Caldeirão da Bolsa

Fiquei desempregado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 10/1/2006 15:56

Uma outra coisa, vai ser difícil este país mudar, quando o lado que beneficia destes esquemas absurdos os defende com unhas e dentes, e o lado prejudicado que paga tudo isto se mantém essencialmente silencioso.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 10/1/2006 15:48

Nota que a minha crítica a este caso particular pode parecer excessiva. Eu próprio penso isso.

O problema é que este caso é apenas um de milhares e milhares de casos análogos e diferentes, que constituem uma parte significativa do problema.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Incognitus » 10/1/2006 15:43

The Mechanic, penso que por problemas de leitura ou deformação profissional, falhaste bastante no motivo pelo qual o josema tirou o mestrado que lhe deu acesso a uma reforma no escalão máximo, pago por todos os contribuintes que em média ganham pouco mais de 1/3 desse escalão.

Por isso, volto a citar o josema para talvez compreenderes e não deformares a realidade:

Com 57 anos percebi que me iria reformar sem alcançar o escalão máximo, porque não tinha tempo de serviço suficiente. Mas havia uma alternativa: fazer o mestrado. De acordo com a lei, o grau de mestre permite progredir na carreira 4 anos. Voltei à escola. Agora, embora continuando a viver em Gaia, fui para a Univ. do Minho onde havia o mestrado que eu queria: Filosofia da Educação.

Eu...

por The Mechanic » 10/1/2006 15:39

...dei-me ao trabalho de ler este topico do principio ao fim para ver onde isto ia descambar.

Mas o Josema fez alguma coisa de errado ?!?
O homem trabalhou uma vida inteira , tirou um mestrado porque isso lhe dava prazer ( e tirem lá um mestrado , cada um de vocês que aqui escreveu e depois venham dizer-me se é facil ) e porque isso lhe abria uma porta para ter mais algum conforto numa idade em que , quem trabalhou, merece conforto , e É CRITICADO POR ISSO ?!

Caramba, o moralismo que por aqui impera !!!

O homem não roubou !! O homem trabalhou para conseguir melhores condições para sí e para a sua familia !!

Dizer que nós é que estamos a pagar a sua IMPRESSIONANTE reforma é ser um pouco tacanho, pequenino e mesquinho . É uma moral destorcida e de quem nunca ou pouco trabalhou e não sabe o que custa chegar a uma certa idade sem segurança...De quem sempre tudo lhe caiu no colo como algo " merecido " .

XP ...se quiseres , porque eu não te vou aqui dizer o que podes fazer pois não conheço a tua situação real , nem o que tu pensas e queres fazer da vida , manda-me uma mp e quem sabe , eu te possa ajudar em alguma coisa . Se não puder , ao menos interessei-me pela tua situação, que já é alguma coisa que a maior parte não fará ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Incognitus » 10/1/2006 13:57

Em todo o caso o problema vai resolver-se sozinho dentro de não muito tempo ...

Segundo Teixeira dos Santos
Reformas comprometidas dentro de dez anos
Dentro de dez anos, o Estado não terá dinheiro para pagar as reformas dos portugueses, se não forem efectuadas alterações no sistema de financiamento da Segurança Social, disse o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, no programa «Prós e Contras» da RTP1.

por Incognitus » 10/1/2006 13:41

Eu não duvido que seja legal, como não duvido que sejam legais muitas das faltas e tudo o resto.

O ser legal, não o faz ser certo.

Roubar judeus na segunda guerra mundial na Alemanha provavelmente também era legal.

A pescadinha de rabo na boca que indicou provavelmente colocou os contribuintes a pagar a quem deu o mestrado inútil também.

por scpnuno » 10/1/2006 13:18

Este tópico deveria ser renomeado para:

"Como distorcer um tópico em 25 posts!"

Concordo em absoluto, Costários. Se alguém ainda se recorda, o assunto era que o colega XP ficou desempregado. Aí está um que gostaria de descontar, fosse para o que fosse...era sinal que tinha emprego.

Quando a milionésima cruzada que foi aqui "instalada", palavras para quê, se o actor é o do costume?
O que o Josema fez é legal. Só se faz porque é permitido, e não foi ele que fez essa legislação, julgo eu. Além disso, ele efectivamente tirou o mestrado. Deu emprego, a quem o ensinou, durante esse tempo. Esses empregos proporcionaram descontos. Isto é uma pescadinha de rabo na boca.

Se é legal, é! Se é muito ético, não sei. Mas um ministro vender uma posição de uma empresa portuguesa a uma estrangeira e ir para presidente da dita em Portugal também não é nadinha ético e curiosamente, tem sido muito mais discutido o mestrado do Josema que a situação do Pina Moura. Que é legal. E mais, ainda recebe dinheiros publicos, pois é deputado. Deve receber mais que o Josema de reforma (infelizmente para o Josema). E pode "vender" informaçoes das comissoes parlamentares onde está como deputado á empresa estrangeira onde trabalha.
BOLAS!!! Isto é um escandalo. O mestrado do Josema, não.
Que raio, é tipicamente português, preocupamo-nos com os tostões e deixamos fugir os milhões.
Tenham dó!

Se alguém souber de uma possibilidade para o XP, se calhar seria mais interessante propor-lha, do que andar aqui em discussões futeis. Sabem, eu faço parte daquela (pequena, pelos vistos) percentagem de portugueses que paga os impostos todos. Tudinhos. Mai nada.
Já agora, XP; seria uma ajuda se disser em que parte do país está

Abraço, XP, boa sorte, e lembre-se de um rodapé de um colega aqui do caldeirão (não me lembro quem :oops: ) que diz "quando a sorte te virar as costas, não te esqueças que ainda tens a possibilidade de lhe apalpar o rabiote" - vai tudo correr bem :)

Registado: 6/11/2004 17:26

por Incognitus » 10/1/2006 13:15

Mas o assunto do Estado não é tão descabido como possa parecer. A falta de competitividade Portuguesa que está a levar a um desemprego maciço é em grande medida devido ao tamanho e despesa assustadores do Estado português. Estado esse que mais facilmente provoca o despedimento de 500000 pessoas no sector privado, do que despede ele próprio 50000-100000.

por Incognitus » 10/1/2006 13:10

Pois, isso também é verdade.

Já agora sobre a opinião inicial. XP, se não tens em capital pelo menos 5-10X o teu rendimento anual, não penses que o investimento ou trading poderá ser uma alternativa.

E mesmo tendo esses valores, necessitas ainda de muito conhecimento para que possas "jogar" de igual para igual, ou para teres vantagem no mercado.

Apesar de presentemente, devido ao estado eufórico, parecer possível "viver do mercado", isso na realidade é extremamente difícil. O Estado que vivemos nestes últimos dias e meses não é o estado normal do mercado, o mercado geralmente não é assim tão fácil (nem nada que se pareça).

Ou seja, os meus conselhos seriam dois:
1) Continua a aprender o máximo possível sobre o mercado e os fundamentais das empresas, bem como outras possíveis técnicas de negociação (como complemento);
2) Arranja uma actividade tradicional que te dê um rendimento estável.

por costarios » 10/1/2006 13:00

Este tópico deveria ser renomeado para:

"Como distorcer um tópico em 25 posts!"
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por Incognitus » 10/1/2006 12:29

Além de existir um sub-grupo que julga que o dinheiro do Estado cai das árvores, parece também existir um sub-grupo que pensa que tem o direito divino de extorquir aos outros o dinheiro independentemente do que o Estado dá em troca.

por Incognitus » 10/1/2006 12:26

LongBlackCandle, dentro de 10 anos veremos quantos mais ainda pensam como tu, e quantos mais pensam como eu.

Pelo meio, paguei e pago tantos ou mais impostos que tu (e do que a média) durante a minha vida, pelo que não te reconheço nem a ti, nem a ninguém, motivos para me criticarem. Quando todos pagarem o mesmo que eu paguei, talvez exista motivo.

Só existe uma forma de matar o monstro, é asfixia-lo.

por longBlackCandle » 10/1/2006 12:20

Incognitus Escreveu:LongBlackCandle, não tenho mais valias neste país, e não as tenho cá porque a papelada implicaria passar uma semana ou duas 24 horas por dia a fazer contas.

Não julgo que este país tenha direito ao dinheiro que os investimentos noutro país possam proporcionar, ainda que os vampiros deste país achem que o têm.

Sem qualquer dúvida voce é o paradigma perfeito do "quanto mais fala mais se enterra". Olhe que frequento este fórum desde o seu começo, e voçe é mesmo caso único, acredite.

Fica esta minha curta opinião. Tópico encerrado para mim.

Cumpr.

Registado: 2/6/2005 13:54

por Incognitus » 10/1/2006 12:10

O LongBlackCandle deve ser outro daqueles que acha que tirar um mestrado para sair para a reforma com o escalão máximo é algo de aceitável para quem paga essas reformas.

por Incognitus » 10/1/2006 12:08

Além do mais, vocês acha que eu seria louco de andar a pagar dinheiro opcionalmente, para sustentar pessoas que tiram mestrados com o único objectivo de sacar mais dinheiro do meu bolso (e do dos restantes contribuintes)?

Para isso já pago IVA, ISP, IA, IRS, IRC, SS, I.Selo, IMI e outras tantas coisas.

por Incognitus » 10/1/2006 12:06

LongBlackCandle, não tenho mais valias neste país, e não as tenho cá porque a papelada implicaria passar uma semana ou duas 24 horas por dia a fazer contas.

Não julgo que este país tenha direito ao dinheiro que os investimentos noutro país possam proporcionar, ainda que os vampiros deste país achem que o têm.

por longBlackCandle » 10/1/2006 12:05

Incognitus Escreveu:É surreal. Se eu pudesse, imediatamente deixaria de pagar todo e qualquer imposto, só de saber o tipo de pessoas para quem o meu dinheiro vai.

Mas isso é precisamente o que faz, não é?
Lembra-se de ainda há pouco tempo afirmar que não declarava as mais valias da bolsa por "dar muito trabalho"?

Pela boca morre o peixe.

Cumpr.

Registado: 2/6/2005 13:54

por JAOR » 10/1/2006 11:37

Meus senhores....calma :P

XP..tens uma MP..

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Incognitus » 10/1/2006 11:26

Diga-se que o seu "escalão máximo" vai sair dos bolsos dos portugueses que ganham em média cerca de 1/3 desse mesmo "eacalão máximo". E que não descontou para o merecer, apenas a ele acedeu fruto de um esquema.

E ainda acha criticável, criticar isso? É surreal. Se eu pudesse, imediatamente deixaria de pagar todo e qualquer imposto, só de saber o tipo de pessoas para quem o meu dinheiro vai.

por Incognitus » 10/1/2006 11:23

Citando o Josema ...

Com 57 anos percebi que me iria reformar sem alcançar o escalão máximo, porque não tinha tempo de serviço suficiente. Mas havia uma alternativa: fazer o mestrado. De acordo com a lei, o grau de mestre permite progredir na carreira 4 anos. Voltei à escola. Agora, embora continuando a viver em Gaia, fui para a Univ. do Minho onde havia o mestrado que eu queria: Filosofia da Educação.

Torna-se bastante óbvio porque é que tirou o mestrado. E não foi pelo valor do saber em si.

por josema » 10/1/2006 11:03

Foi com verdadeiro prazer que assisti - e digo assisti porque não voltarei a intervir neste tópico por razões óbvias -, à celeuma levantada em torno do facto de eu ter tirado o mestrado nas condições em que EU PRÓPRIO dei a conhecer. Só um olhar vesgo pode distorcer os factos como aqui foi feito. Se no nosso país todos agissem de acordo com a lei, tal como fiz e faço, não estavamos no buraco em que estamos.
Em abono da ética que orienta o modo como estou e sempre estive na vida, refiro apenas, a título simbólico, um lápis que tenho sempre na minha mesa de trabalho. Nele foi impreso o seguinte: "Obrigado por tudo. 12ºC 2001".
Ao LR direi: Concordas comigo que a inveja é o sentimento mais mesquinho que o ser humano foi capaz de conceber? O teu comentário assim me leva a pensar. Sinto que estamos em onda e isso é o que mais me importa.
Ao Nunofautino: O saber, qualquer que ele seja, vale por si e não apenas pelo USO que fazemos do canudo.
Para se chegar ou candidatar a determinados lugares, o canudo é uma condição. Mas não chega. Já vi muita gente com canudo ser despedida por incompetência.
É legítimo e até humanamente louvável tirar um curso só pelo prazer de saber mais. Portanto, ver, seja o que for, pelo valor de uso, só pode conduzir a uma visão do mundo e das coisas à maneira de Bush: tudo o que me interessa é bom. Se for preciso esmagar um povo para tal conseguir, porque não?
Ao incognitus (Freud diria que se não escolhe um nick destes por acaso), permita-me um conselho: tenha cuidado, não morda a língua.
Para todos votos de 2006 com êxitos e felicidades.

Registado: 11/2/2004 18:30

por Incognitus » 10/1/2006 10:08

Eu nao critico a atitude do Josema (penso que se estivessemos na posicao dele quase todas as pessoas tentariam fazer aquilo que ele fez), mas critico a possibilidade de uma pessoa poder subir de escalao por ter concluido um mestrado que nao ira fazer uso pois vai-se reformar dentro de 5 anos ou menos...

Eu também utilizaria o esquema, como todos utilizariamos todos os esquemas legais que existam que nos possam dar vantagem.

Porém, temos que criticar os esquemas semelhantes MESMO que na mesma posição os utilizassemos, porque tais esquemas são maus para o todo (ainda que bons para quem os utiliza). Eu tenho familiares na fun~ção pública, também utilizaram alguns desses esquemas incluindo aquele de "comprar anos", isso não faz os esquemas menos criticáveis.

Re: Boas

por César » 10/1/2006 4:22

maya Escreveu:
4- Alguem falou num emprego como segurança.
Um grande emprego de facto!
Estar num sítio sem fazer nada, onde podes passar a tempo a estudar ... e com a mobilidade actual eventualmente a tradar.
Eu tb gostava de um emprgo desses.

Olá Maya!
Depende do tipo de serviço que o segurança faz. Penso que a Maya só deve ter visto um segurança na vida e por sorte esse estava a coça-los! Acredite que não é o caso da generalidade dos seguranças portugueses! É uma profissão de risco que deve ser respeitada como outra qualquer. Embora seja bacharel pelo ISCAP em contabilidade e administração e técnico oficial de contas (com as quotas em dia), optei por ir para segurança privado não porque se trabalha pouco (para isso ia para funcionário público :mrgreen: (outro exagero)) mas sim porque foi a 1ª empresa que me chamou para entrevista e obviamente entrei!
Como já me disseram uma vez: "César não te caíram os tom... por ires para segurança pois não?". :mrgreen:
Maya desculpe lá esta pequena correcção :wink: mas achei um pouco exagerada a ideia de "segurança=fazer nada".
Um abraço! :wink:

p.s- de resto concordei com tudo o que disse! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

Boas

por maya » 10/1/2006 2:12

Xp um conselho:

Por vezes a gente tem de dar cabeçadas, mas se pudermos aprender com as cabeçadas dos outros é melhor. Assim:

1- Estar desempregado não é mau, acaba por ter vantagens....
- Há um livrinho por aí Pai rico, pai pobre que pode ser muito util para quem está desempregado. Especialmente se seguires o conselho do LR de pedir o valor total atribuido pelo fundo de desemprego (se tiveres) para iniciares um negócio.

2- Quanto à escolaridade, sem dúvida que um canudo é importante, sem dúvida que mais uns anos de escolaridade são tb importantes.
Todavia se queres que te diga o que se aprende num curso, na escola etc é pouquissimo comparado com o que poderás aprender por ti. Se quiseres mesmo aprender!
A verdade é que canutos só são importantes para abrir portas, mas podes abrir portas de outra forma!

3- Quanto a fazer do Trading profissão. De facto é uma boa ideia.
Todavia há uma verdade, daquelas brevissimas, que importa teres em consideração:

-Quando entras nos mercados 90% das vezes serás ou um "Pato" ou o "Caçador de Patos" (Isto mesmo que te dediques a AF | Se te dedicares a AT é puro que é assim. | Se não te dedicáres nem a AF nem a AT, então serás um "pato" e mesmo que dissesse que só com muita sorte não serias um "pato" estar-te-ia a mentir!

Pensa: Anda-se 5 anos para tirar um curso, porque é que no trading não se ha-de ter de estudar 5 anos! (Na práctica será necessário estudar, a´te mais que os 5 anos, para fazeres parte dos 10% que têm conseguem ter sucesso.
Mas não é necessário tirares um curso, podes estudar por ti.
Lembra-te sempre é que se dedicam ao trading mentes da mais brilhantes do mundo.

Assim estuda e torna-te um "caçador" de outro modo mais vale "estar quieto" porque serás necessáriamente "pato".

4- Alguem falou num emprego como segurança.
Um grande emprego de facto!
Estar num sítio sem fazer nada, onde podes passar a tempo a estudar ... e com a mobilidade actual eventualmente a tradar.
Eu tb gostava de um emprgo desses.

De qualquer forma, boa sorte par encontrares um emprego, e se for caso disso, para o trading. (Se bem que te aconselhe a nunca estares à espera da sorte no trading... Se o fizeres depender da sorte muito provavelmente estas perdido.

MAs não te canso mais!

Boa Sorte!
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por nunofaustino » 10/1/2006 1:30

Eu nao critico a atitude do Josema (penso que se estivessemos na posicao dele quase todas as pessoas tentariam fazer aquilo que ele fez), mas critico a possibilidade de uma pessoa poder subir de escalao por ter concluido um mestrado que nao ira fazer uso pois vai-se reformar dentro de 5 anos ou menos...

Qto ao problema do XP (o topico eh sobre isto e nao sobre outra coisa qquer), penso que o melhor sera identificar aquilo que queres fazer no futuro (trader, empreendedor, empregado de alguem) e ver o que tens de fazer para conseguir esse objectivo...

Um abraco
Nuno

P.S. concordo com o incognitus... penso que as pessoas ainda n se perceberam que as reformas (e nao so) sao pagas pelos trabalhadores no activo e pelos impostos que todos pagam e que o ritmo de endividamento que Portugal esta a fazer (sem fazer reformas estruturais que aumentem a competetividade) vao fazer que a proxima geracao de reformados esteja dependente dos descontos que faca para uma conta particular e nao para a seguranca social...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], latbal, mjcsreis, nbms2012, PAULOJOAO e 860 visitantes