Forex - semana 50
Boa tarde,
O EUR/USD tem vindo a afastar-se de 1.20 (a tal marca que eu, ainda há algum tempo, pensava que nem tão cedo seria atingida.
Ainda assim, só voltarei a ficar "bear" neste par abaixo de 1.1930 e 1.19 !!
O máximo da semana é um ponto perto de máximos relativos recentes, portanto um "espaço" a ter em atenção.
Hoje é dia de expiração de opções e futuros em todos os mercados.
Em termos de dados, favoráveis na Alemanha, mas agora veremos como está o défice de transacções correntes nos EUA.
A qualquer momento o tamanho desse défice pode voltar à baila, situação esquecida em 2005 graças à subida dos juros, factor de atracção de capitais especulativos.
Abraço
djovarius
O EUR/USD tem vindo a afastar-se de 1.20 (a tal marca que eu, ainda há algum tempo, pensava que nem tão cedo seria atingida.
Ainda assim, só voltarei a ficar "bear" neste par abaixo de 1.1930 e 1.19 !!
O máximo da semana é um ponto perto de máximos relativos recentes, portanto um "espaço" a ter em atenção.
Hoje é dia de expiração de opções e futuros em todos os mercados.
Em termos de dados, favoráveis na Alemanha, mas agora veremos como está o défice de transacções correntes nos EUA.
A qualquer momento o tamanho desse défice pode voltar à baila, situação esquecida em 2005 graças à subida dos juros, factor de atracção de capitais especulativos.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Oi Su,
Pois os 1.1930 são o mínimo de hoje e 1.19 um suporte antigo e onde também passa (perto) uma LT.
Portanto, uma referência de curtissimo prazo e uma outra mais consistente.
Curiosamente, o espaço de 1.1970/80 volta a funcionar como resistência enquanto o suporte de 1.1930 funcionou mesmo com o minimo uns pips acima.
Considero que só abaixo de 1.19 volto a olhar para o mercado a sério, com vista a 1.1850/60 e 1.1810 !!
Ou acima de 1.2010 - aí temos de novo 1.2050/60 e 1.2085 - sendo este último o fim dos "bears" a nível de curto prazo.
Neste momento, há uma neutralidade, após o USD ter recuperado das recentes quedas, há aqui um certo efeito dos bons dados norte-americanos.
Considero que o FED pode, de facto, subir os juros até 4.75% sem surpresas !!
Abraços e beijinhos
djovarius
Pois os 1.1930 são o mínimo de hoje e 1.19 um suporte antigo e onde também passa (perto) uma LT.
Portanto, uma referência de curtissimo prazo e uma outra mais consistente.
Curiosamente, o espaço de 1.1970/80 volta a funcionar como resistência enquanto o suporte de 1.1930 funcionou mesmo com o minimo uns pips acima.
Considero que só abaixo de 1.19 volto a olhar para o mercado a sério, com vista a 1.1850/60 e 1.1810 !!
Ou acima de 1.2010 - aí temos de novo 1.2050/60 e 1.2085 - sendo este último o fim dos "bears" a nível de curto prazo.
Neste momento, há uma neutralidade, após o USD ter recuperado das recentes quedas, há aqui um certo efeito dos bons dados norte-americanos.
Considero que o FED pode, de facto, subir os juros até 4.75% sem surpresas !!
Abraços e beijinhos
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Tempestade seguida de calmaria
Boa tarde, boa noite onde eu estou, bem fria por sinal.
Estava a ler a Currency Trader Magazine de Novembro e gostava de partilhar convosco um artigo da Barbara Rockefeller (sera da familia?) sobre Analise Fundamental vs Analise Tecnica. Reza a historia que as cotacoes das moedas sobem ou descem mais durante os 5 dias que antecedem a decisao da FOMC do que nos 5 dias a seguir. Exemplo: Nos ultimos 62 FOMC meetings, o movimento no
EUR/USD
antes do meeting e, em media diaria e durante os 5 dias, de 29.4 "points",
mas de apenas 6 "points" no periodo pos-meeting, quase 5 vezes menos!
Nos outros pares tambem e visivel essa relacao:
USD/JPY
13 "points" antes do meeting,
4.3 "points" depois!
Curioso e util, para se perceber a agitacao pre-meeting e a calmaria do pos-meeting.
Abraco
CN
PS- ktm450sx, creio que a sorte do USD/JPY vai ser ditada pelo NIKKEI amanha pela manha (noite em Portugal). Por agora os 116 estao a dar luta. A linha de tendencia no EUR/JPY tambem. Vamos a ver. Oxala ganhemos os dois dinheiro. O short que tinha foi fechado antes de tempo
Estava a ler a Currency Trader Magazine de Novembro e gostava de partilhar convosco um artigo da Barbara Rockefeller (sera da familia?) sobre Analise Fundamental vs Analise Tecnica. Reza a historia que as cotacoes das moedas sobem ou descem mais durante os 5 dias que antecedem a decisao da FOMC do que nos 5 dias a seguir. Exemplo: Nos ultimos 62 FOMC meetings, o movimento no
Nos outros pares tambem e visivel essa relacao:
Curioso e util, para se perceber a agitacao pre-meeting e a calmaria do pos-meeting.
Abraco
CN
PS- ktm450sx, creio que a sorte do USD/JPY vai ser ditada pelo NIKKEI amanha pela manha (noite em Portugal). Por agora os 116 estao a dar luta. A linha de tendencia no EUR/JPY tambem. Vamos a ver. Oxala ganhemos os dois dinheiro. O short que tinha foi fechado antes de tempo
djovarius Escreveu:O EUR/USD arrefeceu após os 1.2060 e está agora às voltas com o suporte em 1.1970/80, o qual é importante, bem como 1.1930 e 1.19 !! De momento, só abaixo de 1.1850 considero o par em dinâmica baixista novamente.
De contrário, só dá subida !!
Olá djovarius!
Qual o perido em que te baseaste para definir esses suportes?
...é que eu, por exemplo, ontem, depois do suporte em torno dos 1,20 só vi um próximo suporte em torno de 1,1955 no gráfico de 4 H
... claro que os suportes estão em constante mutação ao longo do tempo e agora possívelmente (em breve) o próximo suporte estará em torno de 1,1975 isto para este periodo, claro!
Estarei errada? Isto dá-me e sempre me deu a volta à cabeça. Qual o melhor periodo a utilizar neste par? para identificação desses suportes/resistências a que te referes!! Podias, por favor, dar-me a tua opinião. E, claro, não me refiro, a periodos muito pequenos como os inferiores a 15 e 5 minutos por ex:
Até logo.
Beijinhos,
Su
EUR/JPY - Barato ou nem por isso?
Bom Dia!
Obrigado pela resposta Djovarius. Ja repararam no EUR/JPY? Comeca a ficar barato. Eu ja entrei longo e estou preparado para comprar mais se... cair ainda mais, o que para muitos e pecado
No entanto, atencao a SMA50, linha de tendencia e ao USD/JPY, que possivelmente ira aos 116.00, um valor importante pois ficou ai encalhado durante a segunda metade de Outubro.
Abraco
CN
Obrigado pela resposta Djovarius. Ja repararam no EUR/JPY? Comeca a ficar barato. Eu ja entrei longo e estou preparado para comprar mais se... cair ainda mais, o que para muitos e pecado
Abraco
CN
- Anexos
-
- EUR JPY 1D.gif (99.49 KiB) Visualizado 977 vezes
Boa noite !!
Ora já vimos que os preços dos produtos importados deram queda, mas isso não impediu novo défice comercial recorde nos EUA.
Fica a curiosidade para amanhã: preços ao consumidor e Balança de Capital, que juntamente com a balança de transacções correntes, compoem a famosa balança de pagamentos, um dos suportes lógicos do USD juntamente com os juros mais elevados.
O EUR/USD arrefeceu após os 1.2060 e está agora às voltas com o suporte em 1.1970/80, o qual é importante, bem como 1.1930 e 1.19 !! De momento, só abaixo de 1.1850 considero o par em dinâmica baixista novamente.
Mas está na hora da pergunta do nosso CN.
Será que a aversão ao risco vai voltar?
Para já, não parece. Com as Economias a bom gás, ou em modo de ligeiro arrefecimento, parece ser possível controlar a inflação sem pôr em causa esse mesmo crescimento. Em relação a esta, só as commodities oferecem perigo, devido às subidas constantes.
Em caso de equilibrio, as acções sobem e as Obrigações seguem estáveis. Havendo suficiente liquidez, como há, temos um cenário de constante busca por melhores rendibilidades.
Só teremos aversão ao risco se ocorrer um dos seguintes cenários:
Excessiva liquidez a dar azo a maior inflação = juros mais elevados = refugio no Ouro e em títulos (cash) de curtíssimo prazo.
Queda do crescimento global = crise financeira possível num país ou região emergente = refugio em USD ou brutal volatilidade no Forex, rally Obrigações e queda acções.
O cenário para os próximos 2 a 3 meses ainda se coaduna com o cenário actual e bem recente. Continua a não haver uma significativa aversão ao risco.
Abraço
djovarius
Ora já vimos que os preços dos produtos importados deram queda, mas isso não impediu novo défice comercial recorde nos EUA.
Fica a curiosidade para amanhã: preços ao consumidor e Balança de Capital, que juntamente com a balança de transacções correntes, compoem a famosa balança de pagamentos, um dos suportes lógicos do USD juntamente com os juros mais elevados.
O EUR/USD arrefeceu após os 1.2060 e está agora às voltas com o suporte em 1.1970/80, o qual é importante, bem como 1.1930 e 1.19 !! De momento, só abaixo de 1.1850 considero o par em dinâmica baixista novamente.
Mas está na hora da pergunta do nosso CN.
Será que a aversão ao risco vai voltar?
Para já, não parece. Com as Economias a bom gás, ou em modo de ligeiro arrefecimento, parece ser possível controlar a inflação sem pôr em causa esse mesmo crescimento. Em relação a esta, só as commodities oferecem perigo, devido às subidas constantes.
Em caso de equilibrio, as acções sobem e as Obrigações seguem estáveis. Havendo suficiente liquidez, como há, temos um cenário de constante busca por melhores rendibilidades.
Só teremos aversão ao risco se ocorrer um dos seguintes cenários:
Excessiva liquidez a dar azo a maior inflação = juros mais elevados = refugio no Ouro e em títulos (cash) de curtíssimo prazo.
Queda do crescimento global = crise financeira possível num país ou região emergente = refugio em USD ou brutal volatilidade no Forex, rally Obrigações e queda acções.
O cenário para os próximos 2 a 3 meses ainda se coaduna com o cenário actual e bem recente. Continua a não haver uma significativa aversão ao risco.
Abraço
djovarius
Olá CN!
CN Escreveu: quo vadis accgil, susana amado, stratega?
Presente!
Sempre atencioso! Obrigada!
Tens razão, tenho estado muito ausente enquanto perticipante no fórum... mas tenho andado por cá!!!!!!
Quanto ao nosso par favorito há que ter muita atenção pois esta semana já avançou 287 pips desde o minimo...
...embora, na minha opinião, posições curtas também não sejam nada aconselháveis, pelo gráfico de 4 H de hoje ainda deu para aproveitar um curto na resistência em torno de 1,2050 (que já fechei! visto que para mim, como já referi, posições curtas neste momento
Beijinhos,
Su
Será durante a noite/madrugada que o euro/usd quebra o suporte que anda algures entre os 1.2020 e os 1.2000?
Ou quebra a resistência de 1.2030?
Se é verdade que os Europeus puxam para um lado,os Americanos para outro e os Japoneses para outro ainda.Então em cada fuso horário o euro/usd vai para onde o "puxarem"!
Ou quebra a resistência de 1.2030?
Se é verdade que os Europeus puxam para um lado,os Americanos para outro e os Japoneses para outro ainda.Então em cada fuso horário o euro/usd vai para onde o "puxarem"!
- Registado: 30/3/2005 20:54
Isto ainda vai dar uma grande caldeirada.
Acho o Irao afoito demais para um país supostamente sem armas nucleares, depois do que virao acontecer ao Iraque. A Libia, por exemplo, depois de ver o novo Iraque veio logo se desmarcar do apoio aos terroristas.

Acho o Irao afoito demais para um país supostamente sem armas nucleares, depois do que virao acontecer ao Iraque. A Libia, por exemplo, depois de ver o novo Iraque veio logo se desmarcar do apoio aos terroristas.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
"os Koreanos abaixaram a bola e o Irao esta no mesmo caminho."
Olha que o Irao ainda hoje veio de novo desafiar a comunidade internacional ao dizer que: O holocausto nao aconteceu, é uma mentira do ocidente, e que Israel deveria ser mudado para a Europa , Estados Unidos ou Canada.

Olha que o Irao ainda hoje veio de novo desafiar a comunidade internacional ao dizer que: O holocausto nao aconteceu, é uma mentira do ocidente, e que Israel deveria ser mudado para a Europa , Estados Unidos ou Canada.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
O Euro já pode baixar...
...para os call eu recomprar!
Acabo de vender os meus últimos call... e ainda com prejuízo... que falta de siso!
Já vi que o Euro arrancou... e o DAX logo baixou! Por este andar, o inline leva guia de marcha não tarda muito... o que é que a malta acha?
Mas convém que o Nasdaq galope e suba... que eu já estou lá na garupa!
E agora vou lá fora... meia horita sem demora!
Tudo vai bem no reino do Minho...
Rui leprechaun
(...e viva, viva o rico gnoMinho!!!
)
Acabo de vender os meus últimos call... e ainda com prejuízo... que falta de siso!
Já vi que o Euro arrancou... e o DAX logo baixou! Por este andar, o inline leva guia de marcha não tarda muito... o que é que a malta acha?
Mas convém que o Nasdaq galope e suba... que eu já estou lá na garupa!
E agora vou lá fora... meia horita sem demora!
Tudo vai bem no reino do Minho...
Rui leprechaun
(...e viva, viva o rico gnoMinho!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Carry Trade + Capital Appreciation = Jackpot...
...let's win a lot!!!
Ena, ó CoNfúcio...
...é da segunda que eu gosto... até se me ri o rosto!
Mas, à cautela, já pus o resto dos call à venda, que isto não é só subir e pode o Euro cair!
O certo é que os tais EW estão agora confiantes na subida... e eu atrás deles vou, olha só a rica vida de quem no Euro apostou... ai!... mas só tarde ganhou...
Em matéria de AT... extra surf!... eis os parâmetros por que me vou orientando:
Weekly trend profiles signal bullish EURO progress vs USD over coming weeks, anticipating a rally back to challenge 1.2470/80, potentially 1.2630/40 plus. Downside reactions should now meet solid support around 1.1830/1.1790 (maximum 1.1740), but only a drop through 1.1639 re-establishes monthly downtrend going forward into 2006.
Bem, falar de 1.24 and beyond!... parece-me ainda prematuro! Para já, só quero ver se ele consegue trepar até aos 1.21 e logo se decidirá o que fazer... mas o Bull é p'ra valer!
Até quando? Isso é que era bom saber...
Rui leprechaun
(...mas não sou eu quem o vai dizer!!!
)
CN Escreveu:Existem duas maneiras de ganhar dinheiro em Forex:
1- Carry Trade
2- Capital Appreciation
(...)
A segunda é comprar barato e vender caro. O EUR/USD subiu porque se achou que estava barato, porque se achou que mesmo pagando (carry trade negativo + spreads) as mais-valias iriam ser suficientemente grandes para correr o risco.
Ena, ó CoNfúcio...
...é da segunda que eu gosto... até se me ri o rosto!
Mas, à cautela, já pus o resto dos call à venda, que isto não é só subir e pode o Euro cair!
O certo é que os tais EW estão agora confiantes na subida... e eu atrás deles vou, olha só a rica vida de quem no Euro apostou... ai!... mas só tarde ganhou...
Em matéria de AT... extra surf!... eis os parâmetros por que me vou orientando:
Weekly trend profiles signal bullish EURO progress vs USD over coming weeks, anticipating a rally back to challenge 1.2470/80, potentially 1.2630/40 plus. Downside reactions should now meet solid support around 1.1830/1.1790 (maximum 1.1740), but only a drop through 1.1639 re-establishes monthly downtrend going forward into 2006.
Bem, falar de 1.24 and beyond!... parece-me ainda prematuro! Para já, só quero ver se ele consegue trepar até aos 1.21 e logo se decidirá o que fazer... mas o Bull é p'ra valer!
Até quando? Isso é que era bom saber...
Rui leprechaun
(...mas não sou eu quem o vai dizer!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Bom dia a todos,
Aliás, é isso mesmo que está a acontecer. O JPY é que está a estabelecer a dinâmica do mercado, neste ambiente de fraca liquidez, tipico do mês de Dezembro.
O EUR/USD já passou os valores extremos do ciclo semanal (em alta), atingindo mesmo os 1.2050, pelo que devemos agora ter cautelas para o resto da semana, mas os dados que vão sair podem mudar muito o jogo.
Mais tarde, farei mais comentários sobre o tema dos juros e da procura de risco.
Abraço
dj
Aliás, é isso mesmo que está a acontecer. O JPY é que está a estabelecer a dinâmica do mercado, neste ambiente de fraca liquidez, tipico do mês de Dezembro.
O EUR/USD já passou os valores extremos do ciclo semanal (em alta), atingindo mesmo os 1.2050, pelo que devemos agora ter cautelas para o resto da semana, mas os dados que vão sair podem mudar muito o jogo.
Mais tarde, farei mais comentários sobre o tema dos juros e da procura de risco.
Abraço
dj
Carry Trade + Capital Appreciation = Jackpot
XP Escreveu:...durante a madrugada houve uma pressão compradora do par euro/usd, pois o mesmo subiu por duas vezes. Ora é contraproducente, pois se o dollar é agora mais rentavel...
XP,
Existem duas maneiras de ganhar dinheiro em Forex:
1- Carry Trade
2- Capital Appreciation
A primeira esta aqui explicada no meu post no topico http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#222127 Podes tambem fazer uma pesquisa no Caldeirao e vais encontrar muita informacao, ou podes ainda perguntar aqui no cantinho do Forex
A segunda e comprar barato e vender caro. O EUR/USD subiu porque se achou que estava barato, porque se achou que mesmo pagando (carry trade negativo + spreads) as mais-valias iriam ser suficientemente grandes para correr o risco.
Outra coisa, os pares podem-se mover por variadissimas razoes. Por exemplo, ja pensaste que se o USD/JPY descer mas o EUR/JPY se mantiver firme, o EUR/USD vai subir?
Abraco
CN
PS- quo vadis accgil, susana amado, stratega?
Pelo raciocínio de ontem,durante a madrugada houve uma pressão compradora do par euro/usd,pois o mesmo subiu por duas vezes.Ora é contraproducente, pois se o dollar é agora mais rentavel!
Só se a explicação esta no facto de quem comprou o par euro/usd(vender dollars)o fez com o objectivo de o par subir e por isso o dollar ficar mais barato em relaçao ao euro e de seguida fazer o contrario.
Mesmo que o negocio de compra/venda do par euro/usd tenha sido igual a zero,quem comprou o dollar fê-lo por um preço barato e se os juros nos USA aumentaram,pode então a médio/longo prazo ficar a ganhar.
Só se a explicação esta no facto de quem comprou o par euro/usd(vender dollars)o fez com o objectivo de o par subir e por isso o dollar ficar mais barato em relaçao ao euro e de seguida fazer o contrario.
Mesmo que o negocio de compra/venda do par euro/usd tenha sido igual a zero,quem comprou o dollar fê-lo por um preço barato e se os juros nos USA aumentaram,pode então a médio/longo prazo ficar a ganhar.
- Registado: 30/3/2005 20:54
risk-seeking mode em 2005. E em 2006?
djovarius Escreveu:Protecção (hedge) contra a inflação
E nao so. Repara que a subida do NIKKEI e acompanhada pela descida do JPY. Hoje, queda do NIKKEI, subida do JPY.
Djovarius, obrigado por relembrares que actualmente estamos a viver num periodo de risk-seeking mode. Pergunta: preves que algo altere esse estado durante 2006?
Economicamente? Eu nao vejo a economia Americana a arrefecer (depressa) e vejo a Europeia a continuar a aquecer devagarinho, tipo funcionario publico, durante 2006. Deste lado do mundo, o Japao recomenda-se, a China nem se fala... nem preciso de olhar para os numeros, basta olhar pela janela
Abraco
CN
Bom dia.
Tivemos mais uma subida do Euro, ou descida do dolar.....
Logo temos o Trade Balance que aponta para um valor de -62.8B, anterior -66.1B.
E ás 1530 temos tambem uma previsão de descida dos três inventários sobre o crude.
Hoje parece-me que temos Acção.
Eu mantenho a opinião quanto ao caminho para norte do E/U.
Cumps, Pedro.
Tivemos mais uma subida do Euro, ou descida do dolar.....
Logo temos o Trade Balance que aponta para um valor de -62.8B, anterior -66.1B.
E ás 1530 temos tambem uma previsão de descida dos três inventários sobre o crude.
Hoje parece-me que temos Acção.
Eu mantenho a opinião quanto ao caminho para norte do E/U.
Cumps, Pedro.
- Registado: 15/2/2005 16:56
Apenas para referir que esta tua conclusão tem válidade teórica; a minha "explicação" anterior refere-se apenas ao movimento recente.XP Escreveu:Desta forma os investidores estão a comprar dollars na expectativa dos juros aumentarem nos USA.
Um abraço a todos,
Vítor
"Sinto que Tania está com uma disposição hostil. Desagrada-lhe que outra coisa, que não ela, me encha. Sabe, pelo próprio calibre da minha excitação, que o seu valor está reduzido a zero. Sabe que esta noite não vim para a fecundar. Sabe que dentro de mim germina qualquer coisa que a destruirá. É de compreensão lenta, mas está a compreender…" Henry Miller, Trópico de Câncer [Livros do Brasil]
Não. Essa expectativa já está descontada. Ontem houve uma grande força compradora de €´s (não $´s) porque os investidores expectam uma mudança no discurso da FED, isto é, esperam que o discurso se altere um pouco no que toca a aumentos futuros na taxa de juro. No fundo, prevê-se o anúncio, não de uma forma muito clara, do fim do ciclo de aumentos que se têm verificado. Entretanto recomenda-se prudência.XP Escreveu:Desta forma os investidores estão a comprar dollars na expectativa dos juros aumentarem nos USA.
"Sinto que Tania está com uma disposição hostil. Desagrada-lhe que outra coisa, que não ela, me encha. Sabe, pelo próprio calibre da minha excitação, que o seu valor está reduzido a zero. Sabe que esta noite não vim para a fecundar. Sabe que dentro de mim germina qualquer coisa que a destruirá. É de compreensão lenta, mas está a compreender…" Henry Miller, Trópico de Câncer [Livros do Brasil]
Este assunto já foi amplamente discutido, mas nunca é demais reiterar que este mercado vive de "percepções", pelo que nem sempre um simples factor é condição para justificar um movimento.
Se hoje, o mercado procura rendibilidade global (maior yield), amanhã poderá já não ser assim.
Hoje, nos mercados, não se nota qualquer aversão ao risco. Procuram-se duas coisas distintas:
Protecção (hedge) contra a inflação - com a maioria dos países considerados de baixo risco a manterem juros reais baixos ou negativos, portanto com uma remuneração real baixa, nula até, produz-se uma corrida ao Ouro, o tal metal que não rende juros, portanto um produto "neutro", por isso uma fuga quando há a percepção de inflação.
Procura por Yield mais favorável - por isso o Real Brasileiro é um dos "heróis" do ano. Com um juro real de 12 - 14% justifica-se o prémio de risco de investir num mercado emergente, potencialmente mais perigoso.
Ainda assim, há exemplos dentro das moedas "fully convertible". Quem pode negar que a alta do Dolar da N. Zelândia se deve ao facto de "pagar" juros mais elevados do que qualquer outra divisa forte?
No caso dos EUA, historicamente, a elevação dos juros para níveis reais positivos suscita um aumento do fluxo de capitais, até porque os mercados locais são considerados os de mais baixo risco. Se oferecem uma remuneração positiva, podem pois ultrapassar problemas como o dos défices em conta corrente.
Naturalmente, o mercado está a reagir desta maneira. Mas nada impede que nos próximos meses o jogo mude.
Basta um sinal de crise económica num ponto do globo para que as percepções mudem.
Esse é o sinal que devemos seguir.
Para hoje, há a ideia de que o FED vai mudar o seu discurso em relação à política monetária. Só acredito vendo. Mas a verdade é que o mercado já andou a descontar essa possibilidade.
O EUR/USD recuou um pouco, mas só lá para o fim da tarde é que se esperam os "fogos de artificio".
Abraço
djovarius
Se hoje, o mercado procura rendibilidade global (maior yield), amanhã poderá já não ser assim.
Hoje, nos mercados, não se nota qualquer aversão ao risco. Procuram-se duas coisas distintas:
Protecção (hedge) contra a inflação - com a maioria dos países considerados de baixo risco a manterem juros reais baixos ou negativos, portanto com uma remuneração real baixa, nula até, produz-se uma corrida ao Ouro, o tal metal que não rende juros, portanto um produto "neutro", por isso uma fuga quando há a percepção de inflação.
Procura por Yield mais favorável - por isso o Real Brasileiro é um dos "heróis" do ano. Com um juro real de 12 - 14% justifica-se o prémio de risco de investir num mercado emergente, potencialmente mais perigoso.
Ainda assim, há exemplos dentro das moedas "fully convertible". Quem pode negar que a alta do Dolar da N. Zelândia se deve ao facto de "pagar" juros mais elevados do que qualquer outra divisa forte?
No caso dos EUA, historicamente, a elevação dos juros para níveis reais positivos suscita um aumento do fluxo de capitais, até porque os mercados locais são considerados os de mais baixo risco. Se oferecem uma remuneração positiva, podem pois ultrapassar problemas como o dos défices em conta corrente.
Naturalmente, o mercado está a reagir desta maneira. Mas nada impede que nos próximos meses o jogo mude.
Basta um sinal de crise económica num ponto do globo para que as percepções mudem.
Esse é o sinal que devemos seguir.
Para hoje, há a ideia de que o FED vai mudar o seu discurso em relação à política monetária. Só acredito vendo. Mas a verdade é que o mercado já andou a descontar essa possibilidade.
O EUR/USD recuou um pouco, mas só lá para o fim da tarde é que se esperam os "fogos de artificio".
Abraço
djovarius
Quem está ligado: