Caldeirão da Bolsa

Spin off da Sonae : IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rider » 11/1/2006 13:23

Há qualquer coisa que para mim não bate certo nesta história. Imaginemos um exercicio académico onde a empresa X faz um spin-off passando a ser X'+Y onde X'= 0.5 X e Y=0.5 X, isto é : X= X'+ Y. Dado que antes e após o spin-off a operação nao gera mais valias, do ponto de vista fiscal a operação deveria ser neutra.

Agora se para efeitos fiscais apos conversão de direitos em accoes de (X para Y)as accoes Y devem ser consideradas como adquiridas ao preço no momento do spin-off e pode ser considerada a menos valia de X´->X... entao no fundo a operação nao é neutra do ponto de visca fiscal... podendo ser contabilizadas menos valias :shock:

é este o sistema fiscal que temos?

Registado: 29/12/2005 15:59

por Pata-Hari » 11/1/2006 8:31

rider, não sou grande expert destas questões mas posso dar o meu palpite que deverás verificar com alguém de melhor conselho que eu. A unica coisa que me dá um "ar iluminado" :mrgreen: é ter uns guias fiscais que me vão dando umas ajudas.

A mim parece-me que se a venda dos direitos tiver sido feita em 2005, podem ser contabilizados nas contas de 2005. Se foram vendidos em 2006, podem ser contabilizados em 2006. AS menos valias podem ou não ser englobadas na declaração desse ano. Procura por aí em "englobadas" ou em "englobar" porque englobar tem algumas implicações que podes não achar tão engraçadas.

Quanto ao preço das acções a considerar, confesso que não faço a menor das ideias apesar de me parecer razoável usar o valor de fecho da negociação dos direitos multiplicado pelo rácio de conversão. Sugiro-te que perguntes à tua corretora como deves contabilizar isso, presumo que eles saibam como o fazer. E também posso tentar perguntar hoje, se me recordar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por luis.gomes » 7/1/2006 2:12

Já somos 3!
:wink:

Um abraço,

LG

Registado: 4/1/2005 2:03

por vanparys » 6/1/2006 14:21

Por acaso tenho exactamente a mesma dúvida. Seria possível alguém deitar alguma luz sobre esta questão.

Ou então explicar como vão fazer para o spin-off da Cofina (que gerou a Altri).

Bom ano a todos.

Registado: 27/7/2005 17:17

Spin off da Sonae : IRS

por rider » 6/1/2006 4:27

Antes de mais, na minha primeira intervenção gostaria de deixar os meus parabéns aos responsáveis do caldeirão por este excelente site !

Agora duas dúvidas de caloiro...

1)

Decidi em 2005 apostar no spin off da sonae, tendo entrado a 1.48 e saido após a cisão no final do ano a 1.18
A questão é : para efeitos de IRS esta transacção representa uma menos valia a contabilizar no ano de 2005? Pelo menos foi com essa intenção que as vendi tendo voltado a entrar na sonae em 2006...

2)

Tenciono manter os direitos da sonae ind. , a questão é saber que preço de entrada devo considerar para estas acções para efeitos de IRS após conversão (ou existe outro meio ? )

Um abraço do contribuinte zeloso
:)

Registado: 29/12/2005 15:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, PMP69, rosaa, SerCyc, severalmal e 860 visitantes