Caldeirão da Bolsa

Nova Ideia de Trading... de Grão em Grão...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 26/1/2006 18:19

rmachado Escreveu:E como colocar isso lá no sistema? Está-me a dar um erro....RRr não existe...

falta definir as variáveis...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por rmachado » 26/1/2006 18:00

E como colocar isso lá no sistema? Está-me a dar um erro....RRr não existe...

Registado: 24/8/2004 10:42

por PLPINTO » 26/1/2006 16:29

Como prometido aqui esta a formula:

RR:= If(RRr>0,RRr,null);
SS:=If(SSs>0,SSs,null);
erro:= (RR-SS)<0.0015;
alto:= hhv(C,50);
baixo:=llv(C,50);

Short:= cross(RR-0.0002,C) and ShortInvert=0 and alto<RR+0.0010 or
cross(SS-0.0003,C) and ShortBreak=0 and baixo>(SS-0.0010);

Long:= cross(C,SS+0.0002) and LongInvert=0 and baixo >SS-0.0010 or
cross(C,RR+0.0003) and LongBreak=0 and alto<RR+0.0010;

OL:= valuewhen(1,Long,C);

CloseShortn:= Long=1 or cross(C,OS-0.0010) and ref(OS,-1)=OS or cross(C,OS-0.0020) and ref(OS,-1)=OS or
cross(C,OS-0.0030) and ref(OS,-1)=OS or cross(C,OS+0.0007) and ref(OS,-1)=OS ;

CloseLongn:= Short=1 or cross((OL+0.0010),C)and ref(OL,-1)=OL or cross((OL+0.0020),C) and ref(OL,-1)=OL or
cross((OL+0.0030),C) and ref(OL,-1)=OL or cross((OL-0.0007),C) and ref(OL,-1)=OL;

VL:= barssince(Long);
VS:= barssince(Short);
VLc:= barssince(CloseLongn);
VSc:= barssince(CloseShortn);

CloseShort2:= cross(VS,VSc+1);
CloseLong2:= cross(VL,VLc+1);

CloseShort:= If(VSC=0 and ref(VSc,-1)=null,CloseShortn,CloseShort2);
CloseLong:= If(VLc=0 and ref(VLc,-1)=null,CloseLongn,CloseLong2);

{ ------------------------------------------- }

OpenBuy:= Long and (eventCount('OpenBuy')= eventCount('CloseBuy'));

CloseBuy:= Closelong and (eventCount('OpenBuy')>eventCount('CloseBuy'));

OpenSell:= Short and (eventCount('OpenSell')= eventCount('CloseSell'));

CloseSell:= Closeshort and (eventCount('OpenSell')>eventCount('CloseSell'));

Registado: 22/5/2003 15:08

por PLPINTO » 26/1/2006 14:09

Isso é mais que 3%, não é? :mrgreen: :twisted:

por Camisa Roxa » 26/1/2006 14:02

PLPINTO Escreveu:Tem calma!

O mais certo é ainda vires a mudar de opinião :mrgreen:

Mas só depois de abrires conta real... com demos não doi!

ah pois é... ainda para mais se adoptares o teu método dos warrants de jogares sem stops, podes considerar-te morto no forex, mas certinho e direitinho...

mas pronto é o que eu disse acima, dá para ir fazendo uns bons trocos e o dia de ontem é um bom exemplo: começar com 75$ e acabar com 345$ é multiplicar por 4,5 o investimento inicial num único dia...
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por PLPINTO » 26/1/2006 13:47

Tem calma!

O mais certo é ainda vires a mudar de opinião :mrgreen:

Mas só depois de abrires conta real... com demos não doi!

Mais que fácil... e super dócil!!! :-)

por leprechaun » 26/1/2006 13:35

PLPINTO Escreveu:Não é assim tão facil como parece :x

Ó Pinto!

Nem sei que dizer, mas negociar directamente o Forex é RIDICULAMENTE fácil, pelo menos para os tais pequenos movimentos que garantem 10-15 pips... e muitas centenas de euros na conta... de demonstração, para já!

É que se eu já nem estava a achar difícil ganhar nos warrants - com um spread que equivale a 10 pips... NO MÍNIMO! - então agora nem sei que dizer... isto não dá luta NENHUMA!

E nota que eu quase nem me preocupo a olhar muito para os gráficos do par, afinal onde me concentro é nos índices e nos call que negoceio - compro e recompro - again and again and again!!!

Bem, vou então experimentar os lotes maiores - acima dos 100 000 - e talvez afinar baterias para ganhos um pouco mais dilatados, tipo 25-30 pips. E continuo a insistir: isto é tão absurdamente previsível que nem tem piada nenhuma...excepto o dinheirinho a pingar... mas na conta de brincar! :lol:

Ah! Estou mas é sem paciência para ler os manuais... eles são tantos! Eu sou todo pela intuição e nada pela razão... meia bola em força e aí vai disto p'ra negociação! :P

E agora, toca a passear que já me fartei de ganhar! :mrgreen:

Que para poder lucrar...

Rui leprechaun

(...basta no trend acertar!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por Camisa Roxa » 26/1/2006 12:27

acho que o melhor ainda é a estratégia hit & run que eu já referi aqui noutro post:

aproveitar as elevadas margens permitidas pelo forex para fazer ganhos rápidos retirando os lucros da conta e começar de novo com um valor baixo

já estourei montes de vezes a minha conta mas retirando os lucros da mesa dá sempre para começar de novo com um pequeno valor
Anexos
trades.JPG
trades.JPG (138.87 KiB) Visualizado 1356 vezes
Imagem

por PLPINTO » 26/1/2006 11:22

Não é assim tão facil como parece :x

Tentar apanhar os pequenos topos e fundos ao longo do dia é não apenas perigoso como muito stressante.
Funciona determinando topos e fundos de relevo (suportes & resintências crediveis) e nessas circunstancias é mal empregado o esforço para conseguir meia duzia de pips quando com um sistema de negociação normal se conseguem resultados muito mais relevantes.

Conclusão: o balanço entre risco/lucro/trabalho não é favoravel.

No proximo post fica as formulas do Trading System Usado em tick.

Re: Ó JAS isto aqui não é DAX...

por leprechaun » 25/1/2006 21:16

...é o Forex, oh yeah! :lol:

JAS Escreveu:O grande problema é que, por muitos automatismos que haja, não consegues escapar aos efeitos de movimentos bruscos e, mais tarde ou mais cedo, apanhas um KO sem teres tempo para reagir.

(...)

Isto para te alertar que uns 30 ou 40 trades de +2 ou +3% poderão ser anulados por 1 trade fortemente negativo ao qual não foi possível escapar.

Pelo que sei, na negociação no Forex é possível inserir ordens stop, justamente para impedir esses trades fortemente negativos. E é que quando os pares se mexem numa direcção... eles movem-se mesmo a sério!!! Logo, sem stops e com uma alavancagem grande a conta pode ir mesmo a 0... é um KO absoluto! :shock:

De qq modo, continuo a discordar por completo dessa noção de que não se devem negociar pequenos movimentos. Afinal, 10 ganhos de 5 equivalem a um ganho de 50, certo? O que o Pinto aqui advoga, e eu faço na prática em quase todos os warrants, tanto Turbo como normais, é uma táctica de scalping, aproveitando pequenos movimentos de 10-12 pips, por exemplo. Ou seja, justamente aquilo que eu de há muito decidi experimentar com a negociação intraday dos TW do DAX e cujos excelentes resultados estão à vista: dezenas consecutivas de trades positivos, tanto em call como em put e apenas um trade negativo, se bem que com um prejuízo superior ao maior lucro dos trades positivos, é certo.

Mas, no cômputo geral, esta nova táctica em warrants - incluindo os do câmbio - contribuiu em quase 12% para a minha rentabilidade global desde o início do ano, logo é de continuar... e alargar o "scalping" a outros activos, como o Forex, claro!

Em suma: em equipa que ganha não se mexe e aquilo que resulta deve aproveitar-se ao máximo!

Yeah! "Scalpar" é o que está a dar...

Rui leprechaun

(...e eu ADORO lucrar!!! :))

PS: E já cá cantam mais 15 pips... 7-0!... é aqui que eu vou aos Cem... co'o Forex dou-me bem!!! :clap:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

por PLPINTO » 25/1/2006 21:06

Era isso mesmo que eu te queria dizer quando chamei a atenção para o facto de que com a perfomance que estavas a obter o Forex ser muito mais rentavel que os Warrants.
Como conselho posso te dizer para alavancares pouco no começo em negociação real pois nos demos é mais facil :lol:

:arrow: para rematar o meu lindo Trading System completamente automatico digo que não dá, nos periodos "mortos" o calculo de topos e fundos em graficos de tick não é minimamente credivel.
Quem quiser ganhar $$ vai ter que calcular os topos e fundos em graficos maiores e negociar com esses valores no grafico de tick.
Isso de ganhar dinheiro sem trabalhar tambem não está correcto :mrgreen:

Re: É isso mesmo, ó Pinto!!! :-)

por leprechaun » 25/1/2006 20:46

PLPINTO Escreveu:Muito incentivado pela controvérsia gerada num post onde eu participei e foi severamente posto em causa as minhas afirmações de que seria possível obter rendimentos de 2% ou 3% ao dia no Forex, assim como obter uma elevada percentagem de trades positivos (aliás conseguido pelo dono do post) resolvi testar essa ideia.

A ideia é simples:
Negociar Intraday os topos e fundos feitos nas últimas horas.
Não arriscar perdas elevadas e aproveitar os pequenos movimentos gerados.

Estamos em sintonia total, ó Pintinho no quintal! ;)

Este fim de semana fiz o download do simulador Carregosa Trader e comecei ontem a negociar o Forex, numa conta de demonstração, claro.

Para já, não me estou a preocupar com margens nem alavancagens e limito-me a comprar os lotes de 100 000 euros, sendo que o mínimo que se pode negociar são 50 000 e o máximo 50 000 000 :!:

Pois bem, a minha estratégia é também essa, embora mais do lado favorável ao Dólar, ou seja, vendo o Euro sempre que este alcança valores extremos, por exemplo, acima dos 1.23. O único indicador que continuo a utilizar é o CCI que dá pontos de entrada-saída simplesmente excelentes.

Sem sequer prestar muita atenção a esta negociação virtual, o certo é que já levo meia dúzia de trades positivos com ganhos até 5-15 pips cada um (são 10 USD de lucro por cada pip). Logo, isto parece mesmo fácil e bastante mais lucrativo do que a negociação dos warrants, já que aqui são precisas variações de 3 a 5 pips para se ganhar um cêntimo. Só para anular o spread, o par necessita de variar uns 10-15 pips, ou seja, mais do que o suficiente para obter um ganho imediato no Forex!

Bem, mas para já é só a brincar. De qq modo, penso abrir muito brevemente uma conta na LJ Carregosa, no mínimo de 1000 euros. Se isto na prática for mesmo tão simples como a teoria parece comprovar, então esses 2-3% ao dia são até bastante conservadores, ainda que se utilize uma alavancagem diminuta. É claro que negócios eventualmente negativos podem fazer decrescer a rentabilidade, mas para já... nem vê-los! :P

Um ponto importante é que a simulação é feita com uma conta enorme de 100 000 euros! Hei-de experimentar apenas com 10 000 e depois com 1000 a ver no que dá. E, claro, tenho de perceber melhor o importante mecanismo da alavancagem, que ainda nem li as dúzias de manuais em ficheiros *.pdf!

E é para começar já...

Rui leprechaun

(...que o Forex é o maná! :))

por PLPINTO » 25/1/2006 20:22

Eu sei Jas,
embora esse problema seja quase nulo aqui porque estou a usar um grafico de tick (a slipagem é no maximo de 1 ou 2 pips) no entanto esse perigo é real se a net cair ou a electricidade faltar, etc. pelo que as ordens inseridas na corretora são mais fiaveis.

Ainda te esqueceste de outra coisa, essa sim um grande problema, devido ao spread preciso de dois trades positivos para alunar um negativo pelo que a perfomance tem que ser superior a 70% para ser efectivamente rentavel.

Bom, o sistema já passou à adolescencia e já pode ser deixado sózinho por uns tempos :mrgreen: mas a perfomance está actualmente em 3 pips positivos. :oops:

Re

por JAS » 25/1/2006 20:10

Eu normalmente tenho em conta esse sistema embora o faça "a olho" e não de forma automática.

O grande problema é que, por muitos automatismos que haja, não consegues escapar aos efeitos de movimentos bruscos e, mais tarde ou mais cedo, apanhas um KO sem teres tempo para reagir.
(Está claro que estou a falar de índices e no PEX pode ser diferente mas aí não tenho qualquer experiência)

Isto para te alertar que uns 30 ou 40 trades de +2 ou +3% poderão ser anulados por 1 trade fortemente negativo ao qual não foi possível escapar.

O segredo dos TW's está em conseguir limitar as perdas.
Mas ainda mais importante é deixar os lucros crescer e não andar a vender com lucros mexerucos.
E digo-te, pela minha experiência e pelo que observo, que estas duas regras são difíceis de cumprir...
Sobretudo a segunda.
(o que faz com que muita gente tenha experiências negativas nos TW's)

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por PLPINTO » 25/1/2006 18:40

Como podem ver pelo Inspect da imagem abaixo embora não seja muito fiavel pois apanha um periodo relativo pequeno o sistema nas ultimas horas era positivo.
Tinha um total de 15 pips de lucro, 10 nos breakauts e 5 nas inversões.

Como o sistema permite a substituição dos valores automaticos por outros inseridos manualmente pode ser viavel... no entanto ainda não está ok para ser deixado sozinho, precisa de umas afinações :lol:

Tambem ainda é Bebe, e não se deve deixar os Bebes sozinhos :mrgreen:
Anexos
apanha pips com profit display.JPG
apanha pips com profit display.JPG (79.95 KiB) Visualizado 1730 vezes

por PLPINTO » 25/1/2006 17:32

Machado,
criar um sistema que execute este tipo de ordens simples é muito facil.

Emilia,
Não percebi muito bem a questão mas, como isto tem a ver com analise tecnica, qualquer site sobre o assunto deve esclarecer as duvidas.

Isto é mais cansativo do que parece... vou testar um sistema completamente automatico em grafico de tick para ver se tem perfomance positiva.

Já dou noticias.

por EMILIA » 25/1/2006 16:20

Gostaria de ter mais informação sobre tipo de negociação, onde a posso ter?
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por rmachado » 25/1/2006 16:16

Caro PLPinto

É uma boa iniciativa. E já agora como é que se entendeu com o software (programação do VT)?

Registado: 24/8/2004 10:42

por PLPINTO » 25/1/2006 13:37

Como podem ver a 1ª saida, a 10 pips do Topo/fundo, descontando o spread e alguma slipagem dá um lucro muito reduzido... pelo que esse valor vai ser mudado (já está) para 12 pips.

por PLPINTO » 25/1/2006 13:34

Tive que mudar de PC porque a partilha não está a 100% :evil:
Anexos
apanha pips.JPG
apanha pips.JPG (34.54 KiB) Visualizado 2001 vezes

Nova Ideia de Trading... de Grão em Grão...

por PLPINTO » 25/1/2006 13:31

Muito incentivado pela controvérsia gerada num post onde eu participei e foi severamente posto em causa as minhas afirmações de que seria possível obter rendimentos de 2% ou 3% ao dia no Forex, assim como obter uma elevada percentagem de trades positivos (aliás conseguido pelo dono do post) resolvi testar essa ideia.

A ideia é simples:
Negociar Intraday os topos e fundos feitos nas ultimas horas.
Não arriscar perdas elevadas e aproveitar os pequenos movimentos gerados. Se repararem bem nos gráficos é fácil observar que ao tocar um topo ou fundo as ordens entretanto aí colocadas pelos trades faz recuar a cotação em pelo menos 10/15 pips e, pela mesma lógica, os breakauts feitos, mesmo os “falsos” normalmente atingem esses valores.

Para me facilitar a vida criei um Trading System que me avisa das mudanças dos topos ou fundos e aplico num gráfico de 5 ou 10mn e um outro que utilizado num gráfico de tick e que efectua os movimentos automaticamente, desde que eu manualmente insira os valores dos topos e fundos, pois num gráfico de tick esses valores, embora podendo ser calculados, não são muito fiáveis.

Claro que para a sua negociação não é necessário qualquer Trading System e pode facilmente ser negociado colocando os valores directamente na corretora.
O Trading System tem a vantagem de negociar não o valor directo mas sim o seu cross em inversão, ou seja: se o topo é 1.2050 o sistema abre posição curta em « cross(Topo-0.0002,Close) ou seja quando cruza em baixo o topo menos 2 pips o que impede alguns trades falsos (caso a cotação ultrapasse o valor sem recuar, o que é raro) mas também tem a desvantagem de perder em cada trade 2 ou 3 pips em relação às ordens colocadas directamente na corretora.
Pela mesma ordem de ideias o fecho é igual, pelo que ele tem dois fechos, um a 10 pips e outro a 20 pips do topo/fundo e por vezes acontece que ele passa pelo primeiro e fecha apenas no segundo o que dá mais do dobro do profit visto não ter custo de spread, ou pode até ultrapassar o segundo valor e vir a ser fechado manualmente. Coisa que não é possível fazer com ordens directas.

Os resultados de ontem e hoje vão na figura abaixo: tanto a % de trades positivos como o lucro (sobre o total do dinheiro) estão dentro das perspectivas. Agora apenas falta testar a consistência de trabalhar numa base destas.

O capital inicial é de 250,00 euros e as ordens de 3 mini-contratos, o equivalente a 60,00 euros.

Vou continuar a actualizar a imagem abaixo sempre que se justificar.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, SerCyc, severalmal e 900 visitantes