Stop Limits- historia de sempre!
Em activos muito voláteis e/ou em dias de negociação muito voláteis, os stop-limit apenas servem para dar uma falsa ilusão de segurança. Ainda mais quando se trata da negociação de derivados alavancados.
Basta abrirmos o dia com um gap superior ao valor de disparo do stop para o mesmo não ser executado. Nestes casos, o melhor mesmo é assumir a perda e usar apenas ordens stop, sem limite.
Por exemplo, imaginemos que tinhamos uma posição longa em futuros do nasdaq desde ontem. Como a maior parte de nós tem mais que fazer que não só a bolsa, deixamos um stop limit com um valor de disparo e de execução 0.5% abaixo do valor de fecho do índice de ontem. Como este abriu a cair com um gap superior e a 0.5%, o stop foi activado, no entanto dado que era uma ordem ao limite, não foi executado!
Agora se o dia continuar a descer mais 1% ou 2%, chegamos ao fim do dia com mais essa perda acrescida e ainda com a posição aberta, pensando que saimos na abertura. Se a esta perda aplicarmos o factor multiplicativos das alavancagens, a coisa ainda fica mais negra...
Nestes casos eu prefiro usar apenas ordens stop sem limite.
Basta abrirmos o dia com um gap superior ao valor de disparo do stop para o mesmo não ser executado. Nestes casos, o melhor mesmo é assumir a perda e usar apenas ordens stop, sem limite.
Por exemplo, imaginemos que tinhamos uma posição longa em futuros do nasdaq desde ontem. Como a maior parte de nós tem mais que fazer que não só a bolsa, deixamos um stop limit com um valor de disparo e de execução 0.5% abaixo do valor de fecho do índice de ontem. Como este abriu a cair com um gap superior e a 0.5%, o stop foi activado, no entanto dado que era uma ordem ao limite, não foi executado!
Agora se o dia continuar a descer mais 1% ou 2%, chegamos ao fim do dia com mais essa perda acrescida e ainda com a posição aberta, pensando que saimos na abertura. Se a esta perda aplicarmos o factor multiplicativos das alavancagens, a coisa ainda fica mais negra...
Nestes casos eu prefiro usar apenas ordens stop sem limite.
- Registado: 8/11/2002 12:16
fiódor Escreveu:para serem activadas o tw tem de cotar(não é valer) o valor do trigger
Pelo que precebi há uma diferença entre o valor que o emitente atribui ao turbo e o valor do ultimo negocio.
O que acciona o trigger é o valor do ultimo negocio(cotação).
O que quer dizer que o ultimo negocio pode ser feito a um valor muito diferente do valor do trigger.
Fiquei bastante mais elucidado.Muito obrigado ao fiodor por me ter explicado e ao ovos moles por ter alertado!
- Registado: 30/3/2005 20:54
Ele disse e disse muito bem. Cerca de 80% das ordens stop não são activadas nos Tw, portanto o melhor é não confiar nelas...
Não são activadas porque, como disse o Ovos moles, para serem activadas o tw tem de cotar(não é valer) o valor do trigger. O que acontece é que com a alta velocidade da variação que a maioria dos tw tem, principalmente aqueles com subjacentes voláteis,a cotação passa por cima. É frequente acontecer nos tw de alto risco eles atingirem o strike e estarem ainda cotados a 0.15€ p. ex..
Mais vale não confiar, pelo menos deve ficar mais barato.
Cumps
Fiódor
Não são activadas porque, como disse o Ovos moles, para serem activadas o tw tem de cotar(não é valer) o valor do trigger. O que acontece é que com a alta velocidade da variação que a maioria dos tw tem, principalmente aqueles com subjacentes voláteis,a cotação passa por cima. É frequente acontecer nos tw de alto risco eles atingirem o strike e estarem ainda cotados a 0.15€ p. ex..
Mais vale não confiar, pelo menos deve ficar mais barato.
Cumps
Fiódor
Correcção:
No caso das ordens de venda com stop limit a ordem é executada apartirdo valor x.Nas ordens de compra com stop limit a ordem é executada até ao valor x.
Numa ordem de venda o limit<triger,pois apartida a cotação esta a descer,num ordem de compra o limit>troger pois a cotação esta a subir.
O que o Ovos Moles pode estar a referir é ao facto de os turbo terem uma volatilidade maior,mas isso não é razão para este tipo de ordens funcionar de forma diferente nos turbo warrants!
No caso das ordens de venda com stop limit a ordem é executada apartirdo valor x.Nas ordens de compra com stop limit a ordem é executada até ao valor x.
Numa ordem de venda o limit<triger,pois apartida a cotação esta a descer,num ordem de compra o limit>troger pois a cotação esta a subir.
O que o Ovos Moles pode estar a referir é ao facto de os turbo terem uma volatilidade maior,mas isso não é razão para este tipo de ordens funcionar de forma diferente nos turbo warrants!
Ovos Moles Escreveu:atençao ao uso de stops nos turbos pois nao funcionam da mm maneira q as acçoes
Como assim?!?
Se eu der uma ordem de venda com um stop limit a x e um triger a y, a ordem é enviada à bolsa quando o titulo se cotar a y e a ordem é executada até ao valor x.
O valor x tem de ser inferior ao valor y.
Qual é a diferença entre ser uma acção ou um turbo warrant?Afinal ambos são valores mobiliarios!
Folha excel
Viva,
Aqui deixo a folha excel. Não é nada de outro mundo, mas espero que ajude.
Caso alguém necessite de uma explicação de funcionamento, por favor diga.
Ainda tem uns pequenos pormenores a ajustar, mas com o tempo lá irá.
BN
João
P.S. - Desculpem não seguir por MP, mas assim é mais pratico
Aqui deixo a folha excel. Não é nada de outro mundo, mas espero que ajude.
Caso alguém necessite de uma explicação de funcionamento, por favor diga.
Ainda tem uns pequenos pormenores a ajustar, mas com o tempo lá irá.
BN
João
P.S. - Desculpem não seguir por MP, mas assim é mais pratico
- Anexos
-
Resumo de Investimentos.xls- (130.5 KiB) Transferido 260 Vezes
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.
- Registado: 29/8/2005 12:13
Já agora...
Pericos,
Senão for muita maçada, agradecia também o envio da folha de excel.
Obrigado
Senão for muita maçada, agradecia também o envio da folha de excel.
Obrigado
pericos Escreveu:Para simulações, nada melhor que uma folha de excel onde apontas todos os teus trades.
Se quiseres posso colocar uma mas só á noite, pois está no outro computador.
Essa folha será a tua carteira virtual, e só tens de seguir os movimentos on-line.
BN
João
Se puderes manda-me também por PM.
Tks
Resina Escreveu:Já agora, onde poderei simular!?
Abraço
Olá
podes abrir uma carteira virtual nos sites dos emitentes dos warrants. https://www.citiwarrants.com/index.html ... Country=PT
http://www.warrants.commerzbank.com/war ... t&html=yes
Cumps
Fiódor
Para simulações, nada melhor que uma folha de excel onde apontas todos os teus trades.
Essa folha será a tua carteira virtual, e só tens de seguir os movimentos on-line.
BN
João
BN
João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.
- Registado: 29/8/2005 12:13
Warrants? Não sei... Eu antes de começar a negociar qualquer produto diferente faço sempre, pelo menos, 6 meses de "paper trading", apontando os movimentos que faria. Penso que é uma óptima forma de poupar o dinheiro que habitualmente se perde na aprendizagem, embora obviamente não seja o mesmo que negociar em termos reais.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
O que eu ganho aqui por dia... é muito amor e alegria! :-)
Resina Escreveu:Uma pessoa que invista 1000€ em warrants (por exemplo), quanto poderá ganhar num dia num trade, se as coisas correrem bem e sem abusar mt, num dia normal!
Olá, Resina... menina?!
Ora bem, para já temos dois tipos de warrants com os quais se pode fazer day trading: os warrants normais ou vanilla e os turbo warrants (TW).
Estes últimos proporcionam lucros... ou perdas!... mais avultados, já que o seu risco é bastante superior ao dos outros warrants. Basta dizer que variam um cêntimo por cada ponto do DAX... ou de outro índice ou até acção... o que significa que, num dia normal, podem muito bem variar uns 30 ou 40 cêntimos para baixo ou para cima. E se a sessão até for mais agitada, o que nem tem sido muito comum estes últimos tempos, a variação de preço pode ser muitíssimo superior... até mesmo mais de 1 Euro!
Depois, os TW têm uma característica "chata": se chegarem a um determinado valor limite - a barreira ou strike - kaput! estouram e acabou-se! É o chamado KO... vamos é fazer óó!
Ultimamente, tenho até negociado mais os turbos do Nasdaq, porque me parecem um pouco mais seguros. Respondendo concretamente à pergunta, posso dizer que ganhei hoje cerca de 150 euros com 2 compras efectuadas já ontem, nestes TW do índice americano, cada uma com um valor aproximado de 950 euros. Ou seja, por cada 1000 devo ter feito 8%. Bem, mas isto não foi daytrading, note-se!
Nas compras e vendas no próprio dia, os meus objectivos são modestos. Normalmente, nunca compro warrants nesse valor de 1000 euros, mesmo que disponha desse capital. Fico-me quase sempre um pouco aquém, por modo a poder contar ainda com alguma reserva de cash, caso queira reforçar a minha aposta.
Dum modo geral, talvez possa lucrar aí uns 10% nos negócios bem sucedidos, em média. O pior são aqueles que não correm tão bem, porque aí os prejuízos tendem a ser superiores... e o limite é -100%... que pesadelo e tormento!!!
Em suma: considero os Turbo warrants um instrumento MUITO perigoso e para o qual só deve ser canalizado uma pequena percentagem da carteira, não mais de 5%... no máximo! Mas claro que ganhar também depende da habilidade e método e conhecimentos de cada trader, logo é só experimentar... e ver no que isso vai dar!
Os outros warrants são menos perigosos, já que não têm KO, mas também podem desvalorizar bastante e até perder todo o seu valor, caso o índice se afaste demasiado do strike, em especial se a maturidade já está próxima.
Claro que também aqui se podem fazer bons negócios no intraday ou num prazo de poucos dias, mas para mim ganhos de 10-15% já são muito jeitosos! De notar que quanto menor o valor do warrant mais qualquer pequena valorização é significativa percentualmente. Mas os warrants de baixa cotação tendem a mover-se muito menos do que os mais caros, obviamente.
Para concluir, e da minha experiência pessoal, eu diria que num único trade e com 1000 euros posso talvez ganhar cerca de 100, se não quiser arriscar demasiado. Por norma, posso fazer 2 ou 3 trades desses por dia, mas o mais habitual é os ganhos em cada um não chegarem à centena de euros. Mas tudo somado, e se forem positivos, claro, é possível obter um retorno de 15-20% do capital investido.
Nos warrants normais, talvez a principal diferença seja que é mais difícil fazer assim tantos trades, já que a variação de preço é, por norma, bastante menor. Quanto à % de lucros ela também pode ser elevada, dependendo um pouco das características - delta, elasticidade - do próprio warrant.
Por fim, desde que o somatório dos ganhos exceda o das perdas, num período de dias, semanas ou meses... óptimo! Eu tenho tido mais sucesso com warrants do que com acções, possivelmente também porque dedico mais tempo a estudá-los e aos respectivos índices subjacentes, já que, com a rara excepção da PTC, a espaços, não negoceio warrants sobre acções.
E é tudo o que posso dizer... ó Resina que cola... ou parte?... corações!
Sempre em busca de milhões...
Rui leprechaun
(...hummm... de tostões ou emoções?!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
boas leprechaun! Tenho visto varios posts seus, mas uma coisa que me mantem curioso! Uma pessoa que invista 1000€ em warrants(por exemplo), quanto poderá ganhar num dia num trade, se as coisas correrem bem e sem abusar mt, num dia normal! nunca entrei pk tenho "medo", não é medo, não entendo muito, e por enquanto so me meto nos negocios das acções!
Espera pela tendência... e aguarda com paciência!!!
Ó XP!
De stops não percebo, mas que método de negociação utilizas, afinal?
Esta semana, ainda nem toquei nos TW do DAX, mas se o tivesse feito teria sido unicamente do lado curto, e com o put de strike nos 5375. Arriscado... óbvio!... mas para daytrading, os baratos - acima de 0,50 e até 1 euro - são os meus preferidos!
Vender os rallies do DAX acima dos 5300 teria sido uma boa estratégia, por quanto tempo mais ainda se poderá utilizá-la... é muito incerto!
Claro que quem prefere o lado longo... afinal, a tendência até é essa!... comprar o DAX abaixo ou perto dos 5270 tem sido uma táctica perfeita e isenta de maleita!
Para mim, que ADORO lateralizações... mas NÃO no Nasdaq!... estes são os dias são ideais! Ora bem, só que cada um o seu estilo tem e nem tudo a todos lhes convém!
I mean, eu prefiro comprar cá em baixo - nos suportes - e vender lá em cima - nas resistências - ou vice-versa! Sou um swing player... I swing and sing and I play anything!
Mas já quem prefere o momentum play, vende na quebra dos suportes e compra na superação das resistências! Tudo bem, em tendências definidas, só que em períodos de lateralização essa estratégia é um desastre!
Tal equivale a comprar no topo e/ou a vender no low... não contem comigo que já cá não tou!
A propósito... será que utilizas o método do Pivot point para a negociação intraday? Eu acho-o simples e eficaz! E então, com umas pitadas de Fibonacci... que petisco... como o anzol e papo o isco!
Por fim, se és deveras um seguidor da tendência, espera até à próxima semana para negociares o DAX com mais probabilidade de acerto... na subida, a direcção escolhida! É que em semana de fecho de opções nos States, como a actual, os movimentos podem ser um pouco mais erráticos, se bem que de um modo geral a tendência até seja Bull nestas alturas.
Por fim, a sacrossanta sazonalidade! Já a partir da próxima semana, inicia-se o período talvez mais Bull do ano, o "rally de Natal" americano. Aí até inícios de Janeiro é só subir... e os Bull sempre a rir! Bem, pelo menos tem sido assim quase sempre, o que não significa que a festa dure eternamente...
Logo, e para além do daytrading, até se pode copiar o JAS
e escolher um TW call mais seguro e deixá-lo ir no tempo... até cair de maduro... depois de lucrar um cento!
Bem, é tudo o que dizer me apraz...
Rui leprechaun
(...para ganharmos no DAX!
)
PS: Ah! Outra coisa, a propósito do teu PS. Em daytrading eu sou um mero scalper, ou seja, negoceio quase sempre meia ou uma dúzia de pontos, em lotes de 1000 a 1500 TW. São apenas umas dezenas de euros, mas com 2 ou 3 trades certeiros, vai-se somando dinheiro! Mas já vi que não convém esticar demasiado a sorte, isto é, depois de 3 acertos consecutivos o melhor é ficar só por aí e passar a bola ao parceiro... guardar o cofre e esconder o mealheiro!
Enfim, só o meu estilo timorato... ou manhoso!... que eu sou é um meigo gato!!!
Good luck... I like your style... XP files!!!
De stops não percebo, mas que método de negociação utilizas, afinal?
Esta semana, ainda nem toquei nos TW do DAX, mas se o tivesse feito teria sido unicamente do lado curto, e com o put de strike nos 5375. Arriscado... óbvio!... mas para daytrading, os baratos - acima de 0,50 e até 1 euro - são os meus preferidos!
Vender os rallies do DAX acima dos 5300 teria sido uma boa estratégia, por quanto tempo mais ainda se poderá utilizá-la... é muito incerto!
Claro que quem prefere o lado longo... afinal, a tendência até é essa!... comprar o DAX abaixo ou perto dos 5270 tem sido uma táctica perfeita e isenta de maleita!
Para mim, que ADORO lateralizações... mas NÃO no Nasdaq!... estes são os dias são ideais! Ora bem, só que cada um o seu estilo tem e nem tudo a todos lhes convém!
I mean, eu prefiro comprar cá em baixo - nos suportes - e vender lá em cima - nas resistências - ou vice-versa! Sou um swing player... I swing and sing and I play anything!
Mas já quem prefere o momentum play, vende na quebra dos suportes e compra na superação das resistências! Tudo bem, em tendências definidas, só que em períodos de lateralização essa estratégia é um desastre!
A propósito... será que utilizas o método do Pivot point para a negociação intraday? Eu acho-o simples e eficaz! E então, com umas pitadas de Fibonacci... que petisco... como o anzol e papo o isco!
Por fim, se és deveras um seguidor da tendência, espera até à próxima semana para negociares o DAX com mais probabilidade de acerto... na subida, a direcção escolhida! É que em semana de fecho de opções nos States, como a actual, os movimentos podem ser um pouco mais erráticos, se bem que de um modo geral a tendência até seja Bull nestas alturas.
Por fim, a sacrossanta sazonalidade! Já a partir da próxima semana, inicia-se o período talvez mais Bull do ano, o "rally de Natal" americano. Aí até inícios de Janeiro é só subir... e os Bull sempre a rir! Bem, pelo menos tem sido assim quase sempre, o que não significa que a festa dure eternamente...
Logo, e para além do daytrading, até se pode copiar o JAS
Bem, é tudo o que dizer me apraz...
Rui leprechaun
(...para ganharmos no DAX!
PS: Ah! Outra coisa, a propósito do teu PS. Em daytrading eu sou um mero scalper, ou seja, negoceio quase sempre meia ou uma dúzia de pontos, em lotes de 1000 a 1500 TW. São apenas umas dezenas de euros, mas com 2 ou 3 trades certeiros, vai-se somando dinheiro! Mas já vi que não convém esticar demasiado a sorte, isto é, depois de 3 acertos consecutivos o melhor é ficar só por aí e passar a bola ao parceiro... guardar o cofre e esconder o mealheiro!
Enfim, só o meu estilo timorato... ou manhoso!... que eu sou é um meigo gato!!!
Good luck... I like your style... XP files!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Cuidado
atençao ao uso de stops nos turbos pois nao funcionam da mm maneira q as acçoes. O stop so e acionado qd e negociado o titulo ao preço definido. No caso dos turbos como a maior parte nao tem vida propria dependem de um market-maker, pode acontecer o teu stop ser acionado bem ca em baixo, so para avisar
Um abraço
Ovos Moles
Um abraço
Ovos Moles
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , bpcolaco, Burbano, cali010201, darkreflection, Ferreiratrade, latbal, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, Musus, nicoo, O Magriço, Shift72, Simplório, slbnnbobadela, traderh, Zecadiabo e 115 visitantes