p.telecom
Vieira Escreveu:Isso é ainda mais ridiculo, já que são as próprias telecoms que comercializam o VoIP...
É verdade que são elas que comercializam, mas o problema é que não deverão conseguir substituir as receitas que têm na rede fixa pelas que obterão em VOIP.
Ou seja, e duma forma muito redutora, hoje têm receitas de ADSL + Rede Fixa, amanhã poderão ter mesmo só as de ADSL e algo muito marginal pelo VOIP.
E agora fazendo futurologia: se equacinássemos um cenário onde as cidades / regiões fossem munidos de infra-esturas wireless (ou outra similar que venha a surgir...) capazes de cobrir em grande parte essas mesmas cidades / regiões, era vermos o pessoal com PDA's com acesso WI-FI, a usarem a sua conta de internet a falar através de VOIP pelos PDA's!!!!
Daí a importância estratégica do maior número possível de clientes ADSL...
1 ab
Analisar a PT é como tentar perspectivar o que se poderá passar no mercado português, tal a capacidade que esta acção tem para arrastar a nossa Bolsa. Quem acompanha os meus escritos sabe que, há alguns atrás, a apelido de “locomotiva do mercado” por essa capacidade de antecipar os movimentos da maior parte das acções da nossa praça.
Durante muitos meses, o PSI tentou - sem sucesso - quebrar a sua forte resistência na zona entre os 8000 e os 8100 pontos. O que faltava para conseguir tão importante feito? A colaboração da PT que não mostrava força e não arrancava. A partir do momento em que a “locomotiva” conseguiu quebrar a sua resistência nos 8,15 euros, o mercado português libertou-se e ganhou asas para rapidamente ganhar 10%.
Contudo, depois da PT rapidamente ter galgado terreno, no início deste ano começou a corrigir antecipando – como já é habitual – uma retracção do PSI. Quando todos questionam quando terminará a correcção do mercado português, talvez seja sensato procurarmos analisar a acção que, por norma, nos abre janelas para o futuro da nossa Bolsa.
A PT está neste momento no seu decisivo suporte a zona dos 8,10/8,15 euros. Foi esta a resistência que travou a acção o ano passado e, por isso, depois de quebrada, transforma-se num importante suporte. É crucial para o título que este suporte aguente, de forma a manter intacta esta tendência ascendente dos últimos meses.
Para já, importa ver se a ”locomotiva” consegue travar a sua queda e encontrar, nesta zona, uma base que lhe permita voltar a arrancar para alegria dos seus accionistas e de todos aqueles que estão investidos no nosso mercado. A locomotiva pode reencontrar o seu caminho, mas se perder o Norte e se dirigir a Sul ultrapassando a estação dos 8,10 euros, aí os riscos de descarrilar serão grandes e o perigo espreita. Para já, encontra-se no fio da navalha.
Deixo aqui o gráfico da PT ainda sem a actualização da sessão de hoje.
Um abraço,
Ulisses
Durante muitos meses, o PSI tentou - sem sucesso - quebrar a sua forte resistência na zona entre os 8000 e os 8100 pontos. O que faltava para conseguir tão importante feito? A colaboração da PT que não mostrava força e não arrancava. A partir do momento em que a “locomotiva” conseguiu quebrar a sua resistência nos 8,15 euros, o mercado português libertou-se e ganhou asas para rapidamente ganhar 10%.
Contudo, depois da PT rapidamente ter galgado terreno, no início deste ano começou a corrigir antecipando – como já é habitual – uma retracção do PSI. Quando todos questionam quando terminará a correcção do mercado português, talvez seja sensato procurarmos analisar a acção que, por norma, nos abre janelas para o futuro da nossa Bolsa.
A PT está neste momento no seu decisivo suporte a zona dos 8,10/8,15 euros. Foi esta a resistência que travou a acção o ano passado e, por isso, depois de quebrada, transforma-se num importante suporte. É crucial para o título que este suporte aguente, de forma a manter intacta esta tendência ascendente dos últimos meses.
Para já, importa ver se a ”locomotiva” consegue travar a sua queda e encontrar, nesta zona, uma base que lhe permita voltar a arrancar para alegria dos seus accionistas e de todos aqueles que estão investidos no nosso mercado. A locomotiva pode reencontrar o seu caminho, mas se perder o Norte e se dirigir a Sul ultrapassando a estação dos 8,10 euros, aí os riscos de descarrilar serão grandes e o perigo espreita. Para já, encontra-se no fio da navalha.
Deixo aqui o gráfico da PT ainda sem a actualização da sessão de hoje.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-pt1.GIF (28.53 KiB) Visualizado 2047 vezes
-
- forum-pt2.GIF (23.58 KiB) Visualizado 2038 vezes
Nitidamente as telecoms neste momento são empresas em dificuldades. São casas de investimento a dar paulada todos os dias, são as autoridades que regulam o sector a tirarem-lhes o pão pá boca, são os VoIP's, são os lacetes, etc etc.
Mas eu acho que é tudo muito exagerado. A PT está pior do que estava à mês e meio atrás (quando estava a 8,92)? Não havia VoIP nessa altura? O que é engraçado é que a PT agora já não vale nada porque perde clientes para a concorrencia blá blá blá, mas o que é certo é que eu também não vejo a SonaeCom a subir...
Mas eu acho que é tudo muito exagerado. A PT está pior do que estava à mês e meio atrás (quando estava a 8,92)? Não havia VoIP nessa altura? O que é engraçado é que a PT agora já não vale nada porque perde clientes para a concorrencia blá blá blá, mas o que é certo é que eu também não vejo a SonaeCom a subir...
E que tal uns put... bem arriscados, hein?! :-)
Há muito tempo que não olhava para a PT, e além disso prefiro a negociação dos índices à das acções... para já ainda através de warrants, mas muito em breve vou mudar para melhor!
Ora estava eu no Bigonline a ver que warrants de baixo valor - com bid-ask inferior a 20 cêntimos - há por aqui, para especulação pura, e deparei-me com alguns put potencialmente interessantes, tanto com maturidade já em Março... bem arriscados!... como lá para Junho.
Embora só estivesse a considerar warrants dos índices - Nikkei e Nasdaq, neste caso, pois não há strikes acima de 5000 em put do DAX - deparei com um put da PT que tem um bom potencial especulativo, já que a acção nem se encontra muito longe do strike, actualmente.
Trata-se do 7786Z com strike a 7,80 e maturidade em 17 de Março. O delta é de 26, pelo que varia 1 cêntimo por cada 4 de subida/descida do subjacente, e a elasticidade de 16 o que significa uma valorização de 16% (2 cêntimos à cotação actual de 0,13-0,14) por cada 1% de queda da PT, ou seja, 8 cêntimos... confere! Logo, num cenário de alguma volatilidade, como até se verificou na última semana - um belo range de 40 cêntimos... 5%! - esta pode ser uma especulação rentável... se acertarmos com o melhor ponto de entrada... bruxo!
Faço notar que este meu comentário não tem nada a ver com rumores e especulações acerca de "profit warnings" ou outras eventuais notícias que possam afectar a cotação, nem sequer com o momento técnico da empresa que desconheço até se é bom ou mau. Estou a falar de especulação pura e dura, jogando com descidas súbitas e acentuadas da cotação, como sucedeu na última sessão, em que este warrant, com o valor de 0,15 variou entre 0,14 e 0,17 e esses 3 cêntimos representam um ganho percentual muito apetecível nestes teen-warrants... já para não falar nos penny... do Nikkei e Nasdaq, neste caso!
Ou seja, se a PT abrir bem amanhã, acima dos 8,20 de preferência, creio ser possível comprar este put talvez por 13 cêntimos... ou mesmo 12!... e depois se verá! Um investimento de 500 euros dá para açambarcar 4000, o que já representa um lucro razoável numa variação positiva de um par de cêntimos... eu com isso me contento!
Enfim, este já está na minha lista do Big para segunda... veremos se acerto no ponto de mira... de uma acção assim tão gira!
Caso o faça, logo virei aqui revelá-lo, sem pirraça... que eu só palro e não me calo!
Por fim, a forte possibilidade dos mercados continuarem o seu processo correctivo ainda durante a próxima semana - e aqui, sim, já me baseio em motivos de AT - é o factor decisivo que me leva a encarar este gambling na PT.
E amanhã logo se vê...
Rui leprechaun
(...outro lucro ela me dê!
)
PS: Já agora, os meus bem amados números do Pivot point:
P: 8,15 R1: 8,25 R2: 8,31 S1: 8,09 S2: 7,99
Humm... e por que não uns cálculos das retracções do ainda mais idolatrado Fibo... hein?!
Ora assim, considerando a forte subida desde o mínimo nos 7,33 (28 Out.) até ao máximo nos 8,92 (5 Jan.) temos os seguintes valores a ter em conta:
28,6% - 8,55 // 38,2% - 8,31 // 50% - 8,12 // 61,8% - 7,94 // 78,6% - 7,67
Pois bem, já ultrapassámos ligeiramente os 50%, considerando os dois últimos mínimos de quinta e sexta-feira. Irá a PT visitar ainda zonas mais remotas? Talvez, mas é de considerar uma possível reacção nesta zona, que a poderia alcandorar até aos 8,25 (23,6%) ou ainda 8,38 (38,2%) ou mesmo 8,48 (50%) - valores calculados com base no último mínimo (8,04).
Logo, parece-me mais prudente - já que estamos a falar de um warrant out-the-money a escassas 5 semanas da maturidade! - aguardar um pouco mais e ver se a acção enceta ou não alguma recuperação, indiciada no belo comportamento intraday da passada sessão.
I mean... prudência até mais não... mesmo na especulação!!!
E assim se ganha... com muita ronha e mais manha!
Ora estava eu no Bigonline a ver que warrants de baixo valor - com bid-ask inferior a 20 cêntimos - há por aqui, para especulação pura, e deparei-me com alguns put potencialmente interessantes, tanto com maturidade já em Março... bem arriscados!... como lá para Junho.
Embora só estivesse a considerar warrants dos índices - Nikkei e Nasdaq, neste caso, pois não há strikes acima de 5000 em put do DAX - deparei com um put da PT que tem um bom potencial especulativo, já que a acção nem se encontra muito longe do strike, actualmente.
Trata-se do 7786Z com strike a 7,80 e maturidade em 17 de Março. O delta é de 26, pelo que varia 1 cêntimo por cada 4 de subida/descida do subjacente, e a elasticidade de 16 o que significa uma valorização de 16% (2 cêntimos à cotação actual de 0,13-0,14) por cada 1% de queda da PT, ou seja, 8 cêntimos... confere! Logo, num cenário de alguma volatilidade, como até se verificou na última semana - um belo range de 40 cêntimos... 5%! - esta pode ser uma especulação rentável... se acertarmos com o melhor ponto de entrada... bruxo!
Faço notar que este meu comentário não tem nada a ver com rumores e especulações acerca de "profit warnings" ou outras eventuais notícias que possam afectar a cotação, nem sequer com o momento técnico da empresa que desconheço até se é bom ou mau. Estou a falar de especulação pura e dura, jogando com descidas súbitas e acentuadas da cotação, como sucedeu na última sessão, em que este warrant, com o valor de 0,15 variou entre 0,14 e 0,17 e esses 3 cêntimos representam um ganho percentual muito apetecível nestes teen-warrants... já para não falar nos penny... do Nikkei e Nasdaq, neste caso!
Ou seja, se a PT abrir bem amanhã, acima dos 8,20 de preferência, creio ser possível comprar este put talvez por 13 cêntimos... ou mesmo 12!... e depois se verá! Um investimento de 500 euros dá para açambarcar 4000, o que já representa um lucro razoável numa variação positiva de um par de cêntimos... eu com isso me contento!
Enfim, este já está na minha lista do Big para segunda... veremos se acerto no ponto de mira... de uma acção assim tão gira!
Por fim, a forte possibilidade dos mercados continuarem o seu processo correctivo ainda durante a próxima semana - e aqui, sim, já me baseio em motivos de AT - é o factor decisivo que me leva a encarar este gambling na PT.
E amanhã logo se vê...
Rui leprechaun
(...outro lucro ela me dê!
PS: Já agora, os meus bem amados números do Pivot point:
P: 8,15 R1: 8,25 R2: 8,31 S1: 8,09 S2: 7,99
Humm... e por que não uns cálculos das retracções do ainda mais idolatrado Fibo... hein?!
Ora assim, considerando a forte subida desde o mínimo nos 7,33 (28 Out.) até ao máximo nos 8,92 (5 Jan.) temos os seguintes valores a ter em conta:
28,6% - 8,55 // 38,2% - 8,31 // 50% - 8,12 // 61,8% - 7,94 // 78,6% - 7,67
Pois bem, já ultrapassámos ligeiramente os 50%, considerando os dois últimos mínimos de quinta e sexta-feira. Irá a PT visitar ainda zonas mais remotas? Talvez, mas é de considerar uma possível reacção nesta zona, que a poderia alcandorar até aos 8,25 (23,6%) ou ainda 8,38 (38,2%) ou mesmo 8,48 (50%) - valores calculados com base no último mínimo (8,04).
Logo, parece-me mais prudente - já que estamos a falar de um warrant out-the-money a escassas 5 semanas da maturidade! - aguardar um pouco mais e ver se a acção enceta ou não alguma recuperação, indiciada no belo comportamento intraday da passada sessão.
I mean... prudência até mais não... mesmo na especulação!!!
E assim se ganha... com muita ronha e mais manha!

O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Rede fixa penaliza Portugal Telecom, segundo a UBS PT tem o pior “outlook” entre as telecoms da Europa do Sul A Portugal Telecom (PT) enfrenta as perspectivas mais negativas a médio prazo entre as congéneres da Europa do Sul. A posição é defendida pela UBS que, num estudo de research sobre as três principais operadoras da região, conclui que a empresa continuará a ser penalizada pelas fracas estimativas para a rede fixa.
http://pt.online.pt/infomail2//recorte. ... cle=377795
http://pt.online.pt/infomail2//recorte. ... cle=377795
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Compra no rumor (de que a PT vai fazer um profit warning) e vende na noticia (de que a PT não faz profit warning) é uma das regras do trading!
Acham mesmo que há muito mais a descontar na PT ou nas telecoms em geral? Eu não tenho PT e acredito que tem tudo para subir, só não vai ser no imediato. Vão fazendo o mesmo que os fundos, acumulem!
Acham mesmo que há muito mais a descontar na PT ou nas telecoms em geral? Eu não tenho PT e acredito que tem tudo para subir, só não vai ser no imediato. Vão fazendo o mesmo que os fundos, acumulem!
Vieira e Braganext, sinceramente não percebo porque estão a falar de manipulações e outras coisas "estranhas". Se formos a ver o comportamento das telecoms europeias, a PT não tem andado muito diferente das suas congéneres. O que dirão então os accionistas da France Telecom?
"O erro" é um artigo que escrevi e que falta da facilidade com que temos em encontrar bodes expiatórios para justificar certas coisas :
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=355
Um abraço,
Ulisses
"O erro" é um artigo que escrevi e que falta da facilidade com que temos em encontrar bodes expiatórios para justificar certas coisas :
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=355
Um abraço,
Ulisses
Vieira Escreveu:Eu acho ridiculo isto que está a acontecer hoje. E a CMVM que não faz nada.
Ontem no panic sell, ninguem disse nada ---> toda a gente a vender a qualquer preço. Hoje, todas as casas já vêm dizer que não se vai passar nada, acalmem-se e comprem, comprem, comprem, que a acção vai aos 30 euros.![]()
Por outras palavras, lá acumularam ontem mais uns milhões de acções baratinhas...
Dar crédito a especulações dá no que dá, só vendeu quem quês, eu por exemplo aproveitei para comprar
Nem Mais...
Acho que poderemos estar a assistir a minimos dos proximos 10 anos... Penso que os últimos bears deverão morrer nos proximos dias...
FCF manda e os bears morrem...(free cash flow)
FCF manda e os bears morrem...(free cash flow)
- Registado: 23/1/2004 10:55
Pedras.
Entendo perfeitamente. Penso tratar-se de um mau momento no sector. Acho estranho ser este o momento, já que com a recuperação económica e a expansão da 3ª geração seria de esperar valorização. Certo que talvez seja cedo mas ela virá concerteza. Alguns fundos internacionais expecializados no investimento em titulos que foram sujeitos a pressões de meracdo já devem estar com o olho nas telecoms.
Entendo perfeitamente. Penso tratar-se de um mau momento no sector. Acho estranho ser este o momento, já que com a recuperação económica e a expansão da 3ª geração seria de esperar valorização. Certo que talvez seja cedo mas ela virá concerteza. Alguns fundos internacionais expecializados no investimento em titulos que foram sujeitos a pressões de meracdo já devem estar com o olho nas telecoms.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.
Eu acho ridiculo isto que está a acontecer hoje. E a CMVM que não faz nada.
Ontem no panic sell, ninguem disse nada ---> toda a gente a vender a qualquer preço. Hoje, todas as casas já vêm dizer que não se vai passar nada, acalmem-se e comprem, comprem, comprem, que a acção vai aos 30 euros.
Por outras palavras, lá acumularam ontem mais uns milhões de acções baratinhas...
Ontem no panic sell, ninguem disse nada ---> toda a gente a vender a qualquer preço. Hoje, todas as casas já vêm dizer que não se vai passar nada, acalmem-se e comprem, comprem, comprem, que a acção vai aos 30 euros.
Afinal há novidades de Bruxelas.......
A Lisbon Brokers reforçou a sua recomendação de «compra» para as acções da Portugal Telecom, bem como o preço alvo de 11 euros por título, depois da Comissão Europeia ter remetido a queixa da Sonaecom para as respectivas autoridades da concorrência em Bruxelas.
A queixa baseia-se num argumento de que a separação das redes de cobre e cabo do incumbente aumentaria a concorrência no sector. «Consideramos este evento como um revês nas ambições da Sonaecom no sector das telecomunicações já que existe a possibilidade da sua queixa não receber grande atenção por parte das autoridades Europeias, havendo mesmo a hipótese da Autoridade da Concorrência remeter a queixa para as respectivas autoridades em Portugal», afirmam os analistas da Lisbon Brokers.
Apesar de haver declarações públicas de que a Autoridade da Concorrência nacional é favorável à separação das redes de cobre e cabo da PT, a Anacom, reguladora do sector das telecomunicações em Portugal, suportada pela governo, considera não ser «oportuno» o timing para a concretização desta separação.
Desta forma, «e com a incerteza que paira sobre a PT de momento, no que respeita ao novo modelo de governação de sociedade a adoptar (Corporate Governance), à nova equipa de gestão, e à duvida sobre qual o próximo passo do Estado aquando da obrigação de abdicar da já obsoleta prática proteccionista das golden shares», os analistas dizem pensar que o consenso favorece a manutenção do status quo no sector.
As acções da Portugal Telecom estão, neste momento a valorizar 0,99% para os 8,17 euros, obtendo um potencial de valorização de 34,6%
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Braganext Escreveu:Pedras.
Mais uma recomendação, só em Janeiro pude contar 6 recomendações de "compra" algumas com price target's acima dos 11 euros. Sem querer relançar a polémica é no minimo estranha estes movimentos dos últimos dias. As recomendações valem o que valem e até já debatemos isso aqui mas as últimas tem sido bastante fundamentadas. Estranho.
A minha intenção ao colocar esta informação não foi tanto pela recomendação(que como sabemos valem o que valem) mas mais pelo possível motivo da queda de ontem.
Fim da Golden Share
Cá para mim, esta especulação toda em volta da PT deve-se á vontade do Estado em que ela baixe para a comprar barata, já que pode ser mesmo obrigado a abdicar da Golden Share... 
Pedras.
Mais uma recomendação, só em Janeiro pude contar 6 recomendações de "compra" algumas com price target's acima dos 11 euros. Sem querer relançar a polémica é no minimo estranha estes movimentos dos últimos dias. As recomendações valem o que valem e até já debatemos isso aqui mas as últimas tem sido bastante fundamentadas. Estranho.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.
Santander diz que «profit warning» da PT é improvável a curto-prazo
O Santander reiterou a recomendação de «comprar» para a Portugal Telecom, depois de ontem as acções da operadora terem recuado mais de 3%, com receios de que a PT esteja a preparar outro «profit warning».
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O Santander reiterou a recomendação de «comprar» para a Portugal Telecom, depois de ontem as acções da operadora terem recuado mais de 3%, com receios de que a PT esteja a preparar outro «profit warning».
A notícia de um possível «profit warning» por parte da operadora nacional telecomunicações, foi avançada ao final do dia pela Reuters. Segundo um operador de mercado contactado pela agência, a PT deverá seguir o exemplo de algumas operadoras europeias e rever em baixa as estimativas de resultados para este ano. No entanto, segundo a mesma fonte, essa revisão será mais acentuada que as das congéneres.
Os analistas María Rotondo e Pablo Eguirón, afirmam que o anúncio de «profit warning» da PT é «improvável no curto-prazo». Para o banco de investimento, apesar de acreditar que a «situação operacional da empresa é fraca e que o negócio doméstico da rede fixa poderá piorar em 2006», a «tendência nos utilizadores da rede móvel no mercado brasileiro sugere que poderemos ver uma melhoria nas margens da Vivo, de facto, as subsidiárias da operadora móvel no Brasil registaram uma evolução impressionante em Janeiro».
A PT [Cot] depreciou, na sessão de ontem, 3,35% para os 8,09 euros, a maior queda desde Junho, anulando os ganhos de 2,95% acumulados nos últimos três dias. Hoje os títulos da operadora cotavam nos 8,13 euros, a subir 0,49%.
Quem está ligado: