Caldeirão da Bolsa

Energias Renováveis/EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

edp e choque tecnologico

por wuzzu » 11/12/2005 17:22

Refinaria e compra de parques eolicos desenvolvidos por holandeses e espanhois...
E' isto o nosso choque tecnologico?!
A refinaria e´ uma industria do passado. Pode ser que seja um bom negocio, mas tb pode ser que o nao seja. Uma coisa e' certa: e' uma industria suja, e isso sao custos nao contabilizados...
Como nao e' uma industria nova, penso que avaliar se sera um bom negocio ou nao, so mesmo para os experts envolvidos... Mas nao estou a ver que se enquadre com um choque tecnologico necessario para mudar portugal. E por outro lado, vai consumir muitos dos nossos recursos (vide impostos, vide apostas tecnologicas alternativas potencialmente mais inovadoras e de futuro).

Por outro lado os eolicos sao a confirmacao da aposta perdida. Sera tao dificil assim desenvolver moinhos de vento???????
Digamos que como nunca pagamos aos nossos investigadores/empresas para o fazer, e agora pagamos 500 milhoes para os comprar...
No fundo e´ assim que os holandeses sao um pais desenvolvido, e nos eternamente em via de desenvolvimento.

Por isso bem podemos continuar a espera do choque tecnologico.
Coisas novas terao de vir de outras areas:
- telecomunicacoes, industrias de nanotecnologia,
materiais inovadores, biofarmacos, etc.
Nada disto cabe aqui.
Um choque teria de dar a Bial e outras para apostar ainda mais e em maior qtde em coisas novas.
Um choque teria de dar a PAD, reditus, novabase e outras para apostar ainda mais e em maior qtde em coisas novas.
A PT, ... , e mobilizar outros para criar empresas em parques tecnoligcos, para a nova geracao......
etc etc

fico a espera.
wuzzu
 
Mensagens: 560
Registado: 31/8/2005 10:51
Localização: ilhavo

As notícias de 9/12 sobre a EDP

por caixademicro » 11/12/2005 13:01

A primeira notícia que saiu foi esta
Por 600 milhões de euros
EDP em negociações exclusivas para comprar empresa eólica em Espanha
A Energias de Portugal está em negociações com a Nuon NV, com vista a adquirir a empresa de parques eólicos que a companhia holandesa detém em Espanha, por mais de 600 milhões de euros, noticiou o «Expansión».

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Energias de Portugal está em negociações com a Nuon NV, com vista a adquirir a empresa de parques eólicos que a companhia holandesa detém em Espanha, por mais de 600 milhões de euros, noticiou o «Expansión».

A oferta da EDP superou as apresentadas pela endesa, pelo banco de investimento australiano Babcock & Brown e pela construtora Acciona, de acordo com a mesma fonte.

Na semana passada a agência Europa Press tinha noticiado que a EDP era uma das companhias que iria entregar uma proposta de aquisição dos activos de energia eólica da Nuon em Espanha.

Esta empresa espanhola, denominada Desarrollos Eólicos, estava avaliada pelos analistas entre 400 e 500 milhões de euros, de acordo com a mesma notícia.

A Iberdrola, que também chegou a demonstrar interesse nestes activos, afastou-se do concurso, por considerar que a o projecto da Desarrollos Eólicos não é rentável.

A Desarrollos Eólicos tem parques eólicos já instalados com uma capacidade de produção de 260 MW, sendo que tem projectos em construção e licenciados com capacidade para mais 1.100 MW.

A EDP está presente em Espanha através da HC Energia (antiga Hidrocantábrico), companhia que já tem activos na área da energia eólica. Em Portugal a EDP também tem reforçado a sua presença nas energias renováveis, através da Enernova, e está a concorrer à atribuição de potencia eólica.




Seguidamente, apareceu esta da parte do ESR...
ESR considera «demasiado elevado» preço que EDP pretende oferecer pelos activos da Nuon
A Espírito Santo Resarch considera que o preço que a Energias de Portugal terá oferecido pela empresa espanhola de parques eólicos da Nuon NV, acima de 600 milhões de euros, parece ser «demasiado elevado».

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt


A Espírito Santo Resarch considera que o preço que a Energias de Portugal terá oferecido pela empresa espanhola de parques eólicos da Nuon NV, acima de 600 milhões de euros, parece ser «demasiado elevado».

A Energias de Portugal está em negociações com a Nuon NV, com vista a adquirir a empresa de parques eólicos que a companhia holandesa detém em Espanha, por mais de 600 milhões de euros, noticiou o «Expansión». A oferta da EDP superou as apresentadas pela Endesa, pelo banco de investimento australiano Babcock & Brown e pela construtora Acciona, de acordo com a mesma fonte.

Esta empresa espanhola, denominada Desarrollos Eólicos, estava avaliada pelos analistas entre 400 e 500 milhões de euros, avançou a agência Europa Press na semana passada.

Numa nota de «research» emitida pela Espírito Santo Reserch, a analista Cristina Vieira da Fonseca explica que «este parece ser um preço demasiado elevado, mas que depende das fases de desenvolvimento dos MWs em projecto».

«Se tivermos em conta os dados mencionados e um valor de 300 mil euros por MW em projecto, a capacidade de produção já instalada iria ser avaliada em 2,3 milhões por MW», sublinha a especialista, acrescentando que, no entanto, a avaliação final «depende das fases de desenvolvimento dos 1000 MW».

«Quanto mais desenvolvida, mais baixos serão os restantes MW para a capacidade de produção já instalada», conclui a mesma fonte.

EDP pode financiar compra de Nuon com venda de participação na Galp

Para os analistas Enrique Sodevila Manrique e Laura Alonso do BPI, esta notícia tem um impacto «neutro» para a EDP. No Iberian Daily desta casa de investimento, estes especialistas esclarecem que «se as negociações entre a EDP e a Desa finalmente tiverem sucesso, a eléctrica poderia financiar a aquisição com os 721 milhões de euros que espera obter com a venda da participação de 14,2% na Galp ao Américo Amorim».

Os analistas sublinham ainda que o desenvolvimento de parques eólicos em Portugal e em Espanha «está a tornar-se uma fonte chave de crescimento para as ‘utilities’ ibéricas». No entanto relembram, por outro lado, que o governo vai reduzir as tarifas de energia eólica o que «poderá diminuir o espaço que as empresas actualmente têm, tirando vantagem dos preços elevados de electricidade em Espanha».

As acções da EDP seguiam a descer 1,17% para os 2,53 euros.



Um pouco mais tarde surgiu o desmentido da EDP ...
Nuon avalia propostas
EDP nega oferta superior a 600 milhões por eólica espanhola
A Energias de Portugal confirmou que entregou uma proposta vinculativa com vista à aquisição da Nuon España, mas nega que tenha oferecido mais de 600 milhões de euros para a aquisição desta empresa espanhola de energias renováveis.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Energias de Portugal confirmou que entregou uma proposta vinculativa com vista à aquisição da Nuon España, mas nega que tenha oferecido mais de 600 milhões de euros para a aquisição desta empresa espanhola de energias renováveis.

O jornal «Expansión» noticiou hoje que EDP estava em negociações exclusivas com a Nuon NV, com vista a adquirir a empresa de parques eólicos que a companhia holandesa detém em Espanha, por mais de 600 milhões de euros.

A EDP confirma que apresentou uma proposta vinculativa, no passado dia 2 de Dezembro, para a aquisição da Nuon España, mas diz que os «os accionistas desta empresa espanhola [estão] ainda em processo de apreciação das várias propostas efectuadas».

O jornal espanhol tinha afirmado que a proposta da EDP tinha superado pela Endesa, pelo banco de investimento australiano Babcock & Brown e pela construtora Acciona.

«A EDP continua a trabalhar de forma diligente em conjunto com a Nuon no sentido de

prestar todos os esclarecimentos que esta possa entender necessários para análise e tomada de decisão sobre a proposta apresentada pela EDP», refere o comunicado da eléctrica.

Quanto ao preço citado na notícia, de mais de 600 milhões de euros, a EDP diz que este não é correcto e que, «em virtude do processo se encontrar ainda em curso, não nos é possível avançar com mais detalhes em relação ao valor, dado o carácter confidencial deste tipo de informação».

A Espírito Santo Research, antes do comunicado da EDP, considerou hoje que a oferta de 600 milhões de euros pelos activos em causa parecia «muito elevada».

As acções da EDP seguiam a descer 1,17% para os 2,53 euros.



E depois surgiu a notícia que deu origem a este tópico ... (essa já está "postada" ... é só ir lá ler ... :mrgreen:)

Caixa de Micro
 
Mensagens: 127
Registado: 29/9/2005 3:24
Localização: Lisboa

por Jim Beam » 11/12/2005 12:51

E quem a avaliou em 400 ou 500 Milhões ???
Terão sido os mesmos que avaliaram a posição da EDP na Galp em 450 Milhões e que a EDP vendeu por 720 ???
E esses 400 ou 500 milhões já incluiam suprimentos ? Ou é 400 num caso e 500 no outro ???
:mrgreen:
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 473
Registado: 20/7/2004 20:24
Localização: 1

Re

por JAS » 10/12/2005 15:35

caixademicro Escreveu:A queda da EDP verificada ontem foi motivada pela compra de uma Empresa de Energias Renováveis que "opera" em Espanha e pelo alto preço a que essa transacção tinha sido feita (mais de 600 milhões - e os analistas acham que a empresa está avaliada entre 400 e 500 milhões)! A meio da tarde um porta-voz da EDP veio desmentir a aquisição por esses valores e já no final da tarde saiu esta notícia!!!

O "valor da empresa" inclui os suprimentos.
Portanto a notícia não desmente grande coisa visto que 474 + 83 = 557 milhões.
Se a avaliação era 400 a 500 milhões vemos que a EDP pagou bastante mais do que o justo valor.

Mas o negócio em si nem me parece mau pois permite à EDP crescer nas energias alternativas e fazê-lo a nível ibérico.
E isso paga-se.

Digamos que no curto-prazo a notícia do preço alto penaliza o título mas que no médio e longo prazo irá valorizar o título.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Energias Renováveis/EDP

por caixademicro » 10/12/2005 13:54

A queda da EDP verificada ontem foi motivada pela compra de uma Empresa de Energias Renováveis que "opera" em Espanha e pelo alto preço a que essa transacção tinha sido feita (mais de 600 milhões - e os analistas acham que a empresa está avaliada entre 400 e 500 milhões)! A meio da tarde um porta-voz da EDP veio desmentir a aquisição por esses valores e já no final da tarde saiu esta notícia!!!

EDP acorda compra da Nuon España por 478 milhões
A Energias de Portugal anunciou hoje que chegou a acordo para comprar a empresa de parques eólicos espanhola Nuon España, por 474 milhões de euros. A eléctrica nacional vai ainda comprar divida da companhia de parques eólicos no valor de 83 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Energias de Portugal anunciou hoje que chegou a acordo para comprar a empresa de parques eólicos espanhola Nuon España, por 474 milhões de euros. A eléctrica nacional vai ainda comprar divida da companhia de parques eólicos no valor de 83 milhões de euros.

Num comunicado, a EDP afirma que a NEO – Novas Energias do Ocidente – empresa do Grupo EDP para o desenvolvimento de projectos na área das energias renováveis na Península Ibérica e Europa – assinou hoje um contrato com a Nuon International Renewables Projects B.V. onde se estabelecem as condições principais com vista à aquisição da totalidade do capital social da Nuon España e da Desarrollos Eólicos.

O valor acordado no negócio foi de 478 milhões de euros, mas a EDP vai também comprar suprimentos de 83 milhões de euros que vão ser assumidos pela NEO ao valor nominal.

A Nuon España, no final de 2005, terá uma dívida financeira líquida consolidada de 223 milhões de euros.

A EDP refere que a transacção deverá estar concluída na próxima semana, pois não está sujeita à aprovação prévia por parte de nenhuma autoridade reguladora.

A Nuon España detém uma carteira de projectos eólicos com uma potência total de 1.407 MW, dos quais 221 MW já se encontram em operação e 1.186 MW em diferentes fases de desenvolvimento.

«Os parques eólicos situam-se nas regiões da Galiza, Aragão, Andaluzia e Ilhas Canárias, e compreendem activos de elevada qualidade com um número médio de horas de vento que ascende a 2.650 horas/ano, consideravelmente superior à média do sector, em Espanha, que se situa nas 2.350 horas/ano», adianta a EDP.

A EDP acrescenta que a NEO irá incorporar os activos da Enernova e da Genesa, que detinham em conjunto, a 30 de Setembro de 2005, um total de 534 MW de capacidade instalada, sendo que está prevista até ao final de 2005, a entrada em funcionamento de dois parques eólicos em Espanha bem como do reforço de potência de um parque eólico em Portugal num total de 102 MW adicionais.

A empresa liderada apor João Talone, que em Espanha controla a HC Energia, quarta maior eléctrica de Espanha, explica a racionalidade deste negócio com a «grande complementaridade geográfica entre o portfolio de projectos eólicos da Nuon España e o da NEO; o forte ‘know-how’ que a Nuon España detém na área de operação e manutenção de parques eólicos e o facto de potenciar as economias de escala existentes que decorrem da operação de uma empresa com dimensão significativa nesta área, nomeadamente, na aquisição de equipamentos geradores e outros investimentos».

A apoiar a EDP nesta aquisição estiveram o ABN Amro e o Banco Santander.

As acções da EDP fecharam a descer 0,78% para os 2,54 euros.



Para além de ter ficado com a dúvida sobre o valor da compra (474 ou 478), gostaria também de tentar perceber esta compra de dívida! Alguém podia-me ajudar??? Afinal por quanto ficou a empresa de energias renováveis??? 474 ou 478 ... ou este valor, mais o valor da dívida (83 milhões)???

Obrigado pela Ajuda

Bom Fim de Semana

Caixa de Micro
 
Mensagens: 127
Registado: 29/9/2005 3:24
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 844 visitantes