Caldeirão da Bolsa

Análise Técnica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PLPINTO » 6/1/2006 15:24

Eu tambem não uso indicadores na negociação porque na maioria das vezes dão mais ruido que informação util.
Apenas uso um sistema (trading System) que me informa das inversões ou breakauts junto a suportes e resistências. È aí que se formam os melhores movimentos e à que estar atento a esses valores.

No entanto tens dois indicadores muito comuns para o daytrader que são o Stoch, para apanhar inversões e o MACD para seguir as mudanças de tendência.
O RSI tambem é muito usado mas não é raro ver-se os movimentos continuarem mesmo quando já estão muito esticados, no entanto é util para não entrar no fim do movimento (não utilizar em graficos pequenos, menos de 30 mn). USA APENAS INDICADORES QUE REALMENTE PERCEBAS O QUE FAZEM porque usar um indicador que não se sabe bem o que faz não é nada boa ideia.

Nas medias moveis deves usar periodos de tempo e não numero de velas. No caso do Forex, por exemplo, podes usar uma que apanhe cada mercado (Europa, EUA, Asia) e outra que apanhe um periodo de 24 horas, ou seja, os três mercados. Nas acções, como fecham, uma que apanhe um dia e outra que apanhe 3/5 dias.

Por esse motivo quanto mais pequeno o time frame do grafico maior o numero de velas a contar.

Isto é baseado na minha experiencia de daytrader... para medio/longo prazo existe por aí, no Caldeirão, muito barra nisso que te pode ajudar melhor.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Jooaaoo » 6/1/2006 0:35

É por isto que eu curto esta malta! :mrgreen:

Abraços

Registado: 8/11/2005 11:28

por arnie » 6/1/2006 0:12

do melhor que pode existir para se iniciar em AT

e não só :wink:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 6/1/2006 0:09

para um "rookie"....

aconselho

http://www.pristine.com/

do melhor que pode existir para se iniciar em AT

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jooaaoo » 5/1/2006 22:45

Normalmente a minha estratégia é de curto prazo, mas há-de haver a altura em que terei que investir a Medio Longo prazo!
Fiquei mais esclarecido...............................
Obrigado :lol:

Ulisses, é por estas e por outras que o Caldeirão não pode fechar! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços

por costarios » 5/1/2006 21:10

Com relação à tua dúvida das MMs, os dias variam muito consoante a tua estratégia naquele momento.

Se estás a procura de oportunidades de curto prazo, então o ideal é utilizares prazos mais apertados. Entretanto, se procuras por oportunidades de mais longo prazo, então tens que alargar as suas MMs.

Também varia de acordo com o período que estás a analisar. Não faz sentido utilizar MMs de 5, 14 ou 21 dias num gráfico de 10 anos, por exemplo!

A definição dos prazos das MMs é muito pessoal. Para análises de curto prazo eu sempre uso MMs de 10 dias (duas semanas de pregão) e 24 dias (mais ou menos 1 mês de pregão). Para médio prazo eu uso MMs de 24 dias e de 48 dias. Mas, repito, é algo muito pessoal. Eu gosto de usar estes valores mas outras pessoas podem gostar de outros.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por Jooaaoo » 5/1/2006 20:56

Desde já agradeço-vos a pronta disponibilidade! :wink:
Eu não queria complicar muito, mas acho fundamental, ter a certeza de que, as conclusões que irei tirar, vão ser fundamentadas em dados correctos! Principalmente os dias das MM's! Essa é a minha principal duvida! Neste momento uso de 5 e 21, e não sei se são as mais correctas! Tipo, estou a ver um gráfico de 1 ano, uso mm's de 5/21, mas se tiver a ver um de 10 anos?!ou um de 6 meses, entendem?!

Abraços

por costarios » 5/1/2006 15:16

Estou com o Ulisses e com o Shenron. Para além disso, o Shenron disse uma grande verdade: cuidado com o ruído!

Um bom gráfico em formato de barra, o volume, linhas de suporte, resistência e de tendência, aliado a um dois indicadores técnicos, nomeadamente um indicador do tipo momentum, médias móveis (podem ser utilizadas à vontade! ;) ) e mais algum outro indicador à escolha (talvez algo ligado ao volume) e já tens tudo o que é preciso para fazer uma análise inicial a qualquer título.

Após este "primeiro contacto" podes começar a focar um pouco mais a tua análise (ou não), mas para já isto é mais do que o suficiente. Muito mais para além disso e vais começar a ouvir muito ruído.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por Shenron » 5/1/2006 14:07

Estou com o Ulisses, embora também dê uma olhadela para o MACD. Tudo o resto se não for bem interpretado pode dar muito ruído.

Registado: 15/2/2005 19:02

por Ulisses Pereira » 5/1/2006 13:57

Jooao, se eu te disser que raramente uso um indicador não te chateias comigo? ;)

Por mais estranho que te possa parecer, apenas dou de vez em quando uma olhadela ao RSI para aferir de quão "esticado" possa estar o movimento de um título. Mas isso é apenas uma informação complementar porque toda a minha análise baseia-se apenas em linhas de tendência, suportes e resistências. O mais simples que pode haver :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Análise Técnica

por Jooaaoo » 5/1/2006 11:30

Caros Colegas, gostaria de saber, quais as ferramentas que usam numa análise técnica, ou seja, quais os melhores indicadores...
Estou em fase de iniciação e como tal gostaria de saber as vossas opiniões!

Qual o espaço de tempo que usam nas MM?! eu uso 5 e 21, não sei se são as mais correctas, mas....(varia consoante o espaço de tempo do gráfico?!)
Dos RSI, MACD, CCI, MFI, quais o que consideram "mais importantes" para uma boa análise técnica?!

Abraços

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], Burbano, Crissssx, Esquinas3, Google [Bot], icemetal, iniciado1, jeronimovaldemars, latbal, mjcsreis, PAULOJOAO, SerCyc, slbnnbobadela e 919 visitantes