Coloco aqui esta noticia por a considerar relevante,
Re: ou então...
JAS Escreveu:Num dos posts deste tema o Serrano escreveu:A edp, bcp (e brisa) ganham porque, de acordo todos estudos de bancos de investimento que tenho visto, o valor actual liquido (VAL) nas suas participações na oniway negativo. Assim se se desfizessem a valor zero ganhavam, como disse o Ulisses, e, só o não fizeram por todo onús de imagem que essa saída envolvia e , fundamentalmente, porque tinham um forte poder negocial que podiam levar os concorrentes a uma solução do tipo agora indiciado. Mas, ainda ganharam pelo prémio da boa decisão de gestão normalmente muito valorizado pelos investidores profissionais e institucionais. .
Eu não estou bem a ver onde está a “boa decisão de gestão”...Terem entrado no negócio? Terem vendido por 180 o que queriam vender por 400?
Mas como os romanos são malucos, lá dizia o Asterix, até pode ser que considerem que é um excelente acto de gestão perder apenas 260M e não mais... quote]
ou então andam visitar este forum e aprenderama lição do mestre:
"Talvez a maior lição que tirei dos meus erros em bolsa tenha sido que, para sobreviver no mercado, é imperioso cortar as perdas e que, para vermos a nossa conta crescer, temos que ter deixar correr os ganhos. "

beijinhos
didi
- Registado: 5/11/2002 1:49
Oniway
Boa tarde,eu pessoalmente acho que a noticia e ma para a edp,por dois motivos.1º fica com a rede fixa que hoje em dia e um peso morto ainda mais que a pt e e sera sempre monopolista e depois vende por um preço muito barato ,para quem investiu 400me vende por 180 me.Sera que vai recomprar os 25% da optimus?Eu ate agora nao vejo interesse no papel,alias a edp e um mono que anda aqui no mercado,tirando aquele short cover que a levou a subir 10%.Mas como em Portugal as empresas sao todas "parentes" umas das outras algo mais podera estar escondido,quem sabe?Bons negocios
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Nem boa, nem má?
Ulisses, depois da noitada de ontem está claro que não acordei para ver a abertura mesmo apesar dos insistentes e repetidos toques do despertador... Mas parece que não perdi nada.
Fui agora ver a abertura e o gráfico diário e não encontrei nada de especial na EDP. Embora os volumes dos cofres denotem um certo interesse no título, o volume de 1,5M ao fim de 4h parece-me normalíssimo.
Dá-me ideia que o grande capital não estará muito interessado hoje na EDP e que os cofres estão cheios de muitas ordens pequenas (por exemplo 82 ordens em venda a 1,66 dá uma média de apenas 5000/ordem e nas compras idem com média de 10.000/ordem).
E o equilibrio que está a acontecer reflecte exactamente a divergência de opiniões que aqui se registou.
Encontrei na cidadebcp.pt este parágrafo:
"Esta noticia não foi confirmada, e, a ser verdade, não constituiu nenhuma surpresa. Positivo tanto para os accionistas da ONI, como para os três operadores móveis: Optimus, TMN e Telecel. Relativamente ao valor acima adiantado, é relativamente baixo tendo em conta o objectivo da operação - impedir a entrada de um quarto operador no mercado."
Faço notar os pontos que estão a bold e, relativamente ao preço, parece-me que a leitura correcta é que isso é bom para os operadores e mau para a EDP.
Julgo que se confirma que os grandes movimentos se registaram naqueles 3 dias que referi e onde a EDP se valorizou 10% sem que se tivesse percebido o motivo.
Hoje terá um volume semelhante ao que se seguiu à notícia do dia 22 de Outubro e pouco interesse como investimento de curto-prazo.
A não ser que o facto relevante, afinal, seja aquela barragem lá no Brasil onde insistem em investir...
Um abraço,
JAS
Fui agora ver a abertura e o gráfico diário e não encontrei nada de especial na EDP. Embora os volumes dos cofres denotem um certo interesse no título, o volume de 1,5M ao fim de 4h parece-me normalíssimo.
Dá-me ideia que o grande capital não estará muito interessado hoje na EDP e que os cofres estão cheios de muitas ordens pequenas (por exemplo 82 ordens em venda a 1,66 dá uma média de apenas 5000/ordem e nas compras idem com média de 10.000/ordem).
E o equilibrio que está a acontecer reflecte exactamente a divergência de opiniões que aqui se registou.
Encontrei na cidadebcp.pt este parágrafo:
"Esta noticia não foi confirmada, e, a ser verdade, não constituiu nenhuma surpresa. Positivo tanto para os accionistas da ONI, como para os três operadores móveis: Optimus, TMN e Telecel. Relativamente ao valor acima adiantado, é relativamente baixo tendo em conta o objectivo da operação - impedir a entrada de um quarto operador no mercado."
Faço notar os pontos que estão a bold e, relativamente ao preço, parece-me que a leitura correcta é que isso é bom para os operadores e mau para a EDP.
Julgo que se confirma que os grandes movimentos se registaram naqueles 3 dias que referi e onde a EDP se valorizou 10% sem que se tivesse percebido o motivo.
Hoje terá um volume semelhante ao que se seguiu à notícia do dia 22 de Outubro e pouco interesse como investimento de curto-prazo.
A não ser que o facto relevante, afinal, seja aquela barragem lá no Brasil onde insistem em investir...
Um abraço,
JAS
Jas, antes de me ir deitar, queria apenas dizer-te que o teu post me levou a reflectir se não houve mesmo "insiders" que tomaram posições importantes. E é possível que uns alinhando pela tua tese (que a notícia é má para a EDP) e outros pela minha tese (que a notícia é favorável à EDP), tenham criado esses fortes volumes, uns vendendo outros comprado...
Seria um cenário giro este de ver os "insiders" a negociarem entre si!
Um abraço,
Ulisses
Seria um cenário giro este de ver os "insiders" a negociarem entre si!

Um abraço,
Ulisses
Parabéns TRSM...
...por teres colocado aqui um tema que nos entreteve toda a noite e que já gerou 26 respostas!
Devo dizer que eu agora já nem ligo a SIC- Notícias... leio apenas os teus posts!!! eheheheheh
Um abraço,
JAS
Devo dizer que eu agora já nem ligo a SIC- Notícias... leio apenas os teus posts!!! eheheheheh
Um abraço,
JAS
EDP - Os dias que antecederam...
Ulisses, apesar da hora tardia tive curiosidade de ir ver o gráfico para tenter relaccionar notícias com alterções de cotação.
apurei o seguinte:
Antes do dia 22 de Outubro (data da 1º notícia) a EDP estava em linha descendente suave. Não me parece que tenha havido qualquer movimento anómalo.
A notícia saíu às 10 da noite do dia 22 e no dia seguinte a EDP subiu de 1,52 para 1,56 com um volume de 5,5M (máximo do mês de Outubro até aí).
Aqui dá-me ideia que houve uma reacção a nível dos "minorcas" e não do grande capital.
Originou a alteração de alguns indicadores e pode ter dado uns sinais de compra mas muito ténues.
Nos dias que se seguiram e até ao dia 30, inclusivé, entrou em estagnação na banda 1,56-1,53 com amplitudes entre 1,59 e 1,51 e com diminuição de volume para a banda 2,4-3,7M.
Os indicadores mantinham-se essencialmente negativos pelo que nada fazia prever o que sucedeu no dia 31: Transacção de 8,7M tendo aberto a 1,53 e fechado a 1,54.
Porque se transaccionaram nesse preciso dia tantas acções? Acho que não existia qualquer razão para tanto entusiasmo olhando simplesmente para o gráfico... É esta a data em que o "insider capital" começou a actuar?
No dia útil seguinte 04 Novembro foi o que se viu. A EDP abriu a 1,53, fraquinha, ainda foi a 1,52 e depois...e acabou o dia a 1,62 e a ganhar 10% tendo-se transaccionado quase 13M de títulos!
E no dia 05 abriu a 1,68, dançou entre 1,60 e 1,71 e fechou positiva a 1,69. E transaccionaram-se mais 9,7M.
Em 3 dias temos 31,4M de acções. É "insider capital", quase de certeza, mas comprou ou vendeu? Ou comprou primeiro e vendeu depois?
A análise dos movimentos esclarecia-nos muito provavelmente este ponto
(mas a esta hora deixo esse trabalhinho para os que possuem EDP...).
Entre 06 e 11 Nov, a EDP foi caindo naturalmente de 1,69 até 1,65, com volumes entre 4,7 e 2M, gerando um claro sinal de venda traduzido já ontem com a queda para 1,62.
E se mais nada tivesse acontecido continuaria a cair muito naturalmente.
Mas temos " uma notícia" que para uns é boa e que para outros, eu incluído, é má ou em que, tendo 2 componentes, a que prevalece é a má.
A questão que se põe é a seguinte:
- o grande capital acumulou devagarinho até ao dia 31, reforçou nesse dia, comprou ainda mais umas tantas no dia 4 e vendeu ou não vendeu no dia 5?
Se não vendeu tem o preço médio de compra seguramennte abaixo de 1,54 e não me surpreende que amanhã fomentem um movimento altista inicial.
Mas para quem já está a ganhar 7% largar aos 10% (1,69) pode ser um excelente negócio. Para quem entrar amanhã, nesta hipótese seguramente acima de 1,62, os ganhos estariam limitados a 3-4% com algum risco por ser muito provavel, na minha modesta opinião, que se verifiquem grandes despejos a qualquer momento.
Se vendeu... bom aí eles já não estão lá e se queriam entrar já o tinham feito. Não é? E temos queda. Abrupta provavelmente pois dissipam-se as dúvidas sobre a "bondade" da notícia.
JAS
apurei o seguinte:
Antes do dia 22 de Outubro (data da 1º notícia) a EDP estava em linha descendente suave. Não me parece que tenha havido qualquer movimento anómalo.
A notícia saíu às 10 da noite do dia 22 e no dia seguinte a EDP subiu de 1,52 para 1,56 com um volume de 5,5M (máximo do mês de Outubro até aí).
Aqui dá-me ideia que houve uma reacção a nível dos "minorcas" e não do grande capital.
Originou a alteração de alguns indicadores e pode ter dado uns sinais de compra mas muito ténues.
Nos dias que se seguiram e até ao dia 30, inclusivé, entrou em estagnação na banda 1,56-1,53 com amplitudes entre 1,59 e 1,51 e com diminuição de volume para a banda 2,4-3,7M.
Os indicadores mantinham-se essencialmente negativos pelo que nada fazia prever o que sucedeu no dia 31: Transacção de 8,7M tendo aberto a 1,53 e fechado a 1,54.
Porque se transaccionaram nesse preciso dia tantas acções? Acho que não existia qualquer razão para tanto entusiasmo olhando simplesmente para o gráfico... É esta a data em que o "insider capital" começou a actuar?
No dia útil seguinte 04 Novembro foi o que se viu. A EDP abriu a 1,53, fraquinha, ainda foi a 1,52 e depois...e acabou o dia a 1,62 e a ganhar 10% tendo-se transaccionado quase 13M de títulos!
E no dia 05 abriu a 1,68, dançou entre 1,60 e 1,71 e fechou positiva a 1,69. E transaccionaram-se mais 9,7M.
Em 3 dias temos 31,4M de acções. É "insider capital", quase de certeza, mas comprou ou vendeu? Ou comprou primeiro e vendeu depois?
A análise dos movimentos esclarecia-nos muito provavelmente este ponto
(mas a esta hora deixo esse trabalhinho para os que possuem EDP...).
Entre 06 e 11 Nov, a EDP foi caindo naturalmente de 1,69 até 1,65, com volumes entre 4,7 e 2M, gerando um claro sinal de venda traduzido já ontem com a queda para 1,62.
E se mais nada tivesse acontecido continuaria a cair muito naturalmente.
Mas temos " uma notícia" que para uns é boa e que para outros, eu incluído, é má ou em que, tendo 2 componentes, a que prevalece é a má.
A questão que se põe é a seguinte:
- o grande capital acumulou devagarinho até ao dia 31, reforçou nesse dia, comprou ainda mais umas tantas no dia 4 e vendeu ou não vendeu no dia 5?
Se não vendeu tem o preço médio de compra seguramennte abaixo de 1,54 e não me surpreende que amanhã fomentem um movimento altista inicial.
Mas para quem já está a ganhar 7% largar aos 10% (1,69) pode ser um excelente negócio. Para quem entrar amanhã, nesta hipótese seguramente acima de 1,62, os ganhos estariam limitados a 3-4% com algum risco por ser muito provavel, na minha modesta opinião, que se verifiquem grandes despejos a qualquer momento.
Se vendeu... bom aí eles já não estão lá e se queriam entrar já o tinham feito. Não é? E temos queda. Abrupta provavelmente pois dissipam-se as dúvidas sobre a "bondade" da notícia.
JAS
Noite longa..
Bem..a noite ja vai longa. Mas talvez possa deixar mais alguma coisa aqui.
E que semi-respondem a algumas das questões que ficam no ar
Primeirao, deixo aqui uma citação do Siconline. é um post do dia 14/10. Desde este dia a SNC ja subiu aprox...40%
Este post significa que esta "movimentação" ja é conhecida ha algum tempo. Conclusoes:
- A SNC seria sempre beneficiada..o Belmiro nunca paga muito caro..
- As outras, BCP, EDP, Voda, etc..dependia do valor pago. Por isso é que ainda nao se notaram grandes movimentações. E o valor so foi definido...hoje.
- Ao contrario do que se disse por aqui a mim parece-me que os graficos mostram bem a entrada de insiders. Olhem para o grafico (e volumes) da SNC e digam que não notam! Pareciam elefantes numa loja de porcelana!
Notas adicionais:
- Este foi um caso curioso de informação. O negocios.pt deu sempre noticias em primeira mão e com um rigor notavel. É rarissimo isto acontecer e até e estranho!
- Note-se que a noticia ainda não da o negocio por completamente fechado...Este ponto é importante!
Uma ultima nota para alguem que disse que os empregados da Oniway ja tinham telefones UMTS (ou coisa do genero..). Não será bem assim..o que eles poderão ter são telefones com MMS e GPRS. O problema não é os telfs que eles estão a utilizar, são os que não estão a utilizar. Ou seja, 66.000 Nokia 7650 e 11.000 Ericsson t68i.
Para concluir, a grande duvida é se estamos perante um caso de "sell the news".. ou não!. Eu quase que diria que no que diz respeito a EDP e BCP não estamos nessa situação..porque o preço era desconhecido!
Bem..hoje ja escrevi para 2 meses! Fiquem bem!
Bons negocios,
Jones
E que semi-respondem a algumas das questões que ficam no ar
Primeirao, deixo aqui uma citação do Siconline. é um post do dia 14/10. Desde este dia a SNC ja subiu aprox...40%
Caro LR,
A possivel movimentação da SNC não é uma movimentação tecnica.
A questão e a proposta apresentada pelo tres operadore móveis à Oniway e a possibilidade, efectiva, de consolidação com a ONI a curto prazo.
Segundo a informação que me chegou já existem propostas efectivas (dinheiro...) na mesa.
O comportamento da SNC de hoje parece confirmar que algo se passa...hoje já nao se justifica com o movimento generalizado do mercado.
Para terminar, talvez esta seja mais uma especulação como as que já existiram no ano passado, mas vejam la o movimento que a SNC fez ha 1 ano. Entre 8/10/2001 e 5/11/2001 subiu...100%. E desta vez ha mesmo "dinheiro na mesa".
Bons negocios,
NoName
Este post significa que esta "movimentação" ja é conhecida ha algum tempo. Conclusoes:
- A SNC seria sempre beneficiada..o Belmiro nunca paga muito caro..
- As outras, BCP, EDP, Voda, etc..dependia do valor pago. Por isso é que ainda nao se notaram grandes movimentações. E o valor so foi definido...hoje.
- Ao contrario do que se disse por aqui a mim parece-me que os graficos mostram bem a entrada de insiders. Olhem para o grafico (e volumes) da SNC e digam que não notam! Pareciam elefantes numa loja de porcelana!
Notas adicionais:
- Este foi um caso curioso de informação. O negocios.pt deu sempre noticias em primeira mão e com um rigor notavel. É rarissimo isto acontecer e até e estranho!
- Note-se que a noticia ainda não da o negocio por completamente fechado...Este ponto é importante!
Uma ultima nota para alguem que disse que os empregados da Oniway ja tinham telefones UMTS (ou coisa do genero..). Não será bem assim..o que eles poderão ter são telefones com MMS e GPRS. O problema não é os telfs que eles estão a utilizar, são os que não estão a utilizar. Ou seja, 66.000 Nokia 7650 e 11.000 Ericsson t68i.
Para concluir, a grande duvida é se estamos perante um caso de "sell the news".. ou não!. Eu quase que diria que no que diz respeito a EDP e BCP não estamos nessa situação..porque o preço era desconhecido!
Bem..hoje ja escrevi para 2 meses! Fiquem bem!
Bons negocios,
Jones
- Registado: 5/11/2002 21:00
Acho que não Jas. Os "insiders" costumam ter bastante poder financeiro e não costumam saber da notícia apenas umas horas antes dela sair. Costumam criar mossa no mercado e agir nos dias que a antecedem, pelo que não penso que os factores que enunciaste possam ter condicionado a sua actuação (que não existiu).
Mas isto é, uma vez mais, pura especulação. Mas um óptimo exercício mental, sem dúvida!
Um abraço,
Ulisses
Mas isto é, uma vez mais, pura especulação. Mas um óptimo exercício mental, sem dúvida!

Um abraço,
Ulisses
Porque não reagiu o mercado?
Relativamente ao aspecto do volume e ao facto de não ter havido qualquer reacção esta tarde em antecipação da notícia eu tenho uma explicação simples mas que falta confirmar.
Hoje no final da tarde bolsística (15 horas ou um pouco depois) houve uma tempestade em Lisboa e julgo que avarias na rede.
Eu fiquei sem TVCabo e sem NetCabo. Só voltei a tê-la às 16,20 ou 16,25.
Nessa altura a LJC ainda estava em baixa e nem sequer consegui ver o fecho.
Ao Moz sei que lhe sucedeu o mesmo.
Desconheço a extensão das avarias e quais as redes que ficaram OFF mas parece-me que terá sido grande pois o nosso PSI nem reagiu, como o fizeram as bolsas europeias, à questão dos inspectores/Iraque que era bem mais importante do que o rumor da ONYWay.
Pode ser uma explicação?
JAS
Hoje no final da tarde bolsística (15 horas ou um pouco depois) houve uma tempestade em Lisboa e julgo que avarias na rede.
Eu fiquei sem TVCabo e sem NetCabo. Só voltei a tê-la às 16,20 ou 16,25.
Nessa altura a LJC ainda estava em baixa e nem sequer consegui ver o fecho.
Ao Moz sei que lhe sucedeu o mesmo.
Desconheço a extensão das avarias e quais as redes que ficaram OFF mas parece-me que terá sido grande pois o nosso PSI nem reagiu, como o fizeram as bolsas europeias, à questão dos inspectores/Iraque que era bem mais importante do que o rumor da ONYWay.
Pode ser uma explicação?
JAS
Isto é tudo MUUUUUIIITÍSSIMO estranho ...
Como já aqui tinha afirmado antes, o que se preparava era não a liquidação da OniWay, mas sim o arranque antes do fim do ano da rede UMTS por parte da dita.
Se afinal vai ser vendida, então não faz absolutamente nenhum sentido:
-- Que a Vodafone em vésperas de isso acontecer anuncie que afinal acieta a interligação das redes
-- Que os empregados da OniWay já têm telemóveis UMTS fornecidos pela empressa a funcionar com o indicativo 95
Esta notícia é mesmo estranha. E depois ninguém oficialmente confirma nada. Não acredito que seja verdadeira. Mas também, quem sou eu para discordar ...
O melhor será esperar e ver.
Se afinal vai ser vendida, então não faz absolutamente nenhum sentido:
-- Que a Vodafone em vésperas de isso acontecer anuncie que afinal acieta a interligação das redes
-- Que os empregados da OniWay já têm telemóveis UMTS fornecidos pela empressa a funcionar com o indicativo 95
Esta notícia é mesmo estranha. E depois ninguém oficialmente confirma nada. Não acredito que seja verdadeira. Mas também, quem sou eu para discordar ...
O melhor será esperar e ver.
Ulisses Pereira Escreveu:Jas, há aqui um pormenor que me tem dado que pensar e no qual fizeste, indirectamente, alusão: Há sempre quem saiba estas notícias antes do tempo e isso, geralmente, costuma provocar uma reacção no mercado antes das notícias, devido aos movimentos dos "insiders". A verdade é que, neste caso, isso não aconteceu, com as acções das empresas emvolvidas a estarem muito calmas durante os dias de hoje...
Porque será? Porque a notícia estava mesmo fechada a sete chaves? Ou será porque também esses "insiders" não fazem a mínima ideia como será a reacção do mercado, tal qual a diversidade de opiniões aqui no fórum demonstra?
Um abraço,
Ulisses
É mesmo isso Ulisses. Isto dá mesmo muito que pensar. E ainda sobre isso, o que mais me espanta ainda é o BCP. Já reparaste como o BCP tem sido aguentado a "ferros" naquela posição??? A régua e esquadro??? Eu não me lembro de ver um gráfico assim num papel como o do BCP!
Isto amanhã é capaz de prometer...
Um abraço,
MozHawk
Jas, há aqui um pormenor que me tem dado que pensar e no qual fizeste, indirectamente, alusão: Há sempre quem saiba estas notícias antes do tempo e isso, geralmente, costuma provocar uma reacção no mercado antes das notícias, devido aos movimentos dos "insiders". A verdade é que, neste caso, isso não aconteceu, com as acções das empresas emvolvidas a estarem muito calmas durante os dias de hoje...
Porque será? Porque a notícia estava mesmo fechada a sete chaves? Ou será porque também esses "insiders" não fazem a mínima ideia como será a reacção do mercado, tal qual a diversidade de opiniões aqui no fórum demonstra?
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
EDP / ONY Way - Será bem assim?
MozHawk Escreveu:...a perspectiva da EDP poderá ser algo delicada. O papel hoje fez novos mínimos, testou a MME50 e acabou por fechar abaixo do suporte nos €1.65. Alguns indicadores inverteram, com particular destaque para o Oscilador Estocástico que cruzou em baixa o sinal, pelo que é de esperar um ataque "em baixa" à MME50 e, se esta não resistir à investida, será de esperar uma retracção até à zona dos €1.59 onde se encontram a MME20 e um suporte horizontal. Veremos agora se a força registada há 4 sessões atrás era consistente ou não...
O volume que tem acompanhado as descidas de ontem e hoje é francamente baixo. O MACD mantém-se bullish. O RSI inverteu e o Estocástico passou a bearish pelo cruzamento em baixa.
Desta forma acredito que amanhã o papel estará debaixo de fogo e se a MME50 não aguentar o papel nos €1.62 penso que irá de imediato testar os €1.59. Esse nível será determinante para o sentido que a EDP irá tomar.
Resistências: 1.65, 1.70, 1.80
Suportes: 1.62, 1.59, 1.52
Transcrevo o essencial do post do MozHawk que reflecte a opinião de um analista antes do TRSM ter posto a notícia no Forum.
Quanto a mim a EDP já estava em queda e faço notar um facto muito importante para este caso. O volume foi baixo o que não indicia que o mercado tenha sido influenciado pela proximidade da notícia.
Também é preciso saber se isto é a antecipação de uma notícia ou se é um simples boato. Pelo pormenor parece-me que será mesmo uma notícia em primeira mão.
A notícia tem o aspecto positivo que o Ulisses refere - vêem-se livres de um cancro - e tem o aspecto muito negativo, na minha opinião, de tornar evidentes e de contabilizar as opções erradas que EDP fez.
Poderia admitir que o mercado, nestes meses todos, já tivesse descontado o "cancro" e que a actual cotação já reflectisse a extensão do buraco mas existem alguns pontos que me fazem duvidar disso.
Muito me admiraria que isso tivesse acontecido porque li muitas vezes nos diversos Foruns expressões do tipo "mas porque é que a EDP não arranca?" e coisas parecidas. Bem sei que 90% dos frequentadores dos Foruns são acérrimos adeptos da AT mas que diabo, já houve apresentação de contas, já houve resultados, e nunca tinha ouvido dizer que o buraco era tão grande...
E na minha investigação descobri, na negocios.pt, uma notícia interessante datada de 22 de Outubro de 2002 onde se lê:
O montante inicialmente avançado pela EDP, que terá feito saber não estar disposta a receber menos do que investiu até agora com a OniWay, rondava os 400 milhões de euros. Os operadores sempre contestaram este montante, considerando-o demasiado elevado.
Isto significa que a EDP queria vender por 400M e acaba a vender por 180M...
Portanto em 22 de Outubro as perspectivas da EDP eram óptimas pois vendia quase a preço de custo e via-se livre do cancro.
Isso era mesmo uma boa notícia e/ou esse "excelente rumor" foi difundido.
O mercado teve uma reacção positiva e a EDP subiu.
Isto, na minha opinião, significa que o mercado já reagiu à parte boa da notícia...
Mas agora como reage o mercado à parte má ou seja ao facto, preto no branco, de que a EDP perdeu com a ONY Way 260M de euros?
Num dos posts deste tema o Serrano escreveu:
A edp, bcp (e brisa) ganham porque, de acordo todos estudos de bancos de investimento que tenho visto, o valor actual liquido (VAL) nas suas participações na oniway negativo. Assim se se desfizessem a valor zero ganhavam, como disse o Ulisses, e, só o não fizeram por todo onús de imagem que essa saída envolvia e , fundamentalmente, porque tinham um forte poder negocial que podiam levar os concorrentes a uma solução do tipo agora indiciado. Mas, ainda ganharam pelo prémio da boa decisão de gestão normalmente muito valorizado pelos investidores profissionais e institucionais. .
Eu não estou bem a ver onde está a “boa decisão de gestão”...Terem entrado no negócio? Terem vendido por 180 o que queriam vender por 400?
Mas como os romanos são malucos, lá dizia o Asterix, até pode ser que considerem que é um excelente acto de gestão perder apenas 260M e não mais...
Eu penso que pode dar um grande trambolhão que pode ser seguido ou não de um rebound quase imediato.
Aconselho a quem as tiver a acordar amanhã muito cedinho para estar muito atento à abertura.
JAS
P.S.1.- Julgo que existe uma confusão na notícia e que todos os números se referem à ONI Way e não exactamente à proporcional participação da EDP no Capital (sei que é grande mas desconheço quanto é)
P.S.2 - Não detenho qualquer posição na EDP e o no BCP é insignificativa.
Carrapatoso
Ainda há minutos estive a ouvir o Carrapatoso a falar na TSF sobre a interligação entre a Vodafone e a ONI e do diferendo judicial respectivo. Assim, fica confusa a questão de saber se tal notícia será verdadeira... 

- Registado: 7/11/2002 22:02
Ganham todos:edp, bcp, snc, son, tle ... + ptc (e tb brisa)
A edp, bcp (e brisa) ganham porque, de acordo todos estudos de bancos de investimento que tenho visto, o valor actual liquido (VAL) nas suas participações na oniway negativo. Assim se se desfizessem a valor zero ganhavam, como disse o Ulisses, e, só o não fizeram por todo onús de imagem que essa saída envolvia e , fundamentalmente, porque tinham um forte poder negocial que podiam levar os concorrentes a uma solução do tipo agora indiciado. Mas, ainda ganharam pelo prémio da boa decisão de gestão normalmente muito valorizado pelos investidores profissionais e institucionais.
A snc e a tle ganham porque em vez de verem pressionadas as suas quotas de mercado e a sua margem operacional, têm oportunidade para melhorar a estrutura de negócio, pela diminuição da rivalidade dos concorrentes e dos investimentos de publicidade e promoção comercial.
As holdings son e ptc, ganham ao verem significativamente valorizados activos com posição destacada nos seus portefólios de negócios.
E, ainda, ganham todos ao verem diminuído o risco das suas actividades económicas e ao melhorarem o rating de financiamento (até o bpi e o bes vão ganhar!).
Mas parece-me que ainda vai passar muita água debaixo das pontes, que esperamos que não caiam, até ficar tudo claro ...
por isso, tenham alguma calma pela manhã ...
E se der em duopólio!!!!!!!!!!!!!
A snc e a tle ganham porque em vez de verem pressionadas as suas quotas de mercado e a sua margem operacional, têm oportunidade para melhorar a estrutura de negócio, pela diminuição da rivalidade dos concorrentes e dos investimentos de publicidade e promoção comercial.
As holdings son e ptc, ganham ao verem significativamente valorizados activos com posição destacada nos seus portefólios de negócios.
E, ainda, ganham todos ao verem diminuído o risco das suas actividades económicas e ao melhorarem o rating de financiamento (até o bpi e o bes vão ganhar!).
Mas parece-me que ainda vai passar muita água debaixo das pontes, que esperamos que não caiam, até ficar tudo claro ...
por isso, tenham alguma calma pela manhã ...
E se der em duopólio!!!!!!!!!!!!!
- Registado: 4/11/2002 23:35
O que eu ouço dizer por ai..
Eu tb tenho ouvido de fontes anonimas algumas coisas..e de tudo o que ouço julgo poder partilhar algumas:
- Apos um periodo em que o negocio esteve quase fechado, os "negociantes" chatearam-se..ha dois dias voltaram à mesa das negociaçoes. Agora, consta que fecham nos proximos dias..ou, provavelmente, nao fecham. Isto talvez justifique o comportamento da SNC ao longo das ultimas semanas..incluindo o abrandamento na subida.
- Os valores que "ouvi dizer" eram um nadinha inferiores a estes. Ouvi 50 ME por operador...mas talvez sejam 60..nao e muito diferente.
- Este acordo só diz respeito á Oniway!
- Julgo que todos os titulos, relacionados, tenderao a reagir positivamente.
No que diz respeito..note-se que o projecto Oniway tinha um VAL negativo a 15 de 600ME...e provavelmente nos primeiros 5 anos perdiam prai 1000 ME. Portanto este negocio so pode ser bom. No entanto, estas coisas nunca sao exactas!
- A ONI fixa fica para mais tarde, mas aqui nao ha tanta urgência...Nao esta tao mal como a Oniway, nem a Novis faz perder assim tanto dinheiro. A estrategia Actual na Novis é..corte de custos, portanto não vai dar grande lucro mas tb não deve dar grandes prejuizos. Portanto este casamento fica para segundas nupcias.
- Para terminar...a Vodafone. Esta é uma historia que as minhas fontes anonimas nao gostam muito de falar. Mas a verdade é que consta que o Engº Belmiro gostaria de fundir a Voda com a OPT e ficar com uma parte da empresa resultante. Este era o negocio que lhe dava mais dinheiro, sem duvida alguma. A Voda passava a ser o maior operador movel nacional e no caminho ainda podia haver um "leilao" entre a Voda e a Orange a ver quem dava mais. O problema aqui é a Anacom, governo, Orange..etc. Resumindo, se o negocio com a Oni se concretizar..esqueçam o casamento com a Vod (eventual aumento de posição da Orange..), se não se concretizar não esqueçam esta hipotese
Bem ja estou cansado e as minhas fontes anonimas tb.
Como é obvio tudo o que escrevi aqui foi invetado por mim..portanto por favor não prestem muita atenção a este post.
Fiquem bem e bons negocios,
MrJones
- Apos um periodo em que o negocio esteve quase fechado, os "negociantes" chatearam-se..ha dois dias voltaram à mesa das negociaçoes. Agora, consta que fecham nos proximos dias..ou, provavelmente, nao fecham. Isto talvez justifique o comportamento da SNC ao longo das ultimas semanas..incluindo o abrandamento na subida.
- Os valores que "ouvi dizer" eram um nadinha inferiores a estes. Ouvi 50 ME por operador...mas talvez sejam 60..nao e muito diferente.
- Este acordo só diz respeito á Oniway!
- Julgo que todos os titulos, relacionados, tenderao a reagir positivamente.
No que diz respeito..note-se que o projecto Oniway tinha um VAL negativo a 15 de 600ME...e provavelmente nos primeiros 5 anos perdiam prai 1000 ME. Portanto este negocio so pode ser bom. No entanto, estas coisas nunca sao exactas!
- A ONI fixa fica para mais tarde, mas aqui nao ha tanta urgência...Nao esta tao mal como a Oniway, nem a Novis faz perder assim tanto dinheiro. A estrategia Actual na Novis é..corte de custos, portanto não vai dar grande lucro mas tb não deve dar grandes prejuizos. Portanto este casamento fica para segundas nupcias.
- Para terminar...a Vodafone. Esta é uma historia que as minhas fontes anonimas nao gostam muito de falar. Mas a verdade é que consta que o Engº Belmiro gostaria de fundir a Voda com a OPT e ficar com uma parte da empresa resultante. Este era o negocio que lhe dava mais dinheiro, sem duvida alguma. A Voda passava a ser o maior operador movel nacional e no caminho ainda podia haver um "leilao" entre a Voda e a Orange a ver quem dava mais. O problema aqui é a Anacom, governo, Orange..etc. Resumindo, se o negocio com a Oni se concretizar..esqueçam o casamento com a Vod (eventual aumento de posição da Orange..), se não se concretizar não esqueçam esta hipotese
Bem ja estou cansado e as minhas fontes anonimas tb.
Como é obvio tudo o que escrevi aqui foi invetado por mim..portanto por favor não prestem muita atenção a este post.
Fiquem bem e bons negocios,
MrJones
- Registado: 5/11/2002 21:00
...notícias boas para agitar as massas
...na estagnação em que se encontra o psi esta é uma boa notícia, não confirmada, que pode pôr em efervescência o mercado amanhã... pode acontecer é como com a portucel e a soncom... de qualquer modo como dizia alguém atrás o nasdaq já acusou o toque, os nossos negócios começam a pesar na economia mundial
...mas negócios aqui ou acolá, cá, lá, longe, perto, fora,adiante a nossa economia real continua muito cinzenta... fui à loja e comprei portucel e hoje edp é o que detenho para que conste 

só a mudança é eterna - Heráclito
- Registado: 4/11/2002 23:04
Há ainda outro aspecto muiiiiiiiito importante que é a veracidade da notícia. A notícia fala de uma fonte anónima, mas outras fontes dizem-me que o que vai ser vendido é apenas a parte da Oniway - terceira geração e que a aposta da rede fixa é para se manter.
Se calhar, é mesmo melhor esperarmos confirmações oficiais.
Se calhar, é mesmo melhor esperarmos confirmações oficiais.
Ao longo destes meses, sempre ouvi dizer a muitos comentadores e analistas, que enquanto a EDP, naõ se livra-se da OniWay, nunca mais se "endireitava", pois aquilo era um poço sem fundo a sorver dinheiro.
Por incrivel que pareça este acordo/negocio, parece-me ser bom para todos.
Para a EDP e BCP, pois deixa de ser necessário injetar mais dinheiro, para um negocio que era já á partida muito dificil de ser rentavel no curto prazo.
Para a PT, Sonae e Vodafone, pois eliminam um concorrente, num mercado ja saturado.
E agora????
A EDP ainda detem 25% da Optimus, pois a mim ninguem me tira a ideia que a Thorn foi criada por ela. Sera que a partir de agora a Sonae e a EDP se vão entender??
E a possivel compra da Optimus por parte da Vodafone em que pe é que fica???
Por incrivel que pareça este acordo/negocio, parece-me ser bom para todos.
Para a EDP e BCP, pois deixa de ser necessário injetar mais dinheiro, para um negocio que era já á partida muito dificil de ser rentavel no curto prazo.
Para a PT, Sonae e Vodafone, pois eliminam um concorrente, num mercado ja saturado.
E agora????
A EDP ainda detem 25% da Optimus, pois a mim ninguem me tira a ideia que a Thorn foi criada por ela. Sera que a partir de agora a Sonae e a EDP se vão entender??
E a possivel compra da Optimus por parte da Vodafone em que pe é que fica???
- Registado: 5/11/2002 1:17
Pela mesma linha de raciocínio reagiria bem. No entanto, há que saber ao que vai o mercado dar mais relevância: Se ao facto dos 180 milhões significarem uma tremenda menos valia face aos montantes investidos ou se ao facto da EDP (e BCP) se libertarem de um fardo enorme e que poderia ser um poço sem fundo.
O mercado tem a palavra...
O mercado tem a palavra...
E a sonae e telecel? a resposta deve ser a mesma, deve depender do preço, certo?
Por um lado ganham porque passam a ter menos um concorrente, por outro... depende de quanto pagam. Claro que o belmiro não costuma fazer muito maus negócios e está com algumas restrições financeiras...portanto...se calhar o preço é muito em conta.
Por um lado ganham porque passam a ter menos um concorrente, por outro... depende de quanto pagam. Claro que o belmiro não costuma fazer muito maus negócios e está com algumas restrições financeiras...portanto...se calhar o preço é muito em conta.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 126 visitantes