Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2005 - Mês 12 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bull Market, sim, mas no último estertor... :o)

por leprechaun » 10/1/2006 3:58

JAS Escreveu:Espero que regresses depressa às bolsas e que, finalmente, acredites que estamos num Bull Market...

...olha o pilim!!! :shock:

Cuidado, ó JAS!

Olha que 2006 NÃO vai ser pêra doce como 2005! Nessa altura, desde finais de Abril foi praticamente sempre a subir, em especial nos índices europeus, já que os americanos até estiveram mais a marcar passo do que a avançar. Ou seja, jogaram no meio campo e à defesa, mas lá marcaram um golito... e viva o velho!

Quanto ao DAX, embora eu favoreça mais o cenário dos 61,8% - ou seja, um topo por volta dos 5900 pontos - ele também pode ficar só pelos 5600 e até tem mostrado uma debilidade acentuada estes últimos dias. É certo que pode estar apenas a tomar fôlego para o próximo voo, mas deixo aqui um gráfico, válido para o curto prazo, que parece indicar uma correcção iminente, na qual aposto a todo o gás!

Nesse gráfico, compara-se o período actual de subidas, desde 28 de Outubro, com as 52 sessões de alta praticamente um ano antes. Ora estamos mesmo quase em cima desse número, agora!

Para juntar um pouco mais de suspense, hoje a Ásia acordou mal disposta e o Nikkei cai a pique, enquanto os futuros americanos se encontram bastante avermelhados... atenção aos call... cuidado! :roll:

Pessoalmente, resolvi entrar já em warrants put com maturidade em Março, pois tenho mesmo de arriscar ou não me safo de todo! É ousar e vencer ou hesitar e perder... e eu sou atrevido até ao umbigo! :P

Deveras, vou arriscar bastante mais este ano e as quedas, pela sua natureza normalmente mais brusca ou acentuada que as subidas, favorecem perfeitamente o risco em entradas curtas... e o gnomo vai à luta! :mrgreen:

Assim sendo, estamos em lados opostos... para já! Ah, mas sem esquecer que o mês de Janeiro é, globalmente, positivo para os mercados. Além do mais, ainda não chegámos aos 1300 no S&P nem aos 1800 no NDX e parece-me que eles deve lá ir... rapidamente!

Depois... humm... é que talvez uma barreira intransponível se erga e os moços tenham de fazer o caminho de volta... 1200, 1100... 1700, 1600, 1500... sabe-se lá onde terminarão o ano! Previsivelmente, BASTANTE abaixo do ponto onde o iniciaram, mas reservo números mais concretos para o novo concurso do Cem...

...'bora lá ganhar vintém!!! :lol:

Vaidoso como ninguém...

Rui leprechaun

(...e assertivo também! :))
Anexos
DAX.gif
DAX.gif (21.93 KiB) Visualizado 956 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por Resina » 9/1/2006 23:44

Eu não me afeico-o! Devia-me ter afeiçoado a Edp, e agora estaria bem mais "rico".....
... de espirito! Ha acções que se usam e voltam-se a usar e tambem ha mulher que se usa e volta-se a usar! E tambem que só se usam uma vez porque não prestam!
Apenas estou a brincar, Scpnuno não leve isso como uma ofensa, assim como a pata! Cumps!

Registado: 9/11/2005 17:56

por scpnuno » 9/1/2006 23:34

Mal daqueles que se afeiçoam ás acções, afinal elas nem são mulheres nem carros

Bem, esta frase "brilhante" mereçe como resposta que os Turbos são para usar e deitar fora, tal como os lenços de papel ou ..os homens. :mrgreen:

Que diacho!! O pessoal aqui ainda não aprendeu a não falar de forma depreciativa das mulheres?? Vou fazer queixa á Tia Pata, ai vou, vou

Registado: 6/11/2004 17:26

por Braganext » 9/1/2006 23:29

Valves.

Comigo funcionou ao contrário. Fui á OPV da Sonae.com, como deves imaginar levei um rombo uns meses depois, mas tarde foi a "vingança" e voltei outra vez lá agora. a ver vamos...
Em bolsa não pode haver esse sentimento. Mal daqueles que se afeiçoam ás acções, afinal elas nem são mulheres nem carros :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por Resina » 9/1/2006 23:27

eu já tenho azia a alguns, por isso o jas tambem deverá ter!

Registado: 9/11/2005 17:56

por valves » 9/1/2006 23:21

Dá me ideia que entre o JAS e os titulos Sonae existem azias antigas :mrgreen: quem sabe tenha tido alguns trades perdedores isto na bolsa ganham se amores e odios aos titulos como se fossem pessoas :mrgreen:

Abraços
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re

por JAS » 9/1/2006 23:17

fproenca Escreveu:Este ano fica na história como tendo sido um ano em que a maioria dos indices tiveram mais periodos de lateralização do que é habitual, bem como na maior parte do tempo esteveram abaixo da linha de água (negativos em relação à cotação do inicio do ano), outra coisa curiosa foi conseguir 84,61% contra os 13,40% do PSI quando práticamente só entras longo.

Mas não te esqueças que eu ando no DAX, ao contrário de vocês que preferem os States, e ele não andou em grandes lateralizações pois valorizou-se 27% em 2005.

Espero que regresses depressa às bolsas e que, finalmente, acredites que estamos num Bull Market...

Um abraço
JAS
-----------------------------------
Braganext Escreveu:Confirmo a coerência mas acho que existe também muito de teimosia e alguma carga politica na forma como é avesso ás acções do Sr. Belmiro de Azevedo, que nos últimos anos tiveram por si só valorizações superiores aos ganhos do que investiu em acções na sua carteira.

Não tem nada de carga política.
Mas é por isso que ele está mais rico do que eu.

E tu, que terás investido nessas acçõeszinhas, estarás mais rico do que ele se é que ele não vendeu quando tu compraste ou ele comprou quando tu vendeste...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Braganext » 9/1/2006 22:42

Tamém faço um acompanhmento da carteita JAS e confirmo a coerência com que negoceia e a habilidade com que prevê as variações, para alem da forma como consegue integrar um Global BullMArket na oportunidade de entrada nos titulos mas fundamentalmente nos TW do DAX. Confirmo a coerência mas acho que existe também muito de teimosia e alguma carga politica na forma como é avesso ás acções do Sr. Belmiro de Azevedo, que nos últimos anos tiveram por si só valorizações superiores aos ganhos do que investiu em acções na sua carteira. Este "jump" EDP fácil de prever face ás sucessivas noticias que foram saindo também passou ao lado e sem explicação. É evidente que não tem de explicar nem teria até de forma alguma de publicar carteira mas fica qualquer coisa no ar.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por fproenca » 9/1/2006 21:37

Olá,

Tal como tinha dito anteriormente, tive que me ausentar das bolsas, voltei agora para ver como andavam as coisas e como tal também não podia deixar de destacar o JAS elegendo-o como o "investidor do ano".

O maior destaque não vai para a rentabilidade, mas sim para a coragem, determinaçãoe persistência de te expôres nos bons e maus momentos bolsistas, não deve ter sido fácil continuar a acreditar nos momentos menos bons.

Este ano fica na história como tendo sido um ano em que a maioria dos indices tiveram mais periodos de lateralização do que é habitual, bem como na maior parte do tempo esteveram abaixo da linha de água (negativos em relação à cotação do inicio do ano), outra coisa curiosa foi conseguir 84,61% contra os 13,40% do PSI quando práticamente só entras longo.

Dou-te os meus parabéns, na expectativa que continues por cá com a mesma força, mesmo que a rentabilidade seja menor.

Abraço,
fproenca
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

agradecimentos

por JAS » 5/1/2006 2:07

scpnuno Escreveu:Quem conseguiu não rir quando eu perguntei o que é o strike? Warrants pagam dividendos? Quem é o subjacente (pensei que era o Deus dos warrants)

Este "bug" do Caldeirão não me permitiu agradecer mais cedo esta amável sucessão de posts.
Referi apenas esta pois fartei-me de rir com o "subjacente" Deus dos Warrants...

Bom Ano para todos.

JAS

Parabéns

por Barra » 31/12/2005 19:04

Realmente, temos todos que nos vergar a esta rentabilidade da carteira do JAS.

Digo todos, porque foi o único que diáriamente nos justificou as compras e vendas, até atingir 86% de rentabilidade.

Muitos parabéns !!!

Já agora quais as rentabilidades dos principais indíces? e dos fundos mais agressivos?

Ficaram muito aquém, essa é que é a grande verdade inalterável. Devía corar de inveja a maioria das casas de investimento.

Registado: 19/10/2004 19:26

por nunes » 31/12/2005 13:25

Parabéns pelo sucesso e, como já referido, pela dedicação à manutenção do tópico. Feliz 2006. 8-)
Cumprimentos,

nunes

Registado: 9/4/2005 12:40

por semprefrio » 31/12/2005 12:47

Grande resultado. Os meus parabéns, venerável JAS. :mrgreen:
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes

Registado: 31/12/2003 21:12

trader of the year??

por Menor_Valia » 31/12/2005 10:59

Saudações!!

Alio-me aos colegas que me precederam nos votos de parabéns pelo fascinio que a sua carteira exerce sobre nós!! :)

A propósito... algum participante do forum conseguiu arrebatar o titulo de "trader of the year" ao ilustrissimo colega JAS, durante o ano 2005?

Um abraço,

JR

P.S.- O titulo é concedido pela rentabilidade em bolsa e não pelo nº de transacções efectuadas. :wink:

Registado: 3/12/2005 16:58

por valves » 30/12/2005 23:48

e não foi aos 100% teve lá perto mas não foi ... para o ano tem que se fazer um acompanhamento especial em Dezembro para termos a carteira nos três digitos :mrgreen:

Abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por scpnuno » 30/12/2005 23:26

Não posso concordar mais, Cali. Este é um post especial no Caldeirão.

Alias, no fim deste ano em que realmente comecei a participar no caldeirão, não podia deixar de fazer os meus agradecimentos. A tudo o que aqui aprendi, ao que todos partilharam. A colegas "especiais", que duma forma ou de outra me marcaram, que mencionei no post do Natal. E a "carteira do Jas" é o post certo para isto, porque um lugar muito especial nos meus agradecimentos é para o Jas. Para este colega especial, com um sentido de humor incrivél, uma paciencia sem fim, uma disponibilidade total para toda a gente. Que não distingue quem investe 500 de quem investe 50.000 - só se fala em percentagens. Que não distingue quem pensa que sabe tudo, de quem nada sabe. De uma delicadeza, uma educação, que muito dificilmente ofenderá alguém. Um lugar especial no meu coração está guardado para quem me ensinou quase tudo o que sei de warrants e turbo warrants - o Jas e o Bullpower. Quem conseguiu não rir quando eu perguntei o que é o strike? Warrants pagam dividendos? Quem é o subjacente (pensei que era o Deus dos warrants :mrgreen: ). Hoje, quando estou quase a perder a paciencia com alguem, lembro-me que comigo nunca perderam.

Invejo a rentabilidade do Jas (todos invejamos um bocadinho :twisted: ) mas, sinceramente, tenho muito mais inveja do estatuto que ele tem - o mais querido, simpatico e "ensinador" colega que se pode desejar. Quando for grande (isto vai ser muuuuito dificil), quero ser como tu, Jas :oops:

Aqui fica o meu obrigado publico pela carteira, pelos posts sempre bem dispostos (até os dos malfadados selos) e pelas horas de café que eu não troco por nada. Parabens e espero de hoje a um ano estar a falar de uma carteira com mais de 100%

A todos, Feliz Ano Novo e que 2006 traga mais carteiras como a do Jas

Abraços

Registado: 6/11/2004 17:26

por Cali » 30/12/2005 23:02

acompanhei-te o ano inteiro. Foste aliás, e a grande maioria das vezes, o principal motivo de curiosidade que me trouxe aqui. Tive tempo para ler as tuas decisões de compra e venda em acções, e tenho que concordar que foste quase brilhante. Duas ou três decisões menos boas deram-te um rombo na rentabilidade em acções (o caso mais flagrante foi a Altri, sem duvida), mas mesmo assim, os teus resultado no PSI, e apenas em meia duzia de acções, envergonham-me.

Muitos parabens, Jas! Pelos resultados, pela coerencia, pela persistencia!

Aguardo pelos teus 120% no proximo ano. :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

por Dark » 30/12/2005 21:54

JAS,

Só tenho que tirar-te o meu chapéu e dar-te os parabéns.
Para lá da rentabilidade conseguida, a forma como mantiveste o tópico todo o ano, é de louvar.

Um bom ano de 2006 para ti e para a carteira :P
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Carteira JAS*2005 - Mês 12 - dia 30 - Capital X

por JAS » 30/12/2005 21:17

JAS em 03/Jan/2005 Escreveu:ESTRATÉGIA
Aposto numa continuação do Bull Market pelo que assumirei predominantemente posições longas.

Em acções, limitar-me-ei ao nosso PSI, e os investimentos serão essencialmente nos títulos que conheço bem (BCP - BPI - JMT - PTC - PTM - SEM)
Eventualmente estender-se-ão pontualmente a algumas Small Caps (COR - TDU – LIG – IBS) que normalmente acompanho.

No BPI andei muito pouco mas em compensação meti-me na recém chegada ALTR e também na velha e defensiva BRI.
Nas Small Caps nem entrei em nenhuma.

JAS em 03/Jan/2005 Escreveu:Assumo novamente que vou ter uma “carteira de Alto Risco” com uma elevada componente em Warrants.
Nestes produtos os activos subjacentes serão como de costume a PTC e mais assiduamente o DAX.
No médio prazo a posição em warrants será evidentemente em calls.
No curto prazo ou mais propriamente no intraday poderá ser calls ou puts.

Por norma a Carteira deverá ter uma composição do tipo:
- Acções 45%
- Warrants 45%
- Cash 10%

Mas logo no início do ano resolvi reduzir o risco e limitar mais a componente de W's.
E entusiasmei-me muito mais com os turbo Warrants do DAX do que com os W's da PTC...

Em média, e sem fazer grandes contas, estimo que tenha tido uma composição média do tipo:
Acções=75%
Turbos Warrants=10%
Cash 10%

Rentabilidades:
O ano terminou em baixa e eu falhei o meu objectivo dos 10%/mês.
(mesmo se descontasse os 2 meses em que, por afazeres profissionais, andei meio fora da bolsa...)

Mas não me posso queixar...84,61% não é nada mau.
Com a composição média indicada isto quer dizer que os trades em acções terão rendido 60%, mais ou menos, os warrants cerca de 400%.

Movimentos do Dia:

DAX
Os States sempre influenciaram a Europa e o trade correu evidentemente mal.
A venda que fiz logo após a abertura, fechando o trade do 7731C a 0,77 até me tinha limitado as perdas.
O erro maior foi ter reentrado nele pouco tempo depois a 0,79-0,77, ainda ter reforçado a 0,49, e ter acabado por sair a 0,41.
No 7729C não me precipitei tanto embora também feito vendas logo no ínicio a 1,26 e recomprado outra vez a 1,26-1,25.
Pelo menos fiquei com eles para o ano...

BRI
Se a encarava como uma mera aplicação do dinheiro rendeu bastante bem...
Fechei o trade a 7,12.

JMT
Meti uma ordem de compra a 12,73, venderam-me só algumas, e... levei com o resto a 12,70 no fecho.
Sempre poupei uns centimos.
A posição transita para o ano que vem.

ALTRI
Embora tenha reduzido ligeiramente a posição, com vendas a 3,05, também fica em carteira para 2006.

SEM
Reforcei a posição, com compras a 6,80-6,81, e atingiu os 15% na Carteira.

Para proceder à transição da Carteira para 2006, em que ela aparecerá com outro Capital X e com a rentabilidade posta a zero, terei que proceder ao movimento final de "venda fictícia à cotação de fecho".
Como, neste caso, a venda é considerada "sem comissões", hoje o break point já não as considera.
E, para bater certinho, a carteira de 2006 irá considerar a compra dos mesmos títulos à cotação de hoje e igualmente sem comissões.

UM BOM ANO DE 2006.

JAS
Anexos
cart 12-30.png
cart 12-30.png (65.68 KiB) Visualizado 2001 vezes

Carteira JAS*2005 - Mês 12 - dia 29 - Capital X

por JAS » 29/12/2005 23:40

A Carteira fez um novo máximo anual .
Mas se amanhã a Europa copiar os States não sei se este máximo chega ao fim do ano em boas condições...

DAX
Para o penúltimo dia resolvi apostar um pouquinho mais em TW's.
Reforço no 7729C, antes de tempo, a 1,56 e 1,55.
Compra do 7731C a 1,05 e 0,92.
Fiquei com eles para amanhã pois a tarde de hoje não correu de feição.

JMT
Para preparar a transição da carteira para o ano que vem, e uma vez que tenciono desinvestir parte dos lucros, tenho que aumentar a liquidez.
Umas vendas a 12,78 e 12,80 sem afectar a posição base que tenho mantido.

ALTR
Uma pequena compra a 2,03 só para limpar cof's.

JAS
Anexos
cart 12-29.png
cart 12-29.png (41.12 KiB) Visualizado 2210 vezes

Re: jmt

por JAS » 29/12/2005 1:27

jvalentim Escreveu:Agora a sério, achas que poderá ter algum significado aquela passagem após o fecho da sessão?

Eu acho que a conduziram ao valor 12,70 em fecho exactamente para fazerem a passagem a esse valor.
Às vezes há que equilibrar lucros/prejuizos entre várias empresas e o valor a que é feita a passagem pode ter interesse em termos de impostos.

Um abraço,
JAS

jmt

por jvalentim » 28/12/2005 20:48

Boas Jas

E ainda aproveitei o fecho a 12,70 para comprar mais.

Por acaso não foste o autor daquela passagem de 40000 que ocorreu após o fecho. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora a sério, achas que poderá ter algum significado aquela passagem após o fecho da sessão?

Cumprimentos e BN

Ps1- Detenho posição na JMT
Ps2- Parabéns pela rentabilidade da tua carteira

Registado: 5/4/2004 18:31

Carteira JAS*2005 - Mês 12 - dia 28 - Capital X

por JAS » 28/12/2005 18:50

Um dia morno nos mercados mas com a Carteira a fazer um novo máximo anual graças ao santo DAX...

DAX
Depois do mau fecho de ontem dos States até fiquei surpreendido por ver o DAX hoje a subir.
Vendi o call a 1,45 e 1,50 e fechei o trade com um bom lucro.
À tarde, depois da correcção, resolvi reentrar a 1,45 e fica para amanhã.

JMT
Hoje deu para todos os gostos.
Compras na zona dos 12,68-12,72 e vendas desde os 12,73 até aos 12,80.
E ainda aproveitei o fecho a 12,70 para comprar mais.
A posição foi razoavelmente aumentada e voltou aos 30% da carteira.

SEM
Passei o dia a acumular nos 6,79-6,80.
Ver se é desta que consigo uma posição da ordem dos 15%.

PTC
Quase que não mexeu e eu vendi o put a 0,21 encerrando este pequeno trade.

------------------------------------
Vieira Escreveu:Afinal aquela venda ao melhor no final da sessão calhou a mim e a ti.

E hoje aconteceu outra vez?

Pé Grande Escreveu:Preciso do vosso aconselhamento, porque estou tentado a entrar num call TW. É o 7888Z, DE000CB2KJYO, preço 5,250 barreira 5,250

Eu prefiro os do Citi pois o site é extremamente rápido a dar a variação das cotações.
Porque não o 7724C(5275) ou o 7729C(5325)?
Eu tenho andado neste último.

JAS
Anexos
cart 12-28.png
cart 12-28.png (44.83 KiB) Visualizado 2605 vezes

Re: [b]Para leprechaun e JAS[/b]

por Menor_Valia » 28/12/2005 14:36

Saudações!!

Pé Grande Escreveu:estou tentado a entrar num call TW. É o 7888Z, DE000CB2KJYO, preço 5,250 barreira 5,250 último dia 16 Janeiro.

A destreza e sucesso dos ilustres colegas JAS e leprechaun podem fazer-nos cair em tentação...

Se comprar a 2.20-2.30... será que o potencial de valorização compensa o risco??

Um abraço,

JR

Registado: 3/12/2005 16:58

[b]Para leprechaun e JAS[/b]

por Pé Grande » 28/12/2005 13:28

Boas!
Preciso do vosso aconselhamento, porque estou tentado a entrar num call TW.
É o 7888Z, DE000CB2KJYO, preço 5,250 barreira 5,250
último dia 16 Janeiro.
Alguém ?

Registado: 26/8/2005 16:19

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69 e 876 visitantes