Caldeirão da Bolsa

Os Portugueses estão fritos se esta opa for avante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 8/2/2006 12:36

ora eu continuo a não perceber como é que vai aumentar a concorrencia quando o dono é o mesmo!!!

temos um exemplo muito embora com dimensão muito inferior, mas não deixa de ser um exemplo.

o caso da cimpor betão e a betão liz, ora a autoridade da concorrencia não deixou que a cimpor ao entrar no negocio do betão tivesse uma qota de mercado superior a x%, ora então a cimpor fez o seguinte criou a cimpor betão e tem vindo a aumentar a sua posição na betão liz tendo neste momento cerca de 60% desta companhia, agora eu pergunto quem manda neste mercado? é a cimpor betão e a betão liz correcto? mas quem manda na cimpor betão? e quem manda na betão liz? claro que é a cimpor cimentos não é?

meus amigos essa historia da autoridade da concorrecia é uma treta como outra qualquer

Registado: 10/11/2002 12:19

por Elias » 8/2/2006 12:26

ASE Escreveu:Volta a haver apenas 2 operadoras móveis e voltamos à cartelização de preços...
Não será?

Eu gostaria de perceber com que base afirma que haveria cartelização de preços com dois operadores.

Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por pedras11 » 8/2/2006 12:11

A compra da Portugal Telecom pela Sonae, que lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o operador incumbente, pode trazer muitos benefícios aos consumidores, isto se as autoridades que têm uma palavra a dizer sobre a matéria tomarem todas as providências nesse sentido, alerta a Deco.
Numa primeira reacção aos objectivos do patrão da Sonae, a Deco reage positivamente, ainda que cautelosa. Contactado pela «Agência Financeira», o secretário-geral do organismo que defende os consumidores, Jorge Morgado, adverte que, o mais importante neste processo é que «não se cometam os erros que no passado se cometeram». E, por outro lado, «é importante que haja transparência e uma intervenção atempada das entidades que têm poderes definidos na área das telecomunicações», nomeadamente Autoridade da Concorrência, Governo, e o regulador do sector, a Anacom.

Posto isto, e face ao anúncio, o que transparece à primeira vista é que «o mercado está a funcionar» e portanto «é um sintoma revigorante para a economia nacional. Se fizermos uma avaliação imediatista da situação, é evidente que a possibilidade de compra pela Sonae, faz com que esta passe a dispor, para além dos 25% na Optimus, de mais ou menos 50% da TMN. Ficava com uma posição ainda mais dominante (do que a que já existe) no sector das telecomunicações», lembra.

Autoridades vão ter que acautelar uma maior concorrência

Por isso, e pensando «do ponto de vista positivo, que a Autoridade da Concorrência, a ANACOM e o próprio Governo, ainda vão ter que se pronunciar e irão salvaguardar algumas garantias», nomeadamente impondo a separação das redes, de cobre e de cabo, uma matéria sobre a qual a DECO tem vindo a bater-se, e impondo ainda a posterior venda de parte do que agora está a ser comprado, leva a que «as perspectivas, do nosso ponto de vista, sejam interessantes».

Isto porque, volta a sublinhar, actualmente, «o sector vive uma situação muito fechada do ponto de vista da concorrência. Mexer nesta situação pode levar, efectivamente, que a concorrência seja mais estimulada e isso trará necessariamente benefícios para os consumidores», conclui.

Seja como for, esta é uma matéria que a Deco «vai, com certeza acompanhar, com toda a atenção», até porque é certo que a procissão ainda só vai a sair do adro.

Recorde-se que, hoje, Belmiro de Azevedo e Paulo de Azevedo, presidente da Sonaecom, que detém a Optimus, admitiram a possibilidade de separarem a rede cobre da rede cabo e fundirem a TMN com a Optimus. No entanto, a garantia de Belmiro de Azevedo é que este negócio irá aumentar a concorrência, sobretudo nos segmentos onde a PT não tem uma posição tão forte como na TMN.

Resta esperar pelos pareceres dos vários organismos e do próprio Estado, que tem poderes especiais na PT, através de uma golden-share, o que lhe permite vetar a operação, ainda que esta hipótese seja pouco provável face à pressão que Bruxelas tem feito para terminar com o dito privilégio.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por pedras11 » 7/2/2006 19:17

pedras11 Escreveu:Estou achar um pouco de piada a esta troca de ideias. Então há algum HOMEM DE NEGÓCIOS em Portugal como o Engenheiro Belmiro? Não há área de negócios onde o grupo Sonae seja monopolista, ou seja sem concorrência. A gestão semi-pública da PT dava vontade de rir. Agora penso que com a gestão de Belmiro a coisa vá lá, senão não sei para onde caminha a PT. A PT de momento é de todos e não é de ninguém, sabem bem os resultados que isso dá. Como já referi espero ver a sonae o maior grupo económico português, uma vez que tem alguém á altura para a gerir. CONCORRÊNCIA será sempre assegurada, quanto mais não seja continuamos como estavamos.

Sonae confirma a ideia que tinha do seu posicionamento estratégico, ACEITA VENDER UMA DAS REDES EM CASO DE VITÓRIA NA OPA. :wink:

por castelbranco » 7/2/2006 18:02

Ó Bastonario essa coisa que está aí esposta tem um belo rabo, há por aí muitas coisas dessas em guimarães? :P

bem isso não há duvida que o homem é bom gestor do dinheiro dele disso não tenho grandes duvidas senão não teria chegado onde chegou, agora a questão é a seguinte: a mim assim como á maioria dos portugas não interessa se gere bem ou se gere mal o que realmente interessa é se com esta possivel aquisição as comunicações não irão ficar monopolizadas, se ficarem depois quero ver como é que vão ser os preços daqui em diante, se agora já são dos mais caros depois disto vamos ver.

por Sedeug 1965 » 7/2/2006 17:48

!!!!!!! ???????

Desde quando é que a entrada do Sr. Belmiro em determinado negócio, é sinónimo de prejuízo para os consumidores.
O passado prova precisamente o contrario, e se puxarem a fita atrás veram que tenho razão.
Já que o tema são as "telecons", recordo só um exemplo:
Lembram-se dos preços praticados pela TMN e pela "TELECEL", antes da revolucionária entrada da OPTIMUS ????? E depois, também se lembram ??? !!!

Meus Srs., podemos acusar o homem de muita coisa, e se me disserem que na bolsa tem sido um sacana, de pouca confiança e com ele, temos que estar sempre com as duas mãos atrás !!!! Aí concordo convosco !!!!
Concordo também que ele gosta muito de ganhar dinheiro ( quem não gosta ???!!! ). Mas os consumidores nunca foram prejudicados com a entrada do Sr. SONAE em cena.

E já agora não concordam que a PT estará muito melhor nas mãos de privados ( estrangeiros ou não !!!! ), do que sugada por parasitas ( fiz um esforço para me conter !!! ), que trocam sempre que muda o governo.

Tivéssemos nós resmas de "Belmiros" ! ! ! !
Bem ajam.
E haja ordem na ordem

LG

Registado: 2/9/2005 16:21

Re: pª JAOR

por JAOR » 7/2/2006 16:03

zé povinho Escreveu:
É verdade zé povinho, de besta passou a bestial..

Ao Engº Belmiro nunca chamei besta, isso chamei a muitos outros gestores ou investidores que por aí andam, a fazer figura no societe e nas capas de revista.

ao Belmiro até parece que a idade lhe está a refinar as capacidades :wink:

zé povinho, não era nenhum recado para a tua pessoa, longe disso :wink: ..aliás não é um recado para ninguém em particular..simplesmente estava atravessado o facto de tanto ver escrita onde o sr. Belmiro era visto como mais um gestore para mim é dos poucos que temos que pode usar esse nome..gestor...ok??

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por JAOR » 7/2/2006 15:55

Tá bonito tá, este tópico, as respostas saltam para cima e para baixo :shock: :shock:

Cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

pª JAOR

por zé povinho » 7/2/2006 15:53

[quote]É verdade zé povinho, de besta passou a bestial.. [/quote]

Ao Engº Belmiro nunca chamei besta, isso chamei a muitos outros gestores ou investidores que por aí andam, a fazer figura no societe e nas capas de revista.

ao Belmiro até parece que a idade lhe está a refinar as capacidades :wink:

Registado: 4/11/2002 23:38

por pedras11 » 7/2/2006 15:52

Estou achar um pouco de piada a esta troca de ideias. Então há algum HOMEM DE NEGÓCIOS em Portugal como o Engenheiro Belmiro? Não há área de negócios onde o grupo Sonae seja monopolista, ou seja sem concorrência. A gestão semi-pública da PT dava vontade de rir. Agora penso que com a gestão de Belmiro a coisa vá lá, senão não sei para onde caminha a PT. A PT de momento é de todos e não é de ninguém, sabem bem os resultados que isso dá. Como já referi espero ver a sonae o maior grupo económico português, uma vez que tem alguém á altura para a gerir. CONCORRÊNCIA será sempre assegurada, quanto mais não seja continuamos como estavamos.

por zé povinho » 7/2/2006 15:47

os portugueses estarão bem enquanto houver gente como o Engº Belmiro que com esta jogada de mestre veio ensinar a muita gente o que é ter espírito de investidor.

e deixou grandes impérios nitidamente "com as calças na mão" :P

Registado: 4/11/2002 23:38

por ASE » 7/2/2006 15:46

:oops: poisss...

Estava a pensar numa "dasmantelação"...

ASE.·.

Registado: 29/12/2005 17:25

por Ulisses Pereira » 7/2/2006 15:45

ASE, se vender uma delas continuará a haver 3, só que com donos diferentes...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Pt

por jarc » 7/2/2006 15:44

Para mim fase de entusiasmo pode ter mais um pico na sessão de hoje, mas cá para mim o ponto de rebuçado já foi ao amanhecer.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Resina » 7/2/2006 15:42

Se for tmn/optimus contra a Vodafone... complicado! mas nao, ela será vendida!

Registado: 9/11/2005 17:56

por ASE » 7/2/2006 15:40

Ulisses Pereira Escreveu:Por exemplo, é impensável que ou a TMN ou a Optimus não sejam vendidas uma delas.

Em que medida é que a concorrência fica assegurada com a venda de uma? Volta a haver apenas 2 operadoras móveis e voltamos à cartelização de preços...
Não será?

ASE.·.

Registado: 29/12/2005 17:25

Re: Os Portugueses estão fritos se esta opa for avante

por Mrs Bird » 7/2/2006 15:40

castelbranco Escreveu: e o mais espantoso é o governo ter alinhado nisto estamos tramados.

Não sabemos se é verdade o "governo ter alinhado nisto".
As declarações do ministro Mário Lino, na TSF, foram de satisfação pela iniciativa de um empresário português, mas deixaram claro que o governo pretendia analisar bem a questão, antes de fazer quaisquer comentários e, menos ainda, de decidir sobre o assunto.

As declarações do primeiro-ministro também foram do mesmo teor.

Entretanto, a administração da PT continuava reunida... Estariam a fazer contas? 8-)

Vamos aguardar.

Registado: 22/12/2005 11:53

er

por luis lobs » 7/2/2006 15:40

Exacto Ulisses ja rola q os activos da snc serao vendidos,já se nota na cotaçao.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

re

por Infoo » 7/2/2006 15:38

opa... crescente investimento nesta opa sinal de saída da crise? os portugueses estarão bem após isto?... melhoria da economia portuguesa?
mas alguém pensa que isto venha melhorar a qualidade de vida portuguesa.... ... bem, de uns quantos sim.... e toca de aproveitar esta volatilidade toda... o resto é areia para os olhos...."tomem lá circo e bola"

Registado: 17/11/2005 1:02

por Ulisses Pereira » 7/2/2006 15:36

Castelbranco, obviamente que seja qual for o cenário desta OPA a concorrência será assgeurada e preocupação do Governo. Aliás, se há algo que me tenho fartado de elogiar é o trabalho da Alta Autoridade para a Concorrência que tem subido o grau de exigência para patamares muito elevados. Aliás, alguns até consideram excessiva a sua actuação.

o mais espantoso é o governo ter alinhado nisto estamos tramados.

Mas quem disse que alinhou nisto? Não tenho a menor dúvida que o Governo imporá algumas condições para dar o Ok à OPA. Por exemplo, é impensável que ou a TMN ou a Optimus não sejam vendidas uma delas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por castelbranco » 7/2/2006 15:30

Bem ver vamos se vai ser assim...

eu desconfio disso então porque é que o belmiro se meteu nisso se não fosse para ter o monopolio? quer dizer ia comprar a pt e vendia a sonae.com qual é a vantagem disso? vender uma operadora para comprar outra?

Os Portugueses estão fritos se esta opa for avante

por castelbranco » 7/2/2006 15:29

atão e agora? fica o mercado portugues sem concorrencia a nivel de comunicações? lá vai o belmiro ficar como quer e praticar os preços que lhe convem, e o mais espantoso é o governo ter alinhado nisto estamos tramados.

por JAOR » 7/2/2006 15:27

zé povinho Escreveu:os portugueses estarão bem enquanto houver gente como o Engº Belmiro que com esta jogada de mestre veio ensinar a muita gente o que é ter espírito de investidor.

e deixou grandes impérios nitidamente "com as calças na mão" :P

É verdade zé povinho, de besta passou a bestial..

Cmpts

por Lagarto2 » 7/2/2006 15:25

A meu ver a altura foi a ideal.

Com a questão da opa da gas natural sobre a endesa a levantar os entraves a este tipo de fusões, e depois da telefonica fazer uma grande aquisição esta opa tem todas as hipoteses de se concretizar.

Em relação ao preço, este deve subir em novas ofertas, pois o preço médio das recomendações oscila em torno dos 10€.

O modelo de compra

(agora no campo das hipoteses)

deve ser semelhante ao modelo apresentado pelo Amorim quando adquiriu a posição na GALP, tendo sido acessorado pelo santander.

Assim a Sonae deve ir criar uma empresa em conjunto com a FT analoga à criada entre amorim e a sonagol, seguidamente esta nova sociedade deve ser financiada pelo santander para a compra da PT.

Posteriormente deve-se assistir à fusão desta nova companhia com a sonae.com.

Após este processo a Sonae deverá ter de alienar uma das operadoras móveis e uma das redes (fixa ou cabo).
A meu ver deverão ser a optimus e a rede fixa da PT.

Uma da soluções seria a troca da optimus pela participação da telefonica na Vivo e a venda da rede fixa para diminuir o volume de investimento. A acontecer esta hipotese, será pouco provavel a existência de contra opas da telefonica e da FT.

A integração da Vivo com as operações da FT e PT no fixo no brasil permitiriam a criação de operador tripleplay também no brasil.

Seja de que maneira for o crescente aumento de investimento em portugal só pode ser um claro sinal de saída da famosa crise.
:lol:

Registado: 2/6/2005 10:53

por Karamba » 7/2/2006 15:18

Os portugueses tramam-se com muita coisa mas com coisas deste tipo não é seguramente. Tramam-se muitas vezes quando correm atrás das OPV's.

O desmembrar da PT, se acontecer, não sabemos no que vai dar, mas valerá a pena preocuparmo-nos com isso ? Essas dores de cabeça tocam ao Belmiro, e àqueles que têm tachos na PT.

Bom dia Caldeirão , e um abraço para todos.

Registado: 11/12/2002 2:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aiai, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Kooc, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, Pmart 1, SerCyc, tami, Ugly bull, Xacal e 954 visitantes