Caldeirão da Bolsa

Como ser uma pequena grande investidora?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por XP » 8/2/2006 18:20

Relativamente ao PPR/E do Montepio não tenho muitas informações.Mas decerteza que não chega aos 20% ou 30% de rentabilidade de um fundo misto moderado.

Isto significa que os 3.000,00 Eur o fim de um ano estam a dar no minimo 600,00(iliquidos)com o fundo,se tudo correr bem.É aqui que reside o risco:pode correr bem,menos bem,até mal ou muito mal!

Dentro dos fundos mistos existem os da Fidelity Target.Que de inicio são bastante agressivos e à medida que se aproximam do fim do target tornam-se moderados/conservadores.

Se realmente já estás na casa dos 30 e tens como objectivo principal a reforma,sugiro que esqueças os depositos a prazo e os PPR.Existem fundos até médio risco com rentabilidades maiores!
The dreams in which I'm dying are the best I've ever had

Registado: 30/3/2005 20:54

por ptmasters » 8/2/2006 16:01

Falta o link:

http://www.sgf.pt/clientes.html

Posso acrescentar que, apesar de lá não estar, a McDonald's também lá tem um fundo de pensões.

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

por ptmasters » 8/2/2006 15:59

Boas,

Para PPR / E, recomendo a SGF. Tem vários tipos de produtos e em termos de independência / interesses penso que não existirá melhor, do ponto de vista para dar confiança a quem investe. Basta olhar para a carteira de clientes da SGF...

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

por fiódor » 8/2/2006 15:58

LadyDragon Escreveu:Vejam só a minha ignorância... PAD? Decididamente a economia que eu tive na escola não foi nada útil!

:lol: :lol: :lol:

PAD = Pararede 8-)

Mas o FCP é definitivamente bem melhor....
E o que é NACIONAL é bom 8-) 8-) 8-)

Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por LadyDragon » 8/2/2006 15:51

Vejam só a minha ignorância... PAD? Decididamente a economia que eu tive na escola não foi nada útil!

Registado: 1/2/2006 11:21

por Bond, Yeld Bond » 8/2/2006 15:47

Mas penso para o ano fazer um PPR mas ainda nem decidi se faço no meu banco (Montepio) ou procuro outro.

Quanto ao PPR/E é uma boa opção dado o benefício fiscal (é pouco mas é de boa vontade). O meu conselho é que escolha um com boa rentabilidade e neste aspecto acho que, actualmente, os da SGF são os que apresentam melhores resultados.
Aqui fica o link:

www.sgf.pt/

De qualquer forma se pretende constituir uma poupança de longo prazo talvez a melhor opção seja um fundo de acções.

Neste aspecto tudo depende do risco que está disposta a suportar.

Talvez até compre umas acções da PT e do FCP!!

Quanto às acções acho que escolheu muito mal. A primeira quanto ao timing, a segunda por todos os motivos e mais alguns... :)

Pior só a PAD... :wink:

Cumprimentos forenses
“Nenhum vencedor acredita no acaso"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900

Registado: 20/1/2006 14:10

por A330-300 » 8/2/2006 15:41

Checa as tuas MP`S :wink:

Registado: 30/1/2005 12:51

por LadyDragon » 8/2/2006 15:38

Olhe que não...!! Então o meu clube este vai ser campeão nacional é mais que certo. E como prémio ao treinador carro novo, igual ao do Bushinho para evitar futuros atentados. Mas agora a sério terei cuidado sim. Sei que isso das acções é um campo minado para quem não sabe do assunto como eu...

por A330-300 » 8/2/2006 15:31

Calma com essas ações...Um funde de ações seria melhor para si...

por LadyDragon » 8/2/2006 15:20

Acho bastante interessante essa opção de PPR/Poupanças de longo prazo e acções, vou procurar algo desse tipo. Acho até que o meu banco teve algo parecido... pois a ainda tou a preparar-me para entrar nos 30 e não vou ficar à esperar do estado para me pagar a reforma. Pode parecer foleira mas até num programa popular como a Oprah falaram em PPR's e começar cedo faz uma diferença enorme.
Talvez até compre umas acções da PT e do FCP!!

por A330-300 » 8/2/2006 15:06

Algumas coisas tem que ser avaliadas..

Qual a sua idade??
Vai precisar do dinheiro em um futuro próximo??
Qual a sua vontade de arriscar??(+riscos,+ganhos)

Há muitas maneiras de investir, mas ter mais dinheiro também é não gastar dinheiro inutilmente e saber como fazer com que o dinheiro trabalhe para si.

Há um pequeno livro que julgo interessante para iniciar as coisas mais básicas dos investimentos e a forma de ver e tratar o dinheiro.
Chama-se "Pai Rico ,Pai pobre"
Se quiser o livro mande-me uma MP e eu envio-lhe em PDF

abraços Forenses

Resposta

por Negocios Mendes » 8/2/2006 14:22

Cara Lady,

a ver se consigo explicar:
o que disse o Fiodor é verdade mas existe risco. Poderá de facto rentabilizar mais o seu investimento com um fundo de accoes do que num PPR mas há um risco de perder parte desse montante.

Além disso (nao sei se em Portugal há) existem já fundos que mediante o montante que o cliente deseja alocar, o cliente pode escolher alocar 50% a um PPR e o restante é a um fundo de accoes com risco minimo.

Portanto, nao é descabido pensar em fazer um PPR (tb devido ao facto de este ano voltar a ter beneficios fiscais), além de ter uma garantia para quando terminar de trabalhar, i.e., uma ajuda à sua reforma futura (para o caso da actual Seg Social nao garantir as reformas a partir de 2015).

Mas volto a ideia inicial: se a sua intencao é fazer um PPR, faca-o porque é uma coisa que todos os portugueses deviam fazer desde muito cedo (para quem tem disponibilidade financeira para isso).
Caso ainda "sobre" algum que sirva para ganhar mais do que os 2,25% ao ano... entao opte por algo mais agressivo, como disse o Fiodor.

Espero ter contribuido para algo.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por LadyDragon » 8/2/2006 14:07

Mas sempre ouvi dizer que PPR é importante, e que tipo de fundos existem para investir até 3.000?

por fiódor » 7/2/2006 15:46

Bem vinda Lady.

Se estás a começar, começa por estudar o caldeirão porque vais aprender muito.

Quanto ao PPR, não acho que seja boa idéia. Existem centenas de fundos através dos quais podes tirar muito mais rentabilidade.

Além de teres os fundos, tens tb as acções que, no longo prazo, são de longe o melhor investimento, mas para isso é melhor aprofundares os teus conhecimentos primeiro.

Cumps

Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Como ser uma pequena grande investidora?

por LadyDragon » 7/2/2006 15:38

Estou a começar a dar os meus primeiros passos no mundo de investir economias pessoais, fiz duas poupanças de 5 anos, tenho uma poupança jovem e uma conta associada. Mas penso para o ano fazer um PPR mas ainda nem decidi se faço no meu banco (Montepio) ou procuro outro. Recentemente apareceu a opção MG Aforro será um bom investimento? Se sim quando vale apena investir se a taxa do 1ºtrim. é de 2.25%.
Nem sei se aqui podem ajudar pois tenho andado à procurar de sites que possam ajudar a esclarecer este tipo de dúvidas.

Quem está ligado: