Caldeirão da Bolsa

Ulisses 8100

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 3/2/2006 2:05

Elias, continuo a achar que o PSI só quebra níveis importantes com a ajuda prévia da PT. Aliás, penso que a fraqueza da PT impediu o nosso mercado de acompanhar o verdadeiro festival que aconteceu nos mercados europeus.

Creio que se a PT confirmar esta quebra do suporte dos 8,10/8,15, ela contagiará o PSI que será tentado a testar a zona dos 8100 pontos de novo.

Só mais uma nota... foi a fraqueza da PT que me levou, há umas semanas atrás, a mostrar-me muito cauteloso em relação ao PSI, quando ele se aproximou dos 9000 pontos.

Bem sei que não é um indicador perfeito, mas a PT despoleta muitas coisas no nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 3/2/2006 1:29

Ulisses Pereira Escreveu:Veremos o fecho de hoje, mas estou convencido que o movimento de hoje da PT que a fez subir acima dos seus 8,15 pontos são a embalagem final que o PSI precisava para confirmar a ruptura da sua resistência dos 8100 pontos.

Pessoalmente, acredito que vamos ter um final de ano muito forte na Bolsa portuguesa, com os vários títulos a aproveitarem este momento para dispararem. Caso o PSI revele fraqueza e volte abaixo dos 8000/8100 pontos, assumo o erro e deixo de lado esta minha convicção. Mas, por agora, os touros têm tudo a seu favor no mercado português. Até uma locomotiva decidida a arrancar.

Ulisses,

Estas palavras escreveste-as no dia 7 de Dezembro de 2005. Nessa data, a PT estava a 8,08, ou seja aos mesmos valores de hoje. Ou seja, a subida que teve desde essa data foi anulada. Na mesma data, o PSI estava na zona dos 8268 e hoje está quase nos 8800. Quer isto dizer que em quase dois meses o PSI subiu mais de 500 pontos e a contribuição da PT foi nula.

Se recuarmos até 15 de Agosto, a PT estava a 8,09 e o PSI estava a 7755. Ou seja, em quase 6 meses a PT não subiu nada e o PSI subiu mais de 1000 pontos, e mais uma vez a contribuição da PT foi nula.

Em face destes dados, gostaria de te perguntar se manténs a tua convicção de que a contribuição da "locomotiva" é essencial para que o PSI possa continuar a subir.

1 abraço,
Elias

Desde então, a PT arranc

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 17/1/2006 2:22

Olá Carlos. Penso que é difícil estabelecer uma linguagem universal neste aspecto. Pessoalmente, considero o curto prazo até um mês, o médio prazo entre um mês e 1 ano e o longo prazo depois disso. Mas é só a minha linguagem...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Horizontes temporais

por carloscarmo » 16/1/2006 23:32

Boas, Ulisses,
Eu tenho alguma dificuldade em diferenciar o curto e o médio, nas zonas de fronteira,isto é, onde começa um e acaba o outro.
Gostaria de saber quaís são os teus intervalos de tempo para o curto, médio e longo prazo?
Até..
Carloscarmo

Registado: 10/11/2004 13:30

por englishman » 9/1/2006 16:00

não há nenhuma regra geral em que diga: RSI e ESTC. Overbought=compra ...
:lol:

Correcção:
não há nenhuma regra geral em que diga: RSI e ESTC. Overbought=venda ... :idea: e vice-versa, claro. :wink:

EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 9/1/2006 15:54

Olá, Ulisses.

Eu também tenho olhado para o gráfico do Psi20 e penso que a correcção deverá estar próxima, mas num mercado "Bull" (desde a quebra da zona 8000/8100 pontos) saber esse ponto é ainda mais difícil... Contudo, o RSI e o Estocástico já estão "a arder" há já alguns dias, apesar de haver espaço para chegar perto dos 9100 pts... :roll:
Penso que já falei neste assunto, mas quero alertar para o facto de que quando o RSI ou o Estoc. estão em valores de "Overbought" isso não quer dizer que tenha de haver automaticamente uma correcção, ou seja, não há nenhuma regra geral em que diga: RSI e ESTC. Overbought=compra :wink: ... e esse ponto de viragem é ainda mais difícil quanto mais "Bull" está o mercado, mas que nos pode alertar para "lermos" o momento do mercado...
Também estou de acordo que não é o melhor momento para se entrar no mercado...
A PT já corrigiu dos máximos... agora falta saber qual vai ser o próximo... 8-)

Cumprimentos... e deixo um "boneco".
EnglishMan
Anexos
Psi20.PNG
Psi20.PNG (22.9 KiB) Visualizado 1243 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Ulisses Pereira » 9/1/2006 15:18

Apesar do meu optimismo de médio e longo prazo permanecer inabalável, começo a ficar algo cauteloso em relação ao curto prazo nos índices europeus, incluindo o português. Um dos grandes problemas na escrita sobre os mercados é a variedade de horizontes temporais de investimento que os diversos leitores têm. Por isso, considero ser sempre fundamental distinguir as minhas análises de longo, médio e curto prazo. E, neste momento, acredito que poderemos estar muito perto de uma retracção nos mercados europeus.

Os índices europeus vêm num movimento de subida forte há já alguns meses e nem sequer têm parado para respirar. As subidas começam a generalizar-se a todos os títulos e a minha caixa de e-mails e de MPs começa a encher-se de mensagens do género: “O que comprar agora?”. Começo a achar provável que poderemos estar próximo de uma correcção de curto prazo, pelo que não aconselho a quem está de fora a entrar neste momento.

Em suma, no curto prazo despi o meu fato de touro mas mantenho-o bem vestido para o médio e o longo prazo. Apesar disso, é muito perigoso andar disfarçado de urso pois qualquer correcção é aproveitada para os touros voltarem a atacar. Porque nem só de subidas vive um longo “Bull Market”...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (17.03 KiB) Visualizado 1346 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.13 KiB) Visualizado 1327 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (22.3 KiB) Visualizado 1333 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 23/12/2005 13:56

Acho que os gráficos falam por si, já que são a melhor ilustração da força do "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (17.4 KiB) Visualizado 1555 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (24.45 KiB) Visualizado 1540 vezes
forum-pt.GIF
forum-pt.GIF (21.58 KiB) Visualizado 1542 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

A locomotiva

por carloscarmo » 22/12/2005 1:06

Boas Ulisses,
As tuas opiniões são sempre reflectidas e a tua resposta foi de alguêm com conhecimento de causa.Só posso agradecer a tua sinceridade.
Até
Carloscarmo

por Ulisses Pereira » 21/12/2005 21:46

Carlos, poderia estar aqui a inventar opiniões sobre o que acontecerá amanhã mas não seria verdadeiro. Não sei o que o mercado vai fazer amanhã. tenho tentado ser claro quanto ao que acredito ser o futuro do mercado nos diversos horizontes temporais (curto, médio e longo prazo), mas o meu curto prazo são vários dias e semanas (3/4 semanas?), pelo que prever o que acontecerá amanhã é algo cada vez mais difícil de eu dizer. Desculpe a sinceridade :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

PT

por carloscarmo » 21/12/2005 21:42

Boas,Ulisses e forum,
"Continua muito forte o mercado português e a vinda da PT para a sua zona de suporte (antiga resistência) proporcionou, como aqui já tinha referido, uma boa oportunidade de entrada a quem estava de fora do papel.

É evidente que todos os "Bull Markets" têm também retracções e iremos ver mais dias de queda para aliviar das subidas, mas continuo a manter o meu optimismo muito alto em relação ao mercado português. "
As subidas como dizes tem que ter momentos de retracção e pausa,será que o psi20 subiu hoje tanto que amanhã será um dia desses?
Na PT tivemos trés dias de queda e será que arrancou para mais dois de subida!!!
Ou será que amanhã abre a subir e depois vai perdendo força e retrai!!
Gostaria de ter a tua opinião sobre estes movimentos...
Os meus agradecimentos
Carloscarmo

por Ulisses Pereira » 21/12/2005 20:07

De facto, são situações diferentes, uma vez que quer o "down gap" da primeira notícia quer o "up gap" da segunda notícia são criados por condições extraordinárias. No fundo, houve muito ruído ali no meio mas se eliminássemos estes dois meses do gráfico não se perdia nada.

Ou seja, neste momento estou "bullish" no BCP enquanto se mantiver acima dos 2,18 euros que era o antigo suporte antes da primeira notícia. Enquanto ele se mantiver aicma desse nível, os touros controlam a acção.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bcp1.GIF
forum-bcp1.GIF (31.86 KiB) Visualizado 1766 vezes
forum-bcp2.GIF
forum-bcp2.GIF (27.29 KiB) Visualizado 1757 vezes
forum-bcp3.GIF
forum-bcp3.GIF (21.91 KiB) Visualizado 1750 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JB05FLOP » 21/12/2005 17:35

Olá Ulisses,

aquando da espectacular subida da PT, onde todos esperávamos a continuação da valorização nos dias seguntes, o Ulisses alertou para a provável retracção devida à toma de mais-valias, situação que veio a confirmar-se.

A questão que coloco, o que esperar amanhã do BCP?

A minha opinião é que se trata de uma situação diferente, uma vez que o mercado tem ainda em mente os 2,40, valores transaccionados antes do espectro de compra do BCR,(enquanto que na PT houve subida para terrenos não pisados há muito) e porque o fecho é 5 cents acima dum importante suporte, facto que não dará lugar a uma descida tão relevante como na PT, gostava de ouvir a tua opinião (e de outros forenses)

Um abraço e BN
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável

Registado: 12/3/2005 13:06

por Ulisses Pereira » 21/12/2005 14:28

É certo que a fantástica valorização de hoje do BCP é responsável pela maior parte dos ganhos de hoje no PSI, mas quase todas as outras acções sobem bem, potenciando ainda mais o movimento do nosso índice.

Continua muito forte o mercado português e a vinda da PT para a sua zona de suporte (antiga resistência) proporcionou, como aqui já tinha referido, uma boa oportunidade de entrada a quem estava de fora do papel.

É evidente que todos os "Bull Markets" têm também retracções e iremos ver mais dias de queda para aliviar das subidas, mas continuo a manter o meu optimismo muito alto em relação ao mercado português.

Deixo os gráficos do PSI e da PT que têm ilustrado este tópico e que estiveram na sua génese.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt.GIF
forum-pt.GIF (19.25 KiB) Visualizado 1919 vezes
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (24.78 KiB) Visualizado 1896 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 20/12/2005 14:26

A retracção da PT levou-a até à tal zona dos 8,15/8,30 euros. Tal como escrevi há uns dias atr´s, uma retracção para estes níveis parece-me uma boa oportunidade para entrar no papel, neste que parece um típico movimento de reteste à resistência quebrada.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt1.GIF
forum-pt1.GIF (31.73 KiB) Visualizado 2065 vezes
forum-pt2.GIF
forum-pt2.GIF (20.53 KiB) Visualizado 2054 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: contradição:bpi-bcp

por mvbb » 17/12/2005 0:18

mig Escreveu:Um diz q o target é 8.20 o outro q ao quebrar 8.25 entrou automaticamente na carteira e q não tem resistencia até aos 9 euros afinal em quem acreditar?

O target de 8,20 atribuido pelo BPI é um price target, isto é, um preço-alvo. O preço alvo é definido dividindo o valor que o BCP atribui à PTC em 2006 (através de uma análise fundamental) pelo número de acções desta empresa. Enquanto o target apontado pelo BCP é baseado na análise técnica e é um target para a cotação da acção atingir no seguimento de ter quebrado uma resistência (segundo o BCP nos 8,25) e apresentar uma tendência ascendente.

Cumps.

Registado: 15/2/2004 21:20

por Ulisses Pereira » 16/12/2005 17:48

Tal como esperado, a PT retraiu hoje depois das fortes subidas dos últimos dias. Penso que qualquer retracção até à zona dos 8,15/8,3 é uma boa oportunidade para quem está de fora entrar no papel.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por srosa » 16/12/2005 17:22

:roll:

Registado: 19/10/2005 15:48

contradição:bpi-bcp

por mig » 16/12/2005 17:09

Um diz q o target é 8.20 o outro q ao quebrar 8.25 entrou automaticamente na carteira e q não tem resistencia até aos 9 euros afinal em quem acreditar?

Registado: 27/10/2005 15:30

por Ulisses Pereira » 15/12/2005 17:33

Com este fecho absolutamente fantástico da Pt é de esperar talvez algum arrefecimento nos próximos dias. Segue bonito o nosso mercado :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 15/12/2005 12:34

Apenas para deixar um update aos gráficos em que o PSI e a PT continuam a confirmar os seus movimentos. Tudo tecnicamente muito perfeito...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (32.32 KiB) Visualizado 2493 vezes
forum-pt1.GIF
forum-pt1.GIF (34.58 KiB) Visualizado 2477 vezes
forum-pt2.GIF
forum-pt2.GIF (20.56 KiB) Visualizado 2481 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Parabéns Ulisses

por mig » 14/12/2005 20:27

Há algumas semanas tinha escrito um artigo a focar o assunto golden share na pt e a importancia da pt na resistencia aos 8100 do psi, EM CHEIO, é sempre um grande prazer e enriquecedor ler os seus artigos,Parabéns Ulisses. :)

Registado: 27/10/2005 15:30

Ulisses...

por alce » 14/12/2005 19:07

Resistência da PT a 81,5 já ultrapassada ?
Vendo já as minhas PT's.
Quem compra ?
Faço desconto de 10%.

Óbviamente que é 8,15.

Um abraço.

Registado: 5/11/2002 10:37

por Ulisses Pereira » 14/12/2005 16:45

Elias, é claro que se o BCP subir, dado o seu peso no índice ele fará o PSI subir bastante. Contudo, é a PT que tem o poder galvanizador em relação ao resto do mercado. Sempre defendi que os 8100 pontos só poderiam ser consistentemente quebrados com o arranque da PT e, neste cenário, acho que o caminho está aberto para todo o mercado subir bastante. Claro que o BCP poderá ajudar mas o grande trabalho que escancarou, na minha opinião, as portas ao PSI está feito pela PT.

Muito bullish.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 14/12/2005 16:42

Em relação à PT, gostaria de acrescentar apenas uma curta opinião: A tentativa do Ministro Teixeira dos Santos em desvalorizar o processo de Bruxelas em relação à Golden Share detida pelo Estado Português na PT não me parece sincera. Há a clara noção que isto é mais um passo tendo em vista o fim de algo que há muito classifico de patético e prejudicial à cotação da empresa.

Das duas uma: Ou o Estado não toma nenhuma opção suplementar e a empresa fica muito vulnerável ao capital estrangeiro (gerando especulação e aumento da cotação) ou o Estado tem que reforçar a sua posição no capital da empresa, como um qualquer accionista e essa pressão compradora fará subir o papel.

Ou seja, penso que qualquer uma das opções será positiva para o desempenho da PT em Bolsa e já muitos estão a começar a posicionar-se, antecipando esses cenários.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, luislobs, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, SerCyc e 918 visitantes