Compra e venda de acções em diferentes mercados.
4 mensagens
|Página 1 de 1
A ideia que eu tenho é que não há assim tantas acções cotadas em vários mercados, pelo menos a nível europeu.
Alguns exemplos:
- Santander, Lisboa e Madrid
- Sacyr-Valle, Lisboa e Madrid (mas em Lisboa ninguém pega nisto)
- Arcelor, Madrid e Paris
- EADS, Madrid e Paris
A ideia que eu tenho é que a arbitragem não compensa assim muito (se houvesse diferencial, alguém aproveitaria logo a diferença, anulando-o). No entanto, julgo que vale a pena explorar as comissões, pois para quem investe a partir de Portugal essas comissões variam bastantes consoante os mercados.
Por exemplo, imaginemos que queres comprar 400 acções Santander a 11 euros, se comprares e venderes em Madrid vais gastar 4400 euros + 25 euros de comissão = 4425. Depois vendes as mesmas 400 acções a 12 euros, recebes 4800 euros - 25 euros de comissão = 4775. Contas feitas, tiveste uma mais-valia de 350 euros = 8%
Agora considera a mesma transacção em Lisboa. Vais gastar na compra 4400 euros + 10 euros = 4410. Na venda recebes 4800 - 10 euros = 4790 euros. Neste caso a mais valia aumentou para 380 euros, o que dá 8,6%. Ou seja, para a mesma acção conseguiste aumentar a mais-valia mediante escolha do mercado que te oferece comissões mais interessantes. Claro que é possível optimizar ainda mais o ganho escolhendo o banco com comissões mais baixas, mas isso é outra discussão.
1 abr
Elias
Alguns exemplos:
- Santander, Lisboa e Madrid
- Sacyr-Valle, Lisboa e Madrid (mas em Lisboa ninguém pega nisto)
- Arcelor, Madrid e Paris
- EADS, Madrid e Paris
A ideia que eu tenho é que a arbitragem não compensa assim muito (se houvesse diferencial, alguém aproveitaria logo a diferença, anulando-o). No entanto, julgo que vale a pena explorar as comissões, pois para quem investe a partir de Portugal essas comissões variam bastantes consoante os mercados.
Por exemplo, imaginemos que queres comprar 400 acções Santander a 11 euros, se comprares e venderes em Madrid vais gastar 4400 euros + 25 euros de comissão = 4425. Depois vendes as mesmas 400 acções a 12 euros, recebes 4800 euros - 25 euros de comissão = 4775. Contas feitas, tiveste uma mais-valia de 350 euros = 8%
Agora considera a mesma transacção em Lisboa. Vais gastar na compra 4400 euros + 10 euros = 4410. Na venda recebes 4800 - 10 euros = 4790 euros. Neste caso a mais valia aumentou para 380 euros, o que dá 8,6%. Ou seja, para a mesma acção conseguiste aumentar a mais-valia mediante escolha do mercado que te oferece comissões mais interessantes. Claro que é possível optimizar ainda mais o ganho escolhendo o banco com comissões mais baixas, mas isso é outra discussão.
1 abr
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Compra e venda de acções em diferentes mercados.
Tenho esta dúvida, é possível comprar ou vender acções e vice versa, da mesma empresa obviamente, em mercados diferentes, podendo estarem cotadas em valores diferentes? Para além das habituais comissões, acresce outro tipo de encargos?
Jesus saves. Moses invest.
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, SerCyc e 920 visitantes