Caldeirão da Bolsa

Pedido de colaboração : AB7 versus BIG

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 9/1/2006 22:26

(depois da filoxera do Caldeirão, felizmente ultrapassada, estou de volta a este assunto)

Caro pvg80713, essa é tambem uma informação preciosa. Essa dos 20 negocios é pesadelo do trader que paga comissões varíaveis. Como as minhas ordens vão aumentando em valor ao longo dos ultimos anos (fruto, felizmente, da valorização da carteira), tenho que pensar essencialmente nas hipoteses piores, e essa é uma delas.

JAS, obrigado tambem pela tua intervenção. Eu tenho, pensado bastante como tu, até agora, mas começa a ser um bocado ‘obsceno’ o que eu teria poupado se tivesse uma taxa de juro como a da conta á ordem do BIG (tenho dado centenas de ordens de bolsa por ano, e o movimento acaba por provocar saldos médios elevados), e se genericamente as comissões do BIG fossem inferiores ás do AB7.
Não gosto nada de adiantar valores (assim como tu, aliás...) pelo efeito que isso pode ter sobre que nos lê, mas posso-te dizer que a coisa andaria, nos ultimos 3 anos, na casa de umas boas centenas de contos. É claro que agora já percebi que, na verdade nunca poderei quantificar em rigor, por causa das comissões váriaveis do BIG (embora eles digam que o numero médio de negócios por ordem é de 1,54 , se alguem como o pvg80713 diz que já pagou 20 negócios, e mudou do BIG para o AB7, é obvio que vou duvidar seriamente da média ‘oficial’ que nos é vendida pelo BIG) , portanto a duvida vai-se manter.
Relativamente ao teu exemplo (exagerado!) das 1000 ordens por ano, que fariam uma diferença de 2.000 euros/ano em comissões, só concordo se de facto a diferença rapidez/performance entre bancos fôr evidente. Mas neste caso, parece que isso não acontece. Têm um desempenho semelhante, e para um desempenho semelhante, 2.000 euros por ano fazem muita diferença! Até porque movimentar 10.000.000 euros/ano, em 1000 ordens de bolsa, não significa necessáriamente o cumulo da eficiencia na gestão do património, ou seja, podes movimentar uma fortuna, e no fim do ano acabar por ser muito pouco eficiente. Infelizmente este ano, e apesar de eu ter batido a performance do PSI-20, foi o que aconteceu comigo: fui pouco eficiente, fiquei descontente com o meu desempenho, cometido demasiados erros. Por este motivo, a diferença nas comissões e ou na taxa de juro da conta a ordem, ainda se torna mais importante. E acabou por ser isso que despertou este meu interesse em ‘fazer contas’. Porque concluí que este ano, quase 40% da minha valorização iliquida da carteira, ‘esfumou-se’ em comissões (felizmente que eu sempre fiz as contas ao resultado liquido, senão teria tido uma enorme desilusão), e que só o que eu teria recebido de juros a mais no BIG, teria anulado 15% dessas comissões.

Provávelmente acabarei por passar metade do saldo para o BIG, e fazer negocios nos dois bancos, durante algum tempo, para poder fazer uma comparação directa. Deve ser a unica forma de tirar todas as duvidas.

Se mais alguem tiver alguma informação relevante sobre este assunto para partilhar, agradeço!

Registado: 9/12/2002 13:40

re

por JAS » 31/12/2005 14:16

Cali Escreveu:Usando como exemplo este ano que agora termina, concluí que, com o meu saldo médio, com a taxa de juro da conta a ordem do BIG, e com a taxa minima por ordem (5,95 + 2 + 0,04% para o selo = 8,xx €) do BIG, eu teria ganho/economizado, em relação ao AB7, uma pipa de massa (cerca de 2.5% do saldo total da conta titulos).

Quando passámos para a Euronext e as corretoras alteraram as comissões o assunto foi muito discutido por aqui.

Eu disse, e continuo a repetir, que as pequenas diferenças no valor das comissões contam muito pouco em termos de rentabilidade.

Se deres 1000 ordens por ano, de 10.000 euros, estaremos a falar de comissões de 10.400 euros ou de 8.xxx e portanto de um diferencial de 2.000 euros.

Acontece que os 2.000 euros pouco significado terão para quem movimentou 1000x10.000=10.000.000 euros por ano...
Se nas tuas 1000 ordens conseguires ganhar mais 0,01 em apenas 2 delas esses 2.000 euros são anulados...

Portanto tens que pensar que, muito mais importante do que o valor das comissões ou de taxa de juro da conta à ordem, o que interessa é a eficiência e a rapidez.
Muitas vezes não executar um negócio custa-nos muito mais caro do que tudo o resto.

Rapidez na informação (que permita uma facilidade na tua decisão) e eficiência na execução da ordem são os únicos factores que deves ter em conta para escolher a corretora.

Não te posso dar opinião, sobre as diferenças entre o ab7 e a Big, pois só uso o ab7 que actualmente nem está a funcionar mal.
Também uso o Millennium mas é caríssimo em termos de comissões para ordens grandes.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por pvg80713 » 31/12/2005 11:02

Mudei para o AB7 porque para ordens grandes, e por vezes até pequenas, uma transaccção pode ter muitos negócios. Para mim uma vez fiz em 20 negócios.... Portanto estou no AB7. Mas também os estou sempre a criticar quando falham por exemplo quando estao em baixo à segunda de manhã ....

Registado: 19/4/2005 11:11

por Cali » 31/12/2005 1:37

obrigado pela sugestão, dragom. :)

Rastilho, eu tenho estado a usar repetidamente o exemplo da comissão de 5,95 no BIG, precisamente por isso. Só que, reafirmo, a comissão do BIG é variavel na parte relativa á taxa Euronext, enquanto a do AB7 é fixa : 10,40 €. No caso que o dragom referiu, em que pagou a taxa Euronext 4 vezes, aquela ordem custou-lhe mais de 14 € (isto se a comissão base dele foi a 5,95€), o que já não é nada competitivo.

Eu não estou a usar como exemplos as taxas de pequeno investidor ( 3,95 para ordens inferiores a 5.000 € no BIG, ou 8,00 € para ordens inferiores a 10.000€ no AB7), porque raramente tomo, reforço, ou encerro posições com montantes inferiores a 10.000€ , logo , não me podem servir de referencia.

Mais uma vantagem do BIG

por rastilho » 31/12/2005 1:06

Para o teu caso em que fazes bastantes negócios, existe uma vantagem no BIG. Os clientes que efectuem mais de 15 ordens de bolsa por trimestre (quer sejam acções ou warrants), no trimestre a seguir beneficiam automaticamente do Preçário Frequente, em que a comissão fixa para acções passa de 7,95€ para 5,95€.

Quanto às questões que colocas acerca do funcionamento, subscrevo a opinião do dragom em todos os pontos

Cumprimentos
Em bolsa, não é raro fazer quase tudo bem e mesmo assim ter um prejuízo. Agora, fazer quase tudo mal e sair a ganhar...

Registado: 11/3/2005 15:37

por dragom » 31/12/2005 1:02

Em termos de performance é difícil estar a classificar um em detrimento do outro. Digamos que são diferentes mas se complementam. A conta no BIG é recente (meio ano) e abria com idéia de mudar (na altura o AB7 andava com a mania irritante de não estar disponível às 8h00 em vários dias), mas depois acabei por dividir a carteira e uso os dois.

O BIG é mais rápido na introdução de ordens, e isso nos turbos ajuda, mas a diferença para o AB7 já não é relevante em ordens de acções.

A minha experiência com as taxas Euronext nas ordens do BIG não devem servir de exemplo porque só foram seis, mas pode ser um aviso a ter cautela.

Além de que a experiência própria é sempre a melhor. porque não abres uma conta e experimentas durante algum tempo? Se comprares o Kit do Investidor na Fnac, ganhas logo 50 € (custa 50 e tem um cupão no valor de 100 para usar na abertura de conta), o que já é uma boa rentabilidade... :)

Registado: 27/10/2005 23:06

por Cali » 31/12/2005 0:44

thanks. Então como classificarias os dois sites, em termos de performance e preços?
Repara o meu dilema: eu andei um bocado desatento durante muito tempo. Tenho um saldo elevado na conta titulos, e faço (ou pelo menos tenho feito) centenas de ordens por ano (quero ver se começo a partir de 2006 a controlar-me mais um bocado, e arranjar uma carteira mais estável).
Usando como exemplo este ano que agora termina, concluí que, com o meu saldo médio, com a taxa de juro da conta a ordem do BIG, e com a taxa minima por ordem (5,95 + 2 + 0,04% para o selo = 8,xx €) do BIG, eu teria ganho/economizado, em relação ao AB7, uma pipa de massa (cerca de 2.5% do saldo total da conta titulos).

É claro que, se conforme dizes, mais de metade das ordens no BIG acabam por sair iguais ou mais caras do que as do AB7, a coisa ameniza-se, e sobra apenas o motivo da taxa de juro, mas ainda assim, nada de desprezar, se a plataforma do BIG é assim tão eficiente.

por dragom » 31/12/2005 0:01

Como uso o BIG mais para warrants, a experiência com as taxas tem sido simpática. Só me aconteceu uma vez numa ordem.

Com acções foi diferente. Nos últimos 6 meses fiz seis ordens no BIG e em quatro as taxas da Euronext foram superiores (três em duas operações e uma em quatro).

Cumps

por Cali » 30/12/2005 23:06

muito obrigado! A tua opinião, enquanto utilizador dos dois bancos, foi muito util. 8-)

As comissões que referiste, são, no AB7 para ordens inferiores a 10.000 €, e no BIG, para traders considerados não frequentes.

Podes adiantar-me, caso saibas, que percentagem de negocios te foram cobrados, no BIG, com taxa de Euronext superior a 2€ (portanto, com mais do que um negocio)?

por dragom » 30/12/2005 21:50

Viva,

Eu utilizo diariamente os dois, AB7 e Big. O AB7 utilizo essencialmente para investimento em acções e fundos (tem muito mais disponíveis que o Big), e o Big para warrants.

Quanto às tuas questões:

- Até que ponto a plataforma deles é eficiente, fiável, fácil de navegar?

Acho a plataforma mais fácil de navegar e mais rápida.

- Ficam pendurados com frequencia?

Nunca fiquei. Uma vantagem do BIG é que o tempo de timeout é muito superior ao AB7 (é irritante estar sempre a fazer login).

- As ordens demoram a entrar?

É praticamente idêntico.

- A navegação é complicada? Quantos ecrans tem que percorrer para conseguir inserir uma ordem, a partir do ecran de cotações?

A navegação é muito fácil, e mais rápida. Insere-se uma ordem com um ecrân adicional do ecrân de cotações. É mais rápida a introdução.

- E, o principal: afinal quanto pagam, em média, por uma ordem ? São os 5,95€ + 2€ + selo = 8,xx € ? Ou acabam por pagar não os 2€ da euronext, mas sim 4 ou 6, porque por azar a vossa ordem foi executada em duas ou 3 tranches?

O custo é 8,19 no BIG e de 8,32 no AB7. Mas atenção que a vantagem do AB7 é que são 8,32 fixos independentemente do número de operações que tenham d e ser feitas. No BIG os 2 € por operação aplicam-se.

Tenho utilizado os dois por facilidade em "arrumação" dos investimentos / carteiras. E porque no AB7 há muito mais disponibilidade de fundos, e no BIG muito mais facilidade e informação com warrants. O número de acções disponíveis (principalmente NYSE e Nasdaq) é também superior no BIG.

Espero ter ajudado.

Cumps e Bom Ano

Pedido de colaboração : AB7 versus BIG

por Cali » 30/12/2005 21:29

Caros colegas 'investiculadores',

como alguns sabem, é raro escrever por aqui, pois sempre dediquei o meu (já parco) tempo a outro forum menos concorrido que este.

Mas,porque este assunto tem mais hipoteses de ter um maior conjunto de respostas aqui do que lá, optei por vir aqui pedir a vossa ajuda.

Sou cliente do AB7 há bastantes anos (logo desde o inicio) e nunca de lá saí, especialmente por inércia. Cheguei a abrir conta no BIG, como ideias de mudar, e depois... não mudei.

Tem que ver acima de tudo com o facto de conhecer a navegação e a performance do AB7 já de olhos fechados, e pelo facto de não estar á vontade no trabalho, para o trading durante o dia, não querer arriscar num site novo e que desconheço. Eu insiro ordens e consulto cotações no AB7 a partir de uma janela com 2 ou 3 cms de altura, porque tenho que ser discreto. Não sei se consigo isso no BIG.

Contudo, hoje ao fazer as contas finais do ano em termos de mais valias e custos de comissões, acabei por voltar a pensar no assunto da mudança, visto que as condições de preçario do AB7 são bastante menos favoraveis que as do BIG, especialmente no que respeita á taxa de juro da conta á ordem, que só por si permite pagar uma parte substancial das comissões, enquanto a do AB7 é practicamente zero.

Depois temos as comissões :

Actualmente o AB7 baixou as comissões para o trader frequente, e cobra sempre 10,40 euros (taxa banco + selo + taxa Euronext) por ordens acima de 10000 €, e 8 € para ordens < 10000€.

Segundo percebi, o BIG cobra 5,95€ para ordens acima de 5000 € , mas não incluem a taxa da euronext, que é de 2€ por negocio, sendo que apenas referem que a média é 1,54 negocios por ordem, o que me deixa mais o menos na mesma.

O que eu pretendia que os clientes BIG me dissessem é o seguinte:

- Até que ponto a plataforma deles é eficiente, fiável, fácil de navegar?
- Ficam pendurados com frequencia?
- As ordens demoram a entrar?
- A navegação é complicada? Quantos ecrans tem que percorrer para conseguir inserir uma ordem, a partir do ecran de cotações?
- E, o principal: afinal quanto pagam, em média, por uma ordem ? São os 5,95€ + 2€ + selo = 8,xx € ? Ou acabam por pagar não os 2€ da euronext, mas sim 4 ou 6, porque por azar a vossa ordem foi executada em duas ou 3 tranches?

Um obrigado antecipado pela vossa atenção e respostas, e um ano novo cheio de saude e mais-valias!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69 e 871 visitantes