Caldeirão da Bolsa

Bolas ainda dizem os nossos pseudo empresário que nós somos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rui12ld » 30/12/2005 21:57

Não percebo como é que alguem ainda coloca a questão se a instituição de um salario minimo provoca mais desemprego ou não!? Então essas bases económicas não existem? Vamos lá rever a 1ª ou 2ª aula de economia na faculdade, vamos lá abrir o caderninho.

A utilidade a nível macro da existência de um salario minimo não só é nula como é prejudicial.
O mesmo acontece com códigos de trabalho rijos e outras balelas que só servem para atirar areia para os olhos dos mais desfavorecidos.

Abraço

Devastador: Sobre os Func. Públicos já muito se discutiu aqui no CB (professores também), como sabemos há pessoas de uma competência extraordinária na administração pública (se me permite disser essencialmente a níveis superiores) mas mudar a imagem perante a opinião pública compete aos mesmos e somente a eles.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 400
Registado: 4/2/2004 19:57
Localização: Lisboa

por devastador » 30/12/2005 21:38

Se no estado se ganha mais, aconselho aqueles que se sentem prejudicados a virem para o estado... :shock:
Não vão porque isso não é verdade!!!
Quanto aos impostos, os milhões que não são pagos ao estado não são de certeza da responsabilidade dos funcionários públicos!!!
Se não houvesse salário mínimo ainda teríamos certos "empresários" e pagar bem menos do que o valor a que são obrigados.
Quanto ao salário mínimo criar desemprego, nem merece comentário...Alguém terá de fazer o serviço!!!
Relativamente às reformas, não são só os funcionários públicos que se reformam!!! A reforma média nacional espelha bem a desigualdade social que há em Portugal...

O que está aqui em questão é determinada postura em relação ao salário mínimo. O resto já foi analisado e debatido.
Aconselho a leitura de:
http://resistir.info/portugal/portugal_ ... arios.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

por daviddias » 30/12/2005 20:58

a mim smp me ensinaram: se tas num sitio e achas k nao tas a ganhar o sufeciente basta ires ao teu patrao e dizeres k keres mais; aí ha duas alternativas, ou ele aceita ou nao, se aceitar bom, senao aceitar mt bem, vais para outro lado onde te vais desenrascar melhor e ganhar mais.. principalmente, pq se és bom, tb te consegues desenrascar sozinho..

alem disso, nao eskecer, trabalho ha mt.. empregos é k nao..
 
Mensagens: 418
Registado: 1/2/2005 19:30

por Incognitus » 30/12/2005 20:51

Temos o exemplo da Espanha, que está a crescer e a repartir o lucro por aqueles que menos ganham. Em Portugal reparte-se o pouco dinheiro que se tem por aqueles que mais ganham


Não é bem assim. Em Portugal aqueles que menos ganham estão a pagar impostos para entregar aqueles que mais ganham (em média).

Ou seja, os salários são superiores no Estado em relação ao sector privado.

Quanto à questão do salário mínimo o que o Rui12d queria dizer é que a instituição de um salário mínimo não eleva o rendimento das pessoas. Aquelas que seriam contratadas abaixo do salário mínimo simplesmente não são contratadas, ou seja, o salário mínimo cria desemprego. (esta é a visão económica, eu não sei se concordo com ela...).

Já agora, deixo aqui este meu tópico engraçado sobre as reformas em Espanha e Portugal (as coisas não são inteiramente comparáveis, mas já dá uma ideia) ...

A reforma média em Espanha está nos 688 Euros.

A reforma média daqueles que se reformam hoje no Estado português, está nos 1539 Euros ...

E, mesmo tendo em conta os reformados do passado, a reforma média dos aposentados do Estado português em princípio é superior à reforma média espanhola ... ou seja, estava em 2003 nos 1035 Euros!

Não é difícil ver porque é que Espanha tem um superávit orçamental e Portugal tem um horroroso déficit. Este é um de (muitos) motivos.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por LuisFTAntunes » 30/12/2005 20:36

A realidade por mim presenciada é quanto menor o salário menor a produtividade.

Na minha zona existe a cultura da hora extraordinária para melhorar o cheque ao fim do mês e é claro quando mais se folga ou atrofia o trabalho durante o dia de trabalho normal mais horas extraordinárias serão precisas fazer.

E mais, o trabalhador honesto e responsável que dá o seu máximo á Empresa fica sem amigos dentro da mesma é marginalizado e vítima de siladas pra denegrir a sua imagem perante o seu chefe. Acabando ser por ironia das ironias, despedido.
Eu conheço um caso assim.

O resultado disto tudo é o inverso do que seria esperado, o mais popular e mais protegido de todos de entre os colegas é o que consegue fazer quase nada dando a imagem ao chefe que faz o seu máximo.
Avança na razão e pondera na emoção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 20/12/2004 17:11
Localização: Alcobaça "Dê lugar ao Amor"

Estou escandalizado

por devastador » 30/12/2005 20:16

Descobri agora que o salário mínimo não é aumentado porque assim trabalhavam menos!!!
:shock: :shock:
É por estas e por outras que a nossa sociedade está cada vez mais desigual...
É que quem ganha o salário mínimo não se pode SENTAR numa cadeirinha a olhar para o computador, a ver se ganha um bom dinheiro SEM trabalho. Quem ganha salário mínimo não se pode dar ao luxo de "brincar" com o dinheiro, ou seja, de o perder...
Quanto ao país andar, ele anda quando tem bons investidores, bons gestores, bons administradores, ou seja, um sector privado sem MEDO de investir no próprio país e ainda capaz de optimizar os seus investimentos. Com um bom tecido empresarial o Estado terá dinheiro para investir na educação, saúde, justiça, segurança, etc. Temos o exemplo da Espanha, que está a crescer e a repartir o lucro por aqueles que menos ganham. Em Portugal reparte-se o pouco dinheiro que se tem por aqueles que mais ganham.
Nas grandes empresas internacionais localizadas em Portugal, os trabalhadores portugueses apresentam níveis de produtividade superiores aos dos restantes colegas que trabalham em empresas do mesmo grupo. Mas aí temos bons gestores e temos bons salários, ou seja, investe-se no trabalhador. Mas cá em Portugal ainda há quem pense que quanto maior o salário menor o empenho do trabalhador!!!
Uma boa leitura:
http://resistir.info/portugal/portugal_ ... arios.html

A todos uma boa passagem de ano.
Os que trabalham pouco, ficam em casa, pois não têm 75 euros para irem a um restaurante no último dia do ano. Os que trabalham muito vão de férias para o Brasil e depois pagam as férias a prestações.
É este o espelho do país...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

por Rui12ld » 30/12/2005 19:38

Significa exactamente o que escrei em cima.
O desperdicio acontece quando se traça uma qq linha acima do ponto de equilibrio na curva da oferta e da procura, fica ali um pequeno traingulo que é desperdicio.
Perde-se para sempre.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 400
Registado: 4/2/2004 19:57
Localização: Lisboa

por bmiguelmf » 30/12/2005 18:46

Muito bonito, mas isso significa o quê?
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

por Rui12ld » 30/12/2005 17:52

O salário mínimo é um atrofio ao desenvolvimento económico que só por si provoca desemprego.
Ninguém que perceba um pouco de economia pode defender a instituição de um salário mínimo (estuda-se a curva da oferta e a curva da procura na universidade na 2ª ou 3ª aula de economia).
È uma medida de fachada que como outras como por exemplo a instituição de rendas maxímas etc são vendidas com um laço de aplicação social mas que apenas servem para criar desperdício no produto nacional.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 400
Registado: 4/2/2004 19:57
Localização: Lisboa

por bmiguelmf » 30/12/2005 17:34

Resina pensa melhor no que dizes.

Então achas que a minha mãe com 4 filhos não deve ver o salário aumentado depois de estar a trabalhar mais de 10 anos na mesma empresa.

E que tal a minha vizinha que ganha uns 70 contos, como é que ela paga a luz agua casa alimentos e outras tantas coisas opa vocês falam é de boca cheia!!!

Queria ver se tu te visses com uns trocados para o resto do mês o que fazias, não é por uns não quererem trabalhar que o resto do pais deve ser penalizado!


Abraços!
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

por Resina » 30/12/2005 16:28

Se o salario minimo nacional fosse aumentado, faziam menos do que fazem agora! Não é com aumentos que o pais anda, o país anda é com trabalho e muito esforço, e mais de metade do povo portugues nao o quer ter!
Feliz 2006 para todos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por costarios » 30/12/2005 15:30

Vic, o grande "dilema" é que quando aumentam os salários, os empresários dizem que os portugueses tornam-se ainda menos competitivos face aos outros trabalhadores europeus, nomeadamente os do leste.

Entretanto, se o salário é mantido lá embaixo, os sindicatos e os trabalhadores dizem que somos pouco competitivos pq temos salários baixos e, consequentemente, baixa motivação para o trabalho.

E agora? :?:
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 418
Registado: 16/10/2003 9:41
Localização: LISBOA

Bolas ainda dizem os nossos pseudo empresário que nós somos

por Vic » 30/12/2005 14:57

pouco competitivos, tambem por causa dos elevados salários!!!

Madri, 30 - O governo da Espanha anunciou um reajuste de 5,4% no salário mínimo, de EUR 513 para EUR 540 mensais. A vice-primeira-ministra Maria Teresa Fernandez de la Vega disse a jornalistas que o aumento, o terceiro desde que o Partido Socialista assumiu o governo, em 2004, é parte do cumprimento da promessa de elevar o mínimo a EUR 600 mensais até 2008.
 
Mensagens: 1153
Registado: 5/11/2002 1:17

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], mjcsreis, PAULOJOAO e 889 visitantes