Caldeirão da Bolsa

Dividendos Portugal Telecom - Tributaçºao de irs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rider » 11/1/2006 0:46

Pata-Hari, parece que és a expert em questões fiscais aqui do site :wink:
podias comentar o post?

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=45514

Thanks

Registado: 29/12/2005 15:59

por Pata-Hari » 10/1/2006 22:33

Bem, eu ainda não vi com cuidado o orçamento de estado para 2006 mas parece-me que já deste a resposta à questão ao dizer " No orçamento de estado deste ano, foram alteradas as regras para accionistas residentes e não residentes, passando todos a pagar 20% de imposto. ". Se calhar o que se propôs é que a retenção por conta passe a ser de 20% em vez dos 15% ou os 15% sobre 50%.

Agora, uma nota importante, a taxa de imposto nunca foi 7.5% (para as privatizadas) ou 15%. Esses valores eram a retenção a título de pagamento por conta. Continuavas a ter a obrigação de englobar nos teus rendimentos pagando a taxa correspondente ao teu escalão de imposto.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Dividendos Portugal Telecom - Tributaçºao de irs

por luis dias 33 » 10/1/2006 22:13

Todos os anos os dividendos da Pt,Brisa,Cimpor e Edp, eram tributados em 7.5% a nível de Irs, pois as mesmas são de empresas que já foram alvo de privatizações. No orçamento de estado deste ano, foram alteradas as regras para accionistas residentes e não residentes, passando todos a pagar 20% de imposto.
Verifiquei hoje que no site da Portugal Telecom já está mencionado o valor bruto do dividendo a pagar em 2006 - 0.385 - que descontando os 7.5% de irs, seria liquído de 0.345.
Mas afinal o dividendo livre de impostos é de 0.308, o que dá uma taxa de irs de 20%.
Será que a informação está correcta? Agradecia que algum administrador do fórum ou um outro participante me esclarecesse, pois liguei para o AB7 e não me souberam elucidar.
Desde já o meu muito obrigado.

Registado: 28/7/2005 14:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Burbano, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, jeronimovaldemars, latbal, mjcsreis, PAULOJOAO, SerCyc e 842 visitantes