Caldeirão da Bolsa

Os Professores e tb os outros - Toda a verdade!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mealheiro » 28/1/2006 17:32

Ó nuno, até deixei cair uma lágrima com a fofura do seu texto. Tão rico, tão puro, tão candido...
Olhe, se um dia fores professora, mete-te na minha Escola. Muito te ensinarei! deixar-te-ás de balelas,passarás as passas do Algarve,comerás o pão que o diabo amassou e por fim, ainda me beijarás os sapatos. ( e foram caros...custaram 105 euros! xiuuuuu.)
E que o scp perca logo por 3 a 1.
parábula dos talentos.

Registado: 20/11/2005 19:17

por mealheiro » 28/1/2006 17:17

Li todos os textos que se seguiram ao meu. Sem menosprezar os restantes vou apenas responder ao tio patinhas.
Ó tio, desculpe-me mas você procedeu da maneira mais usual e corriqueira que o contexto podia exigir. Mas quem é que disse ao senhor que eu me burrifo para as minhas aulas? Eu, as aulas dou-as de forma a que o senhor entre na minha sala e assista a elas para poder formular juízos de valor. Sou dos poucos professores que no fim do período tenho convite de todas as turmas para o jantar da praxe. Há turmas que adiam ou antecipam o jantar para eu poder estar presente. Embora não viva à custa disto, é uma vaidade que me assiste. Já lá vão mais de 30 anos na Escola e, felizmente, só os alunos que querem passar sem saber é que se queixam da minha exigência. " O gajo é muito exigente! " Tirou as conclusões que quis por serem as mais fáceis e as que alimentam a corja do populéu... Mas uma coisa são as minhas aulas a quem tenho uma obediência sagrada e outra coisa são as 10 horas semanais. Repito: 10 horas semanais para me encostarem às paredes e fazerem de conta que me puseram na linha. Quanto a estas horas nada mais direi.O texto que escrevi já o disse tudo.
Gostei imenso de sentir esse ódio fino de determinados textos. É isso que me dá força para prosseguir este caminho que tracei depois da infernização dessa infeliz que veio buscar dinheiro ao ensino porque não podia ir buscá-lo a outro lado.E vai enriquecer quem está rico. E não melhorará um miligrama a qualidade do ensino.Na minha Escola era apontado como o colega antipático. Muitas vezes me dirigi aos meus e minhas colegas para lhes dizer que chegavam atrasados(as). Tinha essa coragem. Nunca mais o fiz e nunca mais o farei. A Escola tinha para mim um valor que acabou.Se pudesse abandonava-a com todo o gosto. Repito: mete-me nojo porque está a ser usada como uma simples **********. Está pura e simplesmente a dar dinheiro aos proxenetas contudo, mesmo que cause desepero a alguns iluminadamente cristalinos de inteligência,sou dos professores mais acarinhados e desejados pelos alunos da minha Escola.Sei que custa ler isto a muita gente mas não há pirueta que modifique o que,de facto, é.
Sou pai de dois filhos. O mais velho acabou o ano passado( tempo da miséria e balbúrdia ) com nota de cinco a todas as disciplinas. Agora que a finura entrou nas escolas, consegue ter um quatro e as restantes notas são cinco. Isto deu para nos rirmos cá em casa.Falamos muito sobre a Escola e, por conseguinte, o meu rapaz tem autorização para faltar ás aulas de substituição. Acho que ainda não foi a nenhuma.Mas esta grande inovação emprenhou os ouvidos do populéu, e o populéu bateu palmas.As aulas de substituição são um nojo e mais não digo. Quando um professor falta o meu filho faz pura e simpesmente o que a sua consciência lhe pede. E há uma explicação para isto. A Escola do meu filho começa em CASA.Só que o meu país está cheio de toupeiras inteligentes que a casa e a família é o ressonar dos cobertores e e mesa para encher a pança. Depois vêm os telejornais e os analistas políticos__apartidários e isentos__ tipo marcelo rebelo, pacheco pereira que voltam a emprenhar , com isenção, a massa pardacenta do meu querido povo__crente, obediente e submisso quanto baste.Depois do banho matinal e do perfume, da brilhantina e do gel, há que levar os pirralhos á creche dos adultos. Despeja-se a mercadoria e os profes só têm que fazer o que o bonitão do papá não faz. melhor: se está pura e simplesmente cagando para a educação do seu rebento.Em casa dá-lhes rebelos, morangos com chantily, 1ª companhia telejornais e outros fedores do género.Na Escola o riquinho, privilegiado, malandro e cheio de regalias é que tem que limpar a pintura borrada de vinte cabeças por tuma.Olhem, prezados melindrados, ide-vos fo....!
Meu muito querido amigo tio patinhas, cuide dos seus doentes que é uma obrigação sagrada. Se quiser aprender a interpretar textos venha às minhas aulas que eu dou-lhe entrada grátis. E que os seus doentes se queixem de si como os meus alunos se queixam de mim. Quanto aos perturbados mentais que se puseram do seu lado, aconselho-os a olharem para os filhos que geraram e que ponham na massa sub-cabeluda que uma Escola não é uma oficina de bate-chapas para os desastres que acontecem debaixo de certas telhas.
Nunca o Ensino melhorará com uma política feita contra os professores.
Quando fiz estágio o ministério mandou-me de Portimão para o Porto.Os primeiros trabalhos que fiz foram no parque de campismo da Prelada. Passado um mês aluguei uma casa com um amigo tão desterrado como eu. Na altura( há 15 anos) ganhava 55 contos. Façam as contas, meus reles miseráveis. Assim é que um professor era uma pessoa digna, dedicada, dada a causas, não era? Pois era! e tu? queres pagar uma renda de casa por 30 contos, alimentação, água, electricidade, etc etc .e estar a 500 kilómetros de casa? Hoje ganho 400 contos e mereço-os!!!!!!!! mereço-os!!!!!!!e estou-me a burrifar para a vossa inveja.
E se quiserdes mudar as coisas, pedi contas à patice brava que prolifera no nosso país, aos cepos mentais, aos ladrões protegidos, aos governantes que são a vossa imagem e vede-vos ao espelho!
Um abraço a todos os professore resistentes que têm que suportar a lama que esta camada social lhes despeja na Escola.Escola que se transformou numa menina porque só existe para dar dinheiro aos proxenetas que nos governam.
(e uma desculpa ao Caldeirão pela linguagem menos própria mas que é o reflexo do estímulo adquirido)
parábula dos talentos.

por » 28/1/2006 17:06

Parabéns Scpnuno

vejo que não deitou os seus filhos no caixote do lixo ou em qualquer porta numa rua escura!

Registado: 23/11/2005 18:26

por scpnuno » 28/1/2006 17:02

Claro que o mealheiro não é professor

Espero sinceramente que o Jarc tenha razão. Como mãe, que confia os filhos aos professores. Todos os dias.

Vejamos, nós temos que confiar num banco para colocar o nosso dinheiro, numa seguradora para segurar os nossos bens. Mas (os que por aqui são pais e mães sabem bem) o que de mais precioso temos na vida, aquilo que nem sequer tem valor, que está acima de tudo, são os nossos filhos

Essas preciosidades com que fomos abençoados, nós confiamos a quem, julgamos nós, vai dar o seu melhor para lhes iniciar a formação académica que irá fazer deles pessoas melhores, pessoas com uma formação e educação que possa ser benéfica e valiosa para a sociedade. Todas as manhãs, os levantamos, vestimos, preparamos pequeno almoço e levamos com esperança que nesse dia aprendam mais alguma coisa, que seja um dia normal.
Não acredito que nenhum de nós pense, por um momento, que ao abrigo do artigo XPTO os nossos filhos vão passar horas "á solta" ou que foram trocados por recortes de jornais.
Isto é mau demais para ser verdade

Se eu fosse professora....
Se eu fosse professora e lesse o que o mealheiro escreveu, garanto que "escreveria até que os dedos me doessem" a tentar que o resto das pessoas acreditassem que aquilo é uma excepção, não a regra
Se eu fosse professora, garanto que imprimiria este brilhante pedaço de prosa e o enviaria aos sindicatos dizendo que é assim que os professores se veem..
Se eu fosse professora, pediria a todos os meus colegas que viessem ao forum ler e que dissessem se é assim que sentem a profissão
Se eu fosse professora, haveria tanta coisa que faria

Mas não sou, sou mãe. Simplesmente MÃE.
E como mãe, espero que entendam a angustia e, até porque não, a revolta que sinto ao ver assim expressos os sentimentos daqueles a quem, de boa fé, entreguei a educação dos meus filhos

Espero por isso, como disse no inicio, que o Jarc tenha razão. Que não seja um professor. Pelo bem da classe destes e pelo bem dos nossos filhos.

Abraços

Registado: 6/11/2004 17:26

por » 28/1/2006 16:49

O Mealheiro deve ser o secretário de estado que era vereador e perdeu o cargo por faltas!

Ele parece ter a "escola toda" ou não tem escola! Se tivesse, estava a prejudicar os seus companheiros porque as aulas que ele não deu tiveram que ser dadas por outros!

Registado: 23/11/2005 18:26

Mealheiro

por jarc » 28/1/2006 16:33

Claro que o mealheiro não é professor, trata-se de uma artimanha para picar o miolo. Ainda bem que que os administradores do forúm têm o bom senso de evitar excessos. Portanto não caíam na asneira de responder à altura...

Lembram-se das declarações de Belmiro de Azevedo sobre os prof.? Eu até compreendi, mas foi demasiado emotiva e pecou por um esquecimento assinalável. Claro que era necessário ajudar o governo nas medidas para os negócios correrem melhor, mas...

Então mealheiro? 400 limpinhos e faltas a gastar? Parte mas é o mealheiro e investe já isso. :lol:

Registado: 23/7/2003 16:05

Em todo o lado existem parasitas!

por LPP » 28/1/2006 13:49

Acredite tiopatinhas que você é que está certo.
São pessoas como o senhor que o país precisa para progredir.
Não acredite que aquele tipo é professor, porque é um nojo para a classe (se realmente é professor) e uma nulidade como pessoa.
Cumpts.

Registado: 2/5/2005 0:09

por tiopatinhas » 28/1/2006 13:32

Mealheiro, achei o seu texto carregado de mensagens graves, muito graves...
Eu também sou um injustiçado do sistema e continuo a tratar os meus doentes com o máximo de cuidados, atenção e dedicação. Continuo a prestar cuidados de enfermagem tendo em conta o bem estar do doente a melhoria da sua saúde e tento no quotidiano que o meu hospital fuja a alguns gastos exagerados(dar-lhe-ia vários exemplos).
Imagine que o senhor era meu doente e eu tinha um comportamento como o seu? Gostava de estar a gritar com dores e eu, passar por si e não ligar, ir ao bar, ir fumar e você a agoniar? Você entrou com um enfarte e eu estar-me a burrifar... A sua filha entrar acidentada grave e eu ter ido tirar umas fotocópias recortá-las, ir ao bar etc... e ela a morrer :?: È que você afinal pode ser o professor do meu filho estar-lhe a fazer uma coisa muito idêntica :-k Ele não tem culpa :!: Lute de outra forma contra as injustiças de que é vitima :!:
Lamento este tipo de atitude dos professores e penso que apenas vem mostrar que afinal a ministra teria alguma razão...será :?: :idea:
Continuo a ter uma família como a sua e (a minha mulher é sua colega)nem por isso deixo de entender estas medidas num contexto de melhoria do nosso país. Tem que aceitar que isto andava pela hora da morte! Se tem filhos pense no futuro deles!

Registado: 17/3/2005 14:58

por Bender » 28/1/2006 5:28

mealheiro Escreveu:...faltam como nunca, mas o povo está feliz porque a ministra da infelicidade estampada no seu rosto feiinho, pôs os gajos na linha.

caro mealheiro, um testemunho corajoso sem dúvida, e certamente bastante generalizado na sua classe profissional.

Mas com tanto amargo relativamente à ministra, talvez não tenha percebido que estas "reformas" derivam da nossa falha como sociedade, e aí os professores tiveram e têm um papel importante.
A ministra é apenas a "mensageira" ou a carrasca, se quiser.... (ao menos não se via a face... :) )

Dez anos volvidos, da paixão do "toneca", e o sistema de ensino continua a debitar alunos cada vez menos
preparados (os níveis de exigência baixaram) , níveis de abandono escolar altos, licenciados desajudados das necessidades do mercado, e continuamos com os os recursos humanos menos qualificados da ODCE. Não há resultados palpáveis.
Tudo isto se vai reflectindo na nossa produtividade, nos nossos empresários, tudo isto vai desaguar ao nosso défice, verdadeiro indicador do nosso fracasso colectivo...e deste às "reformas" foram um passo... como vê o círculo fechou-se, e em breve se transformará em laço.. :roll:

terão os professores, como classe ou através dos sindicatos feito alguma coisa, para parar isto ?
Não discuto os horários, ou os rácios de professores, isso pouco me importa... a educação deve ser a nossa prioridade e para isso deve-se pagar bem, para os manter motivados.

Mas ao ignorar os "resultados" do sistema, a classe hipotecou o nosso futuro, e o da própria classe.
porque razão ninguém reclamou que se possa passar de ano, com negativa a português e a matemática ?
porque motivo não propoem uma avaliação independente dos alunos, no fim do ano, vinculativa para a passagem de ano ?
porque não propuseram a avaliação da própria classe, de forma a criar uma meritocracia no sistema de ensino? porque razão entram alunos com nota negativa no ensino superior ?
porque razão não são os alunos reprovados, quando dão erros de português, como acontece por exemplo nos países civilizados ?
porque razão são a favor da retirada dos exames nacionais, como se viu recentemente no caso do português ??
porque fogem da avaliação do vosso trabalho ?

cada um de nós olha apenas para o seu horariozito, os kms a fazer no asfalto, a que horas programar o despertador, no nosso umbigo...., importante sem dúvida, mas pensar na sociedade, no interesse comum, na "grande imagem", na nação, é "pós políticos", que a propósito, importámos clandestinamente do estrangeiro.

Enfim, porque continuamos à espera do homem providencial, o D. Sebastião, que nos há-de salvar, de preferência sem esforço ?

Registado: 12/2/2004 18:57

por alexandre7ias » 28/1/2006 5:05

mealheiro Escreveu:Felizmente estou no 10º escalão. Felizmente já estive no 1º. Sei tudo o que vai do 1º ao 10º.
Pelo pobre paleio dum presidente da república,pelo pobre paleio dum jornalistazito mimado de nome sousa tavares e pelas crónicas patéticas dum manito do presidente da república e pela política que uma ministra com cara de infelicidade conseguiu pôr em prática, o montão da gente encontrou finalmente a felicidade.
Na verdade, o governo, ao não permitir que os professores progredissem na carreira, foi buscar uns milhões...é a expressão máxima da inteligência.Se eu não desse de comer aos meus filhos, pouparia em alimentação...inteligente! E também é verdade que os professores são obrigados a estar na escola umas quase 30 horas. O povo fica feliz!
Só que isto nunca virá solucionar um único problema do ensino.Repito: Isto nunca solucionará um único problema por que passa o ensino. No que me toca,farto-me de dormir enquanto estou a cumprir as famosas horas da inovação. Leio alguma coisinha, vou ao bar comer e beber a preços chorudos e ainda me resta tempo para recortar um ou outro artigo de jornal, fazer montagem nas máquinas reprográficas do ministério, usar o papel do ministério e afixar para a respectiva leitura dos meus colegas. E o povo continua feliz.
Falto como nunca faltei na minha vida. Tudo legal! Ex:dia 22 foi dia de eleições.Estive numa mesa de voto. 2ª feira faltei ao abrigo da lei eleitoral, na 3ª faltei com o artigo 102, na 4ª faltei com atestado médico, na 5ª tinha duas aulas, fui trabalhar e hoje faltei novamente com o segundo artigo 102. Este ano já dei dezenas de faltas__tudo legal__ o ano passado faltei dois dias em todo o ano.Falto como nunca o tinha feito na minha vida. E o povo continua feliz.
Nunca uma política de ensino pode ser feita contra os professores. acreditem; nós podemos ser tudo__até pedófilos!__mas não somos burros.O dinheiro que nos tiram,não é para melhorar o ensino.É para enriquecer banqueiros. E esta brincadeira vai acabar mal. Todos os que andam a largar baba de raiva contra os professores que registem esta mensagem:a sociedade precisa de nós como do pão para a boca, e nós temos consciência disso. Há pais que nos metem nojo , e nós temos consciência disso. E também temos a certeza de que estas medidas foram tomadas para que o populéu batesse palmas e não tivesse coragem de reagir quando as mesmas medidas, cheias de malvadez, lhes fossem bater à porta.( Sobe o combustível e ouvem-se estas miseráveis palavras: pois o país está em crise, o país precisa...meu deus! eu até me escangalho a rir!)E os banqueiros engordam, e o fosso entre ricos e pobres aumenta, e cada vez há mais pobres...e eu rio-me porque estou no 10º escalão,pela primeira vez na minha vida a escola mete-me nojo,sinto que os professores boicotam até à exaustão, faltam como nunca, mas o povo está feliz porque a ministra da infelicidade estampada no seu rosto feiinho, pôs os gajos na linha. E mais uma coisa: nunca haverá tão poucos chumbos como este ano. É que chumbar um aluno exige uma série de trabalhos ao professor...e o privilegiado, riquinho, malandrinho e cheio de regalias não está para isso.Ele foi encostado à parede, ele agora é que sabe com que pau é que se faz um barco, ele agora é que começou a trabalhar...pois é!
Quem não gostou do meu texto que tenha muita paciência e que se lembre deste ditado: não se caçam moscas com vinagre.
E todos os meses me caem quase 400 continhos, limpinhos, certinhos e acarinhadozinhos. E tenho forças para dizer isto porque a resposta à raiva de determinados cepos cabeludos só pode ser esta.
Costumo dizer que, para matar os vírus que inundam o ensino,até de enxada ia para a escola.E fazía-o! Mas tudo o que foi feito, com requintes de malvadez, não melhorará o ensino num miligrama.O tempo o dirá.E isto vai rebentar em pouco tempo.
Passem bem.

Os meus parabens :clap: :clap: :clap:

E isto vai rebentar em pouco tempo

Espero que não rebente o seu mealheiro :wink:, leia o que escreveu e diga lá o que pensa.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por joaocosta » 28/1/2006 4:36

Não deixa de ser curioso que o Mealheiro ganhe 400 contos, diga que falta ao trabalho como nunca faltou, e esteja preocupado com o fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

Faz-me lembrar uma pessoa que conheço, ganha 1000 contos de reforma, e diz que o problema são os lucros dos bancos e o fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

Registado: 29/3/2004 6:31

por nunofaustino » 28/1/2006 1:29

fiquei com curiosidade em ler a resposta dos restantes professores do forum a este post do mealheiro...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por mealheiro » 28/1/2006 1:26

Felizmente estou no 10º escalão. Felizmente já estive no 1º. Sei tudo o que vai do 1º ao 10º.
Pelo pobre paleio dum presidente da república,pelo pobre paleio dum jornalistazito mimado de nome sousa tavares e pelas crónicas patéticas dum manito do presidente da república e pela política que uma ministra com cara de infelicidade conseguiu pôr em prática, o montão da gente encontrou finalmente a felicidade.
Na verdade, o governo, ao não permitir que os professores progredissem na carreira, foi buscar uns milhões...é a expressão máxima da inteligência.Se eu não desse de comer aos meus filhos, pouparia em alimentação...inteligente! E também é verdade que os professores são obrigados a estar na escola umas quase 30 horas. O povo fica feliz!
Só que isto nunca virá solucionar um único problema do ensino.Repito: Isto nunca solucionará um único problema por que passa o ensino. No que me toca,farto-me de dormir enquanto estou a cumprir as famosas horas da inovação. Leio alguma coisinha, vou ao bar comer e beber a preços chorudos e ainda me resta tempo para recortar um ou outro artigo de jornal, fazer montagem nas máquinas reprográficas do ministério, usar o papel do ministério e afixar para a respectiva leitura dos meus colegas. E o povo continua feliz.
Falto como nunca faltei na minha vida. Tudo legal! Ex:dia 22 foi dia de eleições.Estive numa mesa de voto. 2ª feira faltei ao abrigo da lei eleitoral, na 3ª faltei com o artigo 102, na 4ª faltei com atestado médico, na 5ª tinha duas aulas, fui trabalhar e hoje faltei novamente com o segundo artigo 102. Este ano já dei dezenas de faltas__tudo legal__ o ano passado faltei dois dias em todo o ano.Falto como nunca o tinha feito na minha vida. E o povo continua feliz.
Nunca uma política de ensino pode ser feita contra os professores. acreditem; nós podemos ser tudo__até pedófilos!__mas não somos burros.O dinheiro que nos tiram,não é para melhorar o ensino.É para enriquecer banqueiros. E esta brincadeira vai acabar mal. Todos os que andam a largar baba de raiva contra os professores que registem esta mensagem:a sociedade precisa de nós como do pão para a boca, e nós temos consciência disso. Há pais que nos metem nojo , e nós temos consciência disso. E também temos a certeza de que estas medidas foram tomadas para que o populéu batesse palmas e não tivesse coragem de reagir quando as mesmas medidas, cheias de malvadez, lhes fossem bater à porta.( Sobe o combustível e ouvem-se estas miseráveis palavras: pois o país está em crise, o país precisa...meu deus! eu até me escangalho a rir!)E os banqueiros engordam, e o fosso entre ricos e pobres aumenta, e cada vez há mais pobres...e eu rio-me porque estou no 10º escalão,pela primeira vez na minha vida a escola mete-me nojo,sinto que os professores boicotam até à exaustão, faltam como nunca, mas o povo está feliz porque a ministra da infelicidade estampada no seu rosto feiinho, pôs os gajos na linha. E mais uma coisa: nunca haverá tão poucos chumbos como este ano. É que chumbar um aluno exige uma série de trabalhos ao professor...e o privilegiado, riquinho, malandrinho e cheio de regalias não está para isso.Ele foi encostado à parede, ele agora é que sabe com que pau é que se faz um barco, ele agora é que começou a trabalhar...pois é!
Quem não gostou do meu texto que tenha muita paciência e que se lembre deste ditado: não se caçam moscas com vinagre.
E todos os meses me caem quase 400 continhos, limpinhos, certinhos e acarinhadozinhos. E tenho forças para dizer isto porque a resposta à raiva de determinados cepos cabeludos só pode ser esta.
Costumo dizer que, para matar os vírus que inundam o ensino,até de enxada ia para a escola.E fazía-o! Mas tudo o que foi feito, com requintes de malvadez, não melhorará o ensino num miligrama.O tempo o dirá.E isto vai rebentar em pouco tempo.
Passem bem.
parábula dos talentos.

por tiopatinhas » 28/1/2006 0:08

Alexandre, o patrão do meu irmão é o BES.
Informe-se bem dos vencimentos destes funcionários, premios de produtividade, bónus, cartões, carro etc e depois conte-me.
O patão da minha irmã é um idêntico. Tão novinha e ganha mais que eu... :roll: :roll:
Como vê tenho mau patrão... :twisted: :twisted:
Bom fim de semana

por alexandre7ias » 27/1/2006 19:50

tiopatinhas Escreveu:~Bom, esse salário é de enfermeiro.
Oriento estágios no politecnico pelo que peço legalmente acumulação.Este extra é de 3 meses ano e porque para a instituição é mais barato.
Não acho que seja injustiça :roll:
Se o seu patrão o convidar a umas horas extra você não as faz? É uma coisa muito similar. A escola convida-me e paga-me. O patrão é o estado.Bom, se assim não for não vejo melhor solução. A não ser que queira desbaratinar mais dinheiro ao estado para colocar mais um ou dois prof. que façam essa orientação! :roll:umas horitas...
Não acho injusto.
O meu ordenado esse é injusto comparado com o de outros licenciados, quer publicos quer privados.

Não é muito....deixe lá de fazer horas nocturnas e descanse

O patrão é o estado

Quem me dera um patrão assim
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por tiopatinhas » 27/1/2006 19:37

~Bom, esse salário é de enfermeiro.
Oriento estágios no politecnico pelo que peço legalmente acumulação.Este extra é de 3 meses ano e porque para a instituição é mais barato.
Não acho que seja injustiça :roll:
Se o seu patrão o convidar a umas horas extra você não as faz? É uma coisa muito similar. A escola convida-me e paga-me. O patrão é o estado.Bom, se assim não for não vejo melhor solução. A não ser que queira desbaratinar mais dinheiro ao estado para colocar mais um ou dois prof. que façam essa orientação! :roll:umas horitas...
Não acho injusto.
O meu ordenado esse é injusto comparado com o de outros licenciados, quer publicos quer privados.

huummm

por GRodri » 27/1/2006 16:48

oh tiopatinhas,

mas pelo que percebi esse salário é o de professor no politecnico, ao qual ainda juntas o de enfermeiro, ou não?...axo que n percebi.

De qualquer maneira, aqui está mais um caso pratico de injustiça.

Abraço

GG

Registado: 7/5/2005 21:41

por tiopatinhas » 27/1/2006 15:46

Calma aí...
Só para lhe dizer que eu sou enfermeiro, com 20 anos de serviço e o meu ordenado ìliquido, sublinho ilíquido é de 290 contos :( :( tenho mestrado e curriculum que me leva a convidado para leccionar no Instituto Politécnico( enfermagem).
Por outro lado, a minha mulher é professora do secundário, com menos 4 anos de serviço que eu e, tem ordenado iliquido superior em 70 contos. É justo? A família da minha mulher está carregada de professores do secundário, eu sei as suas rotinas, trabalhos etc... e... lol :lol: :mrgreen:
Vou reformar-me aos 65 anos, Farto de fazer trabalho nocturno, duas noites por semana em urgências e, vou reformar-me com a mesma idade de quem dorme a noite toda, faz cilcos de sono regular, equilibrio hormonal e renal que eu não tenho. A mesma diferença se coloca relativamente aos meus colegas que trabalham em centros de saúde e horários fixos (não fazem noites) que se irão reformar na mesma idade que eu. Será justo? Por estas e outras mandei suspender a minha cotização sindical :lol: ****** :mrgreen:
O que estes senhores merecem é que quem faz noites deixe de fazer :mrgreen:
É assim a vida...

por zzzzacarias » 27/1/2006 11:01

Otla vez allozzzzz???????????? :shame:

Registado: 1/12/2005 13:15

Correcção!

por Marco » 27/1/2006 4:27

"Resumindo tudo: há professores claramente em situação de privilégio, no ensino não superior, pois no Ensino Superior, aí a situção é de escândalo completo, quer em termos salariais, quer em termos de tempo efectivo de trabalho!!!,"

Efectivamente o que eu pretendia dizer era:

"Resumindo tudo: há professores claramente em situação de privilégio, no ensino não superior, pois no Ensino Superior existem demasiadas situações de escândalo completo (havendo, claro está, também excelentes professores e investigadores que recebem o justo valor pelo seu trabalho) quer em termos salariais, quer em termos de tempo efectivo de trabalho!!!!,

Registado: 27/3/2005 23:31

por labaca » 27/1/2006 3:59

Caro Marco,

Da mesma forma que não se devem generalizar situações para o secundário igual procedimento deve ser adoptado relativamente ao superior.
No superior facilmente se encontram profs a leccionarem cadeiras com 200 e mais alunos e outros com 2 ou 3. Depois há aqueles que, por mérito e reconhecimento da sua capacidade, têm sob sua orientação estudantes de mestrado e doutoramento a prepararem as suas teses e aqueles que não têm...
Para além disso, o conteúdo funcional da carreira docente universitária inclui a componente de investigação. É a esta componente, que é dedicado grande parte do trabalho do docente univ. até porque é ela que mais peso tem na progressão na carreira. Não podemos ainda esquecer que essa progressão é realizada á custa de provas académicas (doutoramento e agregação) e concursos (para, sucessivamente, prof. auxiliar, associado e catedrático). Só dentro de cada categoria é que existem quatro escalões de progressão automática ao fim de cada 4 anos.
Fica o esclarecimento.

Registado: 4/11/2005 1:46

Os Professores e tb os outros - Toda a verdade!

por Marco » 27/1/2006 2:12

Nota Prévia:
Isto é economia e tem implicações enormes no presente e futuro de todos nós, logo não poderá ser classificado como um "off-topic".

Falando de forma séria e clara: um Professor no 10º Escalão com um horário de apenas 12 horas lectivas e recebendo 560 Contos ilíquidos, escolhendo normalmente as suas turmas e o seu horário, está (estava) claramente numa situação da altíssimo privilégio, em relação à realidade do País!
Pior do que isso, era o que sucedia com os Professores do Ensino Primário (muitos deles sem nunca terem se quer entrado numa Universidade, diga-se) que com apenas uma turma, sempre a mesma, quando não era apenas um aluno (!) se reformavam com esse montante aos 52 anos de idade, era a norma, ao passo que os Professores do Ensino Secundário, nunca atingiam a Reforma antes dos 60 anos,(primeiro por que estudaram mais anos, logo começaram a trabalhar mais tarde e além disso, não usufruiam de qualquer regime especial, quer em termos de tempo de serviço, quer em termos de idade).
Estas situações eram, e são-no ainda, de uma injustiça inaceitável!

Agora, daí a extrapolarmos que os Professores não fazem nada e ganham muito, alto lá!

Um professor novo, em início de carreira, já no quadro, (não falo sequer nos contratados, pois aí julgo que todo o País sabe o dram, que vivem) recebe na ordem dos 260 contos, ilíquidos. Este professor não escolhe turmas, não escolhe horários. Pode, se leccionar certas disciplinas (TIC, numa escola básica, por exemplo)ter 8, 9, 10, ou mesmo 11 turmas, pois há disciplinas em que a carga horária é de apenas uma aula semanal de 90 minutos, logo este professor poderá ter bem para cima de 200 (duzentos, isso mesmo, duzentos) alunos!

Nesta situação, claramente, que só quem nunca presenciou uma aula (não digo sequer leccionou), é que poderá dizer que este professor está bem pago. Ter duzentos alunos é uma loucura. Ensinar, conhecer, duzentas formas de, pensar, agir, estar, é de doidos! Este professor vai ter que passar por vários tormentos, pois basta um aluno em cada turma, um pouco mais indisciplinado (situação longe do real, pois esse número é, na generalidade, muitíssimo maior) para infernizar todo o processo.
Ninguém pense que ser professor, é chegar à aula com a matéria preparadinha,leccioná-la calmamente, com todos os alunos a ouvirem de forma interessada e participativa. Mesmo a ser assim, a tarefa já não se afigurava fácil, pois reptir várias vezes no mesmo dia, a mesma coisa é algo que desgasta imenso. Agora juntando a isso, o barulho, a distração, o nada querer saber ou fazer, é deveras infernal!

Ou seja, temos na mesma escola, no mesmo sistema, realidades completamente distintas, havendo vários claramente previlegidados e outros claramente em situação díficil, extraordinariamente difícil!

Ninguém imagina, então o que é, para além de tudo o que referi em cima, ser ainda director de turma, tendo que preencher resmas e mais resmas de "papéis", fazer relatórios, planos de apoio indivudais, etc. etc., levando a que muitas vezes a energia que o profesor deveria ter disponível para preparar e expor as matérias aos seus alunos, ser consumida numa infernal e inútil "ministériocracia."

A especificdade e o desgaste da Profissão deveria ser assumida de forma directa e frontal, e não andarmos com subertfúgios. Assim, os professores deveriam ter um período de férias claramente superior às demais profissões, pois são necessários, períodos intercalares, para colocar as coisas em dia, fazer uma análise individual do trabalho desenvolvido, e para além de tudo isso, o professor precisa de um tempo para descansar, estar fora dos toques e dos alunos, senão rapidamente dá em doido!

Assim os períodos de interrupção lectiva, deveriam ser claramente períodos de total liberdade para o Professore (o que actualmente não acontece, por imposição ministerial), fazerem a sua autogestão deste tempo, sem alunos, e não estarem sujeitos, uma vez mais, a uma série de infindáveis e inúteis reuniões, só para obrigar à sua permanência na escola! Somos o País do faz-de-conta!

Resumindo tudo: há professores claramente em situação de privilégio, no ensino não superior, pois no Ensino Superior, aí a situção é de escândalo completo, quer em termos salariais, quer em termos de tempo efectivo de trabalho!!!!, mas no ensino não superior (secundário), muito dos professores trocavam de imediato a sua situação (horas de trabalho e salário) por quase todos aqueles que os criticam, sem a mínima hesitação.
Para além disso, a situação é tão ou mais grave, em Profissões, como, Técnicos de finanças (salários altíssimos), sem formação superior e reformas conseguidas abaixo dos 55 anos, militares, polícias, magistrados, etc., etc..

Uma coisa, é certa, se em termos de salários, há injustiças gritantes, em termos de Reformas, essas injustiças estão multipilcadas por 2 ou 3. E aí, o Governo, ainda não mexeu um "palha" para alterar a situação, esquivando-se sempre nos "direitos escandalosamente adquiridos". Então, mas porque não aplica o Governo, um imposto (competência do Governo) sobre essas reformas escandalosas, corrigindo, ou minimizando tamanhas e insustentáveis injustiças!

Registado: 27/3/2005 23:31

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, SerCyc, severalmal e 844 visitantes