Caldeirão da Bolsa

p.telecom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Garfield » 12/12/2005 21:10

Esqueci-me do grafico :)
Anexos
2005_12_12.GIF
2005_12_12.GIF (25.45 KiB) Visualizado 1951 vezes

Registado: 9/2/2005 4:29

por Garfield » 12/12/2005 21:08

Aqui fica o grafico diario actualizado...

Notas :

- "long upper shadow" que na actual situação de "overbought" pode ser entendido como um sinal de eminente correcção.

- Estocastico a sair da zona de "overbought".

- RSI em rota ascendente mas com resistencia nos 67.

- Money Flow a sinalizar uma onda compradora em breve faltando apenas adivinhar onde será o verdadeiro suporte.

- por regra a MM20 costuma servir de suporte e acompanhar o limite inferior dos canais ascendentes e tal pode-se verificar no grafico pelo que estando ela acima da linha deverá corrigir mas a mesma não deverá ser cruzada em baixa pelo que o pior cenario possivel é os 7,90€/7,95€ abandonando-se assim a hipotese de o "gap" ser fechado.

- os 8,20€ estão a mostrar ser uma resistencia com 4 fechos abaixo desse nivel mesmo apos 2 maximos bem acima desse patamar.

por mvbb » 12/12/2005 21:07

A resistência está nos 8,30 e o movimento de alta de curtíssimo prazo parece-me esgotado depois da reacção em baixa à resistência. A PTC deve agora consolidar ou corrigir.

Registado: 15/2/2004 21:20

por Garfield » 12/12/2005 20:33

A WestLB anunciou hoje que mantém a sua recomendação de 'Neutral' para as acções da Portugal Telecom (PT) e o preço-alvo de 8,2 euros, e salienta que o 'rally' que o título registou recentemente chegou ao fim.

Numa nota de research hoje emitida, a WestLB adianta que existem ainda alguns riscos associados a este título, como a possível cisão da PT Multimédia que poderá vir a competir com a casa-mãe.

O documento acrescenta ainda que um argumento favorável para a operadora parece ser o facto de ter um apetite mais limitado para grandes aquisições, face às pares, e pelo facto de ser um potencial alvo de aquisição, contudo, "o 'bid' na Namíbia e a posição do Governo de protecção à empresa por parte de aquisições exteriores dão uma impressão diferente".

por Quico » 11/12/2005 3:05

Também me parece que nos próximos tempos a direcção será para norte:
- MACD semanal passou a positivo
- Quebra da LT descendente
No entanto, os 8.20 parecem-me uma resistência importante.
Anexos
pt09dez2005.PNG
pt09dez2005.PNG (25.14 KiB) Visualizado 2155 vezes

Registado: 12/5/2004 19:52

por TraderAT » 11/12/2005 0:15

Boa noite

Iced, o texto que transcrevi refere-se a uma opinião dos suiços da UBS, claro que podemos concordar ou não...a Merrill Lynch pelos vistos discorda :wink:

Pessoalmente acho que a PT está "barata" como é referido, quanto ao facto de a UBS apontar a PT como uma das piores telecoms europeias não tenho dados para emitir uma opinião bem fundamentada,especialmente por não acompanho as restantes telecoms, exceptuando a DTE.

Iced Escreveu:Trader At a notícia que eu leio deve ser diferente da que pos aqui :/

LISBOA, 9 Dez (Reuters) - A Portugal Telecom é um
investimento mais seguro do que a maioria das telecoms europeias
devido aos seus activos no fixo, cabo e wireless em Portugal,
disse a Merrill Lynch. (-Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial,
351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, ReutersE
messaging: Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Uma só empresa nacional no top-700 da UE

por Garfield » 10/12/2005 20:37

A Portugual Telecom é a única empresa portuguesa que figura na lista das 700 empresas europeias que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em 2004, foi ontem anunciado em Bruxelas.

A PT ocupa o posto n.° 501 no quadro de bordo - "Top-700" - da Comissão Europeia sobre os investimentos em I&D no sector industrial, baseado nos números respeitantes à actividade das empresas.

Uma lista que é liderada pela alemã Daimler-Chrysler, o maior investidor industrial em I&D da Europa e do mundo. Se bem que também mostre que as empresas europeias estão, em geral, menos presentes que as concorrentes de fora da União Europeia nos sectores industriais que investem mais de 5% das respectivas vendas na I&D.

O quadro de bordo revela que, em 2004, a PT investiu em I&D 11 milhões de euros, ou seja, menos 25,9% que no ano anterior. O seu "ratio" entre o investimento em I&D e as vendas líquidas foi de 0,2%, tanto em 2004 como em 2003.

Números recentemente divulgados pela Comissão Europeia indicavam que Portugal era o país da UE que menos investia em I&D.

por Garfield » 10/12/2005 20:14

Diário...
Anexos
2005_12_09.GIF
2005_12_09.GIF (26.24 KiB) Visualizado 2231 vezes

por Iced » 9/12/2005 11:41

Trader At a notícia que eu leio deve ser diferente da que pos aqui :/

LISBOA, 9 Dez (Reuters) - A Portugal Telecom é um
investimento mais seguro do que a maioria das telecoms europeias
devido aos seus activos no fixo, cabo e wireless em Portugal,
disse a Merrill Lynch.
No estudo: "European Telecoms Valuation Monitor", esta casa
de investimento refere que as telecoms europeias registaram, em
2005, a pior performance sectorial -- com uma desvalorização de
25 pct -- e que a confiança dos gestores de fundos em relação ao
sector bateu no mínimo dos últimos dois anos.
"Os activos do portfólio da PT ainda oferecem mais segurança
que as outras telecoms europeias, devido ao seu negócio fixo, no
cabo e sem fios em Portugal", disse a Merrill Lynch.

"A reestruturação da Vivo é positiva, especialmente quando
se souber mais detalhes acerca de eventuais sinergias fiscais e
a nível de custos", acrescentou.
A Portugal Telecom desvalorizou 11 pct, desde o início do
ano, estando nesta altura a subir 0,25 pct para os 8,16 euros.
Apesar de tudo, a Merrill Lynch concluiu que o negócio
doméstico da PT deverá continuar a ter um outlook negativo,
perante uma economia nacional fraca, um aumento da concorrência
e uma regulação mais agressiva no sector das telecoms.
A Merrill Lynch tem um target de 9,25 euros para a Portugal
Telecom e uma recomendação de 'buy'.

(-Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial,
351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, ReutersE
messaging: Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
"Gato escaldado de água fria tem medo..."

Registado: 26/8/2005 11:05

por ptmasters » 9/12/2005 2:25

TraderAT Escreveu:Também gosto de ler os posts do Garfield, sempre com a sua opinião bem fundamentada, coisa que por vezes não acontece com as recomendações das chamadas casas de investimento...

Cps

Já que estamos numa de reconhecimentos, faço minhas as palavras do TraderAT. Como também gosto de saber o que os outros colegas vão fazendo, pois pelo menos para quando corre mal, não nos sentirmos sozinhos, e quando corre bem, partilharmos as alegrias :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Olhem, eu tenho estado fora da PT desde a última vez que foi possível entrar / sair abaixo dos 8,00... nunca pensei que quebrasse tão rápido aquela zona e muito menos a dos 8,10. Mas quebrou, e agora faço "fé" na limite inferior do canal do Garfield...

Um abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

por TraderAT » 9/12/2005 2:05

Boa noite a todos

O texto abaixo, que transcrevo do Semanário Económico, tal como todas as recomendações(positivas ou não) vale o que vale, mas é melhor ter algumas cautelas com a PT... :?

"Telecoms baratas mas com pouco valor
Com perdas acumuladas de 25% desde o início do ano, o sector das telecomunicações é dos mais baratos da Europa. No entanto, a UBS acredita que os baixos preços podem ser uma armadilha para os investidores. Assim sendo, o banco suíço elege as melhores e as piores empresas do sector. A Portugal Telecom é apontada como uma das piores telecoms europeias."
in SE 9-12-2005

Também gosto de ler os posts do Garfield, sempre com a sua opinião bem fundamentada, coisa que por vezes não acontece com as recomendações das chamadas casas de investimento...

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Oeiras » 9/12/2005 1:37

Garfiel, eu estou calmo e acredito que o Luís Dias também, eu na minha intervenção é que não fui muito claro e talvez por isso se tenha verificado esta troca de posts, no entanto espero que o Luis na minha última intervenção perceba o que queria dizer, olha depois de escrever acabei por ler as tuas mais recentes análises e só tenho duas palavras; 5*.

Um abraço para ti e para o Luis Dias

Registado: 4/11/2002 22:29

por Garfield » 9/12/2005 0:06

Boa noite,

Primeiro que tudo gostaria de pedir calma aos participantes, tal como já foi referido anteriormente têm se notado um aumento da agressividade das respostas perante opiniões novas ou diferentes.

Compreende-se que estejamos todos a viver uma fase decisiva nos mercados mas tal não justifica que se prejudique a salutar troca de ideias e opiniões.

O objectivo deste fórum é o de permitir a todos os seus intervenientes a troca de ideias e pontos de vista cabendo depois a cada um a decisão final dos seus investimentos.

Agora em relação à PTC apenas posso referir que concordo com a ideia do Oeiras de que é naturalmente possivel a continuação da correcção durante a proxima sexta-feira.

Mas por outro lado seria igualmente natural que a sexta-feira servisse para "pintar" o semanal e a verdadeira correcção apenas fosse realizada durante a proxima semana.

No fundo acredito que ela será feita só falta saber quando mas isso se fosse fácil estavamos já todos ricos.

Em relação ao "gap" realmente começa a parecer cada vez mais improvavel que ele seja fechado no curtissimo prazo se é que alguma vez será fechado mas por isso mesmo já referi inclusive noutro "thread" que o "gap" me intriga e que não o deixarei de ter debaixo de olho pelo menos até ao titulo partir para voos bem distantes.

por Oeiras » 8/12/2005 23:40

Luís Dias

Espero que tenhas compreendido a minha intervenção, como tinhas pedido ao Garfield, quando disse que não te iria responder, apenas queria dizer que a tua questão continuaria em aberto.

Quanto às intervenções / opiniões do garfield, para te ser franco nem as tenho seguido, não estou a dizer que sejam desinteressantes, no entanto tenho uma maneira de estar no mercado que me leva a não procurar intervenções como aquelas que o Garfield ou outro membro do caldeirão possa ter, isto não invalida que elas não tenham qualidade, como também não as estou a descreditar.

Portanto, concordo que este ou outro espaço seja uma opurtunidade de troca de ideias e é nesse sentido que de vez em quanto gosto de participar, por acaso é raro vir a este lado, mas algumas intervenções leio com muito interesse

Um abraço, e bons negócios

por luis dias 33 » 8/12/2005 23:28

Amigo Oeiras
Antes de mais não pretendo que vôce me responda pois eu não negoceio em base nas suas respostas, mas sim nas minhas convicções, nos meus palpites e nas análises técnicas que vou fazendo e que vou comparando com as do Mestre Garfield - permita-me que o trate assim - ,pois considero que as suas opiniões(dele Garfield, não as suas) são extremamente válidas e demonstram não só o saber,como o partilhar aqui no caldeirão a troca de impressões acerca deste título.
Talvez não saiba , mas o objectivo principal deste fórum é a troca de impressões entre os participantes de modo a que nos possamos "ajudar", todos com o mesmo objectivo GANHAR DINHEIRO.
[/b]Aprenda a partilhar para que os outros partilhem consigo.

Registado: 28/7/2005 14:22

por Oeiras » 8/12/2005 22:12

Não vou responder ao Luís Dias, mas gostaria de referir que ontem ao mostrar alguma fraqueza junto dos 8,25 acabei por vendê-las a esse valor poucas horas depois, no entanto parece-me que esta ascendência acelerada precisa de mais algum tempo para voltar a ganhar força, também é de considerar que hoje foi um dia atípico e isso notou-se em todos os volumes.
Amanha, é sexta, e como tal é muito possível que a correcção se mantenha, mas como já disse várias vezes, nestas coisas certezas não há, também alguém se pronunciou sobre um gap por fechar, neste movimento, com o aproximar do final do ano cívil parece-me que esse fecho ficará só para Janeiro ou depois.

por luis dias 33 » 8/12/2005 19:59

Boa tarde Garfield, o que pensa que poderá acontecer nas próximas sessões? Caminho aberto para novas subidas e respectiva entrada dos "touros" ou vamos assistir ao regresso aos 7.90/7.93?
Tenho acompanhado os seus gráficos atentamente, mas gostaria da sua opinião relativamente aos seus 2 post anteriores.
Um abraço e aguardo pela sua análise.

Registado: 28/7/2005 14:22

por Garfield » 8/12/2005 18:39

O minimo acabou por ser tambem o fecho : 8,14€.
De resto penso que o grafico fala por si.
Anexos
2005_12_08.GIF
2005_12_08.GIF (26.39 KiB) Visualizado 2747 vezes

por Garfield » 8/12/2005 16:23

Para já num feriado com pouco volume o minimo do dia 8,15€ coincidiu com os 23,6% de Fibonnaci.

por Garfield » 7/12/2005 21:42

JB05FLOP Escreveu:Alguma novidade na calha, que tenha permitido ontem uma subida em contraciclo e hoje um desempenho igualmente bom?
Estranho, depois daquele marasmo um arrancar, sem nenhum motor aparente...

Na altura tinha sido anunciada há já 1 dia a reestruturação da Vivo e era esse o motivo do arranque.

A noticia da golden share é apenas de hoje.

por JB05FLOP » 7/12/2005 21:29

Andar no mercado e nem saber os fundamentais pode ser perigoso...

Afinal havia movimentaçõe também com a golden share...

Isto parece-me muito relevante
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável

Registado: 12/3/2005 13:06

E não se esqeuçam das golden shares...

por Garfield » 7/12/2005 21:08

Com a Espanha e a Holanda a eliminarem golden shares quase que se poderia jurar que onde há fumo há fogo...

Estado holandês elimina golden share da KPN

2005/12/07 | 13:52

O Governo holandês vendeu 8% da KPN, metade dos 16% que detém na operadora de telecomunicações, e vai renunciar, até ao final do ano, da golden share de que desfruta na empresa, anunciou a empresa me comunicado.
O ministro das Finanças holandês confirmou a operação, sem precisar o preço de venda da participação de 165 milhões de acções vendida, cujo valor ao preço de mercado é de 1,400 milhões de euros. O ministério explicou que vendeu 105 milhões de acções ao banco holandês ABN Amro, e as restantes acções à própria KPN.

Ainda sobre a reestruturação da Vivo...

por Garfield » 7/12/2005 21:04

O presidente da comissão executiva da Portugal Telecom (PT), Miguel Horta e Costa, afirmou hoje que a fusão das suas participadas no Brasil é "imprescindível" para reforçar a capacidade de concorrência das operações naquele país.

A PT e a Telefonica Móviles vão fundir numa única empresa cotada em bolsa as operadores de comunicações móveis que controlam no Brasil, anunciaram no dia 5 as cinco empresas participadas listadas no mercado brasileiro e a própria PT no mercado português.

A operação prevê que os accionistas das participadas troquem os seus títulos por novas acções da Telesp Celular Participações (TCP), que passará a controlar a totalidade do capital das operadoras e mudará de nome para Vivo Participações.

Em declarações, Horta e Costa afirma que a fusão das participadas "vai permitir à Vivo ser mais concorrencial e ajudar a manter a liderança no mercado brasileiro", no qual a 'joint-venture' entre portugueses e espanhóis tem cerca de 29 milhões de clientes.

"A reestruturação accionista é indispensável para optimizar a redução de custos e permitir à Vivo uma maior capacidade de resposta aos desafios que lhe são colocados", acrescentou.

Sonae.com adia triple play para o 2º semestre de 2006

por Garfield » 7/12/2005 21:01

E com isto é menos um factor concorrencial que favorece a PT por mais 6 meses...

A Sonaecom adiou o lançamento do serviço triple play para o segundo semestre de 2006, em vez de finais de 2005, devido aos adiamentos processuais provocados pela Portugal Telecom (PT) , disse hoje uma fonte oficial da Sonaecom.

A mesma fonte explicou que a PT - que tem exclusividade na negociação dos conteúdos dos canais da SIC na TV Cabo - tem levantado obstáculos nas negociações dos conteúdos com a Sonaecom, além de atrasar constantemente a desagregação dos lacetes locais, necessários ao lançamento do triple play.

"Não vamos lançar o triple play no final do ano porque a PT tem levantado obstáculos nas negociações dos conteúdos dos canais temáticos da SIC no cabo e arrastado a desagregação dos lacetes locais", adiantou essa fonte da empresa.

Pedro Carlos, administrador da Sonaecom, disse recentemente que o lançamento comercial do triple play deverá ter lugar no segundo semestre de 2006.

por Garfield » 7/12/2005 20:50

Aqui fica o grafico diario actualizado.

Nota :
Reparem no fecho comparativamente com o limite superior do canal ascendente que já se encontrava desenhado nos ultimos dias :) No minimo interessante não acham?
Anexos
2005_12_07.GIF
2005_12_07.GIF (27.15 KiB) Visualizado 1835 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado: