Caldeirão da Bolsa

Erros e Aprendizagem de 2005 - Carteira para 2006

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 6/1/2006 10:34

Outra coisa, a aposta nas energias renováveis da EDPm em termos financeiros é uma coisa negativa para a EDP e para os consumidores, ainda que seja positiva para o ambiente.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 6/1/2006 10:33

caixademicro,

Saiste positivo de todos os trades efectuados na Europa, porque a Europa esteve completamente eufórica, bastando paciência para se ganhar dinheiro em praticamente qualquer papel.

Saiste negativo de todos os trades no Nasdaq, porque o Nasdaq não esteve eufórico.

Ou seja, a medida do teu sucesso ou insucesso deveu-se totalmente à sorte, pelo que deverias continuar a tentar aprender sobre a actividade das empresas, a sua valorização, etc, e não sobre as técnicas de entrada e saída nos papéis.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Norte ainda ... com BCP a Sul para 6/1

por caixademicro » 6/1/2006 3:14

:arrow: Sai de um call do CAC e fiz uma mais mais valia interessante ... precisava de liquidez para entrar num put do BCP a 0,04 ... 600 euros davam 15000 puts!!! Problemas informáticos da Instituição Bancária não possibilitaram essa compra! Vamos a ver se consigo isso à abertura!!!
:arrow: Reforcei nos Direitos da Sonae ... a 0,43 ... o que equivale a um preço por acção bastante mais baixo do que aquele a que a mesma está a ser negociada!!! A 0,43 dá-me 6,395 por acção ... e naquela altura a mesma estava a ser transacionada a 6,67!!! Vamos a ver o dia de amanhã!!!
:arrow: Este ano tem sido simpático .. e as mais-valias efectuadas em 2 Warrants já dão para o arrendamento de 15 dias no Verão da casa no Algarve!!! :mrgreen:
:arrow: Amanhã (se tivesse liquidez) continuava a apostar na EDP ... e no put do BCP!!! Eu tenho um call do BCP, mas para intra-day amanhã o put vai fazer sucesso!!!

Caixa de Micro

Registado: 29/9/2005 3:24

por vieira » 5/1/2006 12:15

Depois de ter passado uma semana de férias em Londres, regresso e vejo grandes surpresas: Novabase sempre a cair mesmo depois de ter entrado no PSI20, Sonae Industria parece uma montanha russa, etc.

Isto tudo para dizer que durante 2005 também cometi esses mesmos erros. Comprei Sonae Industria e Impresa nas noticias positivas em vez de comprar nas negativas. Resultado: Sonae Industria custo médio de 6,69 € e estão como estão e Impresa custo médio 5,12 € e estão a 4,90 €.

Outro erro que fiz durante 2005: comprar grandes posições para diluir as comissões. Em vez de comprar pequenas parcelas a vários preços, comprava só em uma operação para que as comissões fossem mais diluidas no custo médio. Ora muitas vezes a acção baixava e teria sido preferivel comprar mais abaixo. São dois aspectos a rever.

Para 2006:

Sonae SGPS
SonaeCom
Sonae Industria
Altri
Orey Antunes (por razões pessoais)
Um fundo da energia (possivelmente ML World Energy)

A ter debaixo de olho:
Semapa
Portugal Telecom
Impresa
Jerónimo Martins
Espanholas: BSCH, Telefónica, Enagás, ACS e Tubacex.

Registado: 9/12/2005 18:40

Carteira de 2006

por caixademicro » 5/1/2006 2:02

Mantenho-me a caminhar para Norte ... reforcei no Call do Nasdaq baixando o preço médio ... reforcei nos Calls do Nikkei e do CAC ... e adquiri alguns direitos da SONAE, mas para isso suceder tive que sair de um Call do DAX de uma forma prematura :!: :cry: A mais-valia foi interessante, mas não deixei correr os ganhos :!:
Estou apreensivo com a EDP e a Novabase! A limitação de aumentos de tarifas, é um "rude golpe" para a Empresa ... penso que amanhã vamos ter queda acentuada! Quanto à Novabase, o cenário já foi levantado aqui e começa a fazer sentido ... descer o preço para depois se lançar uma OPA ! Como é que se explica o aparecimento de uma ordem de venda de 10000 a 6,22 no encerramento qd os COF's estavam a 6,28 - 6,29
:shock: :shock: Estou longo na Novabase e começo a ficar preocupado .... o que fazer!
Preciso de conselhos :!: O que fariam no caso da Novabase ... cortavam as perdas :?:

Obrigado pelas respostas ... :!:

Caixa de Micro

Erros e Aprendizagem de 2005 - Carteira para 2006

por caixademicro » 1/1/2006 13:55

2005 foi o ano de iniciação na Bolsa ... muitos erros se cometeram ... principalmente, os erros típicos de "principiantes", não cortar as perdas em tempo útil e não deixar correr os ganhos!

Penso que a paciência é o maior atributo que um trader deve ter, se tivesse tido esse atributo teria saído de quase todos os negócios com saldo positivo! Iniciei-me em 2005 no PSI20, seguidamente estive no IBEX, AEX e CAC (saí positivo de todos os trades efectuados nestes 3 mercados estrangeiros) e posteriormente no Nasdaq (saí sempre negativo)!!!

Tenho feitio de day-trader, mas quero lucros de estar "longo", o que é uma incongruência! :shock:

Aprendi muito com as opiniões de quase todos os membros do Caldeirão e entro em 2006 com algumas máximas que queria partilhar aqui!!! Apesar de algumas já serem "clichés"!!!

:arrow: Só entrar nos primeiros 30 min de Sessão de Bolsa se a ideia for sair durante esses mesmos 30 minutos!!! :mrgreen:

:arrow: Não ir atrás de notícias!!! Exemplo: Compra de Novabase no dia seguinte à divulgação do regresso da mesma ao PSI20. Tenho preço médio de 6,56 e podia ter preço médio de 6,35! Entrava em 2006 com menos 21 cêntimos :shock: no preço médio das acções da Novabase!

:arrow: Acreditar nos fundamentais! Exemplo: Apesar da instabilidade de final de ano na EDP, acredito nesta acção para estar longo! Penso que durante o ano de 2006 atingirá facilmente os 3 euros! É a empresa do sector energético mais barata da Europa e tem apostado nas energias renováveis. :idea:

:arrow: "Não remar contra a maré" ... se o mercado diz que é para baixo, é porque é para baixo e não há nada que possamos fazer para modificar isso!!! O mercado é soberano! Apesar disso tenho esperança que o Nasdaq suba uns pontos até Março para eu sair do meu call sem grandes prejuízos! :wink:

:arrow: Estudar muito bem os Warrants antes de entrar nos mesmos ... são baratos, podem-se comprar muitos (uma tentação), mas o prejuízo pode ser MONSTRUOSO! :(

:arrow: Estudar Análise Técnica. 8-)

Falando agora sobre a minha carteira para 2006:

Continuo a caminhar para Norte ...

Call's sobre o Nasdaq, DAX, Nikkei, CAC e BCP
Novabase
Sonae SGPS
Direitos da Sonae SGPS
EDP

Agradecia comentários e partilha de aprendizagens!!! :P

Bom Ano para Todos!!!

Caixa de Micro

P.S. Apesar de todos os erros cometidos, consegui sair de 2005 bem positivo! :lol:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], Burbano, Crissssx, Esquinas3, Google [Bot], icemetal, iniciado1, jeronimovaldemars, latbal, mjcsreis, PAULOJOAO, SerCyc, slbnnbobadela e 893 visitantes