Caldeirão da Bolsa

Os Professores e tb os outros - Toda a verdade!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por faxizel » 31/1/2006 18:27

Não vale a pena desconversar! Eu queria é que respondesse à minha pergunta...
Eu pergunto outra vez... Porque é que os professores, e TODOS os funcionários públicos, não podem trabalhar 40 horas por semana? Não ganham que chegue?

Registado: 12/1/2006 18:11

por kostta » 31/1/2006 17:21

há uma coisa que eu ainda não percebi.
Pq é que este fórum e outros do género têm tanta participação durante o dia? pq será que à noite a participação é menor?

Será que aqueles tanto reclamam que os prfs nada trabalham estão no seu emprego e durante a hora de trabalho andam a navegar na net?

Registado: 17/1/2006 23:16

Por dentro?

por faxizel » 31/1/2006 16:59

Eu acho piada é dizerem-me que não posso criticar, porque tenho que estar "por dentro" se o quiser fazer... Espero que nenhum de vocês se lembre de criticar o governo! Porque não estão por dentro! Não critiquem a guerra no Iraque! Porque não estão por dentro!

E depois chamam invejoso a quem está farto de ver este país na cauda da Europa.

E depois fala-se em trabalhar 40 horas por semana e começam a falar em falta de condições. Mas só vão para a rua quando se fala em $$$.
Há quanto tempo é que os alunos se começaram a portar mal? Há quanto tempo é que se passa os alunos só porque dá muito trabalho reprová-los? Isso só é um problema desde que se congelaram as carreiras?

Atenção que eu não culpo os professores pelos problemas do ensino. Eu só quero é que o que eles ganham, as horas que trabalham e as suas reformas estejam em sintonia com o que ganham as pessoas que lhes pagam.
É pedir muito?

por Incognitus » 31/1/2006 11:07

Nuno, o meu tempo é 6 anos anterior ao teu, e já no meu tempo se davam murros nas salas de aulas ... eheh ... eu dei uns quantos e também levei uns tabefes. A verdade é que depois ia-se para a rua, os professores tinham autoridade para o fazer.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por » 31/1/2006 0:53

Caro Nuno

O problema da indisciplina é um problema das sociedades modernas, não só de Portugal. Basta veres os jornais para teres uma ideia do que se passa com menor ou maior escala.Na América,onde estás, tb existe o problema secalhar ainda maior do que em Portugal.Eu diria que há muita gente que não merece a liberdade. A repressão policial das velhas sociedades foi abolidada , mas o homem não deixou de ser o mesmo, e hoje tem espaço para a exercer. Curioso é que é hoje a própria policia que tb sofre a violência cuja "arma" já foi sua!

Quem lê os nossos jornais,quase todos os dias aparece um policia agredido, ferido, ou até morto! Isto não era habitual quando tu nasceste e já encontraste um tempo de fluidêz!

Portanto, este problema é da sociedade, e só ela o pode resolver. Os professores são parte da solução, mas infelizmente os sindicatos, são opacos e totalitários....os seus dirigentes têm pilhas Duracel!

Registado: 23/11/2005 18:26

por kostta » 31/1/2006 0:41

nunofaustino Escreveu:Tenho ouvido falar muito em disciplina e eu acho que esse eh uma parte enorme no problema educacional portugues... e gostava que me explicassem o que levou a perda da disciplina na sala de aula (eu tenho uma ideia, mas queria saber o que voces, professores, tem a dizer). Sim pq no meu tempo, ninguem pensava em mandar um murro a um colega na sala de aulas (era para isso que havia o intervalo).

a minha explicação é a seguinte:
os miudos, hj em dia, têm tudo e têm a protecção dos pais em tudo.
no nosso tempo, se chegassemos a casa e relatassemos que o prof nos tinha batido ou castigado ainda levavamos por cima. Hoje em dia os pais não aceitam os castigos, sejam eles fisicos ou de realização de outras tarefas e vão tirar satisfações à escola, dando protecção aos miudos

por Braganext » 31/1/2006 0:35

Nuno Faustino

Os programas são exigentes. Alguns até muito intensos. Pelos contacto de amigos que estão pelos 4 continentes nada ficam atrás em termos de conteúdos aos de muitos paises. O problema é a falta de condições para os ministrar e a pouca atratividade de algumas matérias. E depois claro diversos factores levam a que sem saber o mínimo se trasite de ano. Quando um aluno que não tem pais em casa que o orientem e "controlem" sabe que pode passar na mesma com 2 negativas, que vai ela fazer quando tem 13, 14 ou 15 anos. O tempo não dá para tudo (namoradas, internet, Futebol, telemoveis, leitores de mp3, TVcabo, etc, etc)
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por kostta » 31/1/2006 0:34

na semana passada, o primeiro de janeiro referia um estudo (salvo erro da OCDE) em que 8 em cada 10 alunos portuguesa usa PC em casa. alguem acredita nisto? eu não

por nunofaustino » 31/1/2006 0:32

Como eh obvio, o aprender nao depende so do professor... alias, o papel do professor eh despertar o interesse pelo aprender... mas nem sempre isso acontece...

Mas garanto-te que um professor pode ser a diferenca entre um 15 e um 19, ou um 12 e um 8. Falo isso por experiencia propria...

Tenho ouvido falar muito em disciplina e eu acho que esse eh uma parte enorme no problema educacional portugues... e gostava que me explicassem o que levou a perda da disciplina na sala de aula (eu tenho uma ideia, mas queria saber o que voces, professores, tem a dizer). Sim pq no meu tempo, ninguem pensava em mandar um murro a um colega na sala de aulas (era para isso que havia o intervalo).

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Braganext » 31/1/2006 0:24

Só quem está nas Escolas é que sabe o nível de educação que os alunos trazem de casa e o nível de escolaridade que os pais possuem. É verdade que o nível cultural e o nível socio-económico não querem dizer tudo mas...
Eu quando andava na Universidade a fazer a Licenciatura e pelo meu círculo de amigos até do ensino secundário não tinha a noção que neste país mais de 50% dos alunos não terminam o 9º ano. Quando iniciei a minha actividade profissional é que constatei o facto. O Governos sejam laranjas, rosas ou azuis e amarelos, entenderam que facilitando a progressão atingiriam os objectivos de elevar o nível de escolaridade. Colocaram as leis cá fora e desautorizaram os professores. É verdade que muitos pais querem que os professores sejam firmes e tenham a autoridade na devida proporção mas alguns deitam tudo a perder deixando toda a gente a acabar por resolver as coisas da forma mais simples para não arranjar problemas. É verdade que é comodismo dos professores, aceito, mas é também uma desautorização por parte do poder central.
Os jovens tem no mundo de hoje enumeras solicitações. A internet, tão útil mas quase sempre utilizada pelos jovens de forma apenas lúdica e até por vezes perversa e perigosa. Os jogos de PC e telemóvel. Os 53 canais que entram todos os dias em casa. As actividades desportivas (quantos não andam impulsionados pelos próprios pais a correr pensando que vão ser o Cristiano Ronaldo, esquecendo-se que como ele aparece um em cada 100000 jogadores). Passaria aqui a noite a dar exemplos que da minha experiência profissional na condição de Director de Turma. Já orientei dezenas de miúdos substituindo até os pais reorganizando os horários e as vidas deles.
O mundo mudou imenso mas os Governos em POrtugal não acompanharam a evolução. A educação sempre foi parente pobre.

por » 31/1/2006 0:14

Caro Nunofaustino

Não deves ter lido toda a trama que aqui tem sido discutida porque encontravas algumas respostas válidas.

Mas deixa que te diga: nada se consegue sem disciplina e trabalho.

Tenho lido isso aqui no fórum sobre o comportamento de um trader e é válido para tudo na vida. Foi a quebra da disciplina e recusa ao trabalho que levou a maioria das nossas empresas de há uns anos ao tapete. Até ficou célebre a expressão:«vai trabalhar malandro!»

As escolas ainda mantém intactos os princípios e regras ,tanto teóricas como práticas, de tempos idos. O princípio básico de que todo o aluno pode aprender tudo e que só depende do ritmo de aprendizagem,não pode ser totalmente verdadeiro.

Por muito bom que seja o professor,se não tiver receptividade do aluno na vontade de aprender, são infrutíferos os seus esforços.

Ora, as condições do país, são dramáticas para uma grande parte da população juvenil. Ainda a semana passada o C.da Manhã trazia que existem mais de 100 mil crianças em risco. Não será fácil provar este número, mas não é dificil sentir a sua presença quando andamos nas ruas. Muitas destas crianças, vão às escolas para almoçar, sem muitas vezes comerem o pequeno almoço! Muitos dirão:ah! Mas muitas delas têm telemóvel! Sim, isso também é verdade! Tal pais tal filhos!

Mas grande parte delas já a droga ceifou os pais e eles vão pelo mesmo caminho. Não fazem ideia do número de miúdos que já não têm pai, mãe ou ambos.A criminalidade juvenil que nós constatamos por experiência directa, ou pelos jornais,é feita por alunos em idade escolar.Muitos deles já abandonaram as escolas, mas enquanto lá andaram deixaram marcas!

Nas escolas da cintura de Lisboa é raro o dia em que não aparece a policia à procura de alunos que fizeram alguma cá fora ou até lá dentro.

É claro que há muitos destes miúdos que até querem e trabalham, são parte do problema mas não o são na totalidade

Em resumo
Com disciplina e trabalho resolve-se o problema do ensino. é fácil não é?A grande questão é o que deve ser feito para que as duas condições se verifiquem. Eu já ficaria satisfeito com a primeira porque a segunda vinha por arrasto.

Registado: 23/11/2005 18:26

por kostta » 31/1/2006 0:02

Kostta... eu sou um ex-aluno numa das escolas do interior do pais... e pelo que dizem (nao so pelo que leio aqui, mas tb por conversas com amigos meus professores), no meu tempo (de 82 a 93) a qualidade de ensino era superior a que se hoje...

era superior em quÊ? os alunos antigamente eram preparados para decorar conteudos. hj são desenvolvidas competências

Hoje em dia o nivel de ensino esta muito nivelado por baixo... e com tendencia para diminuir... Na minha altura, eu na 4a classe tinha de saber os rios principais de Portugal, as capitais de distrito e, por incrivel que pareca, ate algumas das linhas de comboio... para alem disso, tinha de saber a matematica basica, e o portugues basico.

a escolaridade obrigatória, associada a cada vez menos haver emprego infantl leva a que os alunos continuem na escola durante mais anos mesmo que não estejam interessados

Hoje, pelo que me dizem, nem as contas mais basicas sabem fazer...

a tabuada, maldita tabuada. quer queiramos, quer não a tabuada tem que ser memorizada. se o aluno não a memoriza que culpa tens tu?

A culpa nao eh so dos professores? Claro que nao... mas nao sacudam a agua completamente do capote... em particular quem esteve nos sindicatos e nas negociacoes com os governos (e quem votou em quem foi eleito para os sindicatos).

grande parte dos profs no activo são os mesmos que os da sua altura. Se nessa altura os resultados eram melhores (como disse anteriormente) pq é que os resultados são piores?

P.S. mais uma vez ainda n li nenhuma sugestao de como melhorar os resutados dos alunos... alias.. parece que esta tudo bem...

a perfeição nunca é atingida. pessoalmente os resultados melhorariam com:
1º autoridade
2º tempo para estudo e pesquisa
3º transportes escolares em condições
4º equipamentos escolares em condições

por nunofaustino » 30/1/2006 23:55

Kostta... eu sou um ex-aluno numa das escolas do interior do pais... e pelo que dizem (nao so pelo que leio aqui, mas tb por conversas com amigos meus professores), no meu tempo (de 82 a 93) a qualidade de ensino era superior a que se hoje...

Hoje em dia o nivel de ensino esta muito nivelado por baixo... e com tendencia para diminuir... Na minha altura, eu na 4a classe tinha de saber os rios principais de Portugal, as capitais de distrito e, por incrivel que pareca, ate algumas das linhas de comboio... para alem disso, tinha de saber a matematica basica, e o portugues basico.

Hoje, pelo que me dizem, nem as contas mais basicas sabem fazer...

A culpa nao eh so dos professores? Claro que nao... mas nao sacudam a agua completamente do capote... em particular quem esteve nos sindicatos e nas negociacoes com os governos (e quem votou em quem foi eleito para os sindicatos).

Um abraco
Nuno

P.S. mais uma vez ainda n li nenhuma sugestao de como melhorar os resutados dos alunos... alias.. parece que esta tudo bem...

por kostta » 30/1/2006 23:50

nunofaustino Escreveu:A verdade eh que o ensino hoje em dia parece/me que esta PIOR do que aquele que eu tive - nasci em 77 por isso de 1982 a 1993, mais coisa menos coisa. Durante este espaco de tempo investiu/se um rio gigantesco de $$ na educacao, e os resultados sao francamente maus (se fosse uma empresa, era daquelas que se shortava devido aos erros crassos de gestao e falta de resultados).

Nuno

ainda recentemente Antonio Novoa, disse em programa da rtp1 que portugal era dos paises que menos investiva na educação.

por kostta » 30/1/2006 23:42

pata-hari, será que o nosso ensino está assim tão mal?

1º vivemos em democracia hÁ 30 anos paenas

2º os pais dos alunos em que se baseiam esses estudos (em grade parte) são pais com escolaridade ao nivel da 4ª classe

3º comparando os valores actuais com os valores dos anos 80 veremos que o nosso indice de escolaeização aumentou.

4º porquê deitar a culpa sempre aos profs?
4.1 que culpa o prof tem se um aluno se põe a pé a meio da aula e agride 2 colegas? (ainda isto me aconteceu hj numa aula do 5º ano numa escola de aldeia)?

4.2.que culpa tem o prof se usa estrategias diferentes (fichas, powerpoint, filmes, dialogo, etc...) e os alunos não ligam nada?

4.3 que culpa temos nós que os alunos não tenham acesso a uma biblioteca em condições?

4.4 que em casa a unica literatura acessivel seja a revista "Maria"?

4.5. que culpa tenho eu que o menino tire negativa a matemática e o pai diga "não faz mal é matematica"

4.6. que culpa tenho eu que o menino faça asneira e o pai ainda o proteja e proiba o menino de fazer quqlqier actividade na escola?

4.7. que culpa tenho eu que o aluno saia de casa às 7h e regressa às 19h não tendo tempo para estudar ou pesquisar?

5º o nivel cultural dos habitantes do norte da europa é totalmente diferente do nosso.

Pai preocupado

por devastador » 30/1/2006 23:28

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=ar ... b1c7a0d483

Um artigo de um pai preocupado com o filho. Não é um comentário preocupado só com a questão do dinheiro. Atenção: as aulas de substituição NÃO são consideradas horas extraordinárias!!!

Registado: 8/5/2003 14:26

por Pata-Hari » 30/1/2006 23:22

Kostta, eu bem quero não participar no tópico.... mas acha que isso é verdade em algum país onde existe educação pública? acha que é seleccionando os alunos que a educação num todo vai melhorar?

Se me dissesse que no dia em que puder chumbar mais alunos que o standard dos mesmos melhoraria, isso sim, faria sentido para mim.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por kostta » 30/1/2006 23:20

sabem a grande diferença entre o ensino público e uma empresa?
Enqaunto numa empresa privada trabalha com a liga X ou com a mtéria Y, no ensino público não podemos escolher a matéria prima com que trabalhamos. Garanto que no dia em que eu puder escolher essa matéria prima (alunos) terei óptimos resultados

por sofiasalty » 30/1/2006 23:02

BRAGANEXT:

Já o disse e volto a repetir! Voc~e tem cá uma paciência para este pessoal! Em 100 frases dizem 1 com sentido! :lol:

Registado: 19/11/2005 20:38

por sofiasalty » 30/1/2006 23:00

Convido todos os interessados a participar num verdadeiro fórum de Professores! Lá terão a oportunidade de "xingar","pôr em pratos limpos", "provocar", etc.. Garanto que terão mais professores para trocar opiniões! :wink:

Não acham esta ideia fantástica! E tem um tópico só para Encarregados de Educação que eu presumo que são vocês! Vemo-nos por lá! :wink:

http://www.phpbbplanet.com/forum/index.php?mforum=fagulha

Registado: 19/11/2005 20:38

por nunofaustino » 30/1/2006 22:17

kostta, se ves que as portas do teu predio nao fecham pq o buraco onde a porta deve entrar esta torto, tu nao so podes criticar como deves criticar... em particular pq eh ai que esperas viver o resto da tua vida e pagas pelo servico...

Eu critico a educacao nacional pq os resultados sao decepcionantes e isso tera repercursoes no futuro de Portugal... para alem de ser um dos que pagam o servico...

A verdade eh que o ensino hoje em dia parece/me que esta PIOR do que aquele que eu tive - nasci em 77 por isso de 1982 a 1993, mais coisa menos coisa. Durante este espaco de tempo investiu/se um rio gigantesco de $$ na educacao, e os resultados sao francamente maus (se fosse uma empresa, era daquelas que se shortava devido aos erros crassos de gestao e falta de resultados).

Se sou o mais competente, nao... eu nesta discussao (que penso nao ir a lado nenhum, como todas as anteriores) volto a pedir o que pedi nas outras discussoes sobre o tema de educacao... que me indiquem o que voces acham que deve ser feito para solucionar o problema da educacao... tendo em conta as dificuldades do pais a nivel economico, social e educacional... ate agora, as respostas foram bastante decepcionantes (penso que ninguem disse nem uma palavra).

Um abraco
Nuno

por Braganext » 30/1/2006 22:13

Estimada Senhora

Quando diz...
Se eu fosse professora....

Se eu fosse professora e lesse o que o mealheiro escreveu, garanto que "escreveria até que os dedos me doessem" a tentar que o resto das pessoas acreditassem que aquilo é uma excepção, não a regra
Se eu fosse professora, garanto que imprimiria este brilhante pedaço de prosa e o enviaria aos sindicatos dizendo que é assim que os professores se veem..
Se eu fosse professora, pediria a todos os meus colegas que viessem ao forum ler e que dissessem se é assim que sentem a profissão
Se eu fosse professora, haveria tanta coisa

Fico sem entender. Acha que tudo o que se escreve aqui é verdade? Tudo que se escreve nos jornais, também é verdade?
Tem algum sentido estar a perder tempo com respostas a provocações aberrantes?.

Meia dúzia de "revoltados" teimam em levar este tema.
Esta gente já merece respostas irónicas, pela maneira como se repete.
Acho que seria de admitir críticas a um sistema mas nunca aos professores. Assim como, não se deve criticar os trabalhadores liberais só porque sabemos que uma grande parte deles tem ordenados mensais de X e declaram menos de 1/4, parecendo que vivem com ordenado mínimo. lembro-me de vários colegas a estudar comigo na Universidade e a beneficiarem de bolsas, quando os pais tinham rendimentos avultados (lamentável). E alguns funcionários das autarquias. Como entraram?? Bem nem falemos. Conheço autarcas que contrataram a torto e a direito e depois das eleições a cor mudou e ......

Estimada SCPNuno

Responder a todas as provocações da vida seria passar 24 hora a escrever e a dar bofetadas. Ainda ontem no Estádio Municipal de Braga teria que pelo menos apresentar umas 300 queixas á PSP :) :)

por kostta » 30/1/2006 21:26

Santa ignorância.

Que capacidade tenho eu para criticar o engenheiro que trabalha na empresa X ou Y? se eu nao trabalho lá, nada posso dizer sobre o trabalho que ele efectua.

Aqui aplica-se muito bem o ditado "quem está de fora, racha tocos". Falam de tudo e de mais alguma coisa, fazem generalizações; só lhes falta a prática, algo essencial quando se quer criticar

por faxizel » 30/1/2006 18:53

Nunca vi um professor a fazer greve por melhores condições de trabalho...

por Incognitus » 30/1/2006 18:50

Já no meu tempo essas coisas aconteciam...

Se bem que no meu tempo eramos postos na rua, se deixaram de o poder fazer, é pena.

Embora seja pelo direito de todos ao ensino, se há quem sistematicamente atente contra o direito dos outros, então o melhor é separar esses dos outros.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, SerCyc e 934 visitantes