Caldeirão da Bolsa

EUR/USD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 26/1/2006 19:01

bem, vou recuperar aqui o tópico oficial do forex porque o cable tem andado super engonhante esta semana toda pelo que só posso prever 1 mega dia para amanhã

vamos ver para que lado vão os 200 pips ;)
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por Jack » 23/1/2006 13:13

JAOliveira Escreveu:
Jack Escreveu:Ou as horas do forum estão mal ou os teus gráficos têm delay, dado que na vela de 5 m das 00h45 o EURUSD fez um máximo de 1,2244.


Oh Jack, não te percebi, não são velas de 5 min e para além do mais já tinha postado antes da o EurUsd ter feito um novo máximo...


Sim, apercebi-me disso qd postei. Por isso é que escrevi o segundo post a constatar q as horas estão mal.
 
Mensagens: 271
Registado: 2/10/2005 12:32

por maisum_CALD » 23/1/2006 11:44

Este texto já tem mais de 3 anos, mas só agora lhe cheguei.
Se ainda agora me parece uma "bomba" imagino o que terá sido naquela altura (2002).


A forma sem substância (o US dólar)
e os seus derivados (moedas de outros países)

por Hugo Salinas Price

Todas as moedas do mundo são simples 'derivados do dólar americano. Talvez eu devesse modificar esta afirmação, com uma excepção. Possivelmente, o euro da União Europeia não seja um derivado do dólar, pois o Banco Central Europeu que emite o euro mantém uma reserva – muito modesta – de ouro.

O que é um 'derivado'? Um 'derivado' – palavra em uso corrente nos círculos financeiros de hoje – é um instrumento financeiro que deriva seu valor de outro instrumento financeiro, ao qual está ligado por um contrato.

O peso mexicano, o peso argentino, o real brasileiro, o bolívar venezuelano, o dólar canadense, o dólar australiano, o dólar da Nova Zelândia, etc, todas estas moedas não são moedas reais próprias dos países onde circulam. São simples derivados do dólar americano. O peso mexicano, por exemplo, assim como todas as outras moedas mencionadas, e aquelas do resto do mundo, com a possível excepção do euro, não têm uma existência real, mas derivam seu valor do dólar americano, através das reservas de dólares que o Banco do México possui. Os pesos mexicanos são substitutos de dólares.

A prova está em que o valor do peso mexicano flutua de acordo com as reservas do Banco do México. Enquanto a relação contratual parecer estável, quanto às perspectivas de resgate em relação ao dólar, teremos estabilidade na paridade peso/dólar.

O que dá credibilidade ao peso é a confiança em sua presente e futura redimibilidade em dólares americanos. O peso não vale por si mesmo, mas pela possibilidade de resgatá-lo em dólares a uma taxa que não varie. Está claro que o peso não é mais do que um derivado do dólar, situação que impera sem excepção em relação a todas as moedas da América Latina.

Ou seja, na América Latina, concretamente, só há uma moeda: o dólar. Aquilo que conhecemos por moedas da América Latina não são mais do que substitutos, mais ou menos confiáveis, do dólar.

Todos os países da América Latina carecem de uma moeda própria que valha por si mesma.

Toda ideia de “soberania nacional” deve, neste caso, ser descartada. Não pode haver, de forma alguma, soberania nacional quando se usa a moeda de outro país como moeda própria. É especialmente grave que de facto usemos o dólar como moeda, como estou afirmando, quando o próprio dólar não é uma moeda real, mas uma unidade artificial, carente de valor real. O dólar não é mais do que um número. Não é resgatável em nada tangível.

O dólar: forma sem substância

Aristóteles afirmou que toda coisa real incorpora matéria e forma. O dólar, desde que deixou de redimir-se por ouro à razão de $35 dólares por onça em Agosto de 1971, é uma abstracção que só mantém a forma, sem matéria. Portanto, é nada.

Sobre estas unidades de nada — os dólares — levanta-se o edifício financeiro de toda a América Latina. Nossos pesos mexicanos são derivados de ...nada.

Será possível acreditar que podemos confiar num futuro económico fundamentado sobre pesos mexicanos que são derivados do dólar, que por sua vez é nada? A história do século XX, se alguma vez se chegasse a escrever correctamente, teria que destacar, como uma de suas características mais importantes, a progressiva eliminação do factor “substância” do dinheiro em todo o mundo.

Enquanto a moeda incorporava matéria, enquanto a moeda era ouro ou prata, e as notas eram resgatáveis em dita moeda em quantidades estritamente fixas, o mundo estava ancorado à realidade económica por meio de uma moeda que também incorporava uma realidade. A realidade das moedas do século XIX era sua matéria, ouro ou prata, ligada à estreita obrigação daqueles que emitiam notas, de resgatá-las em tal matéria.

Ao começar a Primeira Guerra Mundial, em 1914, alguns observadores pensaram que essa guerra não poderia durar muito, porque logo se esgotariam as reservas de ouro e seria impossível que ela continuasse por falta de dinheiro. Poucas destas pessoas podiam imaginar que os governos seguiriam em frente sem ouro, simplesmente imprimindo – falsificando – as notas exigidas pelas necessidades bélicas.

Assim, em 1914, foi dado o primeiro passo decisivo na degeneração monetária que se verificou desde então.

Até 14 de Agosto de 1971, ainda existia no mundo uma conexão ténue com a realidade económica: os Estados Unidos tinham a obrigação de resgatar os dólares, em poder de outras nações, à razão de uma onça de ouro por cada $35 dólares. Mas a partir de 15 de Agosto de 1971 cortou-se toda a relação com a realidade em assuntos monetários mundiais. Os EUA deixaram de redimir dólares e, pela primeira vez na história, o mundo inteiro ficou sem uma única moeda verdadeira.

A partir desta data, a história do mundo tem sido a história do abuso da criação deste dinheiro artificial que utilizamos. Já não existe limite algum para os EUA quanto à criação de dólares.

Os Estados Unidos exportam inflação

O abuso que cometem os EUA na criação da sua moeda não é coisa que produza resultados nefastos somente nos EUA. Como o dólar é a nossa moeda, porque nosso dinheiro não é mais do que um derivado do dólar, os abusos monetários e creditícios dos EUA têm grande impacto na América Latina. Já demonstramos, em artigos que se encontram nas páginas do sítio web www.plata.com.mx , como a expansão do crédito (dívida) nos EUA resulta em exportação de inflação monetária para nossos países, e obriga à desvalorização de nossas moedas-derivadas, à destruição da poupança interna ligada a elas, à destruição dos sistemas financeiros com altas taxas de juros, e à quebra de nossos sistemas produtivos.

Em um artigo de David Morgan, que se encontra em www.plata.com.mx , recorda-se que o dólar é criado pela dívida. Quando alguém incorre em uma dívida com um banco, seja particular ou companhia de investimento, o banco cria dinheiro. A criação enlouquecida de dinheiro corresponde à criação enlouquecida de crédito, e o crédito é concedido quando o endividamento é assumido.

As dívidas dos EUA têm crescido de forma espectacular desde Agosto de 1971, e progressivamente nos últimos anos. Tomaram um rumo verdadeiramente enlouquecido. Chegará o momento em que não se poderá continuar a incrementar essa dívida. No momento em que deixar de crescer, haverá uma explosão, e toda a dívida, em mãos de credores, procurará liquidação, ou seja, a sua conversão em saldos líquidos de dólares. Será pouca a dívida que poderá ser liquidada, ser convertida em dólares efectivos. A maior parte não se poderá pagar, ou será paga só parcialmente.

A receita do FMI: mais dívida em dólares

Os países da América Latina sentem que não souberam manejar os seus assuntos correctamente, e que por isso têm sofrido tantos traumas económicos. Os argentinos foram os que sofreram o colapso económico mais recente.

A verdade é que verificou-se ser fatal cimentar as economias das nações da América Latina sobre moedas que não passam de derivados do dólar, substitutos momentâneos do dólar, moedas sem valor próprio, moedas que derivam seu valor de outra moeda que por sua vez não é nada, e que é emitida por um país, os EUA, que agora enfrenta severíssimos problemas em consequência do abuso na criação de sua própria moeda. Cimentar desta forma as nossas economias, afirmamos, garante o fracasso de qualquer aspiração a uma melhor forma de vida. Não podia ser de outra forma.

O Fundo Monetário Internacional deixou de servir alguma débil finalidade com a quebra dos Estados Unidos em Agosto de 1971. Pois não pagar o acordado constitui quebra.

O Fundo Monetário Internacional, tal como opera hoje, é totalmente obsoleto e não tem feito senão danos em cima de danos, com a sua terapia única: receitar ao paciente mais dívida em dólares. Em 8 de Agosto de 2002 anunciou-se um crédito (mais dívida) para o Brasil, num montante total de US$30 mil milhões de dólares.

O FMI não serve. Precisamos relembrar os factos, precisamos ver a verdade: nossas moedas não são mais do que sucata derivada de outra sucata, o dólar.

Não se pode construir prosperidade sobre moeda sucata, assim como não se pode construir um arranha-céu com adobe.

O imperativo

Assinalámos que é necessário introduzir moeda real na circulação, de forma gradual, em paralelo com a moeda sucata, para que, com o tempo, se reconstruam nossas economias sobre bases sustentáveis. Não encontrámos uma resposta favorável da parte dos responsáveis pelo bem-estar da Pátria. O problema mais importante é que não se entende o que se passa, e teme-se o que não se entende. Naturalmente, os enormes interesses criados querem nos manter no caminho actual, embora este nos leve ao abismo. A influência política dos Estados Unidos é enorme, e o império deseja impor-nos sua moeda, para vantagem sua, naturalmente. Como sugeriu Larry Summers, em 1992, o qual foi depois secretário do Tesouro dos EUA e é agora presidente da Universidade de Harvard: “A longo prazo, deve ser uma prioridade internacional encontrar formas de subornar (sic) as pessoas para que se dolarizem, ou pelo menos devolver o dinheiro extra que se ganha quando a dolarização ocorre. Para o mundo em geral, a vantagem da dolarização parece-me evidente...” [1]

Diz um provérbio chinês: mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão.

Insistimos sobre a absoluta necessidade de contar com uma moeda real. Propomo-nos conquistar consciências, uma por uma. Lembremo-nos de José Ortega y Gasset, que em seu livro “Revolución de las Masas” dizia do homem, que “pensar, o que é pensar, [o homem] não pensa até que se sinta perdido”. Pouco a pouco, as ideias que expressamos ir-se-ão infiltrando, insensivelmente, entre os que podem tomar decisões, e um belo dia um deles dirá, “Chega de perder tempo! Nós vamos à prata”. Isto terá que acontecer, porque não é sustentável o caminho que seguimos: o sistema actual virá abaixo.

_____________________

[1] (1992 “Rules, Real Exchange Rates, and Monetary Discipline. In Nissan Liviatan, editor, Proceedings of a Conference on Currency Boards and Currency Substitution, pp.32-3). Esta sugestão de Larry Summers foi citada à cabeça do relatório intitulado “Encouraging Official Dollarization in Emerging Markets” e preparado por Kurt Schuler, economista chefe, para o Senador Connie Mack em Abril de 1999 e encarregado de preparar o “Joint Economic Committee Staff Report, Office of the Chairman, Senator Connie Mack”.

26/Ago/2002
O original deste artigo encontra-se em http://www.plata.com.mx/plata/plata/comHSP37.htm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 481
Registado: 23/9/2004 1:02

por JAOliveira » 23/1/2006 5:29

Jack Escreveu:Ou as horas do forum estão mal ou os teus gráficos têm delay, dado que na vela de 5 m das 00h45 o EURUSD fez um máximo de 1,2244.


Oh Jack, não te percebi, não são velas de 5 min e para além do mais já tinha postado antes da o EurUsd ter feito um novo máximo...
Um abraço,
JAOliveira

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 231
Registado: 14/2/2005 2:19
Localização: Guimarães

por Jack » 23/1/2006 4:15

É o forum que tem as horas mal... neste momento são 2h46.
 
Mensagens: 271
Registado: 2/10/2005 12:32

por Jack » 23/1/2006 4:13

Ou as horas do forum estão mal ou os teus gráficos têm delay, dado que na vela de 5 m das 00h45 o EURUSD fez um máximo de 1,2244.
 
Mensagens: 271
Registado: 2/10/2005 12:32

por JAOliveira » 23/1/2006 1:53

Será que vai ser agora que o EurUsd irá quebrar os 1.2160 ou o máximo de 1.2179?

O mercado abriu com bastantes interessados em comprar euros...
Anexos
ScreenHunter_002.jpg
ScreenHunter_002.jpg (123.85 KiB) Visualizado 2384 vezes
Um abraço,
JAOliveira

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 231
Registado: 14/2/2005 2:19
Localização: Guimarães

por Camisa Roxa » 22/1/2006 13:47

eu que não ligo muito a candlesticks e figuras AT clássicas, olhando assim de repente para esse gráfico diário vejo talvez uma bull flag em formação...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

E é que já são 3 de acordo!!! :-)

por leprechaun » 22/1/2006 11:46

Partilho da opinião do César e do CN, não só em relação à leitura negativa que a formação das candlesticks indicia, como também porque estou curto no Euro, em warrants put do par. Logo, opinião enviesada... ó cambada! 8-)

Ah! Mas comecei a experimentar, pela 1ª vez, a demo da LJ Carregosa. E, mesmo com o mercado fechado, entrei logo a vender o Euro a 1.2133. Ora vamos ver como me saio, mas se tudo correr como até aqui, em que já levo uma dúzia de trades todos positivos no par, isto agora é sempre a andar e não tarda muito vou ficar... mais rico que o Mafarrico! :lol:

É que para ganhar apenas 10 cêntimos em warrants, o EUR/USD tem de variar algo como 40-50 pips, e na negociação directa no Forex isso parece que já dá um dinheirito. Enfim, veremos, que ainda mal sei o abc...

...segunda logo se vê...

Rui leprechaun

(...mas o gnoMinho crê!!! :))

PS: Dolar power... every hour!!! :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

Harami Cross + Doji no semanal

por C.N. » 22/1/2006 11:20

César Escreveu:
TRSM Escreveu:Candle semanal tipicamente bullish

Penso que aqui o correcto seria "tipicamente bearish"...


Ola Cesar,

Estou de acordo contigo. Houve uma harami cross ha duas semanas, seguida por uma doji esta semana. Como tal, bearish mode para quem acredita em candlesticks :P

CN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

Re: EUR/USD

por César » 21/1/2006 22:37

TRSM Escreveu:Candle semanal tipicamente bullish


Olá TRSM!
Penso que aqui o correcto seria "tipicamente bearish".. :wink:
Um abraço!

p.s- um destes dias tenho de comer um pouco de broa e para ser a autentica só mesmo a de Avintes e também fazer uma visita ao casqueiro do meu pai em Espinhaço! :mrgreen:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 22/9/2005 0:53
Localização: V.N.Gaia / Gondomar

por TRSM » 21/1/2006 19:17

update anterior sem alterações, ficam só os gráficos
Anexos
euro.png
euro.png (11.49 KiB) Visualizado 2574 vezes
euro1.png
euro1.png (12.61 KiB) Visualizado 2563 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por nunofaustino » 20/1/2006 19:45

Pois... este inicio de ano (tirando os tres primeiros dias) tem sido de um marasmo terrivel... movimentacoes de 50-100 pips entre os 1.216 e os 1.206...

Neste momento, ha dois pares muito interessantes...o GBPUSD e o USDCAD.

O cable (GBPUSD) esta a fazer o segundo ombro de um possivel HS... o target desta figura (a concretizar-se) serao os 1.55 (ou seja, 2000 pips :))... vamos ver se isto de concretiza ou nao...

O USDCAD esta numa zona de resistencia/suporte muito interessante. Acredito que possa ter feito um duplo fundo nos 1.145 e que tem boas possibilidades de subir um pouco. Tem uma resistencia fortissima nos 1.175 que e o meu target principal... tenho uma ordem de compra nos 1.15 com stop loss nos 1.144.

Deixo aqui duas imagens, uma do cable e outra do USDCAD para mostrar a minha opiniao...

Um abraco
Nuno
Anexos
Cable.PNG
Cable.PNG (63.48 KiB) Visualizado 2636 vezes
usdcad (30 minutos).PNG
usdcad (30 minutos).PNG (62.1 KiB) Visualizado 2646 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por bmiguelmf » 20/1/2006 17:39

Boas CN

Penso que o teu swing estará para acabar, só para completar penso que o movimento que se segue é para cima.

Já tenho saudades de ver este topico como um dos mais badalados do forum :(


Abraços
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

Swing

por C.N. » 20/1/2006 17:01

Ola a todos!

Tive que ir buscar este topico a pagina 5... :shock: Nao posso dizer que tenha participado muito :P mas ca estou de volta, apos duas semanas bem cheias de trabalho, despedidas e fazer/desfazer malas.

O EUR/USD nao teve grande movimento e esta sem direccao. Eu espero que continue por mais algum tempo, talvez com vies de baixa (se o Oil e o US CPI continuar a subir) ou com vies de alta (o contrario mais Eurozone Interest Rates a subir). Entretanto nao a nada como seguir o Swing.

Um abraco a todos de Ho Chi Minh City

CN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

Sprint fantástico do Dólar agora de madrugada...

por leprechaun » 17/1/2006 3:18

...vem a mim, ó minha Amada!!! :)

O Euro acaba de quebrar o valor redondo dos 1.21 descendo logo quase 35 pips de uma assentada... e ainda isto não é nada!

Veremos se volta a testar o suporte na zona dos 1.20 que é para eu despachar os meus warrants put que reforcei ainda hoje, algures nos 1.2150. É mais um gordo lucro que antevejo... que gostoso o Dólar beijo... ;)

O certo é que me parece que já lhe estou a tomar o jeito e vou mas é tentar saber como se pode negociar directamente no Forex. Afinal, o mercado OTC é mesmo cá pró nené... oh yeah! :lol:

E à falta de gráficos sofisticados, aqui deixo um muito rudimentar e com delay... é o que tenho e com ele ganho... come what may! :P

Happier than happy day by day...

Rui leprechaun

(...I'm a winner anyway!!! :))
Anexos
Euro.gif
************ Euro down and Dollar up... and my bet just wins the Cup!!! :) ************
Euro.gif (19 KiB) Visualizado 2831 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por JAOliveira » 16/1/2006 1:28

Depois de as declarações na semana passada do Trichet terem abalado o EurUsd, no dia seguinte o EurUsd respondeu com uma notável recuperação.

O suporte dos 1.2020, mais uma vez se figurou como um bom suporte e neste momento o mercado está na resistência dos 1.2160, que na minha opinião poderá ser quebrado ainda durante esta semana.

Bons negócios.
Anexos
ScreenHunter_003.jpg
ScreenHunter_003.jpg (133.01 KiB) Visualizado 2936 vezes
Um abraço,
JAOliveira

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 231
Registado: 14/2/2005 2:19
Localização: Guimarães

Advisor...

por Miklas » 15/1/2006 13:45

Bom dia Tito, só por curiosidade, o advisor que usas nos teus gráficos é algum dos que vem no meta ou foi criado por ti?
Abaço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 44
Registado: 6/11/2002 20:01
Localização: Coimbra

EUR/USD

por TRSM » 15/1/2006 13:30

EUR/USD

Candle semanal tipicamente bullish sugere que o movimento de alta ainda não se deve ter esgotado.
No mensal podemos observar que neste momento a cotação encontra pela frente a MM que deverá ser "rompida" intramensal, mas será que no dia 31 se manterá acima dela?
Ainda temos pela frente cerca de 12 sessões até ao final do mês e seria um óptimo sinal para os bulls caso o fecho mensal se viesse a verificar acima da MM.
Na minha opinião tenho algumas dúvidas que tal se venha a verificar, como tal longos abertos a partir do ponto do "rompimento" deverão ser bem acompanhados.
Anexos
eur.png
eur.png (14.19 KiB) Visualizado 3017 vezes
eur1.png
eur1.png (10.11 KiB) Visualizado 3017 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, caganixo7, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, leao, Lisboa_Casino, m-m, Majestic-12 [Bot], mjcsreis, MR32, O Magriço, SerCyc, serdom, tami, Ugly bull, Xacal e 222 visitantes