Ajuda- Formula Excel
18 mensagens
|Página 1 de 1
Desculpem voltar ao assunto...
De facto, no procedimento proposto o excel fica completamente ocupado com a rotina iniciada pela macro, tornando-o não aplicável ao fim desejado.
Penso que a solução poderá ser utilizando a função OnTime do seguinte modo
Sub startTimer()
RunWhen = Now + TimeSerial(0, 5, 0)
Application.OnTime earliesttime:=RunWhen, procedure:="Thesub", schedule:=True
End Sub
Sub theSub()
'introduzir aqui a acção da macro do xp'
startTimer
End Sub
Desta forma, o excel só fica ocupado quando se atinge o tempo de intervalo definido para ser executado o procedimento (definido em cima pela função TimeSerial(h,m,s);
Ao executar a macro theSub, é realizada a acção pretendida de x em x tempo definido na procedimento StartTimer, dado que cada vez que é solicitado define a hora de inicio da acção pelas funções Now + TimeSerial.
Para melhor explicação ver:
http://www.cpearson.com/excel/ontime.htm
De facto, no procedimento proposto o excel fica completamente ocupado com a rotina iniciada pela macro, tornando-o não aplicável ao fim desejado.
Penso que a solução poderá ser utilizando a função OnTime do seguinte modo
Sub startTimer()
RunWhen = Now + TimeSerial(0, 5, 0)
Application.OnTime earliesttime:=RunWhen, procedure:="Thesub", schedule:=True
End Sub
Sub theSub()
'introduzir aqui a acção da macro do xp'
startTimer
End Sub
Desta forma, o excel só fica ocupado quando se atinge o tempo de intervalo definido para ser executado o procedimento (definido em cima pela função TimeSerial(h,m,s);
Ao executar a macro theSub, é realizada a acção pretendida de x em x tempo definido na procedimento StartTimer, dado que cada vez que é solicitado define a hora de inicio da acção pelas funções Now + TimeSerial.
Para melhor explicação ver:
http://www.cpearson.com/excel/ontime.htm
- Registado: 20/11/2003 1:38
:)
Obrigado João5!
De facto deste modo parece que na práctica se resolve o problema.
Mas está-me a dar referencias circulares na medida em que quando se começa a actualização faltam ja valores anteriores (mesmo que seja no início).
Será que nada se pode juntar nenhuma função que retire esta referência circular!?
Obrigado desde ja!
De facto deste modo parece que na práctica se resolve o problema.
Mas está-me a dar referencias circulares na medida em que quando se começa a actualização faltam ja valores anteriores (mesmo que seja no início).
Será que nada se pode juntar nenhuma função que retire esta referência circular!?
Obrigado desde ja!
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Solução com fórmulas de calculo
Maya,
Achei o problema interessante e agora tive disponibilidade para o resolver.
Primeiro preenche a série dos intervalos que pretende ( Editar, preencher, Série).
Depois coloca condições de comparação:
Se a hora obtida é maior que a hora "Até") -> manter valor;
Se a hora obtida é menor ou igual que a hora "Até" e maior que a do registo anterior -> registar valor.
Acho que era isto que pretendia...
Anexo ficheiro
Achei o problema interessante e agora tive disponibilidade para o resolver.
Primeiro preenche a série dos intervalos que pretende ( Editar, preencher, Série).
Depois coloca condições de comparação:
Se a hora obtida é maior que a hora "Até") -> manter valor;
Se a hora obtida é menor ou igual que a hora "Até" e maior que a do registo anterior -> registar valor.
Acho que era isto que pretendia...
Anexo ficheiro
- Anexos
-
download.xls- (30.5 KiB) Transferido 235 Vezes
Obrigado XP e Campos.
Pois parece que essa seria uma boa solução.
Só que como eu não percebo nada de macros, vejam se isto faz sentide e é possivel de fazer.
1- Ter uma macro mais básica que não sobrecarregue tanto o processador. (Não que o pc não aguente mas tenho a sensação que o excel no entretanto não actualiza dados nenhuns.)
Esta macro seria identica à do Campos e diria ao pc para activar a outra macro que aquivava o valor que estivesse na celula naquele momento.
2- A macro que vai actulizar os dados que foi simples de criar e está activa.
2- A 3 macro activada pela N.º1 vai arquivar os dados.
O que eu consegui fazer foi:
1º- ir a (Tools-> Data -) import from webpage )e criar assim a macro que actuliza os dados em determinadas celulas
2.º Depois copiei a macro n.º1 do Xp!
Mas sem ir estudar macros a fundo, o que não consigo fazer de um dia para o outro, não consigo juntar a função que o Campos aconselhou nem por nada a funcionar devidamente.
Pelo que junto o ficheiro de excel, e agradecia se pudessem dar um jeito de pôr isto a funcionar!
Obrigado desde já pela ajuda!
Ps:Isto dá aqueles avisos de segurança... claro está que o ficheiro não é perigoso!
Pois parece que essa seria uma boa solução.
Só que como eu não percebo nada de macros, vejam se isto faz sentide e é possivel de fazer.
1- Ter uma macro mais básica que não sobrecarregue tanto o processador. (Não que o pc não aguente mas tenho a sensação que o excel no entretanto não actualiza dados nenhuns.)
Esta macro seria identica à do Campos e diria ao pc para activar a outra macro que aquivava o valor que estivesse na celula naquele momento.
2- A macro que vai actulizar os dados que foi simples de criar e está activa.
2- A 3 macro activada pela N.º1 vai arquivar os dados.
O que eu consegui fazer foi:
1º- ir a (Tools-> Data -) import from webpage )e criar assim a macro que actuliza os dados em determinadas celulas
2.º Depois copiei a macro n.º1 do Xp!
Mas sem ir estudar macros a fundo, o que não consigo fazer de um dia para o outro, não consigo juntar a função que o Campos aconselhou nem por nada a funcionar devidamente.
Pelo que junto o ficheiro de excel, e agradecia se pudessem dar um jeito de pôr isto a funcionar!
Obrigado desde já pela ajuda!
Ps:Isto dá aqueles avisos de segurança... claro está que o ficheiro não é perigoso!
- Anexos
-
Maya nas.xls- (41 KiB) Transferido 212 Vezes
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Sugestão para a macro do xp:
Utilizar a função Timer
(Esta função devolve o número de segundos após a meia-noite) num bloco de repetição Do [while] Loop
exemplo
i = 300
x = timer
Do while timer < 86400
if timer = x + i then
i = i + 300
'executar a acção desejada...'
end if
Loop
onde i é o tempo de repetição da acção, no exexmplo 5 minutos;
x é o tempo em segundos quando se inicia a macro.
A macro mantem~se, contudo, continuamente a funcionar durante 24 h neste exemplo.
Utilizar a função Timer
(Esta função devolve o número de segundos após a meia-noite) num bloco de repetição Do [while] Loop
exemplo
i = 300
x = timer
Do while timer < 86400
if timer = x + i then
i = i + 300
'executar a acção desejada...'
end if
Loop
onde i é o tempo de repetição da acção, no exexmplo 5 minutos;
x é o tempo em segundos quando se inicia a macro.
A macro mantem~se, contudo, continuamente a funcionar durante 24 h neste exemplo.
- Registado: 20/11/2003 1:38
Continuo sem conseguir por isto a funcionar devidamente.
Preenche-me os 50 valores em pouco mais de um minuto... todos com o mesmo valor. E fico sem Arquivo nenhum.
XP podes ver se de facto funciona a 100%?
Será que a macro não se pode activar de x em x minutos de forma a permitir no entrentanto que o excel actualize a célula!?
Alguem sabe alguma forma difrente de conseguir estes resultados?
Preenche-me os 50 valores em pouco mais de um minuto... todos com o mesmo valor. E fico sem Arquivo nenhum.
XP podes ver se de facto funciona a 100%?
Será que a macro não se pode activar de x em x minutos de forma a permitir no entrentanto que o excel actualize a célula!?
Alguem sabe alguma forma difrente de conseguir estes resultados?
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
O problema esta nas celulas e no nome da folha.
Considerando que a celula B4 é celula que contem as cotações e o Range("C15:C2000")como a coluna onde ficaram as cotações,então é necessario efectuar as seguintes alterações:
Private Sub workbook_open()
Dim n, i, b As Double
For i = 1 To 50
For b = 1 To 50000000
Next b
n = Sheets("Folha1").Range("A1")
Sheets("Folha1").Range("B15:C2000").Item(n, 2) = Sheets("Folha1").Range("B4")
Sheets("Folha1").Range("B15:C2000").Item(n, 1) = Sheets("Folha1").Range("B5")
Sheets("Folha1").Range("A1") = Sheets("Folha1").Range("A1") + 1
Next i
End Sub
Na celula A1 que esta vazia coloca 1.
Não te esqueças que este modulo é para ser colocado a nível do Livro
Já o testei isoladamente,e funcionou.
Considerando que a celula B4 é celula que contem as cotações e o Range("C15:C2000")como a coluna onde ficaram as cotações,então é necessario efectuar as seguintes alterações:
Dim n, i, b As Double
For i = 1 To 50
For b = 1 To 50000000
Next b
n = Sheets("Folha1").Range("A1")
Sheets("Folha1").Range("B15:C2000").Item(n, 2) = Sheets("Folha1").Range("B4")
Sheets("Folha1").Range("B15:C2000").Item(n, 1) = Sheets("Folha1").Range("B5")
Sheets("Folha1").Range("A1") = Sheets("Folha1").Range("A1") + 1
Next i
End Sub
Na celula A1 que esta vazia coloca 1.
Não te esqueças que este modulo é para ser colocado a nível do Livro
Já o testei isoladamente,e funcionou.
- Registado: 30/3/2005 20:54
Boas
XP : Obrigado pela sujestão e pelo exemplo da macro. Todavia não a consigo por a funcionar.
Será que não a podias implementar na folha que postei!?
PTmasters: Obrigado! De facto essa tb é outra forma de contornar o problema.. mas se houvesse uma forma mais simples...
Se entretanto virem mais qualquer coisa que achem que é util para resolver o problema! Obrigado desde já!
Será que não a podias implementar na folha que postei!?
PTmasters: Obrigado! De facto essa tb é outra forma de contornar o problema.. mas se houvesse uma forma mais simples...
Se entretanto virem mais qualquer coisa que achem que é util para resolver o problema! Obrigado desde já!
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Foi rápido!
Experimenta o seguinte:
Dim n, i, b As Double
For i = 1 To 50
For b = 1 To 1000000
Next b
n = Sheets("MainSheet").Range("A1")
Sheets("MainSheet").Range("C2:C2000").Item(n, 1) = Sheets("MainSheet").Range("A2")
Sheets("MainSheet").Range("A1") = Sheets("MainSheet").Range("A1") + 1
Next i
End Sub
No menu Ferramentas,vais a Macros e depois a Editor de Visual Basic.No lado esquerdo clicas duas vezes onde diz Este Livro e fazes Copy&Paste e gravas.
Quando o Ficheiro for aberto esta macro auto executa-se,de seguida conta até 10.000.000(velocidade do relogio interno) e repete-se 50 vezes.
No entanto enquanto a macro se esta a executar,ela vai utilizar recursos do PC,o que pode paraliza-lo.Por isso é uma macro/ficheiro para ser utilizada isoladamente.
A velocidade de contagem e o nº de repetições pode ser modificado.
Experimenta o seguinte:
Dim n, i, b As Double
For i = 1 To 50
For b = 1 To 1000000
Next b
Sheets("MainSheet").Range("C2:C2000").Item(n, 1) = Sheets("MainSheet").Range("A2")
Next i
End Sub
No menu Ferramentas,vais a Macros e depois a Editor de Visual Basic.No lado esquerdo clicas duas vezes onde diz Este Livro e fazes Copy&Paste e gravas.
Quando o Ficheiro for aberto esta macro auto executa-se,de seguida conta até 10.000.000(velocidade do relogio interno) e repete-se 50 vezes.
No entanto enquanto a macro se esta a executar,ela vai utilizar recursos do PC,o que pode paraliza-lo.Por isso é uma macro/ficheiro para ser utilizada isoladamente.
A velocidade de contagem e o nº de repetições pode ser modificado.
Boas,
Não tendo tempo agora para ver a folha em pormenor, deixo aqui uma sugestão para contornar o problema:
Construção de uma grelha horária com os intervalos pretendidos;
Fazer uma validação condicional para ir escrevendo na célula pretendida, entre hora actual e hora da grelha...
Amanhã se tiver tempo, darei uma vista de olhos.
1 ab
Não tendo tempo agora para ver a folha em pormenor, deixo aqui uma sugestão para contornar o problema:
Amanhã se tiver tempo, darei uma vista de olhos.
1 ab
O ficheiro que me esqueci de colocar.
Fica o ficheiro de excel e uma imagem
- Anexos
-
Maya nas.xls- (30 KiB) Transferido 263 Vezes
-
- Image00001.png (98.94 KiB) Visualizado 1602 vezes
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
ups... a ver se me explico bem.
Não me expliquei muito bem. Vejamos:
1- O excel tem uma forma de actualizar automaticamente (com macros) valores de uma célula a partir de uma pagina na internet.
(No ficheiro em anexo tenho um exemplo de uma folha do excel dde tal para o nasdaq actualizado a partir do site do yahoo. E podem ver o que pretendia... quando digo arquivar.
No fundo com os valores arquivados na tabela poder-se-ia contruir um gráfico ou fazer calculos em cadeia.
Sujeito as formulas e caracteristicas do excel... que como diz o André se torna em algo potentíssimo.
Jooaoo- Obrigado! Mas o problema é que as actualizações são sempre automáticas na mesma célula. Eu precisava era que o excel cada vez que visse que o valor mudava ... arquivasse esse valor num conjunto de células previamente definidas.
Xp - Obrigado tambem pela ajuda. O problema da macro é que eu não posso estar sempre a carregar automáticamente num botão que activasse a macro. O excel teria de fazer isso automáticamente.
André Silva -
Tens razão assim é dificl... mas eu so queria contormar o ter de pagar um feed de momento.
No caso de ser viável no futuro logo pensaria no assunto.
1- O excel tem uma forma de actualizar automaticamente (com macros) valores de uma célula a partir de uma pagina na internet.
(No ficheiro em anexo tenho um exemplo de uma folha do excel dde tal para o nasdaq actualizado a partir do site do yahoo. E podem ver o que pretendia... quando digo arquivar.
No fundo com os valores arquivados na tabela poder-se-ia contruir um gráfico ou fazer calculos em cadeia.
Sujeito as formulas e caracteristicas do excel... que como diz o André se torna em algo potentíssimo.
Jooaoo- Obrigado! Mas o problema é que as actualizações são sempre automáticas na mesma célula. Eu precisava era que o excel cada vez que visse que o valor mudava ... arquivasse esse valor num conjunto de células previamente definidas.
Xp - Obrigado tambem pela ajuda. O problema da macro é que eu não posso estar sempre a carregar automáticamente num botão que activasse a macro. O excel teria de fazer isso automáticamente.
André Silva -
No caso de ser viável no futuro logo pensaria no assunto.
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
- Registado: 20/12/2005 11:40
Pelo que compreendi queres construir uma tabela com as cotações actualizadas de 10 em 10 minutos,utilizando uma outra célula, onde introduzes a cotação e ao primires um botão o valor dessa celula passa para a 1º linha da tabela.Mas ao primeres pela 2º vez esse botão, o valor da célula passa para a 2º linha da tabela e assim sucessivamente.
Isso só através de uma Macro associada a um botão.
Imaginemos que a tabela tem duas colunas.A coluna das horas(coluna B), que já esta preenchida com os valores 8:00,8:10,8:20.....e a coluna das cotações(coluna C)
Imaginemos que esta tabela começa na linha 2(a linha 1 são os cabeçalhos de cada coluna,da mesma folha(MainSheet).
Vai ser necessário uma variavel(n) que vai controlar a linha onde será introduzida a proxima cotação.O valor desta variavel fica armazenado na celula A1.
Sub copy_to_database()
Dim n As Integer
End Sub
Esta macro funciona da seguinte forma:
A variavel n(celula A1)tem de iniciar com 1,pois a linha 1 são os cabeçalhos da tabela.Pode parecer estranho mas o Range("C2:C2000") começa na 2º linha.Mas a 2º linha da folha Excel é a 1º da tabela!
Por isso deves colocar 1 na celula A1,para a variavel n assumir esse valor.
De seguida a 1º linha da 1º coluna do Range("C2:C2000")é preenchida com o valor que está na célula A2.Em Item(n,1) n diz respeito à linha e 1 à coluna.
No fim é incrementado 1 à célula A1.Da próxima vez que a macro for executada, n será igual a 2 e assim sucessivamente.
Esta macro é destinada a preencher uma coluna,mas com a devidas alterações pode preencher muitas mais.
Agora é só associar esta macro a um botão.
Isso só através de uma Macro associada a um botão.
Imaginemos que a tabela tem duas colunas.A coluna das horas(coluna B), que já esta preenchida com os valores 8:00,8:10,8:20.....e a coluna das cotações(coluna C)
Imaginemos que esta tabela começa na linha 2(a linha 1 são os cabeçalhos de cada coluna,da mesma folha(MainSheet).
Vai ser necessário uma variavel(n) que vai controlar a linha onde será introduzida a proxima cotação.O valor desta variavel fica armazenado na celula A1.
Sub copy_to_database()
Dim n As Integer
End Sub
Esta macro funciona da seguinte forma:
A variavel n(celula A1)tem de iniciar com 1,pois a linha 1 são os cabeçalhos da tabela.Pode parecer estranho mas o Range("C2:C2000") começa na 2º linha.Mas a 2º linha da folha Excel é a 1º da tabela!
Por isso deves colocar 1 na celula A1,para a variavel n assumir esse valor.
De seguida a 1º linha da 1º coluna do Range("C2:C2000")é preenchida com o valor que está na célula A2.Em Item(n,1) n diz respeito à linha e 1 à coluna.
No fim é incrementado 1 à célula A1.Da próxima vez que a macro for executada, n será igual a 2 e assim sucessivamente.
Esta macro é destinada a preencher uma coluna,mas com a devidas alterações pode preencher muitas mais.
Agora é só associar esta macro a um botão.
Maya, acho que não me expliquei bem, no post anterior!
o X na coluna B é feito de forma automatica(com uma formula), e o valor que aparece na celula G8 tambem!
A unica coisa que tens que preencher é o historico da cotação! Ou se tiveres maneira de colocar lá automaticamente tambem dá, pois o X irá aparecer sempre no ultimo numero que lá existir!
Qualquer dúvida, avisa
Abraços
o X na coluna B é feito de forma automatica(com uma formula), e o valor que aparece na celula G8 tambem!
A unica coisa que tens que preencher é o historico da cotação! Ou se tiveres maneira de colocar lá automaticamente tambem dá, pois o X irá aparecer sempre no ultimo numero que lá existir!
Qualquer dúvida, avisa
Abraços
Maya, o Excel é inteligente, mas assim tanto não creio...
Existe uma outra solução...que não sei é a melhor para ti, mas........
Posso-te mandar em folha de excel, depois se quiseres!
O que está na foto em anexo é o seguinte:
Na coluna A, vai colocando o historico da cotação,
A coluna B, serve só para o excel atribuir um X (ou o que tu quiseres) ao ultimo numero que lá existir
A celula G8, irá ser o ultimo valor que existir na coluna A, que por sua vez é o que tem um X
Podes colucar a Coluna A, B numa outra página, e a formula da celula G8, onde tu quiseres.....depois organizas como quiseres!
Depois diz se isto te interessa!
Abraços
Existe uma outra solução...que não sei é a melhor para ti, mas........
Posso-te mandar em folha de excel, depois se quiseres!
O que está na foto em anexo é o seguinte:
Podes colucar a Coluna A, B numa outra página, e a formula da celula G8, onde tu quiseres.....depois organizas como quiseres!
Depois diz se isto te interessa!
Abraços
- Anexos
-
- Excel_maya.gif (9.21 KiB) Visualizado 1714 vezes
Ajuda- Formula Excel
Eu queria que o excel me fizesse me arquivasse numa folha em celulas difrentes os valores que sucessivamente são postos numa determinada célula.
Se tiverem uma determinada cotação na celula 1a, e sabem que a actualizarão (ou usarão actualização automatica) a cada 10 minutos.
Entretanto o que queriam era que o excel transporte os valores da celula a1 para a celula a15, a16, a17... sempre sucessivamente ou seja que crie um histórico com os valor que vão sendo inscritos na celula a1 mas com inicio desse histórico na célula A15.
Alguem me pode ajudar com a formula, ou dar alguma ajuda no sentido de fazer isto!?
Desde já obrigado pela ajuda.
Se tiverem uma determinada cotação na celula 1a, e sabem que a actualizarão (ou usarão actualização automatica) a cada 10 minutos.
Entretanto o que queriam era que o excel transporte os valores da celula a1 para a celula a15, a16, a17... sempre sucessivamente ou seja que crie um histórico com os valor que vão sendo inscritos na celula a1 mas com inicio desse histórico na célula A15.
Alguem me pode ajudar com a formula, ou dar alguma ajuda no sentido de fazer isto!?
Desde já obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
18 mensagens
|Página 1 de 1