Afinal, os INLINE WARRANTS são mesmo o ideal para mim!!! :-)
Desafio... ou tentação? ;)
Ó Dudu!
Esse é um desafio impossível! Se bem que, atendendo à época do ano, se eu disser sempre: "Amanhã vai subir!" devo acertar aí umas 2 vezes em 3... espero!
Nota que quando eu me referia à relativa facilidade em acertar no movimento dos índices, não falava tanto do intraday - aí apenas me movimento para ganhar meia dúzia de pontos, em TW, quase sempre - mas justamente do curto prazo, medido em termos de uns dias ou semanas.
Assim, não será novidade para ninguém dizer-se que até meados de Janeiro, no mínimo, a tendência natural de todos os índices é ascendente. É óbvio que, mesmo que assim suceda - e pode NÃO acontecer! - nem todos os dias serão de subidas, obviamente!
Mas ainda em relação a esse desafio de previsão, são raras as vezes em que me atrevo deixar algum Turbo para o dia seguinte, baseado no que penso irá ser o fecho dos índices americanos. As probabilidades de acertar ou falhar devem andar ela por ela, e é mais um exercício de sorte do que outra coisa.
Ainda assim, acredito que haja quem possua métodos de análise intraday que lhes permita prever com maior segurança o comportamento próximo dos índices, o que não é o meu caso.
Logo, que mais posso acrescentar a não se reafirmar o que disse acima: "Prever e acertar é o mais fácil... gerir correctamente os trades isso é que pode ser difícil!"
E, contudo, sem ter uma noção correcta de qual é ou será a tendência, é evidente que não se pode ganhar em warrants. Só que isso, de per se, NÃO é suficiente para lucrar com esses instrumentos alavancados. Para já, há a questão óbvia do timing: é inútil ter razão antes de tempo. Somos nós que temos de seguir o mercado e não o contrário. Depois, é importante escolher o warrant mais adequado. Por exemplo, se arrisco comprar um put muito perto do KO, os mercados até podem ir para baixo, mas um movimento súbito na direcção contrária obriga-me a fechar com perdas um trade potencialmente lucrativo, ou, pior ainda, a levar knock-out sem remédio!
E há, obviamente, muitos outros aspectos subtis, incluindo os psicológicos, que são difíceis de sistematizar.
Tudo somado, a única conclusão que eu posso tirar é:
Os mercados financeiros podem ser... SÃO!... muito lucrativos para quem seja disciplinado e tenha um método que se adapte à sua psicologia pessoal e estilo de trading.
This I surely DO know! E, obviamente, quero integrar esse grupo... but... I don't evem know the ABC about money!
Bem, só para terminar, e numa nota muito pessoal que sei que compreenderás, há, de facto, um drama enorme naquilo que faço e que representa uma espada de Dâmocles constante sobre a minha cabeça: o dinheiro que administro NÃO é meu - excepto uma ínfima parte - e pode-me ser exigido de volta em qualquer altura... anytime! Com talvez uma única excepção, os "donos do capital" não percebem nada de mercados financeiros nem da enorme potencialidade de ganhos que os mesmos representam, quando se sabe aquilo que se está a fazer, claro!
Ora assim, bem posso eu falar de médio e longo prazo que me vejo forçado a negociar, quase sempre, o ambiente stressante e terrível do day trading e o muito curto prazo. E esta não é a melhor maneira para fazer dinheiro em Bolsa, isso sei-o bem!
Enfim, talvez encontre um dia algum "mecenas" que perceba um pouquinho mais disto que os meus bem intencionados mas "míopes" amigos e seja possível formarmos uma equipa com um objectivo comum e ambicioso mas realizável: to win... a lot!
Mais do que conhecimento do mercado, tal exige uma qualidade imediata à partida: confiança, mutual trust! Bem, nessa equipa eu sou o teórico... the brain!
E é interessante que eu sei que mesmo que tivesse rendimentos próprios que me permitissem investir o meu dinheiro - o que NÃO é o caso, repito! - gostaria, mesmo assim, de tentar fazer isto que venho fazendo, mas numa escala bem maior e, obviamente, com quem compreendesse aquilo de que estou a falar. Hummm... mas afinal, aqui também só há cépticos que nem acreditam que ganhar uns meros 12-13% em 2 meses é uma brincadeira que se faz de olhos fechados!
Bem, passando a outro plano... Onde não há "rally de Natal" é nas penny stocks! O grosso do dinheiro concentra-se agora nos índices principais e as acções dos mercados secundários parecem ficar esquecidas. Volumes esquálidos e desvalorizações contínuas é este o panorama do mercado OTC:BB not good for me!
And this is all... see?!
Rui
Esse é um desafio impossível! Se bem que, atendendo à época do ano, se eu disser sempre: "Amanhã vai subir!" devo acertar aí umas 2 vezes em 3... espero!
Nota que quando eu me referia à relativa facilidade em acertar no movimento dos índices, não falava tanto do intraday - aí apenas me movimento para ganhar meia dúzia de pontos, em TW, quase sempre - mas justamente do curto prazo, medido em termos de uns dias ou semanas.
Assim, não será novidade para ninguém dizer-se que até meados de Janeiro, no mínimo, a tendência natural de todos os índices é ascendente. É óbvio que, mesmo que assim suceda - e pode NÃO acontecer! - nem todos os dias serão de subidas, obviamente!
Mas ainda em relação a esse desafio de previsão, são raras as vezes em que me atrevo deixar algum Turbo para o dia seguinte, baseado no que penso irá ser o fecho dos índices americanos. As probabilidades de acertar ou falhar devem andar ela por ela, e é mais um exercício de sorte do que outra coisa.
Ainda assim, acredito que haja quem possua métodos de análise intraday que lhes permita prever com maior segurança o comportamento próximo dos índices, o que não é o meu caso.
Logo, que mais posso acrescentar a não se reafirmar o que disse acima: "Prever e acertar é o mais fácil... gerir correctamente os trades isso é que pode ser difícil!"
E, contudo, sem ter uma noção correcta de qual é ou será a tendência, é evidente que não se pode ganhar em warrants. Só que isso, de per se, NÃO é suficiente para lucrar com esses instrumentos alavancados. Para já, há a questão óbvia do timing: é inútil ter razão antes de tempo. Somos nós que temos de seguir o mercado e não o contrário. Depois, é importante escolher o warrant mais adequado. Por exemplo, se arrisco comprar um put muito perto do KO, os mercados até podem ir para baixo, mas um movimento súbito na direcção contrária obriga-me a fechar com perdas um trade potencialmente lucrativo, ou, pior ainda, a levar knock-out sem remédio!
E há, obviamente, muitos outros aspectos subtis, incluindo os psicológicos, que são difíceis de sistematizar.
Tudo somado, a única conclusão que eu posso tirar é:
Os mercados financeiros podem ser... SÃO!... muito lucrativos para quem seja disciplinado e tenha um método que se adapte à sua psicologia pessoal e estilo de trading.
This I surely DO know! E, obviamente, quero integrar esse grupo... but... I don't evem know the ABC about money!
Bem, só para terminar, e numa nota muito pessoal que sei que compreenderás, há, de facto, um drama enorme naquilo que faço e que representa uma espada de Dâmocles constante sobre a minha cabeça: o dinheiro que administro NÃO é meu - excepto uma ínfima parte - e pode-me ser exigido de volta em qualquer altura... anytime! Com talvez uma única excepção, os "donos do capital" não percebem nada de mercados financeiros nem da enorme potencialidade de ganhos que os mesmos representam, quando se sabe aquilo que se está a fazer, claro!
Ora assim, bem posso eu falar de médio e longo prazo que me vejo forçado a negociar, quase sempre, o ambiente stressante e terrível do day trading e o muito curto prazo. E esta não é a melhor maneira para fazer dinheiro em Bolsa, isso sei-o bem!
Enfim, talvez encontre um dia algum "mecenas" que perceba um pouquinho mais disto que os meus bem intencionados mas "míopes" amigos e seja possível formarmos uma equipa com um objectivo comum e ambicioso mas realizável: to win... a lot!
Mais do que conhecimento do mercado, tal exige uma qualidade imediata à partida: confiança, mutual trust! Bem, nessa equipa eu sou o teórico... the brain!
Bem, passando a outro plano... Onde não há "rally de Natal" é nas penny stocks! O grosso do dinheiro concentra-se agora nos índices principais e as acções dos mercados secundários parecem ficar esquecidas. Volumes esquálidos e desvalorizações contínuas é este o panorama do mercado OTC:BB not good for me!
And this is all... see?!
Rui
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
machado
é exactamente a isso que me referia no meu post
tem alturas que sem se saber como nem porquê, os vanillas C e P apontam ambos para o mesmo lado !!!
é claro que os MM mexem nas volatilidades a seu belo prazer, e nas gregas nem se fala...
e também não é por acaso que as fórmulas de cálculo dos vanillas tenham tantas envolventes...
já os turbos, que aprecio muito mais, são mais simples de calcular, diria quase transparentes e perdem pouco valor temporal :
Preço TW C = (Valor subjacente - Strike + Prémio)* Paridade
Preço TW P = (Strike – Valor subjacente – Desconto) * Paridade
mesmo assim, as coisas não são limpas, pois os MM mexem nos prémios e descontos à brava
é assim os produtos q temos
tenho alguma curiosidade em saber se lá fora os warrants negociados em outras bolsas que não a euronext lisboa tb são manipulados...
quem me elucida ?
é exactamente a isso que me referia no meu post
tem alturas que sem se saber como nem porquê, os vanillas C e P apontam ambos para o mesmo lado !!!
é claro que os MM mexem nas volatilidades a seu belo prazer, e nas gregas nem se fala...
e também não é por acaso que as fórmulas de cálculo dos vanillas tenham tantas envolventes...
já os turbos, que aprecio muito mais, são mais simples de calcular, diria quase transparentes e perdem pouco valor temporal :
Preço TW C = (Valor subjacente - Strike + Prémio)* Paridade
Preço TW P = (Strike – Valor subjacente – Desconto) * Paridade
mesmo assim, as coisas não são limpas, pois os MM mexem nos prémios e descontos à brava
é assim os produtos q temos
tenho alguma curiosidade em saber se lá fora os warrants negociados em outras bolsas que não a euronext lisboa tb são manipulados...
quem me elucida ?
- Registado: 4/11/2003 14:49
Caro duende
Qual é o seu oráculo quanto a este "pote":
DAX C 5800 3-06 CT
É que mesmo com o dito a subir (pouco bem sei) o mesmo teima em cair...
Eu entrei com algum $$ (pouco) mas embora continue a acreditar numa subida, sempre que vou para Vanillas sobre o DAX a coisa sai-me ao contrário...
Agora com o Nikkei... parece que acertei e mesmo os warrant parecem mais certinhos.. Mas tb já vão 1000 e tal ponto acima do valor...
É que de gregas, não percebo muito... deve ser disso eu sei, mas pelo momento actual dos mercados pareceu-me o com melhor probabilidade de sucesso.
Qual é o seu oráculo quanto a este "pote":
DAX C 5800 3-06 CT
É que mesmo com o dito a subir (pouco bem sei) o mesmo teima em cair...
Eu entrei com algum $$ (pouco) mas embora continue a acreditar numa subida, sempre que vou para Vanillas sobre o DAX a coisa sai-me ao contrário...
Agora com o Nikkei... parece que acertei e mesmo os warrant parecem mais certinhos.. Mas tb já vão 1000 e tal ponto acima do valor...
É que de gregas, não percebo muito... deve ser disso eu sei, mas pelo momento actual dos mercados pareceu-me o com melhor probabilidade de sucesso.
- Registado: 24/8/2004 10:42
boas ó grande leprechaun
folgo em estar aqui de novo a discutir warrants contigo, depois de uma grande pausa por motivos profs
$%#$&/&/"%"#&)&%|!
então o meu amigo acha isto fácil ?
esta é uma frase tua
concordo que o prever até pode ser fácil, mas daí até ao acertar vai um grande e tortuoso caminho de aprendiz de feiticeiro - leia-se pseudo trader frustado, que é como me sinto às vezes
e como ando nos warrants tb desde à uns meses, como sabes, e uma das minhas maiores dificuldades, e penso que a da grande maioria também, é exactamente essa, o acertar, pelo menos para quem anda no intraday ou muito curto prazo, para os outros a previsão de tendências mais alargadas torna-se RELATIVAMENTE mais fácil
e porque sinto que a minha capacidade de análise diária se esgota nas probabilidades matemáticas puras, em que se tenho 2 hipóteses, para cima e para baixo, o que na prática significa 50% para cada lado, OBVIAMENTE AJUSTADOS por todos os factores envolventes que conhecemos, e que na realidade são demasiados, o que às vezes simplifica e a maior parte das vezes complica...
Mas na grande maioria dos casos, é exactamente essa a capacidade de acerto de quem tem de tentar prever o movimento do dia seguinte, para saber como se posicionar, 50% !!!
O que no meu entender em warrants é manifestamente pouco para se ter sucesso no longo prazo, porque 1 movimento a perder ou em KO pode levar a perder os lucros de "n" outras operações...
Por isso, e para abreviar, propunha-te um pequeno desafio :
Como adivinhar é impossível (e proibido
) e baseado na tua anterior afirmação, que tal se a partir de agora e durante uns dias, e apenas uns dias, postasses aqui PELAS 16:00 H a tua impressão de qual vai ser o sentido do DAX no dia a seguir e já agora também do Nikkei (e do SP500, caso aches interessante)
Como sabemos a maior parte das grandes variações diárias em warrants são feitas durante a noite e virtualmente impossíveis de serem negociadas no momento - temos o exemplo desta noite do Nikkei, em que o mesmo subiu mais de 2% e os calls respectivos abriram logo nos máximos de hoje :
Nikkei C13000 03-06/CT - 7542C 1,94 1,94 1,95 +12,14% 2.978 13:29 12-12-2005
Nikkei C13500 03-06/CT - 7543C 1,60 1,60 1,62 +13,48% 1.000 13:31 12-12-2005
Nikkei C13500 03-06/CZ - 7779Z 1,62 1,60 1,61 +30,65% 1.000 08:58 12-12-2005
Nikkei C14000 03-06/CT - 7544C 1,31 1,27 1,29 +20,18% 5.000 08:32 12-12-2005
Nikkei C14000 06-06/CT - 7545C 1,35 1,35 1,37 +12,50% 31.000 09:48 12-12-2005
daí a ideia das 16:00H, que é uma hora em que mesmo em sistemas lentos ainda se consegue fazer alguma coisa ?
que tal ? aceitas o desafio ?
encara isso como uma brincadeira, obviamente não tens de provar nada a ninguém
apenas um desafio no sentido de percebermos o quão dificil é o acerto no dia a dia
eu, como muitos de nós, continuo a ler-te assiduamente, mesmo que a partir do momento em que me meti nos warrants seja um bocado mais céptico e já não veja tantas facilidades como via no início e até já nem me "transtornem" ver variações diárias superiores a 100%, nem tente perceber todas as "patifarias" que os MM's fazem, e que quem tem estes produtos na mão dá bem para os topar...
para mim, os warrants ainda continuam positivos, mas sinceramente no inicio pensava ser mais fácil e que as % poderiam ser maiores
até pq não disponho do tal tempo intraday necessário para isto, e de vez em qd deixo-os chegar à maturidade sem valor, o que é dramático e influencia claramente em sentido descendente os potenciais lucros
enfim
grande abraço e continua o teu excelente trabalho neste forum
folgo em estar aqui de novo a discutir warrants contigo, depois de uma grande pausa por motivos profs
$%#$&/&/"%"#&)&%|!
então o meu amigo acha isto fácil ?
esta é uma frase tua
Condensando tudo numa frase: prever, e acertar até, é muito fácil, mas ser consistente e disciplinado, isso é que é dificílimo... at least for me!
concordo que o prever até pode ser fácil, mas daí até ao acertar vai um grande e tortuoso caminho de aprendiz de feiticeiro - leia-se pseudo trader frustado, que é como me sinto às vezes
e como ando nos warrants tb desde à uns meses, como sabes, e uma das minhas maiores dificuldades, e penso que a da grande maioria também, é exactamente essa, o acertar, pelo menos para quem anda no intraday ou muito curto prazo, para os outros a previsão de tendências mais alargadas torna-se RELATIVAMENTE mais fácil
e porque sinto que a minha capacidade de análise diária se esgota nas probabilidades matemáticas puras, em que se tenho 2 hipóteses, para cima e para baixo, o que na prática significa 50% para cada lado, OBVIAMENTE AJUSTADOS por todos os factores envolventes que conhecemos, e que na realidade são demasiados, o que às vezes simplifica e a maior parte das vezes complica...
Mas na grande maioria dos casos, é exactamente essa a capacidade de acerto de quem tem de tentar prever o movimento do dia seguinte, para saber como se posicionar, 50% !!!
O que no meu entender em warrants é manifestamente pouco para se ter sucesso no longo prazo, porque 1 movimento a perder ou em KO pode levar a perder os lucros de "n" outras operações...
Por isso, e para abreviar, propunha-te um pequeno desafio :
Como adivinhar é impossível (e proibido
Como sabemos a maior parte das grandes variações diárias em warrants são feitas durante a noite e virtualmente impossíveis de serem negociadas no momento - temos o exemplo desta noite do Nikkei, em que o mesmo subiu mais de 2% e os calls respectivos abriram logo nos máximos de hoje :
Nikkei C13000 03-06/CT - 7542C 1,94 1,94 1,95 +12,14% 2.978 13:29 12-12-2005
Nikkei C13500 03-06/CT - 7543C 1,60 1,60 1,62 +13,48% 1.000 13:31 12-12-2005
Nikkei C13500 03-06/CZ - 7779Z 1,62 1,60 1,61 +30,65% 1.000 08:58 12-12-2005
Nikkei C14000 03-06/CT - 7544C 1,31 1,27 1,29 +20,18% 5.000 08:32 12-12-2005
Nikkei C14000 06-06/CT - 7545C 1,35 1,35 1,37 +12,50% 31.000 09:48 12-12-2005
daí a ideia das 16:00H, que é uma hora em que mesmo em sistemas lentos ainda se consegue fazer alguma coisa ?
que tal ? aceitas o desafio ?
encara isso como uma brincadeira, obviamente não tens de provar nada a ninguém
apenas um desafio no sentido de percebermos o quão dificil é o acerto no dia a dia
eu, como muitos de nós, continuo a ler-te assiduamente, mesmo que a partir do momento em que me meti nos warrants seja um bocado mais céptico e já não veja tantas facilidades como via no início e até já nem me "transtornem" ver variações diárias superiores a 100%, nem tente perceber todas as "patifarias" que os MM's fazem, e que quem tem estes produtos na mão dá bem para os topar...
para mim, os warrants ainda continuam positivos, mas sinceramente no inicio pensava ser mais fácil e que as % poderiam ser maiores
até pq não disponho do tal tempo intraday necessário para isto, e de vez em qd deixo-os chegar à maturidade sem valor, o que é dramático e influencia claramente em sentido descendente os potenciais lucros
enfim
grande abraço e continua o teu excelente trabalho neste forum
- Registado: 4/11/2003 14:49
Confirmado... rimado... e lucrado! :-)
Menor_Valia Escreveu:Custa a crer que exista uma operação financeira em que o intermediário não meta a mãozinha no lucro/rendimento alheio!
Mas é mesmo assim, ó mais-valia!
Acabo de telefonar para o Bigonline onde me confirmaram que não há qualquer custo associado ao exercício dos warrants na maturidade. Fazem-se as contas ao que se ganhou - valor na maturidade - strike, para os call que é que está a dar! - multiplica-se pelo nº de warrants em carteira... e fica a conta certeira! Depois, é só esperar os 3 dias (in)úteis habituais...
Bem, em relação a esse inline não sei se me vou candidatar, mas espero ter uma prenda dessas para a semana com o call maravilha do Nasdaq... e insisto nos 200%: valor de fecho do NDX, 5ª-feira dia 15... 1721... or better!!!
Lá vou eu e o JAS comemorar... noite fora a cantar e a assobiar...
..."Eureka!" como é tão bom acertar e o prémio é... lucrar!!!
Hummm... mas isto está a subir mais que o previsto... pára aí, ó Evaristo! Em suma, resta esperar e ver até onde o moço DAX vai chegar!
Mas o EURO? Esse que suba, abaixo o dólar... e viva Cuba!!!
Uáu!!! E não é que o miúdo se aproxima a passos de gigante do meu preço? Já lá vejo a minha ordem, 54 é o que peço... creio que mais não mereço!
E a minha mais-valia no meu bolso cantaria...
...se o euro ao 1.19 subiria... força! força!... enquanto é dia!!!
Ora bolas! Isto devia é ter sido assim há uma semana atrás, agora tanto me faz... mas enfim, 50 euritos de lucro sempre é melhor que nada...
...sobe Euro, duma pernada!!!
E que tal esta emoção relatada, perfeitamente rimada e... espero!... no final até lucrada?!
Até já... ó mais-valia... vem cá!
Rui leprechaun
(...assim gagá!
- Anexos
-
- *********** Olha o Dólar que se afunda... mas que grande barafunda... Dona Euro... Blimunda!!! :))) ************
- USD.gif (8.54 KiB) Visualizado 1465 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Saudações... Gnomo-Optimista!
Existe algo na sua resposta que não rima...
Custa a crer que exista uma operação financeira em que o intermediário não meta a mãozinha no lucro/rendimento alheio!
Não estaremos apenas perante um gnomo tão tão ambicioso... que até tira dinheiro ao intermediário manhoso?
Um grande abraço,
JR
Existe algo na sua resposta que não rima...
Um grande abraço,
JR
Menor... ou maior?! ;-)
Menor_Valia Escreveu:Aproveito este tópico para perguntar quais os custos/comissões normalmente associados ao exercicio automático dos warrants na data de maturidade?
Olá... Mais-Valia!
Creio que não existem custos nessas circunstâncias e que se recebe integralmente o valor devido quando o warrant termina in-the-money. Há apenas um prazo de 3 dias, normalmente, até o dinheiro ser depositado na conta. Bem, daqui a 10 dias espero ter uma prenda dessas com o call maravilha do Nasdaq! E até já tenho um palpite... 200% ou 3 vezes de aumento... que portento!
E essa ausência de custos é outra vantagem dos inline: só se paga a comissão de compra e depois é vê-los crescer até 1 euro... muito lucro e sem despesa!
Já agora, sempre quero ver se o tal 7856Z vai ter algum acréscimo de volume, ou seja, se vai passar a ser mais negociado nos próximos dias. Palpita-me que sim... adoraria!
Mas será que há assim tantos traders que se contentam apenas com 6,5% ao mês num único trade? Afinal, isso até se pode lucrar ao dia... também num só trade, claro!
E se quem lucra tem faro...
Rui leprechaun
(...ser ambicioso é raro!
Yes, you're right... but this is an inner fight!!!
pericos Escreveu:Peço que me desculpes por estas observações mas com as previsões que debitas e bastante certeiras, é bastante fácil melhorar a tua carteira. E agora com novo computador, já nem tens desculpas.
Boa malha, ó João!
Gostei especialmente deste último parágrafo... nice!
Mas aí está... enquanto escrevia estas reflexões sobre os inline eu pensava como para mim tem sido muito difícil negociar as tendências que se prolongam no tempo, como o caso do Nikkei que referes. Eu sinto-me muito melhor com os mercados laterais, e daí também a sedução que o conceito inovador dos inline warrants exerceu sobre mim, apesar de só agora os ter começado a negociar.
Anyway... talvez esta seja uma questão de ambição... ou falta dela!... mas variações da ordem dos 10... 20... 30% para mim são enormes, e dificilmente mantenho qualquer trade que atinja esses valores. As únicas excepções são os penny warrants, como esse do Nasdaq, que também consegui comprar a 0.02 e do qual saí a 0.06, há já bastante tempo, ou os TW em que aposto de um dia para o outro, e onde até tenho acertado na tendência a maior parte das vezes. Mesmo assim, não penso 2 vezes e despacho-os logo na abertura... e não lhes volto a ligar patavina! Trade encerrado pertence à história... está acabado!
Por isso é que eu disse há dias que acertar na tendência é a parte mais fácil em qualquer trade. Em especial, no que se refere a uma visão a médio prazo, ou seja, algumas semanas até um par de meses, já que no intraday ou curtíssimo prazo há sempre demasiado "ruído" que pode prejudicar as previsões. A maior dificuldade reside, para além da escolha apropriada do warrant - ponto MUITO importante! - na gestão do trade em si, quer ele se mostre perdedor ou ganhador. As perdas não devem ser toleradas para além de certos limites, enquanto os ganhos se devem deixar andar até a tendência mudar... certo? Yes, but...
É que eu penso menos em termos de tendência prolongada do que nas variações, algo aleatórias, no curto prazo, já que é nestas subidas e descidas que mais gosto de negociar... true!
Assim, bem sei que os warrants do Nikkei que em tempos detive já valorizaram muitas e muitas centenas por cento... so what?! De notar que eu comprei abaixo dos 20 cêntimos (!!!) os warrants com strike a 13500 e 14000 pontos, que já ultrapassaram 1 euro. Ou seja, só com estes 2 negócios teria ganho MAIS do que todo o meu lucro acumulado até hoje. Mas despachei ambos com talvez 50% de lucros... se tanto!
E o mesmo se diga dos penny warrants do DAX ou do Nasdaq de que tanto falei. Bem, aqui terá havido uma ou outra venda com 100% de lucro, já que falamos de valores baixíssimos - nunca compreendi como é que os MM podem desvalorizar tanto warrants com um potencial de subida tão óbvio! - mas uma vez vendidos nem volto a olhar para eles! Parto logo para outra e já está!
Deveras, não é aquilo que deixo de ganhar que me preocupa, pelo contrário, fico satisfeitíssimo por ganhar, mesmo que pouco. Os trades fortemente negativos, como este disparate autêntico de ter deixado ir até à maturidade uma batelada de warrants do euro, é que me fazem mossa. Ganhar apenas 100 onde podia ter ganho 1000 não me tira o sono, porque esses 100 me bastam, fico inteiramente satisfeito com eles, mas perder 500 ou 1000 quando sei que podia ter restringido o prejuízo a uma pequena porção desse valor, é isso que deveras me aflige. Isto significa que, em termos práticos, continuo a focar-me muito mais em cortar as perdas, de modo a não se tornarem dramáticas, do que em deixar correr os lucros, porque lucro é SEMPRE lucro, seja 10... 100... ou 1000... mais zero menos zero, what difference does it make? Continuam a ser as grandes perdas que me comem a rentabilidade, e não o facto de limitar os meus ganhos a percentagens medíocres. Porque o que podia ter ganho nesse trade interrompido prematuramente, vou ganhá-lo no negócio a seguir, logo vai tudo dar ao mesmo... ou quase! É claro que tenho mais trabalho e despesa em comissões, mas eu até adoro ter longas sequências de negócios positivos... e isso é bem divertido! Humm... negativos é que é chato, e inda mais se os prejuízos são vultuosos... com as perdas é que eu me bato!
Em conclusão: I know nothing about money and that's a drama! Para o atrair, precisamos de o amar, de o chamar, de o tratar bem! E eu desprezei-o sempre, ou melhor, nunca senti necessidade de o ter e valorizar. Assim sendo, a minha ambição no trading limita-se a fazer o mínimo suficiente para pagar as despesas do dia a dia... no more! Deveras, até dou estas sugestões de negócios potencialmente muito rentáveis em warrants aos meus amigos que negoceiam esporadicamente em Bolsa... só não sei é se eles as seguem e acreditam verdadeiramente nelas!
So... this is not a way to get rich... and that's for sure! Digamos que me fascina mais o aspecto psicológico do jogo mental interior envolvido na negociação, do que a questão do ganho em si, já que trabalho, de facto, com um capital algo modesto, se bem que agora até muito razoável para os meus objectivos. Os quais até podem ser percentualmente elevados - acredito que 50-100% por ano não são muito difíceis de atingir - mas em termos absolutos representam somente algumas centenas de euros por mês... no more!
Logo... duplicar, triplicar, quadriplicar nem representam valores muito significativos face ao capital investido em cada trade. That's no big deal if I fail to make it... really!
E, repito, não gosto nada das tendências muito definidas, tanto de alta como de baixa. Saber que o DAX deve já disparar esta semana, rumo aos 5500-5550, minha previsão, não me deixa nadinha satisfeito! Afinal, é também uma questão da chamada "zona confortável" psicológica ou de negociação. Uma vez que não sei negociar as tendências, mas tão somente os swings ou lateralizações, o intuir a direcção mais provável dos índices não se traduz, da minha parte, por qualquer vantagem na negociação... pelo contrário! Isso apenas aumenta o meu desconforto, porque significa que os índices "fugiram" da lateralização amada... ó fuga desconsolada!
E, claro, essa noção de acumular a preços crescentes - quer em warrants quer em acções - à medida que o activo se vai movendo na direcção certa é-me inteiramente estranha e nunca o faria, obviamente. Se um warrant ou acção valoriza uma determinada percentagem, vende-se e acabou... já está!
Ah, sim! Mas talvez me dê para experimentar, um dia, esse fantástico sistema das percentagens compostas, o tal método dos 3% de que falei há tempos. É que essa ideia de trades sucessivos com pequenos ganhos, em que os lucros se vão somando e multiplicando de uns para os outros, é perfeitíssima para o meu método de negociação "nervoso", que é avesso a deter posições, ainda que lucrativas, durante demasiado tempo. Posso até combiná-lo com o plano de negociação em acções a longo prazo que, aliás, já iniciei há 2 semanas. Porque esse "longo prazo" de que falo é muito dinâmico, jamais pensaria em comprar uma acção e ficar com ela 2 anos (!!!) em carteira... not for me! Mas em breve hei-de explicar isto melhor e revelar até qual o meu portfólio ideal, composto quase inteiramente de títulos perfeitamente desconhecidos... as empresas do futuro!!!
Condensando tudo numa frase: prever, e acertar até, é muito fácil, mas ser consistente e disciplinado, isso é que é dificílimo... at least for me! Assim sendo, eu devia é formar equipa com alguém de espírito muito mais prático - e amor pelo dinheiro... convinha! - sendo eu o teórico e ele o executor. Ah, mas das compras, não das vendas...
Bah! Mas os meus amigos que até apostam na Bolsa não compreendem por certo o que lhes digo. Pois se os moços até acham 6,5% ao mês "muita fruta"! Quanto mais falar de valorizações de centenas por cento de warrants em semanas ou meses!!! Unbelievable, they surely say!
Anyway... para além desse inline e os seus modestos 13,5% não tenho mesmo nenhum outro palpite a dar quanto a warrants e similares. Apenas que conto ver o DAX nessa zona dos 5500-5550, mas não acima desse valor, até finais de Janeiro. Logo, isto sempre pode orientar algum trade em TW para quem se atrever. Mas cuidado com as correcções... se elas existirem... talvez sim ou talvez não!
E é tudo, ó João!
Rui Vaz... leprechaun
PS: Eu só guardo o pote das moedas, mas não as utilizo, see? É um potencial teórico sem concretização prática... foi sempre essa a minha escolha... deixo o fruto e como a folha!
Viva Leprechaun,
Se me permites um comentário, poderias ter melhores resultados.
Em 1 tópico qualquer falas do 7544C sobre o NIKKEI. Nessa altura, esse warrant estava bastante atractivo. Caso tivesses entrado, estarias com mais de 300% nesse trade. Tenho-o a 0,24, 0,30, 0,41 e 0,60 e continuo a comprar.
O tal milagroso sobre o NASDAQ, creio que começaste a falar quando estava a 0,04.
Depois disso ainda o consegui comprar a 0,02. Vê o que poderias ter ganho.
Se me permites "só" mais uma, julgo que deverias seguir o que dizes em outro tópico, não corras atrás dos pequenos lucros, aguenta os trades positivos até ao máximo.
Peço que me desculpes por estas observações mas com as previsões que debitas e bastante certeiras, é bastante fácil melhorar a tua carteira. E agora com novo computador, já nem tens desculpas.
BN
João
Se me permites um comentário, poderias ter melhores resultados.
Em 1 tópico qualquer falas do 7544C sobre o NIKKEI. Nessa altura, esse warrant estava bastante atractivo. Caso tivesses entrado, estarias com mais de 300% nesse trade. Tenho-o a 0,24, 0,30, 0,41 e 0,60 e continuo a comprar.
O tal milagroso sobre o NASDAQ, creio que começaste a falar quando estava a 0,04.
Depois disso ainda o consegui comprar a 0,02. Vê o que poderias ter ganho.
Se me permites "só" mais uma, julgo que deverias seguir o que dizes em outro tópico, não corras atrás dos pequenos lucros, aguenta os trades positivos até ao máximo.
Peço que me desculpes por estas observações mas com as previsões que debitas e bastante certeiras, é bastante fácil melhorar a tua carteira. E agora com novo computador, já nem tens desculpas.
BN
João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.
- Registado: 29/8/2005 12:13
... um inline warrant desprovido praticamente de qualquer risco, ...
Rui, peço desculpa a insistência mas o warrant não é desprovido de risco.
Considero esta uma afirmação perigosa que pode induzir em erro os mais incautos e desconhecedores e daí a minha insistência neste ponto.
Ninguém dá 13.5% em dois meses sem qualquer risco envolvido. Como é óbvio estás a subavaliar o risco envolvido nesse warrant conforme já apresentei no outro post...
Os limites encontram-se inclusivamente na mesma ordem de grandeza de outras variações que ocorreram no último ano.
Obviamente, é mais provável fechar dentro do range do que fora. Mas daí a dizer que é desprovido de praticamente qualquer risco vai uma enorme distância.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Up with Inline... they are in and fine! :-)
Na sequência do novo tema que escrevi sobre um inline warrant desprovido praticamente de qualquer risco, aproveito para recuperar este thread mais antigo, que representou a minha abordagem inicial ao mundo dos inline.
Bem, agora já estou in... mas não muito confortável com a minha escolha, diga-se! Vou ver se consigo passar o mais depressa possível do 7855Z para o 7856Z, o tal dos 13,5% garantidos... para quem ainda os apanhar a 88 cêntimos, que mais barato do que isso creio que só por milagre ou grande descalabro... impensável, de momento!
Penso regressar amiúde a este tema, já que ele pode permitir interessantes conclusões acerca do binómio risco/recompensa. I mean... quem é que se pode ufanar de estar a lucrar uns "gordos" 6,5% o mês e, caso até o esteja a conseguir, quanto risco e trabalho tem de ser dispendido para alcançar esse elevado objectivo? Assim sendo, não parece irónico que uma simples táctica de "buy and hold"... and forget!... possa, com elevadíssima probabilidade de certeza, garantir esse mesmos 6,5% - e atenção que já foram mais! - autenticamente de mão beijada?
Confesso que me tenho sentido quase que desanimado, neste últimos dias, ao pensar neste espantoso paradoxo: para que é que me estou a "matar" horas a fio, durante 4 meses e já quase com 3 centenas de trades, se apenas em 2 meses e com uma ÚNICA compra... no more!... posso fazer bem mais do dobro daquilo que consegui até aqui?!
This sounds strange to me... but the conclusion is drawn quite logically!
Enfim, outros mais sábios que comentem... Anyway, sei que não vou investir mais do que uma pequena percentagem nesse inline, logo o seu contributo para o meu rendimento global não será muito elevado.
Por fim... let's see... 6,5% ao mês é igual a 78% ao ano... justamente a marca actual do JAS... mas quase SEM trabalho nem canseira... ganhar neste inline é uma brincadeira!!!
The more I think about it, the less happy I feel... is this REAL?!?!?! Or am I missing something... still?!
Oh well... winning is a soothing pill...
Rui leprechaun
(...take it easy boy... over the hill!
)
Bem, agora já estou in... mas não muito confortável com a minha escolha, diga-se! Vou ver se consigo passar o mais depressa possível do 7855Z para o 7856Z, o tal dos 13,5% garantidos... para quem ainda os apanhar a 88 cêntimos, que mais barato do que isso creio que só por milagre ou grande descalabro... impensável, de momento!
Penso regressar amiúde a este tema, já que ele pode permitir interessantes conclusões acerca do binómio risco/recompensa. I mean... quem é que se pode ufanar de estar a lucrar uns "gordos" 6,5% o mês e, caso até o esteja a conseguir, quanto risco e trabalho tem de ser dispendido para alcançar esse elevado objectivo? Assim sendo, não parece irónico que uma simples táctica de "buy and hold"... and forget!... possa, com elevadíssima probabilidade de certeza, garantir esse mesmos 6,5% - e atenção que já foram mais! - autenticamente de mão beijada?
Confesso que me tenho sentido quase que desanimado, neste últimos dias, ao pensar neste espantoso paradoxo: para que é que me estou a "matar" horas a fio, durante 4 meses e já quase com 3 centenas de trades, se apenas em 2 meses e com uma ÚNICA compra... no more!... posso fazer bem mais do dobro daquilo que consegui até aqui?!
This sounds strange to me... but the conclusion is drawn quite logically!
Enfim, outros mais sábios que comentem... Anyway, sei que não vou investir mais do que uma pequena percentagem nesse inline, logo o seu contributo para o meu rendimento global não será muito elevado.
Por fim... let's see... 6,5% ao mês é igual a 78% ao ano... justamente a marca actual do JAS... mas quase SEM trabalho nem canseira... ganhar neste inline é uma brincadeira!!!
The more I think about it, the less happy I feel... is this REAL?!?!?! Or am I missing something... still?!
Oh well... winning is a soothing pill...
Rui leprechaun
(...take it easy boy... over the hill!
Eh Touro... boi Ápis moldado em ouro! :-)
BullPower Escreveu:Leprechauñez, sabes, é que ao contrário de um Warrant Vanilla, um Inline Warrant ganha valor ao longo do tempo até atingir a maturidade (Ou o KO). A isto deve-se o facto de quanto menos tempo faltar para a maturidade, menor é a probabilidade de levar KO (ou seja, menor é a probabilidade de atingir as barreiras), portanto se a cotação do DAX for igual passada uma semana, o Inline Warrant já tem um valor superior devido ao factor tempo.
Ó poderoso Bull...
...e se formos para o sul?!
Ora bem, a essa conclusão já eu cheguei, claro! Contudo, aquilo que mais me surpreendeu foi o facto dessa valorização temporal parecer superar o próprio afastamento dos 3 Inline do seu valor intermédio, isto é, da média aritmética das duas barreiras. É que acima dos 4250, onde o DAX cotou nos 3 últimos dias da semana, eu suporia que os Inline se desvalorizariam um pouco, mas não foi isso que sucedeu. Ora então, se existir alguma mui desejável correcção e o índice se aproximar novamente desse valor, os Inline deveriam valorizar bastante! Isto é, há que contar com a volatilidade, afinal, e ela sobe habitualmente com as quedas, certo?
Bem, vou ver se esta semana acompanho a evolução das cotações com mais atenção. Mas fiquei mesmo interessado na hipótese de comprar os novos Inline, no dia do lançamento, logo que eles surjam. Afinal, parece que é sempre a subir... se a barreira não estiver muito próxima, é evidente, como sucedeu com a anterior emissão... que apanhou logo com um grande Ursão!!!
Virá agora o Tourão
leprechaun
(...para haver compensação?
E numa coisa tenho reparado e é que o valor dos 3 Inlines sobre o DAX tem vindo sempre a aumentar, independentemente da direcção do índice... vá ele p'ra frente ou siga p'ra trás!!!
Leprechauñez, sabes, é que ao contrário de um Warrant Vanilla, um Inline Warrant Ganha valor ao longo do tempo até atingir a maturidade (Ou o KO
Abraço e BN.
Olhó Faustino... a conversar aqui co'o desatino! :-)
nunofaustino Escreveu:O que aconteceu à tua estratégia de ganhar independentemente do caminho do mercado... pelo que tenho lido tu tens andado a arriscar mais para um lado do que para o outro... isso não é contrário à tua estratégia inicial?
Ó Nuno americano... grande magano!
A estratégia permanece de pedra e cal, só que ainda não passou do papel para a prática! Duas razões principais para isso:
1º Tenho de estudar ainda melhor as diversas opções e subestratégias que o meu método de sexy trading - nice name indeed!
2º Isso mesmo... o capital!
De qualquer modo, nem só de warrants vive o trader! E tenho de prestar mais atenção aos Inline, pelo menos enquanto isto continuar a lateralizar... ora sobe hoje o que desceu ontem e desce amanhã o que subiu hoje... ele fica aí e não foge!
As novas empresas emergentes - penny stocks do OTCBB - estão também na minha mira... eu quero uma acção bem gira!
E eu ao rir faço barulho
leprechaun
(...mais do que o calor em Julho!
Arriba os Inline... they go up and that is fine! :-)
Olá, observadores astutos com muito miolo no alto dos cocorutos!
Tschhh... eu também queria um bocadinho, só me saiu um niquinho...
Pois bem, confesso que pouco me tenho dedicado à observação intraday dos Inline, mas continuo a coleccionar os preços de fecho a ver se consigo entender melhor a lógica do seu funcionamento. E numa coisa tenho reparado e é que o valor dos 3 Inlines sobre o DAX tem vindo sempre a aumentar, independentemente da direcção do índice... vá ele p'ra frente ou siga p'ra trás!!!
Ora esta é uma observação muito interessante mesmo...
Mas esquematizemos e façamos as continhas, a ver se tudo bate bem. Há 3 novos Inline do Commerzbank, admitidos à negociação no dia 27 de Abril e com maturidade a 15 de Junho. Eis as suas características:
Inline DAX 3850/4500 - Valor intermédio = 4175
Inline DAX 3950/4450 - Valor intermédio = 4200
Inline DAX 4075/4425 - Valor intermédio = 4250
Segue-se o quadro da evolução das cotações, em fecho, nestes 8 dias de negociação, incluindo o preço de lançamento das 3 emissões:
3850 - 3950 - 4075
4500 - 4450 - 4425
7,60 -- 5,90 -- 3,50
7,60 -- 5,90 -- 3,79
7,91 -- 5,90 -- 3,68
7,95 -- 6,54 -- 4,09
7,91 -- 6,36 -- 4,17
8,16 -- 6,68 -- 4,55
8,16 -- 6,68 -- 4,85
8,16 -- 6,68 -- 5,06
8,55 -- 6,68 -- 5,03
É evidente que houve alguns dias sem compras nem vendas, de modo que para avaliarmos correctamente o valor actual dos 3 Inline, deixo aqui os últimos preços Bid-Ask dos respectivos MM:
Inline DAX 3850/4500 - 8,47-8,57
Inline DAX 3950/4450 - 6,99-7,09
Inline DAX 4075/4425 - 5,27-5,37
De notar que o spread nos Inline é de 10 cêntimos, mas eles não são mesmo um produto para negociação frequente. É comprá-los e deixá-los em banho Manel! Yeah, aos Inline convém mesmo ser fiel!
Mas o ponto mais interessante que eu desejo salientar, por que foi logo o que me chamou a atenção, é que os Inline se continuam a valorizar, mesmo quando o DAX se está a afastar do valor intermédio das respectivas cotações. Isto para mim é muito surpreendente, mas pode significar, então, que a valorização temporal é notável nestes Inlines.
Aliás, podemos até fazer algumas contas, e é mesmo a 1ª vez que estou a efectuar estes cálculos. Partindo do facto que os Inline valem 10 € na maturidade, caso nenhuma das barreiras tenha sido atingida, e sendo os preços de lançamento de cada um, respectivamente, 7,60 e 5,90 e 3,50 € - é fácil calcular a valorização temporal média por cada dia até à maturidade, tendo em conta que a sua vida é de 50 dias (27 Abril a 15 Junho).
Assim, teremos:
Inline DAX 3850/4500 - (10 - 7,60) / 50 = 0,048 €
Inline DAX 3950/4450 - (10 - 5,90) / 50 = 0,082 €
Inline DAX 4075/4425 - (10 - 3,50) / 50 = 0,130 €
Prosseguindo na magia matemática, calculemos agora a rendabilidade total e diária, em percentagem, dos Inline:
Inline DAX 3850/4500 - (10 - 7,60) / 7,60 = 31,6% ou 0,63% dia
Inline DAX 3950/4450 - (10 - 5,90) / 5,90 = 69,5% ou 1,39% dia
Inline DAX 4075/4425 - (10 - 3,50) / 3,50 = 185,7% ou 3,71% dia
Ora isto já dá uma perspectiva MUITO agradável, mesmo! É pôr o dinheirinho a render... multiplicá-lo com prazer!!!
Pensando bem, esta valorização temporal acimas das oscilações do DAX tem toda a lógica, pois o apostador tanto recebe os seus 10 € se o índice estiver a 1 ponto só da barreira como se cotar a 100 ou 200 ou seja lá o que for! O que importa é que não a toque... chega as mãozinhas para lá, ó cocote!
Enfim, o perfeito antídoto do meu amado sexy trading e dos métodos travestis de negociação de TW. Ora, há gostos para tudo... solteiros e casados... ascetas celibatários... viúvos, divorciados... os Inline são uma mina quando bem negociados!
Após estas observações, parece-me que um bom plano de trading consiste em aplicar os eventuais lucros, ou parte deles, da negociação em warrants ou acções, na compra de um Inline logo no 1º dia em que ele é posto à venda, ao preço de lançamento, portanto.
E já que continuo com a mão na massa, termino com novo quadro indicativo da valorização dos 3 Inline em apenas 10 dias, isto é, um quinto da sua vida útil:
Inline DAX 3850/4500 - (8,52 - 7,60) / 7,60 = 12,1% (6,32%)
Inline DAX 3950/4450 - (7,04 - 5,90) / 5,90 = 19,3% (13,9%)
Inline DAX 4075/4425 - (5,32 - 3,50) / 3,50 = 52,0% (37,1%)
Ah, devo fazer notar que tomei como valor do Inline o preço intermédio entre o último Bid e Ask de ontem, já que as cotações de fecho podem por vezes estar muito desfasadas, o que até acontece nos dois últimos Inline.
Mas os resultados acima são AINDA mais espantosos do que os cálculos da rendibilidade dos Inline à partida! Ou seja, eles têm-se valorizado muito mais do que a média correspondente ao 1/5 de vida que até agora levam, cujo valor está indicado entre parênteses acima.
Em conclusão, isto dos Inline merece afinal um estudo mais sério. Nada de chatices a ver se o índice sobe ou desce... bem, desde que não seja em demasia!... se é o Bull ou o Bear que aparece... se isto agora aquece ou arrefece... ou o meu pobre miolinho 'inda fenece!
Pois se o DAX bem comportado permanece, eu até lhe compro um bruto gelado... ele merece!!!
E o meu trade mental está encerrado
leprechaun
(...ai quem me dera já o ter lucrado!
)
Tschhh... eu também queria um bocadinho, só me saiu um niquinho...
Pois bem, confesso que pouco me tenho dedicado à observação intraday dos Inline, mas continuo a coleccionar os preços de fecho a ver se consigo entender melhor a lógica do seu funcionamento. E numa coisa tenho reparado e é que o valor dos 3 Inlines sobre o DAX tem vindo sempre a aumentar, independentemente da direcção do índice... vá ele p'ra frente ou siga p'ra trás!!!
Ora esta é uma observação muito interessante mesmo...
Mas esquematizemos e façamos as continhas, a ver se tudo bate bem. Há 3 novos Inline do Commerzbank, admitidos à negociação no dia 27 de Abril e com maturidade a 15 de Junho. Eis as suas características:
Inline DAX 3850/4500 - Valor intermédio = 4175
Inline DAX 3950/4450 - Valor intermédio = 4200
Inline DAX 4075/4425 - Valor intermédio = 4250
Segue-se o quadro da evolução das cotações, em fecho, nestes 8 dias de negociação, incluindo o preço de lançamento das 3 emissões:
3850 - 3950 - 4075
4500 - 4450 - 4425
7,60 -- 5,90 -- 3,50
7,60 -- 5,90 -- 3,79
7,91 -- 5,90 -- 3,68
7,95 -- 6,54 -- 4,09
7,91 -- 6,36 -- 4,17
8,16 -- 6,68 -- 4,55
8,16 -- 6,68 -- 4,85
8,16 -- 6,68 -- 5,06
8,55 -- 6,68 -- 5,03
É evidente que houve alguns dias sem compras nem vendas, de modo que para avaliarmos correctamente o valor actual dos 3 Inline, deixo aqui os últimos preços Bid-Ask dos respectivos MM:
Inline DAX 3850/4500 - 8,47-8,57
Inline DAX 3950/4450 - 6,99-7,09
Inline DAX 4075/4425 - 5,27-5,37
De notar que o spread nos Inline é de 10 cêntimos, mas eles não são mesmo um produto para negociação frequente. É comprá-los e deixá-los em banho Manel! Yeah, aos Inline convém mesmo ser fiel!
Mas o ponto mais interessante que eu desejo salientar, por que foi logo o que me chamou a atenção, é que os Inline se continuam a valorizar, mesmo quando o DAX se está a afastar do valor intermédio das respectivas cotações. Isto para mim é muito surpreendente, mas pode significar, então, que a valorização temporal é notável nestes Inlines.
Aliás, podemos até fazer algumas contas, e é mesmo a 1ª vez que estou a efectuar estes cálculos. Partindo do facto que os Inline valem 10 € na maturidade, caso nenhuma das barreiras tenha sido atingida, e sendo os preços de lançamento de cada um, respectivamente, 7,60 e 5,90 e 3,50 € - é fácil calcular a valorização temporal média por cada dia até à maturidade, tendo em conta que a sua vida é de 50 dias (27 Abril a 15 Junho).
Assim, teremos:
Inline DAX 3850/4500 - (10 - 7,60) / 50 = 0,048 €
Inline DAX 3950/4450 - (10 - 5,90) / 50 = 0,082 €
Inline DAX 4075/4425 - (10 - 3,50) / 50 = 0,130 €
Prosseguindo na magia matemática, calculemos agora a rendabilidade total e diária, em percentagem, dos Inline:
Inline DAX 3850/4500 - (10 - 7,60) / 7,60 = 31,6% ou 0,63% dia
Inline DAX 3950/4450 - (10 - 5,90) / 5,90 = 69,5% ou 1,39% dia
Inline DAX 4075/4425 - (10 - 3,50) / 3,50 = 185,7% ou 3,71% dia
Ora isto já dá uma perspectiva MUITO agradável, mesmo! É pôr o dinheirinho a render... multiplicá-lo com prazer!!!
Pensando bem, esta valorização temporal acimas das oscilações do DAX tem toda a lógica, pois o apostador tanto recebe os seus 10 € se o índice estiver a 1 ponto só da barreira como se cotar a 100 ou 200 ou seja lá o que for! O que importa é que não a toque... chega as mãozinhas para lá, ó cocote!
Após estas observações, parece-me que um bom plano de trading consiste em aplicar os eventuais lucros, ou parte deles, da negociação em warrants ou acções, na compra de um Inline logo no 1º dia em que ele é posto à venda, ao preço de lançamento, portanto.
E já que continuo com a mão na massa, termino com novo quadro indicativo da valorização dos 3 Inline em apenas 10 dias, isto é, um quinto da sua vida útil:
Inline DAX 3850/4500 - (8,52 - 7,60) / 7,60 = 12,1% (6,32%)
Inline DAX 3950/4450 - (7,04 - 5,90) / 5,90 = 19,3% (13,9%)
Inline DAX 4075/4425 - (5,32 - 3,50) / 3,50 = 52,0% (37,1%)
Ah, devo fazer notar que tomei como valor do Inline o preço intermédio entre o último Bid e Ask de ontem, já que as cotações de fecho podem por vezes estar muito desfasadas, o que até acontece nos dois últimos Inline.
Mas os resultados acima são AINDA mais espantosos do que os cálculos da rendibilidade dos Inline à partida! Ou seja, eles têm-se valorizado muito mais do que a média correspondente ao 1/5 de vida que até agora levam, cujo valor está indicado entre parênteses acima.
Em conclusão, isto dos Inline merece afinal um estudo mais sério. Nada de chatices a ver se o índice sobe ou desce... bem, desde que não seja em demasia!... se é o Bull ou o Bear que aparece... se isto agora aquece ou arrefece... ou o meu pobre miolinho 'inda fenece!
E o meu trade mental está encerrado
leprechaun
(...ai quem me dera já o ter lucrado!
Independentemente de concordar com a tua prosa e lengalenga, acho que tens um jeitao enorme para escrever, e gosto de ler (quase tudo) o que que escreves.
No entanto tenho um duvida "pequeno homem magico"
O que aconteceu a tua estrategia de ganhar independentemente do caminho do mercado... pelo que tenho lido tu tens andado a arriscar mais para um lado do que para o outro... isso n e contrario a tua estrategia inicial?
Um abraco e boa sorte (apesar que tu n deves precisar disso... n conheco nenhum leprechaun que precise)
Nuno
No entanto tenho um duvida "pequeno homem magico"
O que aconteceu a tua estrategia de ganhar independentemente do caminho do mercado... pelo que tenho lido tu tens andado a arriscar mais para um lado do que para o outro... isso n e contrario a tua estrategia inicial?
Um abraco e boa sorte (apesar que tu n deves precisar disso... n conheco nenhum leprechaun que precise)
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Dois nos Inline... fine! :-)
DerivativesMan Escreveu:Vou ver se consigo encontrar algumas regras gerais no comportamento do produto e fico à espera de poder comparar alguns resultados contigo.
Olá, ó Derivativo!
Será que vamos ter mais logo os novos Inline? Ainda não vi nenhuma referência a isso em nenhum lado, mas cá os espero para prosseguir o estudo desse produto. Para já, vou negociando unicamente os warrants normais, enquanto espero uma melhor definição dos índices, já que eles não saem do mesmo sítio, depois da queda abrupta há 10 dias atrás.
Mas estou com vontade de experimentar um Inline, até porque a concepção destes warrants se aproxima muito do meu plano de negociação híbrido, call + put. Com a vantagem de necessitar somente de um pouco mais de metade do capital... e o meu é reduzido, convenhamos...
No entretanto, esperamos... escrevemos... conversamos!
Com as damas namoramos
leprechaun
(...e com o DAX jogamos!
Bom dia Leprechaun!
Concordo contigo. Primeiro observar o produto para se ter noção das suas características. Depois tb concordo que um Inline não deve ser utilizado como alternativa aos turbos. São produtos diferentes. Os Inline não são produtos para day trading. Vou ver se consigo encontrar algumas regras gerais no comportamento do produto e fico à espera de poder comparar alguns resultados contigo.
Abraço,
DM
Concordo contigo. Primeiro observar o produto para se ter noção das suas características. Depois tb concordo que um Inline não deve ser utilizado como alternativa aos turbos. São produtos diferentes. Os Inline não são produtos para day trading. Vou ver se consigo encontrar algumas regras gerais no comportamento do produto e fico à espera de poder comparar alguns resultados contigo.
Abraço,
DM
- Registado: 9/1/2004 10:01
Re: Novos Inlines... how very fine! :-)
DerivativesMan Escreveu:Quarta-feira há novos Inlines sobre o DAX. É pena que morreram todos os DAX Inlines, porque com a subida do DAX para um eventual centro do corredor dos Inlines (e ao mesmo tempo queda da volatilidade) teríamos observado umas valorizações fantásticas. Por exemplo um Inline listado em Frankfurt (4150/4450 maturidade em Maio) teve um preço de abertura no dia 21/04 a 4,01 EUR. Hoje o preço de abertura foi de 6,26 EUR.
Ó Derivativo!
Vou então ter de novo o meu brinquedinho? Bem, já vi que há novos TW também, mas de facto agora interessam-me sobretudo os Inline. De qualquer modo, não penso negociá-los sem observar melhor as suas características.
Mas essa valorização de que falas, consegue-se muito mais facilmente e com menor risco, através dos TW. É que esse preço de abertura deve ter correspondido aos 4166 pontos, creio ter sido este o valor na quinta-feira, num dia que se seguiu a grandes quedas e aos mínimos do ano no S&P. Seria um puro "gambling" fazer uma compra nessas condições.
Ora então o referido Inline valorizou cerca de 60% desde os 4166 até aos 4210 pontos, aproximadamente. Isto é, tomo os valores de abertura, porque não sei em que altura foram efectuados esses 1ºs negócios do dia.
Porém, comparando com as valorizações que um TW com o mesmo strike poderia ter, e atribuindo um prémio de 12 cêntimos ao call, teríamos que esse Turbo abriria quinta-feira a 0,28-0,30 e no dia seguinte a 0,72-0,74. Ou seja, poderia ter sido comprado a 0,30 e vendido a 0,72, logo na abertura, com um ganho de 140% (!!!). Isto só comprova aquilo que já disse atrás: os Inline [b]não[/i] foram criados para este tipo de especulação, que se adequa muitíssimo melhor aos Turbo.
OK! Esperemos por quarta-feira, para negociar um Inline à maneira. Resta é saber onde é o ponto médio... para o lucro ser masi nédio! Mas se isto vai continuar um dia a subir e o outro a descer... o Inline até vai ter muito que fazer!
O paraíso da negociação lateral dentro do canal... olha, li hoje qualquer coisa sobre essa indefinição que talvez se prolongue por uns tempos nos índices americanos.
Mas tenho soninhoo, ó manos!
leprechaun
(...por muitos e bons anos!
Novos Inlines
Quarta-feira há novos Inlines sobre o DAX. É pena que morreram todos os DAX Inlines, porque com a súbida do DAX para um eventual centro do corredor dos Inlines (e ao mesmo tempo queda da volatilidade) teriamos observado umas valorizações fantásticas. Por exemplo um Inline listado em Frankfurt (4150/4450 maturidade em Maio) teve um preço de abertura no dia 21/04 a 4,01 EUR. Hoje o preço de abertura foi de 6,26 EUR.
- Registado: 9/1/2004 10:01
Autópsia do Inline... resquiescat in pacem... amen! :-(
Enquanto a verdura abunda, p’ra perda não ser tão funda
aproveito para deixar aqui a última tabela de cotações do saudoso Inline que se finou... e ontem mesmo se enterrou...
Se o strike inferior estivesse nos 4150, milagrosamente hoje ainda se safava, mas um pouco mais acima se encontrava e com tanta queda ele decerto não contava...
Mas a bonança aí vem que hoje sobe-se... e bem!!!
Já são quase dois por cento... deve ser o meu aumento! No bolso, não no juízo... dinheiro é que eu preciso! Posso até ter pouco siso... mas rebolo-me de riso... que hoje estou no paraíso... se isto sobe não estou liso!!!
Bem, vamos à tabela... com fiambre e mortadela!
DAX - Inline
4223 4,85-4,95
4222 4,84-4,94
4222 4,83-4,93
4222 4,82-4,92
4222 4,81-4,91
4222 4,80-4,90
4221 4,79-4,89
4221 4,78-4,88
4221 4,77-4,87
4220 4,76-4,86
4220 4,75-4,85
4220 4,74-4,84
4220 4,73-4,83
4219 4,72-4,82
4219 4,71-4,81
4219 4,70-4,80
4219 4,69-4,79
4218 4,68-4,78
4218 4,67-4,77
4218 4,66-4,76
4218 4,65-4,75
4217 4,64-4,74
4217 4,63-4,73
4217 4,62-4,72
4217 4,61-4,71
4216 4,60-4,70
4216 4,59-4,69
4216 4,58-4,68
4216 4,57-4,67
4215 4,56-4,66
4215 4,55-4,65
4215 4,54-4,64
4215 4,53-4,63
4214 4,52-4,62
4214 4,51-4,61
4214 4,50-4,60
4214 4,49-4,59
4213 4,48-4,58
4213 4,47-4,57
4213 4,46-4,56
4213 4,45-4,55
4212 4,44-4,54
4212 4,43-4,53
4212 4,42-4,52
4212 4,41-4,51
4211 4,40-4,50
4211 4,39-4,49
4211 4,38-4,48
4211 4,37-4,47
4210 4,36-4,46
4210 4,35-4,45
4210 4,34-4,44
4209 4,33-4,43
4209 4,32-4,42
4209 4,31-4,41
4208 4,30-4,40
4208 4,29-4,39
4208 4,28-4,38
4208 4,27-4,37
4207 4,26-4,36
4207 4,25-4,35
4207 4,24-4,34
4207 4,23-4,33
4206 4,22-4,32
4206 4,21-4,31
4206 4,20-4,30
4206 4,19-4,29
4206 4,18-4,28
4205 4,17-4,27
4205 4,16-4,26
4205 4,15-4,25
4205 4,14-4,24
4204 4,13-4,23
4203 4,07-4,17
4203 4,06-4,16
4201 4,00-4,10
4200 3,99-4,09
4200 3,98-4,09
4200 3,97-4,07
4199 3,91-4,01
4199 3,90-4,00
4198 3,89-3,99
4198 3,88-3,98
4198 3,87-3,97
4198 3,86-3,96
4198 3,85-3,95
4197 3,84-3,94
4197 3,83-3,93
4197 3,82-3,92
4197 3,81-3,91
4197 3,80-3,90
4197 3,79-3,89
4195 3,75-3,85
4195 3,74-3,84
4195 3,73-3,83
4195 3,72-3,82
4194 3,70-3,80
4194 3,69-3,79
4187 3,44-3,54
4188 3,41-3,51
4183 3,26-3,36
4182 3,22-3,32
4181 3,18-3,28
4180 3,15-3,25
4180 3,12-3,22
4178 3,04-3,14
De salientar apenas que no último dia em que o Inline ainda respirou, as cotações subiram cerca de 0,20 € em relação às do dia anterior, mas estiveram 0,25 € abaixo dos valores de segunda-feira, o primeiro dia em que observei o defunto... então já doente mas ainda um vivente! Suponho que tais variações se dão devido a alterações no famoso parâmetro da volatilidade, o tal que faz também com que os warrants normais sejam um totoloto... diz aqui o laparoto!
E pronto! Se ninguém quer acrescentar mais nada e enquanto não aparecem outros "bebés" para substituir as crianças que se foram, deixo também em paz estas simples considerações acerca de um novo produto que conheço mal ainda, mas ao qual vou ficar atento... que ganhar dá sempre alento!
E é feroz o movimento
leprechaun
(...dos índices em grande aumento!!!
)
PS: Até o S&P quase ronda os dois por cento!!! E eu aqui todo contento
que estou longo e muito atento... ao foguete do momento... o São Nasdaq tão bento!!!!!
Bibó Papa... e venha a papa!!!!!

Se o strike inferior estivesse nos 4150, milagrosamente hoje ainda se safava, mas um pouco mais acima se encontrava e com tanta queda ele decerto não contava...
Mas a bonança aí vem que hoje sobe-se... e bem!!!
Bem, vamos à tabela... com fiambre e mortadela!
DAX - Inline
4223 4,85-4,95
4222 4,84-4,94
4222 4,83-4,93
4222 4,82-4,92
4222 4,81-4,91
4222 4,80-4,90
4221 4,79-4,89
4221 4,78-4,88
4221 4,77-4,87
4220 4,76-4,86
4220 4,75-4,85
4220 4,74-4,84
4220 4,73-4,83
4219 4,72-4,82
4219 4,71-4,81
4219 4,70-4,80
4219 4,69-4,79
4218 4,68-4,78
4218 4,67-4,77
4218 4,66-4,76
4218 4,65-4,75
4217 4,64-4,74
4217 4,63-4,73
4217 4,62-4,72
4217 4,61-4,71
4216 4,60-4,70
4216 4,59-4,69
4216 4,58-4,68
4216 4,57-4,67
4215 4,56-4,66
4215 4,55-4,65
4215 4,54-4,64
4215 4,53-4,63
4214 4,52-4,62
4214 4,51-4,61
4214 4,50-4,60
4214 4,49-4,59
4213 4,48-4,58
4213 4,47-4,57
4213 4,46-4,56
4213 4,45-4,55
4212 4,44-4,54
4212 4,43-4,53
4212 4,42-4,52
4212 4,41-4,51
4211 4,40-4,50
4211 4,39-4,49
4211 4,38-4,48
4211 4,37-4,47
4210 4,36-4,46
4210 4,35-4,45
4210 4,34-4,44
4209 4,33-4,43
4209 4,32-4,42
4209 4,31-4,41
4208 4,30-4,40
4208 4,29-4,39
4208 4,28-4,38
4208 4,27-4,37
4207 4,26-4,36
4207 4,25-4,35
4207 4,24-4,34
4207 4,23-4,33
4206 4,22-4,32
4206 4,21-4,31
4206 4,20-4,30
4206 4,19-4,29
4206 4,18-4,28
4205 4,17-4,27
4205 4,16-4,26
4205 4,15-4,25
4205 4,14-4,24
4204 4,13-4,23
4203 4,07-4,17
4203 4,06-4,16
4201 4,00-4,10
4200 3,99-4,09
4200 3,98-4,09
4200 3,97-4,07
4199 3,91-4,01
4199 3,90-4,00
4198 3,89-3,99
4198 3,88-3,98
4198 3,87-3,97
4198 3,86-3,96
4198 3,85-3,95
4197 3,84-3,94
4197 3,83-3,93
4197 3,82-3,92
4197 3,81-3,91
4197 3,80-3,90
4197 3,79-3,89
4195 3,75-3,85
4195 3,74-3,84
4195 3,73-3,83
4195 3,72-3,82
4194 3,70-3,80
4194 3,69-3,79
4187 3,44-3,54
4188 3,41-3,51
4183 3,26-3,36
4182 3,22-3,32
4181 3,18-3,28
4180 3,15-3,25
4180 3,12-3,22
4178 3,04-3,14
De salientar apenas que no último dia em que o Inline ainda respirou, as cotações subiram cerca de 0,20 € em relação às do dia anterior, mas estiveram 0,25 € abaixo dos valores de segunda-feira, o primeiro dia em que observei o defunto... então já doente mas ainda um vivente! Suponho que tais variações se dão devido a alterações no famoso parâmetro da volatilidade, o tal que faz também com que os warrants normais sejam um totoloto... diz aqui o laparoto!
E pronto! Se ninguém quer acrescentar mais nada e enquanto não aparecem outros "bebés" para substituir as crianças que se foram, deixo também em paz estas simples considerações acerca de um novo produto que conheço mal ainda, mas ao qual vou ficar atento... que ganhar dá sempre alento!
E é feroz o movimento
leprechaun
(...dos índices em grande aumento!!!
PS: Até o S&P quase ronda os dois por cento!!! E eu aqui todo contento
Bibó Papa... e venha a papa!!!!!
Ena... ó Machado cantante...
...cá está o grilo falante!!!
Pois eu estou a jejum de Turbos... aliás, se nem tenho mesmo carta de condução! E ainda bem que não há veículo a jeito, pois é certo e sabido que já me tinha estampado... do modo verde como tenho apostado!
Assim, fui observando o defunto Inline e arriscando algum capital nos warrants normais, mas quase sempre do lado longo... e soa o gongo!!!
O chato nestes warrants é que tem de se jogar com a volatilidade, ou seja, quase prever quando é que o MM lhe vai mexer. Se os índices americamos subirem... murcharam um bocadito agora... e os futuros se mostrarem bem dispostos, uma estratégia que teria dado resultado nestes dias era vender logo na abertura o call comprado no fim do dia anterior. É que o preço destes warrants tem caído regularmente desde o máximo no início da sessão até ao mínimo no fecho.
Vamos lá ver se volta a tocar a mesma música amanhã...
Senão frito na sertã
leprechaun
(...da volátil e malsã!
)
PS: Ai que o ritmo mudou... e a América avermelhou!!!
rmachado Escreveu:Curiosamente ou não
Existem um TW
Falando do dito em questão
tem o TW DAX C 4125 5-05 CT
Mas será de confiança?
Que sito está tudo vermelhinho
mas vale não olhar para tal criança
e apostar tudo no ursinho...
Pois eu estou a jejum de Turbos... aliás, se nem tenho mesmo carta de condução! E ainda bem que não há veículo a jeito, pois é certo e sabido que já me tinha estampado... do modo verde como tenho apostado!
Assim, fui observando o defunto Inline e arriscando algum capital nos warrants normais, mas quase sempre do lado longo... e soa o gongo!!!
O chato nestes warrants é que tem de se jogar com a volatilidade, ou seja, quase prever quando é que o MM lhe vai mexer. Se os índices americamos subirem... murcharam um bocadito agora... e os futuros se mostrarem bem dispostos, uma estratégia que teria dado resultado nestes dias era vender logo na abertura o call comprado no fim do dia anterior. É que o preço destes warrants tem caído regularmente desde o máximo no início da sessão até ao mínimo no fecho.
Vamos lá ver se volta a tocar a mesma música amanhã...
Senão frito na sertã
leprechaun
(...da volátil e malsã!
PS: Ai que o ritmo mudou... e a América avermelhou!!!
Caro Duende Verde (não o do Homem Aranha)
Curiosamente ou não
Existem um TW
Mas será de confiança?
Que sito está tudo vermelhinho
mas vale não olhar para tal criança
e apostar tudo no ursinho...
Curiosamente ou não
Existem um TW