massa que está a mover um determinado activo e esse sentimento tem formas passadas para graficos que atraves dos quais se analizam tecnicamente, agora se não entende a linguagem tecnica terá que ir aprender.

por Tecnoboy » 9/2/2006 12:30

castelbranco Escreveu:olha isto no semanal em escala aritmectica

fez uma cabeça e ombros invertida que funcionou na perfeiçao, neste momento tem o target cumprido

E isso significa que... ? :roll: Se pudesses explicar em termos leigos agradecia... ;)

Já agora, não compreendo muito bem a análise técnica pra indices, uma vez que um índice é composto por um cabaz de acções e o subir ou descer depende de como estas se comportarem e enquanto penso que para acções a AT é uma boa forma de ver como estas se irão comportar, para índices já não percepciono a coisa da mesma forma, no entanto se me quiserem explicar os vossos pontos de vista agradecia, uma vez que nestas matérias sou apenas um mero curioso... :)

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

por castelbranco » 9/2/2006 11:43

olha isto no semanal em escala aritmectica

Anexos
NIKK.png
NIKK.png (14.83 KiB) Visualizado 1496 vezes

Nikkei

por JAOR » 9/2/2006 11:21

Compradores e vendedores empatados :P ..para que lado vai cair??? aceitam-se apostas :P

Cmpts
Anexos
nikkei.png
nikkei.png (9.19 KiB) Visualizado 1538 vezes
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, caganixo7, cali010201, Eduardo R., Google [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Kooc, latbal, Lisboa_Casino, m-m, machadosoares31, Majestic-12 [Bot], mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, Pmart 1, tami, TheKuby, Ugly bull, Xacal e 964 visitantes