Caldeirão da Bolsa

13,5% em dois meses sem risco...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 14/12/2005 12:32

...daqui a 2 meses falamos, pode ser?

Obviamente que o mais provável é que o inline chegue "vivo" à maturidade, dando os tais 13,5% e tu tendo razão. Não é isso que está em causa. O que está em causa é dizeres que o risco é nulo ou de 0,1% como disseste mais tarde.

Se alguns intervenientes no fórum têm feito questão de intervir neste tópico é porque há uma vertente pedagógica no fórum e muitos seriam mesmo tentados a achar que não haveria risco nestes inline warrants, o que não é verdade. Há um risco muito semelhante ao retorno.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 14/12/2005 11:35

leprechaun, a estratégia que estás a seguir dará origem a muitos ganhos pequenos, intervalados por poucas perdas grandes. O resultado não será necessariamente positivo, mas psicologicamente existem estudos a demonstrar preferência por esse tipo de estratégia (é uma das razões pelas quais as pessoas também preferem estar a favor de uma tendência mesmo que esta já esteja esticada).

O facto de existir uma preferência por essa estratégia, é uma das razões pelas quais a estratégia tende a não dar bons resultados: os preços incorporam essa preferência, ficando exagerados face ao risco real (como se pode também observar no caso das tendências exageradas).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Actualização da minha estratégia... certeira! :-)

por leprechaun » 14/12/2005 11:03

leprechaun Escreveu:Posso, inclusive, delinear aquela que seria a minha estratégia próxima, caso tivesse cash disponível para entrar nele:

:arrow: Hoje: compra imediata a 0.88 já que mais barato do que isto deve ser difícil. Em alternativa, podia comprar agora metade da posição e deixar a outra metade numa ordem 1 cêntimo abaixo.

:arrow: Amanhã, cenário Bull: dependendo da reacção do mercado à reunião do FED, que espero muito positiva... mas pode não o ser!... manteria calmamente a posição, caso o DAX subisse e o inline valorizasse, podendo, inclusive, reforçá-la a 0.90 se possível. Note-se que este é o cenário ideal que favoreço e, no qual, mantenho que a probabilidade das barreiras serem atingidas é baixíssima, virtualmente desprezável!

:arrow: Amanhã, cenário Bear: obviamente, este é o panorama mais temido e difícil que não se deve verificar... espero! Se os índices descerem em reacção à reunião do FED, o inline irá desvalorizar, mas talvez não mais que um par de cêntimos, no imediato. Aqui, creio que o mais sensato seria simplesmente não fazer nada, e manter a posição sem a reforçar... para já! A chave estaria no comportamento dos índices nos dias seguintes, já que só uma menos provável queda acentuada do DAX faria perigar a saúde desse inline.

Vamos então ver o que eu faria... 1000 euros apostaria! :)

De facto, confesso que ainda ponderei agora de manhã trocar o meu inline perigoso por este bem pacífico. Mas não o fiz... nem farei! Na actual situação bullish do mercado, não vale a pena esperar 2 meses para lucrar 14% isso consegue-se facilmente apostando na subida e valorização dos índices.

Anyway... actualizemos o que eu disse ontem... e creio que podemos ficar por aqui até 15 de Fevereiro... o meu lucrinho é certeiro! :P

Ontem teria comprado o inline a 0.88 e hoje, com a contra-reacção do DAX, reforçaria um cêntimo abaixo... excelente!

Esta foi a tal hipótese que ainda considerei brevemente, mas sou mais ambicioso! Tanto que até continuo a recusar vender o meu inline a 0,48... quero mais! :lol:

Afinal, ele valoriza-se com o tempo e o DAX continua a não mostar fortaleza que se veja! Talvez ainda recue até um pouco mais, antes de embarcar na subida definitiva que já deve estar para breve.

E quanto ao 4800/6200 nada mais há p'ra dizer! Virtualmente comprado, agora é só ver o preço a crescer e os lucros a aparecer...

...daqui a 2 meses falamos, pode ser? ;)

Prevendo o que vai acontecer...

Rui leprechaun

(...e a bola de cristal me está a dizer! :))

PS: Já agora, um aviso a quem possa ter em carteira TW do Nasdaq do Citibank, com maturidade para 20 deste mês, a saber: 7641C (1650) 7613C (1625) e 7612C (1600).

Hoje é o último dia de negociação e o Citibank lançou novos TW para substituir estes - mas com um prémio superior, mais 3 cêntimos, claro! - pelo que me parece sensato fazer a troca, em vez de arriscar no que pode acontecer até ao dia 20. Eu já comecei a vender os meus, mas espero que o índice arrebite um pouco mais para a tarde, que esperava já ter hoje um lucro superior... exijo só o melhor!!! :mrgreen:

Por fim, eis os substitutos dos referidos Turbos, com maturidade em 18 de Janeiro:

7653C (1650 ) e 7652C (1625) só estes 2! Também há put but... stay away!!! :shock:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Mas que gente pessimista!!! :o)

por leprechaun » 13/12/2005 11:37

Pipoca Escreveu:Com base na situação aqui descrita (retorno de 13.5% ou perca da totalidade do capital), este warrant apresentará um risco de acabar "a zero" de 11.90%.

Ó Pipoca...

...humm... e eu ainda em jejum! ;)

Perder a totalidade do capital investido é uma hipótese que nem se deve pôr, se bem que, de facto, o meu desconhecimento do modo exacto como varia a cotação do inline com a aproximação das barreiras não me permita ser mais preciso na definição de risco ou perda máximos a suportar... isto numa hipótese kamikaze, note-se!

Ou melhor, se a % de capital alocado a este trade representar menos de 2% da carteira do investidor, então talvez até se possa comprar o tal inline e simplesmente esquecê-lo! Para um investimento percentual mais elevado, devem fazer-se as contas de modo a vender o inline - ou, no mínimo, parte dele - quando a sua desvalorização afectasse o total da carteira em 1,5-2%.

E já que falamos do moço e o DAX continua abaixo dos 5300... tal como me convém!... :) deixa cá ver a cotação do 7856Z hoje... 0.87-0.88 fantástico!!! Ou seja, com a dificuldade do DAX em deixar os 5300 para trás, ele regressou ao patamar da semana passada em que pode proporcionar os tais 13,5% de que falo... nice!

Ah! E vai com 56 títulos negociados a 0.89... que largueza!!! :lol:

Por fim, este tipo de inline de baixo risco deve é ser comprado logo, logo no início da emissão, já que a forte valorização temporal até compensa, tanto quanto tenho visto, o afastamento do ponto médio, isto naqueles em que as barreiras estão suficientemente distantes, como é o caso do 4800/6200 (!)... distantíssimas!

Logo, continuo a sustentar a mesmíssima opinião de sempre: este é um gambling - para quem o quiser tratar assim - com uma elevadíssima probabilidade de retorno positivo... 13,5% em 2 meses... no less!

Posso, inclusive, delinear aquela que seria a minha estratégia próxima, caso tivesse cash disponível para entrar nele:

:arrow: Hoje: compra imediata a 0.88 já que mais barato do que isto deve ser difícil. Em alternativa, podia comprar agora metade da posição e deixar a outra metade numa ordem 1 cêntimo abaixo.

:arrow: Amanhã, cenário Bull: dependendo da reacção do mercado à reunião do FED, que espero muito positiva... mas pode não o ser!... manteria calmamente a posição, caso o DAX subisse e o inline valorizasse, podendo, inclusive, reforçá-la a 0.90 se possível. Note-se que este é o cenário ideal que favoreço e, no qual, mantenho que a probabilidade das barreiras serem atingidas é baixíssima, virtualmente desprezável!

:arrow: Amanhã, cenário Bear: obviamente, este é o panorama mais temido e difícil que não se deve verificar... espero! Se os índices descerem em reacção à reunião do FED, o inline irá desvalorizar, mas talvez não mais que um par de cêntimos, no imediato. Aqui, creio que o mais sensato seria simplesmente não fazer nada, e manter a posição sem a reforçar... para já! A chave estaria no comportamento dos índices nos dias seguintes, já que só uma menos provável queda acentuada do DAX faria perigar a saúde desse inline.

So... this is it! É claro que depois, neste cenário apocalíptico, teriam de se calcular as retracções de Fibonacci e ver de que modo o índice reagiria a elas. Na prática, como digo, não considero sequer esta hipótese, tão anti-natural e contrária à sazonalidade desta época do ano ela se afigura. Ou seja, qualquer hipotética queda nos próximos dias deverá ser encarada como meramente temporária e, nesse caso, até constituiria uma bela oportunidade de entrada neste inline... ah!... e de saída no meu, que até já está à venda... olha só a rica prenda! :P

Alguém o quer... a 0.49? É um risco que corro, porque amanhã ele pode estar bastante mais barato... O DAX deve irromper a qualquer momento esta semana... é uma mola de energia que se emana... but not now, still not now...

...let me out, please, somehow! :lol:

To you I bow...

Rui leprechaun

(...oh Holy Cow!!! :))

PS: Bolas! A tratá-lo assim... ai de mim!!! :mrgreen:

Entretanto o Euro desceu e eu ainda mantenho parte dos meus call... Ora aqui é que delinear uma estratégia é um bico-d'obra, porque não estou ainda familiarizado com estes altos e baixos e balizo-me, para já, por alguns valores chave de suporte e resistência. Eu gostava de o ver acima de 1.20 esperemos pela reacção do par ao FED... subida no imediato do Euro e dos índices é o meu vaticínio... que certeiro raciocínio! :pray:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

por Pipoca » 13/12/2005 10:29

Olá

Com base na situação aqui descrita (retorno de 13.5% ou perca da totalidade do capital), este warrant apresentará um risco de acabar "a zero" de 11.90%.

Obviamente que não sabemos qual a comissão que o emitente cobra, logo este será um valor aproximado.
De qq forma, valor "real" não deverá andar muito longe disto.

Registado: 28/5/2003 14:29

por Ulisses Pereira » 12/12/2005 15:02

0,01%? Leprechaun, discordo por completo.

Aliás, o risco deverá rondar os 15%, um pouco acima do retorno potencial, um valor que permite ao intermediário financeiro fazer a cobertura de risco do produto e ainda obter algum lucro marginal resultante da arbitragem...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Certíssimo, ó Mestre! ;-)

por leprechaun » 12/12/2005 14:42

Ó Ulisses... mas isso já eu disse!

Os únicos dados que comparei foram os deste ano, que é nele que ainda estamos!

OK... o risco não é nulo... concordo! Hum... e que tal dizer que é talvez de 0,01%... de acordo?! ;)

Ah! Espera... deixa cá ver se com a queda agora do DAX ele caiu um centimozito... seria bonito! :) Exacto... 0.88-0.89... boa!

De qualquer modo mantenho aquilo que venho dizendo sobre este inline: a probabilidade de alguma das barreiras ser atingida é baixíssima... virtualmente nula! Já agora, até considero que a inferior é mais frágil do que a superior, mas ainda assim parece-me desprezível essa possibilidade remotíssima...

Uáu!!! Vendidos os inline... menos uma dor de cabeça... fine, fine, fine!!!!!!!!!! :lol:

Enfim, acertar é cá comigo... aos números eu chamo um figo! Humm... mas ganhar é outra história que pia mais fino... é árduo o caminho da vã glória!!! :P

Vitória... vitória... vitória!!! 4-0 e mais de 1%... vão os lucros em aumento!

E se com pouco me contento...

Rui leprechaun

(...tudo agradeço a cada momento!!! :))

GoGratitude... go and overflow!!! 8-)

por Ulisses Pereira » 12/12/2005 14:03

Leprechaun, estou aqui há alguns tempo a olhar para o histórico do DAX para rte arranjar períodos em que o DAX variou mais de 10% (para cima ou para baixo) em 2 meses. Comecei em 1998 e parei em 2003, já que já tinha descoberto tantos exemplos que penso que não valeria a pena continuar.

De 1998 a 2003, analisando de 2 em 2 meses repara quantas vezes o DAX ultrapassaria esses limites que consideras altamente improvável:

:arrow: 1998:

Janeiro a Fevereiro
Maio a Junho
Agosto a Setembro
Outubro a Novembro

:arrow: 1999:
Dezembro 98 a Janeiro de 1999
Julho a Agosto
Novembro a Dezembro

:arrow: 2000
Dezembro de 1999 a Janeiro de 2000
Setembro a Outubro

:arrow: 2001
Fevereiro a Março
Julho a Agosto
Setembro a Outubro
Novembro a Dezembro

:arrow: 2002
Fevereiro a Março
Maio a Junho
Julho a Agosto
Setembro a Outubro

:arrow: 2003
Janeiro a Fevereiro
Março a Abril
Julho a Agosto

Ou seja, durante 1999 e 2003 em 30 períodos bimensais que observei, em mais de metade ele variou num dos sentidos mais de 10%!

Podes, pelas tuas análises, acreditar que agora a volatilidade vai ser baixa, que o DAX vai entrar num "trading range" ou outra coisa qualquer, mas afirmares que o risco é nulo, é algo que não faz sentido e pode induzir em erro quem te lê.

Penso que o problema do teu raciocínio é observares mais atentamento o DAX nos últimos tempos, em que a volatilidade do índice tem sido baixa mas isso não é garantia que a volatilidade não dispare, sobretudo numa altura do ano em que os mercados gostam de grandes "swings".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Mas que análise tão fria...

por leprechaun » 12/12/2005 11:53

Incognitus Escreveu:Esse trade tem um risco elevado fácil de ver.

Se colocares 20% da carteira no dito e falhares, perdes 20% da carteira.

Se colocares 20% da carteira no dito e acertares, ganhas 2.7% da carteira.

Embora seja expectável que acertes, é demasiado desagradável se não acertares e o ganho se acertares é demasiado pequeno.

...mais que a gélida invernia! :lol:

Ó Incognitus!

E então o money management não entra nessa contas? Deveras, assim considerado, o meu risco seria sensivelmente igual ao meu lucro, já que eu deveria sair do inline caso este desvalorizasse 8-10%, no máximo, em relação ao valor da minha entrada. Isto considerando uma compra correspondente a 20% do total da carteira e tendo em conta que... na teoria!... não devo pôr em risco mais do que 1,5-2% do valor do meu portfólio. Pois... mas da teoria à prática... de muito se esquece o gnomo patarata! :lol: Mas com esse warrant já na casa dos 90 cêntimos, o meu interesse - escasso, aliás - desvanece-se... para já!

É que se com a aproximação da maturidade o valor deste inline regressar à casa dos 80 e tal - o que não me parece de todo crível, mas enfim... - talvez seja mesmo de especular forte e feio, ainda que com uns modestos 5-10%... no more!

Para já, mantenho a minha aposta temerária no 4800/5500 e depois se verá. Afinal, até parece que nos encaminhamos para mais um dia lateral e se o DAX perder mesmo o mínimo feito na abertura, os 5300 estão já à porta... e a queda é dura! :P

Em suma: subir sim... mas devagar...

...que ele por mim vai esperar! :lol:

Quanto ao Euro... esse que trepe sem parar... acima dos 1.19 é que eu o quero mirar!!! :mrgreen:

Manhã de sol a brilhar...

Rui leprechaun

(...'bora lá é passear! :))

PS:...e fique o DAX a pastar! 8-)

Ficha técnica... ó Rãzinha...

por leprechaun » 12/12/2005 11:13

...do espaço e tão verdinha?! ;)

Isso já é conhecimento especializado a mais para mim... eu só quero é o pilim! :P

Mas uma vez que os inline são emitidos pela dupla Commerzbank/Bigonline, telefona para lá que eles devem saber esclarecer-te: 707 244 707

Além disso, o Bigonline tem também um documento *.pdf explicativo dos inline. Mas olha que a informação disponível é MUITO menor do que acerca de qualquer outro warrant. Por exemplo, para mim continua a ser um enigma o método de cálculo da cotação dos inline, tendo em vista os 3 parâmetros principais: tempo, volatilidade e valor do subjacente (DAX).

Bem, aquilo que continuo a reparar - e que muito me agrada! - é que o factor tempo é deveras determinante, pelo menos enquanto o inline não se aproxima demasiado de qualquer das barreiras... Hoje, com o DAX a subir mais de 40 pontos (0,80%) em relação ao fecho de sexta-feira, o meu warrant só está a cotar 1 cêntimo abaixo do bid-ask que tinha nessa altura... o que é óptimo para mim!

Duma forma muito empírica, e sem levar em conta o valor misterioso da volatilidade, creio que este inline 4800/5500 valoriza cerca de 1 cêntimo por dia e perde esse cêntimo aí por cada 10-12 pontos de subida do DAX, isto ao nível actual dos 5300 pontos, aproximadamente. Neste preciso momento, com o índice nos 5322 pontos, + 0,75%, esse warrant está ao mesmíssimo valor de sexta-feira - 0.42-0.43 - com o DAX 40 pontos abaixo! This is very good for me!

Logo, é tudo o que sei dizer...

...quero sempre ganhar e nunca perder! :lol:

E será que isso vai acontecer...

Rui leprechaun

(...co'o Euro a subir e o DAX a descer?! :))

PS: YES! YES!! YES!!! It surely got to be...

...another sweet win for me!!! :mrgreen:

Re: 13,5% em dois meses sem risco...

por spacefrog » 12/12/2005 10:11

leprechaun Escreveu:Mas o inline isento de risco de que falo é o 7856Z, com barreiras a 4800/6200 (!), e que, à cotação actual de 0.87-0.88, representa um ganho praticamente garantido de 13,5% ao cabo de 2 meses, mais precisamente na maturidade a 15 de Fevereiro de 2006, quando irá valer 1 euro, que é o valor de qualquer inline que atinge incólume a maturidade.

Procuro, procuro, e não encontro a ficha técnica deste warrant. Onde é que ela poderá estar?

Spacefrog

Registado: 13/1/2003 0:26

You can't be serious... are you?! :-)

por leprechaun » 12/12/2005 9:40

BullPower Escreveu:Se este bullmarket for realmente the last breath, em princípio irá atingir proporções surpreendentes para cima obviamente, e portanto esse inline até pode nem ser de lucro certo.

Como?!?! Será que acreditas que, mesmo remotamente, o DAX pode ir até aos 6200 (!!!!!!!!!) nos próximos dois meses?! :shock:

Bem, e o Marco António também sugere que essa hipótese não tem uma probabilidade nula... incrível!!!

Numa coisa estamos de acordo: os outros 2 inline não chegarão à maturidade, esse é um dado adquirido.

Entretanto, a valorização temporal dos inline é mesmo surpreendente, já que o 7855Z (4800/5500) conseguir abrir ao mesmo nível a que cotava no final da sessão na sexta-feira, com o DAX 35 pontos acima... é obra! Assim sendo, as hipóteses de o despachar com algum lucro a 0,45 são agora bem reais, desde que o índice retraia um pouco e se lembre que abriu em gap up... só que ele agora não se importa nadinha de os deixar em aberto meses a fio!

Por sua vez, acabo de despachar metade dos TW do Nasdaq, eu não espero muito! Aliás, lucrei quase o DOBRO daquilo que contava, logo nem que eles subam acima do euro eu me importo! Ah, e ainda possuo outra carrada deles que só conto vender lá perto dos 0,60. Enfim, o dia até nem começa nada mal, convenhamos...

Ah, espera! Deixa lá ver a quanto está a cotar o "invencível"! Obviamente, 0.89-0.90... adeus 0.88 e 13,5%! Mesmo assim, talvez ainda seja possível apanhá-lo a 0.89 se o DAX descer um bocadinho. E creio que ele ainda o fará, até porque estou interessado em recomprar os TW do Nasdaq de novo na casa dos 40 e tal cêntimos... Veremos!

Mas... 6200, ó Bull?!?!? Mark my word: 5550-5600... no more!!! E depois é que rumamos para o Sul!

E já é muito, já é mais que muito! Entretanto, ele recuou um pouco e o meu inline subiu um cêntimo... estou quase no break-even! Very good news indeed, deixa-me ir lá pôr a ordem a 0,45 antes que me distraia...

...com alguma super-catraia, de baby doll e mini-saia! :mrgreen:

6200?... how dare you... it can't be true!!! ;)

Rui

PS: Ah! E o euro continua a sua marcha ascendente, vamos lá ver se os meus call ainda me rendem alguns euros, insuficientes para colmatar uma perda absolutamente inútil e que me aborreceu mais do que nenhuma outra até à data... :(

Suba o Euro... desçam DAX e Nasdaq!... e muitos pontos eu lhes saque!!! :lol: :P :)

Ena! Fantástica a cavalagada do Euro... this is getting interesting... indeed!!!!!!!!!!!

Oh... mas o DAX também está a subir... ora assim não me vou rir... ó JAS ainda a dormir! :evil:

Logo... é aproveitar o presente...

por leprechaun » 12/12/2005 8:53

BullPower Escreveu:Eles também não íam lançar esse inline quando o DAX estava abaixo dos 5000 né. Lançaram-no agora como uma pequena prenda. :P

...quem o fizer fica contente! :lol:

Ora bem, ó Bull... Se alguém arriscasse TODO o seu capital na compra deste inline, provavelmente até teria um rendimento superior àquele que irá obter com a valorização da sua carteira de acções e warrants, por exemplo. Só que tal não é obviamente aconselhado e as regras de money management proibem-no terminantemente!

Tal significa, na prática, que esses 13,5% - e atenção, que hoje deverá ser menos, a cotação talvez já não desça dos 0,90 veremos... - talvez só acrescentassem uns 3-4% à rendabilidade global nos próximos 2 meses o que, mesmo assim, seria excelente!

Quanto ao "meu" 5500, veremos o que consigo fazer, já que me recusei a vendê-lo por menos de 0,46 na sexta-feira, quanto até teria ainda algum lucro nos 0,45 a que ele chegou a ser negociado. Eis um excesso de ambição que me pode ficar caro, mas caso o DAX desça abaixo dos 5300 ainda hoje, creio que não é de hesitar nem pensar 2 vezes, mas vendê-lo seja a que preço for! Na prática, trata-se de um put e esta semana é mortal não estar Bull!

Que vai demorar um pouco até embarcarmos para o Sul...

Rui leprechaun

(...agora o Pólo Norte é o mais cool! :))

por Incognitus » 12/12/2005 0:05

Esse trade tem um risco elevado fácil de ver.

Se colocares 20% da carteira no dito e falhares, perdes 20% da carteira.

Se colocares 20% da carteira no dito e acertares, ganhas 2.7% da carteira.

Embora seja expectável que acertes, é demasiado desagradável se não acertares e o ganho se acertares é demasiado pequeno.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Sim, há por certo algum risco... quase desprezível!

por leprechaun » 11/12/2005 18:07

MarcoAntonio Escreveu:eu classificaria esse warrant de relativamente baixo risco mas nunca isento de risco ou de risco praticamente nulo.

Ora bem, ó Marco:

Fazendo as contas em termos de percentagem, temos neste momento o DAX a uns fantásticos 17,4% (!) do limite superior e a uns mais modestos 9,1% do inferior.

É certo que estamos num período sazonalmente muito favorável, que ainda se pode estender até ao final de vida deste inline, mas sinceramente não vejo o Bull mais descabelado a defender o DAX nos 6200 dentro de 2 meses!!! Isso seria deveras inaudito, o índice deveria valorizar 8,5% por mês o que é exageradíssimo, tanto mais que ele já vem subindo praticamente sem pausas desde Maio. Já agora, as projecções mais Bull que até hoje vi sobre o DAX apontam para os 5900 pontos - eu não o consigo ver tão alto! - mas desconheço para que prazo temporal concreto, embora se trate de um target para o médio prazo.

Os 4800 pontos até podem ser teoricamente mais vulneráveis só que, com o índice numa tendência paulatina de subida, essa barreira tende a ficar cada vez mais longínqua, enquanto a maturidade se aproxima, logo a probabilidade da mesma ser atingida é progressivamente menor.

Por tudo isto, continuo a defender que, na prática, este inline é dinheiro em caixa... garantidíssimo! Ainda assim, eu não aplicaria mais que uma percentagem modesta do meu capital - nunca mais de 20%, de certeza! - na sua aquisição. Mas quando surgir um novo lançamento destes warrants, vou estar por certo muito mais atento.

Por fim, para esta minha percepção de baixíssimo risco contribui também o facto da volatilidade de todos os índices ser igualmente muito baixa, e já desde há vários meses ou mesmo anos. Isto é, as variações intraday no DAX só muito esporadicamente têm ultrapassado o 1% e mesmo a nível de todos os índices creio que se podem contar pelos dedos das mãos as vezes que, este ano, algum deles valorizou mais de 2% num só dia. Ora reparei, com espanto, diga-se, que ainda há 3 e 4 anos havia variações intraday, no DAX, de 3 e 4 e até 5%!!! Aliás, se eu tivesse prolongado esse estudo até Janeiro de 2004, tinha apanhado 2 períodos em que o DAX desceu quase 500 pontos, a saber: 4175-3692, de Janeiro a Março, e 4101-3618, de Julho a Agosto. Mesmo isto, porém, não teria alterado as minhas conclusões, já que temos de considerar as épocas em que as descidas ou subidas se verificam, claro.

Mas, e para terminar, enquanto as variações percentuais dos vários índices permanecerem historicamente tão baixas, produtos como os inline - e até os outros warrants, diga-se! - são relativamente fáceis de negociar. É que se alguma vez regressarmos a essas variações selvagens de 3 e mais por cento ao dia, quantos TW não rebentarão todos os dias e quem os poderá negociar se não puder acompanhar a par e passo... todos os minutos!... toda e qualquer variação do índice?

Eis outro pensamento que não me tem agradado nada estes dias, já que me faz pensar que estamos num período especialmente favorável e fácil para negociar warrants. Mas será que esta (falsa) segurança durará para sempre? Não o creio, em especial se muito em breve surgirem tempos economicamente difíceis, e a probabilidade disso suceder não pode nem deve ser desprezada.

Tschhh... que reflexões tão macambúzias! Problem is... I don't feel happy these days at all!

Quanto ao tal inline, em termos práticos... 100% de probabilidades de terminar in-the-money... e folgadíssimo!... com os 13,5% metidos ao bolso de quem acreditar nesta simples constatação.

E mais não digo... não!

Rui leprechaun

por BullPower » 11/12/2005 17:47

Esqueci-me de uma coisa. De acordo com o Pi cycle, que normalmente não falha, pode haver viragem de mercado do SPX no final de Janeiro, que curiosamente coincide com a divulgação do PIB esperado do 4Q dos States (é de realçar que o crescimento do 3Q foi bastante superior ao esperado e se o do 4Q for inferior ao do 3Q, os mercados podem não gostar muito). Se este bullmarket for realmente the last breath , em princípio irá atingir proporções surpreendentes para cima obviamente, e portanto esse inline até pode nem ser de lucro certo. As surpresas vão acontecendo sempre para cima. Eu pensava que o DAX não passaria dos 5400 mas já vi que me vou enganar assim como me enganei no SPX nos 1272 :) pois tudo indica que vai fulminar dentro em breve qualquer movimento bear. Portanto talvez a melhor solução no médio risco seja um call vanilla do DAX com strike lá para os 5600. A melhor alternativa para mim é mesmo futuros ou turbos. Quem negoceia DAX já sabe que enquanto os States não derem sinal de queda forte, o DAX vai continuar a subir indefinidamente.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por pericos » 11/12/2005 17:32

Exacto. Mas quando falo em TW, falo em defesa. Como negoceio principalmente em warrants, até vou utilizar este inline que me estava a passar ao lado como defesa.

Ou seja, continuo a minha vidinha com calma nos warrants. Utilizo este inline como estou a utilizar o warrant 7544C sobre o NIKKEI que o tenho desde 0,24.

A margem que detenho neste e em mais 3, permite-me arriscar um pouco em outros. É claro que nunca podemos dormir nem nos distrairmos.

BN

João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

por BullPower » 11/12/2005 17:29

Leprechaun disse:

no caso do 7856Z (4800/6200) essa média é de 5500

Esse é que vai chegar com vida a 15 de Fevereiro. O de 4800/5500 não deve passar o ano com vida :), ou se passar, vai ser rés-vés. Contudo, olhando para a cotação actual dos inline acho um investimento pouco atractivo. Se o DAX recuasse até aos 5100, aí a coisa era diferente. Eles também não íam lançar esse inline quando o DAX estava abaixo dos 5000 né. Lançaram-no agora como uma pequena prenda. :P

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por MarcoAntonio » 11/12/2005 17:23

Um TW não seria suficiente, pericos, pois só iria compensar o movimento num dos sentidos (o de alta ou o de baixa) e a barreira pode ser quebrada em dois sentidos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pericos » 11/12/2005 17:16

Sem duvida MarcoAntonio,

No entanto um inline com este risco, defende-se (na minha opinião, é claro ) com um TW sobre o mesmo activo.

BN

João

por MarcoAntonio » 11/12/2005 17:10

Leprechaun,

eu classificaria esse warrant de relativamente baixo risco mas nunca isento de risco ou de risco praticamente nulo.

Há menos de dois meses atrás (27 de Outubro) o DAX encontrava-se nos 4806, ou seja, junto do limite inferior desse inline, que está a «apenas» 482 pts.

Não é tanto quanto isso e pode muito bem ser coberto em menos de dois meses.

Quanto ao limite superior, a margem é maior e encontra-se a 915pts o que não é muito provável que seja coberto em dois meses mas perfeitamente possível (até porque Janeiro é um mês algo propício a rallyes).

Algum cuidado ainda ao analisar as variações em termos absolutos (em pontos) pois à medida que o índice se encontra mais acima as variações em pontos tendem a ser maiores. Assim, 500 pontos quando o índice se encontra pelos 4000 corresponde a uns 625pts quando o índice se encontra nos 5000 e a uns 750pts pelos 6000.

Ora, aquela variação de 700pts que referiste passaría agora a significar qualquer coisa à volta dos 900pts precisamente.

Na minha opinião estás claramente a subavaliar o risco envolvido pois a margem não é tão segura quanto possa parecer à primeira vista...

É evidente que considero muito mais provável fechar dentro do range mas um risco da ordem dos 10% parece-me muito mais realista do que os menos de 1% que sugeriste.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pericos » 11/12/2005 17:02

100% de acordo. Vou entrar nessa com um bocadinho. :lol:

BN

João

13,5% em dois meses sem risco...

por leprechaun » 11/12/2005 16:46

...quem quer provar este petisco? :)

E podiam ser talvez 20% ou até mais há 2 semanas (24-11), quando foi lançada esta última série de inline warrants, um produto que parece não ter sido precedido de grande publicidade nem recebido os favores do público investidor, até ver.

Pelo menos, eu só reparei que havia inlines, após um interregno bastante longo de vários meses, no início da última semana, e desde então tenho negociado um deles regularmente. Mas trata-se de um inline de risco elevado e que tende a desvalorizar-se com a subida do DAX, que é o caminho mais natural para o índice nos próximos tempos. De facto, com um limite superior nos 5500, a probabilidade deste inline não atingir a maturidade em 15 de Fevereiro é muito elevada, em minha opinião. Por esse facto, limito-me a negociá-lo no intraday ou num prazo curtíssimo de dias, enquanto o índice não embala para novos máximos, algo que deve vir a acontecer já nesta semana, pois entramos agora definitivamente naquele que é o período sazonalmente mais favorável do ano: as duas últimas semanas de Dezembro e as duas primeiras de Janeiro.

Mas o inline isento de risco de que falo é o 7856Z, com barreiras a 4800/6200 (!), e que, à cotação actual de 0.87-0.88, representa um ganho praticamente garantido de 13,5% ao cabo de 2 meses, mais precisamente na maturidade a 15 de Fevereiro de 2006, quando irá valer 1 euro, que é o valor de qualquer inline que atinge incólume a maturidade. Ou seja, são 6,5% ao mês sem chatices nem parvoíces e com um risco que estimo muito inferior a 1%... better yet... virtualmente nulo... no less!

Para justificar esta minha afirmação, posso simplesmente dizer que, este ano, o máximo que o DAX conseguiu subir em 2 meses foram cerca de 708 pontos (4205-4913 de Maio a Julho) e o máximo de perdas ficou-se pelos 300 pontos (5062-4762 de Setembro a Outubro). Note-se que não incluí o mês de Dezembro, que ainda decorre, mas esses 708 pontos de subida podem ser superados se o DAX ultrapassar os 5470 pontos até final do ano, o que se afigura perfeitamente plausível. Ora, partindo da cotação actual e arredondando-a para os 5300 – que ele, aliás, deve atingir de novo já na próxima sessão – temos uma diferença abismal de 900 pontos para a barreira superior e uma ainda considerável de 500 pontos para a inferior. Logo, parece-me que a mais elementar lógica dita que a segurança deste negócio é praticamente 100% garantida. E como o inline até se pode negociar nas mesmíssimas condições de qualquer outro warrant, caso existisse uma impensável aproximação a qualquer um desses valores limite, com a sua consequente desvalorização, então tal até constituiria uma possibilidade de trading quiçá bem mais lucrativa.

Acrescente-se ainda que, ironicamente, o referido inline valoriza com a subida do DAX até aos 5500 pontos, que representa, de momento, o caminho mais natural para o índice. Ora esses 5500 são a "morte" do outro inline que eu venho negociando, e cuja cotação é justamente metade da do outro warrant sem risco. Bem, mas sempre me candidato a mais de 100%... se passar um bom tormento! :twisted:

Na negociação dos inline é necessário ter em conta o chamado ponto médio entre os dois valores extremos, que representam a barreira inferior e superior. É que nos inline tanto se pode ganhar com a subida como com a descida dos índices, tudo depende do respectivo ponto médio. Quanto mais o DAX se aproximar da média dos 2 valores, maior é a cotação do inline. Por exemplo, no caso do 7856Z (4800/6200) essa média é de 5500, onde a cotação se aproximará do 1 euro, menos o valor temporal remanescente até à data da maturidade, enquanto no 7855Z (4800/5500) a média está nos 5150 e já foi ultrapassada, estando agora o DAX a afastar-se dela, rumo sei lá onde... algures entre os 5500-5600 é a minha previsão até finais de Janeiro.

E o espantoso é que estes novos warrants continuam a ser pouquíssimo negociados, tanto os mais seguros como os mais arriscados. Uns escassíssimos milhares de euros por dia, no conjunto dos 3 sobre o DAX que ainda restam, já que o mais arriscado pereceu quando o índice atingiu e superou os 5300 pontos. Há ainda um inline sobre a PTC, mas desconheço as suas características. Ora será que os traders têm rentabilidades mensais tão elevadas que se possam permitir desprezar um produto que lhes oferece 6,5% de mão beijada... com um risco igual a... NADA?! De mim e para mim falo, que me vejo reduzido a uns pálidos 2,5% mensais, que não me podem satisfazer de modo algum, quando nos 2 primeiros meses até ia muitíssimo bem lançado com 8% de valorização média mensal. É certo que as perspectivas para os próximos tempos são boas, de acordo com a composição actual da minha carteira e os limites de risco que lhe impus. Mas, afinal, nem sequer chego a metade desse rendimento garantido... descansado, sem trabalho nem gemido!!! :shock:

Enfim, aqui deixo estas reflexões para quem as quiser comentar... e talvez sirvam mesmo para alertar quão fácil pode ser ganhar... com segurança e sem arriscar!

Receio é que já não seja possível consegui-los a 0,88 para a semana, quando ainda foram negociados a 0,85 e 0,86 estes últimos dias. Mas mesmo a 0,89 ou 0,90 o negócio continua a ser extremamente atraente... é só deixar passar o tempo e "emborcar" 1 euro... tão contente! :lol:

O trader mais diligente...

Rui leprechaun

(...in line... no presente! :))

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, SerCyc, Sertorio, Simplório e 957 visitantes