Nova Ideia de Trading... de Grão em Grão...
Uma nota: na CMS nunca tive 1 stop não accionado por causa de 1 gap e acreditem q já fui stopado dezenas de vezes em situações de big news; a minha ordem stop foi sempre cumprida ao pip, daí eu não ter absolutamente nenhum problema em negociar durante estes períodos
Quanto ao cálculo da rentabilidade, é óbvio que a calculo para o total do $ que investi inicialmente no forex. Como já tinha dito, a situação de que falei era 1 mero exemplo do que se pode fazer num ÚNICO DIA, e sem muito dinheiro...
aliás, a minha estratégia no forex foi criar 2 contas, uma a funcionar tipo depósito bancário e a outra para trading (para evitar custos de comissões de levantamento e depósito de fundos de portugal para a conta da cms): assim transferia 75$ de cada vez para a conta de trading e quando chegasse a 1 valor razoável tipo 350 a 500$, transferia o lucro para a conta mãe e recomeçava com os 75$. É óbvio que rebentei muitas vezes com a conta de trading mas nestes últimos meses já rebento muito depois de ter feito transferência de bons lucros para a conta mãe, pelo que basicamente tem dado para ir acumulando bom $ e depois umas transferências para cá
enfim, é 1 estratégia como outras, cada um segue a que lhe dá mais jeito
Quanto ao cálculo da rentabilidade, é óbvio que a calculo para o total do $ que investi inicialmente no forex. Como já tinha dito, a situação de que falei era 1 mero exemplo do que se pode fazer num ÚNICO DIA, e sem muito dinheiro...
aliás, a minha estratégia no forex foi criar 2 contas, uma a funcionar tipo depósito bancário e a outra para trading (para evitar custos de comissões de levantamento e depósito de fundos de portugal para a conta da cms): assim transferia 75$ de cada vez para a conta de trading e quando chegasse a 1 valor razoável tipo 350 a 500$, transferia o lucro para a conta mãe e recomeçava com os 75$. É óbvio que rebentei muitas vezes com a conta de trading mas nestes últimos meses já rebento muito depois de ter feito transferência de bons lucros para a conta mãe, pelo que basicamente tem dado para ir acumulando bom $ e depois umas transferências para cá
enfim, é 1 estratégia como outras, cada um segue a que lhe dá mais jeito
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Olha a margem... de viagem! :-)
nunofaustino Escreveu:sim gnomo verde, a margem duplica na sexta feira... por isso cuidado com as margens... já agora, cuidado com os momentos em que são aunciados números importantes (GDP, inflação, alteração das taxas de juros,...) pois pode haver movimentos de 30 pips num segundo que te rebentam com a conta (a tua ordem stop n é executada onde tinhas colocado o stop, pois n houve negócios a esse valor e a conta é fechada por margin call).
Isso é informação importante, ó Nuno!
Aliás, uma das razões para eu me ter mantido afastado do Forex tem mesmo a ver com isso das margens, que é uma questão que, aliás, ainda nem domino muito bem.
Por exemplo, neste momento estou longo no Euro - prestes a fazer stop and reverse nos 1.2108 - num contrato de 50.000$ que exige 1000 euros de margem (48% do saldo da conta demonstração). Entretanto, tenho uma ordem de venda de 100.000$ pelo que fico curto no Euro em 50.000$. Vou manter esta posição no fim de semana, só para experiência. Como digo, continuo de há muito longo no Dólar, numa perspectiva de médio prazo, tendo mesmo posição em 2 warrants put que ainda estão negativos... mas já pouco e por muito pouco tempo, espero! Ora aí está um lucro anunciado que se pode transferir com armas e bagagens... mai-las margens!...
Na simulação da LJC não há ordens stop, ao que parece. Mas suponhamos que eu tinha colocado um stop 22 pips acima, nos 1.2130 e que no início da negociação, domingo à noite, o Euro até abria cheio de força e ultrapassava o stop sem este ser accionado, como dizes.
Neste caso, tenho 2 questões a colocar:
1º Se a conta fosse fechada por margin call, eu só perdia os 1000 euros da margem, suponho, já que é esse o montante "Utilizado para exigências de Margens", como lá diz. Já agora, como é que se calcula esse limiar da Margin call? Ou seja, em que ponto é que eu perderia esses 1000 euros... sape gato?!
2º Nas condições de extrema volatilidade, a que te referes, independentemente de o meu stop ter sido ou não atingido, eu posso sempre dar uma ordem spot, não é verdade? Mesmo que ela nem seja executada ao valor exacto a que eu cliquei, sempre é melhor que perder tudo por Margin call... o KO do Forex!
Ou será preciso anular a ordem stop para negociar directamente o preço spot? É que essa perda de tempo não convinha lá muito...
Eis algumas dúvidas práticas que considero fundamentais e sem as quais não quero avançar... pelo menos muito depressa!
Outra questão, fora do Forex, tem a ver com os CFD. É que aí as exigências de capital parece serem algo mais substanciais do que os 500-1000 euros com que habitualmente eu negoceio os warrants. Mas sobre isto, creio que vou abrir um novo tema. Se, por ventura, tens experiência de negociação nesses activos, anda lá dizer qq coisa, sim?
Do pouco que sei, os CFD são especialmente aconselhados para posições curtas e como eu até estou Bear para os próximos tempos - após esta euforia inicial do início do ano que pode mesmo terminar abruptamente muito em breve - então esses activos vinham mesmo a calhar! Espero que haja CFD para o S&P e o Nasdaq, que os índices americanos devem ser os mais duramente atingidos. Aliás, basta comparar a sua evolução no último ano com a dos índices europeus e asiáticos para ver a enorme diferença de comportamento entre uns e outros! Ai, a "tua" nação americana, ó Nuno... vai de cana!!!
Em suma, sereno e confiante como sempre... mas prudente!
Obrigado pelos teus esclarecimentos, Faustino!
Pois ganhar é o meu destino...
Rui leprechaun
(...e eu nunca desatino!
PS: À terceira foi de vez! Curto nos 1,2108 com os indicadores muito sobrecomprados no gráfico de 1 minuto. E é para manter no fim de semana... só para ver como corre... com 47% de margem... 1000 euritos de risco... mas SÓ lucros eu petisco!
Outra coisa: a que horas portuguesas fecha hoje o Forex e reabre no próximo domingo?
Enfim, não sei quase nada, excepto o principal: GANHAR E AUMENTAR O CAPITAL!!!!!!!!
Nisso sou BOM, afinal...
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
sim gonmo verde, a margem duplica na sexta feira... por isso cuidado com as margens... ja agora, cuidado com os momento em que sao aunciados numeros importantes (GDP, inflacao, alteracao das taxas de juros, ...) pois podem haver movimentos de 30 pips num segundo que te rebemtam com a conta (a tua ordem stop n eh executada onde tinhas colocado o stop, pois n houve negocios a esse valor e a conta eh fechada por margin call).
PLP, pode ser essa a diferenca... eu encaro a bolsa/forex como investimento e tu como dia a dia...
Um abraco
Nuno
PLP, pode ser essa a diferenca... eu encaro a bolsa/forex como investimento e tu como dia a dia...
Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Dos warrants pró Forex... depressinha e andex! :-)
PLPINTO Escreveu:Só negoceias o EUR/USD?
Mais nenhum dos outros 3 principais crosses?
Sim, para já é só o EUR/USD. Aliás, como existem apenas warrants sobre este par, nunca dei muita atenção aos outros câmbios.
E hoje, já despachei todos os call, mantendo apenas os put do Euro que valorizaram extraordinariamente... bruxo! Só que eu apenas olho para a simulação após o fecho da Bolsa, logo só agora é que me estou a entreter... e sempre co'os ganhos a chover!
Ando simplesmente a experimentar diversos time frames dos gráficos, de resto não penso fazer modificação alguma ao meu sistema de negociação, já que os resultados são muito positivos. Mas para a semana, começo a colocar ordens com objectivos mais ambiciosos para apanhar movimentos maiores, como este hoje do Euro/Dólar que já vai nos 150 pips, e só após as 13:30h!!!
E mais um mini-negócio concluído agora mesmo... vender o Euro é só dinheiro em caixa!!!
Nesta conta de 2000 euros, que é a quantia real que penso vir a negociar, e que iniciei apenas ontem à noite, já vou com 5,5% em 7 negócios... e tudo isto sem me preocupar sequer muito! Basta vender o Euro... quase sempre... e colocar uma ordem de compra meia dúzia de pips mais abaixo... e já está! Simples como isto não há!
Os contratos são de 50.000 ou 100.000 euros, mas reparei que a margem hoje é maior, já que fico quase nos 100% com estes lotes de 100.000. É óbvio que não quero pagar comissões, logo penso começar a negociar exclusivamente os 50.000 $ e arriscar os 100.000 $ quando ganhar mais confiança e os lucros começarem a aparecer.
De facto, os ganhos em TW ou outros warrants até são superiores ao que tenho obtido com estas compras e vendas de talvez uns 8-10 pips em média, mas isso é pouco relevante. Aquilo que me seduz efectivamente é a extraordinária simplicidade de negociação, que espero se estenda também aos CFD. É que assim, digo mesmo adeus definitivamente aos warrants, como já tanta gente fez. E note-se que quase todos os ganhos - e perdas! - actuais da minha carteira se devem a eles, logo até nem tenho razão alguma de queixa...
Mais uma débacle do Euro... abaixo dos 1.2100... excelente para os meus put!
Depois, volto aqui para comentar e aprender um pouco mais!
Sigo agora prós pardais...
Rui leprechaun
(...ó lucrinhos que piais!
PS: Ah! Em relação à tua pergunta, esqueci-me de dizer que estou a observar os pares da Libra, já que as Elliot Waves prevêem um movimento forte, em breve. Só não sei qual o sentido, mas parece-me que será de alta! Eis a minha dica, à conta de comissão... queres ou não?
Mas eu só vou entrar no EUR/GBP se vir que o par quebra mesmo os mínimos de hoje... há tempo de sobra!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Boa tarde,
Desde já os meus parabéns ao PLPINTO pela sua excelente iniciativa.
Gostava de tecer dois ou três comentários relativamente a este modo de negociar baseada na minha propria experiencia.
A minha primeira forma de negociar foi efectivamente esta, altamente alavancado (se a perda de 11 pips neste caso implica uma redução de 27 €, tendo uma sequência de 5 trades e digo apenas 5 trades negativos a carteira leva um "rombo" de cerca de 50%
), negociando movimentos curtos, procurando fechar rapidamente as minhas posições, levou-me a uma sequência de trades perdedores e a limpeza de conta.
Não pretendo afirmar que não será possivel vencer no forex desta maneira, mas sim alertar que a exposição diária do nosso capital ao mercado altamente volatil que é o forex, implica aumentar exponencialmente a probablidade de encontrar-mos aquele trade altamente negativo que nos leva toda a conta, hoje por exemplo foi um bom exemplo disso.
Do meu ponto de vista será mais salutar, utilizarmos alavancagens bem reduzidas.
Penso que vou estarei a citar o nosso caro DJ, a probabilidade de ter sucesso no forex é inversamente proporcional à alavancagem utilizada.
P.S.: leprechaun, atenção que o forex não é nada fácil
.
Gostava de tecer dois ou três comentários relativamente a este modo de negociar baseada na minha propria experiencia.
A minha primeira forma de negociar foi efectivamente esta, altamente alavancado (se a perda de 11 pips neste caso implica uma redução de 27 €, tendo uma sequência de 5 trades e digo apenas 5 trades negativos a carteira leva um "rombo" de cerca de 50%
Não pretendo afirmar que não será possivel vencer no forex desta maneira, mas sim alertar que a exposição diária do nosso capital ao mercado altamente volatil que é o forex, implica aumentar exponencialmente a probablidade de encontrar-mos aquele trade altamente negativo que nos leva toda a conta, hoje por exemplo foi um bom exemplo disso.
Do meu ponto de vista será mais salutar, utilizarmos alavancagens bem reduzidas.
Penso que vou estarei a citar o nosso caro DJ, a probabilidade de ter sucesso no forex é inversamente proporcional à alavancagem utilizada.
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...
Boa tarde,
), negociando movimentos curtos, procurando fechar rapidamente as minhas posições, levou-me a uma sequência de trades perdedores e a limpeza de conta.
.
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...
Eu calculo a rentabilidade da minha carteira de activos...
Por exemplo, que me interessa que consiga ganhar 10% ao mes, se apenas tenho investido 1% do meu capital la? Isso da um rendimento semelhante a um deposito no banco...
Mas percebo que as pessoas considerem mais interessante calcular os lucros so sobre as accoes, forex ou outra coisa qquer... eu calculo sobre os activos que possuo (contas a prazo, accoes, forex, ...).
Um abraco
Nuno
Por exemplo, que me interessa que consiga ganhar 10% ao mes, se apenas tenho investido 1% do meu capital la? Isso da um rendimento semelhante a um deposito no banco...
Mas percebo que as pessoas considerem mais interessante calcular os lucros so sobre as accoes, forex ou outra coisa qquer... eu calculo sobre os activos que possuo (contas a prazo, accoes, forex, ...).
Um abraco
Nuno
Acho que a maioria do pessoal deve fazer como dizes.
Mas as minhas contas são mais simples... como eu apenas invisto em Forex, mais nada, a rentabilidade é calculada sobre o valor do dinheiro que eu depositei na corretora CMS.
Se eu transferi para lá 1000 euros e ao fim de determinado tempo tenho lá 1200 é porque atingi um lucro de 20% nesse periodo.
Como é logico, se eu quero fazer as contas a um determinado dia a percentagem é calculada sobre os 1000 iniciais, porque os 200 são lucro entretanto obtido e que não será reenvestido. Se não vier a perde-lo acabo por o sacar.
Alias, acho absurdo calcular a percentagem de lucro sobre o total do dinheiro transferido para a corretora e mais não sei quanto que se possa ter depositado num banco a prazo... ou numa conta poupança reforma. O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Pela mesma logica, se tivesse tambem investimentos em acções a rentabilidade seria calculada separadamente, e claro, se um dos activos desse rentabilidades muito superiores a outro acabaria com o mais fraco e investia tudo no mais rentavel.
Mas isto é mentalidade de comerciante... pois eu vendo roupas, mas tão depressa vendo meias como malhas... é o que estiver a dár mais no momento.
Mas as minhas contas são mais simples... como eu apenas invisto em Forex, mais nada, a rentabilidade é calculada sobre o valor do dinheiro que eu depositei na corretora CMS.
Se eu transferi para lá 1000 euros e ao fim de determinado tempo tenho lá 1200 é porque atingi um lucro de 20% nesse periodo.
Como é logico, se eu quero fazer as contas a um determinado dia a percentagem é calculada sobre os 1000 iniciais, porque os 200 são lucro entretanto obtido e que não será reenvestido. Se não vier a perde-lo acabo por o sacar.
Alias, acho absurdo calcular a percentagem de lucro sobre o total do dinheiro transferido para a corretora e mais não sei quanto que se possa ter depositado num banco a prazo... ou numa conta poupança reforma. O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Pela mesma logica, se tivesse tambem investimentos em acções a rentabilidade seria calculada separadamente, e claro, se um dos activos desse rentabilidades muito superiores a outro acabaria com o mais fraco e investia tudo no mais rentavel.
Mas isto é mentalidade de comerciante... pois eu vendo roupas, mas tão depressa vendo meias como malhas... é o que estiver a dár mais no momento.
ainda sobre a rentabilidade, ha uma questoa que eu queria colocar ao PLP e ao camisa...
Imaginem que este ano eu tenho 10 negocios realizados... em cada negocio eu entrei com 1% da minha carteira (10.000E ou seja, 1% sao 100E) em cada. Os resultados foram
- 4 eu tripliquei para os 300E
- 5 fui a 0s
- 1 fiquei em casa.
O meu saldo acumulado eh de 300E de lucro...
A minha duvida eh a maneira como voces calculam a rentabilidade...
Na minha opiniao, a rentabilidade eh de 3% (300*100/10.000).
E na vossa? Como eh que fazem as contas?
Um abraco
Nuno
Imaginem que este ano eu tenho 10 negocios realizados... em cada negocio eu entrei com 1% da minha carteira (10.000E ou seja, 1% sao 100E) em cada. Os resultados foram
- 4 eu tripliquei para os 300E
- 5 fui a 0s
- 1 fiquei em casa.
O meu saldo acumulado eh de 300E de lucro...
A minha duvida eh a maneira como voces calculam a rentabilidade...
Na minha opiniao, a rentabilidade eh de 3% (300*100/10.000).
E na vossa? Como eh que fazem as contas?
Um abraco
Nuno
Re: Stop and go... on Forex road! :-)
leprechaun Escreveu:penso utilizar as ordens stop loss com um intervalo de 20-25 pips
ah, já estamos a falar melhor! ainda por cima no forex temos a vantagem dos stops serem respeitados ao pip, não é como nas acções ou mesmo índices que um gap lixa tudo ou o volume tem uma importância grande (ainda me lembro no tempo em que negociava pennies e quando se aproximava o fecho do dia e eu queria vender alguma posição e era 1 suplício aparecer volume suficiente para ficar com as minhas acções)
leprechaun Escreveu:Em suma: com um método razoável de negociação e disciplina... MUITA DISCIPLINA!... não vejo mesmo como se pode perder no Forex.
a minha visão é diferente: isso é apenas o mínimo para se pensar em poder ganhar (acrescentando a 1 sistema com um racio win/loss decente e à disciplina o money management)
quanto a corretoras, aconselho a CMS ou north finance, não têm paralelo cá
boa sorte
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Lotes fixados mas valor da carteira variável!
Olá, Nuno!
Mais 2 experiências com uma nova carteira realista... 2000 euros... e outros dois mini ganhos, agora que o Euro se aproxima de um suporte importante! Estou a gostar de ver o Dólar a valorizar!
Mas o valor dos lotes é invariável, desde o menor de 50 mil até um gigante de 50 milhões!!!
Para uma conta de 1000 esse lote menor já representa 50% de margem, o que é muito! Mas o ideal são mesmo os 100 mil que proporcionam 10 dólares por pip. Para isso, uma conta de 2000 euros já é razoável, e é mesmo esse valor que penso transferir rapidamente para abrir conta na LJC o mais breve possível.
E estou satisfeito com a minha escolha de indicadores para períodos calmos, afinal o meu tipo de negociação favorita, já que é bastante mais fácil ganhar, por pouco que seja.
Mas essa questão das comissões é importante! Obviamente, não estou interessado em despesas suplementares e a simulação é omissa a esse respeito. Mas vou contactar a LJC já na próxima semana, depois de ler os manuais do Forex para me elucidar de certos pormenores importantes e que ainda desconheço.
De resto, só posso estar encantado com a extraordinária simplicidade de negociação, que não tem mesmo nada a ver com a complexidade dos warrants, turbos ou não. Aliás, o spot com a formação dos preços no instante é uma vantagem incrível relativamente às ordens dos TW, em que não há uma sintonia perfeita entre o que se vê no streamer e o preço no instante em que se coloca a ordem. E isso pode ser crucial em períodos de grande volatilidade, em especial a nosso desfavor, claro!
Até agora, só registei uma única diferença e apenas de 0,5 pip numa ordem de venda do Euro. Talvez possam existir diferenças maiores em movimentos bruscos do mercado, mas a introdução das ordens directamente no quadro do spot é, só por si, uma enormíssima vantagem na negociação do Forex.
Em suma, tecnicamente pode haver ainda mais uns aperfeiçoamentos, mas a grande batalha é sempre a mesma: it's me against me, really! E o perigo dos ganhos fáceis e constantes é a tendência para "baixar a guarda" e descurar o método de entrada - o mais importante para mim! - pensando que isto é trigo limpo e qq trade será vencedor.
Logo, a disciplina e a autoconfiança são indispensáveis para ser bem sucedido nesta via. E devo dizer que, no que se refere à AT, dispenso grandes análises e demasiadas complicações. Tenho-me dado muito bem com coisas simples e espero continuar assim.
E o Euro está agora a trepar dos mínimos, não tarda muito e vendo-o de novo... se chegar aos 1,2210... catrapum!
Mais logo, devo despedir-me dos warrants, é tempo de partir para outros voos e experimentar novas sensações. Pelo menos, para já negociar no Forex é bem mais relaxante... e produtivo até, considerando os montantes mais baixos, cerca de metade daquilo que costumo investir em warrants. Mas só para lotes de 100 000 ou mais, em que se pode ganhar 10 USD por pip, no mínimo.
Mas a negociação de tendências mais duradouras é que tem sido mesmo um bico-de-obra, tenho pressa de realizar os lucros, quero ver a conta a crescer!
Enfim, veremos... mas o ensaio está indo muito bem... e a representação também!
E aqui vou mesmo aos Cem...
Rui leprechaun
(...que o sucesso a mim vem!
)
Mais 2 experiências com uma nova carteira realista... 2000 euros... e outros dois mini ganhos, agora que o Euro se aproxima de um suporte importante! Estou a gostar de ver o Dólar a valorizar!
Mas o valor dos lotes é invariável, desde o menor de 50 mil até um gigante de 50 milhões!!!
E estou satisfeito com a minha escolha de indicadores para períodos calmos, afinal o meu tipo de negociação favorita, já que é bastante mais fácil ganhar, por pouco que seja.
Mas essa questão das comissões é importante! Obviamente, não estou interessado em despesas suplementares e a simulação é omissa a esse respeito. Mas vou contactar a LJC já na próxima semana, depois de ler os manuais do Forex para me elucidar de certos pormenores importantes e que ainda desconheço.
De resto, só posso estar encantado com a extraordinária simplicidade de negociação, que não tem mesmo nada a ver com a complexidade dos warrants, turbos ou não. Aliás, o spot com a formação dos preços no instante é uma vantagem incrível relativamente às ordens dos TW, em que não há uma sintonia perfeita entre o que se vê no streamer e o preço no instante em que se coloca a ordem. E isso pode ser crucial em períodos de grande volatilidade, em especial a nosso desfavor, claro!
Até agora, só registei uma única diferença e apenas de 0,5 pip numa ordem de venda do Euro. Talvez possam existir diferenças maiores em movimentos bruscos do mercado, mas a introdução das ordens directamente no quadro do spot é, só por si, uma enormíssima vantagem na negociação do Forex.
Em suma, tecnicamente pode haver ainda mais uns aperfeiçoamentos, mas a grande batalha é sempre a mesma: it's me against me, really! E o perigo dos ganhos fáceis e constantes é a tendência para "baixar a guarda" e descurar o método de entrada - o mais importante para mim! - pensando que isto é trigo limpo e qq trade será vencedor.
Logo, a disciplina e a autoconfiança são indispensáveis para ser bem sucedido nesta via. E devo dizer que, no que se refere à AT, dispenso grandes análises e demasiadas complicações. Tenho-me dado muito bem com coisas simples e espero continuar assim.
E o Euro está agora a trepar dos mínimos, não tarda muito e vendo-o de novo... se chegar aos 1,2210... catrapum!
Mais logo, devo despedir-me dos warrants, é tempo de partir para outros voos e experimentar novas sensações. Pelo menos, para já negociar no Forex é bem mais relaxante... e produtivo até, considerando os montantes mais baixos, cerca de metade daquilo que costumo investir em warrants. Mas só para lotes de 100 000 ou mais, em que se pode ganhar 10 USD por pip, no mínimo.
Mas a negociação de tendências mais duradouras é que tem sido mesmo um bico-de-obra, tenho pressa de realizar os lucros, quero ver a conta a crescer!
Enfim, veremos... mas o ensaio está indo muito bem... e a representação também!
E aqui vou mesmo aos Cem...
Rui leprechaun
(...que o sucesso a mim vem!
gnomo verde... tenho a ideia que disseste (num dos teus posts) que disseste que os lotes na LJ eram de 50.000 a 10.000.000... olha que podes alterar esses valores para 20.000 ou para 20.000.000... eh a vontade do fregues...
Tens de ter em atencao que para montantes mais pequenos (inferiores a 50.000USD no caso do EURUSD) levas com uma comissao de 10USD em cima... o meu conselho... manda um mail para a LJ e pede para alterarem o valoir da carteira inicial para um valor mais parecido ao que pretendes negociar... depois ve se a plataforma serve para aquilo que pretendes ou nao...
Um abraco
Nuno
Tens de ter em atencao que para montantes mais pequenos (inferiores a 50.000USD no caso do EURUSD) levas com uma comissao de 10USD em cima... o meu conselho... manda um mail para a LJ e pede para alterarem o valoir da carteira inicial para um valor mais parecido ao que pretendes negociar... depois ve se a plataforma serve para aquilo que pretendes ou nao...
Um abraco
Nuno
Stop and go... on Forex road! :-)
Camisa Roxa Escreveu:ah pois é... ainda para mais se adoptares o teu método dos warrants de jogares sem stops, podes considerar-te morto no forex, mas certinho e direitinho...
Ó Descamisado!
Mas nos warrants não há stops, ou se os há eles quase nunca funcionam, como já foi dito aqui.
Bem, hoje a tarde foi de folga, que lucrei de manhã o suficiente para o dia todo!
E já vi que o Forex à noite é mais calminho, como eu gosto, aliás! Assim sendo, continuo com as minhas experiências de negociação, que há muito para aprender por aqui.
Ah! E vejo que o Dólar valorizou bastante, como eu antevia. A quebra dos 1,2178 invalida esta reacção em alta do Euro e faz regressar o Dólar à sua tendência primária de alta. Caso contrário, o objectivo deste movimento são os 1.2443. Bem, estes são os parâmetros por que me guio... e muito bem, até mais ver!
Mas tenho quase sempre vendido o Euro, com apenas 2 excepções. É que, repito, a bola está mesmo do lado do Dólar, pese embora pouca gente acreditar nisso, ao que vou lendo por aí...
Quanto à questão dos stops ela tem de merecer um tratamento inteiramente diferente aqui. Na negociação em warrants ou acções, para além de considerações gerais de AT - tipo suportes e resistências - eu saio de um trade se o meu prejuízo ultrapassar os 2% de todo o meu capital... no máximo! Mas em movimentos muito bruscos dos índices pode nem ser possível limitar as perdas a esses 2%...
Felizmente, no Forex parece-me que essa disciplina dos stops é muito mais fácil. Ainda assim, não vejo essa funcionalidade aqui na demonstração do Carregosa Trader. De um modo geral, no intraday, penso utilizar as ordens stop loss com um intervalo de 20-25 pips, o que é superior ao ganho estimado de 10-15 pips por trade. Obviamente, não espero ser stopado muitas vezes, diga-se. Aliás, isso ainda nem aconteceu nestes 4 dias de simulação...
Já agora, acabo de vender o Euro a 1,2217 para o comprar abaixo dos 1,2210 se possível. E reforcei a 1,2221 tudo em compras de 50.000 euros, que já me parece muito!
Mas para além destes pequenos movimentos, é óbvio que também quero apanhar as oscilações mais amplas, como esta que hoje se gerou com a queda do Euro em cerca de 70 pips, dos quais ainda aproveitei 29 em 3 curtos trades.
Uma táctica que utilizo, por vezes, nos warrants e creio também se pode aplicar aqui é a de vender metade da posição com um pequeno lucro - os tais 10-15 pips - e deixar a outra metade correr a favor da tendência até ela dar sinais de inverter. Neste caso, a posição é sempre fechada com ganho, mesmo que só de 5 pips, caso o trade vire a meu desfavor. Bem, em teoria é assim, na prática veremos.
O certo é que se me der bem com o Forex, como suponho irá acontecer, penso abandonar por completo a negociação em TW e passar só a negociar acções e warrants normais numa perspectiva mais de médio prazo, o que significa vários meses para as acções e algumas semanas para os warrants. Deste modo, concretiza-se a já programada separação de uma conta para investimento e outra para trading. Ah! E na LJC até se podem negociar os tais CFD de que tanto oiço falar mas ainda mal sei o que são, excepto que podem substituir vantajosamente os warrants, em especial para posições curtas. Se assim for é excelente, porque posso deixar de me preocupar definitivamente com warrants que, apesar dos chorudos lucros que podem proporcionar, são de facto um instrumento muito arriscado e bastante canhestro!
É que, volto a repetir, aquilo que mais me tem cativado no Forex é a extraordinária simplicidade de negociação, apoiada por uma plataforma própria em que está tudo integrado: streamer, gráficos, notícias... não é preciso mais!
Eu já tinha visto demonstrações em vídeo e lido algumas coisas sobre as plataformas de negociação, mas experimentá-lo é outra coisa... MUITO diferente! E o que esta integração tem de maravilhoso é a ausência de stress e atrapalhação na negociação dos warrants - e mesmo das acções - em que é preciso olhar várias janelas ao mesmo tempo... streamers, cotações, gráficos dos índices e até análises e notícias, quando aqui se tem quase tudo à mão num espaço único de negociação... fine!
E o meu trade vai indo bem e só faltam 5 pips para o fechar! Depois, outras experiências se seguirão, em especial como negociar tendências mais prolongadas que em warrants não tenho paciência nem grande motivação para o fazer. De facto, o meu GRANDE handicap é, de longe, ser muito pouco ambicioso. Qualquer pequeno lucro me contenta e como me habituei a somá-los às dezenas...
E aqui está, para mim, talvez a maior vantagem do Forex: justamente a possibilidade de fechar automaticamente um trade perdedor, isto para além de ser muito mais fácil utilizar a AT, o que significa que a probabilidade de acertar no movimento é ainda maior do que nos índices!
Eu não digo? E já está fechado mais um trade, 9 pips em 5 minutos... this is a child play, really! (E pouco depois, fechei a posição inicial com outros 9 pips de ganho, para um total de 18*4 = 72 euros em 10 minutos... se tanto!
Bem, deixa-me lá ir ver o que se passa, mas espero que o Dólar valorize imenso para as minhas acções valerem mais euros, é claro!
Em suma: com um método razoável de negociação e disciplina... MUITA DISCIPLINA!... não vejo mesmo como se pode perder no Forex. Logo, aqui todos ganham, é a minha única conclusão. Excepto os confusos ou indisciplinados... tschhh... lá tenho que ficar direitinho e na forma... ou então não petisco o meu milhão!!!
Mas a minha intuição...
Rui leprechaun
(...é que tem sempre razão!
PS: Já agora, aí fica a actualização mais recente das Elliot Waves aplicada ao par, até à sessão de quarta-feira.
- Anexos
-
- EURUSD.gif (17.47 KiB) Visualizado 1384 vezes
Mas PLP, eu calculo a minha rentabilidade de um modo geral...
Imagina que eu tenho 20.000E para investir e que decido colocar um terco a render 3% numa conta a prazo emigrante, 87% invisto em accoes e 10% no forex.
Imagina que na conta a prazo consigo receber aproximadamente 2.5% limpos, nas accoes consigo fazer 15% e no forex ganho 200%. Ou seja, juntando as tres partes da minha carteira ganhei 6775E, ou seja, 33.875% do saldo inicial.
Na minha opiniao, eu nao posso dizer que a minha rentabilidade eh de 200% ou de 2.5%... tenho de somar os investimentos que realizei e calcular relativamente ao saldo inicial...
Um abraco
Nuno
P.S. se conseguem ter rentabilidades de 1% ao dia, entao pq eh que nao hipotecam a casa, o carro, ou mesmo tiram $$ do cartao de credito e nao investem esse $$ no forex? Os juros que pagam (mesmo no cartao de credito) sao no maximo de 2% ao mes
...
Imagina que eu tenho 20.000E para investir e que decido colocar um terco a render 3% numa conta a prazo emigrante, 87% invisto em accoes e 10% no forex.
Imagina que na conta a prazo consigo receber aproximadamente 2.5% limpos, nas accoes consigo fazer 15% e no forex ganho 200%. Ou seja, juntando as tres partes da minha carteira ganhei 6775E, ou seja, 33.875% do saldo inicial.
Na minha opiniao, eu nao posso dizer que a minha rentabilidade eh de 200% ou de 2.5%... tenho de somar os investimentos que realizei e calcular relativamente ao saldo inicial...
Um abraco
Nuno
P.S. se conseguem ter rentabilidades de 1% ao dia, entao pq eh que nao hipotecam a casa, o carro, ou mesmo tiram $$ do cartao de credito e nao investem esse $$ no forex? Os juros que pagam (mesmo no cartao de credito) sao no maximo de 2% ao mes
camisa.. isso quer dizer que se rebentares com esses 77USD nao negoceias mais? Penso que deves ter um montante destinado ao trading onde vais buscar mais $$ caso "rebentes" os 77USD...
Na mho, a rentabilidade tem de ser calculada relativamente ao montante que no inicio do ano disseste que estavas disposto a investir na bolsa (e nao so forex... accoes, futuros, opcoes, ...). o que podes dizer eh que ontem tiveste 250% de lucro na tua carteira do forex, mas nao podes dizer que a tua rentabilidade da carteira foi de 250% pois caso rebentasses ias a conta buscar mais $$ e tens de adicionar os lucros-prejuizos das outras contas de trading...
Um abraco
Nuno
Na mho, a rentabilidade tem de ser calculada relativamente ao montante que no inicio do ano disseste que estavas disposto a investir na bolsa (e nao so forex... accoes, futuros, opcoes, ...). o que podes dizer eh que ontem tiveste 250% de lucro na tua carteira do forex, mas nao podes dizer que a tua rentabilidade da carteira foi de 250% pois caso rebentasses ias a conta buscar mais $$ e tens de adicionar os lucros-prejuizos das outras contas de trading...
Um abraco
Nuno
[quote="Camisa Roxa]isto mostra que no forex não é preciso ter $ para fazer $[/quote]
é claro que pelo menos no meu caso 8 anos de experiência de trading live é o factor fundamental
já que não acredito que ninguém com menos de 5 anos de experiência consiga pegar em 75$ e fazer $ de forma consistente em daytrading e ter lucro ao final de 1 mês quanto mais de 1 ano ou n anos
é claro que pelo menos no meu caso 8 anos de experiência de trading live é o factor fundamental
já que não acredito que ninguém com menos de 5 anos de experiência consiga pegar em 75$ e fazer $ de forma consistente em daytrading e ter lucro ao final de 1 mês quanto mais de 1 ano ou n anos
[quote="nunofaustinoDepende... o lucro foi de 270E, por isso para a carteira dedicada ao trading ter tido uma valorizacao superior a 3%, ela tera de ser inferior a 9.000E...[/quote]
A carteira como podem ver pelo begining balance era mesmo 77$
isto mostra que no forex não é preciso ter $ para fazer $
A carteira como podem ver pelo begining balance era mesmo 77$
isto mostra que no forex não é preciso ter $ para fazer $
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, SerCyc, severalmal e 872 visitantes